PDA

Ver Versão Completa : Bf 161 rachou o bloco!!! E agora???

fmsJeep75
03/07/2012, 16:33
Meu BF161 6cc com cambio de 3 marchas, velho de guerra, infelizmente está próximo do óbito. Rachou o bloco na base com o cabeçote e está deixando passar agua para o motor. O que fazer? Não gostaria de perder a originalidade e trocar o motor. Alguém sabe se é possível recuper o bloco rachado. Aguardo manifestações. Obrigado.

tuna
03/07/2012, 17:00
Meu BF161 6cc com cambio de 3 marchas, velho de guerra, infelizmente está próximo do óbito. Rachou o bloco na base com o cabeçote e está deixando passar agua para o motor. O que fazer? Não gostaria de perder a originalidade e trocar o motor. Alguém sabe se é possível recuper o bloco rachado. Aguardo manifestações. Obrigado.

Amigo, há muito tempo existia um produto chamado wonder weld, que é colocado direto no radiador, tinha para vedar radiador e pra soldar bloco, usei em dois jeeps meus e funcionou, acabei de googar e achei, taí:
Jamartin - Quem Somos (http://www.jamartin.com.br/)
[]´s

Jacimar
04/07/2012, 07:12

Bom dia prezado ! que pena hein ? dependendo de onde for o rachado você pode mandar soldar, essa é uma vantagem do ferro fundido, um amigo dono de ferro velho já "recuperou" muito motor assim, talvez você consiga rodar um tempo mas já é bom pensar em substituí-lo ! boa sorte e um abraço !

Em tempo : como o bloco rachou ? você bateu nele para desentupir o dreno ? ou já estava rachado ?

fmsJeep75
04/07/2012, 09:42
Bom dia prezado ! que pena hein ? dependendo de onde for o rachado você pode mandar soldar, essa é uma vantagem do ferro fundido, um amigo dono de ferro velho já "recuperou" muito motor assim, talvez você consiga rodar um tempo mas já é bom pensar em substituí-lo ! boa sorte e um abraço !

Em tempo : como o bloco rachou ? você bateu nele para desentupir o dreno ? ou já estava rachado ?

não bati...ele rachou junto ao cabeçote onde prende o parafuso...segundo o mecanico é onde a maioria desses motores costumam rachar.

gpolachini
04/07/2012, 11:07
O meu motor quando foi fazer retifica descobrimos que o bloco havia rachado, mandamos uma solda e até o momento não tem problema nenhum.Rachado junto ao parafuso acredito que seja parafuso apertado demais, não é isso ?

Abraço

linsmar
04/07/2012, 13:26
Isso aconteceu com o meu também é bem comum nesse motor,
mas isso por conta do antigo dono ter colocado parafusos diferente.

Sabe o que resolveu ?

Troquei o bloco,o mecânico condenou o meu, achou que não valia a pena concerto.:concordo:

fmsJeep75
04/07/2012, 14:55
Amigo, há muito tempo existia um produto chamado wonder weld, que é colocado direto no radiador, tinha para vedar radiador e pra soldar bloco, usei em dois jeeps meus e funcionou, acabei de googar e achei, taí:
Jamartin - Quem Somos (http://www.jamartin.com.br/)
[]´s

Valeu obrigado, mas o meu mecanico tá achando que é melhor trocar o motor...vou ver...

fmsJeep75
04/07/2012, 14:57
O meu motor quando foi fazer retifica descobrimos que o bloco havia rachado, mandamos uma solda e até o momento não tem problema nenhum.Rachado junto ao parafuso acredito que seja parafuso apertado demais, não é isso ?

Abraço

Pode ser...acho que um mecanico anterior que mexeu com o jeep fez merda...

fmsJeep75
04/07/2012, 15:00
Isso aconteceu com o meu também é bem comum nesse motor,
mas isso por conta do antigo dono ter colocado parafusos diferente.

Sabe o que resolveu ?

