PDA

Ver Versão Completa : CUIDADO! Amigos sua bola de engate pode MATAR!!!



edwint
13/07/2012, 12:02
Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.

Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.

Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???


358692


No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.

O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.

R1C4rdo
13/07/2012, 13:30
Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.

Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.

Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???


358692


No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.

O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.

Caraaaaaca!!!
Vou acabar tirarndo o engate todo...nem uso aquilo.
Bom saber e parabéns pela divulgação da informação.
Abraço

paulosergio
13/07/2012, 14:13
Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.

Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.

Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???


358692


No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.

O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.


Jamais imaginei tamanho estrago!!!!!

Kim
13/07/2012, 22:52
Pois é!

Tenham também muito cuidado com cintas e cabos de aço, sempre abram o capô, quando usar o guincho dianteiro, para proteção do parabrisas e motorista.

Tem o relato e vídeo de um amigo engeseiro, que o gancho da cinta entrou pela tampa traseira de seu engesa.

JCJ
14/07/2012, 07:37
Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.

Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.

Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???


358692


No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.

O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.



Infelizmente o que mais se vê por aí é o uso inadequado do acessório, o pessoal usando aquela bola de engate como bola de resgate e dando tranco com a cinta !

Além de ser muito perigoso como relatado aqui, detona e trinca o chassi !

()'s

mairo
14/07/2012, 10:32
tudo é perigoso, não só a bolota!!!!! na nossa trilha aqui da cidade, rebentou o cabo de aço do trator e arregaçou a frente de uma F75, por muita sorte o radiador escapou!

IMPORTANTE: uma solução emergencial mas que funciona, é colocar um peso sobre o cabo, caso ele rebente não vai saltar em nada! por exemplo pode-se colocar um galho de arvore meio pesadinho, ou até uma corda mais grossa, que seja pesada, qualquer contra peso que coloque no cabo, caso rebente, não salta longe, amortece!!!

edwint
14/07/2012, 11:13
tudo é perigoso, não só a bolota!!!!! na nossa trilha aqui da cidade, rebentou o cabo de aço do trator e arregaçou a frente de uma F75, por muita sorte o radiador escapou!

IMPORTANTE: uma solução emergencial mas que funciona, é colocar um peso sobre o cabo, caso ele rebente não vai saltar em nada! por exemplo pode-se colocar um galho de arvore meio pesadinho, ou até uma corda mais grossa, que seja pesada, qualquer contra peso que coloque no cabo, caso rebente, não salta longe, amortece!!!


O que acontece é que NOIS JEPEIROS, somo uma cambada de GAMBIARREIROS, na ultima trilha, fui puchar um colega que estava atolado e imagina... a cinta arrebentou e eu levei uma cintada na cara, fiquei meio abobado por alguns minutos... fiquei imaginando se o gancho tivesse vindo junto... mas aprendi a lição... pelo menos comigo se nao tiver um equipamento descente e com segurança, eu nao devo arriscar mais...

jipeirodesdepequeno
15/07/2012, 19:04
nossa.. achei que isso só tivesse acontecido comigo!!
uma vez estava com meu willys cj5 e fui puxar uma cherokee atolada, tinha essas bola de engate naquele arado do jeep, uma hora dei um tranco que alisou a polca do engate e a bolota voou pra frente da cherokee, quebrou o farolete, atravessou grade dianteira e ainda furou o condensador do cara!!! :parede::parede::parede:

zenzen 4x4
16/07/2012, 10:14
Tòpico da Hora!
Presenciei um acidente destes, bem na minha frente.Estávamos começando a trilha,eu com meu CJB 54, e meu Filho com a F 75-68, estávamos aguardando o pessoal da frente passar um atoleiro,e meu amigo que estava na minha frente, entrou no atoleiro e ficou.
O Jipe que estava à sua frente foi puxar, engatou um cabo de aço, deu um tranco,a bola quebrou,e passou o parabrisa, acertou em cheio a cabeça, eu Vi,entrou na testa do lado E, e limpou tudo até sair na parte de trás da cabeça.Imaginem o resultado disso;Deixou duas meninas Orfãs.Foi Horrível.

MARCELOLUCHESI
16/07/2012, 10:31
PQP!! Eu imagino o cara da frente como deve ter ficado o que deu o pegão!?!?
Aconteceu isso com um amigo tambem. Estava os 2 irmãos dentro do jeep, a sorte, muita sorte que a Bola quebrou o parabrisa do jeep MAS passou no meio dos dois e (dos dois bancos) e parou na sanefra traseira do jeep,

Vinicius Hauagge
16/07/2012, 11:16
Na minha cidade, um jipeiro foi atingido na nuca pela bola do engate... Sofreu graves lesões e não faleceu por pouco...

