Ver Versão Completa : Tanque de baixo do jeep
JeepDennis
28/10/2003, 20:15
alguém saberia me dizer onde consigo um tanque para colocar de baixo do jeep, aquele que é tem um formato de um triangulo, se não me engano o Iassis colocou uma foto no album.
Eduardo Chaves
28/10/2003, 20:39
Dennis...
Acho que é feito sob encomenda...
[]'s... :wink:
ramil2007
29/10/2003, 09:37
Ola Dennis,
Blz?
O pessoal da DeepTec4x4 tem umas adaptações de tanque de combustível, ão sei se é esse que vc está pretendendo colocar, mas não custa nada dar uma perguntada, o pessoal lá é 10...
Dê uma ligada lá...Fale com o EDWIM ou EROVALDO, e eles te dão uma atenção sobre o assunto...
www.deeptec4x4.com.br
Tel. 11 5061-6584
Fax. 11 5063-3886
Falows
Ramil
Luis Assis
29/10/2003, 13:16
Aqui esta ele, é um tanque de opala, cabem generosos 97 Litros de combustivel dentro dele, no entanto, para que fique adequado, precisa necessáriamente subir o Jeep, de preferencia fazer SPOA, como neste caso ai....
[]'s
Gustavo
mr.robles
29/10/2003, 14:31
Grande Lassis, boa tarde!!!
Aproveitando a foto postada, queira saber algumas coisas:
Por onde vc faz o abastecimento?
Tanque de opala só existe um modelo?
Como vc suportou-o?
Abraços e parabéns pois me parece tudo muito bem acabado. :D
JeepDennis
29/10/2003, 15:04
Olá Iassis
O meu Jipe não está com espoa mas tá com uns calços bem alto e jumelo alto, será que tem como colocar?
Ian Moreira
29/10/2003, 15:24
O meu também está com os jumelos e calços motor do opala, também dá?
Ian Moreira
JEEP 71 LARANJÃO
mattheus
29/10/2003, 16:38
Fala aí Iassis
Aproveitando a foto que vc postou, qual i sistema de molas que você está usando nesse jipe :?: :?:
Estou procurando um sistema que seja fácil de encontrar e que não precise tanta adaptação.
[]´s caindo de bico no tópico
Mattheus
Luis Assis
29/10/2003, 17:05
mr.robles,
A boca do tanque pode ser feita por cima, fazendo um furo no para-lama, ou então pela lateral do jipe, usando para isso, uma tampa de moto. Eu optei por fazer assim... Segue um exemplo de cada para voce ver como fica...
[]'s
Gustavo
Luis Assis
29/10/2003, 17:22
Olá Iassis
O meu Jipe não está com espoa mas tá com uns calços bem alto e jumelo alto, será que tem como colocar?
Dennis,
Acho que tem que medir o vão livre que sobra mesmo... Só medindo para se ter certeza....
[]'s
Gustavo
Luis Assis
29/10/2003, 17:27
Aproveitando a foto que vc postou, qual i sistema de molas que você está usando nesse jipe :?: :?:
Estou procurando um sistema que seja fácil de encontrar e que não precise tanta adaptação.
Mattheus
Matttheus,
essas são as molas da Pickup Palio Adventure. São boas, mas exige que voce aumente um pouco o chassi do jipe... No meu caso, eu já queria aumenta-lo para torna-lo mais confortavel, igual ao CJ-7, portanto caiu como uma luva... Se quiser ver mais detalhe da construção do jipe, estou publicando todas as etapas no meu album.
[]'s
Gustavo
andretomasi
29/10/2003, 20:12
Pessoal,
Uma alternativa pra quem não quiser levantar o jipe só por causa do tanque é fazer um sob medida, procurando na pesquisa tem o meu, o do Giovani, e outros exemplos.
[ ]´s
JeepDennis
30/10/2003, 00:02
Ola Iassis
tem que modificar alguma coisa na estrutura do chassis pra colocar esse tanque do opala?
Luis Assis
30/10/2003, 09:02
Ola Iassis
tem que modificar alguma coisa na estrutura do chassis pra colocar esse tanque do opala?
Nao ele cabe certinho entre as duas longarinhas...
[]'s
Gustavo
Mauro B.
30/10/2003, 12:21
Matttheus,
essas são as molas da Pickup Palio Adventure.
Fala Gustavo !!! :D
Mas esses feixes da Fiat não tem uma lâmina só??? Eu vejo duas lâminas na sua foto...e tbm em uma outra foto que vc mandou, só tinha uma lâmina o feixe da Fiat...eu eu estou enchergando mal??? :oops: Esses feixe tão me parecendo os feixes da toyota só que com duas lâminas somente...
[]'s
Ian Moreira
30/10/2003, 14:34
Você acha que um bom serralheiro dá pra fazer esse tanque :?: , ou é bom um lanterneiro :?: e outra coisa o que vocês fazem com o buraco do tanque original(o lateral) :?: tampam :?:
andretomasi
30/10/2003, 15:27
Ian,
Acho que o melhor seria mandar fazer numa dessas empresas que fabricam tanques de inox para caminhôes ou numa fábrica de tanques inox para cervejarias (meu caso), porque eles já tem experiência com tanques.. não sai muito caro, porque eles podem usar recortes do inox que sobram, e dá pra mandar fazer bem reforçado.
O bocal do tanque, no meu caso, tirei ele do lugar original e coloquei atrás, depois da caixa de rodas. O lugar onde ele tava antes foi fechado.
