Ver Versão Completa : Direção hidráulica+ar condicionado+carroceria com capota de lona (modelo icon FJ43)
pablorocha
13/07/2012, 23:51
Estamos com um trabalho e tanto pela frente em nossa bandeirante modelo picape curta ano 83, após anos espera por uma direção hidráulica original resolvemos radicalizar de uma vez e instalar na bandeirante ao estilo americano como é explicado em diversos fóruns mundo afora e ricamente "ilustrado" (ao contrário destas bandas onde a adaptação é vista como bizarrice) como em 74 Fj40 - Page 7 (http://www.4btswaps.com/forum/showthread.php?3352-74-Fj40/page7) ,com a caixa de direção tipo "saginaw" que aqui em terras brasilis a que julgamos e que se adequam a este serviço pesado é o da S-10, o ar condicionado tentaremos montar de maneira diferente também, sem a caixa evaporadora aparente e com o compressor e caixa evaporadora de um modelo de carro de passeio, com dois difusores instalados na frente (nas laterais do painel) e com duas saída para a parte de trás, a terceira etapa e a mais crucial ao nosso projeto, estampar no aço a carroceria tipo jipe e iremos utilizar a capota em lona similar aos dos icon FJ 43, http://www.icon4x4.com/sites/icon4x4.com/files/imagecache/Preview/gallery/FJ43_Blue_34_Front_RocksResized_2.jpg .
Como o trabalho deverá ser estender por cerca de 1 ano, ou menos ser entrar mais uns R$$ no projeto estou aqui para ouvir as sugestões e dicas dos toyoteiros e demais forumeiros, as fotos de todo processo prometo ir postando...
interesante esse topico do in8mud, adaptaçoes bem feitas...
eu esvata trabalhando no projeto de uma ar condicionado embutido mas depois de pensar bem resolvi optar por uma caixa evaporadora universal péla facilida de instalaçao e futuro reparo...
a capota de lona é simples aqui na minha regiao tem uma rodando assim deve ter vindo do exercito...
como vai fazer a caroceria?
pablorocha
14/07/2012, 00:58
Eu estou pensando em retirar o teto e a parte de trás onde ficam as vigias e o vidro traseiro que não serão mais utilizadas, em seguida efetuar um corte na lataria da picape logo após o batente (fecho) das portas que serão cortadas,rebaixadas e reaproveitadas em seu local original, a parte de trás da cabine da picape será o "fundo" do jipe. o assoalho será feito em chapa de metal, com uma estrutura que a apoie junto aos calços originais do chassis, e envolvendo como um santo antônio nas laterais, e é onde reside o problema até então, pois terei que fazê-la ainda mais do zero, com os "arcos"da rodas e os para lamas internos como nas caçambas da picapes.
Vai dar trabalho fazer tudo em aço, até me informei das bacias em fibra de vidro mas não me empolguei muito, e assim sairá muito mais barato e o melhor, mais resistente também.
agora eu entendi vc quer transformar uma picape num jipe de lona..
nao é complicado fazer de aço nao e tbm não vai sair caro, chapa 18, o mais complicado sao as curvas traseiras o caixote de rodas tbm é facil...
depois posto umas fotos pra explicar melhor...
vc mesmo vai fazer o serviço?
fiz um projetinho no paint mesmo...
vai ter que cortar a ponta do chassis
o asoalho tem que ser "colado" nas laterais com KPO senao racha
eu faria quadrado mesmo fica mais facil de fazer a capota e da pra usar a quina pra colocar as lanternas
por baixo solda umas travesas pra usar os suportes originais
358856
pablorocha
14/07/2012, 12:35
fiz um projetinho no paint mesmo...
vai ter que cortar a ponta do chassis
o asoalho tem que ser "colado" nas laterais com KPO senao racha
eu faria quadrado mesmo fica mais facil de fazer a capota e da pra usar a quina pra colocar as lanternas
por baixo solda umas travesas pra usar os suportes originais
358856
Não será preciso cortar a ponta do chassis, pois eu a quero mais alongada também no final da carroceria como as FJ trooper's, hoje fui até a "oficina" do meu amigo onde ela está e fiz alguns desenhos na lata onde será feito o corte, só agora ele entendeu o que eu queria fazer.