Willian Del Piero Rocha
16/07/2012, 12:01
Certo que só deveriamos usar a bola do reboque,para rebocar outro veiculo em deslocamentos com o towbar(em caso de quebras,falta de combustivel,etc),mas uma ideia,nunca fiz nem sei se é possivel,apenas uma ideia:quando for para trilha,retirar a bola e guardar na viatura,e no lugar dela usar uma manilha(anilha),desde que a base esteja bem fixada ao jeep acho que é muito mais seguro.

higatetsuo
16/07/2012, 13:08
Caramba! Pensava que era exagero...

guilhermeabreu
16/07/2012, 19:40
VEJO TODOS OS RELATOS QUE A BOLA MATOU POR TER QUEBRADO QDO FAZEM USO INDEVIDO DA MESMA .

A BOLA FOI FETIA PARA SER USADA PARA PUXAR REBOQUE .

EU USO A BOLA POR +- 30 ANOS E NUCA VÍ A POSSIBILIDADE DE ACIDENTE , POS MEU JIPE TEM A BOLA PARA EU PUXAR MEU BARCO E REBOCAR OUTRO CARO QUALQUER E TENHO DOIS PONTOS DE ANCORAGEM PARA RETIRAR OUTRO CARRO DE ATOLEIRO PODENDO SER USADO DANDO TRANCOS QUE ELE NÃO VAI QUEBRAR E SEMPRE COMENTO E RECOMENDO DE USAREM ALGUMA COISA NO MEIO DO CABO , E RETIRAR TODAS AS PESSOAS EM VOLTA PARA CASO EM QUE ELE ARREBENTE , NÃO MACHUCAR NINGUEM , ISTO É FUNDAMENTAL .

NUNCA ESQUEÇAM DISTO .

Sinto muito pelas perdas ocorridas , MAS PODEMOS EVITAR AS PRÓXIMAS , PARA QUE NÃO TENHAMOS MAIS NOTÍCIAS DE VÍTIMAS FATAIS , " POR MAL USO DA BOLA DO ENGATE " .

A BOLA DO ENGATE NÃO MATA NINGUEM SE FIZER O USO PROPOSTO PELA MESMA E " NUNCA A USE PARA RETIRAR CARROS ATOLADOS "

ABRAÇO PESAROSO E TRISTE .

edwint
16/07/2012, 20:07
VEJO TODOS OS RELATOS QUE A BOLA MATOU POR TER QUEBRADO QDO FAZEM USO INDEVIDO DA MESMA .

A BOLA FOI FETIA PARA SER USADA PARA PUXAR REBOQUE .

EU USO A BOLA POR +- 30 ANOS E NUCA VÍ A POSSIBILIDADE DE ACIDENTE , POS MEU JIPE TEM A BOLA PARA EU PUXAR MEU BARCO E REBOCAR OUTRO CARO QUALQUER E TENHO DOIS PONTOS DE ANCORAGEM PARA RETIRAR OUTRO CARRO DE ATOLEIRO PODENDO SER USADO DANDO TRANCOS QUE ELE NÃO VAI QUEBRAR E SEMPRE COMENTO E RECOMENDO DE USAREM ALGUMA COISA NO MEIO DO CABO , E RETIRAR TODAS AS PESSOAS EM VOLTA PARA CASO EM QUE ELE ARREBENTE , NÃO MACHUCAR NINGUEM , ISTO É FUNDAMENTAL .


A BOLA DO ENGATE NÃO MATA NINGUEM SE FIZER O USO PROPOSTO PELA MESMA E " NUNCA A USE PARA RETIRAR CARROS ATOLADOS "



Como vc disse, bola doi feita p/ puchar e nao para dar trancos, só que ninguem usa somente p/ rebocar...esse é p maior problema, na hora H, acabam a usando. Dae os acidentes.

canzilao
16/07/2012, 23:01
Em um topico aqui do forum mostra uma Toy curta amarela rebocando uma Scania e que se percebe esta carregada pois os pneus ficam cantando no asfalto, e o cinegrafista vem proximo ao cabo pra registrar a cena, quando vi aquilo me deu até dor na espinha, o cabo esticado e sem nenhum tipo de peso pra ajudar caso o mesmo se rompesse, e esse peso pode ser um pneu velho ou mesmo uma roda de estepe, basta ter paciencia e cabeça pra pensar em algo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/50295-frases-toyota-9.html
Aqui está o video da Toy reboncando a carreta.

mali9ski
18/07/2012, 09:59
Em um topico aqui do forum mostra uma Toy curta amarela rebocando uma Scania e que se percebe esta carregada pois os pneus ficam cantando no asfalto, e o cinegrafista vem proximo ao cabo pra registrar a cena, quando vi aquilo me deu até dor na espinha, o cabo esticado e sem nenhum tipo de peso pra ajudar caso o mesmo se rompesse, e esse peso pode ser um pneu velho ou mesmo uma roda de estepe, basta ter paciencia e cabeça pra pensar em algo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/50295-frases-toyota-9.html
Aqui está o video da Toy reboncando a carreta.

