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Ver Versão Completa : Funcionamento da Roda Livre



rbrunato
05/08/2005, 09:44
Pessoal,
Desculpem-me a absurda ignorância, mas preciso sabver uma coisa?
O que são e como EXATAMENTE funcionam as tais RODAS LIVRES?
Já a algum tempo venho perguntando para várias pessoas e sempre acabam me enrolando e quando vejo já estão falando sobre outras coisas.
É uma dúvida que tenho e que pelo que tenho visto não é só minha.

Gasoso
05/08/2005, 11:48
** TENTANDO EXPLICAR SIMPLIFICADO PARA NAUM COMPLICAR **

Seria mais fácil entender se vc olhasse uma aberta (retirada da roda)... mas vou tentar te esclarecer....

A alavanca de transferência não aciona as rodas livres ... ela só faz girar o diferencial dianteiro... se sua roda livre for automática (deve ser pois tua viatutra é um vitara) o giro do diferencial é que vai travar o cubo dianteiro no eixo através da roda livre.... naum é exatamente assim, mas tente imaginar um sistema tipo uma catraca com molas... se girar num sentido trava... se for puxado pra trás com a ponta de eixo que vem do diferencial parada, solta.... (até eu to me enrolando pra explicar o que tem dentro daquele "trócio"...)

Bixo, sinceramente, se vc naum sabe como funciona é porque provavelmente nunca abriu as suas para trocar a graxa :shock: .... isso sim é que é um problema :twisted: ....olhando as "COISA" é bem facinho de entender como elas funcionam...
Meu conselho:
Pegue uma Chave Allen, 01 litro de diesel e 1Kg Graxa de primeira e manda brasa.... tira a graxa velha, limpa tudo com diesel, e enche de graxa de novo... :wink:
o único cuidado é encaixar uma orelhinha que tem na arroela mais externa no seu devido lugar e apertar bem... 8) é Molezumbas...

Vc vai fazer um bem danado pra sua viatura e de quebra vai entender como funciona.... :mrgreen:

[]s sem conseguir explicar direito...

Vamos Fugir
05/08/2005, 12:06
A grande maioria dos jipes possui tração nas quatro rodas desengatável, ou seja, ela pode ser desconectada quando seu uso não for necessário. No início mesmo com o desengate, alguns componentes da transmissão dianteira continuavam em movimento, gerando desgaste de material e consumo excessivo de combustível. Para solucionar esse problema surgiu na década de 50, um equipamento chamado roda livre, que permite que o eixo dianteiro seja completamente desconectado, bastando, nos modelos equipados com rodas livres manuais, acionar as posições free (4x2) ou lock (4x4) na própria roda antes de escolher a forma de tração da alavanca.

Em jipes com rodas livres automáticas, basta posicionar a alavanca de tração que o ajuste da roda é imediato. Existem veículos que possuem tração 4x4 integral, caso dos Nivas e da família Land Rover. Isso significa que rodam o tempo todo com tração nas quatro rodas.
Para compensar o desgaste que seria causado pelas diferentes rotações em cada roda, principalmente quando se anda no asfalto, esses modelos possuem um terceiro diferencial instalado na parte inferior central do carro denominado de Diferencial Central. Não é possível comparar os sistemas de tração 4x4 engatável e 4x4 integral quando se fala em performance off-road. São apenas sistemas diferentes.

Diferencial

Diferencial pode ser descrito como um mecanismo que controla a diferença entre o número de voltas dadas pelas rodas de um mesmo eixo durante um determinado percurso. Pode parecer estranho mas nem sempre as ruas rodas de um mesmo eixo irão percorrer a mesma distância. É fácil entender isso quando se observa um carro realizando uma curva. É claro que as rodas externas irão girar mais vezes que as da parte interna, pois o chamado lado de fora dessa curva implica em uma distância maior a ser percorrida pela roda. Se as mesmas fossem montadas em um conjunto fixo, a roda que estivesse dando menos voltas tenderia a patinar ou ainda, dependendo da situação o eixo poderia até estourar. O diferencial surgiu para compensar essa diferença de rodagem. Se o diferencial é uma grande vantagem em terrenos secos, na lama atrapalha. Quando uma das rodas perder tração na lama, ela acaba puxando para si toda a força do eixo, inutilizando o trabalho da roda que poderia tirar o carro de um atoleiro ou outra situação difícil. Para evitar esse problema existe um sistema chamado bloqueio de diferencial ou diferencial auto blocante, que bloqueia parcial ou totalmente o eixo.

Espero ter ajudado !

O texto completo esta no site: www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/tracao.htm

Abraço :concordo:

rbrunato
05/08/2005, 12:45
Putz, num to entendendo nada! :mrgreen:
kkkkkkkk

gbomfim
05/08/2005, 13:14
Putz, num to entendendo nada!
kkkkkkkk



Estes caras estão tentando te enrolar :pensativo:

e estão conseguindo me confundir :putz:

Lembre-se que nem todos aqui tem noções basicas de mecanica :parede:

Infelizmente com meus poucos conhecimentos, não vou conseguir ajudar muito :pensativo:

mas tenho certeza que tem muita gente aqui que pode ajudar, vamos aguardar :concordo: :concordo: :concordo:

Sergio Rocha
05/08/2005, 14:36
Putz, num to entendendo nada! :mrgreen:
kkkkkkkk


Pra poder tentar te ajudar, preciso que vc me responda :

O que vc exatamente quer saber ?
Como é o funcionamento de uma roda livre ? Isso já explicaram.

