Conectar

Ver Versão Completa : Zumbido na bomba de combustível

ThyagoAlmeida
11/07/2012, 02:16
Olá, caros amigos!

Desculpem se este assunto ja foi abordado aqui antes. Eu juro que procurei bastante, inclusive no google, mas como sou novo no assunto, posso não ter procurado nos lugares certos.

Bom, vamos à introdução:

Acabo de pegar um Troller 2010 com 20mkm em uma concessionária da Troller. Estou feliz igual menino com brinquedo novo, mas tem um detalhe que está me incomodando: um zumbido alto vindo da bomba de combustível, perto do tanque. É um som constante, praticamente na mesma frequência o tempo todo e que, quando os vidros estão fechados, tem um volume comparado ao barulho do motor. Realmente incomoda quem está no carro, principalmente pq meu equip de som ainda não chegou do ebay! =D

Tenho um grande amigo que tbm tem um Troller e é bastante entendido do carro e pudemos comparar os barulhos e fazer uns testes esse fim de semana. O dele é um 2011 com 40mkm. Definitivamente os barulhos são completamente diferentes. Na viatura dele, a bomba funciona até pressurizar, o relé aciona e o barulho cessa.

Trocamos o relé dele pelo meu e não fez diferença. O meu continua barulhento e o dele silencioso.

Fui na concessionária e insistem que o barulho é normal e que isso significa que a bomba está boa e que eu devia me preocupar se não estivesse ouvindo esse barulho. Porém, um amigo mecânico disse exatamente o contrário: segundo ele, o barulho está mais alto que o normal mesmo e isso pode ser um sinal de que a bomba está prestes a dar problema. Ele me disse que se o antigo dono usava diesel ruim e com o tanque sempre abaixo de 1/4, ele poderia ter reduzido bastante a vida util da bomba.

Cogitei a possibilidade de ser o diesel aditivado batizado (e realmente pudemos constatar que o diesel está aguado) e agora que o tanque secou vou abaster com o S50 pra ver se o barulho diminui.

Até lá, gostaria de ouvir opiniões e sugestões dos colegas do fórum. Será que terei que trocar essa bomba de combustível?

paulosergio
11/07/2012, 11:57
Bom dia Thyago, eu tambem tenho um 2010 com 35 mil km e realmente a bomba faz o barulho mais depois ela para, basta virar a chave sem ligar o carro e a bomba fica funcionando por um 10 s, inclusive quando desligo o carro, ela funciona ums 5 s depois, mas o barulho nao incomoda e para. Agora aproveita que vai por um diesel bom e troque o filtro de combustivel, pois ele pode estar saturado e forcando a bomba. Quando eu comprei o meu (3 meses) mandei fazer uma revisao completa trocando todos os filtros, oleos e fluidos. Verificaram se existia alguma descompressao no sistema de arrefecimento (problema cronico nos trollers) e esta tudo ok, e fico sossegado. O filtro de combustivel foi trocado por um que depois so troca o refil, da MWM mesmo. Gastei 1800,00 com a revisao e uns retentores que troquei por prevencao, mas vale muito apena, abraco

Olá, caros amigos!

Desculpem se este assunto ja foi abordado aqui antes. Eu juro que procurei bastante, inclusive no google, mas como sou novo no assunto, posso não ter procurado nos lugares certos.

Bom, vamos à introdução:

Acabo de pegar um Troller 2010 com 20mkm em uma concessionária da Troller. Estou feliz igual menino com brinquedo novo, mas tem um detalhe que está me incomodando: um zumbido alto vindo da bomba de combustível, perto do tanque. É um som constante, praticamente na mesma frequência o tempo todo e que, quando os vidros estão fechados, tem um volume comparado ao barulho do motor. Realmente incomoda quem está no carro, principalmente pq meu equip de som ainda não chegou do ebay! =D

Tenho um grande amigo que tbm tem um Troller e é bastante entendido do carro e pudemos comparar os barulhos e fazer uns testes esse fim de semana. O dele é um 2011 com 40mkm. Definitivamente os barulhos são completamente diferentes. Na viatura dele, a bomba funciona até pressurizar, o relé aciona e o barulho cessa.

Trocamos o relé dele pelo meu e não fez diferença. O meu continua barulhento e o dele silencioso.

