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Ver Versão Completa : Ranger 3.0 - manutenção cara.



netovet
03/07/2012, 11:14
Caros amigos do forun, muito cuidado com carro a diesel sem procedência e muito rodada, pela 3º vez estou tendo dor de cabeça com minha ranger 3.0 2007, com 160mil km rodados, dessa vez tive que gastar com o cabeçote , por que a corrente de comando estava fazendo barulho precisando trocar e não troquei, resultado, quebro um parafuso do eixo da distrubição e quebrou um bocado de peças,resultado: 7 mil reais incluindo, corrente de comando que já tinha que trocar e não troquei, carcaça da distribuição etc...
detalhe o motor já foi mexido por quem não conhece nada desse carro, até a válvula termostática tinha cido retirada( PQP).Esse motor é caríssimo e não é qualquer um que pode colocar a mão.
Não aguento mais gastar com esse carro, vou vender e comprar uma S10 2.8 2010/2011 ou amarok, sei lá , no máximo 30 mil km rodados, porque carro a diesel com mais de 100mil km é uma bomba prestes a estourar.
Abç.

Pequeno jr
03/07/2012, 11:47
Caros amigos do forun, muito cuidado com carro a diesel sem procedência e muito rodada, pela 3º vez estou tendo dor de cabeça com minha ranger 3.0 2007, com 160mil km rodados, dessa vez tive que gastar com o cabeçote , por que a corrente de comando estava fazendo barulho precisando trocar e não troquei, resultado, quebro um parafuso do eixo da distrubição e quebrou um bocado de peças,resultado: 7 mil reais incluindo, corrente de comando que já tinha que trocar e não troquei, carcaça da distribuição etc...
detalhe o motor já foi mexido por quem não conhece nada desse carro, até a válvula termostática tinha cido retirada( PQP).Esse motor é caríssimo e não é qualquer um que pode colocar a mão.
Não aguento mais gastar com esse carro, vou vender e comprar uma S10 2.8 2010/2011 ou amarok, sei lá , no máximo 30 mil km rodados, porque carro a diesel com mais de 100mil km é uma bomba prestes a estourar.
Abç.

Essa tua já deve estar pra mais de 250.000 fácil e o ex dono não deve ter feito nada de manutenção.

Peças, há como comprar mais barato nas lojas representantes da mwm/international. Mais barato que algumas peças paralelas de 2º linha.

So dou uma dica: qto mais nova e cheia de tecnologia, menos profissionais você terá a disposição fora de concessionária. Cuidado na tua próxima escolha com isso que falei.

netovet
03/07/2012, 11:53
Comprei peças direto da MWM international, comprei preço de custo que é vendido para retificas só com CNPJ, tem que fugir das paralelas, esse motor não aceita peças paralelas.

dojao campeao
03/07/2012, 11:56
Foi por essas coisas que corrí de uma, a bichinha quase me quebrou!!!!!!!

dudu83
03/07/2012, 12:40
Não é bem assim, se comparar os preços das peças desse motor com qualquer outro motor moderno, as peças dele custam o mesmo ou pouca coisa mais caro que de um sprint por exemplo, to falando de comprar as peças numa revenda mwm, esse motor nao é nada complicado de se mexer, so precisa de um mecanico caprichoso, rodar sem valvula termostatica com a corrente gritando, tava pedindo pra ter um problema maior..

vc pesquisou bem o preço dessas peças? com 12k eu fiz o motor inteiro, troquei tudo que nao estava 100% ate a tampa de valvulas eu troquei...

Imperador!
03/07/2012, 12:42
Com tudo na vida, você precisa de um pouco de conhecimento e de sorte.

Conhecimento ou pra saber escolher o carro certo ou pra saber resolver os pepinos que podem vir por aí.
Sorte sempre ajuda em tudo. Em achar o problema certo, em achar mecânico bom etc etc.

Parece que no teu caso você não teve nenhum dos dois. Se você gastou tanto assim com o carro, mais inteligente seria ter feito uma retífica completa dele e ficar com o motor novo. Uma coisa você falou certa, esse motor não aceita peça paralela, mas esqueceu de outra muito importante: esse motor não aceita mecânico que trabalha no chutômetro.

Um abraço e boa sorte aí.

PS: manutenção cara é muito relativo. O preço de manutenção do NGD deve ser no máximo 10% mais cara que a do famoso Sprint 2.8. A grande diferença está que no Sprint, dizem, qualquer um mexe. O NGD são outros 500.

Imperador!
03/07/2012, 12:45
Quero só ver o chororô quando começarem a aparecer os donos de Amarok, Ssangyoung, Frontier 2.5 e todas essas picapes moderninhas que temos por aí agora com problema de motor.
Vão sentir uma saudade tão grande do NGD que nem EGR tem...

dudu83
03/07/2012, 12:54
o meu motor quando fundiu fui dar uma pesquisada pelas retificas da cidade e so escutei coisa absurda se nao tivesse sido curioso tinha gasto no minimo o dobro, reafirmo, esse motor nao tem nada de mais com um simples tutorial de 2 paginas na net eu e um mecanico que na vida so tinha mexido com perkins e mwm x10/229 fizemos ele, a unica coisa que realmente deu trabalho foi retirar os bicos...o resto é tudo igual a qualquer motor...

NGDaniel
03/07/2012, 14:35
o meu motor quando fundiu fui dar uma pesquisada pelas retificas da cidade e so escutei coisa absurda se nao tivesse sido curioso tinha gasto no minimo o dobro, reafirmo, esse motor nao tem nada de mais com um simples tutorial de 2 paginas na net eu e um mecanico que na vida so tinha mexido com perkins e mwm x10/229 fizemos ele, a unica coisa que realmente deu trabalho foi retirar os bicos...o resto é tudo igual a qualquer motor...

x2... esse motor não tem nada de complicado, aliás se for fazer um comparativo com os motores compatíveis e comparáveis ele é quase um motor basico, B-A-BÁ mesmo, isso para um MECANICO, agora o pessoal pega qq torcedor de parafuso ai e acha que vai resolver os problemas, ai é complicado..

sandersondf
03/07/2012, 16:03
"a corrente de comando estava fazendo barulho precisando trocar e não troquei"


imagino o carro na revenda falando pros seus companheiros.. "cara meu último dono era uma bomba, me fodeu sem manutenção!"