Ou vc quer saber pra que serve uma roda livre ?Qual é a função de uma RL ?

[]' :concordo:

rbrunato
05/08/2005, 15:24
Putz, num to entendendo nada! :mrgreen:
kkkkkkkk


Pra poder tentar te ajudar, preciso que vc me responda :

O que vc exatamente quer saber ?
Como é o funcionamento de uma roda livre ? Isso já explicaram.

Ou vc quer saber pra que serve uma roda livre ?Qual é a função de uma RL ?

[]' :concordo:

Ambas as coisas.
Pela explicação de como é o funcionamento me pareceu que nada mais é do que a tração 4x4. Mas se fosse apenas isso, então o cambio no interior do carro perderia a função.
Por exemplo...
Sempre pensei que a roda livre fosse importante para o carro quando um dos pneus saem do chao, aí a tração seria enviada para aquela que está no chão (ao contrário do que aconteceria em um carro normal).
Mas neste caso, porque o carro fica travado quando leva um "X"?
Putz, até eu estou me complicando para tentar explicar o que estou querendo saber. :parede:

JOSE CANDIDO
05/08/2005, 16:16
CAROS COLEGAS ANALFABETOS DE RODA LIVRE, ASSIM COMO EU ERA ATE POUCOS DIAS ATRAS .... CACACC

BOM, JA QUE NOS TRES TEMOS VITARAS, VAMOS LA ..... VOU TENTAR FAZER MENOS CAGADA QUE A TURMA AI EM CIMA .....

VAMOS COMEÇAR FALANDO DA TRACAO 4X4, PRA DEPOIS FALARMOS EM RODA LIVRE ....

TEMOS NOSSA "MINI ALAVANCA DE CAMBIO" NOS VITARAS , QUE SELECIONA O 4X2 E 4X4 ... VAMOS COMECAR POR AQUI, SEM FALAR EM REDUZIDA ... VAMOS ESQUECER ELA ...

BOM, NO 4X2, É CLARO: SÓ AS TRASEIRAS ESTAO FUNCIONANDO .....

QUANDO LEVAMOS PRA FRENTE, PARA 4X4, ALGUM PINO, OU MECANISMO PARECIDO, FAZ COM QUE O GIRO DO MOTOR, QUE SO ESTAVA ACOPLADO NAS RODAS TRASEIRAS, ACOPLE TAMBEM NAS DIANTEIRAS .... PASSAMOS POIS, A TER 4X4 ...

O SISTEMA É IGUAL, PRATICAMENTE, AO DA RODA TRASEIRA: TEMOS UM EIXO CARDÃ, QUE TRAS A FORCA DO MOTOR, QUE SE LIGA A UM DIFERENCIAL, E QUE LEVA A ROTACAO PARA AS RODAS . CERTO? ENTENDIDO ATE AQUI? ... O SISTEMA DO VITARA É UM POUQUINHO DIFERENTE, MAS NAO VOU ENTRAR NESTA QUESTAO ....

COMO PERCEBEMOS, AS RODAS ESTAO "COLADAS"AO DIFERENCIAL .... E ESTE POR SUA VEZ, ESTA "COLADO"NO EXIO CARDA ... CERTO ??? SE POR ACASO, LEVANTARMOS NOSSO JIPINHO, E RODARMOS COM A MAO A RODA, CONCORDA QUE O DIFERENCIAL E O EIXO CARDA TAMBEM RODAM ?????

POIS BEM, ERA EXATAMENTE ASSIM QUE ACONTECIA ANTIGAMENTE, ANTES DA RODA LIVRE!! ACONTECIA O SEGUINTE: MESMO EM 4X2, AO COLOCARMOS O JIPE EM MOVIMENTO, AS RODAS DA FRENTE, EMBORA SEM A FORCA DO MOTOR NELAS, RODAVAM, E , JA QUE ESTAVAM "COLADAS"NO DIFERENCIAL E NO CARDÃ, FAZIAM COM QUE TODOS ESSES MECANISMOS DE FERRO E ENGRENAGENS TAMBEM SE MOVIMENTASSEM .....

IMAGINEM O DESPERDICIO DE FORÇA, ARRASTO, GASOLINA, E DESGASTE DAS PARTES ???

POR ISSO, ALGUM GENIO INVENTOU UMA COISA: "TENHO QUE FAZER AS RODAS DA FRENTE FICAREM"LIVRES"" !!!! DAI, "RODA LIVRE"....

NA FERDADE, ESSE TAL CARA ARRANJOU UM JEITO DE BOLAR UM TIPO DE TRAVA NAS RODAS DA FRENTE : SE ESTIVER TRAVADO, AS RODAS VAO SE "COLAR"NO DIFERENCIAL ... SE ESTIVER DESTRAVADO, AS RODAS GIRAM, MAS SEM FAZER GIRAR O DIFERENCIAL E AS OUTRAS PECAS ....