Aconteceu comigo uma vez fui puchar um troller e a minha bolota arrebentou e tava cheio de gente em volta ainda bem que o cabo era curto e a bolota acertou no farol do troller......agora eu sempre passo a cinta por um tubo do lado e fixo ela na chpa que segura a bolota não na mesma......

jipeirodesdepequeno
18/07/2012, 14:04
Como vc disse, bola doi feita p/ puchar e nao para dar trancos, só que ninguem usa somente p/ rebocar...esse é p maior problema, na hora H, acabam a usando. Dae os acidentes.

poisé.. na hora do aperto pessoal nem pensa muito, é que nem o cabo do guinhco, não foi feito pra ser puxado e sim puxar mas o que mais se vê nas trilhas é pessoal dando tranco no cabo do guincho pra tirar o outro veiculo
[]'s

Paulo_CW
19/07/2012, 09:09
Acho um absurdo o uso de capos de aço para trancos de desatolagem (apesar de ja ter feito isso)...assim como o uso das cintas que vem com gancho....
Mas... essa da bola de engate, fiquei de fato surpreso, pois pensava que a resistência a ruptura era superior as manilhas.. nesses casos relatados onde foi a ruptura, no pescoço da rosca???? e os "ganchos G".... tbm são fracos assim....

edwint
19/07/2012, 11:21
Acho um absurdo o uso de capos de aço para trancos de desatolagem (apesar de ja ter feito isso)...assim como o uso das cintas que vem com gancho....
Mas... essa da bola de engate, fiquei de fato surpreso, pois pensava que a resistência a ruptura era superior as manilhas.. nesses casos relatados onde foi a ruptura, no pescoço da rosca???? e os "ganchos G".... tbm são fracos assim....


A ruptura acontecem sempre na parte inferior, onde vai a rosca, pelo que vi.

Tenho uma bola destas que foi comprada a bastante tempo, e tem essa parte com diametro de 7/8" essa acredito que aguente o tranco, mas minha dificuldade é abrir o furo do engate.

Gancho G é outra conversa, ate mesmo aprovado e usado pelo exercito, marinha...

Paulo_CW
19/07/2012, 11:25
Gancho G é outra conversa, ate mesmo aprovado e usado pelo exercito, marinha...

Me referi a estes ganchos.... afinal tbm usam a bola de engate...
http://2.bp.blogspot.com/-han4gglY3Ho/TxQ4rgiuh9I/AAAAAAAABSQ/9Tod9qJwM2o/s1600/1313843213_1%255B1%255D.jpg

edwint
19/07/2012, 11:42
[QUOTE=Paulo_CW;1740459]Me referi a estes ganchos.... afinal tbm usam a bola de engate...
http://2.bp.blogspot.com/-han4gglY3Ho/TxQ4rgiuh9I/AAAAAAAABSQ/9Tod9qJwM2o/s1600/1313843213_1%255B1%255D.jpg


Paulo

Não conheco esse gancho mas me parece que a parte superior encaixa e apoia a bola,se for assim, somente havera a tensão de cisalhamento e a de alavanca ficaria anulado.

Gostaria tambem de houvir opinioes de outras pessoas referente a este gancho.

Na minha band use este...

359696

Glaicon
20/07/2012, 07:02
Me referi a estes ganchos.... afinal tbm usam a bola de engate...
http://2.bp.blogspot.com/-han4gglY3Ho/TxQ4rgiuh9I/AAAAAAAABSQ/9Tod9qJwM2o/s1600/1313843213_1%255B1%255D.jpg
Pelo princípio da conversa o perigo será o mesmo.
Não quero crer que o material usado na produção da bola será de melhor qualidade, pelo fato de ser usado pelas forças armadas.:pensativo:

beetle
20/07/2012, 07:13
Pelo princípio da conversa o perigo será o mesmo.
Não quero crer que o material usado na produção da bola será de melhor qualidade, pelo fato de ser usado pelas forças armadas.:pensativo:

Tbm acho, porém vejo q neste gancho a bola é rosqueada diretamente na estrutura de aço e não por porca.

