PDA

Ver Versão Completa : velocimetro da band

marciorank@gmail.com
03/07/2012, 23:39
alguem sabe me dizer o porque que o ponteiro do
velocimetro da band chaqualha em vez de ficar
parado na velocidade em que voce esta andando.

Fe_jipeiro
04/07/2012, 00:29
Marcio,

Ou o cabo está mal encaixado, ou está para quebrar ... rsrsrs

Abs...

Guiga Tostes
04/07/2012, 00:34
alguem sabe me dizer o porque que o ponteiro do
velocimetro da band chaqualha em vez de ficar
parado na velocidade em que voce esta andando.

Márcio, esse é um problema crônico infelizmente...pode ser corrigido mas depois de algum(pouco ou muito) tempo acaba voltando.

Porém, pode ser atenuado com a troca do cabo do velocímetro(90% dos casos) e/ou caso esteja oscilando muito pode ser que um ou mais dentes do pinhão do velocímetro estejam quebrados.

Abraço

Fe_jipeiro
04/07/2012, 00:37
Márcio, esse é um problema crônico infelizmente...pode ser corrigido mas depois de algum(pouco ou muito) tempo acaba voltando.

Porém, pode ser atenuado com a troca do cabo do velocímetro(90% dos casos) e/ou caso esteja oscilando muito pode ser que um ou mais dentes do pinhão do velocímetro estejam quebrados.

Abraço

X2 ...:concordo: ... Muito bem Guiga, esqueci desse detalhe tb !!

Abs..

jaime_cj-5
04/07/2012, 09:34
acho que vocês esqueceram de uma possibilidade... todas estas são possíveis, mas uma bem simples também acontece bastante... aquele "vidrinho" do painel do velocímetro é muito simples, muito flexível e também muito "próximo" do ponteiro... o que acontece bastante é que ele acaba encostando e interfirindo na leitura, o problema é que isso, com o tempo, acaba "viciando" o ponteiro... eu, particularmente não dou muita bola para isso

abraço

mecamaniaco
04/07/2012, 10:01
O negócio é ler a média! aeuhaueheuheuhaue

rbata
04/07/2012, 10:03
O meu ponteiro estava pulando, chacoalhava muito, mostrava +- a velocidade.... até que zerou de vez.

Aí troquei o cabo e ficou perfeito, o ponteiro fica travadinho na velocidade. Com pneu 31 o GPS tá marcando uns 10% acima da velocidade indicada no velocímetro.

Mas essa do vidrinho que o Jaime lembrou também já aconteceu comigo... ele chegou a cair pra dentro do painel e prendeu o ponteiro. Mas eu acho que não deve estragar porque se não me engano, o acionamento ali dentro é magnético, então ele patina e não força nada mas não tenho certeza se é bem assim.

mecamaniaco
04/07/2012, 10:26
O meu ponteiro estava pulando, chacoalhava muito, mostrava +- a velocidade.... até que zerou de vez.

Aí troquei o cabo e ficou perfeito, o ponteiro fica travadinho na velocidade. Com pneu 31 o GPS tá marcando uns 10% acima da velocidade indicada no velocímetro.

Mas essa do vidrinho que o Jaime lembrou também já aconteceu comigo... ele chegou a cair pra dentro do painel e prendeu o ponteiro. Mas eu acho que não deve estragar porque se não me engano, o acionamento ali dentro é magnético, então ele patina e não força nada mas não tenho certeza se é bem assim.

Isso mesmo Rafael, o ponteiro funciona por indução mesmo, em teoria não maiores problemas em segurar o ponteiro!

Agora achei engraçado o seu GPS marcar 10% a mais com os pneus 31"... Eu uso 33" e o meu está marcando no máximo uns 5%!

marciorank@gmail.com
04/07/2012, 12:31
pois é galera;
quando comprei minha band o ponteiro chaqualhava um monte
ai arrebentou o cabo
troquei e funcionou uma maravilha, até que queimou uma luz do painel
ai o eletrecista trocou a lampada e quando sai da auto elétrica ja saiu
chaqualhando

mecamaniaco
04/07/2012, 13:51
Bom pessoal, esse "problema" do ponteiro no meu caso é a buchinha de encaixe do cabo no velocímetro q está gasta, é um parto fazer funcionar! Sei q o ideal seria eu trocar a bendita bucha, mas o tempo não ajuda!