Fui na concessionária e insistem que o barulho é normal e que isso significa que a bomba está boa e que eu devia me preocupar se não estivesse ouvindo esse barulho. Porém, um amigo mecânico disse exatamente o contrário: segundo ele, o barulho está mais alto que o normal mesmo e isso pode ser um sinal de que a bomba está prestes a dar problema. Ele me disse que se o antigo dono usava diesel ruim e com o tanque sempre abaixo de 1/4, ele poderia ter reduzido bastante a vida util da bomba.

Cogitei a possibilidade de ser o diesel aditivado batizado (e realmente pudemos constatar que o diesel está aguado) e agora que o tanque secou vou abaster com o S50 pra ver se o barulho diminui.

Até lá, gostaria de ouvir opiniões e sugestões dos colegas do fórum. Será que terei que trocar essa bomba de combustível?

ThyagoAlmeida
11/07/2012, 23:55
É... O Diesel S50 não resolveu nada.

Combustível descartado!
Rele da bomba descartado!

E o zumbido continua...

ThyagoAlmeida
12/07/2012, 00:00
Pois é, Paulo o do meu amigo funciona exatamente como o seu, mas o meu não cessa o barulho hora nenhuma, enquanto o carro estiver ligado.

O estranho é que o carro passou por revisão dos 20 mil antes de eu tirar da concessionária. Mas amanhã vou checar os filtros pois podem ter feito uma revisão meia boca...

Jorgao
12/07/2012, 06:10
Pois é, Paulo o do meu amigo funciona exatamente como o seu, mas o meu não cessa o barulho hora nenhuma, enquanto o carro estiver ligado.

O estranho é que o carro passou por revisão dos 20 mil antes de eu tirar da concessionária. Mas amanhã vou checar os filtros pois podem ter feito uma revisão meia boca...

Thyago, o zumbido da bomba elétrica de combustível trabalhando não cessa hora nenhuma mesmo. Ao se girar a chave (e não ligar o Troller) ele funciona por 5 (até 10) segundos e PARA, e assim que se liga o veículo ele volta a funcionar e não para em instante nenhum, e inclusive fica ligado por 5 (até 10) segundos depois que se desliga o veículo.

Se o zumbido está muito diferente do de outro troller, pode ser que haja mesmo alguma obstrução. Pode ser nos dutos que levam o combustível, filtro ou então a própria bomba elétrica. Eu começaria pelo filtro. Se for wega então, que entope fácil, grandes chances de ser ele obstruindo.

John1532Jr
12/07/2012, 18:02
Thyago,

Ao que parece o propblema está na bomba de combustível (que fica dentro do tanque). O fato de você coplocar diesel S50 agora, não muda nada se até então o carro foi abastecido com combustível comprometido e a bomba foi danificada.

Partindo do barulho e do fato de que o antigo proprietário usava combustível duvidoso, eu faria o seguinte, e na sequência:

1 - trocar a bomba de combustível
2 - revisar TODO o sistema do tanque até o filtro de combustível que fica no motor.

Somente depois de fazer isto eu verificaria outra coisa.

Boa sorte.

homerohermida
12/07/2012, 19:58
Troller 2010 tem bomba dentro do tanque?

ThyagoAlmeida
15/07/2012, 12:11
Então fui a 2 mecanicos sendo um especializado em off road e ambos condenaram a bomba. Dizem que este zumbido alto que nunca para é um sinal de que a bomba está indo pro saco. Ja a concessionária cntinua afirmando que o barulho é normal e que em alguns trollers é mais alto, outros são mais baixos...

Eu queria conhecer alguem que já teve esse problema e se trocar a bomba vai mesmo resolver.

ThyagoAlmeida
15/07/2012, 12:12
Troller 2010 tem bomba dentro do tanque?

Não, a bomba de baixa pressão fica do lado de fora do tanque

ThyagoAlmeida
17/07/2012, 18:52
Então, carro na concessionária trocando a bomba. Identificaram o problema e estao fazendo o serviço pela garantia do carro.

Amanha pego e posto os resultados!

paulosergio
17/07/2012, 20:45
Então, carro na concessionária trocando a bomba. Identificaram o problema e estao fazendo o serviço pela garantia do carro.

Amanha pego e posto os resultados!

estamos aguardando

Alexandre73
20/12/2013, 15:54
Tenho um Troller 2011 e já no 2o ano de uso esse problema apareceu.