Douglas Souza
03/07/2012, 16:37
Não é um motor tão caro, deve se procurar por preços e peças genuinas, os bicos já encontram pro R$ 660,00 novos, veja o site Bico Injetor Completo Ranger 3.0 NGD Ranger 3.0 NGD - Tecno Motor Peças (http://www.tmpecas.com.br/Produto/bico-injetor-completo-ranger-30-ngd_110_51.aspx), a corrente o kit completo genuino ja encontra por R$ 1100,00, o cabeçote completo 2500,00. Mas se a corrente já estava fazendo barulho frequentemente algo estava errado, deve-se trocar o kit de imediato. Agora o motor não é o bixo, é um motor igual aos outros, pistão, biela, vira, o que os mecanicos tem medo é na parte eletrônica que tambem não é o bixo. Dá para fazer um motor deste por R$ 4500,00, kit de pistão novos, jogo juntas, brozinas, etc... Não caiam em qualquer bla bla bla por ai em mecanicos que só sabem trocar peças e não sabem nada de teoria. Fiquem esperos. Abraço

dudu83
03/07/2012, 20:49
isso aqui foi o que gastei em agosto do ano passado pra fazer o motor, lembrando que estou em Rondonia e que comprei tudo numa loja so nem fiz pesquisa:

tampa de valvula completa R$627,93
eixo balancim completo R$2.531,39
kit tensor e corrente R$1519,00
BICO INJETOR R$731,58 cada
retentor do virabrequim R$29,70
junta superior completa R$462,99
suporte do balancim 8 peças R$416,88
coxim do motor paralelo o par R$553,02
jogo de pistao std R$1112,76
kit de embreagem LUK R$817,98
alojamento do retentor de virabrequim R$96,72
filtro lubificante R$44,27
filtro diesel R$111,65
bronzina de biela R$102,71
bronzina de mancal R$150,61
valvula de escape R$181,36
junta do motor inferior R$118,68
retentor de valvula R$153,33

agora ja deve estar masi barato...

claudiney.alves@ig.com.br
15/05/2014, 22:38
Boa noite a todos

estou com um problemao na mao, tenho uma ranger 3.0 diesel, fui de sao paulo a maceio no final do ano, quando cheguei de viagem notei que estava entrando oleo diesel na agua do radiador, fui pesquizando e ninguem nunca ouviu falar neste problema, nesta semana levei em uma retifica aqui na minha cidade para ele ver o que estava acontecendo, ocorre que nestes testes deu cauço hidraulico e o mecanico me chamou e disse que era melhor levar na concessionaria pois ele nao tinha a chave para tirar os bicos, falo que estava engripado, estou compretamente perdido pois moro em uma cidade onde nao conheço quase ninguem, araraquara sp, se alguem puder me ajudar fico muito grato

Imperador!
16/05/2014, 08:09
A concessionária também não tem ferramentas para tirar esses bicos de forma 100% garantida.
Os bicos "engripados" no cabeçote do motor é um dos problemas crônicos de engenharia desse motor e eu acho que nenhum mecânico vai lhe garantir tirar os bicos sem danificá-los. Assim, o melhor mesmo é encontrar um mecânico bom e que tenha a paciência pra tirar os bicos pouco a pouco, sem forçá-los.

papa
16/05/2014, 11:40
Boa noite a todos

estou com um problemao na mao, tenho uma ranger 3.0 diesel, fui de sao paulo a maceio no final do ano, quando cheguei de viagem notei que estava entrando oleo diesel na agua do radiador, fui pesquizando e ninguem nunca ouviu falar neste problema, nesta semana levei em uma retifica aqui na minha cidade para ele ver o que estava acontecendo, ocorre que nestes testes deu cauço hidraulico e o mecanico me chamou e disse que era melhor levar na concessionaria pois ele nao tinha a chave para tirar os bicos, falo que estava engripado, estou compretamente perdido pois moro em uma cidade onde nao conheço quase ninguem, araraquara sp, se alguem puder me ajudar fico muito grato

Colega este problema pode estar no cabeçote existe uma galeria de refrigeração que costuma corroer se vç não usa o aditivo no sistema e permite a passagem de água para o cilindro, para sacar os bicos tem várias formas a Raven tem ferramenta especial para isto vária oficinas de bicos tem também.

dudu83
16/05/2014, 20:59
463082 so sai desse jeito...

Imperador!
17/05/2014, 08:55
463082 so sai desse jeito...


Mas desse jeito é 99% garantido de quebrar os bicos...
Tem que pegar é um meca jeitoso e com paciência pra tirar eles "na manha"...

Rodrigo Wolpert
17/05/2014, 17:08
Tem também aquele truque de jogar catalisador de massa plástica e deixar agir 24 horas. Alguns aqui no fórum conseguiram soltar os bicos com esse macete. Na minha que está na assinatura abaixo eu tirei e coloquei os quatro bicos sem problema algum e sem nenhuma ferramenta especial, ela tinha 145.000 km na época.

dudu83
18/05/2014, 22:15
Tem também aquele truque de jogar catalisador de massa plástica e deixar agir 24 horas. Alguns aqui no fórum conseguiram soltar os bicos com esse macete. Na minha que está na assinatura abaixo eu tirei e coloquei os quatro bicos sem problema algum e sem nenhuma ferramenta especial, ela tinha 145.000 km na época.

coloquei catalisador, coca cola, oleo de freio.. nao tem jeito quando cola so sai quebrando, nessa que estou fazendo o motor vou encher de silicone em volta pra não entrar sujeira...

papa
19/05/2014, 07:54
As antigas até 2007 é ruim tirar alguns mesmo, eu tive um que só saiu quebrando e na retifica, mas o catalizador ajuda e a ferramenta da raven tira eles até os piores, para ficar sossegado tem de montar com graxa de alta temperatura a base de Molebdenio, as a partir de 2008 já vem com esta graxa e os bicos saem beleza

imoller
14/01/2017, 12:26
Revivendo o tópico em 2017...

Tenho uma ranger 2009 4x4 com 175k km hj, rodei cerca de 65mil km desde que comprei ela.

Sempre ouço falar de muitos problemas com esse motor, bicos e etc..

Nunca tive nenhum problema com ela, só manutenção comum.
Uso aditivo radiador, óleo Mobil, filtro combustível sempre trocado junto com troca do óleo lubrificante... Etc etc cuido bem dela.

Quando comprei ela, troquei todos óleos e filtros, tirei tanque, limpei todo sistema de combustível, desde então só uso S10.

Nunca tive nada de problemas, só uma vez ela deu susto, estava na rodovia mantendo uns 140km/h à um tempo já, e quando tirei o pé ela perdeu força, e não retomou mais... Não enchia turbina, parei num posto, chequei vazão combustível, sensor map, tudo OK... Liguei ela, funcionou normal, não sei até hoje o que aconteceu, mas também nunca mais deu esse problema.

Atualmente preciso fazer nela pós +-65k:
Trocar todos óleos de câmbio , t case, diferenciais, DH, 1 cubo roda (está com um pouco de folga mas não faz barulho), e somente.
Restante está 100%, e repito, está hj com 175mil km.

Para muitos que dizem que é bomba motor 3.0 ngd depois de 100k... Este é o meu ralato.

Acredito que o maior problema deste motor na ranger e troller são donos negligentes para manutenção e mecânicos que não sabem o que fazem, só trocam peças.

O dono precisa entender um pouco sim.

Abraço à todos

VOVÔ DO TROLLER
14/01/2017, 12:39
Revivendo o tópico em 2017...

Tenho uma ranger 2009 4x4 com 175k km hj, rodei cerca de 65mil km desde que comprei ela.

Sempre ouço falar de muitos problemas com esse motor, bicos e etc..

Nunca tive nenhum problema com ela, só manutenção comum.
Uso aditivo radiador, óleo Mobil, filtro combustível sempre trocado junto com troca do óleo lubrificante... Etc etc cuido bem dela.