Aqui encontrei um fundo (bacia) do jipe bernardão,e quase que o consigo no melhor estilo da "bacia das almas"(preço baratinho) seria um passo e tanto no processo mas não sei se ficaria bom, sei que pelas bandas do sertão Pernambucano eles fazem uns jipes com algo similar mas com 4 portas, será que alguém tem fotos deste processo?
Não será preciso cortar a ponta do chassis, pois eu a quero mais alongada também no final da carroceria como as FJ trooper's, hoje fui até a "oficina" do meu amigo onde ela está e fiz alguns desenhos na lata onde será feito o corte, só agora ele entendeu o que eu queria fazer.
Aqui encontrei um fundo (bacia) do jipe bernardão,e quase que o consigo no melhor estilo da "bacia das almas"(preço baratinho) seria um passo e tanto no processo mas não sei se ficaria bom, sei que pelas bandas do sertão Pernambucano eles fazem uns jipes com algo similar mas com 4 portas, será que alguém tem fotos deste processo?
o bernardao é mais estreito.. se for partir pra 4 portas ai o melhor seria ir direto pra fibra..
358873358874358875358876358877
esse vermelho é de fibra, mas acho que ficaria mais interessante e barato trabalhar com chapas de aço dobradas..
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no futuro pretendo fazer uma picape como a da segunda foto mas com a traseira curta como da 3 foto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/54296-cabine-de-fibra-pra-minha-band-longa-construcao-passo-passo.html
tai o topico
hercilio.neto
14/07/2012, 15:27
Logo logo o Dudu vai ter umas 15 bands - rarará
Logo logo o Dudu vai ter umas 15 bands - rarará
que Deus te ouça e o trabalho permita!!!
pablorocha
15/07/2012, 14:53
Acertaste na mosca nas fotos, em fibra acho que dá muito mais trabalho o acerto , a carroceria do bernadão foi descartada definitivamente ,li que o chassis da troper's é igual ao da bandeirante curta, e esta bege de capota é linda !!!
pablorocha
15/07/2012, 14:56
fica show de bola assim curtinha para se fazer trilha, pensei até em colocar uma carroceria de bongo e por a capota antes de partir pra esta empreitada.
Glauco mendes
15/07/2012, 15:44
Estamos com um trabalho e tanto pela frente em nossa bandeirante modelo picape curta ano 83, após anos espera por uma direção hidráulica original resolvemos radicalizar de uma vez e instalar na bandeirante ao estilo americano como é explicado em diversos fóruns mundo afora e ricamente "ilustrado" (ao contrário destas bandas onde a adaptação é vista como bizarrice) como em 74 Fj40 - Page 7 (http://www.4btswaps.com/forum/showthread.php?3352-74-Fj40/page7) ,com a caixa de direção tipo "saginaw" que aqui em terras brasilis a que julgamos e que se adequam a este serviço pesado é o da S-10, o ar condicionado tentaremos montar de maneira diferente também, sem a caixa evaporadora aparente e com o compressor e caixa evaporadora de um modelo de carro de passeio, com dois difusores instalados na frente (nas laterais do painel) e com duas saída para a parte de trás, a terceira etapa e a mais crucial ao nosso projeto, estampar no aço a carroceria tipo jipe e iremos utilizar a capota em lona similar aos dos icon FJ 43, http://www.icon4x4.com/sites/icon4x4.com/files/imagecache/Preview/gallery/FJ43_Blue_34_Front_RocksResized_2.jpg .
Como o trabalho deverá ser estender por cerca de 1 ano, ou menos ser entrar mais uns R$$ no projeto estou aqui para ouvir as sugestões e dicas dos toyoteiros e demais forumeiros, as fotos de todo processo prometo ir postando...
Blz Pablo já que vai radicalizar por ñ instala um orbitrol nela??
Abs...
pablorocha
15/07/2012, 22:03
Esta Toyota Bandeirante já trabalhou duro por 20 anos conosco e agora terá uma promoção merecida em serviço mais leve, a direção hidráulica é a mais recomendada, além é claro de ser mais acessível.