Levei-o a um mecânico que trocou a bomba de baixa pressão, limpou o tanque, trocou os filtros, etc. Tive que gastar um monte e o problema não foi resolvido.

Meses depois encontrei um mecânico acostumado em consertar os motores das Ranger 3.0. Quando ele ouviu o barulho deu o diagnóstico imediatamente: era a válvula de pressão da bomba injetora que estava com problema.

Trocamos a valvula (que fica na própria bomba injetora) e o problema não voltou mais a ocorrer.

O único problema foi om preço. A peça custa de R$ 500 a R$ 800, dependendo da região do país.

Pumba
21/12/2013, 00:31
Tenho um Troller 2011 e já no 2o ano de uso esse problema apareceu.

Levei-o a um mecânico que trocou a bomba de baixa pressão, limpou o tanque, trocou os filtros, etc. Tive que gastar um monte e o problema não foi resolvido.

Meses depois encontrei um mecânico acostumado em consertar os motores das Ranger 3.0. Quando ele ouviu o barulho deu o diagnóstico imediatamente: era a válvula de pressão da bomba injetora que estava com problema.

Trocamos a valvula (que fica na própria bomba injetora) e o problema não voltou mais a ocorrer.

O único problema foi om preço. A peça custa de R$ 500 a R$ 800, dependendo da região do país.

Alexandre73, qual problema apareceu!? O zumbido não é problema algum! Zumbido na bomba, qualquer veículo faz. Em uns, não dá pra ouvir pois a mesma fica dentro do tanque, ou seja, quando começar a dar sinais que vai falhar, o dono nem vai saber e também pra efetuar a troca, só em uma oficina. No troller, ela fica fora do tanque, o zumbido é alto mesmo, dependendo da marca da bomba usada, e se quiser, você troca a mesma na estrada em 10 minutos (Mas nem precisa trocar no meio da estrada....)

E outra coisa, essa válvula da bomba injetora, aliás, ambas VCV e PCV estragam com diesel contaminado com água (ou adulterado!). Pode ter certeza que algum dos postos frequentados é o culpado. Outra causa, é o diesel vencido! Pouca gente sabe, mas o diesel, após uns 3 ou 4 meses se torna inapropriado para consumo, gerando danos no sistema de injeção. Por isso, é bom abastecer em postos com boa rotatividade de diesel (o que nem sempre é garantia de diesel de qualidade, claro).

abração e feliz natal

Alexandre73
23/12/2013, 14:03
Caro Pumba,

O zumbido de que estamos falando não é aquele que toda bomba faz. Estamos falando de um barulho completamente anormal, que incomoda até mesmo com o carro em movimento.

Eu só descobri que o barulho na bomba de baixa pressão era causado por problemas na tal válvula da bomba injetora quando o carro parou de funcionar. O mecânico (que já desconfiava do problema) trocou a tal válvula e ambos os problemas desapareceram: tanto a pane do motor quanto o barulho na bomba de baixa pressão.

Aliás, espero que isso possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema, pois antes de descobrir a solução eu pesquisei muito na internet, e não encontrei ninguém que tivesse passado nem perto da resposta correta.

Então resumindo: um pequeno zumbido na bomba de baixa é normal. Um barulho alto a ponto de ser ouvido com o carro em movimento não é normal. Esse barulho alto é sinal de anomalia, mas não na própria bomba de baixa pressão. O problema pode ser (como foi meu caso) a válvula reguladora de pressão da bomba injetora.

Pumba
24/12/2013, 16:54
Caro Pumba,

O zumbido de que estamos falando não é aquele que toda bomba faz. Estamos falando de um barulho completamente anormal, que incomoda até mesmo com o carro em movimento.

Eu só descobri que o barulho na bomba de baixa pressão era causado por problemas na tal válvula da bomba injetora quando o carro parou de funcionar. O mecânico (que já desconfiava do problema) trocou a tal válvula e ambos os problemas desapareceram: tanto a pane do motor quanto o barulho na bomba de baixa pressão.

Aliás, espero que isso possa ajudar outras pessoas com o mesmo problema, pois antes de descobrir a solução eu pesquisei muito na internet, e não encontrei ninguém que tivesse passado nem perto da resposta correta.