Se quiser, dá uma olhadinha no álbum, tem fotos do tanque e da carroceria.
[ ]´s
Thiago Rodeghel
30/10/2003, 17:43
E aí Galera :D
Concordo com o Keko :lol:
Fazer em inox e fazer um protetor, em baixo do tanque com chapas de inox ou alumíno, igual uma vez em vi em uma Engesa, fica muito bom :lol: 8)
Mas essa do Opala tbm é uma boa opção :D . Ainda encontra esse tanque novo ou só no desmanche :shock: :?: Tem ano e modelo certo ou pode ser qualquer um :roll: :?:
Senão vou ter de voltar no desmanche q encontrei as pedaleiras do opala, e vou ter de pedir para arrancar o tanque dele fora :roll: :lol:
Valeu, FLW
JeepDennis
31/10/2003, 00:29
tem alguma diferença do tanque alcool do gasolina?
Nas autorizadas chevrolet ainda se encontra o tanque original...vale a pena.
No início, os tanque para carros a álcool eram mais resistentes, mas acho que com o passar dos anos unificaram a produção.
Acho que o tanque do Diplomata e dos Comodoros 4.1 eram maiores que os 4 canecos.
:D :idea: :idea:
tenho uma sugestão galera,
aqui em rondonia tem um cara que faz esses tanques sob medida, para colocar na traseira do jeep. Um amigo meu encomendou um dele. Ele cobra irrisórios R$ 70. A capacidade me paredce que é +- 60 litros.
O material nao tenho certeza se é inox ou chapa galvanizada.
se algum de voces estiver interessado, posso conseguir o fone do cara para entrarem em contato diretamente.
estamos aí para dar uma força, valeu :wink:
ps: o frete para sp via transportadora deve ficar em torno de $40, no max. :D :D
:D :D :D
Luis Assis
08/12/2003, 22:32
ve lá que interessa sim, ainda mais de for de aço Inox.
[]'s
Gustavo
beleza
hoje, pelo adiantado da hora nao tenho como, mas até quarta consigo o fone do cara, porque ele nao é de cacoal, e sim de uma cidade vizinha, ok!
Outra sujestão,
vou levar meu jeep num cara daqui que trabalha tão bem com inox, que faz até obra de arte com esse material, para ele fazer um orçamento de um tanque com as mesmas dimensões do original, só que de inox super reforçado: adeus aos fragmentos de ferrugem entupindo os filtros.
Ele fez um para um conhecido, para ser colocado também no local do original, só que com aproxidamente 70 litros, ficou perfeito, e ele cobrou R$ 200,00.
Acho que o meu, chorando, fica por R$ 150,00.
Quando fizer o orçamento, dou o preço para vcs. Acho que se encomendar mais de um, o preço ainda cai um pouco.
Pessoal
Será que dá para colocar um tanque sob o banco traseiro? No meu eu não tenho caixa de ferramentas, logo fica um espaço perdido. Por baixo eu acho que fica meio perigoso de furar numa trilha, inclusive acho que é por isso que o tanque fica no "busanfã" do motorista.
Carlos, quando você tiver o orçamento do big tanque, me avise
[]'s gasolinados
caros amigos
será que tem tanque de plastico ou poliuretano de uns 65 litros de algum carro que sirva em jipes?
abraços
Thiago Rodeghel
09/12/2003, 16:15
E aí Galera :D
Tava hoje passando pelo depósito da VW, e vi os tanques de gasolina da Kombi :shock: , e fiquei meio q já pensando em besteira :twisted:
Só me preocupo com o comprimento, ainda preciso medir, a hora q tiver um tempinho :roll: :P É no formato de um retângulo, e não tem aqueles desenhos q acompanham a carroceria do veículo, como nos carros atuais :roll:
Se alguém quiser procurar pelo conjunto aí vai a numeração Conj. Comb. Kombi Gas. 237.201.021.3 :wink:
Alguém já viu esse tipo de tanque no CJ :roll: :?: :?:
[s]
Será que dá para colocar um tanque sob o banco traseiro? No meu eu não tenho caixa de ferramentas, logo fica um espaço perdido.
Dá sim. Coloca o original do Jeep mesmo, porém "virado", p/ encaixar. Tem somente que retrabalhar o cano do bocal, e claro, "abrir" um buraco na lateral do Jeep p/ abrigar o bocal do novo tanque.
Abraços
Pessoal,
Já ouvi falar em colocar 2 tanques, um embaixo do motorista e outro embaixo do passageiro, o careta inclusive tinha feito uma adapatação com torneirinhas, ficou igual esquema de moto, acabou um, abre o outro.
Já que a opção é manter na parte de cima, seria uma forma de ter maior capacidade de tanque e ainda reservar espaço para uma futura caixa de ferramentas, já ouvi muitos comentários que uma boa caixa de ferramentas é muito importante.
Abraços Du.
tem um colega meu que usou tanque de kombi
ele colocou sob os bancos dianteiros e qdo fez a funilaria/lanternagem do bicho, suprimiu aquele ressalto do meio da correceria
como usou bancos do corsa que são baixinhos, o tanque ficou legal
aproveitou e subiu o bocal da lateral um pouco pra não ficar vazando o precioso líquido
[]'s
Pessoal
Será que dá para colocar um tanque sob o banco traseiro? No meu eu não tenho caixa de ferramentas, logo fica um espaço perdido. Por baixo eu acho que fica meio perigoso de furar numa trilha, inclusive acho que é por isso que o tanque fica no "busanfã" do motorista.
