PDA

Ver Versão Completa : Problema com motor 3.0

Matagato
17/07/2012, 22:53
Caros colegas do Fórum,

A minha Ranger 3.0 2010/11 está com problema que, enventualmente não desenvolve em alta, exatamente quando desacoplamos a mangueira do turbo. Esse problema aparece de vez em quando e de fato não é problema no turbo.

Abaixo, algumas observações

a) O carro não falha, simplesmente demora muito para subir o giro;
b) Mesmo atolando o pé, não faz ecesso fumaça;
c) O carro pega normalmente e a lenta está suave como se não houvesse nenhum problema;
d) As vezes o carro apresenta esse sintoma e quando desligo e ligo novamente funciona perfeitamente;

Alguem já passou por isso?

Estou pensando em tocar descarbonizante no coletor de admissão para ver no que da.

Acredito que seja problema em algum sensor. Quais poderiam ser?

Cago de medo que seja na BI.

OBS: tenho um bom conhecimento do motor 2.8, mas esse eletrônico não manjo quase nada

Se alguém poder me ajudar, agradeceria muito.

Abraço a todos.

Imperador!
17/07/2012, 23:21
Como assim "desacoplamos o turbo"?

Seu motor tá em modo de segurança. Tem que passar um scanner pra saber qual é o defeito.

PS: motores eletrônicos não tem BI. Eles tem bomba de alta pressão que faz as vezes de BI...

gmilani
17/07/2012, 23:32
Não ta na garantia?? 10/11??
qual a km??
Não acendeu nenhuma luz diferente no painel??

Imperador!
18/07/2012, 08:03
Não ta na garantia?? 10/11??
qual a km??
Não acendeu nenhuma luz diferente no painel??

Bem lembrado! GARANTIA!

Matagato
18/07/2012, 09:18
Pessoal, a minha ranger não está mais na garantia pois comprei usada este ano.
Quando mencionei a BI, mencionei a bomba injetora de alta pressão, porém do motor 3.0.
Quanto ao desacoplar o turbo. O sintoma é como se a mangueira do turbo estivesse desacoplada, turbo quebrado etc. O Carro funciona, não falha mas também não desenvolve.

eduardo1968
18/07/2012, 09:50
Pessoal, a minha ranger não está mais na garantia pois comprei usada este ano.
Quando mencionei a BI, mencionei a bomba injetora de alta pressão, porém do motor 3.0.
Quanto ao desacoplar o turbo. O sintoma é como se a mangueira do turbo estivesse desacoplada, turbo quebrado etc. O Carro funciona, não falha mas também não desenvolve.

A garantia dessas rangers é de 3 anos, se informe dos motivos no qual perdeu, pois ainda está dentro do prazo.

Imperador!
18/07/2012, 10:18
Se fosse turbina, o carro apresentaria fumaça branca.
Você tá indo pelo caminho errado, pois seu carro provavelmente está na garantia.
A segunda dica é lembrá-lo que você está num carro eletrônico e o primeiro passo para diagnóstico é a colocação de um scanner nela.

Eduardo Oliveira
18/07/2012, 11:02
Olá, Pessoal!
Estou com o mesmo problema na minha Ranger 3.0 ano 2008/2009.
Levei a um mecânico ele retirou tanque, limpou algumas telinhas, trocou o filtro, a mexeu em um tipo de sensor que perto da tal bomba de alta. Funcionou, mas depois voltou a ficar na mesma ou seja na lenta está ok, mas quando acelera o defeito surge. Pode pisar que não anda. Quando desliga e liga novamente, as vezes, volta a funcionar. Realmente não faço ideia do que seja e já gastei R$ 1500,00 fora as idas e vindas e tempo parado da pickup. Se alguém souber, vai ajudar muito!

Abração

Imperador!
18/07/2012, 11:30
E a pergunta que não quer calar: PASSOU O SCANNER?

gmilani
18/07/2012, 11:36
E a pergunta que não quer calar: PASSOU O SCANNER?

X1000!!!

Este motor é eletronico!!! descartado as coisinhas simples (filtros, telinha da bomba do tanque, combustivel de qualidade, etc..) o passo mais importante é o scanner!!!! Pode ser o sensor MAP, pode ser o sensor de posiçao, o sensor de pressâo de combustivel, etc... SÓ com SCANNER pra saber onde procurar!!!

netovet
18/07/2012, 11:55
Passa logo o SCANNER , senão vai ficar trocando peças e gastando, esse motor tem mais sensor que televisão. se um estiver com problema tem que trocar. Mesmo nova dá problema. " medonha essas Ranger"

Matagato
18/07/2012, 11:58
Deixei o carro hoje pela manhã na autorizada do motor (Porto Van) aqui de porto alegre. Eles me cobraram 200,00 para fazer o diagnóstico completo incluindo o scaner.

Assim que obtver um retorno do problema postarei aqui, mas não sei se será facil, uma vez que, quando levei o carro, estava funcionando normalmente.

O meca comentou que esse motor tem um dispositivo de segurança que, quando apresenta algum problema, limita a potencia do motor.