SIMPLES NÉ ??? PRA NOS DOS VITARAS MAIS NOVOS É MAIS DIFICIL ENXERGAR, PORQUE NOSSA RODA LIVRE É AUTOMATICA !!! O QUE SERIA ISSO:

VOCES JA VIRAM NAS TOYOTA HILUX, NOS TROLLER, E EM OUTROS JIPES, QUE QUANDO A GALERA VAO ENTRAR NA TERRA, ELES TEM QUE DESCER DO CARRO E GIRAR UMA BORBOLETINHA QUE TEM NA RODA DA FRENTE ??? REPAREM E VEJAM: AQUILO É O ACIONAMENTO DAS RODAS LIVRES DELES !!! SAO MANUAIS .... SE VC "FECHA"O SISTEMA, AS RODAS SE "COLAM" AO DIFERENCIAL ... SE VC ABRE O MECANISMO, AS RODAS LIBERAM O DIFERENCIAL ...

FICOU MAIS FACIL???? PARA ELES, ELES MESMO TEM QUE ACIONAR O MECANISMO ...ALGUNS JIPES, COMO OS NOSSOS, PRA PRIVILEGIAR O CONFORTO, COLOCAM ESSE FECHAMENTO E "ABRIMENTO" AUTOMATICOS ...

MAS, TEMOS QUE LEMBRAR: PRECISAMOS DAR MARCHA A RE PRA LIBERAR AS RODAS .....

ESPERO TER AJUDADO ...

QQ COISA, COMENTEM O PONTO EXATO ONDE NAO ENTENDERAM, PRA EU ESPECIFICAR MAIS ..

ABS, CANDIDO ...

DANDO UMA DE MECANICO EXPERT, MAS TAMBEM MEIO ANALFA .... HEHEHEEHH

Gasoso
05/08/2005, 19:57
Quem quiser entender melhor o que postei acima sem sujar as mãos é só olhar a página abaixo e imaginar o funcionamento das peças quando acopladas....

http://www.jipepar.com.br/roda-livre.htm

Mas ainda acho que o mais legal é meter a mão na graxa mesmo.... :mrgreen:

All,
não confundam sentar nos ovos com centavos novos... :shock:
Portanto, sem querer complicar mas já complicando... aí vão alguns esclarescimentos: :wink:

A alavanca da Tcase só aciona o cardã que vai para o diferencial dianteiro com ou sem as engrenagens de redução em seu interior.... Quando desligamos o 4x4 só paralizamos a tração no cardã que vai para o diferencial dianteiro. Andando só para frente as rodas livres continuam travadas e o diferencial dianteiro continua girando sincronizado com o trazeiro empurado pelas rodas (por isso devemos usar pneus iguais na frente e atrás). Também é por este motivo que podemos reengatar o 4x4 com a viatura andando se não tivermos dado ré (nas rodas livres automáticas) ou desligado as rodas livres (no caso da manual).

Roda livre é para travar o cubo da roda no semi-eixo do diferencial quando do uso do 4x4 e naum para soltar a roda no caso de um salto ou coisa parecida.... se a viatura estiver tracionada, uma das rodas pelo menos fica ligada e é por isso que quando a roda cai no chão acelerada costuma quebrar o diferencial dianteiro com a desaceleração bruca.....

A menos que algum diferencial esteja blocado, seja LSD, tracção positiva etc... eles estão sempre com apenas uma das duas rodas puxando ou empurando... se as duas rodas puxassem/empurrassem, nunca poderiamos fazer curvas sem arrastar os pneus.... imaginem alguem rodando em circulos, quanto maior a roda, maior o trajeto, então em uma curva a roda externa anda um percurso maior que a interna, portanto uma delas não estará tracionada... Conclusão, para viaturas sem bloqueio, 4x2 na verdade é 4x1 e 4x4 na verdade é 4x2.

Sempre estará tracionada a roda com menos peso em cada momento e quem "decide" isso é o diferencial...

Querem testar? levantem uma roda da frente e uma de tras... a viatura naum vai sair do canto.....
Tá com medo? de arrebentar tudo? então faça isso em um elevador com as 4 rodas no chão... tracione bote para girar em marcha lenta... depois segure gentilmente uma das rodas com a mão... vai ficar girando só a roda do outro lado em cada diferencial.... (É por isso que nois atola que só a po%%@)... :mrgreen:

[]s

Vamos Fugir
06/08/2005, 09:15
Todo Suzuki é equipado com sistema de tração tipo PART-TIME, cujo trem dianteiro (eixo e árvore) ficam parados quando a tração não está sendo utilizada. Nesta condição, somente o eixo traseiro traciona. As grandes vantagens deste sistema são: economia de combustível e melhor desempenho pois libera o motor de cargas adicionais, menor desgaste do conjunto. Basicamente, a tração é sempre comandada pelo usuário.

Nos sistema de tração PART-TIME, a roda-livre tem um papel importantíssimo, pois são elas que permitem que em 2H (tração somente nas rodas-traseiras), o eixo dianteiro seja "desligado" da roda, e desta forma, o mesmo permanecerá parado, mesmo com o veículo em movimento.

Abraços :concordo:

jmquiroga
06/08/2005, 10:05
muito interessante as explicações , entendi bastante ... valeu :palmas:

ojaneri
06/08/2005, 10:51
Só um addendum, falaram para encher de graxa a roda livre! O certo é so umas poucas gotinhas de óleo, senao acaba piorando! :-P

Gasoso
06/08/2005, 11:14
Só um addendum, falaram para encher de graxa a roda livre! O certo é so umas poucas gotinhas de óleo, senao acaba piorando! :-P
:discordo: :shock:
De jeito nenhum....