Troquei o bloco,o mecânico condenou o meu, achou que não valia a pena concerto.:concordo:

é o que o meu mecanico está achando também...mas me diga o que fez para regularizar o novo motor junto ao detran? que documentos precisou?

linsmar
04/07/2012, 15:14
é o que o meu mecanico está achando também...mas me diga o que fez para regularizar o novo motor junto ao detran? que documentos precisou?

Meu caro FMS, ainda não resolvi esse detalhe já que ainda estou dando uma reformada na viatura, mas com certeza você tendo a nota do "novo" bloco e levando o seu, creio que não vai haver nem um problema.

fmsJeep75
04/07/2012, 17:19
Meu caro FMS, ainda não resolvi esse detalhe já que ainda estou dando uma reformada na viatura, mas com certeza você tendo a nota do "novo" bloco e levando o seu, creio que não vai haver nem um problema.

Valeu Linsmar...mas sabe mais detalhes sobre essa nota fiscal. To vendo um BF161 retirado de uma pickup particular, pessoa física, será que ele terá como emitir nota fiscal? ou será que existem algum outro documento que substitua a nota fiscal no caso de negociação com pessoa física? Se alguém mais no fórum tiver mais detalhes desse procedimento favor informar. Obrigado a todos.

fmsJeep75
04/07/2012, 17:21

Abraço
Caro amigo, como foi que fez esta solda? Será que aguentará o regaço? Pergunto porque estou pensando nas possibilidades de comprar outro motor ou, se valer a pena, soldar, embora meu mecanico já tenha me aconselhado a comprar outro.

EduardoLang
04/07/2012, 22:55
FMSJEEP75,

Amigo,

Compra um bloco do BF e manda em qualquer ferramentaria que ele passa a fresa na numeração do bloco e na retificadora ele demarca o mesmo número do seu bloco. Não da xabú ! ! !

ABS

gpolachini
05/07/2012, 10:10
Caro amigo, como foi que fez esta solda? Será que aguentará o regaço? Pergunto porque estou pensando nas possibilidades de comprar outro motor ou, se valer a pena, soldar, embora meu mecanico já tenha me aconselhado a comprar outro.

Amigo,

Se o mecanico falou para comprar outro acredito que seja melhor comprar outro mesmo, não sei como foi feita essa solda mais vou ligar para o mecanico e perguntar como foi feita. Eu acredito que aguente o tranco sim. por que você não testa aquele produto que indicaram, não deve ser uma coisa muito cara, então se não der certo você não gasta muito.

fmsJeep75
05/07/2012, 11:41
FMSJEEP75,

Amigo,

Compra um bloco do BF e manda em qualquer ferramentaria que ele passa a fresa na numeração do bloco e na retificadora ele demarca o mesmo número do seu bloco. Não da xabú ! ! !

ABS

Desculpe perguntar, mas será que isso não poderia ser interpretado como clonagem do veículo ou algo parecido???

vavarusso
05/07/2012, 14:14
Meu caro, na maioria desses carros nao consta o número do motor no documento, sendo assim vc pode ter sete Bfs, um para cada dia da semana.
Obs:. Voce deve ver no seu documento se há numeração do seu motor, como tb no documento do carro doador. Se tiver esqueça o que eu escrevi.
Vá com critério pois isso é apenas o que consigo entender....

Marco-Maga
05/07/2012, 19:01
fms,

Quanto a regularização do motor, o seu já é cadastardo o n° no documento?

caso ja seja é só o vendedor fazer de proprio punho um recibo e dizer de onde saiu o motor e reconhercer firma..

caso não, o seu não esteja o n° ja cadastrado é só tirar um e colocar o outro..

fmsJeep75
06/07/2012, 08:58
Prezados Vavá e Maga, infelizmente o meu certificado de registro e licenciamento trás no campo observações o no. do motor.

vavarusso
06/07/2012, 09:20
Prezados Vavá e Maga, infelizmente o meu certificado de registro e licenciamento trás no campo observações o no. do motor.
É uma pena! E se eu fosse vc, como é um jeep, lixaria o nr do novo motor e com punção alfanumérica imprimiria o antigo número.

fmsJeep75
06/07/2012, 09:56
É uma pena! E se eu fosse vc, como é um jeep, lixaria o nr do novo motor e com punção alfanumérica imprimiria o antigo número.

