PDA

Ver Versão Completa : F1000 Alto ruído interno



Sérgio Soares
04/08/2005, 09:36
Bom dia Membros do 4x4!!

Tenho uma F1000 SR-XK, 91/92, cabine dupla, MWM-229, Turbinada (não original de fábrica) com intercooler.
Está com 125000Km.
Nunca necessitou mecânica de motor, caixa ou diferencial.
O mecânico que cuida dela afirma que o motor está muito bom, embora fumace quando fria. Assim que aquece, passa a exalar fumaça em pequena quantidade e de cor clara, o que parece ser normal para motores diesel.

Anda muito bem, com máxima perto de 150Km/h, limitada quando o indicador de pressão do turbo entra na faixa vermelha.
Seu consumo é de 10,5 a 11Km/litro quando desenvolvendo entre 100 e 120Km/h.

Porém, acho que o ruído do motor, propagado à parte interna do veículo, muito alto e chega a incomodar, principalmente quando desenvolvendo velocidades acima de 100Km/h.

Providências tomadas:
1- forrei a parte interna do capô do motor com feltro betumado.
2- coloquei uma camada extra de feltro sob o carpete, que se estende desde a base dos assentos dianteiros e console central até por trás do painel (local de difícil acesso, salvo desmontando o painel).

Acredito ter reduzido cerca de 20% o ruído que inicialmente ela tinha, mas ainda está, em minha opinião, além do suportável.

Alguém poderia apresentar outras formas para tentar reduzir o ruído mencionado acima?

Sérgio Soares

dero
04/08/2005, 11:39
Sérgio,


Vamos por órdem de pribabilidades:

Motor: regulagem da bomba injetora, verificação dos calços do motor (ou troca por coxins de borracha macia/hidráulico se achar), verificação do rotor/rolamentos do alternador, aperto (e lacração com cola específica) de parafusos

Transmissão: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos , mesma dica dos calços acima do câmbio, verificação do balanceamento do cardâ, verificação de ruidos no diferencial, balanceamento das rodas.

Chassis: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos.

Suspensão: lufrificação geral, aperto geral.

Carroceria: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos, isolamento interno das portas com colágem de espuma específica (não retém água), isolamento com o mesmo material de todas as partes nternas no carro q tem acesso por dentro do carro (isso normalmente faz parte dos carros de luxo).

Os pneus são muitas vezes responsáveis por muitos ruidos difusos em alta velocidade, para os mais exigentes com baixos niveis de ruido e que não tem necessidade de um determinado pneu, tem marcas q tem modelos de baixo ruido.

valeu

_________________________________________
aditado para negrito da "manutenção da bomba injetora".

billj
04/08/2005, 11:47
http://www.elvex.com/Images/EP-411.jpg


ou


http://akamaipix.crutchfield.com/products/2005/700/l700AUDIODE-f_group2.jpeg



Ambos funcionam para atenuar o barulho do motor..........



Espero de ter ajudado. Qualquer coisa, estamos aí............. :concordo:


Abraços,

cristiano
04/08/2005, 11:58
Você forrou a parece corta fogo para o lado da cabine, correto ? forra também a parede pelo lado do cofre do motor... ajuda mais...

Senão é o que o Bill recomendou...

dero
04/08/2005, 16:00
http://akamaipix.crutchfield.com/products/2005/700/l700AUDIODE-f_group2.jpeg



:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



boa

Sérgio Soares
04/08/2005, 17:34
Caro Billj,

Desculpe-me a ignorância, mas que equipamento é este que você colocou na sua mensagem além dos "ears plug"?

Sérgio

Sérgio Soares
04/08/2005, 17:45
Agradeço aos Dero, Billj e Cristiano pelas respostas enviadas. Procurarei seguir, dentro do possível seus conselhos.
Quanto ao isolamento acústico da parede corta fogo, ele já existe e é original de fábrica.
Continuarei motitorando mais sugestões.

A barulhenta é esta que está aí em cima.