Um erro muito comum é instalar a bola no reboque sem dar torque a porca de fixação isso faz aumentar a fadiga no pescoço da rosca durante a tração.

edwint
20/07/2012, 12:40
Pelo princípio da conversa o perigo será o mesmo.
Não quero crer que o material usado na produção da bola será de melhor qualidade, pelo fato de ser usado pelas forças armadas.:pensativo:


Nao pelo material mas pelo modelo veja minho foto acima, o gancho é praticamente forjado em peça unica, movel somente a parte superior que praticamente nao sofre esforço.

papa
20/07/2012, 14:16
Pois é o nome ja diz bola de reboque, para desatolar ou puxar tem os ganchos do carro ou pontos na suspensão ou chassie o recomendado é usar cintas proprias em vez de cabo de aço que são mais dificeis de manobrar e perigosos no coice

Paulo_CW
20/07/2012, 14:39
Obviamente, a maioria do pessoal que faz trilhas sabe os riscos que envolve a "desatolagem" mas nem sempre se segue os procedimentos de segurança....

Mas... voltando a "bola", sinceramente eu achava que ela aguentava melhor o tranco que as proprias manilhas.... mas uma coisa eh certa, depois de ler este tópico comecei a reparar a bola dos outros....putzzzzz........ e percebi q que não existe padrão nelas, pois já vi varios modelos.... umas mais pescoçudas outras menos, bola q fica meio solta etc....

Com isso, penso..... será q tbm não é cagada da qualidade delas??? de não dar torque na porca de fixação........... e este gancho G bola??? sera q é mais seguro???? pelo menos é fabricado pela Ensimec.....

papa
20/07/2012, 15:39
Ganchos originais das Pickups são para isto e na pior das hipotese rompe e não são arremessados.

jaime_sandim
20/07/2012, 15:53
realmente é perigoso isso.
nunca fiz porque meu jeep antigo não tinha reboque mais achava que era seguro fazer isso de puxar pela bola do engate

agora que to com outro jeep que veio com esse engate penso que a alternativa seja usar a manilha no lugar da bola
como esse da foto..
359906

oque acham é seguro ou tambem pode causar acidentes?

abraços

Desnickadu
20/07/2012, 18:19
Qualquer que seja o ponto de ancoragem, se for feito um uso indevido vai haver consequencias.

As manilhas, argolas e pontos de ancoragem foram projetados para serem fortes e aguentar o tranco da desatolagem de X toneladas. Foram feitos pra isso por isso aguentam esse serviço.

As bolas de engate foram feitas para rebocar, por isso TAMBÉM aguentam fazer o serviço de desatolagem. Ou vcs acham que a bola de engate ORIGINAL de uma RAM 2500 por exemplo [que reboca mais de 5T] não vai aguentar tirar um CJ da lama [por exemplo]?

O problema é que a maioria dos engates vendidos no mercado são meramente enfeites ou feitos para pequenas cargas, na maioria das vezes não ultrapassam 1T... Dai é claro que ele vai se arrebentar quando vc for puxar algo mais pesado.
A propria carretinha quando presa na bola dá trancos para traz e para frente durando o percurso [vc acelera, desacelera, freia, vira...], então ela precisa necessariamente ser forte para aguentar isso.

Engates de 600 reais NUNCA serão uma alternativa à um ponto de ancoragem.


Só pra constar, a imagem que abre o topico ta cm qualidade bem ruim, mas me parece que a parte onde a bola quebrou já esta oxidada [enferrujada]. Então quer dizer que ela já estava ruim e a força que foi feita por ultimo só terminou de estourar. :???:

edwint
21/07/2012, 10:32
Oque eu uso...


manulha de 9ton sling jeep willys e gancho G forjado p/ band.

edwint
21/07/2012, 10:56
Minha intenção ao abrir o topico, foi que as pessoas fiquem cientes do risco, e ao saberem oque pode acontecer, que façam de uma forma menos arriscada possivel. Sei tambem que existem Boas bolas de engate com qualidade, mas como saber qual a boa e qual a ruim? ou tambem qual esta oxidada ou nao?

Eu particularmente nao as uso ja a tempo, mas quase fui vitima de um destas "bolas desgarradas" de terceiros e afirmo que a situação da foto no inicio do tópico pode ser real e altentica.

Desnickadu
21/07/2012, 12:52
Minha intenção ao abrir o topico, foi que as pessoas fiquem cientes do risco, e ao saberem oque pode acontecer, que façam de uma forma menos arriscada possivel. Sei tambem que existem Boas bolas de engate com qualidade, mas como saber qual a boa e qual a ruim? ou tambem qual esta oxidada ou nao?

Eu particularmente nao as uso ja a tempo, mas quase fui vitima de um destas "bolas desgarradas" de terceiros e afirmo que a situação da foto no inicio do tópico pode ser real e altentica.