Quando comprei ela, troquei todos óleos e filtros, tirei tanque, limpei todo sistema de combustível, desde então só uso S10.

Nunca tive nada de problemas, só uma vez ela deu susto, estava na rodovia mantendo uns 140km/h à um tempo já, e quando tirei o pé ela perdeu força, e não retomou mais... Não enchia turbina, parei num posto, chequei vazão combustível, sensor map, tudo OK... Liguei ela, funcionou normal, não sei até hoje o que aconteceu, mas também nunca mais deu esse problema.

Atualmente preciso fazer nela pós +-65k:
Trocar todos óleos de câmbio , t case, diferenciais, DH, 1 cubo roda (está com um pouco de folga mas não faz barulho), e somente.
Restante está 100%, e repito, está hj com 175mil km.

Para muitos que dizem que é bomba motor 3.0 ngd depois de 100k... Este é o meu ralato.

Acredito que o maior problema deste motor na ranger e troller são donos negligentes para manutenção e mecânicos que não sabem o que fazem, só trocam peças.

O dono precisa entender um pouco sim.

Abraço à todos
👍👍👍👏👏👏..........................

Imperador!
15/01/2017, 19:59
Quem diz que NGD com mais de 100mil km é bomba, naõ sabe o que está dizendo...

Danilo Garcia
22/01/2017, 22:47
Quem diz que NGD com mais de 100mil km é bomba, naõ sabe o que está dizendo...








O meu esta com 188 mil passando por revisão preventiva agora, segundo o mecânico o motor esta todo original em perfeitas condições. Tenho histórico de manutenção do carro desde zero e o ex dono fez manutenções na Ford ate os 90mil e apos isso em uma oficina na regiao dele.
Mais uma prova de que se fazer preventiva, o motor pode durar muito!

Imperador!
23/01/2017, 09:19
O meu esta com 188 mil passando por revisão preventiva agora, segundo o mecânico o motor esta todo original em perfeitas condições. Tenho histórico de manutenção do carro desde zero e o ex dono fez manutenções na Ford ate os 90mil e apos isso em uma oficina na regiao dele.
Mais uma prova de que se fazer preventiva, o motor pode durar muito!

S
Sem dúvida, eu mesmo já tive dois NGD:
Meu xodó numa Ranger 2005 que vendi com 175.000km (desses mais de 100.000km reprogramada pela Reiko) e outra 2009 com 114.000km. Ambos em perfeito estado. Nem vazamento de óleo tinha.

Danilo Garcia
24/01/2017, 23:40
Peguei a Ranger da revisao hoje. Levei ela no Paulão da Racing 4x4 na Freguesia do Ó em sampa. Alias, ele veio retirar ela no abc e me trouxe de volta. Mecanico conhece do carro, honesto e muito correto, mas tem seu preço!
No meu caso, depois dele andar com o carro, sugeriu fazer um check up geral no carro, no sistema de alimentação, equalização dos bicos. regulagem da turbina, instalação de um manometro de pressao, regulagem do freio de estacionamento e troca do kit do freio traseiro (o carro travava as rodas de vez eqdo) e substituição do filtro de combustivel pelo modelo novo com refil.
O cara deixou o carro lisinho, canhão e muito prazeroso de andar. Realmente mudou bastante, pois meu carro estava amarrado, como comentei nos post anteriores.
O serviço completo ficou R$1700 incluindo o leva e traz de +_ 60km + R$30 de Diesel que ele abasteceu. Eu nao tenho muitos parametros, mas apesar de um valor significante, achei que valeu o investimento, somente por nao ter caido na mao de curioso.
Proximos itens sugeridos por ele (somente qdo eu for por os BF)
- alinhamento do cardam traseiro
- Troca das buchas (novas) do jumelo, pois segundo ele colocaram mto mole e o conjunto de eixo da uma trabalhada excessiva.

De resto ele disse que o carro (que ja tem 186mil km) esta em excelente estado :)

Quem quiser o contato é só pedir.

O que acharam dos valores e serviços?

JRoberto
25/01/2017, 08:27
Peguei a Ranger da revisao hoje. Levei ela no Paulão da Racing 4x4 na Freguesia do Ó em sampa. Alias, ele veio retirar ela no abc e me trouxe de volta. Mecanico conhece do carro, honesto e muito correto, mas tem seu preço!
No meu caso, depois dele andar com o carro, sugeriu fazer um check up geral no carro, no sistema de alimentação, equalização dos bicos. regulagem da turbina, instalação de um manometro de pressao, regulagem do freio de estacionamento e troca do kit do freio traseiro (o carro travava as rodas de vez eqdo) e substituição do filtro de combustivel pelo modelo novo com refil.
O cara deixou o carro lisinho, canhão e muito prazeroso de andar. Realmente mudou bastante, pois meu carro estava amarrado, como comentei nos post anteriores.
O serviço completo ficou R$1700 incluindo o leva e traz de +_ 60km + R$30 de Diesel que ele abasteceu. Eu nao tenho muitos parametros, mas apesar de um valor significante, achei que valeu o investimento, somente por nao ter caido na mao de curioso.
Proximos itens sugeridos por ele (somente qdo eu for por os BF)
- alinhamento do cardam traseiro
- Troca das buchas (novas) do jumelo, pois segundo ele colocaram mto mole e o conjunto de eixo da uma trabalhada excessiva.

De resto ele disse que o carro (que ja tem 186mil km) esta em excelente estado :)

Quem quiser o contato é só pedir.

O que acharam dos valores e serviços?

Esse check up geral no sistema de alimentação incluiu a retirada e limpeza do tanque? Opinar sobre valor de MO sem acompanhar pessoalmente é complicado, pelo que você relatou e se a vtr ficou boa, valeu cada centavo.

Danilo Garcia
25/01/2017, 10:01
Esse check up geral no sistema de alimentação incluiu a retirada e limpeza do tanque? Opinar sobre valor de MO sem acompanhar pessoalmente é complicado, pelo que você relatou e se a vtr ficou boa, valeu cada centavo.

Nao foi retirado o tanque oiis a vazao de.combustivel estava ok e esse serviço de limpeza no tanque foi feito a 10 mil km atras.
Ficou otima!

imoller
26/01/2017, 19:19
Passei por um problema recente na minha 2009, e queria compartilhar para deixar de alerta... Fiz limpeza preventiva recente no tanque, e coloquei o elemento do filtro combustível novo. (A minha é com elemento) sempre usei o MWM, só que dessa vez não tinha na loja e peguei o TECFIL, coloquei. 1000 km +- depois parada súbita... Não tinha vazão de diesel, não chegava no filtro. Retirei o tanque novamente, e o tanque estava limpo, porém o pré filtro pequeninho interno dá bomba estava obstruído por umas plumas, tipo uma fibra de lã. Chequei e constatei que ele veio pelo retorno do filtro, e é pedaços do filtro novo da TECFIL que soltou. Analisando os dois elementos, MWM e TECFIL, percebi que o TECFIL é o "papelão" direto exposto, e o elemento MWM tem uma proteção em.Volta , que evita que plumas do papelão que se soltem vão embora pelo retorno.