... explica isso pra Suzuki e pros mecânicos das autorizadas... As rodas livres vem de fábrica com graxa... nunca com óleo... :lol: :lol:
A própria lógica mostra que não poderiam ser lubrificadas com óleo... para isso deveriam estar pelo menos parcialmente imersas no óleo ou então deveria existir uma bomba de óleo para garantir a lubrificação... :twisted:
" poucas gotinhas de óleo" = Grande Desgaste :evil:

8) Mas só um detalhe... All, não levem a palavra "encher" do meu post acima ao pé da letra... :parede:
Explicando mais detalhadamente, naum quis dizer entupir tudo socando graxa até as bordas :lol: :lol: :lol: e sim colocar bastante graxa, espalhando bem com os dedos (como se fosse um rolamento de roda).... além de botar mais um extra generoso naquele vão que fica entre a carcaça e as partes móveis lá no fundo da roda livre.... :wink:
:mrgreen:
[]s a todos e tentando ajudar

PEIXOTO
06/08/2005, 12:03
Vamos voltar às aulas de elementos de máquina.

Óleo só se compartimento fosse estanque

Eixo estriado (que é o caso) só graxa mesmo.

JOSE CANDIDO
08/08/2005, 10:27
É ISSO AÍ !!! AQUI PELO QUE TOU VENDO, SÓ TEM PROFISSIONAL !!!! HHEHH

ESPERO QUE MINHAS EXPLICACOES SIMPLIFICADAS E SINGELAS TENHAM AGRADADO .....

ABS A TODOS

Gasoso
08/08/2005, 15:19
JOSE CANDIDO,
Aí vai uma pequena dica em forma de brincadeira....
:wink:
heim....
Heim....
V I T R O L A ....

Bixo pode falar baixo que todo mundo escuta ..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Teclar em foruns com letra MAIÚSCULA é mais ou menos como GRITAR falando com alguém pessoalmente.... :lol: :lol: :P

Nois é doido mais num é surdo.... :mrgreen:

cristiano
08/08/2005, 16:03
JOSE CANDIDO, Não precisa gritar... :discordo:

JOSE CANDIDO
10/08/2005, 12:42
CAAAAAAAAAAAAACACACACAC ....

ai galera, desculpem os "gritos" ... nao sabia que vcs aqui entendiam maiuscula como grito ...

é puro costume .... so escrevo emails em maiusculas .....

vou tentar mudar ...

ABRAÇOS !!!!!!!!!!!!! Candido !!! cacacacacacacac

comissoli
15/12/2005, 21:17
Só fiquei em dúvida numa coisa, tem ou não tem que dar marcha ré depois de desengatar o 4x4 na GV? Quais os prós e contras... tipo: prò - reengatar em movimento, contra - maior consumo???
:pensativo:
Tks e Abs

rbrunato
16/12/2005, 09:10
Só fiquei em dúvida numa coisa, tem ou não tem que dar marcha ré depois de desengatar o 4x4 na GV? Quais os prós e contras... tipo: prò - reengatar em movimento, contra - maior consumo???
:pensativo:
Tks e Abs

Prós:
Menos desgaste dos componentes, menor consumo, carro mais Livre :concordo:

Contras:
Mais desgaste dos componentes, maior consumo, carro mais preso. :mrgreen:

Putz, nem me lembrava que abri este tópico. :pensativo:

diogoandre
16/12/2005, 12:15
Pois é, tenho a mesma dúvida do Comissoli.

Se nos Vitaras e GVs o engate da roda livre é automático, pq o desengate tb não é automático?


no GV o engate é feito com uma bombinha de vácuo, e nos vitaras?

valeu!

diogoandre
19/12/2005, 14:45
então, ninguem se arrisca?

andei lendo o manual do GV, ele fala claramente no engate automático quando a alavanca é movida para 4H ou 4L, mas não cita o desengate quando a alvanca vai para N ou 2H...

mir000
20/12/2005, 00:00
Primeiro...
GVs não têm roda-livre... Parece que o acionamento é feito por vácuo... (Tem um compressor dentro do parachoque)...

O automático quer dizer que vc não precisa descer do carro pra engatar/desengatar... (Somente pra Vitaras e Sidekicks)

O mesmo mecanismo que é usado pra engatar... É usado pra desengatar. Só de colocar 4x4 ela não engata "automaticamente"...
Somente quando anda (pra frente ou pra tras) que ela engata... Pra desengatar é só colocar em 4x2 e andar em sentido contrário que estava andando... Sacou???

Por isso ouvimos estalos ao variar entre marcha ré e pra frente quando estamos em 4x4 ... :concordo:

Acho que é mais ou menos isso!!! Qualquer coisa podem me corrigir!!! :oops: :parede:

[s]

diogoandre
20/12/2005, 09:42
Acho que é mais ou menos isso mesmo!

Essa coisa de ter que andar no sentido contrário para desengatar que me incomoda...

Achei no manual de serviços do GV uma coisa que talvez traga alguma luz.

Pelo texto parace que tando o engate e o desengate são feitos de forma automática, por meio de vácuo - Aplicado quando em 4WD ou 4L, e sem vácuo quando em 2H-

será que é isso mesmo?