Pela plaqueta que [deveria] está fixada ao lado do engate. Lá diz o peso que ele aguenta.

E realmente, não da pra saber se ela 'esta boa' ou não, então o melhor é não arriscar :)

guilhermeabreu
21/07/2012, 18:34
AMIGOS

Estamos no Brasil , aqui na minha cidade tem uma fábrica de reboques , os reboques dele sai com a plaqueta com as especificações , ele fabricava carretas no fundo de quintal e depois legalizou , vcs acham que ele tem ENGENHEIRO para fazer os cálculos extruturais das carretas e ganchos ???? NÃO NÃO TEM como a lei manda terENGENHEIRO , ele tem um que acina , mas não existe cálculo algum , COMO QUASE NUNCA QUEBRA , VAMOS QUE VAMOS , ACREDITO QUE A MAIORIA DAS FÁBRICAS SÃO ASSIM , LOGO :

NÃO PODEMOS CONFIAR NESTES PRODUTOS .

E A BOLA JÁ ESTA EXAUSTIVAMENTE FALADO AQUI SOBRE A QUEBRA QDO USA PARA DESTOLAR DANDO SACÕES , O QUE DEVE FICAR BEM CLARO NESTE TÓPICO É DEVEMOS DIVULGAR E SE ESTIVERMOS NA SITUAÇÃO DE DESTOLAGEM , " NÃO DEIXARMOS OS OUTROS FAZEREM MAL USO DA BOLA DO ENGATE " , PARA QUE NÃO TENHAMOS MAIS NOTÍCIAS DE TRAGÉDIAS AQUI NESTE FORUM .

ABRAÇO A TODOS E BOM FIM DE SEMANA .

lucciano amaral
23/07/2012, 08:48
Edwin, parabens pelo topico

canzilao
23/07/2012, 09:58
Edwin, parabens pelo topico

2X:curtir:

Waldir Carlos
24/07/2012, 11:07
Um oportuno e importante alerta [tópico]!


PessoALL, me somo aos que escreveram: essa "bola" NÃO foi projetada para retirar jipes dos enroscos! No meu caso, NUNCA usei para tal fim. Quando instalei parachoques customizados no meu Pajerin [trilha!], tratei, IMEDIATAMENTE, de substituir a tal "bola". E, não foi apenas porque o modelo - do engate - prejudicava o ângulo de saída!


https://lh5.googleusercontent.com/-PVXhQMBI8HU/T4q1U3EjZpI/AAAAAAAACEE/lDAo_qsHpnI/s720/Kit%20FW%20and%20Warn%20121.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-RhzjNAQqK34/T4qzt9A0ReI/AAAAAAAACDk/ouNjdfG8Lg0/s720/DSCN2264.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-bKAG7YTaRqc/T4qzrk6_SqI/AAAAAAAACDU/qsZOMMsf7Eo/s720/DSCN2272.JPG



Esse modelo abaixo, cu$ta caro, mas é muito bem "engenheirado":

https://lh6.googleusercontent.com/-yjQpg4WeWH4/T4d8wCdCvII/AAAAAAAAB8g/et-dIPaz8B8/s720/DSCN2330.JPG



Outra - boa - opção [leiam que está gravado "não exceder a capacidade do engate":

https://lh3.googleusercontent.com/-aJumCrB8dlg/T4dHe4Q0Q3I/AAAAAAAAB48/AAAG6v02Oow/s600/R8610_Rampage-recovery-hitch-L__68374_zoom.gif



Com relação aos guinchos, equipados com cabo-de-aço, outro risco! Precisam ser operados, com os cuidados devidos. O Kim alertou. Capô levantado e, também, colocar uma "manta" [pode ser o tapete do carro] no CA. No meu caso, a troca pelo cabo sintético - Kevlar -, não deu-se apenas para "aliviar peso".


https://lh5.googleusercontent.com/-1Lz_cce98dk/T4duQ6myx6I/AAAAAAAAB8M/ywJr-z4CiNk/s720/BF%20MUD-TERRAIN%20019.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-vTlHWE_TXeY/T4ds5cc0mKI/AAAAAAAAB7c/xBxVeASfXpA/s720/DSCN2225a.jpg





Um abraço, e que Deus proteja os "desinformados" e afoitos. Se tiverem de errar, façam pelo EXCESSO!