Então resumindo: um pequeno zumbido na bomba de baixa é normal. Um barulho alto a ponto de ser ouvido com o carro em movimento não é normal. Esse barulho alto é sinal de anomalia, mas não na própria bomba de baixa pressão. O problema pode ser (como foi meu caso) a válvula reguladora de pressão da bomba injetora.

Vish, esquisito! Eu já troquei essas válvulas em uma dezena de ranger 3.0 de empresa, a maioria inclusive, muito rodada, mas nunca vi zumbido não. Sempre só escuto a bomba de baixa, no caso dos trollers.

Rordo
26/12/2013, 16:10
Vish, esquisito! Eu já troquei essas válvulas em uma dezena de ranger 3.0 de empresa, a maioria inclusive, muito rodada, mas nunca vi zumbido não. Sempre só escuto a bomba de baixa, no caso dos trollers.

Meu Troller 2012 3.0 também faz um barulho conforme explicado aqui...
Mas o barulho parece vir exatamente de trás do painel...
Não parece que vem da parte traseira do veículo...

Será que tenho o mesmo problema? desde que comprei faz o barulho...e realmente é alto, desde a hora que liga a ignição, até uns 5 segundos depois que desligo o carro...
Tem dias que irrita!
Mesmo depois do som ligado, volume alto, voce não consegue escutar os detalhes da música, fica tudo um zunidão só!

Outra coisa que pode estar relacionada:

Quando encho o tanque, depois de andar um bom tanto com tanque vazio ou na reserva, sempre o motor acaba fazendo por alguns minutos um barulho seco, tipo como se as válvulas tivessem batendo seco...
Isso começou ha pouco tempo, e até ler este tópico pensava ser algo com a lubrificação do motor...a bomba de óleo do carter ou algo parecido.

Mas agora penso que pode ser reflexo da bomba de combustível mesmo...como se a bomba não estivesse atendendo a demanda de combustível por algum momento,e sempre na faixa lenta da aceleração. Sempre depois de abastecer o tanque após ter rodado de tanque vazio por uns dias.
Quando começo a acelerar mais forte o barulho pára, e o motor volta ao normal...

Alguém tem mesmo problema?

Alexandre73
27/12/2013, 16:05
Caro Rondo,

Meu Troller 2011 também faz um barulho parecido, mas apenas em ponto morto e só às vezes. É um barulho que vem de dentro do compartimento do motor e parece como se algo estivasse mal fixado e vibrando junto com o motor.

Ainda não tive tempo de olhar. Quando descobrir eu te falo.

xallanx
30/01/2014, 08:58
Bom dia a todos!

Meu Troller 2011 com 38000 km está apresentando um barulho estranho que ninguém consegue descobrir. É tipo um gru, gru, gruuuu perceptível principalmente na faixa dos 2.000 RPM. Já troquei filtro de combustível por original MWM, filtro de ar, mas nada resolveu. Neste vídeo que achei no Youtube dá pra perceber exatamente o que estou falando, principalmente por volta dos 35 seg.

http://www.youtube.com/watch?v=P3IOE41G8yQ (http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3 DP3IOE41G8yQ&h=9AQG7sgIA&enc=AZNNkE1pW9hLeoMZPAt1sb19u2FB4ShlepSQEySVr2qi7q feW9ojSShyTv611iyMnZCkgBOyI-G91BHb2ZZpSI7x2hj2MfkScJ100Np9m5AL4kWH-6bUjplugxqfWYpwpQaVw5GWkurMCTWcp2Z_ieAv15PozHhJ2Xw VT1jGMewV9Q&s=1)

Se alguém puder ajudar agradeço.

Pumba
30/01/2014, 19:49
Bom dia a todos!

