Ver Versão Completa : "Viagens" com Fourtrax e garupa
Pessoal,
Eu comprei há pouco tempo uma Ténéré 250, exclusivamente pra andar em estradas de terra (nada de trilha). Só que não estou sentindo muita confiança, especialmente em alguns trechos de areia ou terra muito fofa. Daí surgiu a ideia do quad, mas também algumas dúvidas.
A primeira delas é se é possível rodar, numa velocidade razoável (50, 60 km/h), por cerca de 1:30h. Assim, tem como viajar uns 90 km e depois voltar ou é bastante cansativo, travado? Com a moto eu faço isso. E mais: tem como fazer curvas, com segurança, a essa velocidade?
A segunda é a questão da garupa. Eu sei que, em tese, não pode andar. Mas em estradas de terra (repito, nada de trilha), ainda assim a segurança ficaria prejudicada? E o conforto do garupa?
Valeu!!!
Bruno-DF
09/07/2012, 09:43
Melhor procurar um quadri para duas pessoas!
Mais confortável e seguro!
E a questão dos grandes deslocamentos? Serve para rodar uns 180 km por dia?
Bruno-DF
09/07/2012, 10:21
Para rodar 180km por dia, melhor comprar um Troller ou Jeep né?
Mas eu já tenho carro, agora quero um brinquedo simples pra terra (sem IPVA, sem seguro etc). Sério que não é bom para rodar uns 180 km/dia?
Eu quero usar pra rodar pelas estradas de terra da região, indo a umas cachoeiras e tal.
Bruno-DF
09/07/2012, 16:20
Amiko,
Fourtrax é só para uma pessoa, se for dar um passeio com sua esposa dá para levar mas afeta o conforto e a segurança. Um vez ou outra tudo bem, mas direto e longe não é legal.
Alugue um e ande 180km e depois nos diga o que achou.
Andar a 60km/h em estrada de chão com garupa é muito perigoso!
Amiko,
Nessa velocidade em estradas de terra, mesmo estando sozinho ha um perigo de acontecer um acidente, e com 2 pessoas no quad, esse perigo aumenta mais ainda, sem falar q para andar uns 90km nao eh legal, pois alem de ele n ser feito para isso vai ser muito ruim guia-lo em estradas assim, podendo perder o controle, e acho que a gasolina dele n guenta muito nessa velocidade.
Mas há algum quad que permita esses tipos de viagens, mesmo sem garupa? Queria poder andar uns 60-80 km (o que faço com minha moto) e depois entrar em qualquer buraco (o que não faço com minha moto).
Bruno-DF
09/07/2012, 22:46
Amiko, assista o vídeo abaixo :
http://www.youtube.com/watch?v=GHLJqC4b6y8&feature=youtube_gdata_player
danielk181
09/07/2012, 22:49
Se a idéia é de levar alguém na garupa, pegue um quadri adaptado pra isso. Dê uma olhada nos Outlanders MAX Can Am BRP ATV Outlander MAX 2012 | Can-Am Brasil (http://intl.canamoffroad.com/br/atv/outlander-max/overview.aspx)
Ele tem um preço mais salgado, diria que o 400 MAX deve sair entre 25 e 30K, mas é outro nível de quadri, a versão MAX tem entre eixos mais longo para acomodar bem 2 pessoas, transmissão CVT e suspensão traseira independente, que ajuda muito no conforto e segurança.
Quanto à velocidade, me parece que a máxima dele é entre 80 e 100 km/h, creio que por volta de 60km/h reduzindo nas curvas e acostumado à condução do quadri não comprometa a segurança.
skiter_r
10/07/2012, 20:17
ptz, do jeito q o pessoal falou, o cara deve ta achando q quadri eh a coisa mais perigosa do mundo haha!
cara, a 60 km/h vc vai a qlq lugar com segurança. há quadris que alcançam 130km/h, mas definitivamente isso não é seguro numa trilha, nem estrada de terra. vc pode fazer curvas facilmente a 60 km/h. porem, a direção dos quadris no asfalto é prejudicada, pois os pneus agarram demais no asfalto. com isso, em asfalto vc deve reduzir velocidade nas curvas. vc vai sentir o quadri, e vai saber qual é a velocidade segura.
um quadri faz facilmente estes trajetos q vc fala de 180 km por exemplo, porém não com duas pessoas. não há segurança, nem suspensão pra isso. pra ter essa segurança e suspensão, só com quadris de 2 pessoas, como o polaris sportsman touring e o can-am outlander max. e pra trajetos tão longos, não recomendo um Honda fourtrax. vc vai acabar mantendo o quadri muito tempo em giro alto demais, forçando demais o bicho fora q ele tem suspensão dura, prejudicando conforto.as marchas são durinhas tbm, mas não chegam a comprometer o conforto só por ela.Com isso, vc chega no seu destino acabado.. Mas se vc for levar em conta somente manutenção, o honda é otimo nesse quesito. mas não se engane, tbm tem algumas peças caras. Com isso, eu recomendo outro quadri
Bruno-DF
10/07/2012, 20:51
Talvez um UTV seja melhor para você e sua esposa! Tem um bem legal da Can-Am
Can-Am UTV Commander Limited 1000 | Can-Am Brasil (http://intl.canamoffroad.com/br/side-by-side/commander/commander-limited/1000/details.aspx)
Opa. Seria uma boa... O problema é que moro no fim do mundo, não tem dessas concessionárias próximo. Tava pensando em comprar um XUV 855D da John Deere, ao menos tem concessionária a 100 km. E é diesel... Pena que a velocidade limite é 52 km/h. Se fosse uns 80...