Sérgio Soares

dero
04/08/2005, 20:34
Se o problema do isolamento acústico for muito sério:

http://www.3m.com/intl/br/imagens/produtos/manutencao_reparos/revestimento_epoxi_ec_909_anti_ruido.jpg
Composto pulverizável, com característica antitérmica e antiacústica...

http://www.3m.com/intl/br/produtos.html?1177,12



valeu

cristiano
05/08/2005, 09:07
Sérgio Soares, Lembrei de mais uma coisa, eu coloquei o feltro junto com um colega e acabamos comprando em lugares diferentes, eu comprei um grosso de quase 2,5cm de espessura, e o que ele achou foi um mais fino e mais maleável... talvez seja o caso de colocar um mais grosso...

Chega o meu capô ficou pesado, tenho que bolar uma segunda vareta... :putz:

[]´s

Sérgio Soares
05/08/2005, 13:08
Cristiano,

O que você achou do serviço que fez no seu Bandeirante?
Ficou mais silencioso?
Pelo que sei o Bandeirante é bem barulhento também.

Sérgio Soares

cristiano
05/08/2005, 13:22
Sergio, como sou eu mesmo que estou fazendo, está sendo feito por partes.... finalmente de semana passado eu fiz no capô, neste final de semana eu quero fazer na parede corta fogo virado para o cofre do motor, com o mesmo feltro... agora na parece corta fogo dentro da cabine eu quero analisar o que dá menos trabalho, se o feltro ou a manta asfáltica (essa tem que usar solda para moldar na carroceria)... :pensativo:

Ela é bem barulhenta sim, cansei de chegar em algum lugar cheio de ligação não atendida no celular... :putz:

Sérgio Soares
06/08/2005, 13:58
Caro Dero,

Em primeiro lugar obrigado pela dica do Revestimento EC-909 da 3M.

Esta poderá ser uma opção para o futuro, quando tiver que remover o motor da F1000. Aí sim poderei fazer um serviço bem feito.

Por hora, apenas reduzi o ruído aplicando feltro por dentro do painel, além do que já mencionei no primeiro tópico. Não é ideal, mas...

O que é o equipamento da foto abaixo?

Sérgio Soares

Maverickturbo
06/08/2005, 14:34
2 Subwoofers e 1 modulo. Olha a foto dos meus, realmente com eles ligados meio alto vc ñ ouve mais nada, soq tem que fica apertando os parafusos depois. hsuahushuashua

Edintruder
06/08/2005, 15:35
Experimenta ainda colocar mais um silenciador no escapamento.

Sérgio Soares
08/08/2005, 07:55
Edintruder,

O problema não é na descarga e sim o ruído do MWM no interior da cabine.

Costumo fazer Brasília-São Paulo pelo menos duas vezes por ano e a cada vez que termino uma viagem dessas meu ouvido fica com um zumbido por mais de uma semana....

Já tive oportunidade de dirijir Ranger, L-200, S-10, Blazer, Frontier e Hilux, até mesmo a F-250, e o ruído interno dessas caminhonetes é perfeitamente suportável, ao contrário da F-1000 com MWM.

Não quero trocar a F-1000 simplesmente por 2 viagens anuais, mas que o ruído incomoda, isto é fato.

Ouvi falar em um equipamento que gera um ruído de frequência inversa ou contrária a uma fonte de ruído. Sua aplicação seria para anular a sirene de uma ambulânia, por exemplo, dando ao seu condutor conforto no trabalho. Outra aplicação é para anular o ruído de algumas ventoinhas de microcomputadores, para pessoas que trabalham o dia inteiro com PCs.

Caso alguém conheça este tipo de equipamento, gostaria de receber informações.

Sérgio Soares

Caio Castro Silva
10/08/2005, 10:48
:D
Acho que forrar as portas tb ajudaria.... :concordo:

[]´s

Edintruder
10/08/2005, 22:55
Velho... Esse é o mal das F-1000 com MWM. A D-20 é bem menos barulhenta...

Rodrigo Luvison
18/08/2005, 12:25
Troca o motor por um MWM Sprint 6.07 TCA. :mrgreen:

Sérgio Soares
18/08/2005, 15:23
"Rodrigo Luvison" Troca o motor por um MWM Sprint 6.07 TCA. :mrgreen:

Caro Rodrigo,

A dica é boa. O MWM Sprint 6.07 TCA é bem mais silencioso do que o meu 229. Porém a adaptação é bem trabalhosa e, muito provavelmente, teria que mexer em caixa de câmbio, cardã e diferencial, além do radiador.