Mas porque vavá? Pelo que me disseram não é muito difícil regularizar o novo motor junto ao Detran. Pelo que estou sabendo basta uma declaração do antigo proprietário garantindo a procedência do motor e o pagamento de uma taxa de R$55,00. Além disso vc não acha que um número lixado seria facilmente perceptível em uma vistoria de uma blitz ou do próprio Detran.

EduardoLang
06/07/2012, 23:48
Kara, Se vc comprar um motor com numeração OK, ou seja, sem BO e passar na freza e após isso gravar a mesma numeração do seu motor, vc não vai fazer um dublê, é como se vc comprasse um bloco virgem e gravasse o numero. Isso acredito que não seja problema nenhum. Não faça com punção, pois não ficará um serviço bom, faça na retificadora automática.

abs

fmsJeep75
09/07/2012, 08:43
Kara, Se vc comprar um motor com numeração OK, ou seja, sem BO e passar na freza e após isso gravar a mesma numeração do seu motor, vc não vai fazer um dublê, é como se vc comprasse um bloco virgem e gravasse o numero. Isso acredito que não seja problema nenhum. Não faça com punção, pois não ficará um serviço bom, faça na retificadora automática.

abs

Caro Eduardo, me desculpe, mas vou fazer a mesma pergunta que fiz ao vavá e não obtive resposta, porque ter este trabalho todo ao invés de ir ao detran e regularizar o novo motor no meu licenciamento. Me parecer bem mais fácil, ou estou enganado? Pelo que pesquisei basta ir ao detran com uma declaração de procedencia do motor e pagar uma taxa de R$55,00. Não me enteda mal, só estou querendo entender

tuna
09/07/2012, 11:07
Vou sugerir de novo, wonder weld... o pessoal das antigas usava pra soldar blocos de motores de caminhões, eu já usei em dois bf-161, e funciona direitinho, ah, o melhor num custa 50 pila, então...

fmsJeep75
09/07/2012, 14:30
Vou sugerir de novo, wonder weld... o pessoal das antigas usava pra soldar blocos de motores de caminhões, eu já usei em dois bf-161, e funciona direitinho, ah, o melhor num custa 50 pila, então...

Valeu...vou comprar e testar

tuna
09/07/2012, 14:53
Valeu...vou comprar e testar

Isso aí :concordo: se a rachadura não for muito grande, funciona muito bem, ademais, vc. não tem nada a perder, certo?

[]´s

Lopes
09/07/2012, 15:46
A maioria dos motores antigos principalmente os BF´s nunca foram cadastrados em veículo algum, simples é só cadastrar o novo motor é preciso uma declaração lícita do motor feita pelo antigo proprietário e o antigo vai pro saco......358050

Bidu
09/07/2012, 16:16
Ola "FMS" Quando registrei o nº do meu motor, só fiz uma pesquisa para verificar junto ao Detran se já existia algum registro para o motor, não havendo nenhum registro anterior, é só voce fazer uma declaração como esta que está no post do lopes acima, de que assume toda a responsabilidade sobre o motor e reconhece firma no cartório, faz uma pastinha com todos os documentos exigidos pelo detran ou ciretran de sua cidade e dá entrada na documentação nova. Obs. Tem que fazer vistoria na viatura.Abraço.

fmsJeep75
09/07/2012, 16:23
Isso aí :concordo: se a rachadura não for muito grande, funciona muito bem, ademais, vc. não tem nada a perder, certo?