Vou usar até acabar de vez com o encaixe, dai paro e troco! euhauehauehaeh

bandoleiro
04/07/2012, 14:44
Eu me encomodei de todas as formas com o velocimetro original, principalmente depois que alonguei a relacao de diferencial. Cada lampada que tinha que trocar no painel já começava a oscilar. Um dia me cansei e coloquei um velocimetro da guster racing.357331

Quase três anos sem problemas. Marcador de temperatura também da guster. Esse já não gostei muito não. Sou meio chato e segundo o próprio fabricante pode marcar 5 graus para mais ou para menos.

Guiga Tostes
04/07/2012, 15:47
Eu me encomodei de todas as formas com o velocimetro original, principalmente depois que alonguei a relacao de diferencial. Cada lampada que tinha que trocar no painel já começava a oscilar. Um dia me cansei e coloquei um velocimetro da guster racing.

Ficou bacana e moderno, me lembrou até um painel gringo que encontrei na net.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=357346&d=1341427666

bandoleiro
04/07/2012, 16:28
Esse tipo de painel que o Guiga mostrou, eu até cogitei em mandar fazer pela guster racing, mas apenas 1 inviabilizou o projeto. Poderiamos ver se tem mais interessados em um painel como este gringo e fazer uma cotação, para por exemplo 10.

DeMelo
04/07/2012, 18:50
Esse tipo de painel que o Guiga mostrou, eu até cogitei em mandar fazer pela guster racing, mas apenas 1 inviabilizou o projeto. Poderiamos ver se tem mais interessados em um painel como este gringo e fazer uma cotação, para por exemplo 10.

Eu me habilito a entrar no projeto. O painel ficou muito legal e funcional.

Dimasi
04/07/2012, 20:24
Se o custo não ficar exorbitante tb me interesso.

jipeirodesdepequeno
04/07/2012, 21:11
ficou bem bacana hein, como funciona o velocimetro? vc que adaptou outro digital atraz? ou é vendido pronto?
[]'s

hercilio.neto
04/07/2012, 21:32
O cabo do meu velocimetro quebrou esses dias. Ainda não troquei.
Segundo o Reginaldo do Camptoy, existem dois tipos de cabos, depende do ano da Band. A Band 93 sempre gera dúvida, porque várias peças mudaram entre 93 e 94.
O jipe 64 quando comprei veio com painel moderno, mas o vidro era de vidro mesmo e dava pra soltar da capa prateada que era de lata. Como eu queria o painel compatível com o ano, troquei por um de 3 relógios (coisa linda).
No Imortal (jipe 93) a capa prateada é de plastico e o vidro é de acrílico é colado na capa prateada.
Antes de quebrar o cabo, o ponteiro não oscilava nada.
O Reginaldo me deixou trazer os dois modelos de cabo (a diferença está na rosca) pois só tirando o painel é que vou saber qual é o correto - e daí devolvo o outro pra ele - o cara é muito gente boa, né.
O problema é que eu mesmo quero trocar e não acho tempo.

rbata
04/07/2012, 23:41
O cabo do meu velocimetro quebrou esses dias. Ainda não troquei.
Segundo o Reginaldo do Camptoy, existem dois tipos de cabos, depende do ano da Band. A Band 93 sempre gera dúvida, porque várias peças mudaram entre 93 e 94.
O jipe 64 quando comprei veio com painel moderno, mas o vidro era de vidro mesmo e dava pra soltar da capa prateada que era de lata. Como eu queria o painel compatível com o ano, troquei por um de 3 relógios (coisa linda).
No Imortal (jipe 93) a capa prateada é de plastico e o vidro é de acrílico é colado na capa prateada.
Antes de quebrar o cabo, o ponteiro não oscilava nada.
O Reginaldo me deixou trazer os dois modelos de cabo (a diferença está na rosca) pois só tirando o painel é que vou saber qual é o correto - e daí devolvo o outro pra ele - o cara é muito gente boa, né.
O problema é que eu mesmo quero trocar e não acho tempo.

