Conectar

Ver Versão Completa : Estralos no diferencial trazeiro .

CHUNINHO
17/07/2012, 12:52
Outro dia quando estava manobrando meu reboque um amigo notou uns Estralos na roda traseira da ranger.
Hoje eu peguei uma estrada de terra e tinha um barrinho na hora que ela agarrou no barro e eu ia passando bem devagar em 1 marcha tbm notei uns tranquinhos como se estivece escapando alguma engrenagem.
Alguém já teve algo parecido? Pode ser diferencial ou ponta de eixo que esta escapando?
Aguardo algum comentário.

André...
17/07/2012, 14:05
Chuninho

Provavelmente os dentes da tração positiva foram gastos, o mais provável é que tenham colocado óleo inadequado no seu diferencial.

Vc não vai ficar na mão por causa desses estalos, mas quando fizer curva (principalmente no asfalto) vai fazer barulho, e sua tração positiva não vai funcionar.

O pessoal pode te falar com mais precisão o que fazer...

CHUNINHO
17/07/2012, 14:19
Pois isso que acontece só estrala fazendo curva e quando esta pesado se estou leve r não esta em um top não estrala.
É bem isso que vc falo que esta acontecendo mas tanto em asfalto quanto em barro se vou arrancar com a direção estersada como quando eu estava manobrando o trailer aí estrala.
Se alguém puder me falar mais agradeço, como o nome da peça a ser trocado e valores tbm?

Carlos A. C. Azevedo
17/07/2012, 15:27
Foi colocado o óleo certo no diferencial? Esse LSD desse eixo só aceita óleo com o aditivo certo, parece que a referencia dele é "LS"

CHUNINHO
17/07/2012, 16:46
Foi colocado o óleo certo no diferencial? Esse LSD desse eixo só aceita óleo com o aditivo certo, parece que a referencia dele é "LS"Então amigo achei um topco que fala sobre o óleo serto pra se usar, mas a essa autura só trocar o óleo não deve adiantar maisQuero saber como sanar o problema pra então trocar o óleo. Será que só eu esvaziar e colocar o óleo correto vai melhorar? Acho que não.

CHUNINHO
17/07/2012, 16:52
Eu adiquiri esse carro a 2 semanas agora que estou encontrando seus probleminhas.O antigo dono disse que a ultima revisão que fez foi geral incluindo óleo e fluidos de todo o carro e correias e filtros. Mas não estou confiando muito assim que o óleo do motor completar 5 mil km vo fazer uma revisão geral nela.

André...
17/07/2012, 16:55
O oleo certo para o diferencial é o 85W140, tem um outro que tem que aditivar, mas nunca achei esse aditivo para comprar.

Não sei se vendem só os discos do LSD separado. Uma opção seria retirar os discos do seu em andar sem, vai parar de estralar, mas vc não terá mais a tração positiva.

Guto Machado
17/07/2012, 17:02
essa semana a minha começou , antes eu pensava que estava passando por cima de algum ferro solto no asfalto , depois que fui perceber pequenos trancos , até que falei com meu mec, e ele condenou a caixa satélite, agora ao ler o post me veio uma dúvida,meu meca já tinha aconselhado a nem colocar a com tração positiva pois fica mais barato do que os 3.100 cobrados pela ford, que é claro não vou pagar, já achei fora por 1.600.. Enfim lendo o post me veio a dúvida em 27.10.2011 revisei o diferencial e acredito o mec tenha colocado o óleo 85w140, pois o adtivo nem a ford aqui da minha cidade tinha conhecimento, será que foi isso q moeu a bichinha??? ela está com 266.000, e eu achava que era pela km e pelos pneus bfmud265/75/16
. agora fiquei com medo de comprar a com bloqueio, utilizar o óleo 85w140 e acontecer o mesmo.. será que ela sem tração positiva vai ficar muito diferente, por exemplo andar na areia e tal???

Chuninho

Provavelmente os dentes da tração positiva foram gastos, o mais provável é que tenham colocado óleo inadequado no seu diferencial.

