Ver Versão Completa : Trocar redução da TR4. É possível?
Sem Loção
16/07/2012, 21:20
Senhores,
Como alguns sabem, tenho uma TR4 2006 AT que está cada vez mais arrumada pro uso offroad (trilhas leves/médias).
Well, é público e notório que o câmbio AT da TR4 é manco. Pra mim parece que "falta" a segunda marcha... Ela sai de primeira, que dá um torque razoável, e depois passa pra uma "segunda" que na verdade parece mais uma terceira. Ok, na cidade posso conviver com isso. Não reclamo da potência nem do desempenho nestas condições...
Mas em trilhas, sinto que a reduzida poderia ser um pouco melhor. Claro, um motor mais forte cairia bem, mas acredito que uma relação melhor seria uma solução mais prática, principalmente agora que estamos vendo cada vez mais colegas doidos que nem eu fazendo modificações e colocando pneus maiores...
A redução original da TR4 é 1,548
Sei que a redução da Triton AT é 1,900
Será que há alguma possibilidade de se trocar a redução da TR4 por uma mais decente???
Daniel (SL)
Sem Loção
18/07/2012, 12:45
Poxa vida, ninguém....
cri..cri...cri...
;)
Carlo_TR4Flex
18/07/2012, 19:09
Sem Loção,
Dá uma lida neste post:
Change lowrange gearing from 1.548 to 1.925 with Delica parts? | Pajero IO, Pinin, TR4, Community forum (http://www.pajerio.com/forum/change-lowrange-gearing-1548-1925-delica-parts)
Sem Loção
18/07/2012, 20:33
Sem Loção,
Dá uma lida neste post:
Change lowrange gearing from 1.548 to 1.925 with Delica parts? | Pajero IO, Pinin, TR4, Community forum (http://www.pajerio.com/forum/change-lowrange-gearing-1548-1925-delica-parts)
Carlo, eu conheço esse tópico do Pejerio, inclusive coneço alguns dos integrantes... infelizmente, parece que eles não chegaram a uma conclusão quanto à possibilidade do uso das engrenagens da L200 Triton ou do Delica (que eu ainda não consegui saber COM CERTEZA que modelo é...)
Eu pensei que seria algo até simples de se fazer, se houver "espaço" na caixa de transferência.... Substituir uma engrenagem por outra com mais dentes, dando uma relação mais próxima do 2:1 quem sabe....
Costalonga
11/08/2012, 09:17
Daniel, veja bem.
A Full usa o mesmo sistema de tração da TR e tem uma redução de 1,9 também.
Quem sabe a engrenagem da Full não sirva para a TR?
Eu vou tentar olhar na minha Full aqui o modelo da CT e te falar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Sem Loção
11/08/2012, 10:04
Daniel, veja bem.
A Full usa o mesmo sistema de tração da TR e tem uma redução de 1,9 também.
Quem sabe a engrenagem da Full não sirva para a TR?
Eu vou tentar olhar na minha Full aqui o modelo da CT e te falar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Opa, uma luz no fim do túnel hein!
Valeu André, fico no aguardo!
Abraço!
Daniel
Costalonga
11/08/2012, 15:04
Olhando pelo link que o Carlo postou acima, parece que a CT da L200 e da IO/TR são as mesmas, com a vantagem pra TR que tem diferencial central.
Então provavelmente a engrenagem deve servir.
Você que mora em BH deve encontrar mais fácil uma CT de L200 pra comparar com a da TR.
Bom seria se desse certo a da Ranger 3.0, se não me engano é 2,7 a redução dela!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Vinicius4x4
20/08/2012, 16:37
E ai pessoal, alguma novidade sobre o assunto??
[]s
Sem Loção
28/08/2012, 15:25
Opa... tava viajando e não vi os posts...