Kim
27/12/2005, 23:26
Caros amigos!
Não deixer de ler o tópico, e postarei algo que possa ser útil a vcs :D
O funcionamento da RLA é simples, é igual bicicletas com "freio no pedal".
a ponta de eixo, conecta com o "castelo" (parece uma estrela com 6 pontas CJ5);
no "vão baixo", vai roletes de aço que ficam fixo por uma coroa (tipo rolamento cônico);
esse conjunto fica dentro do "cubo da Roda Livre Automática" (aquele que aparece fora da roda"
Bem, quando aciona a alavanca dentro do veículo, gira a ponta de eixo, onde desloca o castelo, fazendo os roletes subirem e travar no cubo.
Portanto, só funciona tracionando, se tirar o pé do acelerado, o castelo recolhe os roletes e o veiculo, possa se dizer volta a "4x2". se girar o cardam com a mão, (quando esta 4x2 e, de preferencia desligado) dará algumas voltas até "travar"; mais se rodar o pneu, isso não acontecerá.
Basicamente, a RLA é composta por três conjuntos supra citados, e não há segredo na sua manutenção, eu fiz, então vcs podem fazer sem problemas.
Atte,
Gentil Filho.

Kim
27/12/2005, 23:32
Em tempo!!! :oops:
Existem:
Roda Livre Automática - RLA - Esta é só engatar dentro do veículo.
Roda LIvre Manual - RLM - Esta tem que pisar no barro (a mais confiavel-segura na descida).
Roda Livre a Vácuo - RLC - só vi site da AVM, aciona a alavanca(4x2-4x4) e um comando elétrico dentro do veículo(suponho).
Atte,
Gentil Filho.

Teo
07/03/2006, 21:51
Todo mundo explicou, todo mundo falou. Porém hoje engatei a Reduzida de meu Samurai, pra vencer uma subida muito ingreme. (estou com a embreagem patinando), e subi na boa, porém percebi que as rodas da frente estavam tracionando.
Parei e fui verificar a tal Roda Livre, estava em Free.

Pergunta, se estava em Free porque tracionou???

Eu sempre acreditei que em Free, mesmo engatando o 4x4 não poderia tracionar, será que estou enganado?

Agora na garagem, levantei a frente do carro e girei a roda da frente com as mãos, beleza totalmente livres. Entro no carro e engato 4x4 e rodas livres em free. Volto lá nas rodas e não gira. Porque :?: :?:

[]s

Kim
07/03/2006, 23:10
Caro Teo!

Bem pelo que explicou, quando em 4x2, levantando a frente do veículo, a roda gira livremente, quando em 4x4 não gira.

Refaça o teste, coloque a alavanca em 4x2, gire a roda novamente, mais observe o cardam, pois este não poderá girar.

Quando efetuou seu teste, a alavanca em 4x2 a roda girará livremente mesmo, pois não houve acoplamento na t-case, mais provavelmente as RL estavam acionadas.

A sensação que não estavam engatas é porque quem girou livre foi o cardam, juntamente com o movimento da planetária.

Se estiverem travadas as RL, terá um consumo de combustível maior pelo arrasto das peças do diferencial dianteiro que esta sendo usado sem necessidade.

Espero ter sido claro.

Abraços.

Kim.

Morcego
23/03/2006, 11:25
Ainda falando de roda livre / tração / engate e desengates automáticos, tenho uma duvida que é a seguinte:
Alguem sabe me explicar para que serve o Neutro entre as trações 4L e 4H ? Tem alguma função já que o carro fica sem ação ? Acredito que deva ter pois quando se tira o pé da embreagem o carro permanece imovel. Qual seria a necessidade e ocasião para se usar este recurso ? :pensativo:

Morcego
23/03/2006, 11:27
Ainda falando de roda livre / tração / engate e desengates automáticos, tenho uma duvida que é a seguinte:
Alguem sabe me explicar para que serve o Neutro entre as trações 4L e 4H ? Tem alguma função já que o carro fica sem ação ? Acredito que deva ter pois quando se tira o pé da embreagem o carro permanece imovel. Qual seria a necessidade e ocasião para se usar este recurso ? :pensativo:

luiztacco
23/03/2006, 11:54
Fernando, posso estar falando besteira mas, a algum tempo atrás a galera criou um confusão danada sobre o assunto como rebocar o vitara usando a towbar. E colocando a caixa de transferencia (4X4) em neutro, e transmissao em segunda marcha. Para automatico, colocar a transmissao em Park (P) e a caixa de transferencia em neutro

Acredito também que para usar um guincho mecânico que é acionado atráves do câmbio você tem que colocar o câmbio em neutro e usar as marchas da transmição...



[]'s expeculando

Morcego
23/03/2006, 12:04
Faz sentido Luiz, valeu...nunca soube disto. Vivendo e aprendendo.

Henanh
12/11/2007, 21:18
Pessoal, hoje aconteceu um fato muito estranho, pelo menos para mim...

Minha caixa de direção estava com folga acentuada e visível desgaste a um certo tempo. Quando foi no último indoor tive um sacrifício medonho para terminar a volta, pois simplesmente a direção não enrrolava quando eu queria. Pronto, me decidi instalar a direção de opala mecânica já usada em alguns samurais por aqui. Nisso reboquei o carro até a oficina, adaptei tudo beleza. Andei com o carro na cidade, adorei, mais leve e precisa girar menos para esterçar o mesmo. Mas quando liguei a roda livre, peguei uma praia de leve, menos de 10 m andado escuto um "tec" a 4x4 engatou agora, pensei. Já fiquei apreensivo e tinha notado um que uma das roda-livre tava melada de óleo. Mas o que me supreendeu foi tentar enrrolar a direção, NÂO CONSEGUI, mesma sensação da corrida, fica muito dura. então desci desliguei a roda livre e continuei andando normal e caixa de direção ficou beleza de novo.