Meu Troller 2011 com 38000 km está apresentando um barulho estranho que ninguém consegue descobrir. É tipo um gru, gru, gruuuu perceptível principalmente na faixa dos 2.000 RPM. Já troquei filtro de combustível por original MWM, filtro de ar, mas nada resolveu. Neste vídeo que achei no Youtube dá pra perceber exatamente o que estou falando, principalmente por volta dos 35 seg.

http://www.youtube.com/watch?v=P3IOE41G8yQ (http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3 DP3IOE41G8yQ&h=9AQG7sgIA&enc=AZNNkE1pW9hLeoMZPAt1sb19u2FB4ShlepSQEySVr2qi7q feW9ojSShyTv611iyMnZCkgBOyI-G91BHb2ZZpSI7x2hj2MfkScJ100Np9m5AL4kWH-6bUjplugxqfWYpwpQaVw5GWkurMCTWcp2Z_ieAv15PozHhJ2Xw VT1jGMewV9Q&s=1)

Já vi esse barulho em um troller. É uma espécie de ressonância na flauta de alta pressão. Além do barulho, não tem nenhuma consequência negativa. Isso acontece normalmente devido a envenenamento do motor (chipagem). O dono do troller que vi, percebeu o barulho aos 80 mil km, 1 ano após chipar o motor. Na última revisão que ele fez, o troller estava com 130 mil km rodados, ainda com o barulho e nada a se fazer a respeito. Pode-se trocar a flauta, mas se o veículo for chipado, com certeza o barulho volta. A não ser que incomode muito, não recomendo a troca, pois o sistema de alta pressão, apesar dos ruídos, dificilmente apresenta problemas.

FGarcia
10/05/2014, 19:52
Ressuscitando. Sem o fusível da bomba de baixa pressão, ou seja, com a bomba desligada, não ouço nenhum gru gru gru. Porém quando coloco o fusível, ligando a bomba, o gru gru volta a aparecer...... O problema do não seria a bomba ? Alguém já fez esta troca ou trocou a válvula reguladora para resolver especificamente este problema ?
PS> sem o fusível! o carro continua a funcionar por conta da bomba mecânica.
alguém tem alguma imagem da válvula reguladora ?

Jorgao
11/05/2014, 00:26
Ressuscitando. Sem o fusível da bomba de baixa pressão, ou seja, com a bomba desligada, não ouço nenhum gru gru gru. Porém quando coloco o fusível, ligando a bomba, o gru gru volta a aparecer...... O problema do não seria a bomba ? Alguém já fez esta troca ou trocou a válvula reguladora para resolver especificamente este problema ?
PS> sem o fusível! o carro continua a funcionar por conta da bomba mecânica.
alguém tem alguma imagem da válvula reguladora ?

Opa, garcia, veja bem:

Existem 2 bombas no troller. A primeira é a bomba injetora, também chamada de bomba de alta pressão, que quando apresenta problemas, normalmente é nessas válvulas citadas pois elas se danificam caso recebam diesel contaminado.
A segunda, é uma bomba pequena, chamada bomba de baixa pressão. Ela apenas suga o diesel do tanque e envia frente. A bomba de baixa fica localizada num suporte ao lado do chassi, na parte traseira esquerda do troller. A única função dela é sugar diesel e jogar lá pra frente no filtro de diesel do troller. A bomba de baixa não é vital para o funcionamento do motor. Ela é uma bomba auxiliar. A bomba de alta pressão também suga o diesel. A bomba de baixa possui um zunido bem alto no troller, por ser localizada fora do tanque de combustível, como nos caminhões, o q facilita a manutenção (na maioria dos carros, talvez em todos, ela é localizada dentro do tanque). Ao virar a chave, antes de dar a partida, é possível ouvir o zunido durante alguns segundos. Ao desligar, o zunido permanece durante alguns segundos também. Se o zunido estiver alto demais ou com barulhos estranhos, ou fraco demais, é hora de trocar a bomba de baixa. Se a bomba de baixa falhar, o veículo pode não ter o mesmo desempenho e inclusive acender a luz da injeção em algumas situações.

Se possível faça um vídeo desse gru gru gru, pois gru gru gru gru pra mim é coisa de pombo! kkkkkkkkkkk

xallanx
11/05/2014, 09:34
Opa, garcia, veja bem:

Existem 2 bombas no troller. A primeira é a bomba injetora, também chamada de bomba de alta pressão, que quando apresenta problemas, normalmente é nessas válvulas citadas pois elas se danificam caso recebam diesel contaminado.
A segunda, é uma bomba pequena, chamada bomba de baixa pressão. Ela apenas suga o diesel do tanque e envia frente. A bomba de baixa fica localizada num suporte ao lado do chassi, na parte traseira esquerda do troller. A única função dela é sugar diesel e jogar lá pra frente no filtro de diesel do troller. A bomba de baixa não é vital para o funcionamento do motor. Ela é uma bomba auxiliar. A bomba de alta pressão também suga o diesel. A bomba de baixa possui um zunido bem alto no troller, por ser localizada fora do tanque de combustível, como nos caminhões, o q facilita a manutenção (na maioria dos carros, talvez em todos, ela é localizada dentro do tanque). Ao virar a chave, antes de dar a partida, é possível ouvir o zunido durante alguns segundos. Ao desligar, o zunido permanece durante alguns segundos também. Se o zunido estiver alto demais ou com barulhos estranhos, ou fraco demais, é hora de trocar a bomba de baixa. Se a bomba de baixa falhar, o veículo pode não ter o mesmo desempenho e inclusive acender a luz da injeção em algumas situações.

Se possível faça um vídeo desse gru gru gru, pois gru gru gru gru pra mim é coisa de pombo! kkkkkkkkkkk

Veja o link no post #18 por volta de 35 segundos

FGarcia
17/05/2014, 11:50
Bom dia a todos!

Xallanx, é exatamente este barulho que o meu faz........ Parece mesmo o gru gru de um pombo.... Kkkk
alguém sabe o que fazer para acabar com este barulho ? Realmente incomoda...... E já pensei em trocar bomba de baixa, válvula reguladora, filtros, etc, mas não gostaria de gastar dinheiro a toa. Todos os fusíveis estão em ordem e não há nenhuma mangueira dobrada.

Jorgao
17/05/2014, 14:11
Veja o link no post #18 por volta de 35 segundos

Xallanx, é exatamente este barulho que o meu faz........ Parece mesmo o gru gru de um pombo.... Kkkk
alguém sabe o que fazer para acabar com este barulho ? Realmente incomoda...... E já pensei em trocar bomba de baixa, válvula reguladora, filtros, etc, mas não gostaria de gastar dinheiro a toa. Todos os fusíveis estão em ordem e não há nenhuma mangueira dobrada.

Galera, o barulho do vídeo não é da bomba. É da flauta (rail) de alta pressão. Se não me engano, o jeffcatunda já postou sobre isso aqui no fórum. É normal para NGD 3.0 chipados, não para originais. De qualquer forma, eu não trocaria a flauta por causa desse barulho não. Dificilmente vc terá problemas no rail. Agora, se incomoda muito o barulho.... hehe deve gastar umas mil pratas no tubo.

FGarcia
17/05/2014, 17:44
Obrigado Jorgao.
Só por curiosidade...... Alguém sabe dizer porque quando se tira o fusível da bomba de combustível (o carro continua funcionando) o barulho desaparece ? Isto influência no volume de combustível na flauta ?

Wesleyrmartins
04/01/2015, 23:14
Boa noite!
Problema semelhante acontecendo no meu 2010 com 55.000km. Comprei o troller com 50.000km e a principio usei diesel comum. Resolvei abastecer com o S10 e coincidencia ou não, no final do tanque com S10 começou a fazer este ruído anormal vindo da bomba de combustível. Durante uma viagem, em alguns momentos quando acelerava mais forte, ascendeu a luz amarela no painel com desenho do motor apresentando falha na aceleracao, e quando reduzia a aceleração a luz apagava e aceleração normalizava, ocorreu algumas vezes e parou, porém o ruído anormal da bomba permaneceu. Será que seria indício de que a bomba de baixa está pifando? ou pode ser o filtro de combustível?

homerohermida
04/01/2015, 23:29
Boa noite!
Problema semelhante acontecendo no meu 2010 com 55.000km. Comprei o troller com 50.000km e a principio usei diesel comum. Resolvei abastecer com o S10 e coincidencia ou não, no final do tanque com S10 começou a fazer este ruído anormal vindo da bomba de combustível. Durante uma viagem, em alguns momentos quando acelerava mais forte, ascendeu a luz amarela no painel com desenho do motor apresentando falha na aceleracao, e quando reduzia a aceleração a luz apagava e aceleração normalizava, ocorreu algumas vezes e parou, porém o ruído anormal da bomba permaneceu. Será que seria indício de que a bomba de baixa está pifando? ou pode ser o filtro de combustível?
Eu trocaria o filtro do combustível por um novo original.