Conclusão: usem somente elemento original! Não tive prejuízos, mas arquei com uma baita mão e obra de tirar o tanque para limpar novamente em menos de 2k km.

TECFIL não vale a pena arriscar.

ESCHMIT
02/02/2017, 18:58
Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.

VOVÔ DO TROLLER
02/02/2017, 20:04
Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.
Boa noite. Eu já li nesse fórum que dá para trocar apenas as pontas dos bicos e fica bem mais em conta, só que eu não me lembro onde foi. Se alguém souber ou se lembrar, favor postar.Abs

ESCHMIT
03/02/2017, 14:00
Boa noite. Eu já li nesse fórum que dá para trocar apenas as pontas dos bicos e fica bem mais em conta, só que eu não me lembro onde foi. Se alguém souber ou se lembrar, favor postar.Abs

700 pra reparar cada bico é fazendo isso mesmo, trocando a ponta. Se for comprar ele inteiro custa na faixa de 1500 cada... Ou seja, é caro de qualquer jeito. Abs

VOVÔ DO TROLLER
03/02/2017, 14:40
700 pra reparar cada bico é fazendo isso mesmo, trocando a ponta. Se for comprar ele inteiro custa na faixa de 1500 cada... Ou seja, é caro de qualquer jeito. Abs

Caraca..........👍

imoller
03/02/2017, 23:34
Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.

Amigo, qualquer motor diesel eletrônico common rail a manutenção é cara. Não é específico só dá ranger.

Alguns comparam o custo de manutenção de uma picape diesel eletronica ou jipe, com outra picape mais antiga, tipo uma f1000 com os mwm229 ou x10 que são excelentes e baratos, na minha opinião é comparar eras distintas.

Sobre seu problema na ranger, o seu mecânico mediu a pressão dá bomba de alta? Porque abaixo de 2000rpm a turbina não atua... E se a bomba de alta estiver meia boca fica difícil o desempenho abaixo desse rpm...

ESCHMIT
05/02/2017, 18:43
Amigo, qualquer motor diesel eletrônico common rail a manutenção é cara. Não é específico só dá ranger.

Alguns comparam o custo de manutenção de uma picape diesel eletronica ou jipe, com outra picape mais antiga, tipo uma f1000 com os mwm229 ou x10 que são excelentes e baratos, na minha opinião é comparar eras distintas.

Sobre seu problema na ranger, o seu mecânico mediu a pressão dá bomba de alta? Porque abaixo de 2000rpm a turbina não atua... E se a bomba de alta estiver meia boca fica difícil o desempenho abaixo desse rpm...

Eu já imaginava que seria caro, todos falam isso de mecanica a diesel, mas é ainda mais do que eu imaginava.
Esses motores foram utilizados durante anos, de 2005 a 2013 se não me engano... isso na ranger, e nesse período o valor do bico só aumentou, é algo que vai contra o senso comum da tecnologia. Meu motor está com 200 mil km, a camionete aparentemente sempre foi bem cuidada, o antigo dono era bem cuidadoso, e com essa km ter um problema tão caro como esse, é dureza.
Entrei em contato com outras mecanicas, inclusive uma autorizada MWM que me informou não realizar esse tipo de reparo, somente a troca completa dos bicos, o que ficaria em mais de R$6000. Nem um bico de injeção direta para gasolina é tão caro.
O mecanico foi direto nos bicos pois disse se tratar de um problema comum desses motores, e como o teste é feito em um equipamento externo ao motor, independe da bomba de alta, ela pode ter problema também, mas enquanto nao resolver o problema dos bicos não adianta pensar em testar a bomba. Mas espero que ela não tenha nada, porque sei que custa outra facada.

imoller
06/02/2017, 19:30
Que zica amigo!
Aqui no RS, à uns 3 meses atrás conversei com um conhecido que é bombista e ele disse que havia trocado os bicos de um ngd, vou tentar ver com ele quanto está cada.bico. Mas acredito se pesquisar mais, consiga por menos de 1500 cada, está bem alto este valor!

Boa sorte na empreitada, e depois relata aqui pra nós.

Abraço

Imperador!
06/02/2017, 21:31
Esse preço de 1500 reais por bico é de rir... Você consegue eles por valores entre 600 e 800 reais sem grandes dificuldades...

Ouro Diesel Solucoes em Injecao Diesel Bico Injetor Ford Ranger 3.0 - 77550 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/ford-ranger-siemens-common-rail.html)
Bico Injetor De Ranger 3.0 A Diesel (http://www.injediesel.com/index.php?route=product/product&product_id=50)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837502447-bico-injetor-ford-ranger-30-power-stroker-diesel-ano-0512-_JM

Existe ainda as lojas autorizadas MWM International que também vendem peças por preços bem em conta no varejo. Verifique se tem alguma próximo de você: MWM Motores - Distribuidor de Pecas (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas)

RICARDO GALISA
06/02/2017, 22:11
boa noite Imperador, sou fã da ford, tenho uma f1000 dupla 86 229 aspirada 4 marchas esperando uma caçamba de lata pra alongar e comprei uma Ranger xlt 2002 P S 2.8 que vai pra reforma tambem. no futuro penso comprar uma Ranger XLT 3.0 2008 ou 2009. até lá vou olhando os relatos dos proprietários da 3.0. fui dar uma olhada no site do ML e realmente o preço do bico é R$ 750,00 não fosse um detalhe : o bico é usado e a base de troca. resta ver na distribuidora MWM se o preço é em conta.

Imperador!
06/02/2017, 22:56
Esse da Ourodiesel acredito que seja novo. A empresa é muito credenciada, vale a pena conferir com eles.

ESCHMIT
07/02/2017, 00:07
Esse da Ourodiesel acredito que seja novo. A empresa é muito credenciada, vale a pena conferir com eles.

Basta ler o anúncio do link que enviou "

Peça Semi nova original testada (Siemmens) Com 3 meses de garantiaOBS: Á base de troca"


Ou seja, sai ainda mais caro que mandar reparar, já que vai ter o custo da instalação e pra ter certeza da qualidade, precisa mandar testar os bicos e equalizar.

Já encontrei no mercado livre por 1300 novo

Se alguém souber de um valor melhor posta aí.

Abraços

imoller
07/02/2017, 16:29
Amigo, vc acha que não vale a pena mandar reparar os seus originais?

ESCHMIT
07/02/2017, 18:29
Amigo, vc acha que não vale a pena mandar reparar os seus originais?

No momento parece ser a única alternativa que tenho, mas acho caro, queria saber do pessoal se realmente não existe uma forma de limpa-los.
E também quero saber quanto estão pedindo nesse bico no paraguai.
Mas no momento estou conseguindo andar com a camionete, só a potência que deixa a desejar, principalmente em baixas rotações, e na alta tenho medo que possa causar outro problema, superaquecimento e pouca lubrificação, já que o próprio diesel ajuda na lubrificação.
Em baixas rotações é pior que um carro 1.0 carregado, em segunda marcha você pisa no acelerador e ela simplesmente não responde. Por exemplo, passando uma lombada...

imoller
09/02/2017, 23:08
Sugestão alternativa:

Access Denied (http://www.olx.com.br/vi/124533476.htm)

imoller
17/02/2017, 14:11
Boa tarde !

