PDA

Ver Versão Completa : Ponteiras de direção do engesa F1.



julhos
16/07/2012, 11:30
Olá pessoal, bom dia!

Novamente recorro ao conhecimento dos senhores a fim de descobrir qual é a ponteira de direção equivalente a de um engesa F1 1987. Desmontei o diferencial dianteiro do meu carro a fim de realizar uma manutenção preventiva e acabei verificando uma pequena folga em algumas delas.
Acredito que, embora eu já possua direção hidráulica, as ponteiras permanecem originais. Gostaria de substituí-las por alguma "plug & play", se possível mais resistentes, já que o propósito desse carro é exclusivamente off-road, mas que não exijam adaptações. Em último caso as originais serão muito bem vindas.
Alguém saberia me informar algum carro ou especificação a fim de facilitar minha procura?
Uma vez ouvi falar que essas eram as especificações:
Ponteira direção curta - gm A/C/D10 e d20 dianteiro 79 a 87 -
Ponteira direcao longa- gm d20 dianteiro 79 a 87 - 3128 nakata 9425
Mas não tenho certeza e estou com receio de comprá-las errado.

Desde já muito grato por vossa atenção,

Julio Cesar.

MaGao
16/07/2012, 15:48
Quando era original no meu usava de C10..

abraços,

guilhermeabreu
16/07/2012, 19:49
O MAGAO já respondeu , mas o correto seria vc levar as suas na mão e ír na auotopeças e pedir e dizer que acha que é da C-10 OU D-10 OU C-20 OU D-20 com isto da para o cara procurar com mais facilidade .

MAS SE VC USAR PNEUS MAIORES DO QUE OS ORIGINAIS , ELAS SÓ VÃO DURAREM APENAS DE 3 A 5 MESES , SE VC USA PNEUS GRANDES SUGIRO A FAZER ADAPTAÇÃO PARA AS DO TRATOR MASSSEY FERGUSSON ( como as minhas ) OU MB 608 , que são muito equivalentes PELO MENOS NA BARRA QUE VAI DDO PÍTMAN AO MUNHÃO .

No meu esta assim , na barra que vai de roda a roda estão as originais que são da C-10 . Meu ENGESA é 87 .

julhos
16/07/2012, 23:02
Obrigado pela ajuda pessoal!
Mas Guilherme, no caso dessas ponteiras reforçadas eu seria obrigado a aumentar a furação cônica do munhão e substituir a barra de direção, certo?
Pois se for, eu terei que desmontar a roda e fazer tal serviço em um torneiro, sendo que estou fugindo de trabalho no momento.

guilhermeabreu
16/07/2012, 23:43
Obrigado pela ajuda pessoal!
Mas Guilherme, no caso dessas ponteiras reforçadas eu seria obrigado a aumentar a furação cônica do munhão e substituir a barra de direção, certo?
Pois se for, eu terei que desmontar a roda e fazer tal serviço em um torneiro, sendo que estou fugindo de trabalho no momento.



CARO JULHOS

Tem sim , da um trabalho sim na adaptação MAS VALE A PENA .

Mas respeito a sua decisão , MAS SE VC USAR PNEUS GRANDES , com estas ponteiras originais vc terá que ter um estoque delas em casa .

Kim
16/07/2012, 23:53
Julhos!

O correto é da D10, que é levemente maior.

A da C10, é a mesma da S10 em diâmetro.

A nomenclatura é terminal de direção.

Abraços.

Kim.

lmaimone
17/07/2012, 00:55
CARO JULHOS

Tem sim , da um trabalho sim na adaptação MAS VALE A PENA .