[]s

georgevalle
14/08/2012, 08:31
Tambem ja presenciei o lançamento de uma bolas destas e era nova estava em um jeep recém reformado era em um campo com um atoleiro felizmente não acertou em nada mas entrou na grama uns 30 cm, assim como no mesmo atoleiro tivemos um acidente com um cabo também por muita sorte o camarada teve apenas arranhões, no caso dos cabos de aço acredito que o maior problema é a utilização de cabos errados pois na rural tinha um guincho mecânico que estourei o cabo 3 vezes e em nenhuma das vezes o cabo recocheteou mas todas as vezes eram cabos comprados da ekron pois eles tem uma espécie de corda de nylon no interior do cabo e quando o aço estoura o nylon segura até romper também oque acontece praticamente junto mas o pelo menos segura o cabo é por isso que considero a utilização do guincho impressindivel no desatolamento pois minimiza os riscos e quando não houver outra possibilidade utilizar as cintas e também com peso para evitar acidentes em caso de ruptura.

JCJ
14/08/2012, 09:45
O miolo do cabo pode ser de aço ou de fibra (natural ou sintética).

Cabos com alma de aço, possuem maior resistência, porém menor flexibilidade.
Cabos com alma de fibra sintética (nylon, poliéster, etc..) ou natural (algodão), possuem menor resistência, porém maior flexibilidade.

A função da fibra é unicamente gerar menos abrasão e maior flexibilidade ao cabo !

[]´s
JCJ

portuga4x4
15/08/2012, 22:24
LandMania Clube de Portugal • Ver Tópico - Dicas e Técnicas TT - Cintas de desatascar (http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=61&t=23234)
Um video que explica bem como usar as cintas de resgate

thiago-nit
17/08/2012, 17:31
Muito bom o tópico!!:concordo:

Quando comprei meu Jeep há 4 meses, veio somente com o suporte de reboque. Não veio o gancho.
Já estava quase comprando o guancho quando li este tópico. Já desisti.:dance:

Vou procurar um somente com o furo e colocar uma anilha de reboque e tomar mais atenção nas cargas aplicadas.

Nas cintas que comprei, acho que acertei. Comprei sem os ganchos!:D

As bolas sofrem cisalhamento no momento da ruptura!

Acho que o ideal, em todos os reboques de resgate, seria que fossem fabricados com 2 pontos de ancoragem, 1 do lado direito e outro do lado esquerdo, pois assim a carga seria dividida.

guilhermeabreu
17/08/2012, 18:49
Muito bom o tópico!!:concordo:

Quando comprei meu Jeep há 4 meses, veio somente com o suporte de reboque. Não veio o gancho.
Já estava quase comprando o guancho quando li este tópico. Já desisti.:dance:

Vou procurar um somente com o furo e colocar uma anilha de reboque e tomar mais atenção nas cargas aplicadas.

Nas cintas que comprei, acho que acertei. Comprei sem os ganchos!:D

As bolas sofrem cisalhamento no momento da ruptura!

Acho que o ideal, em todos os reboques de resgate, seria que fossem fabricados com 2 pontos de ancoragem, 1 do lado direito e outro do lado esquerdo, pois assim a carga seria dividida.

THIAGO-NIT


Pois é amigo , meu ENGESA tem a bola para puxar o reboque do barco e tem de um lado fixado no parachoque na fixação da longarina um gancho PARRUDO e do outro lado uma argola PARRUDA , assim posso desatolar com estes pontos de fixação e puxar meu barco com a bola , NUNCA TIVE PROBLEMA .

Camilo JR
15/10/2012, 08:24
Uma vez estava puxando um defender 90 com meu troller. Fizemos o erro de colocar a cinta no troller na bola de engate, contudo nao foi ai que a porca torceu o rabo... na defender, engatamos a cinta no gancho que estava soldado e parafusado no parachoque dianteiro... ( uns chama de unha de gato ) ... na puxada o gancho soltou do parachoque e voou contra meu parachoque traseiro, fazendo um pequeno rombo... se pegasse em alguem, quebraria a perna sem duvida alguma...

ORIONE
29/10/2012, 20:24
Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

Vide foto anexo.

Abraços

377899

uvantuil
29/10/2012, 22:06
a troca do bola pelo ponto de aconragem que possa usar uma anilha, eu sempre vi com melhores olhos... o bola escorrega... a cinta pode dar um problema mais facil... assim como equipamento mal dimensionado e mal operado.

RevS
30/10/2012, 03:12
Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

Vide foto anexo.

Abraços

377899

Nao tem muito a haver com o topico mas certa vez um Jipeiro mais experiente me disse corra de tentar desatolar ou puxar caminhões com qualquer que seja o jipe ele tem um engesa muito bem equipado.... alegando que so trazem problemas para o jipe devido ao peso... quanto ao seu modo acredito que desta maneira vc arranjou 2 pontos de força geralmente essas barras sao parafusadas em 2 pontos o engate em si nao sofreu tanta força....

edwint
30/10/2012, 07:32
Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

Vide foto anexo.

Abraços

377899

Boa ideia, acredito que desta forma, nao averia a estilingada da cinta...