Apenas para contribuir, achei esse site: Bico Injetor Ford Ranger 3.0 - Auto Ford Comércio de Peças | Sua loja aberta 24hs (http://www.autoford.com.br/bico-injetor-ford-ranger-3-0-p352)
Parece confiável, vende o reparo do bico (marca italiana) por R$ 390,00 achei acessível o valor.

Abraço a todos!

imoller
17/02/2017, 14:15
E esse outro NOVO original SIEMENS por R$ 899,00

Ouro Diesel Solucoes em Injecao Diesel Bico Injetor Ford Ranger 3.0 - 77550 Originais de todos os fabricantes mundiais (http://www.ourodieselimports.com.br/ford-ranger-siemens-common-rail.html#)

(já não vale mais a pena pagar R$ 750,00 para reparar cada um!)

ESCHMIT
22/02/2017, 01:46
Obrigado Imoller.

Sobre o reparo por 390, eu já vi por 290 até, o problema é a mão de obra, é um serviço bem especializado, os bicos precisam ser equalizados em uma maquina que nem toda mecanica tem, por isso o tal valor.
Já o bico novo não sei se precisa ser calibrado, o mecânico me disse que sim, mas claro, ele lucra com isso. Só que no caso de precisar MESMO aí teria o custo da m.o.
Pra ter uma ideia, eles cobram 100 reais só pra testar o bico na maquina.
É uma questão bem complexa...

Imperador!
22/02/2017, 08:17
Obrigado Imoller.

Sobre o reparo por 390, eu já vi por 290 até, o problema é a mão de obra, é um serviço bem especializado, os bicos precisam ser equalizados em uma maquina que nem toda mecanica tem, por isso o tal valor.
Já o bico novo não sei se precisa ser calibrado, o mecânico me disse que sim, mas claro, ele lucra com isso. Só que no caso de precisar MESMO aí teria o custo da m.o.
Pra ter uma ideia, eles cobram 100 reais só pra testar o bico na maquina.
É uma questão bem complexa...

.
Bicos de carros CR não precisam de calibragem, é tirar da caixa e instalar no cabeçote...

carlosatjunior
27/02/2017, 21:24
conseguiu resolver o problema ? se caso positivo o que fez ? comprou novos?

IM Botelho
05/03/2017, 11:29
Pessoal, bom dia!
Estou prestes a entrar no mundo 4x4. Estou saindo de um i30 11/12 at.
Encontrei uma Ford Ranger XLS com bancos de couro 3.0 4x4 Diesel CD. 09/10 com 90 mkm. Não entendo muito de carros a Diesel. Na verdade não entendo nada de carro nenhum. O que podem me informar?

imoller
06/03/2017, 13:34
Amigo, neste caso recomendo cautela ao comprar um usado diesel. Se voce possui conhecimentos básicos ou nenhum sobre carros diesel, é indispensável ter um mecânico e oficina de sua confiança, especializado, só assim poderá lhe ajudar (com uma simples revisão antes da compra) para evitar entrar em um pesadelo de gastos e desgosto com camionetes sucateadas com toda manutenção por fazer. A menos que, opte pelos abusos das concessionárias. Cada pickup tem seus prós e contras, e suas particularidades de problemas típicos por marca / modelo.

Tenho uma ranger xlt 2009 3.0, e gosto muito dela, carro forte, potente e relativamente econômico. Mas não tolera dono relaxado.

Tome cuidado na compra. Camionete diesel pouco rodada (90mil km) é raro encontrar que não seja por um valor astronômico. Desconfie de tudo.

Muitos põe a venda quando precisa dar manutenção, e daí a brincadeira sai cara para quem compra.

Abraço

IM Botelho
07/03/2017, 22:13
imoller, muito obrigado pela atenção. De fato estou para pegar o carro por 45-46mil. E só irei realmente fechar negócio após levar em 2 mecânicos da família. Um que trabalhou a vida inteira com carros a Diesel, inclusive com Rangers. E outro que tem uma oficina mais especializada e informatizada com scanners e etc. Nesse caso vou até pagar uma taxa de 100,00 para ele verificar de cabo a rabo. Essa XLS é 09/ modelo 2010. Segundo o dono ele usa óleo móbil sintético e troca rigorosamente a cada 5 mil.

imoller
09/03/2017, 14:00
Neste caso não tem erro amigo!

Aproveita e verifica via scanner se o KM no odômetro condiz com o que vai mostrar no aparelho...
Tem muito logista e proprietários malandros que alteram o km do painel, mas do módulo é muito difícil, então o km que aparece no scanner é 99% fidedigno.

Boa compra

mateus_moreno
09/03/2017, 17:27
Boa tarde amigos!

ESCHMIT espero que você tenha conseguido resolver seu problema. Pessoal sou novo no mundo 4x4, atualmente tenho um palio e estou pesquisando sobre qual carro trocar. Sou de São Luis MA, e estou considerando seriamente comprar um carro 4x4 para uso no dia a dia e em eventuais passeios pela região dos lençóis maranhenses, as trilhas que vou pegar são de areia solta ou areia um pouco mais densa a depender da época de chuvas (nesse link da pra ter uma ideia geral Jericoacoara e Lençóis Maranhanses de Discovery V8 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=l-hvCiOuqOk)), não pretendo passar por áreas alagadas muito profundas, no máximo uns 60cm. Minha grande limitação é o preço, tenho disponível 40mil para investir na viatura, aqui na região o pessoal usa muito Troller e Bandeirante para andar pela areia, acho que a melhor opção para esse tipo de terreno seria o troller mas por aqui um modelo 2010 bem conservado gira em torno de 60mil, sendo inviável para mim. Então considerei outras opções e a que estou mais tentado seria a Ranger 4x4 diesel 3.0 2010, consegui encontrar algumas com uns 100mil rodados aparentemente em boas condições nessa faixa de preço, mas quando vejo relatos como do ESCHMIT sobre custo de manutenção fico preocupado. Outras opções que cogitei são:

-Grand Vitara 4x4
-TR4 4x4
-Frontier nova 08 4x4 manual
-Frontier 08 antiga

Todas essas opções acredito que acharia por 40mil. O custo de manutenção da frontier nova é caro também? O que vocês acham da capacidade off road dessas viaturas? Tem alguma outra sugestão de viatura?
Obrigado

Walter da Camper
09/03/2017, 18:09
Nem todos. Os da hilux (Denso) vem com uma imagem QR-Code gravados de fábrica que precisa ser inserida na ECU para fins de parametrização da quantidade injetada.
No NGD, que eu saiba é tirar da caixa e instalar.
Se bem que no scanner aparece uma tal de "coeficiente de compensação" ou algo assim, que em cada faixa de rotação mostra um valor diferente pra cada bico. Salvo engano, é a própria ECU que verifica através das microvariações de rotação no sensor do volante no momento da injeção e fixa esse parâmetro para corrigir a quantidade injetada.