Hercílio, tem um tópico que eu reativei recentemente aqui no fórum, deve estar na primeira página ainda. Se não estou enganado existem 3 variações de cabo:

- antes de 93
- 93 a 94
- pós 94

O ideal é ver o código no teu cabo atual.... o código fica na extremidade que se conecta ao painel. Se for Cabovel é original ainda.

bandoleiro
05/07/2012, 19:16
ficou bem bacana hein, como funciona o velocimetro? vc que adaptou outro digital atraz? ou é vendido pronto?
[]'s
O meu eu adaptei e foi bastante simples. Funciona com um imã e um sensor que eu coloquei na saída da tcase, no tambor do freio de mão. Depois é só saber o perímetro do pneu, rel. de diferencial, programar o velocímetro e pronto.

bandoleiro
05/07/2012, 19:22
Eu entrarei em contato com o pessoal da Guster e os convidarei para aparecerem aqui pelo fórum para ver em quanto fica um para band como o que o Guiga postou. Eles fazem algo parecido para honda biz.

357571
Para ter uma idéia de preço, esses paineis para honda Biz no site www.visumais.com.br são vendidos entre 270 a 460 reais.

hercilio.neto
06/07/2012, 00:27
Hercílio, tem um tópico que eu reativei recentemente aqui no fórum, deve estar na primeira página ainda. Se não estou enganado existem 3 variações de cabo:

- antes de 93
- 93 a 94
- pós 94

O ideal é ver o código no teu cabo atual.... o código fica na extremidade que se conecta ao painel. Se for Cabovel é original ainda.
Valeu, Bata.
No fim de semana vou trocar.

edwint
18/07/2012, 12:50
Só pra acrescentar,

Tem um pessoal dos willys, usando velocimetro de bicicleta... é bem completo e funciona muito bem... e o preço, só R$50,00

a instalação é bastante simples , sensor mais imã que pode ser colado na roda, tambor de freio... tem gente colocando ate no carda, e depois aferindo conforme diametro da roda.

Alguns sao verdadeiros computadores de bordo...

359487

1. SPD - Velocidade (0 - 99.9 km/h ou milhas/h)
2. ODO - Odômetro Total (0 - 9999 km/milhas)
3. DST - Odômetro Parcial
4. MXS - Velocidade Máxima
5. AVS - Velocidade Média
6. TTM - Tempo Total do percurso (sem interrupção)
7. TM - Tempo de Pedalada (só tempo de pedalada)
8. RAT - Tempo Total de Pedalada da bike
9. CLK - Relógio
10. Seleção de 12h ou 24h
11. SW - Stop Watch (Cronômetro parcial com stop)
12. Termômetro (-20 a 70C ou -4 a 158F)
13. TM UP - Ajuste de um tempo pré-determinado (contagem progressiva)
14. TM DN - Ajuste de um tempo pré-determinado (contagem regressiva)
15. TRIP UP - Ajuste de uma distância pré-determinada (contagem progressiva)
16. TRIP DN - Ajuste de uma distância pré-determinada (contagem regressiva)
17. Comparativo (+/-) da AVS
18. Seleção de Km/Milhas
19. Alerta de Manutenção (pré programado para 500 km)
20. Alerta de Lubrificação (pré programado para 300 km)
21. Alerta de Velocidade alta
22. Ajuste da circunferência do pneu
23. Ajuste da última km do odômetro total
24. Ajuste do último valor de Tempo Total de pedal da Bike
25. Congelamento da Memória
26. BACKLIGHT - Luz Noturna (funciona a partir das 17h até 8h)
27. Indicador de carga baixa da bateria
28. Auto ON/OFF

Dimasi
18/07/2012, 14:07
Quase um trip totem

Fband
18/07/2012, 14:26
Gostei,
A cada 300km vou parar a Band pra lubrificação, e a cada 500km pra manutenção... kkkkkkkkkk
E a cada 10 meses o odômotro vai zerar.... depende como anda tambem.
E com certeza um velocimetro mais completo que a maioria dos carros que andam por aí !

edwint
18/07/2012, 19:02
Gostei,
A cada 300km vou parar a Band pra lubrificação, e a cada 500km pra manutenção... kkkkkkkkkk
E com certeza um velocimetro mais completo que a maioria dos carros que andam por aí !

e por 50conto!!!

rbata
19/07/2012, 08:58
e por 50conto!!!