Carlos, quando você tiver o orçamento do big tanque, me avise
[]'s gasolinados
Olá pessoal,
Sou novo aqui no forum :D , mas queria dar uma contribuição. Estou procurando por um novo sistema para o tanque do meu jeep, estou pensando seriamente em colocar o tanque em baixo do jeep, no meio da travessa em V no final do mesmo.
Eu estava navegando pela internet hoje e encontrei este site http://www.sierrajeep.com com muitas coisas interessantes inclusive um protetor para o tanque externo, vejam uma foto do que estou falando abaixo:
Gostaria de saber a opinião de vcs...
[]´s a todos
Anderson Caetano Pilatti
(o|||||||o) M38A1 quase original se tornando MUD
Luis Assis
13/01/2004, 20:03
Eu estava navegando pela internet hoje e encontrei este site http://www.sierrajeep.com com muitas coisas interessantes inclusive um protetor para o tanque externo, vejam uma foto do que estou falando abaixo:
Anderson,
Seja bem vindo ao Fórum...
Na minha opinião, como ele vai praticamente no mesmo lugar que a adaptação que eu mandei as fotos, anteriormente, ele vai ter as mesmas vantagens e desvantagens, de se colocar o tal tanque de opala, portanto se ja tem um tanque pronto, que sirva, pra que tentar fabricar um... Bom isso é apenas minha opiniào...
[]'s
Gustavo
ramil2007
13/01/2004, 23:27
Fala Pilatti,
Blz?
Eu achei essa idéia de protetor muito boa, pois meu medo de instalar um tanque em baixo do jeep é o perigo de acidentes, mas com esse protetor acho que ficaria bem protegido contra acidentes de percurso.
Mas onde eu posso encontrar isso pronto, ou precisarei fabricar um, que acho não ser mto difícil, mas se já tiver pronto e com preços bons é mais fácil...
Grato pela dica...
Ramil
Luis Assis
14/01/2004, 00:55
Eu achei essa idéia de protetor muito boa, pois meu medo de instalar um tanque em baixo do jeep é o perigo de acidentes, mas com esse protetor acho que ficaria bem protegido contra acidentes de percurso.
Ramil
Ramil, isso não é protetor, é o tanque mesmo parece protetor, por que ele é quadrado...
[]'s
Gustavo
ramil2007
14/01/2004, 01:00
Mas esse que esta na fotinha logo acima, esta escrito protetor de tanke...
ou eu estou ficando maluco...?
Falows
Ramil
Mas esse que esta na fotinha logo acima, esta escrito protetor de tanke...
ou eu estou ficando maluco...?
Falows
Ramil
Ramil,
Bom dia! É isso mesmo é um protetor para o tanque veja mais no site da FXD através do link http://www.fourxdoctor.com/main/products.html . O tanque fica dentro desta proteção. Minha ideia e mandar fazer um tanque que tenha a parte inferior retangular e a superior no formato interno das travessas em V no final do chassis, estou com receio de retirá-las. Ainda mais percebendo que o engate de reboque esta fixado nelas...
Qto a comprar pronto e mandar fazer, acho que a segunda alternativa é mais em conta.. principalmente pq o valor é em U$ :)
[]´s
Anderson
Anderson,
Seja bem vindo ao Fórum...
Na minha opinião, como ele vai praticamente no mesmo lugar que a adaptação que eu mandei as fotos, anteriormente, ele vai ter as mesmas vantagens e desvantagens, de se colocar o tal tanque de opala, portanto se ja tem um tanque pronto, que sirva, pra que tentar fabricar um... Bom isso é apenas minha opiniào...
[]'s
Gustavo
Gustavo,
Tudo bem? Me conta uma coisa, o q vc precisou fazer para instalar o tanque? Olhando no meu Jeep eu diria que vc tirou 3 travessas (2 em V e mais outra, em seguida vc adicionou duas travessas paralelas ao tanque, foi isso mesmo? Vc não teria umas fotos do chassis sem a carroceria para nos mostrar? E quem sabe uma foto de como ficou a parte de traz do seu Jeep onde tinha o final da travessa em V? Desculpe-me por tanta insisência, mas é que quando se trata de soldar, cortar, remover o chassis fico muito cabreiro, tenho medo que isso prejudique minha viatura de alguma forma....
[]´s
Anderson
Luis Assis
14/01/2004, 12:11
Gustavo,
Tudo bem? Me conta uma coisa, o q vc precisou fazer para instalar o tanque? Olhando no meu Jeep eu diria que vc tirou 3 travessas (2 em V e mais outra, em seguida vc adicionou duas travessas paralelas ao tanque, foi isso mesmo? Vc não teria umas fotos do chassis sem a carroceria para nos mostrar? E quem sabe uma foto de como ficou a parte de traz do seu Jeep onde tinha o final da travessa em V? Desculpe-me por tanta insisência, mas é que quando se trata de soldar, cortar, remover o chassis fico muito cabreiro, tenho medo que isso prejudique minha viatura de alguma forma....
[]´s
Anderson
Pois não, vou tirar as fotos, mas meu jipe esta sendo reformado em Franca a 100Km daqui, portanto, acho dificil eu cosneguir te manda-las antes do final de semana... Dai junto com as fotos, eu explico certinho como foi feito...