Bruno-DF
10/07/2012, 22:45
Bom que é a diesel, pode rodar no asfalto mas a velocidade final é 52km/h, duas marchas apenas. Só fazendo um teste-drive para saber se passa raiva ou não...
skiter_r
11/07/2012, 20:27
Opa. Seria uma boa... O problema é que moro no fim do mundo, não tem dessas concessionárias próximo. Tava pensando em comprar um XUV 855D da John Deere, ao menos tem concessionária a 100 km. E é diesel... Pena que a velocidade limite é 52 km/h. Se fosse uns 80...
a polaris tbm tem UTV's a diesel: Polaris Industries - RANGER® DIESEL 900 - Detalhes (http://www.polarisindustries.com.br/?pagina=modelo&modelo=ranger-diesel-900)
tem até eletrico!
agora não me pergunte velocidade maxima, autonomia, etc... nunca botei as mãos num desses!
Eu mesmo perguntei abrindo o tópico e venho agora contar minha pequena experiência. Vai que ajuda alguém que está na mesma situação...
Pra começar, todos sabem, o FourTrax NÃO foi desenvolvido para andar com garupa. Desta forma, eu não recomendo que se ande garupado.
Todavia, hoje eu fiz meu primeiro passeio com minha esposa na garupa. Andamos por uns 80 km no total, numa velocidade média de 48 km/h (GPS), em estradas de terra comuns aqui da região. Foi confortável (muito mais do que na moto) e não gastou nem meio tanque. Quanto à segurança, ficou bem claro que em curvas mais fechadas o quad não se comportava muito bem, não ia exatamente para onde eu queria, mesmo que minha esposa inclinasse junto comigo (o que ela sempre faz). Outras vezes, era necessário reduzir muito a velocidade. É bizarro como é muito mais fácil pilotar sem garupa. De qualquer forma, eu não me senti inseguro, e nem minha esposa.
Repito, o FourTrax não foi feito para andar de garupa. Mas para uso simples, mesmo que em velocidades moderadas, parece ser possível fazê-lo com um risco controlado. Chego a pensar que é mais seguro ir de quad com garupa do que com moto (o que eu fazia)...
Finalizando, a gente usa bastante equipamento de proteção (capacetes, jaquetas, protetores de coluna e botas) e instalamos um baú Shad 81l, já com encosto (que o garupa usa), para guardar os trecos quando deixamos o quad. Por enquanto, tá muito divertido.
cadgcao00
30/07/2012, 18:15
o meu fourtrax esta com o amotercedo estorado pois o limite e 60kg no bagageiro traseiro e com garupa o peso passa disso ..ja botei 150 kg mais eu no quadriciclo e mais 15kg na frente :twisted:
60 kg no bagageiro, mas 220 kg no total. Nós dois pesamos juntos pesamos bem menos de 220 kg, minha esposa pesa menos de 60 kg e não vai no bagageiro. HEHEHE.
Jiancarlo
07/08/2012, 08:21
Com o meu quadriciclo marca diabo, andando com um garupa, em uma subidinha leve, acabei empinando e virando ele para traz, depois disso nunca mais ando com um garupa, é muito perigoso ;x
skiter_r
08/08/2012, 20:05
Com o meu quadriciclo marca diabo, andando com um garupa, em uma subidinha leve, acabei empinando e virando ele para traz, depois disso nunca mais ando com um garupa, é muito perigoso ;x
pelo q vc falou em outro topicos, seu quadri é pequeno, leve, imagina então virar um fourtrax pra tras numa subida e aquilo cair em cima de vc? sempre digo, carona no quadri 1 lugar, só se for no asfalto.
Jiancarlo
09/08/2012, 00:20
meu quadri é apenas 20 kgs mais leve que o fourtrax porem tem 250 cc
mais ja o meu, se torna mais "firme" em curvas e em altas velocidades...
pelo q vc falou em outro topicos, seu quadri é pequeno, leve, imagina então virar um fourtrax pra tras numa subida e aquilo cair em cima de vc? sempre digo, carona no quadri 1 lugar, só se for no asfalto.
No asfalto é que eu não concordo em levar garupa, pois aí se quebra duas regras: andar em piso pavimentado e de garupa.
O peso do FourTrax é bem dividido, com alguns a mais no eixo dianteiro. Se o garupa também sentar no banco (e não no bagageiro), virá-lo pra trás exige muito esforço.
Eu não recomendo, mas continuo defendendo que andar de garupa em estradas de terra e em velocidades moderadas (máxima de 55 km/h), com cuidado especial, não é tão perigoso quanto dizem.
No asfalto é que eu não concordo em levar garupa, pois aí se quebra duas regras: andar em piso pavimentado e de garupa.
O peso do FourTrax é bem dividido, com alguns a mais no eixo dianteiro. Se o garupa também sentar no banco (e não no bagageiro), virá-lo pra trás exige muito esforço.
Eu não recomendo, mas continuo defendendo que andar de garupa em estradas de terra e em velocidades moderadas (máxima de 55 km/h), com cuidado especial, não é tão perigoso quanto dizem.
Estou ao seu lado Amiko, bem na manha não da nada levar a madame da garupa......heheheheh
abç