Cito 2 exemplos:

1) Li, recentemente, em outro forum, um artigo sobre exatamente esta adaptação: um MWM Sprint 6.07 em uma F-1000. Segundo o artigo, o dono da caminhonete estava a ponto de vendê-la, pois o motor não parava de aquecer.

2) Há cerca de 1 mês, vi uma D-20 (1992) onde o dono trocou sua caixa de marchas de 4 para 5 marchas. Segundo informação dele, quando está desenvolvendo 120Km/h, a rotação do motor ficou reduzida em cerca de menos 500 rpm, diminuindo desta maneira o ruído no interior da cabine. Ele estava muito satisfeito com a adaptação, mas o que inicialmente seria uma simples troca de caixa de câmbio, evoluiu para uma obra extensa e cara.

Sei que a FORD equipou uma série de F-1000 com motores Maxion HSD 2.5 litros. Tive uma dessas e o ruído interno é bem menor do que as com o motor MWM 229. A caixa de marchas da F-1000 com o HSD poderia reduzir o giro do motor da minha F-1000 em todas as faixas, porém, desconheço quem poderia me orientar de forma segura aqui em Brasília sobre esta alteração. E, mesmo assim, sei que, muito provavelmente, as mexidas em cardã e diferencial serão inevitáveis. Coloco em discussão mais um ponto: estaria o motor trabalhando dentro de sua curva de carga com uma caixa de câmbio com relação diferente da de projeto?

Por isso, creio que a solução do equipamento de controle ativo de ruídos seria ideal. Não seria necessário mexer nas estrutura original do veículo, o que é sempre um risco e não foi até agora a minha opção.

Ainda tenho esperanças de diminuir o ruído da "barulhenta" sem trocar o motor.

:concordo: Obrigado pela dica. :concordo:

Sérgio Soares

Edintruder
18/08/2005, 20:02
Já pesnsasses em alongar o diferencial. Sai mais barato e reduz as rpms em todas as marchas. Se a tua F-1000 tiver turbo tu aproveita mais a potência extra do motor. O que vem depois é o aumento da velocidade de cruzeiro, pois ficará mais alta com a mesma rpm e fica difícil segurar o pé... :mrgreen:

Sérgio Soares
20/08/2005, 08:30
Caro Edintruder,

Não sei qual é o meu conjunto coroa e pinhão e, visualmente, não é possível saber, somente abrindo o diferencial.

Andei me informando e existem conjuntos de coroa e pinhão com as seguintes relações: 43x15, 43x14 e 41x13.

Qual desses conjuntos deixaria a F-1000 mais "alongada" :?:

Outra dificuldade: não tenho o manual desse carro. É possível que na ficha técnica que vem no manual tenha a informação da coroa e pinhão.

Aguém que tenha o manual poderia checar para mim :?:

Veículo: F-1000 91/92, MWM 229 (não turbinada de fábrica).

Sérgio Soares

Edintruder
20/08/2005, 13:58
2,86:1 :arrow: 43x15
3,07:1 :arrow: 43x14
3,15:1 :arrow: 41x13
considerando que são 2,86 voltas no cardã para 1 das rodas, a 43x15 é mais longa, mas se fosse 41x15..., assim melhorava... seriam 2,73:1!
O lance seria tirar a tampa e contar os dentes da coroa. Podes tentar ver ainda é se pelo tampão tem como ver os dentes, se positivo, pega um pincel fino e dá uma sujada com tinta e vem puxando ela para tras e contandoos dentes que passam pelo furo até aparecer o dente pintado, mas ainda assim não dá para saber quantos dentes tem o peão, só demontado a tampa toda para descobrir.

Dieselboy
11/06/2006, 20:08
Sérgio muito prazer, meu nome é Enrique, há alguns anos meu irmão e eu “mergulhamos fundo” no mundo do som automotivo (por hobbie) e chegamos até a montar uma loja, neste ramo tivemos contato com inúmeros recursos cujo intuito era justamente o que você está buscando, ou seja minimizar a passagem de ruído externo para o interior do habitáculo.