Duvida. Problemas em sensores não acenderiam a luz no painel?

Eduardo Oliveira
18/07/2012, 12:18
Quando eu levei ao mecânico, comentei sobre a importância de passar o scaner, mas ele me disse que se houvesse algum problema apareceria no visor do carro. Eu, confesso que fiquei intrigado, pois o scaner não tem a finalidade de indicar determinados defeitos ocultos? Qual seria a finalidade dele se o defeito já fosse indicado no visor?
abração

Imperador!
18/07/2012, 12:19
Deixei o carro hoje pela manhã na autorizada do motor (Porto Van) aqui de porto alegre. Eles me cobraram 200,00 para fazer o diagnóstico completo incluindo o scaner.

Assim que obtver um retorno do problema postarei aqui, mas não sei se será facil, uma vez que, quando levei o carro, estava funcionando normalmente.

O meca comentou que esse motor tem um dispositivo de segurança que, quando apresenta algum problema, limita a potencia do motor.

Duvida. Problemas em sensores não acenderiam a luz no painel?

Diagnósticozinho caro hein?! Espero que eles sejam bons mesmo e não trocadores de peças.
Problema no sensor não necessariamente acende no painel, mas deixa registrado na ECU do motor, por isso a importância do scanner.
O mecânico não mentiu, ele tem mesmo um modo de segurança que reduz a potência do motor quando ele detecta alguma falha.

Imperador!
18/07/2012, 12:23
Quando eu levei ao mecânico, comentei sobre a importância de passar o scaner, mas ele me disse que se houvesse algum problema apareceria no visor do carro. Eu, confesso que fiquei intrigado, pois o scaner não tem a finalidade de indicar determinados defeitos ocultos? Qual seria a finalidade dele se o defeito já fosse indicado no visor?
abração

Só digo uma coisa, saia já desse mecânico.
Ele , no mínimo não entende nada de motor eletrônico. Imagine de Ranger...

Existem alguns erros que somente ficam registrados na ECU, pois se tratam de erros simples - em geral, somente erros graves acendem no painel. Todavia, existem uma conjugação de erros simples que individualmente não provocam modo de segurança, mas em conjunto reduzem a potência do sistema.

De um jeito ou de outro, TODOS os tipos de erro ficam registrados na memória da ECU.

Matagato
18/07/2012, 13:12
Diagnósticozinho caro hein?! Espero que eles sejam bons mesmo e não trocadores de peças.
Problema no sensor não necessariamente acende no painel, mas deixa registrado na ECU do motor, por isso a importância do scanner.
O mecânico não mentiu, ele tem mesmo um modo de segurança que reduz a potência do motor quando ele detecta alguma falha.

Ele ficou de diagnosticar o problema, não se limitando apenas em passar o scaner.

Justificou que, pode gastar um bom tempo para diagnosticar e depois o cliente não faz o serviço que é aceitável.

Tenho um bom conhecimento do motor 2.8 mecânico, mas do eletrônico sou leigo mesmo, tirando a parte mecânica me viro estudando e pesquisando no fórum, esse por sinal, nunca vi melhor.

Para evitar qualquer tipo de situação de trocação de peças a toa, levei na autorizada da international, mencionada anteriormente.
Fiz outros serviços com eles e gostei da transparência que conduziram o serviço.

Eduardo Oliveira
18/07/2012, 13:45
Só digo uma coisa, saia já desse mecânico.
Ele , no mínimo não entende nada de motor eletrônico. Imagine de Ranger...

Existem alguns erros que somente ficam registrados na ECU, pois se tratam de erros simples - em geral, somente erros graves acendem no painel. Todavia, existem uma conjugação de erros simples que individualmente não provocam modo de segurança, mas em conjunto reduzem a potência do sistema.

De um jeito ou de outro, TODOS os tipos de erro ficam registrados na memória da ECU.

Imperador, Obrigado!
Vou encontrar um local adequado, tem alguma dica ou algum equipamento necessário para uma boa mecânica diesel?

Imperador!
18/07/2012, 13:56
Em geral, não se conhecendo nenhuma oficina recomendada na região, buscar as autorizadas MWM:

Assistência Técnica - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Assistencia-Tecnica)

Equipamento basicamente é só o scanner. Depois que é feito o diagnóstico é que se analisa o ferramental de uma oficina.

Eduardo Oliveira
18/07/2012, 14:06
Obrigado pelas dicas!
Abração

PAULO CARECA
18/07/2012, 15:42
TOPICO EM DUPLICIDADE.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas.html

paulodrift
21/07/2012, 22:22
Onde esta a continuação desse topico qual pagina? O meu Troller 2008 com 65mil km, esta com um problema semelhante, gostari de saber se foi resolvido?

Imperador!
22/07/2012, 08:22
Onde esta a continuação desse topico qual pagina? O meu Troller 2008 com 65mil km, esta com um problema semelhante, gostari de saber se foi resolvido?

O dono do tópico não respondeu mais...