[]'s
Gustavo
Pessoal,
outro dia lancei a mesma pergunta no Forum e nosso amigo Gustavo, gentilmente, me mostrou as suas fotos e é ai que tá meu problema...
Fui atrás dos tanques de opala e cosegui nos concessionários vários, inclusive os do Diplomata 92 são de plástico (maravilha) mas peguei o tanque e tentei imaginar como seria encaixa-lo ali atrás sem retirar as 3 útimas travessas já citadas (2 em "V" e 1 transversal).
Também tenho a mesma preocupação com chassis, uma vez que meu CJ tem 36.000km originais e instalar acessórios e equipamentos é uma coisa, já alterar um chassis original, sem nenhum nada já é bem diferente....
Não gostaria de mudar minha suspensão para SPOA, pois já fiz isso em outro Jeep e me dei mal....
Meu Jeep tem calços de 2" na carroceria, será que é deste espaço que vocês estão se referindo que dá para aproveitar, mas continuam as travessas em "V" atrapalhando...
E principalmente quero o tanque pra fora do habitáculo.
Mas para quem topa um tanque dentro do Jeep ai vai....
:arrow: Dois Originais: quem quiser instalar mais um original dentro do carro, da tranquilo, ele vai no lugar da caixa de ferramentas original, só que ao invéz de abrir outro bocal do lado direito do Jeep, altere apenas o bocal do tanque para que ele se conecte com o original (que terá duas aberturas) e use a chave seletora da Ford/Pampa 4x4, que tinha dois tanques, dá perfeitamente. (Ela tem 3 posições, tanque 1, 2 e os 2)
:arrow: Um grande de Inox de fora a fora no lugar original: o cara que vai fazer o tanque, pega o molde original e o estica até o outro lado do Jeep, (Tirando a caixa de ferramentas original) os que vi prontos ficaram com mais de 110 litros....
:arrow: O da Kombi: ele pode ir embaixo do banco traseiro ou no lugar dele, ou ainda já vi alguns que instalaram atrás do painel de instrumentos, cabe direitinho e sobra muito espaço dentro do habitáculo para tralhas....
:arrow: Tanque de Inox: Muitos aqui em Sampa, tiram o banco traseiro e colocam o tanque já pronto (de caminhão ou competição) naquele lugar e ainda fazem uma bela caixa em cima, nivelando com as caixas de roda traseiras que cabe tralha para caramba...mas pra quem tem filhos???
Meus amigos, minha preocupação em instalar o tanque do lado de fora é que já vi alguns jeeps pegarem fogo, e quem mais se danou foi quem estava sentado em cima do tanque... inclusive perdi amigo por este motivo, por isso como vou carregar meus "Catarrentos" no CJ, e num acidente, até eu desamarrálos, já foi..... por isso eu preciso achar uma solução.
Agradeço as ajudas, opiniões, fotos, experiências.....etc.
Abraços
Jeepléo
Luis Assis
14/01/2004, 20:13
JeepLeo,
É os eguinte, liguei para meu mecanico e ele me disse como que funciona...
A maioria do jipes que ele faz, inclusive o meu, o chassi é alongado no entre eixos ( 22cm ), e na traseira ( 5 cm ), para que ele fique mais estavel na estrada, caiba a suspensão com molas da Pickup Palio, e principalmente melhore o conforto interno, que no caso de pessoas avantagadas corporalmente como eu, fazem grande diferença... As travessas que voce fala, são discartadas, e o jipe, perde aquele suporte original de traz ( para implementos agricolas ) e ganha um parachoque! Sim parachoque parecido com o da frente. A robustez do chassi não aletra em nada, pois por debaixo do parachoque, vai uma nova longaria bem forte, o parachoque é parafusado por cima dela. O Jipe tambem recebe SPOA e é trocada a suspensão, ou seja, nada mais é original!!! O tanque foi possivel colocar ai, por conta de todas as outras adaptações que foram feitas, e não é possivel se fazer num jipe oroginal de fábrica, como o seu!!!! É claro que as adaptações não foram feitas somente por conta de se trocar o lugar do tanque, isso foi apenas uma feliz consequencia...
Quer uma opinião minha??? Se voce tem um Jipe Inteiro Original, um dos ultimos que foram cosntruidos, larga mão de mexer com tanque e seja Feliz... Alias nem moer ele em trilhas, eu moeria... Isso é peça de colecionador, e voce sabe disso!!!
Estou postando uma foto de um jipe, já com a Suspensão, SPOA e tanque adaptados... Veja que ele se parece muito pouco com um jipe Ford Original, nem tampa traseira mais ele tem :roll: No meu caso, que eu comprei apenas um chassi com documento, e reconstrui o jipe apartir do Zero, até a lataria foi feita inteira de novo, com chapa 14, valeu a pena mudar tudo, pois não havia nada, entende? O carro se parece com um Jipe, mas não é nem de longe um jipe. Original só chassi e eixos, o resto é Fake! Dá uma olhadinha no meu album que voce acompanha a Construção dele...
[]'s
Gustavo
JeepLeo,
É os eguinte, liguei para meu mecanico e ele me disse como que funciona...