Ed, coloque algum link aí pra nós.... encontra naqueles sites da china ???

edwint
19/07/2012, 11:15
Ed, coloque algum link aí pra nós.... encontra naqueles sites da china ???

No mercado livre, procura como velocimetro de bicicleta ou odometro bicicleta...

http://lista.mercadolivre.com.br/velocimetro-de-bicicleta_SearchBoth_N

Resposta de uma pergunta ao vendedor mercado livre:
Pergunta: Qual a velocidade maxima? Há 22 horas.
Resposta : Ele tem três casas vai até 200 km

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242257260-velocimetro-odmetro-computador-digital-bike-28-funcoes-_JM

edwint
19/07/2012, 11:28
Sua band ficara sempre em dia... vc faz desta forma atualmente?

Gostei,

Fband
19/07/2012, 13:36
Sua band ficara sempre em dia... vc faz desta forma atualmente?

A cada semana lubrificação fica difícil... mas fico de olho em tudo !

Abraço

AlexandreStudart
08/08/2012, 14:03
Quem quiser comprar direto da China segue um link: http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=bike+computer&catId=0&manual=y (http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=bike+computer&catId=0&manual=y)

pamphile
23/08/2012, 22:31
Será que é falha na instalação do cabo do velocímetro? Já quebrei 3 cabos em menos de um ano... não sei o que acontece...
mas sempre ficou oscilando... nunca ficou paradão na mesma velocidade do carro... rsrsrs E aqui em Nova Iguaçu estou em dificuldade para adquirir outro. O fornecedor promete que vai chegar e nada... tem uns dois meses já ... alguma alternativa para adquirir?

rbata
24/08/2012, 00:58
Pamphile, verifica o percurso do cabo se está bem feito. O meu logo após sair pela parede corta-fogo descia passando encostado no tubo do escapamento, ficava ali roçando, e também fazia uma curva bem fechada num determinado local. Além disso, veja se encontra um cabo de melhor qualidade, o original é Cabovel. Os de segunda linha são bem mais frágeis.

Na hora da instalação passe uma graxa na rosca da extremidade que vai no câmbio, assim evita que entre água.

Diegoab
24/08/2012, 07:16
o meu tava oscilando bastante, eu eu tinha que fazer igual o meca falou, tirar a média pra descobrira velocidade.,.. sasuahsua
dai eu desmontei o painel pra mexer na fiação toda pra fazer uma nova caixa de fusiveis, quando botei de volta parou de vez ¬¬
dai depois daquele rolo da band dentro da agua q parou o motor (sem snorkel ¬¬), e logo em seguida quando o cara puxou de l200 pra dar o tranco ele funcionou, mas so o tranco mesmo, agora parou de vez... deve ser o cabo mesmo,,,

Diegoab
24/08/2012, 07:18
Gostei muito do velocimetro, muito legal mesmo! Se eu tivesse din eu pegava um,,, mas sei lá, tenho medo de me arrepender, pq o vel dele a um espirito antigo pro interior...

João Eduardo
28/08/2012, 15:17
Eu me encomodei de todas as formas com o velocimetro original, principalmente depois que alonguei a relacao de diferencial.....

Bandoleiro,

Também alonguei a relação para 12x35. Você ou alguém sabe como ajustar na TCASE para que o velocímetro marque corretamente?
O velocímetro está marcando uns 15Km/h a menos.

Abs

Fband
28/08/2012, 15:44
15km/h a menos ? Então quando a Band está parada o velocimetro marca -15km/h ? kkkkk Brincadeira!
Acho que não tem algum ajuste para que o velocimetro marque certo, o que se pode fazer, é mudar a relação da coroazinha do velocimetro, mas nunca vi isso ser feito ! E tambem não sei se é possível isso !

mecamaniaco
28/08/2012, 18:33
Tem como fazer o ajuste do velocímetro sim! Geralmente o pessoal coloca "redutores" no meio do cabo, asim não precisa mexer em nada do velocímetro!

