Ver Versão Completa : Volante direção F1000 - como retirá-lo?
Amigos, o título já diz tudo. Estou precisando retirar o volante de direção da F-1000 para "alinhar" melhor. Tentei retirar a tampa da buzina, mas parece que não sai. Alguém sabe o procedimento? Obrigado.
Raphael
F-1000 97 cab dupla MWM
Brasilia-DF
luizmarco
06/07/2012, 21:02
rfdex, a tampa ou melhor, o botão da buzina sai sim, não é exatamente a parte que vc vê que sai, mas o conjunto todo, que fica encaixado no volante, vc usa uma chave de fenda. procura na net a imagem do botão da buzina da f1000 para ter uma ideia melhor. agora retirar a peça e desligar os dois fios é a parte facil, dificil é sacar o volante. apos retirar a porca, com uma chave de encaixe, acho que de 24 mm, geralmente o volante fica preso no frisado da coluna. existe uma ferramenta especifica para sacar ele. o ideal é ir onde faz alinhamento de direção e mandar alguem fazer, pq se não tiver as ferramentas fica dificil ... abraço.
Edintruder
06/07/2012, 22:23
Realmente, o ideal é levar num lugar de alinhamento e pagar para fazer o serviço caso não tenhas a chave.
Primeiro mete a chave de fenda num dos cantos de baixo do botão da buzina. Tem que tirar a base de plástico junto.
Depois de sacado tu afrouxas o parafuso deixando ele no lugar, bem na beira da rosca. Puxa o volante com força e pode para alguém bater com um martelo por trás usando um pedaço de madeira para não estragar o volante. Cuidado para não estragar o painel. Depois que o volante soltar é só tirar a porca e sacar ele fora.
Caso não solte, será necessário o uso de um extrator. Eu fiz um quando tirei pela primeira vez. Pega dois parafusos que sirvam nos furos do lado da porca. nesse caso tens que tirar a porca toda.
Pega uma chapa pequena de ferro e aparafusa esses 2 parafusos (tem que ser compridos) no volante. E no centro dessa chapa de ferro tu transpassa um pedaço de barra rosqueada com uma porca por trás. Tu vai puxando a base de ferro pela porca na barra rosqueada, e os parafusos irão puxar o volante. Tu vai dando pressão e de vez em quando tu bates com o martelo na madeira por trás para ver se solta mais fácil.
Depois de tirar da primeira vez, as próximas sairão muito mais fácil.
Ramon Pires
07/07/2012, 00:34
Amigos, o título já diz tudo. Estou precisando retirar o volante de direção da F-1000 para "alinhar" melhor. Tentei retirar a tampa da buzina, mas parece que não sai. Alguém sabe o procedimento? Obrigado.
Raphael
F-1000 97 cab dupla MWM
Brasilia-DF
Nao precisa tirar o volante, faz o ajuste nas estrias do setor, é mais facil, só cuida p nao deixar frouxo, senao o bicho pega!!!
É um parafuso 13mm...
Edintruder
07/07/2012, 01:25
Isso mesmo. Na minha eu tive que soltar o setor com uma chave 16mm para ter recurso de espaço para soltar o estriado.
luizmarco
07/07/2012, 17:18
Nao precisa tirar o volante, faz o ajuste nas estrias do setor, é mais facil, só cuida p nao deixar frouxo, senao o bicho pega!!!
É um parafuso 13mm...
tambem dá certo.
mas ainda acho que se tiver as ferramentas tirar o volante é menos trabalhoso.
o cara ve a posição ideal do volante, depois vai numa oficina de alinhamento, deixa o volante na posição e pede para o cara acertar a posição dele, como trabalham com isso, fazem num piscar de olho. dependendo do mecanico, é só deixar umas dilmas para a cerveja ...
Amigos, muito obrigado. Eu já tinha tentado regular pelas estrias na barra, porém houve a necessidade de afrouxar o próprio setor para terminar o serviço, daí resolvi abortar e tentar alinhar pelo volante mesmo. Vou partir por este caminho. Ainda acho mais fácil fabricar o extrator em casa (tenho uma oficina própria - solda, furadeira bancada, lixadeira, policorte, etc) a retirar o setor de direção ou levar em algum lugar. Infelizmente aqui em Brasília existem pouquíssimas pessoas/oficinas que trabalham com zelo, atenção e honestidade, principalmente quando se trata de acabamento. Prefiro eu mesmo fazer!!! Abraços
Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF
BRAVOECONOVEMBER
08/07/2012, 18:43
Outra opção e levar para o alinhamento e fazer eles trabalharem direito. No alinhamento dá pra deixar o volante certinho e só fazer direito.
Amigos, obrigado pelas dicas. Tentei retirar o volante hoje à tarde, mas não obtive sucesso. Fabriquei um extrator. Estava tão arroxado que um parafuso de aço entortou e não sacou o volante do eixo. Acabou que afrouxei a barra próximo ao setor de direção e consegui fazer o alinhamento por ali. Obrigado.
Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasília-DF
opala66joao@hotmail.com
09/07/2012, 11:20
Eu fui mexer nisso uma vez,parece que nunca ficava reto o volante... e realmente nao ficava,tinha algo gasto no acoplamento lá embaixo perto do motor,troquei o que tava gasto agora nunca mais deu problema.
Edintruder
09/07/2012, 22:19
Na minha soldei o acoplamento. Até hoje não coloquei novo. O ruim é que transmite parte da vibração do chassis direto para o volante. Relaxei nisso.
opala66joao@hotmail.com
10/07/2012, 20:15
Na minha soldei o acoplamento. Até hoje não coloquei novo. O ruim é que transmite parte da vibração do chassis direto para o volante. Relaxei nisso.
Edin,me passa mais dados sobre o que tu fez,vou dar a dica pro mecanico... abraço.
Edintruder
10/07/2012, 21:10
Eu tirei a peça que estava bem desgastada. Como não encontrei uma nova para comprar na época, resolvi soldar tudo e eliminar a folga forever, porém essa peça serve justamente para amortecer as vibrações do chassis e não transmitir para a coluna de direção.
Eu soldei apenas os pinos de um lado nas chapas do outro lado. Fiz pelos 2 lados, totalizando 4 pontos de solda.
358335358336