Bem vamos por partes, vou te responder por tópicos apontando os seguintes itens: materiais, onde encontrá-los e resultados após a aplicação.

1) Materiais Nacionais

Entre os nacionais há dois tipos de artigos, sendo que o feltro é de longe o mais amplamente utilizado (pode ser o comum ou betumado), é encontrado em diversas espessuras, seu custo é baixo se comparado aos importados. Se você quer obter um resultado satisfatório deve aplicá-lo em TODO o interior da cabine e não apenas em uma parte, por quê? Pelo fato dos ruídos externos se propagarem por toda a extensão da carroceria, portanto se quiser obter um resultado à altura de suas expectativas recomendo que forre teto, assoalho, parede corta-fogo, parede que separa a cabine do porta-malas e portas (nas portas não recomendo uso de feltro, explico logo a seguir). Outro material que merece destaque é o Toroflex, que é uma espécie de borracha sintética para isolamento acústico, é similar às marcas importadas Road Killer ou Dynamat. Vou ficar te devendo quanto à qualidade do isolamento acústico proporcionado pelo Toroflex, pois na época que tínhamos a loja nunca chegamos a trabalhar com este material pelo simples fato de não conseguir encontrá-lo em lugar algum!!! Tínhamos até uma amostra, mas material para trabalhar de fato era mosca branca!!!

1.1) Prós (Feltro)

• Baixo custo
• Facilidade na aquisição, você encontra em qualquer loja de artigos para tapeçaria.
• Fácil aplicação, não requer grande experiência de mão-de-obra, pois qualquer tapeceiro paciente e caprichoso realiza um serviço de boa qualidade.
• Se bem aplicado apresentará um resultado satisfatório, para você ter uma idéia “forramos” um Fiat Uno inteiro de um cliente utilizando somente feltro de 10 mm e nas portas placas de Road Killer (material importado, explico depois) e ficou tão silencioso quanto um Omega (referência como Top de linha na época).
• Possibilita a retirada do material caso queira negociar o veículo.

1.2) Contras (Feltro)

• Se o veículo apresentar pontos de infiltração que permitam a entrada de água, poeira e detritos, a camada de feltro atuará como uma “esponja” absorvendo toda a umidade, a médio e longo prazo será um desastre, pois surgirão pontos de ferrugem comprometendo a lataria do veículo. Portanto muito cuidado, se for aplicar feltro o primeiro passo será eliminar TODOS esses potenciais pontos de infiltração, verifique e se necessário substitua borrachas de vedação, tampas de drenagem no assoalho e no porta-malas, etc.
• Será necessário desmontar todo o interior do veículo, retirando forrações das portas, carpetes, acabamentos, teto, bancos, etc.
• É um serviço demorado, no caso da sua F-1000 cabine dupla, pode ser que demore 2 a 3 dias, para que o serviço seja bem feito com calma e capricho. Alguns podem achar um exagero, mas o fato é que demora para medir, cortar e acomodar todas as placas de feltro em seus devidos lugares. Portanto se este for seu único veiculo de locomoção reconsidere e avalie com muito critério esta opção, pois “apressar” o serviço com certeza comprometerá sensivelmente o resultado final. Apenas para exemplificar, em carros preparados para competições de qualidade de áudio chegávamos a demorar até 1 mês somente no trabalho de isolamento acústico!!!
• Nas portas não recomendo o uso de qualquer tipo de feltro, pois retém umidade e podem com o passar do tempo criar pontos de ferrugem no interior das portas!!! Nas portas prefira borracha específica para isolamento acústico (Road Killer, Dynamat ambas importadas ou a similar nacional Toroflex que também é de boa qualidade).
• Em casos extremos (Deus nos livre e guarde destas fatalidades, mas nunca se sabe né?) tais como acidentes com vazamento de combustível esta “camada” anti-ruído de feltro certamente tornará o interior do veículo um ambiente propicio à propagação das chamas.