[]´s

A rachadura deve ser bem pequena porque externamente não se vê nada. O mecânico que abriu o cabeçote me disse que a rachadura está na região do parafuso que liga o cabeçote ao bloco. Desse modo ocorre a passagem de agua do bloco para o óleo (motor) saindo agua pelo escapamento e o referido parafuso está difícil de dar aperto, embora ele tenha conseguido apertá-lo nessa última montagem. O que acha? Será que veda?

fmsJeep75
09/07/2012, 16:26
A maioria dos motores antigos principalmente os BF´s nunca foram cadastrados em veículo algum, simples é só cadastrar o novo motor é preciso uma declaração lícita do motor feita pelo antigo proprietário e o antigo vai pro saco......358050

Valeu amigo, mas já verifiquei isto e o meu motor está registrado no meu licenciamento.

fmsJeep75
09/07/2012, 16:34

[]´s

Certo...mas será que dura quanto tempo mais...pelo que vi no site do proprio fabricante este produto é para solução provisória. O seu já tem quanto tempo que consertou?

tuna
09/07/2012, 16:39
A rachadura deve ser bem pequena porque externamente não se vê nada. O mecânico que abriu o cabeçote me disse que a rachadura está na região do parafuso que liga o cabeçote ao bloco. Desse modo ocorre a passagem de agua do bloco para o óleo (motor) saindo agua pelo escapamento e o referido parafuso está difícil de dar aperto, embora ele tenha conseguido apertá-lo nessa última montagem. O que acha? Será que veda?

Exatamente onde racharam meus blocos!! veda sim mete ficha e posta o resultado aqui depois beleza? :concordo:

Lopes
09/07/2012, 16:56
Valeu amigo, mas já verifiquei isto e o meu motor está registrado no meu licenciamento.
Acho que você não entendeu, quando você cadastrar um novo motor(sem cadastro) no seu documento, o antigo motor(o cadastrado) sai fora e entra a nova numeração do motor comprado, o seu por exemplo é um motor cadastrado mas quando você cadastrar um novo ele passa a ser baixado podendo ser cadastrado em outro veículo...

NMiller
09/07/2012, 23:28
Olá Pessoal,
aproveito para tirar uma dúvida!
Há alguma restrição de potencia do motor novo a ser cadastrado? tipo alguma limitação?
teria que ser um motor com a mesma potencia do antigo?
exemplo: se tenho atualmente um motor BF161 no Jeep, precisarei de um motor com a mesma quantidade de cavalos?
Lembro de ter lido algo sobre isto em outro tópico...:pensativo:

fmsJeep75
10/07/2012, 08:40
Acho que você não entendeu, quando você cadastrar um novo motor(sem cadastro) no seu documento, o antigo motor(o cadastrado) sai fora e entra a nova numeração do motor comprado, o seu por exemplo é um motor cadastrado mas quando você cadastrar um novo ele passa a ser baixado podendo ser cadastrado em outro veículo...

ok! blz!! entendido!! se não conseguir soldar o meu é isso mesmo que vou fazer. Comprar um outro usado e cadastrar no meu documento. Inclusive já tenho um outro BF retirado de uma pickup em vista. Valeu

Bidu
10/07/2012, 09:00
Olá Pessoal,
aproveito para tirar uma dúvida!
Há alguma restrição de potencia do motor novo a ser cadastrado? tipo alguma limitação?
teria que ser um motor com a mesma potencia do antigo?
exemplo: se tenho atualmente um motor BF161 no Jeep, precisarei de um motor com a mesma quantidade de cavalos?
Lembro de ter lido algo sobre isto em outro tópico...:pensativo:

Ola Nelson Bom Dia! Quando troquei o meu motor me informaram que até 10% a mais de potencia não tem problema algum. Abraço.