Vc não vai ficar na mão por causa desses estalos, mas quando fizer curva (principalmente no asfalto) vai fazer barulho, e sua tração positiva não vai funcionar.

O pessoal pode te falar com mais precisão o que fazer...

Carlos A. C. Azevedo
17/07/2012, 17:18
Então amigo achei um topco que fala sobre o óleo serto pra se usar, mas a essa autura só trocar o óleo não deve adiantar maisQuero saber como sanar o problema pra então trocar o óleo. Será que só eu esvaziar e colocar o óleo correto vai melhorar? Acho que não.

Bom, no tópico que o pessoal tava falando nisso, quem tava com esse problema e colocou o óleo certo, resolveu o problema. Pesquisa o preço do óleo e do kit de discos novos. E pela lógica, se tá dando tranco, quer dizer que os discos "ainda tem atrito", se eles não funcionassem mais, tu não ia sentir nada.

CHUNINHO
17/07/2012, 17:29
Talvez seja pela quilometragem a minha esta com 255 mil
Espero que alguém com mais experiência no assunto possa nos ajudar. Se eu tirar esse disco qual seria os pross e os contras? Perco a tração positivade trás aí tbm perco da frente? O carro vai atolar mais fácil?
Aguardamos a solução que nos de menos gastos.

Guto Machado
17/07/2012, 17:34
Vc tem esse tópico ou alguém que tenha resolvido o prob??? posso tentar trocar o óleo antes de trocar a peça, vai vê da certo.. e vc sabe aonde vende só os discos separados???

Bom, no tópico que o pessoal tava falando nisso, quem tava com esse problema e colocou o óleo certo, resolveu o problema. Pesquisa o preço do óleo e do kit de discos novos. E pela lógica, se tá dando tranco, quer dizer que os discos "ainda tem atrito", se eles não funcionassem mais, tu não ia sentir nada.

André...
17/07/2012, 17:36
essa semana a minha começou , antes eu pensava que estava passando por cima de algum ferro solto no asfalto , depois que fui perceber pequenos trancos , até que falei com meu mec, e ele condenou a caixa satélite, agora ao ler o post me veio uma dúvida,meu meca já tinha aconselhado a nem colocar a com tração positiva pois fica mais barato do que os 3.100 cobrados pela ford, que é claro não vou pagar, já achei fora por 1.600.. Enfim lendo o post me veio a dúvida em 27.10.2011 revisei o diferencial e acredito o mec tenha colocado o óleo 85w140, pois o adtivo nem a ford aqui da minha cidade tinha conhecimento, será que foi isso q moeu a bichinha??? ela está com 266.000, e eu achava que era pela km e pelos pneus bfmud265/75/16
. agora fiquei com medo de comprar a com bloqueio, utilizar o óleo 85w140 e acontecer o mesmo.. será que ela sem tração positiva vai ficar muito diferente, por exemplo andar na areia e tal???

Guto

O 85W140 não precisa de aditivo. Já tá certo.

CHUNINHO
17/07/2012, 18:00
Bom não sei qual foi o óleo colocado na minha então vo tentar fazer o texte de trocar o óleo e torcer pra dar certo.

CHUNINHO
17/07/2012, 18:17
Busquei lá no fundo vê se ta correto.
Diferencial dianteiro:SAE80W90-API-GL-5
Diferencial traseiro:SAE75W90-API-GL-5
Mas o pessoal vem colocando o texako 3450 que é indicado para o troler
Sem problemas visíveis.

Carlos A. C. Azevedo
17/07/2012, 18:30
Guto, O tópico é esse aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/102362-barulho-diferencial-ranger-3-0-a.html , Não lembro se o diferencial da ranger é dana, mas tu pode procurar nos catálogos.

Chuninho, 255 mil é rodar pra carai, se o ultimo dono não colocou discos novos, não eram mais nem pra existir os originais, claro, tudo depende do uso e podem até ser os originais que estejam lá.

BRAVOECONOVEMBER
17/07/2012, 20:13
Sem problemas visíveis.