ORIONE
30/10/2012, 13:32
Pois é, simples e funcional hehehe.

Qto ao caminhão, a chuva ja havia parado e ñ estava ATOLADO, . Esticando a cinta e puxando de inicio ñ saiu. Voltei o carro uns 10cm e acelerei denovo. Senti q tava saindo devagarinho até q saiu. Ñ precisei dar um TRANCO.
Após isso em outra subida mais acima ele ñ subiu sozinho, patinou. Deu ré até o plano passamos a cinta novamente e comigo dando uma maozinha subiu. O motorista ficou :shock: kkk.

Abs.

Abs.

Desnickadu
30/10/2012, 18:39
com quatro pés de 32" é de se ficar abismado mesmo hehehehe

sandro-natal
20/11/2012, 12:57
Considero este tópico um dos mais importantes do forum, pois o uso inadequado da bola de reboque para puxar dando tranco ainda é muito comum, e as consequências podem ser terríveis!

thejpedros
20/11/2012, 21:54
Bem este tópico é mais um exemplo de que devemos respeitar os acessórios e suas devidas funções e não ficar de gambiarras dando o jeitinho Brasileiro, quer rebocar, use a bola de engate apenas para isso, quer dar tranco, use o equipamento adequado, quer guinchar use um guincho adequado. Não adianta inventar, tudo deve ser utilizado apenas para o que é indicado e respeitando todas as normas, uma trilha que fazemos por diversão pode acabar se tornando uma tragédia. Um carro não é um brinquedo qualquer.

edwint
04/04/2013, 07:25
exemplo de estilingada

GK almost gets head taken off

https://www.youtube.com/watch?v=m1NnL83UpuQ

Glaicon
05/04/2013, 08:36
exemplo de estilingada

GK almost gets head taken off

https://www.youtube.com/watch?v=m1NnL83UpuQ
O cagaço foi tão grande que ele deixou o carro ligado e tracionado.:shock:

Desnickadu
05/04/2013, 14:32
se fosse um parabrisa brasileiro o video não estaria no YT. :shock::shock::shock::shock::shock:

mairo
09/04/2013, 11:23
pessoal só para ajudar, chamando a atenção dos colegas que não só a bola de reboque é perigosa!!!
o tranco de modo geral é perigoso, as vezes é um mal que se faz necessário, mas lembrem: "NÃO DÊ UMA DE CURIOSO, CAI FORA NA HORA DO TRANCO"
Anexo um video de um acidente ocorrido no RS, pra chamar a atenção de todos!

pânico na trilha de tramandaí 08/12/2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EN-FXOjRQKI)

mairo
09/04/2013, 11:30
aqui outro video!

atendimento medico no panico trilha tramand. 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=z-0DSk6AGz0)

resultado foi varias fraturas! que fique o alerta pra que não aconteça mais!
quem testemunhou diz que depois que o cara começou a esfriar, as dores eram horríveis!

Frederico Mendes
10/04/2013, 10:23
pessoal só para ajudar, chamando a atenção dos colegas que não só a bola de reboque é perigosa!!!
o tranco de modo geral é perigoso, as vezes é um mal que se faz necessário, mas lembrem: "NÃO DÊ UMA DE CURIOSO, CAI FORA NA HORA DO TRANCO"
Anexo um video de um acidente ocorrido no RS, pra chamar a atenção de todos!

Mairo, uma coisa é certa, e pouco abservada:
Para se utilizar guincho, e ou cinta, é importante colocar um peso sobre o cabo/cinta esticado, seja outra cinta, ou até mesmo os tapetes do carro, o que evita (ajuda a evitar) o efeito "estilingue", que ocorre em um eventual rompimento.
Alem é claro, de não deixar ninguem ficar próximo ao serviço.

Willian Del Piero Rocha
11/04/2013, 11:43
Frederico,um dos maiores problemas é justamente a teimosia da maioria dos jipeiros.Tenho jeep já a alguns anos,mas só agora ele está indo para as trilhas aos poucos,tanto para eu ir aprendendo como para ir testando o Jeep aos poucos.E nessas poucas vezes,acompanhei mais de vinte resgates(reboques) e em nenhum deles foi colocado nada sobre as cintas,e quando eu questionei um jipeiro dito "experiente",ele simplesmente disse que a cinta era muito forte e não rompia,perguntei "e se o engate(ponto de ancoragem)partir..?",a resposta : parece que vc quer ver dar merda,né...... fiquei quieto e bem longe da cinta.
Por essas,a gente vé a cabeça de alguns.