Dimasi
28/08/2012, 18:49
Ou instala um trip totem que é ajustável

Bianchet
29/11/2013, 12:24
Olá vc adaptou?

Dimasi
29/11/2013, 12:52
Na minha anterior adaptei, com sensor no cardã ( de moto ), tem tb a que pega no cabo do velocimetro.

marciorank@gmail.com
30/11/2013, 10:40
Na minha anterior adaptei, com sensor no cardã ( de moto ), tem tb a que pega no cabo do velocimetro.
fala Dimasi!
com este com sensor no cardã voce usou tambem o velocimetro da moto?

Dimasi
30/11/2013, 11:22
Não, eu instalei um trip totem. Ele é regulável, tem hodômetro parcial, total, regressivo e outras funções alem do velocímetro. A vantagem é que se vc trocar a medidas dos pneus por ex. é só recalibrar o aparelho.

441428

Ismael Reghin Filho
19/12/2013, 02:00
Na fazenda, a gente costuma controlar as trocas de óleo dos motores do maquinário, com um relógio de horas.
Minha band veio com relógio de horas normal, mas que depois quebrou. No lugar dele coloquei um horímetro e faço a manutenção da band por ele. Não faço pela quilometragem, porque quando a gente faz trilha, as vezes o motor fica funcionando um tempão, com o carro parado. Faço a troca de óleo do motor com "x" horas. Engraxo a cada "x" horas. Etc...
Me parece ser uma decisão mais acertada, pois mede melhor o uso que se faz do veículo.

JOÃO R.
22/05/2014, 01:37
Salve senhores Toyoteiros... Gostaria de uma luz quanto ao pinhão do velocímetro de 10 dentes da band 4 marchas...
eu tenho um engesa com esta Tcase e levei ele no técnico em tacografo para ajustar o velocímetro... 100 reais e meia hora depois, está caixinha de redução abaixo e o velocímetro anda igual ao GPS... Porém, mesmo antes de colocar a caixinha, a coroa come o pinhão todo, toda hora... Estou no quinto pinhão e tenho que ir para o sexto.... Daí pergunto... É assim mesmo? Se não, existe alguma regulagem que eu não estou fazendo na troca?? O cabo não fica mais pesado por causa da caixinha, já testei sem e é a mesma coisa??

desde já agradeço... Sem querer partir para eletrônico...

JOÃO R.
22/05/2014, 01:42
Olha a caixinha aí.... O ajuste e perfeito... Na foto da pra ver o estado que o pinhão fica....

Ardidas///
04/06/2014, 21:11
Na fazenda, a gente costuma controlar as trocas de óleo dos motores do maquinário, com um relógio de horas.
Minha band veio com relógio de horas normal, mas que depois quebrou. No lugar dele coloquei um horímetro e faço a manutenção da band por ele. Não faço pela quilometragem, porque quando a gente faz trilha, as vezes o motor fica funcionando um tempão, com o carro parado. Faço a troca de óleo do motor com "x" horas. Engraxo a cada "x" horas. Etc...
Me parece ser uma decisão mais acertada, pois mede melhor o uso que se faz do veículo.

Onde vc instalou o horímetro? Tens uma foto do relógio?

[]´s

Toni

Zanella
06/10/2014, 09:44

Olá,

procurando painel para a band encontrei este post, como ficou? fizeram a cotação? é possível fazer o painel?

obrigado

Zanella
07/10/2014, 13:49
Ficou bacana e moderno, me lembrou até um painel gringo que encontrei na net.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=357346&d=1341427666

Olá Guiga,

lembra em que site encontrou este painel?

obrigado

Guiga Tostes
03/12/2014, 19:41
Olá Guiga,

lembra em que site encontrou este painel?

obrigado

Fala Zanela!

Desculpe pela demora...tenho acessado pouco o forum ultimamente...

Esse painel achei no google/ebay...mas agora pesquisando achei este abaixo que é bem bacana tb...mas o preço é bem salgado tb!

Segue:
FJ40 Digital Instrument Panel - Dakota Digital Gauge Cluster (http://redlinelandcruisers.com/product/fj40-digital-instrument-panel-dakota-digital-gauge-cluster/)

Abs

Julio Militão
05/12/2014, 11:49
Companheiros,

Muito legal este painel, mas vocês já viram este com GPS?