Esses óleos são os corretos, para os diferenciais convencionais.
Se a tua picape tem diferencial de deslizamento limitado na traseira, ou colocas junto o aditivo modificador de atrito, ou colocas o óleo 85W140 que é o certo para ela.
MÃÃÃÃSSS... a tua tem diferencial LSD? Comentaste do óleo para o troller, mas creio que o troller não tenha este diferencial também. Se for isso então taí a fonte provável do problema.
Surgiu a pergunta sobre a tração, se perde a dianteira... nÃÃÃO. A ranger como a maioria das picapes, pra não dizer todas, não tem diferencial central. Então, a patinação de um eixo não reflete no outro. Somente quando uma roda gira em falso no eixo é que a outra não traciona. Pra ajudar nisso, algumas versões mais novas de ranger, no eixo mais leve (traseiro) e portanto mais provável a patinar, possui o tal LSD. Quando uma roda começa a escorregar, os discos de atrito transferem parte do torque para a roda que está ainda tracionada.
Como podes estar se dando conta, como são discos DE ATRITO, o uso de lubrificante errado faz com que não funcionem direito.
Espero que ajude.

CHUNINHO
17/07/2012, 21:03
Rapaz tu esta me complicando cada vez mass,. rsrsrs
entao a minha é uma Ranger XL 2002 2.8 diesel 4X4,. só isso que eu sei, estou com ela a 2 semanas e agora que estou encontrando
seus probleminhas!!
bom estou procurando saber qual a forma mais facio de sanar o problema com menos gasto.
tem como trocar apenas os Discos de atrito da Traçao Positiva?
ou posso deixar estralando mesmo, nao vai ocasionar problemas em outras partes??
aguardo!!

gmilani
17/07/2012, 23:21
Pessoal, o troller e a ranger tem o mesmo diferencial dana44....
O óleo utilizado é o 75w90LS GL5, ou o 85w140LS GL5 (atenção, tem que ter o LS na especificação do óleo!!!), ou colocar o aditivo STURACO, que é (deveria) se encontrado nas ccs fordeeee, é muito mais facil encontrar o oleo LS, que o aditivo cabeça de bacalhau!!!
225mil km não é nada pro diferencial, se teve a manutenção em dia, e o dono era cuidadoso ao dirigir....vai muito longe ainda.
EU não mexeria, sinceramente acho estes diferencias deslizantes quase inúteis, eles não vão te salvar num enrosco de verdade, por ex num "X". Não vai quebrar nada, só desgastar os disco do sistema deslizante, e vai parar de fazer barulho (e consequentemente deixar de realizar a funçao a que se destina... que nao serve pra muita coisa mesmo)
Se precisar realmente de um BLOQUEIO, compre um selecionavel 100%, eletrico (eaton e-locker) ou a ar (arb), ai sim, vc pode contar com ele!!!
Se esta em duvida com a manutenção do antigo proprietário, não espere os 5000km.... faça de novo e tenha a certeza...

ha.. mesmo usando o mesmo diferencial, a troller recomenda o 85w140LS.... alguem sabe pq?? eu nao faço idéia, mas na minha ranger usei o 85w140, pois ja tinha guardado , desde a epoca do meu troller, comprei o oleo na thor off road, em campinas..

boa sorte

CHUNINHO
18/07/2012, 10:07
Vai quantos litros de óleo no diferencial traseiro?

marciomeurer
18/07/2012, 10:30
Sem problemas visíveis.

texaco 3450 é o que meu mecânico me recomendou, ele é referencia em diferenciais ford aqui em dourados

marciomeurer
18/07/2012, 10:31
Vai quantos litros de óleo no diferencial traseiro?

na epoca ele me pediu pra comprar 3 litros mais n vi se usou tudo

BRAVOECONOVEMBER
18/07/2012, 19:29
Ranger 2002 não tem diferencial LS. Compra um óleo decente tu mesmo e troca. Quando trocar vais ter que abrir a tampa e inspecionar obrigatoriamente. Vai nominal 2,4 l no diferencial traseiro de 80w90 na minha e 75w90 no dianteiro que por sinal custa o dobro. Qualquer coisa melhor que isso tá valendo.