A maioria do jipes que ele faz, inclusive o meu, o chassi é alongado no entre eixos ( 22cm ), e na traseira ( 5 cm ), para que ele fique mais estavel na estrada, caiba a suspensão com molas da Pickup Palio, e principalmente melhore o conforto interno, que no caso de pessoas avantagadas corporalmente como eu, fazem grande diferença... As travessas que voce fala, são discartadas, e o jipe, perde aquele suporte original de traz ( para implementos agricolas ) e ganha um parachoque! Sim parachoque parecido com o da frente. A robustez do chassi não aletra em nada, pois por debaixo do parachoque, vai uma nova longaria bem forte, o parachoque é parafusado por cima dela. O Jipe tambem recebe SPOA e é trocada a suspensão, ou seja, nada mais é original!!! O tanque foi possivel colocar ai, por conta de todas as outras adaptações que foram feitas, e não é possivel se fazer num jipe oroginal de fábrica, como o seu!!!! É claro que as adaptações não foram feitas somente por conta de se trocar o lugar do tanque, isso foi apenas uma feliz consequencia...
Quer uma opinião minha??? Se voce tem um Jipe Inteiro Original, um dos ultimos que foram cosntruidos, larga mão de mexer com tanque e seja Feliz... Alias nem moer ele em trilhas, eu moeria... Isso é peça de colecionador, e voce sabe disso!!!
Estou postando uma foto de um jipe, já com a Suspensão, SPOA e tanque adaptados... Veja que ele se parece muito pouco com um jipe Ford Original, nem tampa traseira mais ele tem :roll: No meu caso, que eu comprei apenas um chassi com documento, e reconstrui o jipe apartir do Zero, até a lataria foi feita inteira de novo, com chapa 14, valeu a pena mudar tudo, pois não havia nada, entende? O carro se parece com um Jipe, mas não é nem de longe um jipe. Original só chassi e eixos, o resto é Fake! Dá uma olhadinha no meu album que voce acompanha a Construção dele...
[]'s
Gustavo
Grandessíssimo Gustavo, :shock: :oops: :lol: :P
tenho o mesmo problema avantajado que vc :shock: (1,86 com 120kg) :shock: , e vou acabar mexendo neste CJ mesmo, pois após 6 Jeeps montados (uns bons outros maus) esse :P 7º exemplar eu procurei mesmo para não ter problemas estruturais e de funilaria (Tô cansado dessas fases... :twisted: )
Meu projeto pra esse Jeep é 60% cidade, 20% terra e 20% trilha, pois apesar de andar no meu dia-a-dia em um bom 4x4 (Subaru Outback), sinto saudades mesmo dos velhos CJ's com capota abaixada.
Tenho também uma infinita paixão por este desenho dos CJ's :P , e por isso que minha missão é apenas deixá-lo mais seguro, confortável e bonito.
Não tenho pressa nenhuma em fazer este 7.º exemplar, mas como já errei muito no passado, quero aproveitar esta bagagem para fazer direito e definitivamente desta vez, pois prometi a família que este fica para herança... (Nem eles aguentam mais reformas)
Por isso, desculpe te incomodar com as mesmas perguntas :roll: , mas o que vc puder me passar de informação é válido e muito proveitoso :lol: .
Abraços
Jeepléo
Beto Lacerda
28/02/2004, 05:11
Gustavo vc sabe me dizer se sem alongar o chassis da pra por o tanque do opala pois meu cj tem SPOA ( finalmente) e calço de carroceria (opala) , e jumelo um pouco maior,mas alongar o chassis não vai rolar, sera que cabe ??? no meu caso seria otimo se coubesse pois ligaria com o tanque original e colocaria uma "torneira" o que me dariam 97 lts + 40 de reserva pois abastece pelo original com a torneira aberta , qdo. ambos tiverem cheios fecha-se a torneira (tem que ter respiro independente nos dois )e roda até o fim , abrindo a torneira o combustivel vai pro tanque de baixo e pronto são 40 lts de reserva sem ter que usar camburão ou funil ,nem ter que fazer bocal novo ,basta ligar os tanques por uma mangueira :lol:
Markito Amato
28/02/2004, 11:28
Salve, pessoal!
Antes de tudo, peço mil desculpas por estragar a festa, mas...
Se não me engano, o Contran, por meio da Portaria 71 do Inmetro, proibiu a colocação de tanques de combustível na traseira. Os veículos que já tinham e foram homologados pelo Inmetro até a publicação da referida Portaria podem rodar sem problemas. Porém, não existe mais como regularizar as novas transformações. :evil:
Acho que vale dar uma checada nisso com mais calma, evitando assim dores de cabeça e de bol$o. :wink:
Eu vou dar uma boa lida na Portaria e, depois, escrevo aqui o que eu achei, ok?! :wink:
Abraços,
kmoretto
18/06/2004, 11:22
Markito,
Por acaso vc chegou a ver esta questão da Portaria 71??
O assunto do tanque em baixo do Jeep está rolando em outro tópico e esta informação é importante.
[]´s
Beto Ferrari
18/06/2004, 16:48
sALLve,
Este assunto me interessa pois tambem estou com a intenção de colocar o tanque de gasola do Sherk no espaço em baixo na traseira.
Andei pesquisando e encontrei a tal portaria71 que regula as normas para a inspeção veicular em veiculos que sofreram alterações em suas caracteriticas originais (os nossos :twisted: ).
Pela rápida olhada nesta portaira não encontrei nenhuma citação especifica sobre o posicionamento do reservatorio de combustível, mas somente uma condição para a segurança contra acidentes, ou seja o reservatório deve ser ou estar protegido contra riscos de colisão.
Esta foi a minha conclusão.
Disponibilizei esta portaria nos download do forum e estou anexando tambem aqui, vamos discutir mais sobre este assunto.