.
Bicos de carros CR não precisam de calibragem, é tirar da caixa e instalar no cabeçote...

Walter da Camper
09/03/2017, 18:21
Para testar a pressão da bomba basta plugar um scanner e fazer a leitura com o carro andando em uma rodovia.
Se a bomba de alta estiver boa, tem que atingir 1600 Bar a partir de 3500 RPM com o acelerador no máximo (de preferência numa subida em 4ª marcha).


...
O mecanico foi direto nos bicos pois disse se tratar de um problema comum desses motores, e como o teste é feito em um equipamento externo ao motor, independe da bomba de alta, ela pode ter problema também, mas enquanto nao resolver o problema dos bicos não adianta pensar em testar a bomba. Mas espero que ela não tenha nada, porque sei que custa outra facada.

Walter da Camper
09/03/2017, 18:53
A redução da vazão ou "fechamento" dos bicos ocorre em razão de desgaste em não de sujeira (impossível parar sujeira num local em que corre combustível com 1600 Bar de pressão).

Quando o bico está em repouso, uma parte da pressão que chega do rail é constantemente desviada para a linha de retorno. A abertura do bico se dá pelo fechamento dessa passagem, cessando a vazão para o retorno e elevando a pressão interna do bico até vencer a resistência de uma mola e abrir outra passagem iniciando a injeção para o cilindro.
Com o desgaste de valvula de retorno e sua sede, a má vedação faz uma parte da pressão de injeção escapar para o retorno, reduzindo a quantidade injetada. Por isso não ocorre "fechamento" e sim "abertura" de fuga para o retorno.
Quando um bico ficam muito ruim, a perda de pressão é tanta que chega a perder pressão do sistema como um todo, dificultando a partida do motor. Isso é detectado por um teste de vazão do retorno. Se tiver um bico retornando mais que os outros, ele é o responsável pelo defeito.




Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.

Imperador!
10/03/2017, 15:16
Nem todos. Os da hilux (Denso) vem com uma imagem QR-Code gravados de fábrica que precisa ser inserida na ECU para fins de parametrização da quantidade injetada.
No NGD, que eu saiba é tirar da caixa e instalar.
Se bem que no scanner aparece uma tal de "coeficiente de compensação" ou algo assim, que em cada faixa de rotação mostra um valor diferente pra cada bico. Salvo engano, é a própria ECU que verifica através das microvariações de rotação no sensor do volante no momento da injeção e fixa esse parâmetro para corrigir a quantidade injetada.
.
Registro do bico na ECU não tem nada a ver com calibragem. É só uma forma de a ECU identificar o chip presente no bico e poder se comunicar corretamente com ele. Isso certamente não influencia nos parâmetros de injeção.

Walter da Camper
11/03/2017, 10:47
Desculpe por discordar, mas o protocolo de comunicação é o mesmo para todos os bicos e, por isso não há necessidade de identificação para esse fim.

O sistema common-rail requer uma quantidade muito precisa do combustível injetado. O que determina essa quantidade são 2 fatores: a pressão que chega no bico (a mesma do rail) e a duração do pulso elétrico aplicado sobre o bico, o que determinará o tempo em que o bico permanece aberto (coisa da ordem de 5 milésimos de segundo).
Ocorre que, numa produção em série, é previsível que dentre as peças produzidas, algumas se comportaram de modo ligeiramente diferente umas das outras. Exemplo: um bico pode injetar 1 miligrama de diesel ao ser submetido à pressão X e ao pulso Y, enquanto outro bico injetará 1,1 miligrama sob as mesmas condições. Isso se chama "dispersão das características" do produto.
Essa "pequena" diferença é suficiente para desequilibrar o funcionamento do motor e gerar fumaça, principalmente em baixas rotações. Por isso, cada bico é testado na fábrica a fim de medir o fator de correção da quantidade injetada em razão das suas características particulares. Esse fator de compensação deve ser informado à ECU para correção da duração do pulso e, assim, todos os cilindros receberão a mesma quantidade de combustível injetado, embora excitados por diferentes duração de pulso.
Repetindo que isso vale para os sistemas Denso. No caso do NGD a correção é feita medindo-se as microvariações de rotação do motor no momento de cada injeção (se um bico injeta mais que os outros, o sensor de rotação detecta o "tranco" recebido pelo virabrequim e a ECU faz a correção) não havendo necessidade de programar nada quando se troca algum bico injetor.
Ao menos foi isso que eu entendi ao ler a literatura em lingua gringa desses motores. Se alguém tiver alguma informação mais precisa, por favor contribua com o tópico e ajude a enriquecer o conhecimento de todos que curtimos a tecnologia diesel.



.
Registro do bico na ECU não tem nada a ver com calibragem. É só uma forma de a ECU identificar o chip presente no bico e poder se comunicar corretamente com ele. Isso certamente não influencia nos parâmetros de injeção.

Imperador!
12/03/2017, 07:03
Desculpe por discordar, mas o protocolo de comunicação é o mesmo para todos os bicos e, por isso não há necessidade de identificação para esse fim.

O sistema common-rail requer uma quantidade muito precisa do combustível injetado. O que determina essa quantidade são 2 fatores: a pressão que chega no bico (a mesma do rail) e a duração do pulso elétrico aplicado sobre o bico, o que determinará o tempo em que o bico permanece aberto (coisa da ordem de 5 milésimos de segundo).
Ocorre que, numa produção em série, é previsível que dentre as peças produzidas, algumas se comportaram de modo ligeiramente diferente umas das outras. Exemplo: um bico pode injetar 1 miligrama de diesel ao ser submetido à pressão X e ao pulso Y, enquanto outro bico injetará 1,1 miligrama sob as mesmas condições. Isso se chama "dispersão das características" do produto.
Essa "pequena" diferença é suficiente para desequilibrar o funcionamento do motor e gerar fumaça, principalmente em baixas rotações. Por isso, cada bico é testado na fábrica a fim de medir o fator de correção da quantidade injetada em razão das suas características particulares. Esse fator de compensação deve ser informado à ECU para correção da duração do pulso e, assim, todos os cilindros receberão a mesma quantidade de combustível injetado, embora excitados por diferentes duração de pulso.
Repetindo que isso vale para os sistemas Denso. No caso do NGD a correção é feita medindo-se as microvariações de rotação do motor no momento de cada injeção (se um bico injeta mais que os outros, o sensor de rotação detecta o "tranco" recebido pelo virabrequim e a ECU faz a correção) não havendo necessidade de programar nada quando se troca algum bico injetor.
Ao menos foi isso que eu entendi ao ler a literatura em lingua gringa desses motores. Se alguém tiver alguma informação mais precisa, por favor contribua com o tópico e ajude a enriquecer o conhecimento de todos que curtimos a tecnologia diesel.
.
Você não está errado. Tá falando tudo certo.
Só que isso não é calibragem de bico... calibrar um bico seria se, por exemplo, esse bico que trabalha com até 1600 bar estivesse funcionando apenas com 1200bar. Aí o mecânico colocaria num aparelho, assim como nos bicos tradicionais, e o reconfiguraria pra 1600bar. E isso não existe.