Lopes
10/07/2012, 18:42
ok! blz!! entendido!! se não conseguir soldar o meu é isso mesmo que vou fazer. Comprar um outro usado e cadastrar no meu documento. Inclusive já tenho um outro BF retirado de uma pickup em vista. Valeu
Acho que consegue soldar sim, aqui em Arujá-SP tem um cara que solda, então isso não deve ser dificil ai na sua cidade, boa sorte ficarei na torcida,abraço:concordo:

NMiller
10/07/2012, 22:23
Acho que consegue soldar sim, aqui em Arujá-SP tem um cara que solda, então isso não deve ser dificil ai na sua cidade, boa sorte ficarei na torcida,abraço:concordo:

Valeu Bidu!

fmsJeep75
11/07/2012, 14:52
Ok! pessoal, o meu motor foi para retífica hoje e até mais tarde terei a resposta se aguenta uma retífica ou se será condenado pela rachadura. Mais tarde posto o resultado. Valeu, Obrigado a todos.

gpolachini
13/07/2012, 10:37
E ai, conseguiu salvar o motor ?

fmsJeep75
17/07/2012, 15:21
E ai, conseguiu salvar o motor ?

Galera o bloco original já era, ao levar o banho quimico na retifica para limpeza descobrimos que havia mais de uma rachadura e uma delas bem grande escondida embaixo de um encamizamento de cilindro, de cerca de 10 cm, aí não teve jeito. Mas não foi problema porque consegui comprar só o bloco em um ferro velho com documentação para legalizar junto ao Detran. Tudo certo. Agora está na retífica para sair novo. Valeu galera pelo apoio.

matrakaum
18/07/2012, 13:38
1º - Vc raspar o número e colocar o outro é clone sim. NÃO FAÇA ISTO!!! NUNCA!!!!
2º - Vc. comprar outro bloco, c/ procedência, se tiver cadastro precisa de Nota Fiscal e/ou, não tenho certeza Declaração do dono. Se não tiver cadastro somente a Declaração resolve.
Eu tenho o bloco do meu que retirei. Vou por mecânica do Opala. Se quiser a gente negocia ele.

fmsJeep75
18/07/2012, 20:29
1º - Vc raspar o número e colocar o outro é clone sim. NÃO FAÇA ISTO!!! NUNCA!!!!
2º - Vc. comprar outro bloco, c/ procedência, se tiver cadastro precisa de Nota Fiscal e/ou, não tenho certeza Declaração do dono. Se não tiver cadastro somente a Declaração resolve.
Eu tenho o bloco do meu que retirei. Vou por mecânica do Opala. Se quiser a gente negocia ele.

É isso aí matrakaum, concordo plenamente contigo. No meu caso resolvi o problema de forma legal adquirindo outro bloco com declaração de procedência do dono anterior. Estou montando ele e assim que tiver tudo ok vou legalizar junto ao detran cadastrando este numero do novo bloco no meu licenciamento. Agradeço a oferta do bloco, mas o frete seria muito caro para o Espírito Santo e como disse já adquiri outro, paguei R$700,00 por ele, mas só de curiosidade quanto pediria no seu?

fmsJeep75
20/07/2012, 16:28
Aí galera, até agora tudo certo. bloco novo e documentado, peças compradas para retífica...tudo certo só aguardando a retífica para montar o BEEFÃO no lugar e fazer barulho.

fmsJeep75
23/07/2012, 08:58
É isso aí matrakaum, concordo plenamente contigo. No meu caso resolvi o problema de forma legal adquirindo outro bloco com declaração de procedência do dono anterior. Estou montando ele e assim que tiver tudo ok vou legalizar junto ao detran cadastrando este numero do novo bloco no meu licenciamento. Agradeço a oferta do bloco, mas o frete seria muito caro para o Espírito Santo e como disse já adquiri outro, paguei R$700,00 por ele, mas só de curiosidade quanto pediria no seu?

E aÍ Matrakaum?????????? Quanto???

fmsJeep75
23/07/2012, 14:43
E aÍ Matrakaum?????????? Quanto???

Matrakaum!!!!!!!!!!!!!

fmsJeep75
25/07/2012, 08:53
Matrakaum!!!!!!!!!!!!!

E aí matrakaum??? favor responder os questionamentos acima. valeu. to no aguardo.

fmsJeep75
29/07/2012, 20:40
Ai pessoal, só pra dar uma satisfação, o motor tá finalizando a retifica esta semana e esta ficando novo.