Por isso pergunto, Qual a relação entre a roda livre e o sistema de direção? Não noto que esteja travando uma roda... não sei o acontece...

Desde já agradeço qualquer ajuda..

obrigado

Joao Baeta
12/11/2007, 22:00
Pessoal, hoje aconteceu um fato muito estranho, pelo menos para mim...

Minha caixa de direção estava com folga acentuada e visível desgaste a um certo tempo. Quando foi no último indoor tive um sacrifício medonho para terminar a volta, pois simplesmente a direção não enrrolava quando eu queria. Pronto, me decidi instalar a direção de opala mecânica já usada em alguns samurais por aqui. Nisso reboquei o carro até a oficina, adaptei tudo beleza. Andei com o carro na cidade, adorei, mais leve e precisa girar menos para esterçar o mesmo. Mas quando liguei a roda livre, peguei uma praia de leve, menos de 10 m andado escuto um "tec" a 4x4 engatou agora, pensei. Já fiquei apreensivo e tinha notado um que uma das roda-livre tava melada de óleo. Mas o que me supreendeu foi tentar enrrolar a direção, NÂO CONSEGUI, mesma sensação da corrida, fica muito dura. então desci desliguei a roda livre e continuei andando normal e caixa de direção ficou beleza de novo.

Por isso pergunto, Qual a relação entre a roda livre e o sistema de direção? Não noto que esteja travando uma roda... não sei o acontece...

Desde já agradeço qualquer ajuda..

obrigado
:arrow:Mt estranho.... Henanh! :pensativo:
Direção não tem nada haver com a tração!
Deve estar com problemas com o rl mesmo...
Desvenda esse mistério!

joão k. chikui
12/11/2007, 22:34
Henanh
Será que tuas planetárias travaram e , com as RL ligadas teu carro só quer seguir em linha reta??? Sei lá , é muito estranho.
Levante as duas rodas dianteiras , deixe engatado , ligue as RL e gire um lado , como teu carro não tem bloc , a outra roda deveria girar ao contrario .
Se travou tuas planetárias , em ponto morto, as duas devem girar solidárias.

Henanh
12/11/2007, 22:39
Cara,

Eu pensei nisso também, até porque seria o mais provável, mas acontece que sou chato com nível e qualidade dos óleos e não ouvi nenhum roncado... vou fazer esse teste amanha.

Estou com medo, pois estou decidindo 3 campeonatos distintos a menos de mês e estou atolado em dívidas... :(

obrigado pela resposta

Fabil
13/11/2007, 16:01
direcao dura quando em 4x4 ( conforme o caso que vc relatou) só acontece quando o diff dianteiro é bloqueado,, como o seu nao é, deve ter alguma coisa travada ae... satelite/planetaria...

Zé Novais
13/11/2007, 16:52
Então vamos lá . . . Quem se arrisca ? ? ? Qdo aciono o 4x4 escuto estalos continuos e um barulho de uma PORRADA (desculpem) seca de ferro com ferro . . . o que será isso ? ? ?

chrisb
13/11/2007, 18:01
vou dar um chute, mas acredito que seja algo na sua caixa de transferência, pode ser algo a ver com a corrente.

Os mais experiêntes irão lhe falar melhor!

abs!

Fabil
13/11/2007, 18:27
as infos estao muito vagas... tá aciona 4x4 e o que mais??
adando em linha reta, fazendo curva? acelerando ou nao? o estalo parece vir da frente do carro ou do centro??

Henanh
13/11/2007, 21:59
Fabil,

Como eu falei não entendo o porquê das planetárias/satélites vierem a travar, pois não deixei faltar óleo, nem vejo nenhum empeno, realmente só vi desgastes na roda livre... Amanhã abrirei o diff dianteiro...

No mais, obrigado

nanito
13/11/2007, 22:00
Então vamos lá . . . Quem se arrisca ? ? ? Qdo aciono o 4x4 escuto estalos continuos e um barulho de uma PORRADA (desculpem) seca de ferro com ferro . . . o que será isso ? ? ?

Bom, o meu vitara se eu atolo e invento de acionar o 4x4 dentro do atoleiro, ele dá um puta estralo, porrada mesmo. O certo é engatar o 4x4 num lugar assim "suave" e entrar no atoleiro engatado o 4x4 já. Não sei se é o seu caso.

Quanto aos estralos, pode ser a homocinética não?!

Mas fala mais aí dos sintomas.

Zé Novais
14/11/2007, 09:36
Vamos lá galera . . . estava eu na GARAGEM, de bobeira pensando no passeio do dia 25 (fala JÃO) qdo resolvi engatar o 4x4 pra ver se acendia a luz indicadora do 4x4 no painel, resultado, a luz ñ acendeu, qdo comecei a andar devagar o carro começou a estalar e a fazer um barulho forte de pancada tipo ferro com ferro . . . a garagem é cimentada, andei reto, fiz curva e com a companhia dos barulhos, parei o carro desengrenei o 4x4 e levei pro mec . . . ALGUMA IDEIA ? ? ?

Fabil
14/11/2007, 10:16
só desmontando mesmo p/ ver... ou é RL ou é homo

Zé Novais
14/11/2007, 10:21
Fabil, sendo uma das duas alternativas, qual a menos pior ? ? ?

nanito
14/11/2007, 10:54
Fabil, sendo uma das duas alternativas, qual a menos pior ? ? ?
Se for as DUAS, vai preparando o bolso, hehe.