2) Materiais Importados

Os mais utilizados e conhecidos no Brasil (pelo menos há dez anos atrás) eram o Road Killer e o Dynamat, este último era tido como o “bam-bam-bam” dos isoladores acústicos, era o “queridinho” dos fanáticos de som de alta qualidade, pois desde que corretamente aplicado trazia resultados impressionantes em termos de isolamento acústico. Este produto era facilmente encontrado em importadoras de material de áudio automotivo, mas o acesso à estas importadoras era exclusivo para lojistas do ramo, portanto se um interessado quisesse “forrar”seu veículo com Dynamat teria que levá-lo à uma loja especializada em áudio automotivo. Havia também um produto chamado Noise Killer que era uma espécie de tinta de cor azulada que devia ser pulverizada no interior do veículo, este produto também atuava como isolador acústico. Chegamos a utilizá-lo em nosso Kadett preparado para SPL (competição onde apenas se utiliza freqüências baixas ou graves), o procedimento era primeiro “passar” o Noise Killer em todo o interior do carro, quantas demãos fossem necessárias, nesse caso passamos quatro demãos e a seguir aplicamos o Dynamat super-E (20 mm) “por cima”, o resultado ficou excelente!!!

2.1) Prós

• Resultado excelente!!! sem comentários!!! Rodar em um carro tratado com Dynamat (podia até ser um caminhão) dava impressão de se estar com o motor desligado. É claro que o ruído externo terminava, mas caso o carro apresentasse ruídos de painel ou outros de origem interna eles se acentuavam já que os externos não mais se apresentavam. É óbvio que o resultado ao qual estou me referindo se refere a rodar com o veículo com as janelas fechadas.

2.2) Contras

• Alto custo, não me recordo o preço exatamente (já faz dez anos que não trabalhamos mais neste ramo), mas o material em questão era cotado em dólar, se comparado ao feltro é muito mais caro e outro detalhe o preço varia bastante de acordo com a espessura.
• O aplicador deve ser experiente, pois para fixar o material é necessário aquece-lo com soprador térmico industrial e isto requer certa dose de experiência, a primeira vez que apliquei sai com algumas queimaduras nas mãos devido à borracha derretida, e dói pra KCT, este processo é necessário para poder tornar o material flexível o suficiente para contornar os vãos e sobressaltos do assoalho, teto e colunas do veículo.
• O material depois de aplicado até pode ser retirado do veículo, mas vai dar um trabalho enorme e certamente quem aplicou vai cobrar e bem caro pelo serviço de retirada, portanto via de regra é um investimento que deve ser encarado como item supérfluo apenas de retorno pessoal, pois um futuro comprador do seu veículo certamente não estará disposto a pagar o preço que você gastou na aquisição deste material fonoabsorvente, no máximo você vai recuperar 30% do valor investido.

Caso tenha se interessado no material importado (pelo que estou vendo você reside em Brasília) em sua cidade há com certeza lojas de som automotivo especializadas e que certamente já trabalharam na aplicação deste tipo de material, vale a pena “trocar uma idéia” com os instaladores e o pessoal do ramo, apenas verifica se eles têm experiência na aplicação deste tipo de material, pede para te mostrarem um veiculo com este material aplicado, se puder roda com este veiculo, pergunta como se aplica, ok??? Se realmente optar pela aplicação explica DETALHADAMENTE aos instaladores o que você espera em termos de resultado, ou seja quais as suas expectativas após a aplicação, tudo isto para evitar que o pessoal venha a “tirar o corpo fora” caso o serviço não atenda às suas exigências.

Sérgio o que vou passar adiante é uma opinião pessoal portanto com certeza não haverá consenso absoluto, mas se o veiculo fosse meu (e caso ainda tivesse acesso ao Dynamat a preço de atacado) certamente não pensaria duas vezes e aplicaria uma camada do Dynamat Super-E em TODAS as partes do veículo, pois sei de antemão o resultado que iria obter.