BRAVOECONOVEMBER
18/07/2012, 19:32
Ah no dianteiro 1,7l na ct 1,4l de dexron ii atf i e no câmbio 2,65l de mercon atf.

CHUNINHO
18/07/2012, 20:39
entao na minha 2002 nao tem LS mas tem a Traçao Positiva? é isso que esta dando os tranquinhos mesmo?
eu venho sentindo uma vibraçao no assoalho do carro quando passo em buracos e quando fasso retomadas rapidas de velocidade tbm,.
parece que tem alguma coisa raspando ai ou meio solto que ta fazendo vibrar vo ter que levantar ela,. posso procurar pelo que começando?

Pedro Eduardo Patussi
18/07/2012, 21:50
eu acho...q td ranger 2.8 tem diferencial lsd....
q eu saiba...as q não tem é as 4.0 v6...com diferencial ford vision 8.8(pelo menos o manual da minha manda colocar só oleo 80w90

repara se o estralo no diferencial aparece sempre acima de 60km/hr... ou acima de 80 km/hr....se aparecer...vc ja quebrou coroa e pinhão do teu diferencial...(ele continua andando normal...porem cada vez estrala mais...até vc destruir td...)

outra coisa...ja verificou cruzetas?? coifa do cardan dianteiro?? cardan's 100% balanceados?? rolamentos do cardan ok?? leva em uma empresa q mexe com cardan's... eles ergue a caminhonete no diferencial...manda vc acelerar...e ja te dizem na hr tds problemas q tiver....deveria ter feito isso antes de comprar a pickup...

pilotothiago
18/07/2012, 23:30
Rapaz é cada mecanico dando diagnostico de merda que fico encabulado...

Vamos la ja enfrentei este problema seu duas vezes em duas pickups que ja tive, voce tera que trocar o reparo do blocante do diferencial... Elas na verdade sao umas arroelas grandes feitas de fibra, e com o tempo elas vao gastando e alisando, com isso elas vao escapando...

Outro detalhe quando voce comprar para trocar o reparo, da F250 custou R$1100,00 na Ford, nao coloque peça paralela, a diferença é pouca e a durabilidade é bem diferente, da F250 durou 125 mil km, e olha que ando carregado direto... Vamos la, se voce comprar as peças, deixe ela dormir um dia em uma bacia com oleo de diferencial, porque ai elas puxam o oleo e na montagem nao fica um desgaste prematuro das peças...

Qualquer duvida estamos aqui...

marciomeurer
20/07/2012, 09:40
entao na minha 2002 nao tem LS mas tem a Traçao Positiva? é isso que esta dando os tranquinhos mesmo?
eu venho sentindo uma vibraçao no assoalho do carro quando passo em buracos e quando fasso retomadas rapidas de velocidade tbm,.
parece que tem alguma coisa raspando ai ou meio solto que ta fazendo vibrar vo ter que levantar ela,. posso procurar pelo que começando?

vc ta andando em baixo rpm e acelera fundo dai vibra bastante um barulho que aparenta vir do cambio? se for isso pode começar por CT, e olha q se for isso vai se caro pra arruma!

Guto Machado
24/07/2012, 22:18
Bom não sei qual foi o óleo colocado na minha então vo tentar fazer o texte de trocar o óleo e torcer pra dar certo.

E ai trocou o óleo deu certo?? Hoje achei aqui na minha cidade a caixa satélite albarus, a qual o vendedor disse ser original no valor de 1500,00 a vista o que é melhor do que os 3.100 da ford, agora o óleo só achei o BR 85w140 a 15,00 reais, não consigo acreditar que em apenas trocar o óleo o barulho vai parar, pois as vezes o estalo é bem alto, daí a dúvida se a sua parou, tive tb na ford tentando comprar o reparo e ele disse que vende apenas completo e não separado como vende o da f250...

