Ver Versão Completa : Aterramento e problemas relacionados - Defender
BrunoRN-RS
13/07/2012, 12:13
Caros colegas de Defender,
desde que comprei minha Def90 venho lutando contra a luz do alternador que fica cintilando fraquinha qdo desligo os equipamentos elétricos depois de um tempo de uso. Antes pensava que poderia ser o alternador, mas já rodei uns 15k sem que ele se entregasse (até que há uns dias ele foi pro saco mesmo, de uma hora pra outra, simplesmente amanheceu pifado).
O alternador foi recondicionado (enqto não compro o Bosch que equipa a Sprinter), e ele tá gerando em torno de 14v, mesmo com os equipamentos ligados, E COM A BENDITA LUZ CINTILANDO NO PAINEL (tirei esta dúvida hj, qdo passando pela elétrica... vi que tava acendendo e resolvi chegar e medir).
A conclusão que tirei é que a luz não deve estar acendendo por conta do alternador gerando pouco (até porque, se fosse assim, ela deveria permanecer acesa qdo ligo os faróis, por exemplo), mas sim por algum outro problema.
Como andei lendo por aqui que muitos dos problemas elétricos têm a ver com aterramento, me pergunto se este não seria mais um caso deste problema.
Lembro que uma vez, qdo foi trocada a cebolinha da ré e consertado um problema na luz de freio, o carro ficou por um bom tempo sem que a luz aparecesse com ele ligado.
O ponto de aterramento do painel está sem fio nenhum conectado, e os outros ainda não chequei. Sei que tem um sob o capô, no lado do carona, e um outro da bateria, mas não sei exatamente onde conecta à estrutura do veículo.
Enfim, como sempre, muitas dúvidas... Alguém já teve um problema parecido?
Se alguém puder ajudar, agradeço desde já!
Uma abraço,
Bruno
Todos os meus LRs apresentavam e apresentam este sintoma!
Luz beeemmmm, mas bem, fraquinha. Visivel apenas no total breu da noite.
Normal... Problema é quando está realmente acesa.
Isso se deve ao fato do retificador de voltagem do alternador; um pouco de ruído ou variação entre seus diodos. Nada é 100% perfeito.
Faça todos os testes de alternador deste PDF:
http://assets.fluke.com/appnotes/automotive/beatbook.pdf
Se estiver tudo ok, relax.
Abraços
Clemente
Caros colegas de Defender,
desde que comprei minha Def90 venho lutando contra a luz do alternador que fica cintilando fraquinha qdo desligo os equipamentos elétricos depois de um tempo de uso. Antes pensava que poderia ser o alternador, mas já rodei uns 15k sem que ele se entregasse (até que há uns dias ele foi pro saco mesmo, de uma hora pra outra, simplesmente amanheceu pifado).
O alternador foi recondicionado (enqto não compro o Bosch que equipa a Sprinter), e ele tá gerando em torno de 14v, mesmo com os equipamentos ligados, E COM A BENDITA LUZ CINTILANDO NO PAINEL (tirei esta dúvida hj, qdo passando pela elétrica... vi que tava acendendo e resolvi chegar e medir).
A conclusão que tirei é que a luz não deve estar acendendo por conta do alternador gerando pouco (até porque, se fosse assim, ela deveria permanecer acesa qdo ligo os faróis, por exemplo), mas sim por algum outro problema.
Como andei lendo por aqui que muitos dos problemas elétricos têm a ver com aterramento, me pergunto se este não seria mais um caso deste problema.
Lembro que uma vez, qdo foi trocada a cebolinha da ré e consertado um problema na luz de freio, o carro ficou por um bom tempo sem que a luz aparecesse com ele ligado.
O ponto de aterramento do painel está sem fio nenhum conectado, e os outros ainda não chequei. Sei que tem um sob o capô, no lado do carona, e um outro da bateria, mas não sei exatamente onde conecta à estrutura do veículo.
Enfim, como sempre, muitas dúvidas... Alguém já teve um problema parecido?
Se alguém puder ajudar, agradeço desde já!
Uma abraço,
Bruno
rafaelfernandez
13/07/2012, 17:13
A minha também tinha esse sintoma, resolvi após reforçar o aterramento e trocar o alternador original pelo Bosch da Ranger 2.5. Infelizmente fiz o 2 serviços de uma tacada só e não posso afirmar qual deles que realmente resolveu o problema.
[]´s
Rafael
Meu alternador Lucas a127 veio com esse probleminha. Testei e constei que era placa de diodos que tinha um dos 3 ruim. Comprei um AMEC-COMPEL, instalei ele e ficou bom por quase 1000km. Do nada um dia deu uma oscilada na luz e no outro dia já liguei a viatura com ela acesa. Esta carregando numa boa, não mudou em nada a carga! No dia que chegou já coloquei um voltimetro para medir constantemente!
Falei com quem me vendeu a placa de diodos e me mandou enviar ela para análise! Hoje retiro ela e coloco a antiga (com mesmo defeito mas carrega também!!!) vou perder o frete com certeza, e provavelmente a peça nova vai ser mesma coisa.
Comprei um alternador bosh 0 124 255 021 75a que equipa linha ford (courie, fiesta, ka) ele chegou aqui com a carcaça quebrada. provavelmente no correio! A embalagem também não estava lá essas coisas, então a empresa se prontificou a trocar o mesmo!