Radical mesmo se eu colocasse uns flutuantes de poliuretano e a torna-se anfíbia, mais aí meu sócio acharia ( ou teria ainda mais certeza ) de que sou louco...
pablorocha
04/10/2012, 21:05
Amigos toyoteiros, apesar de já estar com grande parte das peças compradas ( caixa de direção, bomba e etc) ainda não começei o trabalho pois está difícil deixa-la parada nestes últimos 3 meses (temos uma fazenda), mas aí surgiu uma questão levantada por um amigo...como fica o documento do veículo após a reforma? posso alterar de carroceria aberta para carroceria fechada? e o nº de passageiros? conta 3 ocupantes e pretendo fazê-la para o transporte de 9 a 12 pessoas (ou carga com os bancos retirados) um amigo disse que preciso antes de tudo levá-la ao ciretran e fazer uma vistoria, e de um projeto(!) pois depois da reforma precisa retornar ao ciretran e alterar os docs, isso procede?
pablorocha
03/11/2012, 22:20
378813
Motor, transmissão e eixos sem problemas aparentes, na parte traseira trabalharemos
em cima do vazamento recorrente pelo eixo flutuante (os malditos prisioneiros mesmo
com aperto teimam em ficar vazando óleo)
A direção hidráulica e o ar condicionado serão instalados após os trabalhos de funilaria
na cabine; em etapas: corte da seção após as portas, alongamento e faremos as caixas de rodas e
e toda carroceria do jipe na chapa, as portas também serão cortadas (meia porta).
A carroceria será retirada ainda nesta semana para facilitar os trabalhos no chassis e no
tanque que será colocado na traseira no local do estepe.
Chega de trabalho duro pra ela, o trabalho duro agora será nosso.
pablorocha
03/11/2012, 22:42
A carroceria será retirada ainda nesta semana para facilitar os trabalhos no chassis e no
tanque que será colocado na traseira no local do estepe. Chega de trabalho duro pra ela, o trabalho duro agora será nosso.378819
Quero manter o estilo da frente "anos 80", mas eu queria ter faróis e iluminação melhores, os piscas eu procuro áqueles estilo dos ford cargo (parecidos com os da Bandeirante) com as de posição e as de direção, quem tiver sugestões por favor me ajudem. Faróis de milha são bacanas e úteis mas onde acho aquelas capinhas de proteção para os modelos redondos?
hercilio.neto
03/11/2012, 23:50
O projeto é muito bacana.
Posta fotos da refora.
pablorocha
04/11/2012, 09:52
O projeto é muito bacana.
Posta fotos da refora.
Conforme forem cumpridas as etapas com certeza eu postarei as fotos por aqui, estávamos ainda na esperança de achar uma bacia dos jipes toyota mas as que eachamos estão em estado tão precário que é melhor fazê-las do zero mesmo, e eu não tenho muita confiança nesta de fibra de vidro, não por preconceito, mas por que a manutenção e a própria "transparência" do material não lhe um bom acabamento.
Saudações e até breve.
sulzbach
01/01/2013, 17:43
Muito legal a foto número 3.
Na minha cabine dupla 89 a caçamba foi encurtada (chassi foi cortado logo após o suporte de molas) pelo dono anterior. São alguns centímetros somente, mas se não fosse assim, ela não caberia na vaga de garagem !
A capota possui em suas 3 aberturas (uma traseira e duas laterais) um sistema de abertura tipo "rolô". Muito prático.
387595387594
filhoAWD
22/12/2019, 20:22
Muito legal a foto número 3.
Na minha cabine dupla 89 a caçamba foi encurtada (chassi foi cortado logo após o suporte de molas) pelo dono anterior. São alguns centímetros somente, mas se não fosse assim, ela não caberia na vaga de garagem !
A capota possui em suas 3 aberturas (uma traseira e duas laterais) um sistema de abertura tipo "rolô". Muito prático.
387595387594
Saudações caríssimo sulzbach! Sou um recente proprietário de uma Band pickup CD 84 e gostaria muito de instalar uma capota de lona dessas...sei que o post é antigo mas se o amigo ainda estiver com a "verdona linda", por favor, descreva essa estrutura e como é fixada à caçamba!
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