Mas respeito a sua decisão , MAS SE VC USAR PNEUS GRANDES , com estas ponteiras originais vc terá que ter um estoque delas em casa .
Mais uma coisa que preciso fazer e nem sabia. :parede:

MaGao
17/07/2012, 12:28
Mais uma coisa que preciso fazer e nem sabia. :parede:

No meu eu coloquei HighSteer + kit de barra da ensimec com pivôs de F1000.. nunca mais troquei 1 pivô hehe

Abraços,

julhos
18/07/2012, 21:32
Pessoal muito obrigado por todas as dicas e sugestões.
Até cogitei fortalecer o sistema conforme foi sugerido pelo Guilherme, no entanto moro na Cidade do RJ e por isso tenho MUITA dificuldade em conseguir peças usadas, ainda mais se tratando de tratores e caminhões.
Até que retirar os munhões e aumentar a furação deles não seria um grande problema, mas dai a achar uma barra de direção usada do caminhão 1113 e adaptá-la para ficar nas dimensão das originais, isso sim achei difícil.
No final das contas comprei as quatro ponteiras originais novas (C10/D10). Paguei R$50,00 em cada (Nakata) e mandei soldar uma cantoneira de aço com MIG fortalecendo toda as duas barras de direção originais.
Sei que as ponteiras talvez venham a folgar novamente, mas duvido que essas barras de direção reforçadas quebrem mesmo que eu atropele uma pedra. Rsssss.....

Novamente obrigado a todos.

guilhermeabreu
18/07/2012, 23:12
Pessoal muito obrigado por todas as dicas e sugestões.
Até cogitei fortalecer o sistema conforme foi sugerido pelo Guilherme, no entanto moro na Cidade do RJ e por isso tenho MUITA dificuldade em conseguir peças usadas, ainda mais se tratando de tratores e caminhões.
Até que retirar os munhões e aumentar a furação deles não seria um grande problema, mas dai a achar uma barra de direção usada do caminhão 1113 e adaptá-la para ficar nas dimensão das originais, isso sim achei difícil.
No final das contas comprei as quatro ponteiras originais novas (C10/D10). Paguei R$50,00 em cada (Nakata) e mandei soldar uma cantoneira de aço com MIG fortalecendo toda as duas barras de direção originais.
Sei que as ponteiras talvez venham a folgar novamente, mas duvido que essas barras de direção reforçadas quebrem mesmo que eu atropele uma pedra. Rsssss.....

Novamente obrigado a todos.

É JULHOS !!!!!!!!!!!!!!!!

Tb pensava assim , até que um dia eu estava saindo do meu plantão em outra cidade , e ao sair com o ENGESA que estava estacionado encostado numa base de 20cm de altura de uma coluna de concreto , e não consegua virar a direção pq estava a roda encostada nesta base , MAS EU NÃO TINHA VISTO , daí forcei o volante e o ENGESA saiu , mas ao nadar percebí que ele estava doido , ou seja a direção estava maluca e ao descer : VÍ A BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DE MUNHÇA A MUNHÃO ENVERGADA , putz , pensei o que ocorreu para que aquilo tivesse ocorrido se no dia anterior cheguei no plantão andando normal e não saí com o carro .

Daí depois de pensar bem , concluí que ao forçar a direção para saír do lugar , a roda que estava encostada d=na base de concreto não podia girar e forçando o volante , ENVERGOU A BARRA DA DIREÇÃO , uma roda girou e a outra não .

Fui numa rampa e com uma barra de ferro grossa desempenei a barrada direção e voltei pra casa e fui direto para o ROGERIO para que ele trocasse a barra da direção por outra mais grossa ou vestir outro cano por fora para enrigecer a barra para que ela não envergasse de novo e sabe o que ele me respondeu ?????

DEIXA COMO ESTA , NÃO VOU REFORÇAR , POIS SE ELA FOSSE BEM RÍGIDA E NÃO ENVERGASSE , EU TERIA QUEBRADO O MUNHÃO OU A CAIXA DA DIREÇÃO COM O ESFORÇO QUE FIZ NO VOLANTE , de pronto entendí claramente que é bem melhor envergar a barra da direção do que quebrar um munhão , e pensando bem NUNCA HAVIA ENVERGADO ESTA BARRA DA DIREÇÃO POR NENHUM ESFORÇO .


Logo :

Deixei a BARRA DA DIREÇÃO como é ORIGINAL .