Mas voltando à realidade (não trabalho mais no ramo portanto não tenho mais acesso ao Dynamat no preço de atacado) certamente optaria por uma solução economicamente mais viável, ou seja aplicaria algumas demãos do material apontado pelo Dero o revestimento acústico da 3M (nunca utilizei, mas pelo jeito me parece algo similar ao Noise Killer) e “por cima” uma generosa camada de feltro em TODA a extensão da cabine (teto, porta-malas, assoalho, etc, mas não se esqueça de antes eliminar todos os pontos de infiltração), faria uma espécie de “sanduíche” de feltro, juntando as duas camadas de feltro com as partes betumadas voltadas para fora pois dessa maneira tanto a que estaria em contato com o assoalho como a que estaria em contato com o carpete do carro estariam com as partes impermeáveis voltadas para fora diminuindo sensivelmente o risco do efeito “esponja” (absorção de umidade). Nas portas aplicaria algumas demãos do revestimento acústico 3M (indicado pelo Dero) e uma camada de Toroflex (acredito que hoje deve ser mais fácil de se encontrar, vasculha nas lojas de artigos de tapeçaria).

Com certeza qualquer destas duas opções desde que corretamente aplicadas irá atender às suas expectativas, tudo que o pessoal do fórum apontou é válido, os pneus, câmbio, relação de diferencial, entre outros também exercem influência no quesito ruído, mas uma “mexida” nestes itens com certeza descaracterizaria o seu veiculo acarretando alguns inconvenientes na hora da revenda, portanto analisa com cautela TODOS os itens aqui citados (inclusive as sugestões por mim apresentadas) e avalia qual delas apresenta melhor custo/benefício para você que é o proprietário e sobretudo qual destas melhor atende às suas exigências.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, abraço a até mais.

sylvioks
06/06/2008, 11:25
na minha eu terei a forraçao original, do lado do motor da corta fogo, coloquei manta asfaltica aluminizada com feutro , forrei com manta asfaltica a lata onde passa a caixa de marcha, mantive a forraçao original da corta fogo lado do painel, o interior, tirei toda aquela borracha original, com feutro, e usei uma manta de feutro bem densa, fundo do carro todo, e por cima coloquei aquele carpete que os capoteros fazem com uma especie de vinil.

troquei todos os calços, o escape, foi enrrolado com termo tape (coletor) oque estou pensando em fazer é colocar uma manta termica acustica ate mais atraz no escape.

(o escape da minha eh todo de 3 polegadas) com um enorme silencioso do caminhao mercede 710. ficou muito bom e silencioso.

caso queira algumas fotos me envie um email p kaschner@hotmail.com que lhe passarei.
abraço

Fernando Assis
27/09/2009, 09:18
Esse Dynamat é a mesma manta asfáltica, só que já vem autocolante, blocos menores, etc.
Manta asfáltica usada em impermeabilização, encontrada em lojas de materiais de construção pode se aplicada em toda a cabine (inclusive retirando painel), interior das portas, aplicada com soprador térmico (tipo um secador de cabelos anabolizado) e rolinho.

adams
27/09/2009, 10:41
A maior entrada de ruido na f1000 vem do isolador de ruidos da alavanca de cambio(sanfona). MUitas vezes ela fura na parte da frente sob o painel. O buraco e quase imperceptivel e o ruido vai aumentando gradativamente.

Edintruder
27/09/2009, 10:50
Nesse ponto da coifa na Ranger também rasgou, eu peguei uma toalha de rosto, dobrei e fix o furo no centro pra passar pela alavanca de câmbio. Fez uma diferença muito grande.
Fica por baixo do console.

Sérgio Soares
28/06/2010, 19:34
na minha eu terei a forraçao original, do lado do motor da corta fogo, coloquei manta asfaltica aluminizada com feutro , forrei com manta asfaltica a lata onde passa a caixa de marcha, mantive a forraçao original da corta fogo lado do painel, o interior, tirei toda aquela borracha original, com feutro, e usei uma manta de feutro bem densa, fundo do carro todo, e por cima coloquei aquele carpete que os capoteros fazem com uma especie de vinil.

troquei todos os calços, o escape, foi enrrolado com termo tape (coletor) o que estou pensando em fazer é colocar uma manta termica acustica ate mais atraz no escape.