Frederico Mendes
13/04/2013, 20:07
Frederico,um dos maiores problemas é justamente a teimosia da maioria dos jipeiros.Tenho jeep já a alguns anos,mas só agora ele está indo para as trilhas aos poucos,tanto para eu ir aprendendo como para ir testando o Jeep aos poucos.E nessas poucas vezes,acompanhei mais de vinte resgates(reboques) e em nenhum deles foi colocado nada sobre as cintas,e quando eu questionei um jipeiro dito "experiente",ele simplesmente disse que a cinta era muito forte e não rompia,perguntei "e se o engate(ponto de ancoragem)partir..?",a resposta : parece que vc quer ver dar merda,né...... fiquei quieto e bem longe da cinta.
Por essas,a gente vé a cabeça de alguns.

Este povo da Serra é um perigo... rsrsrsr brincadeira. Willian, frequenta algum jipe clube? Andei acompanhando a turma do JCES, mas eles andam meio parados.

Willian Del Piero Rocha
13/04/2013, 20:23
Frederico,sou filiado ao Serra4x4 jeep clube,mas o povo aqui também está muito devagar.oque acaba acontecendo é um ou outro jipeiro ligar para mais uns dois ,três e sairem para um passeio ou trilha.Nada oficial do Jeep clube.Serra 4 x 4 nós temos barro nas veias! (http://www.serra4x4.com.br)

canzilao
14/04/2013, 09:40
Eu tenho até taquicardia quando vejo uma parada dessas.

Frederico Mendes
15/04/2013, 10:49
Frederico,sou filiado ao Serra4x4 jeep clube,mas o povo aqui também está muito devagar.oque acaba acontecendo é um ou outro jipeiro ligar para mais uns dois ,três e sairem para um passeio ou trilha.Nada oficial do Jeep clube.Serra 4 x 4 nós temos barro nas veias! (http://www.serra4x4.com.br)

Uma pergunta:
Quantas vezes ja vez o gasoduto???
dizem que tem uma turma que consegue fazer com o carro em marcha ré e com os olhos fechados... hehehe...
Eu fiz apenas gasoduto e uma trilha em Santa Leopoldina... (isso aqui no ES).

mairo
23/04/2013, 10:49
desde a criação deste tópico eu tenho brigado muito aqui na minha turma para a segurança na hora de desatolar alguém! outro dia um amigo foi desatolar um baja com uma F75, achou que seria bem fácil, mas não foi, quando deu um tranco o cabo rompeu e o gancho de ferro entrou no parabrisa pasou entro os dois ocupantes da F75 e estourou na lataria logo abaixo do vidro traseiro entre os bancos! foi um tremendo susto!

MAIS UMAS DICAS, segurança nunca é demais:

- Nunca puxe ninguém de ré! além de ser perigoso a estilingada no vidro e em vc, a marcha ré é fraca, não foi feita para rebocar!
- Abra o capô do jeep! Caso seja extremamente necessário puxar de ré ou se esta sendo rebocado aos trancos evita que algo seja lançado no vidro e na sua cabeça!

Aqui no sul o pessoal chama o tranco de Bungee Jump! rsrsrs

Maikon Mukai
22/05/2013, 09:58
Intessante, vale apena investir um poukinho e colocar manilhas. Vamos fazer o certo, a melhor coisa é evitar.

edwint
22/05/2013, 17:53
- Nunca puxe ninguém de ré! além de ser perigoso a estilingada no vidro e em vc, a marcha ré é fraca, não foi feita para rebocar!
[SIZE=3][B]-

Aqui no sul o pessoal chama o tranco de Bungee Jump! rsrsrs


Isso mesmo alem de que o diferencial dianteiro (principalmente os semi-eixos)quebram muito fácil com o menor tranco de ré!!

edwint
25/07/2013, 17:55
mais uma...

edwint
25/07/2013, 17:57
tem uns mané tambem!!! rsssssss!!! kakakakakak!!! muito engraçado!

Gênio rebocando o carro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1wAFjjQ1aYA)

lucciano amaral
26/07/2013, 08:06
tem uns mané tambem!!! rsssssss!!! kakakakakak!!! muito engraçado!

Gênio rebocando o carro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1wAFjjQ1aYA)


Realmente sao uns manes!!!!!!!!!!!!!

HERICK
26/07/2013, 09:16
mais uma...
Salvo literalmente pelo cabo do reboque!!

ThiagoBran
09/09/2013, 19:48
Pessoal, como já disseram aí:

SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE coloquem um PESO na ponta do cabo. A aceleração é inversamente proporcional à massa, então se a ponta do cabo tem 200g por ex, se você coloca um peso de 4,8kg, a aceleração (responsável pela velocidade do cabo) será 25x MENOR. Com isso não correrá riscos de voar na cabeça de alguém!