SÓ TROQUEI AS PONTEIRAS DA BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DO PITMAN AO MUNHÃO PQ ELAS É QUE ACABAVAM MUITO RÁPIDO POR CAUSA DOS PNEUS GRANDES , E VALE A PENA COLOCAR AS DO TRATOR MASSEY FERGUSSON OU MB 608 BEM PARRUDAS .

david lee
15/08/2012, 21:08
Guilherme, já tinha comprado as barras e as ponteiras do 608 para fazer a mudança, mas o seu depoimento me fez repensar, vou manter as ponteiras e barras originais, prefiro ter a barra como fusível a quebrar um munhão.


É JULHOS !!!!!!!!!!!!!!!!

Tb pensava assim , até que um dia eu estava saindo do meu plantão em outra cidade , e ao sair com o ENGESA que estava estacionado encostado numa base de 20cm de altura de uma coluna de concreto , e não consegua virar a direção pq estava a roda encostada nesta base , MAS EU NÃO TINHA VISTO , daí forcei o volante e o ENGESA saiu , mas ao nadar percebí que ele estava doido , ou seja a direção estava maluca e ao descer : VÍ A BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DE MUNHÇA A MUNHÃO ENVERGADA , putz , pensei o que ocorreu para que aquilo tivesse ocorrido se no dia anterior cheguei no plantão andando normal e não saí com o carro .

Daí depois de pensar bem , concluí que ao forçar a direção para saír do lugar , a roda que estava encostada d=na base de concreto não podia girar e forçando o volante , ENVERGOU A BARRA DA DIREÇÃO , uma roda girou e a outra não .

Fui numa rampa e com uma barra de ferro grossa desempenei a barrada direção e voltei pra casa e fui direto para o ROGERIO para que ele trocasse a barra da direção por outra mais grossa ou vestir outro cano por fora para enrigecer a barra para que ela não envergasse de novo e sabe o que ele me respondeu ?????

DEIXA COMO ESTA , NÃO VOU REFORÇAR , POIS SE ELA FOSSE BEM RÍGIDA E NÃO ENVERGASSE , EU TERIA QUEBRADO O MUNHÃO OU A CAIXA DA DIREÇÃO COM O ESFORÇO QUE FIZ NO VOLANTE , de pronto entendí claramente que é bem melhor envergar a barra da direção do que quebrar um munhão , e pensando bem NUNCA HAVIA ENVERGADO ESTA BARRA DA DIREÇÃO POR NENHUM ESFORÇO .


Logo :

Deixei a BARRA DA DIREÇÃO como é ORIGINAL .

SÓ TROQUEI AS PONTEIRAS DA BARRA DA DIREÇÃO QUE VAI DO PITMAN AO MUNHÃO PQ ELAS É QUE ACABAVAM MUITO RÁPIDO POR CAUSA DOS PNEUS GRANDES , E VALE A PENA COLOCAR AS DO TRATOR MASSEY FERGUSSON OU MB 608 BEM PARRUDAS .

guilhermeabreu
15/08/2012, 21:36
Guilherme, já tinha comprado as barras e as ponteiras do 608 para fazer a mudança, mas o seu depoimento me fez repensar, vou manter as ponteiras e barras originais, prefiro ter a barra como fusível a quebrar um munhão.

DAVID LEE


Não faça isto , no meu caso eu TROQUEI APENAS AS PONTEIRAS PELAS DO TRATOR MASSEY FERGUSSON , QUE SÃO MUITO PARECIDAS COM AS DO 608 E MANTIVE A BARRA ORIGINAL .

SE VC NÃO TROCAR AS PONTEIRAS POR OUTRAS DO 608 OU MASSEY FERGUSSON , VC TERÁ PONTERIAS FOLGADAS A CADA 3 MESES , VALE A PENA TROCAR AS PONTEIRAS PELO MENOS AS QUE VÃO DO PITMAN AO MUNHÃO , COMO ESTA NO MEU , AS PONTEIRAS DE RODA A RODA , ESTRAGAM MENOS PQ O ESFORÇO É DIVIDIDO EM DOIS , estou assim a mais de um ano sem trocar nenhuma ponteira e só ocorreu isto depois que troquei as duas ponteiras que mencionei acima .

NÃO DEIXE DE TROCAR AS PONTEIRAS DO PITMAN E DO MUNHÃO PELAS DO 608 QUE VC JÁ TEM E MANTEM A BARRA ORIGINAL QUE SERVE DE FUSÍVEL .