Beto Ferrari
18/06/2004, 16:49
sALLve,
Este assunto me interessa pois tambem estou com a intenção de colocar o tanque de gasola do Sherk no espaço em baixo na traseira.
Andei pesquisando e encontrei a tal portaria71 que regula as normas para a inspeção veicular em veiculos que sofreram alterações em suas caracteriticas originais (os nossos :twisted: ).
Pela rápida olhada nesta portaira não encontrei nenhuma citação especifica sobre o posicionamento do reservatorio de combustível, mas somente uma condição para a segurança contra acidentes, ou seja o reservatório deve ser ou estar protegido contra riscos de colisão.
Esta foi a minha conclusão.
Disponibilizei esta portaria nos download do forum e estou anexando tambem aqui, vamos discutir mais sobre este assunto.
andretomasi
18/06/2004, 18:44
Fala Beto,
Então, no meu caso, tenho o tanque embaixo, com uma chapa protegendo ele, tá tudo ok?
[ ]´s torcendo pra estar de acordo :lol:
Markito Amato
18/06/2004, 21:23
Salve, pessoal!
Comecei um rolo e agora acabei entrando nele! :shock: :D :D :D
Bom, em função do tempo, confesso que já não me lembro mais onde eu li sobre a proibição de novas adaptações de tanques na parte traseira de veículos. Acho que foi na RTQ 24 ou 25 do INMETRO. Vou procurar novamente até para não falar nenhuma besteira. :roll: :wink:
De qualquer forma, essa proibição não vem de hoje, mas da época do Ford Pinto, que explodia quando abalroado por trás. Enfim, demorou mas chegou por aqui também, creio eu. :roll:
Em tempo, a Portaria 71 foi revogada pela Portaria INMETRO / MDIC número 30 de 22/01/2004, que coloco agora para download.
Assim que souber de algo, volto a escrever! :wink:
Abraços,
Beto Ferrari
19/06/2004, 09:18
[quote="Keko - CJ5"]Fala Beto,
Então, no meu caso, tenho o tanque embaixo, com uma chapa protegendo ele, tá tudo ok?
Fala Keko
Como eu disse,esta é a mina opinião, mas como eu não faço a inspeção veicular também não posso afirmar se tá tudo ok!
Seria interessante se alguem aqui do forum que já tivesse passado pela inspeção, se pronunciasse, pois acredito que os critérios para a inspeção seja muito mais técnicos do que simples opiniões pessoais.
Markito,
Li rapidamente a RTQ24 que vc anexou e só encontrei a parte que copio abaixo que faz referencia ao sistema de alimentação em veículos modificado:
(trecho da RTQ24)
7.3.8.4 Sistema de alimentação de combustível
Com o veículo posicionado no fosso ou elevador, verificar vazamentos, fixação e estado geral dos componentes.
A tampa do reservatório de combustível deve estar adequadamente posicionada e oferecer a
devida vedação quanto a vazamentos.
O reservatório de combustível não deve possuir oxidação, amassados profundos, sua fixação deve estar adequada , devendo estar localizado em posição protegida contra colisões.A tubulação de combustível deve estar em perfeito estado de conservação, não devendo
apresentar vazamentos, amassados, cortes, grandes vincos, posicionada em local apropriado (fora do habitáculo) e devidamente conectada e fixada.
Critério(s) de reprovação: É motivo de reprovação a constatação da(s) seguinte(s) ocorrência(s),
dentre outras previstas em regulamentação específica:
• Vazamento de combustível.
• Conservação/fixação deficiente.
• Não existência/deficiência da tampa do reservatório.
Acho que o detalhe mais importante para nossas adaptações seria PROVAR que o local escolhido ofereça condições de segurança e proteção, para isso precisariamos saber melhor os critérios do ponto de vista do orgão inspecionador.
Convido a todos para continuarmos esta discussão pois esta adaptação foi feita o é pretendida por outros companheiros. :wink:
Mas...
Oque, ou quais são as condições de segurança? :?
Eis a questão. :?
Quem determina isso? O vistoriador? :?
[]'s cada vez mais confusos com a legislação que na verdade não serve pra nada nada, salvo pra caixinha do vistoriador.
leopoldo
19/06/2004, 21:12
Entrando de novo nesse assunto>
De acordo com uma conversa que tive com um vistoriador, é consenso entre eles que tanques modificados especialmente dos jeeps, que em geral são veículos mais altos, esteja colocado de forma protegida e na parte de traz não é considerado protegido pois num impacto traseiro existiria a possibilidade de rasgar o tanque e causar um grande incêndio.
Mas é possível que outros não achem assim, desta forma estaremos na mão da opinião dos vistoriadores mesmo, até que uma regra clara seja publicada. Por via das duvidas, eu aconselho a colocar um tanque central, ou seja, entre eixos.
Adicionalmente, em relação aos tanques suplementares, como os nossos galões, existe a possibilidade de dar zebra também. Do mesmo modo que o tanque principal, o galão não poderia ser colocado lá no suporte e ficar desprotegido como até hoje tem sido colocado na traseira do jeep.
Assim como dentro do jeep nem pensar.
A minha solução para este problema é colocar o suporte de estepe numa posição que fique por "cima" do galão e o proteja de um impacto direto.
Querem um exemplo? vejam como eu montei no meu CJ.
andretomasi
19/06/2004, 21:19
Fala Leopoldo,
E pra quem já tem o tanque atrás, como eu e o Giovani... rezamos?? :lol: :lol: :lol: :D :D :D
[ ]´s
Sergio Rocha
20/06/2004, 14:11
Eu já to rezando.
