PDA

Ver Versão Completa : como troco o retentor da roda traseiro do niva



jorgegulart
06/07/2012, 09:10
bom camaradas sou novo no ramo e gostaria de ajuda pra aprender como troco o retentor da roda traseira do meu niva pois tinha um vazamento na roda e axei q fosse no cilindro de roda ao abrir pra trocar o cilindro vi q o vazamento vem do eixo entao ai veio a duvido qunatos retentores tem e como desmonta pq tem um por dentro da flange do diferencial e nao sei como tiro e o rolamento tambem e so prensar q sai ???? me ajundem por favor !!!

Dinola
06/07/2012, 17:32
Tambem tenho essa dúvida. Um dia vou ter que desmontar o meu...

Flugêncio
07/07/2012, 08:19
Então lá vai,
Não é uma coisa das mais fáceis, com paciência vc faz em casa. Geralmente começo, drenando o óleo do diferencial, tiro a roda, e começo tirar o tambor, o freio de estacionamento deve estar livre, existe 2 parafusos ( cabeça 12mm) que serve para ir desalojando o tambor, se eles não estiverem lá, pode utilizar uns de cabeça 13mm. Talvez seja necessário algumas pancadas para soltar o tambor, mas seja moderado para não quebrar a face do mesmo. Com o tambor já fora, vc terá que soltar 4 parafusos ( 17mm), porcas por trás do espelho onde vão montadas as sapatas, feito isto, já pode pensar em liberar o semieixo, as vezes sai fácil, as vezes não, dai umas pancadinhas nele para desalojar o rolamento. Retire todo semieixo e aproveite para inspecionar as folgas do rolamento.
Tem que tomar cuidado. com o caninho do freio, o ideal é soltá-lo e depois fazer uma sangria, se não trate de vedá-lo muito bem. Agora já dá pra ver o retentor dentro da carcaça do diferencial, pra retirá-lo, se não tiver um saca, vc pode serrar com um lâmina em 2 lugares e sairá mais fácil. Não coloque retentores adaptados, pois terá que fazer novamente o serviço em breve.
Pronto, limpe tudo muito, e remonte, fazendo to serviço inverso. Espero que ajude!

Dinola
07/07/2012, 11:09
Claro que ajudou, Flugêncio. Valeu !
É menos complicado do que eu pensava.
Espero que tenha tambem ajudado o Jorge.

ab

BobJipe
25/02/2014, 08:58
Flugencio e sobre o uso de maçarico ?"Para retirar essa trava, voce tem que aquece-la com um maçarico de solda, para ela dilatar e poder ser sacada com a mão .( cuidado para não se queimar ) "

BobJipe
25/02/2014, 09:51
Então lá vai,
Não é uma coisa das mais fáceis, com paciência vc faz em casa. Geralmente começo, drenando o óleo do diferencial, tiro a roda, e começo tirar o tambor, o freio de estacionamento deve estar livre, existe 2 parafusos ( cabeça 12mm) que serve para ir desalojando o tambor, se eles não estiverem lá, pode utilizar uns de cabeça 13mm. Talvez seja necessário algumas pancadas para soltar o tambor, mas seja moderado para não quebrar a face do mesmo. Com o tambor já fora, vc terá que soltar 4 parafusos ( 17mm), porcas por trás do espelho onde vão montadas as sapatas, feito isto, já pode pensar em liberar o semieixo, as vezes sai fácil, as vezes não, dai umas pancadinhas nele para desalojar o rolamento. Retire todo semieixo e aproveite para inspecionar as folgas do rolamento.
Tem que tomar cuidado. com o caninho do freio, o ideal é soltá-lo e depois fazer uma sangria, se não trate de vedá-lo muito bem. Agora já dá pra ver o retentor dentro da carcaça do diferencial, pra retirá-lo, se não tiver um saca, vc pode serrar com um lâmina em 2 lugares e sairá mais fácil. Não coloque retentores adaptados, pois terá que fazer novamente o serviço em breve.
Pronto, limpe tudo muito, e remonte, fazendo to serviço inverso. Espero que ajude!

Olá Flugêncio!:concordo: sobre o maçarico é referente a essa dica aqui> http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/24323-retentores-e-rolamentos-rodas-traseiras.html