CHUNINHO
26/07/2012, 01:36
E ai trocou o óleo deu certo?? Hoje achei aqui na minha cidade a caixa satélite albarus, a qual o vendedor disse ser original no valor de 1500,00 a vista o que é melhor do que os 3.100 da ford, agora o óleo só achei o BR 85w140 a 15,00 reais, não consigo acreditar que em apenas trocar o óleo o barulho vai parar, pois as vezes o estalo é bem alto, daí a dúvida se a sua parou, tive tb na ford tentando comprar o reparo e ele disse que vende apenas completo e não separado como vende o da f250...
Não troquei o óleo ainda me parece que os estalos diminuirão acho que os discos da tração positiva estão gastos e agora estão pegando menos. Hoj meu motor de arranque colou já dei porrada nele de todo lado deu sertões na primeira colada que foi a dois dias atras agora acho que vo ter de tirar ele pra arrumar.

Guto Machado
26/07/2012, 19:40
Acabei comprando hj o óleo da ford que era o texaco 85w140 LS com aditivo,o óleo que vem no manual que tem que ser colocado com aditivo o vendedor da ford me disse que eles pediram uma vez e a fábrica não tinha e daí recomendaram esse texaco,que é vendido dentro da ford, como minha cidade não tem bandeira da texaco tive que morrer em 25,00 o litro na mão deles, amanhã vou trocar e rezar para que o barulho pare,já seu arranque deve ser o automático do arranque que é o mesmo da silverado quando parelela a peça é barata troquei a pouco tempo custou 120,00,eu já tinha trocado ele a um ano atrás, em uma viagem esse ano acabei afundando a ranger em uma canal de agua salgada o que moeu novamente o automático, mas o sintona era ela não dava sinal na hora de ligar até que depois de algumas tentativas ela funcionava, isso ficou assim por uns 2/3 dias até só funcionar no tranco rsrsrs

Não troquei o óleo ainda me parece que os estalos diminuirão acho que os discos da tração positiva estão gastos e agora estão pegando menos. Hoj meu motor de arranque colou já dei porrada nele de todo lado deu sertões na primeira colada que foi a dois dias atras agora acho que vo ter de tirar ele pra arrumar.

CHUNINHO
27/07/2012, 11:25
Eu ia tirar o motor de arranque aqui mesmo.
Mas não tenho ferramentas o suficiente, vo ter que morrer em uma grana de mão de obra tbm
Estou indo agora no eletricista. Depois de a noticia do resultado da troca do óleo!
Aguardo.

Nava
30/07/2012, 22:55
Na boa, compre um Eaton truetrac por menos de 2 mil e se livra de oleo especial, estalos, desgastes e o custo é quase o mesmo mas o resutlado é 400% melhor!

Guto Machado
15/08/2012, 15:53
Demorei a responder pq eu queria pegar uma viagem com o carro para ter certeza, mas agora posso afirmar que pelo menos no meu caso deu certo voltei de uma viagem segunda de 1000km, eu troquei o óleo dia 27 /07 e até agora nenhum barulho, eu achei a nota da troca do ano passado o óleo que estava era o lubrax 85w140, agora foi trocado por 85w140 da texaco com aditivo ... o barulho sumiu, vamos vê até quando.. abraçosss

Arnaldo Nogueira
19/09/2012, 01:11
Boa noite amigos a minha pickup e uma ford ranger supercab 2.8 tdi 4X4 e tenho passado por esse problema ums estalos no diferencial quando manobro para entrar na garagem onde ela esta tracionaldo devagar com a direçao esterçada. uso o oleo 85w140 porem meu caso tem um agravante a folga do semi eixo esta meio anormal e me parece ser culpa dos rolamentos de roda vou desmontar esse fds para comfirmar. Bom o fato intereçante a se notar nesse caso e que meu diferencial que e um dana 44-3 nao usa a caixa de satelite para traçao positiva sendo assim pode nao ser o caso dos aneis de traçao positiva. algem sabe o que pode mais ser