Ave Maria cheia de graça rogai por nós engenhoqueiros ..............
Markito Amato
21/06/2004, 09:04
Salve, pessoal! Fala, Beto!
O material que coloquei para download é a Portaria 030, que dá as diretrizes para os vistoriaores se guiarem. Porém, como muitos já ressaltaram, ela dá margem a dúvidas. Afora isso, ela não traz a normatização relativa aos reservatórios de combustível. Essa se encontra nas RTQ 24 e 25. O problema é que eu já revirei o site do INMETRO, porém, não as encontrei. Precisamos estudá-las bem para evitar quaisquer problemas durante a obtenção do Certificado de Segurança Veicular ou durante a própria vistoria! :wink:
Vou continuar procurando! Entretanto, se algúem achar antes, coloque aqui para download também! :D
Abraços,
Marcos ET
21/06/2004, 09:17
Daez PessoALL, blz?
Pow, se alguém da vistoria encrencar com o tanque atrás da viatura, é só falar que é fixado igual aos modelos Engesa.... hehehehe e que nunca vimos um destes de churrasqueira (pelo menos eu nunca vi...)
mas EU, pessoalmente ainda prefiro fixar o tanque sob os bancos do motorista.... mesmo que seja o original, dois originais (um sob cada banco) ou um daqueles inteiros que vao de um lado a outro...)
ENQUANTO ISSO, alguém poderia me dar uma ajudazinha no tópico em que pergunto sobre uma resina pra proteger o tanque por dentro? hehe
[]'s a todos!
Beto Ferrari
21/06/2004, 10:02
sALLve,
Pessoal eu sou da mesma opinião que o Leopoldo, estamos nas mãos dos vistoriadores, mas uma idéia para quem já fez esta adaptação seria proteger o tanque com uma chapa de metal. Este talvez possa ser o argumento para o vistoriador - se tivermos as especificações do material que foi usado para a proteção e a resistência do mesmo e também os reforços feitos na fixação desta chapa ao chassi para resistir a impactos, talvez possamos argumentar alguma coisa.
Pessoalmente deveriamos pensar em um sistema correto de protegermos os tanques visto que este espaço traseiro é adaptável aos tanques de combustível.
Em tempo, acho que a minha pick up corsa03 tem o tanque em baixo da caçamba - sem dúvida muito mais baixa que qualquer jeep, mas poderiamos considerar que também é na parte traseira do veículo.
Fala Gente..... :D :D :D
Eu, eu, eu, eu, eu... EU, eu aqui ó, EU, o dia que for mexer no meu tanque, vou arrancar a caixa de ferramenta debaixo do banco e esticar o tanque até lá... :D
Ela só serve pra juntar terra, barro e outras tralhas que só servem pra fazer barulho. :roll:
[]'s
Eugênio
Marcos ET
22/06/2004, 11:12
Gente, pra qualquer alteração no veículo, tem que ter um "CSV" (Certificado de Segurança Veicular), pode-se conseguir isso em oficinas credenciadas pelo DETRAN (são aquelas que liberam estes CSVs para carros que eram a Gasolina e passaram pra Diesel, por exemplo), com o CSV em mão, nao tem como o vistoriador encrencar....
interessante que deveria constar em qualquer veículo o CSV pra freios a disco, alterações na carroceria, mas ALTERAÇÕES NA SUSPENSÃO, DIREÇÃO, nao liberam CSV por que são PROIBIDAS pelo CONTRAN.....
falows?
LuizCabral
22/06/2004, 12:01
Fala Gente..... :D :D :D
Eu, eu, eu, eu, eu... EU, eu aqui ó, EU, o dia que for mexer no meu tanque, vou arrancar a caixa de ferramenta debaixo do banco e esticar o tanque até lá... :D
Ela só serve pra juntar terra, barro e outras tralhas que só servem pra fazer barulho. :roll:
[]'s
Eugênio
:lol:
Eu, eu, eu, eu Luiz Cabral nao faria isso, monge. No 54 do meu pai tinha um tanque assim. Alem de feio, quando inclinava muito para a lateral faltava gasolina do outro lado, ai o jeep falhava. Uma marmota só.
[]'s com tanque original
EduardoLang
03/08/2011, 22:53
Pessoal,
Boa Noite ! !
Tenho dois tanques de gasolina em meu jeep, um embaixo do banco traseiro e outro embaixo da carroceria, lá no final do chassi, ou seja, na parte de trás. os dois estão interligados e o abastecimento é efetuado pelo tanque superior que através da interligação abastece o tanque inferior, no qual está ligada a bomba elétrica de gasolina. Acontece que a bóia para a medição do nível de combustível, está colocada no tanque superior. Bem, o tanque superior possui aproximadamente 70 litros de gasolina e o inferior aproximadamente 60 litros. Bem, quando completo os DOIS tanques ( haja grana..... rs rs rs rs ) a boia marca tanque cheio. Logo após esvaziar o tanque superior, mesmo ainda restando aproximadamente 60 litros de combustível no tanque inferior, o medidor do painel marca ZERO ! ! ! eu tinha uma idéia de transportar a bóia para o tanque inferior, porém acredito que ao completar os dois tanques, irá vazar gasolina pela bóia ( original do jeep willis ), pois a mesma não foi feita para suportar pressões. Pensei em colocar um outro tanque, alinhado com o de baxio ( interligado por magueira ) somente para colocar a bóia, porém o efeito "pressão" irá acontecer da mesma forma quando os dois tanques forem completados. Alguém sabe se existe alguma forma de colocar uma bóia no tanque inferior que aguente pressão quando os dois tanques estiverem completos???