Tem uma loja de peças usadas aqui que só mexe com Pickups e etc, já encontrei umas peças lá pois de vez em quando eles compram sucata de TR4... vou ver se eles tem alguma coisa, mas agora tá meio corrido... teoricamente, no meu raciocínio simplista, deve ser coisa de trocar um jogo de engrenagens... sei lá... ;)
jorgeffn
28/08/2012, 18:29
Opa... tava viajando e não vi os posts...
Tem uma loja de peças usadas aqui que só mexe com Pickups e etc, já encontrei umas peças lá pois de vez em quando eles compram sucata de TR4... vou ver se eles tem alguma coisa, mas agora tá meio corrido... teoricamente, no meu raciocínio simplista, deve ser coisa de trocar um jogo de engrenagens... sei lá... ;)
SL, quando vc tiver um tempinho, dá um pulo lá no Léo Off Road.. ele tem mexido muito com Mit´s em geral.. e sempre tem caixa de redução desmontada lá, muitas quebradas, mas as vezes dá para vc ter uma idéia, ou então ele possa tb te dar alguma luz... como ele tá sempre desmontando lá.. deve ter alguma idéia....
abs!
Sem Loção
28/08/2012, 20:32
SL, quando vc tiver um tempinho, dá um pulo lá no Léo Off Road.. ele tem mexido muito com Mit´s em geral.. e sempre tem caixa de redução desmontada lá, muitas quebradas, mas as vezes dá para vc ter uma idéia, ou então ele possa tb te dar alguma luz... como ele tá sempre desmontando lá.. deve ter alguma idéia....
abs!
Opa... belíssima :concordo: idéia hein Jorge... o as no volante aqui nem tinha lembrado do Leo...:parede:
abrço!
antoniogeo
20/11/2012, 10:31
E entao, chefe.....
Sera que eh possivel?....
....
Sem Loção
20/11/2012, 11:46
E entao, chefe.....
Sera que eh possivel?....
....
Cara ainda não tive tempo de ir no Leo assuntar... ou então perguntar pro Marcel que faz os kits da MKrawler...
antoniogeo
20/11/2012, 12:23
Ow fina....
Mas se colocar uns bloqueizim nao melhora esse trem da falta de forca em alguns obstaculos nao??????....
Sem Loção
20/11/2012, 13:25
Ow fina....
Mas se colocar uns bloqueizim nao melhora esse trem da falta de forca em alguns obstaculos nao??????....
Acho que não... o bloqueio é útil quando está em "X" ou com muito pouca aderência... lembra daquela subidinha na ´prainha da Várzea, o Rafa e o Cézar subiram com os trollers, se eu tivesse bloqueio ali, subia.... A falta de fôlego que eu digo é pra algumas situações onde o motor "pede arrego", mesmo estando com as quatro rodas no chão.... de vez em quando acontece... lá na vaca morta naquele diz que vc foi embora mais cedo, no último subidão achei que não ia subir, mas foi...hehehe Agora se tivesse um 4.0 puxando a conversa seria outra....KKKK
Acho que não... o bloqueio é útil quando está em "X" ou com muito pouca aderência... lembra daquela subidinha na ´prainha da Várzea, o Rafa e o Cézar subiram com os trollers, se eu tivesse bloqueio ali, subia.... A falta de fôlego que eu digo é pra algumas situações onde o motor "pede arrego", mesmo estando com as quatro rodas no chão.... de vez em quando acontece... lá na vaca morta naquele diz que vc foi embora mais cedo, no último subidão achei que não ia subir, mas foi...hehehe Agora se tivesse um 4.0 puxando a conversa seria outra....KKKK
Então sem louça como falei, possível trocar é, mesmo que não haja nada no mercado. Já vi em algum lugar do fórum um camarada que precisou de uma relação específica e mandou usinar. Mas, não me dou muito bem com a pesquisa aqui do fórum pra encontrar hehe
Ricardo Piovan
22/11/2012, 15:42
Chipa ela que melhora também, mas certamente uma troca de relação seria melhor.