O que você tá falando é de ajuste fino que toda ECU de veículo a injeção eletrônica faz (inclusive os à gasolina). Por exemplo, na Ranger 3.2, através do Forscan você consegue verificar o balanço dos cilindros, que são diretamente afetados pelo modo como a queima é feita. Existe um parâmetro de funcionamento que varia (me perdoe pois não lembro os dados com exatidão) entre 0,9 e 1,19 para que o carro funcione bem e não apresente queima inadequada, gerando vibração, fumaça etc. Quando esses valores estão fora dessa margem de funcionamento, é possível fazer o reset dos parâmetros dos bicos para que eles voltem ao padrão ideal de fábrica e o veículo volte a funcionar corretamente. E sabe por que isso acontece? Porque as centrais modernas, além de terem seus parâmetros de fábrica, aprendem com o motorista, sobre seu modo de conduzir, as condições atmosféricas do local em que o carro funciona, etc... e nos veículos CR de 1ª geração, como a Ranger 3.0, esse aprendizado é quase zero...

Isso é calibragem, no sentido específico que estamos falando aqui? Não! O que é feito pela ECU é o reset dos dados gravados dos bicos para os padrões ideais de fábrica para que o carro volte a funcionar com perfeição. Tanto não é calibragem, que, caso fosse, isso seria 100% eficaz. Porém nem todos os bicos voltam a funcionar no padrão de balanço de fábrica, o que significa que eles estão condenados. Ou hoje, ou daqui uns dias ou meses. Se isso fosse uma recalibragem, você diria assim: "vou ajustar os 4 bicos para funcionarem no balanço 1,00" e eles obedeceriam.

O NGD não precisa de registro de bico. Porém outros carros precisam, como a Triton, S10 nova, Hilux, nova Ranger... e isso não se deve a calibragem do bico. Isso se deve porque o bico tem seu aspecto mecânico e eletrônico. Na parte mecânica não há maiores problemas. Porém na parte eletrônica em alguns veículos se exige o registro porque você pode ter 4 bicos instalados no seu carro que usam chip Siemens e substitui-los por bicos que usam chip Denso, por exemplo. Não tem como esperar que o chip Siemens se comunique com a ECU pelos mesmos canais e protocolos de comunicação que o bico Denso. Pra isso que serve o registro: pra ECU mandar uma informação ao bico e a informação ser executada (e corretamente executada!). Mas isso nada tem a ver com ajuste fino no modo de funcionamento do bico.

Abraço!

ESCHMIT
12/03/2017, 21:31
A redução da vazão ou "fechamento" dos bicos ocorre em razão de desgaste em não de sujeira (impossível parar sujeira num local em que corre combustível com 1600 Bar de pressão).

Quando o bico está em repouso, uma parte da pressão que chega do rail é constantemente desviada para a linha de retorno. A abertura do bico se dá pelo fechamento dessa passagem, cessando a vazão para o retorno e elevando a pressão interna do bico até vencer a resistência de uma mola e abrir outra passagem iniciando a injeção para o cilindro.
Com o desgaste de valvula de retorno e sua sede, a má vedação faz uma parte da pressão de injeção escapar para o retorno, reduzindo a quantidade injetada. Por isso não ocorre "fechamento" e sim "abertura" de fuga para o retorno.
Quando um bico ficam muito ruim, a perda de pressão é tanta que chega a perder pressão do sistema como um todo, dificultando a partida do motor. Isso é detectado por um teste de vazão do retorno. Se tiver um bico retornando mais que os outros, ele é o responsável pelo defeito.

Se é assim então porque o reparo consiste na própria ponteira do bico?

ESCHMIT
12/03/2017, 21:38
Em relação a calibragem, o que me foi informado é que ela é feita acertando as varias arruelas, que compõem o bico, é um ajuste puramente mecânico, e o teste é realizado com o bico sob pressão e temperaturas de funcionamento. Quem me passou essas informações, além do mecânico, foi um técnico que ajudou a desenvolver uma maquina de testes de vazão. A eletrônica atua constantemente, porém ela está sujeita as caracteristicas mecanicas. Mas particularmente acredito que eles venham calibrados de fabrica, quando novos.

Imperador!
13/03/2017, 06:57
Em relação a calibragem, o que me foi informado é que ela é feita acertando as varias arruelas, que compõem o bico, é um ajuste puramente mecânico, e o teste é realizado com o bico sob pressão e temperaturas de funcionamento. Quem me passou essas informações, além do mecânico, foi um técnico que ajudou a desenvolver uma maquina de testes de vazão. A eletrônica atua constantemente, porém ela está sujeita as caracteristicas mecanicas. Mas particularmente acredito que eles venham calibrados de fabrica, quando novos.
.
Exatamente isso. Os bicos quando vem de fábrica já vem calibrados para uso normal. Essa regulagem de arruelas é feita quando o bico apresenta algum desgaste nos componentes originais de fábrica (é comum ouvir-se falar da troca da 'borrachinha' o-ring do bico que apresenta vazamento). Porém em condições normais, esses ajustes mecânicos são realizados para se tentar colocar de volta nas condições de fábrica, o que nem sempre é possível.

O que eu digo de esses bicos não serem reguláveis se refere ao ajuste da pressão de funcionamento. Quando você modifica esses aneis do bico você altera a pressão de funcionamento dele. Porém o bico e consequentemente o motor só funciona idealmente dentro de uma certa faixa de pressão. Sem falar que estou fazendo uma simplificação... o bico não funciona só pela pressão, mas na vazão, formato de pulverização do combustível, etc...

O que eu falo é que não tem como fazer esse bico P1600 no NGD que trabalha a pressão máxima de 1600bar trabalhar por exemplo com pressão máxima de 2000bar ou 1200bar - ainda mais eletronicamente nesse motor! -, pois em qualquer das hipóteses o funcionamento ideal do bico e do motor fica prejudicado, podendo gerar até mesmo danos mecânicos ao motor, cabeçote e cilindros.

Walter da Camper
13/03/2017, 11:59
O que chamam de ponteira do bico é toda a parte mecânica abaixo do solenóide de acionamento ou do elemento piezoelétrico no caso dos bicos Siemens do NGD. E lá que ficam todas as passagens de combustível e suas válvulas passíves de desgaste.


Se é assim então porque o reparo consiste na própria ponteira do bico?

Walter da Camper
13/03/2017, 12:22
Imperador, obrigado pelos esclarecimentos.
Estavamos falando a mesma coisa, porém eu não consegui me fazer entender por completo. De fato não existe nenhuma intervenção que se possa fazer no bico eletrônico para calibrar sua vazão ou pressão. Quem se adapta ao bico é a ECU e não o contrário. Por isso eu usei o termo "calibrar" para essa adaptação que ocorre na ECU, gerando a confusão.

Sobre a pressão, uma das grandes dúvidas que tive quando comecei a conhecer o sistema common-rail era se ela ficava constante ou variava com a aceleração.
Testando com o scanner no NGD, descobri que a pressão do rail (e consequentemente do bico) varia conforme a aceleração requerida no pedal. Em marcha-lenta fica em torno de 225 Bar e vai subindo gradativamente até o máximo de 1600 Bar, o que ocorre acima de 3500 RPM com o acelerador no máximo. Na prática, a pressão de trabalho passa a maior parte do tempo abaixo da metade do limite de 1600 BAR.