(o escape da minha eh todo de 3 polegadas) com um enorme silencioso do caminhao mercede 710. ficou muito bom e silencioso.

caso queira algumas fotos me envie um email p kaschner@hotmail.com que lhe passarei.
abraço


Prezado SylvioKS,

Vi as fotos do seu álbum e gostaria de saber se a reforma já acabou... Como está se comportando sua F1000 após a instalação do intercooler? E o resultado da colocação da proteção acústica, foi satisfatório?
Sobre a minha F1000 barulhenta, acabei vendendo e comprei outra com o MWM série 10. Esta é mais silenciosa, mas se puder melhorar... O que você usou sob o capot? Pela foto parece uma esponja. É resistente?

Um abraço,

Sérgio

Edintruder
28/06/2010, 23:06
Na minha com X-10 eu colei manta asfáltica em todo o assoalho, desde debaixo do painel até perto da janela traseira. Não medi o nível de ruído, mas melhorou bastante.

Sérgio Soares
29/06/2010, 08:25
Na minha com X-10 eu colei manta asfáltica em todo o assoalho, desde debaixo do painel até perto da janela traseira. Não medi o nível de ruído, mas melhorou bastante.

Caro Edin,

Você tirou fotos da colocação da manta asfática? Por acaso é a mesma utilizada na construição civil? Do tipo que tem que aquecer ou do tipo que já tem a cola?

Caso tenha algum site que ilustre, informa por favor.

Sérgio Soares

Edintruder
29/06/2010, 10:35
Tem fotos sim. Postei aqui no fórum mesmo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56230&page=91

sergio_ribeiraopires
28/04/2015, 14:10
Galera este topico é antigo mas vou relatar, estou com mesmo problema, ruido interno do motor muito alto na minha f-1000 94 Deserter, sera que o meu chara Sergio resolveu???

Mirão
28/04/2015, 15:34
A única saída é realmente isolar do teto ao assoalho, não se esquecendo do interior das portas e o cofre do motor por completo. Ainda não vi F-1000 ou D-20 silenciosa por dentro, se o cara enjoar da barulheira acaba vendendo o carro. Procure no mercado livre por manta anti ruido ou manta para isolamento acústico, não é lã de vidro mas essa também isola, são mantas mais modernas e não são caras, de outro modo, procure o Edintruder por mensagem particular pelo visto ele solucionou o problema.

Troller-a-vista
28/04/2015, 16:16
sergio, tem centenas de topicos falando de isolamento termico acustico no forum,procure-os que tem muito detalhes.

resumindo:

vc vai lacrar todo interior, TODO MESMO, pq um pedacinho mesmo pqno vai virar um barulho imenso novamente, com manta asfaltica (pode ser a de auto colar, q nao faz sujeira e eh facil de aplicar).

vc vai por de 3mm a 7 mm de manta (uma sobre a outra dependendo do que comprar), vai forrar a parte de DENTRO das portas e de FORA das portas, ou seja, onde vai o acabamento preso e na folha onde vai o retrovisor (obviamente por dentro neh..) .

feito isso, vai colocar no teto e no assoalho por inteiro uma lamina de espuma + eva + feltro betumado, no assoalho pode por tb uma lamina de borracha. Eu prefiro por a espuma sempre por ultimo pq facilita o acabamento depois e vc pisa no macio.

feito isso, coloque o carpete normalmente e o forro do teto e das portas, pronto, tera uma f1000 fazendo o baruloho de uma d20 e uma d20 parecendo carro zero.

simples assim, mas é um trampo pesado, tem que tirar bancos, acabamentos, forros, etc... da trabalho. mas o resultado é primoroso.

Edintruder
28/04/2015, 16:33
A minha é muito silenciosa por dentro. Mas investi muito tempo até deixar como está. Manta asfáltica por toda ela, bancos de veludo, borracha prensada colada por baixo da cabine, forro no teto, silencioso no escapamento, massa de calafetar em todos os buraquinhos que passam fios ou cabos na parede corta-fogo, cobertura interna do capô, fechamento completo das portas por trás dos forros e forração na cabine atrás do banco. Escuto praticamente só a turbina.

Laçador
28/04/2015, 19:09
Preciso fazer alguma coisa também.
Na minha eu não consigo nem conversar com a pessoa do lado...

Mirão
28/04/2015, 20:15
Ôh!!! minha Ranger é tão silenciosa que já cochilei no volante, e silenciosa de fábrica!