Wesleyrmartins
06/01/2015, 23:32
Vlw a dica Homero!
Fiz a troca do filtro por um original MWM (achei q a qualidade do filtro piorou por ser de plástico, mas o importante é ser eficiente). Farei a próxima viagem este fds... Vamos ver se deu certo. Pelo menos o ruído parou.

Abraco.

homerohermida
06/01/2015, 23:46
Vlw a dica Homero!
Fiz a troca do filtro por um original MWM (achei q a qualidade do filtro piorou por ser de plástico, mas o importante é ser eficiente). Farei a próxima viagem este fds... Vamos ver se deu certo. Pelo menos o ruído parou.

Abraco.
Vai dar tudo certo! Poste o resultado depois!
abraço

Wesleyrmartins
10/01/2015, 12:51
Vai dar tudo certo! Poste o resultado depois!
abraço

Na realidade tive uma falsa impressão do ruído na bomba ter reduzido. Em alguns momentos qdo carro estava frio não apresentava tanto ruído. Resumindo a história... Quase comprei uma bomba nova e a causa do problema era sujeira no interior da bomba (e possivelmente vindo do interior do tanque, q ainda vou desmontar pra limpar). Acho q posso afirmar q o dono anterior deixou combustível estragar no interior do tanque... Após realizada limpeza (se não me engano querosene e não foi necessário abrir a bomba) e retirada mta sujeira, a bomba foi testada apresentando pressão normal é montada.

Lição q aprendi: não comprar uma bomba nova sem antes esgotar os recursos... Gastei somente 80 pratas e saí feliz!!! Rsrs

Aproveitei p pegar o modelo: Bosch 0580464077 troller 2010.

Agradeço a todos pelas dicas!!! Depois posto as fotos das borras q saíram da bomba.

Wesley

homerohermida
10/01/2015, 22:00
Taí um negócio que nunca fiz: limpar o tanque de combustível...

Wesleyrmartins
11/01/2015, 09:55
Taí um negócio que nunca fiz: limpar o tanque de combustível...

Realizei a limpeza no tanque. E como imaginava, estava muito sujo (possivelmente combustível velho q estragou no tanque). Utilizei uma bomba de água (alta pressão) até sair toda sujeira impregnada na fundo do tanque. Existem no "pescador" dois filtros q estavam tomados de borras de combustível... A limpeza ficou show de bola, pena q esqueci de tirar foto da sujeira agarrada nos filtros do interior do tanque, mas era assustador!!! Atividade tranquilo e realizada em aproximadamente 4h (acho q qualquer um pode fazer).

Acredito que esta história começou quando abasteci c diesel S10 que na minha opinião é muito melhor. Até então só havia abastecido c diesel comum, e ao final do 1º tanque com S10 começou o problema. Ele deve ter ajudado a limpar e desprender as partículas de sujeira no tanque até entupir a bomba de baixa, consequentemente restringindo a passagem de diesel para o sistema.

Problema resolvido!!! O carro está muito bom a bomba com o som agradável... Agora é só encarar 450km de volta pra casa rsrs!!! Prova de fogo!!!

Mwalber
27/08/2018, 23:28
Boa noite, notei o barulho da bomba mais alto após abastecer a Ranger 3.0 com diesel comum, antes so abastecia com S10, tem alguma relação o aumento do barulho da bomba de baixa com o combustível? Seria recomendado trocar o combustível?

Gustavo D
31/08/2018, 19:31
Boa noite, notei o barulho da bomba mais alto após abastecer a Ranger 3.0 com diesel comum, antes so abastecia com S10, tem alguma relação o aumento do barulho da bomba de baixa com o combustível? Seria recomendado trocar o combustível?

O barulho mais alto, provavelmente, indica que ela está sendo forçada. Pode haver sujeira na linha de combustível anterior à ela. Por exemplo, na peneira que existe na saída do tanque da Ranger 3.0 que é bem fina. Pode acontecer de a sujeira se concentrar na própria bomba de combustível também. Aqui no fórum já houveram usuários em algum tópico no passado que relataram que abriram a bomba de baixa e encontraram muita sujeira entupindo a mesma e que após limpeza, o ruído ficou normal (baixo).

Lavezzo
15/06/2022, 23:34
Boa noite pessoal. Estou pesquisando um problema semelhante ao dos colegas Thyago Almeida e Wesleyrmartins.