Se for a roda livre, coloca uma daquelas manuais da AVM.

[]´s

Walter Carlos Brossel
14/11/2007, 10:59
Roda Livre: A AVM só vende o par e custa R$500,00 a manual (recomendável) e R$660,00 a auto.

Homocinética: em torno de R$200,00 cada uma.

Zé Novais
14/11/2007, 11:29
Roda Livre: A AVM só vende o par e custa R$500,00 a manual (recomendável) e R$660,00 a auto.

Homocinética: em torno de R$200,00 cada uma.

Walter, sabe se vale a pena a RL da AVM automatica ? No site diz que da pra ligar o 4x4 em movimento sea caixa for sincronizada, ela é ? ? ?

Walter Carlos Brossel
14/11/2007, 14:04
Walter, sabe se vale a pena a RL da AVM automatica ? No site diz que da pra ligar o 4x4 em movimento sea caixa for sincronizada, ela é ? ? ?


Zé Novais,
No meu Vitara eu tirei as automáticas e troquei pelas manuais da AVM que são muuuuuuuuito mais resistentes.
A chance de quebra das manuais é mínima, visto que a maioria dos Vitaras por aqui que fazem trilha pesada usam e até hoje não vi nenhuma quebrando ok?
Por hábito e por prevenção, eu sempre paro o carro para engatar a tração ou a reduzida (claro)...mesmo quando usava a RL automática.
Umbraçoproçê.

Fabil
14/11/2007, 14:10
zé novais.. a tcase dos vitaras nao é sincronizada, entao p/ engatar a RL automatica só parando o carro, engatando o 4x4 na alavanca e arrancado.... senao BBBUUUMMMMMM!!!!!

já com RL manual, vc pode engatar/desengatar 4x4H ( nao pode fazer o mesmo p/ reduzida) com ele em movimento, desde que:
1- as RL manuais estejam em LOCK
2- que o carro esteja andando em LINHA RETA

dai vc pode tranquilamente a qualquer velocidade engatar/desengatar 4x4H... eu particularmente NAO gosto de engatar em movimento, prefiro parar o carro.

Henanh
15/11/2007, 02:38
Desmontei quase tudo hoje, meio corrido o dia... vamos lá:

RL tudo beleza...
Homocinéticas também, mas notamos uma leve comida dentro do munhão e o pino que vai em cima tava quebrado, rolamento de coquilho também... suspeitamos de um empeno na capa do eixo, sexta levarei para dar uma olhada... no mais o mistério continua, não sei isso pode dar causa aos fatos... não deu tempo de abrir o diferencial para ver as engrenagens...

abraço

Zé Novais
16/11/2007, 10:27
Fala ae galera, o carro ta liberado, RL totalmente desmontada e tratada, era falta de manutenção, preciso ter mais cuidado, foi testada e aprovada depois, valeu . . .

Eduardo Alemão
14/12/2011, 07:39
Não achei em nenhum lugar resposta pra minha dúvida/problema então ai vai:

Uma das rodas livres (original) do meu Samurai 99 não para na posição FREE nem com banda de música.... Basta rodar alguns quilometros que ela vai até o meio da escala, entre o FREE e o LOCK, e ali fica. Tem como resolver isso rapidamente??

cézão_MTB
05/01/2012, 10:58
Em tempo!!! :oops:
Existem:
Roda Livre Automática - RLA - Esta é só engatar dentro do veículo.
Roda LIvre Manual - RLM - Esta tem que pisar no barro (a mais confiavel-segura na descida).
Atte,
Gentil Filho.

A do meu GM Tracker "foi pro pau", as duas, o antigo proprietário não devia fazer nenhuma manutenção e eu não verifiquei na hora da compra.
Só existe a opção da marca AVM??? E custa R$750 + frete!! Roda Livre Automática Avm Suzuki Vitara - 26 Estrias - R$ 730,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214032334-roda-livre-automatica-avm-suzuki-vitara-26-estrias-_JM)

aryrj
05/01/2012, 11:49
Se der sorte, vê se acha AISIN japonesa... No site "Mão na roda" tem, mas não é pra Suzuki. De repente, uma ligada prá lá e eles possam te orientar onde achar ou importar. Vale a pena. Vai comprar uma vez só.

P.S.: Se vai trocar, coloca manual.

Elisson
06/01/2012, 16:30
A do meu GM Tracker "foi pro pau", as duas, o antigo proprietário não devia fazer nenhuma manutenção e eu não verifiquei na hora da compra.
Só existe a opção da marca AVM??? E custa R$750 + frete!! Roda Livre Automática Avm Suzuki Vitara - 26 Estrias - R$ 730,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214032334-roda-livre-automatica-avm-suzuki-vitara-26-estrias-_JM)

Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

aryrj
06/01/2012, 16:52
Tá certo o Elisson...

cézão_MTB
07/01/2012, 10:03
Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

Roda Livre (http://www.avm.com.br/products2.htm)



CHEVROLET / GMC / GEO


Application


Ano


ESTRIAS


PARAFUSOS


Entre centro dos parafusos do cubo de roda (mm)


MODELO AVM


Kit Manutenção


Manual


Autom.