Mirão
28/04/2015, 20:37
Mas quando pegar uma efe vou usar isso aqui, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636492876-manta-fibra-cermica-isolamento-termico-acustico-fraciona-m2-_JM, e isso também, no teto e nas portas, já usei e resolveu em um velho opala, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636146559-manta-isolante-termica-120-x-50-_JM, e tem muito mais no mercado livre, de vários tipos.

Mirão
28/04/2015, 20:57
http://pt.wikihow.com/Equipar-Seu-Carro-Com-Isolamento-Ac%C3%BAstico, talvez ajude, procure no ML

sergio_ribeiraopires
28/04/2015, 22:13
gostei das dicas.... vou fazer aos poucos, e estas coisas tem que ser a gente mesmo, pra sair caprichado

Troller-a-vista
29/04/2015, 17:34
um dos problemas das f100 229 é justamente o barulho, impossivel vc conversar em volume menor que um rock in rio qdo passa dos 100km/h

as ultimas eram bem menores, mas o isolamento acustico é importantissimo, em qqr carro, infelizmente nao temos em qse nenhum, mas nas 229 diria que é mais que obrigatorio..

Mirão
29/04/2015, 18:30
Troller as X10 são muito barulhentas? se aumentar o tamanho ou quantidade de abafadores ajuda? se diminuir a polegada do cano de escapamento influi na liberação dos gases? ou pior estrangula a potência do motor? e a ideia de enrolar todo o cano com aquela fita especial que se nas motos custom?

Troller-a-vista
29/04/2015, 18:55
mirao as x10 sao BEM menos barulhentas que as 229, mas tb nao é um bmw sedan...

aumentar a qtdade de abafadores vai alterar o rendimento do carro e possivelmente faze-lo beber mais, igualmente para alteracao ou estangulamento dos canos de escape.

aquela fita nao abafa, ela diminui a temperatura que é jogada no exterior, facilitando o desempenho em motores preparados para tal tem outra finalidade.

todo carro aumenta o barulho do motor com o tempo, as diesel mais aidna, por isso vc tem que forrar a cabine, como foi falado. nao tem outro jeito

Mirão
29/04/2015, 19:51
Troller da uma olhadinha no tópico "troca de ranger por f-100 mwm x10" do Edintruder, postei um vídeo que achei andando pela net, Tá na pág.348, dá uma olhada e posta o seu parecer, achei interessante mas não gosto do que não é testado.

Troller-a-vista
29/04/2015, 21:26
mirao, nao conhecia o produto, achei muito legal, com certeza é um aliado mas ainda acho a manta indispensavel.

a manta alem de enrijecer a lataria, veda buraquinhos, segura pedacos soltos de lataria que podem estar vibrando, isolam acusticamente e termicamente o exterior com o interior, evita ferrugem enfim, varios pontos que essa "massa" talvez nao faça.

ademais, outro grande ponto da manta é amortecer impactos e vibracoes, isso a tal massa nao vai conseguir, pois ela adere como um filme e nao como algo pesado sobre isso.

a manta existe diversos tipos, gramaturas, colas e cheiros. cada uma tem uma finalidade, mas em geral as mais faceis de achar dao conta do recado.

enfim, acho interessante a tal massa, embora eu tb ache que ela é um tipo de bate pedra, (que tb pode ser usado dentro da cabine sem problema algum, só tem um custo a mais), o bom do bate pedra é sua altissima resistencia a abrasao e traçao.

procure por rhino https://www.youtube.com/watch?v=_4_2jomWDj0, é um bate pedra melhorado e americano.

acredito que seja mais ou menos tudo igual.

Mirão
29/04/2015, 21:39
Foi o que imaginei, pensei que poderia ser um codjuvante e colocar a manta em cima dela, mas aí não sei qual seria a reação química da cola co o produto seco.

Edintruder
29/04/2015, 23:05
Quando reformei a F1000, passei por baixo dela toda uma massa de acabamento. Passei com pincel. Ficou um bate pedra muito mais forte. Passei nos ara-lamas traseiros e nos pontos aonde costuma lascar a pintura e exõe a lata.