GPS Speedometers (http://www.speedhut.com/gauges/GPS-speedometers)

AVIZBATISTA
30/06/2015, 13:44
caros amigos,
comprei a pouco um trip totem + kit piloto (como mostram as imagens abaixo) para serem instalados num toyota bandeirante com relação original e pneus de 35". contudo, não atentei para um detalhe importante, o equipamento estava instalado num troller, então, não precisava de nenhum item a mais, entretanto, o mesmo não se pode aplicar a um bandeirante de velocímetro original. já que, não possui nenhum lugar onde possa ser plugado esses cabos. Sendo assim, peço ajuda dos amigos para identificar q sensor devo aplicar e a melhor forma de garantir uma instalação segura. desde já, agradeço a todos.

506030

506031

506032

506033

fabiano r
30/06/2015, 16:51
caros amigos,
comprei a pouco um trip totem + kit piloto (como mostram as imagens abaixo) para serem instalados num toyota bandeirante com relação original e pneus de 35". contudo, não atentei para um detalhe importante, o equipamento estava instalado num troller, então, não precisava de nenhum item a mais, entretanto, o mesmo não se pode aplicar a um bandeirante de velocímetro original. já que, não possui nenhum lugar onde possa ser plugado esses cabos. Sendo assim, peço ajuda dos amigos para identificar q sensor devo aplicar e a melhor forma de garantir uma instalação segura. desde já, agradeço a todos.

506030

506031

506032

506033
Amigo esse trip é muito bom, uso ele na minha band ele vai ligado na caixa de marchas antes do cabo do velocimetro, você vai precisar entrar em contato com a totem e comprar o sensor.

506043 esse sensor vai ligado na caixa de marchas e depois você liga o cabo do velocimetro original caso pretenda deixar ligado depois é só positivo e negativo pode ligar direto na bateria só tem que atentar que após calibrado se for desligar o cabo da bateria primeiro tem que desligar o trip pois ele pode perder todas as informações se você desligar ele antes ele mantem a calibragem e os km acumulados.

Dimasi
30/06/2015, 16:51
Tem uma peça, um T onde entra o cabo que vem da caixa e sai um para o velocímetro e outro para o trip. Tenta achar com um revendedor autorizado. Tb tive uma com sensor de moto. Vai instalado no cardã.

fabiano r
30/06/2015, 16:53
O meu é esse com os botoes laranja e só tenho o trip sem o kit piloto.

Dimasi
30/06/2015, 16:56
Respondemos juntos kkkkk

fabiano r
30/06/2015, 17:03
Respondemos juntos kkkkk

kkkkkkkk Tudo certo Dimasi? Importante é esclarecer fhoda se dois respondem juntos um dizendo uma coisa e o outro outra bem diferente. kkkk

fabiano r
30/06/2015, 17:05
AVISBATISTA pergunte na totem sobre sensor para veículos japoneses, quando comprei me mandaram errado deu maior trelele para mandarem outro queriam que eu mandasse o que veio errado primeiro esperar chegar lá p depois mandarem outro dai me estressei com eles e mandaram na hora o correto.

AVIZBATISTA
01/07/2015, 11:22
Agradeço a atenção e ajuda prestada. Com essa dica, pude encontrar o sensor (http://wmracing.com.br/produto/sensor-universal-de-carro-para-cabo-de-velocimetro-totem/) universal à venda no site WM Racing.

Grancieri
09/01/2016, 20:06
Prezado Guiga Tostes, tudo bom!

Onde mandaste fazer este painel?
Tenho uma Bandeirantes 93 e estou tendo problemas contínuos com o painel.
Sou de Silvânia - GO e se puder me ajudar com o telefone ou endereço de quem fez eu lhe agradeço muito

Obrigado

Admilson Grancieri

desin
19/04/2018, 13:34
Boa tarde! Ressuscitando aqui...

Alguém já tentou usar aqueles velocímetros de bicicleta?

pelo que li, basta por o imã na roda e configurar o tamanho da mesma.Não vejo porque não funcionar