Vou acertar os 2 e ver qual vai agir melhor, eu acho que o bosh(outro fica backup).... mas vamos ver, já que essa luz espiã é amiga de varias Defenders.....kkkkk
BrunoRN-RS
16/07/2012, 19:34
Caros lucar, Rafael e Clemente,
obrigado pelas dicas/depoimentos, pois mesmo qu o problema não tenha sido solucionado, é bom ver qdo a gente não está sozinho qdo aparece um problema destes...
Clemente,
vou aproveitar que o alternador foi consertado e ainda tá na garnaia e vou até a loja para fazer todos os testes do alternador (não cheguei a ler em detalhe, mas creio que para os testes do alternador não é necessário nenhum daqueles medidores digitais, certo?)... gostaria tb de fazer os testes do aterramento, pois pelos sintomas de que fala o pdf, qquer coisa pode acontecer como consequencia de um aterramento deficiente...
Rafael,
tb estou em vias de trocar o meu alternaor, e o da ranger, bm como o da sprinter, estão entre os mais cotados... mas vou tentar fazer a melhoria do aterramento antes de trocar, e poderei dar mais uma contribuiçao para esta verdadeira "ciência amadora" que a gente faz por aqui...
E lucar,
bem, se aquela luzinha xereta aparece nas viaturas destes caras como Clemente e Rafael, que stão nessa há tanto tempo, não é de se desesperar por apareer tb nas nosas.. vai ver até é um sinal de bom pedigree...rs
Um abraço a todos, obrigado pela ajuda, e até o di que eu tiver algum relato novo sobre este assunto!
Bruno
rafaelfernandez
16/07/2012, 23:58
Rafael,
tb estou em vias de trocar o meu alternaor, e o da ranger, bm como o da sprinter, estão entre os mais cotados... mas vou tentar fazer a melhoria do aterramento antes de trocar, e poderei dar mais uma contribuiçao para esta verdadeira "ciência amadora" que a gente faz por aqui...
Bruno,
Lembre-se que somente o alternador das Sprinter mais antigas(equipadas com o Maxion 2.5HSD) é que servem no Defender.
Quanto ao aterramento, não esqueça de relatar aqui os resultados, pois no meu caso, atirei num coelho e acabei acertado em dois. Pois estava tentando resolver um problema no alternador e acabei por eliminar 2 "características" das Defender com alternadores originais: a luz espia acendendo fraquinha, especialmente após um uso mais intenso e o fato da mesma luz não apagar imediatamente ao se ligar a viatura, vindo a se apagar após uma acelerada.
E lucar,
bem, se aquela luzinha xereta aparece nas viaturas destes caras como Clemente e Rafael, que stão nessa há tanto tempo, não é de se desesperar por apareer tb nas nosas.. vai ver até é um sinal de bom pedigree...rs
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir:
[]´s
Rafael
Ola amigos, estou passando por um problema com minha viatura na parte elétrica. O painel de instrumentos parava de marcar repentinamente e depois voltava a marcar por ele mesmo. Ocorre que esta semana ele parou de marcar e nao voltou mais. Juntamente com este problema a chave de seta parou de funcionar. O pisca alerta funciona, mas a chave de seta so funciona a buzina e para transformar a luz, mas não pisca. Outra coisa, a luz do farol fica oscilando. Será que tenho uma problema só, com a mesma origem, ou vários? Preciso de socorro.
Weliton
Denilsom
04/08/2014, 14:39
Tambem estou com um defeito no painel do meu Defender somente quando liga os farois ai altera o marcador de combustivel e temperatura um pouco, o que será ?
aflauzino
13/08/2014, 19:20
Amigos, aqui eu tinha os seguintes sintomas: luz do alternador piscava fraquinha mesmo apos andando, aleatoriamente. Os farois oscilavam e os ponteiros de temperatura e combustivel paravam de marcar e voltavam. Resolvi trocando o regulador de voltagem do alternador. Não tenho o modelo aqui mas é só ir la no alternador e ler no proprio, são dois parafusos pra trocar, fiz em 5 minutos e se me lembro bem nao chegou a 30,00 o regulador.
rodrigoboscardin
28/04/2015, 23:21
Tambem estou com um defeito no painel do meu Defender somente quando liga os farois ai altera o marcador de combustivel e temperatura um pouco, o que será ?
Denilson, boa noite!
Como arrumou o problema do marcador de combustivel oscilar e temperatura subir um pouco?
Abraços
Rodrigo
Denilsom
29/04/2015, 08:26
Bom dia não mexi, deixei do jeito que esta sei que quando ligo os farois ai aumenta um pouco a temperatura e abastece um tanque um pouco tambem .kkk. mas a temperatura pretendo colocar um marcador de mercurio eu ja uso na minha rural com o mesmo motor e funciona melhor mais confiavel. abraço.
Denilson, boa noite!
Como arrumou o problema do marcador de combustivel oscilar e temperatura subir um pouco?
Abraços
Rodrigo
rodrigoboscardin
29/04/2015, 13:19
Obrigado pela resposta!
Puts, eu pretendo manter o relogio original... vou continuar na tentativa....
Abraço