ABS
GRATO ! ! !
4X4GARAGE
04/08/2011, 08:29
Pessoal,
Boa Noite ! !
Tenho dois tanques de gasolina em meu jeep, um embaixo do banco traseiro e outro embaixo da carroceria, lá no final do chassi, ou seja, na parte de trás. os dois estão interligados e o abastecimento é efetuado pelo tanque superior que através da interligação abastece o tanque inferior, no qual está ligada a bomba elétrica de gasolina. Acontece que a bóia para a medição do nível de combustível, está colocada no tanque superior. Bem, o tanque superior possui aproximadamente 70 litros de gasolina e o inferior aproximadamente 60 litros. Bem, quando completo os DOIS tanques ( haja grana..... rs rs rs rs ) a boia marca tanque cheio. Logo após esvaziar o tanque superior, mesmo ainda restando aproximadamente 60 litros de combustível no tanque inferior, o medidor do painel marca ZERO ! ! ! eu tinha uma idéia de transportar a bóia para o tanque inferior, porém acredito que ao completar os dois tanques, irá vazar gasolina pela bóia ( original do jeep willis ), pois a mesma não foi feita para suportar pressões. Pensei em colocar um outro tanque, alinhado com o de baxio ( interligado por magueira ) somente para colocar a bóia, porém o efeito "pressão" irá acontecer da mesma forma quando os dois tanques forem completados. Alguém sabe se existe alguma forma de colocar uma bóia no tanque inferior que aguente pressão quando os dois tanques estiverem completos???
ABS
GRATO ! ! !
pq voce nao coloca uma mang transparente no tanque inferior?como uma mang de nivel ,dai depois que secasse o superior voce via pela mang?!?!?!?!
oq acha?
[]s
EduardoLang
04/08/2011, 20:54
Se sabe que eu havia pensadonisso, mas achei muito arcaico. É extremamente funcional ! ! ! ! !
Carlos Monaco
30/11/2011, 19:00
Pessoal to querendo retirar o tanque de dentro do jipe por causa do cheiro, agora minha dúvida, esse tanque traseiro vendido na gama, como é feita a instalação é tranquilo ou tenho que colocar alguma bomba para levar a gasolina? Ele pode ser colocado em um Willys original?
323121
Se eu colocar o tanque da CLA original mas em plastico, ele elimina o cheiro da gasosa, ou vai continuar a mesma coisa?
http://www.shopdelivery.net/bancodeimagens/ShopDelivery/403/Detalhe/210611.jpg
Como o valor dos dois tanques são muito semelhantes, a preferencia ficaria para o externo mas ficou algumas dúvidas.
Valeu
Carlos, o tanque traseiro é perfeito, pois não produz cheiro de gasolina dentro do jeep, desde que bem instalado. Vc terá apenas que arranjar duas alças para fixa-lo no chassis, e providenciar uma proteção da parte de baixo dele tb, mas isso é coisa simples, pois na metalurgica CLA já tem esta chapa pronta para venda. Dê uma olhada, tenho certeza que não ficará decepcionado. Em relação a puxar o combustivel, fique frio, pois se sua bomba estiver boa, ela puxará tranquilo.
Rodolfo Ourique
01/12/2011, 21:29
Carlos, o tanque traseiro é perfeito, pois não produz cheiro de gasolina dentro do jeep, desde que bem instalado. Vc terá apenas que arranjar duas alças para fixa-lo no chassis, e providenciar uma proteção da parte de baixo dele tb, mas isso é coisa simples, pois na metalurgica CLA já tem esta chapa pronta para venda. Dê uma olhada, tenho certeza que não ficará decepcionado. Em relação a puxar o combustivel, fique frio, pois se sua bomba estiver boa, ela puxará tranquilo.
Se quiser ver como fica dá uma olhada na página 4 da minha assinatura, lá eu postei fotos deste tanque instalado no meu Jeep.
Carlos Monaco
01/12/2011, 22:17
Valeu pela dica, acho q vou partir para essa solução mesmo....
Carlos Monaco
01/12/2011, 22:19
Se quiser ver como fica dá uma olhada na página 4 da minha assinatura, lá eu postei fotos deste tanque instalado no meu Jeep.
Rodolfo, parabens pelo jeep, agora uma pergunta o tanque não pega no diferencial, em erosaõ??
Seu tanque é o mesmo que postei? qual bocal do tanque vc usou?
Rodolfo Ourique
01/12/2011, 23:39
Rodolfo, parabens pelo jeep, agora uma pergunta o tanque não pega no diferencial, em erosaõ??
Seu tanque é o mesmo que postei? qual bocal do tanque vc usou?
Não pega não, como vc pode ver na foto há uma distância relativa ( vc verá fotos de erosões com eixos cruzados no album). Uso o bocal da RD350 que o Donatti comercializa como kit pra Jeep. O tanque é o mesmo da foto da Metalurgica CLA, a chapa de proteção fiz com um serralheiro pois eles ainda não tinham para vender.
georgevalle
02/12/2011, 08:43
Outra vantagem do tanque externo é mais espaço no jeep para tranqueiras pois nas viaturas não cabem nem as geladas.