Artilheiro
30/07/2012, 22:15
Amigos... como já disseram .. não gasta mais um centavo com nada.. estão tentando advinhar o problema que não vai ser advinhado... ela está entrando em "módulo de segurança".. quando o giro começa a subir e encher a turbina .. ela limita.. é como o amigo diz.. parece que a turbina esvazia... só do seu mec nao saber disso já dá pra ver que ele não sabe nem o que está fazendo...
Sinceramente não levaria em MWM nunhuma... levaria na ford mesmo... e em com um bom mecânico Diesel.. não é pq é ford que todas manjam... não levaria na mwm ... nem oficinas bosch... esse programas de escaner são por modulos.. custam caro.. e não é todo mundo que tem... os problemas que ficam registrados são todos.. desde os mais simples aos mais graves.. mas não espere luz em painel mesmo...
A minha estava com o "chicote do servo-turbo" ( algo assim ).. rompido... é o chicote que comanda bomba + nao sei o + nao sei o que...
Se for em São Paulo.. vai na ford da Granja Viana.. na Raposo.. Procura o Ney.. ( o cara tem 24 anos de ford )... gente finissima...
Boa Sorte.. abração...

Matagato
31/07/2012, 23:57
Pessoal, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todospelas dicas e por compartilhar experiências. Demorei para responder ao tópico,pois estava receoso com a solução do problema apontado anteriormente.

Bom, ao retirar o veículo no dia prometido, o pessoal daoficina não me deu nenhuma posição do que estava acontecendo, logo eles nãotinha terminado os testes e também não queriam cobrar, e solicitaram que euretornasse. Acontece que, quando retirei o carro, elaborei os seguintesprocedimentos

a) Substituiçãodo filtro do diesel;
b) Esvazieium tubo de descarbonizante direto no coletor de admissão com intuito de limparo sistema.

Desde então, o carro não apresentou mais nenhuma falha.

Acredito que deveria ser alguma sujeira em algum sensor,que, ao utilizar o descarbonizante, deva ter limpado.

Fica como aprendizado que, antes de efetuarmos qualquerreparo por falha nesses motores NGD, não custa tentar uma limpeza simples comdescarbonizante que custa R$ 10,00.

Agora, estou com um problema na Bomba D’água. Orcei oserviço na mesma oficina, mas arrepiei com o preço, e devido ao orçamento,pretendo eu mesmo fazer o serviço, que acredito que seja simples.

Ah,, comprei uma bomba original por R$ 160,00 em Canoas(Grande Porto Alegre), se alguém precisar do telefone é só solicitar.

Segue o orçamento:

M.O. R$ 400,00
BOMBA DAGUA R$ 436,00
CORREIA R$ 80,91
TENSOR DA CORREIA R$ 703,80
ADITIVO R$ 39,60

Alguém conhece uma oficina com preço justo e de confiança em Porto Alegre paraindicar?

Obrigado a todos

Douglas Souza
23/08/2012, 11:42
Pessoal, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todospelas dicas e por compartilhar experiências. Demorei para responder ao tópico,pois estava receoso com a solução do problema apontado anteriormente.

Bom, ao retirar o veículo no dia prometido, o pessoal daoficina não me deu nenhuma posição do que estava acontecendo, logo eles nãotinha terminado os testes e também não queriam cobrar, e solicitaram que euretornasse. Acontece que, quando retirei o carro, elaborei os seguintesprocedimentos

a) Substituiçãodo filtro do diesel;
b) Esvazieium tubo de descarbonizante direto no coletor de admissão com intuito de limparo sistema.

Desde então, o carro não apresentou mais nenhuma falha.

Acredito que deveria ser alguma sujeira em algum sensor,que, ao utilizar o descarbonizante, deva ter limpado.

Fica como aprendizado que, antes de efetuarmos qualquerreparo por falha nesses motores NGD, não custa tentar uma limpeza simples comdescarbonizante que custa R$ 10,00.

Agora, estou com um problema na Bomba D’água. Orcei oserviço na mesma oficina, mas arrepiei com o preço, e devido ao orçamento,pretendo eu mesmo fazer o serviço, que acredito que seja simples.

Ah,, comprei uma bomba original por R$ 160,00 em Canoas(Grande Porto Alegre), se alguém precisar do telefone é só solicitar.

Segue o orçamento:

M.O. R$ 400,00
BOMBA DAGUA R$ 436,00
CORREIA R$ 80,91
TENSOR DA CORREIA R$ 703,80
ADITIVO R$ 39,60

Alguém conhece uma oficina com preço justo e de confiança em Porto Alegre paraindicar?

Obrigado a todos

Tive este mesmo problema, a camionete demorava subir giro e quando subia não passava de 2500 giro, ao ligar e desligar voltava ao normal, ai ficou uns 15 dias sem aparecer defeito e logo apareceu de novo, e sabe qual era realmente o defeito:
Chicote sensor admissão, tira o chicote do sensor e desenrola a fita que tem nele, e vc vai ver que quebra bem no pé do conector, é só soldar e fica nova de novo.(nunca mais encomodou).
OBs: fiz a limpeza dos sensores como vc fez e ficou uns dias sem dar defeito, mas voltou depois de 15 dias.
Abraço