Chevy ¾ Ton.Pick Up (K-20)


60-76


19


6


95,25


417


-


4417


Blazer, Jimmy, Suburban


69-91


19


Internal Mount


418


918


4418/4918


½ Ton.Pick Up (K-10)


69-87


Chevy GMC ¾ Ton.Pick Up


77-87


Chevy 1 Ton. Dana 50&60


76-90


30


Internal Mount


439


-


4439


Chevy 1 Ton. Pick (K-30)


V-Series Crew Cab


Luv 4x4 Pick Up


-->80


24


6


76,00


422


-


4422


Luv 4x4 Pick Up


81--87


24


6


80,00


432


-


4432


Pick Up D20 4x4


All


30


6


87,30


468


-


4468


Geo Tracker, Tracker


89-->


26


6


90,00


538


938


4938


Será que está errado no SITE do fabricante???

aryrj
07/01/2012, 13:47
Basta saber o número de estrias da sua original... O Elisson diz 29 pra GV ... pra vitara eu sei que são 26. Aí é só pesquisar em algum manual de serviço pra GV ou desmontando e contando... Achei estranho...o site da AVM errado???
Outra coisa: em lojas que vendem as RLs, a maioria junta tudo... pra vitara, grand vitara!

Elisson
16/01/2012, 12:50
Roda Livre (http://www.avm.com.br/products2.htm)



CHEVROLET / GMC / GEO


Application


Ano


ESTRIAS


PARAFUSOS


Entre centro dos parafusos do cubo de roda (mm)


MODELO AVM


Kit Manutenção


Manual


Autom.


Chevy ¾ Ton.Pick Up (K-20)


60-76


19


6


95,25


417


-


4417


Blazer, Jimmy, Suburban


69-91


19


Internal Mount


418


918


4418/4918


½ Ton.Pick Up (K-10)


69-87


Chevy GMC ¾ Ton.Pick Up


77-87


Chevy 1 Ton. Dana 50&60


76-90


30


Internal Mount


439


-


4439


Chevy 1 Ton. Pick (K-30)


V-Series Crew Cab


Luv 4x4 Pick Up


-->80


24


6


76,00


422


-


4422


Luv 4x4 Pick Up


81--87


24


6


80,00


432


-


4432


Pick Up D20 4x4


All


30


6


87,30


468


-


4468


Geo Tracker, Tracker


89-->


26


6


90,00


538


938


4938


Será que está errado no SITE do fabricante???

Cezão fi..vai sem medo...29 estrias na cabeça. Esse GEO TRACKER aí é o vitarinha 97 = 26 estrias!!!! ;)

dogmart4x4
06/03/2012, 14:13
Fala ae galera, o carro ta liberado, RL totalmente desmontada e tratada, era falta de manutenção, preciso ter mais cuidado, foi testada e aprovada depois, valeu . . .


Amigo! Tudo na paz!? Estou com esse estalo que falou na dianteira, é bem intermitente e a luz 4WD acende blz, acho que o meu problema pode ser igual ao seu, quanto ficou a manutenção da sua viatura? Abraços!

cézão_MTB
23/03/2012, 17:24
Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

:concordo:

cézão_MTB
23/03/2012, 19:26
Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....


Achei outro site falando que são 26...
Agora fiquei na dúvida:pensativo:
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/jg-de-roda-livre-manual-jipe-suzuki-gm-samurai-vitara-gran-vitara-ate-2007-e-tracker-2000-em-diante-26-estrias-mod-438hp-o-par-foto-ilustrativa.html)

JackBH
01/08/2016, 01:16
Bom dia pessoal.

Terei que instalar uma nova roda livre no meu suzuki vitara 96/97 de duas portas.

A que estava nele é a original automática que já está estalando.


Quais me recomendam e porque?

1 - A manual AVM 438hp?
ou...
2 - A manual AVM 538hp?
ou...
3 - A manual AVM 738xp?
ou...
4 - A "automática" AVM 938d?


obs:
a - Disseram que das "manuais" a 738xp é a mais forte.
b - Disseram que a "automática" com o tempo dá desgaste e retorna o problema; é verdade?


Obrigado.

Jack BH
Suzuki Vitara 96/97
Vitarinha.

Douglas Marques
15/07/2017, 21:42
Putz, num to entendendo nada! :mrgreen:
kkkkkkkk


Vamos estudar, mas o ideal seria colar com mecânico pra ver na prática.

Chucho Melo
31/10/2019, 22:50
Ola, em um trechode terra posso deixar a roda no ponto lock e engatar a marcha da traçãoso quando necessário?

LFC
01/11/2019, 10:17
Ola, em um trechode terra posso deixar a roda no ponto lock e engatar a marcha da traçãoso quando necessário?

Sim, é o procedimento correto.
Abs,
LFC

OsmanGioia
21/11/2019, 11:04
Ola, em um trechode terra posso deixar a roda no ponto lock e engatar a marcha da traçãoso quando necessário?


No meu Jimny coloquei Roda Livre manual e 4x4 por alavanca.

Além de deixar a roda em lock durante o tempo todo quando estou em estradas de terra, também uso ao contrário quando estou no asfalto:

Deixo a Roda em unlocked (livre) e aciono o 4x4 reduzido sem as rodas presas. Com isso ganhei o modo 4x2 reduzido, que não existe no Jimny original.

Só tem que tomar cuidado pois toda a força da Transmissão reduzida, vai para o diferencial traseiro e se forçar demais pode dar problema.

Osman