Para quem está acostumado com o sistema mecânico, é um princípio de funcionamento bem diferente. No bico mecânico a abertura é comandada pela pressão. Quando a bomba injetara manda 300 BAR ou mais, o bico se abre e permanece aberto até a pressão abaixar (fim do ciclo de injeção). No common-rail quem comanda a abertura é o pulso vindo da ECU, independente da pressão que o bico está recebendo naquele momento.





.
....
O que eu falo é que não tem como fazer esse bico P1600 no NGD que trabalha a pressão máxima de 1600bar trabalhar por exemplo com pressão máxima de 2000bar ou 1200bar - ainda mais eletronicamente nesse motor! -, pois em qualquer das hipóteses o funcionamento ideal do bico e do motor fica prejudicado, podendo gerar até mesmo danos mecânicos ao motor, cabeçote e cilindros.
...

Imperador!
13/03/2017, 12:53
Exatamente, Walter!! Concordamos em tudo agora!
O que realmente não pode ser feito é fazer a pressão do bico máxima ser reduzida a 1200bar por exemplo, pois reduziria drasticamente o desempenho ou 2000bar que prejudicaria a durabilidade. Ainda mais seriam ajustes mecânicos e não eletrônicos feitos pela central.

Abs!

ESCHMIT
13/03/2017, 15:56
Obrigado pelas explicações.
Agora outra pergunta, o único bico compatível com esse motor NGD é o siemens 77550?

Imperador!
13/03/2017, 19:41
Obrigado pelas explicações.
Agora outra pergunta, o único bico compatível com esse motor NGD é o siemens 77550?
.
Até onde eu sei, sim...
O sistema de injeção ser Siemens limita muito esses carros... eles usam um protocolo de comunicação proprietário, diferente de outros fabricantes.

IM Botelho
19/03/2017, 09:16
Neste caso não tem erro amigo!



Aproveita e verifica via scanner se o KM no odômetro condiz com o que vai mostrar no aparelho...
Tem muito logista e proprietários malandros que alteram o km do painel, mas do módulo é muito difícil, então o km que aparece no scanner é 99% fidedigno.

Boa compra

Acabou que não deu certo com esse camarada. Porém encontrei uma limited 09/10. Com 114mkm. Levei em uma oficina especializada e o Meca disse que ela está lacrada. Nunca foi mexida. Os bicos estão oxidados. "Só" vou ter que comprar 4 pneus.

Imperador!
19/03/2017, 10:57
Acabou que não deu certo com esse camarada. Porém encontrei uma limited 09/10. Com 114mkm. Levei em uma oficina especializada e o Meca disse que ela está lacrada. Nunca foi mexida. Os bicos estão oxidados. "Só" vou ter que comprar 4 pneus.
.
Bicos oxidados nesse carro é normal. Não esquente. Aliás, só se mexe em bico nesse carro em absoluta necessidade. É uma chance de 70% de quebrar o bico na remoção.

ESCHMIT
20/04/2017, 00:59
Limpeza de bico ranger 3. 0 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_LYe37iwugo)

achei interessante, talvez o único vídeo sobre esses bicos que vi

Josiel Brito
04/06/2018, 09:46
.
Bicos oxidados nesse carro é normal. Não esquente. Aliás, só se mexe em bico nesse carro em absoluta necessidade. É uma chance de 70% de quebrar o bico na remoção.


Bom dia, Pessoal!

Gostaria de que algum me ajudasse, pois comprei uma Ranger Limited 2010 3.0 turbo, de uma concessionaria de renome no brasil inteiro, mas, pelo que andei conversando com o vendedor, a manutenção dos 120 KM antes de me vender, não foi feita. Estou tendo uma dorzinha de cabeça com eles, pois imaginei que isso ja deveria ter sido feito. Eu fiz questão de comprar o carro com eles, justamente por serem uma empresa de nome no mercado, MURAI/Mitsubishi em Recife-PE.

Agora, depois de duas semana com o veiculo e pouquíssimo uso, comecei a observar umas coisas que estão aparecendo. O que mais me preocupa é o fato de, no ultimo contro de troca óleo/filtro que fica no para-brisa, esta marcado uma troca que, pelos números, nem sequer o óleo eles trocaram. Assim está;

Próxima troca 121.181.

Peguei o carro faltando em torno de uns 100 km pra completar isso e, pelo visto não trocaram. Então, acredito que outras coisas também não foram observadas. Estou indo lá com o carro pra verificar isso.

Mas, meu pedido de ajuda é mais na seguinte questão;

Quais itens devem ser observados numa manutenção de 120 KM?

Obrigado a todos!

gomese1000
27/07/2018, 23:12
Boa noite amigo Josiel Brito. Como vc, também adquiri a três meses atrás uma Ranger Limited idêntica a sua, porém já com 180.000 km rodados. Comprei "as cegas", pela vontade de ter uma pickup a diesel, porém sem conhecer nada sobre o assunto, rs. Bom de início já troca o óleo do motor, todos os filtros, da uma olhada por baixo e vê suspensão, buchas, batentes (na minha só precisei trocar os batentes da frente). Confere as pastilhas e principalmente as lonas. A minha vou trocar porque não está nem segurando numa mínima subida, as lonas já eram. Dei sorte pois não precisei mexer em mais nada, por enquanto tá tudo bem. Adicionei hoje um prduto chamado Actioil A550 para o diesel (aqui no site tem muita informação sobre esse produto). Tenho certeza que outros amigos aqui do fórum poderão te ajudar com mais informações.
Abçs

TUCACG
30/07/2018, 22:23
Boa noite pessoal do forum sou novo por aqui, comprei uma ranger limited 3.0 diesel 2007/2008 e estou tendo um probleminha chato na nessa pick-up.
Há varios dias estou tentando solucionar esse problema, ja levei em varios mecânicos aqui da minha cidade e nada de resolver.
O Problema dela, que quando vou sair com ela tenho que acelerar muito tipo uns 1.200 giros pra ela arrancar, e percebi tambem que parece que o acelerador nao responde quando pisa, e sempre tem um atraso no acelerador quando troco de marcha q da ate tranco no diferencial.
Passaram o scanner nela e apareceu o codigo p0653 e pra variar o mecanico nao tem ideia o que poder ser.
Queria saber se alguem aki pode me ajudar o que pode ser esse problema?
Desde de ja muito obrigado pelo espaço, e se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

Coophamat
30/07/2018, 22:59
Tucacg, dá uma conferida no sensor do pedal de embreagem.

rubão6cc
01/08/2018, 08:40
Por isso que preferi comprar uma 2.3 a gasolina...pesou na decisão o alto custo de manutenção do motor diesel.

Douglas Souza
02/08/2018, 11:29
Boa noite pessoal do forum sou novo por aqui, comprei uma ranger limited 3.0 diesel 2007/2008 e estou tendo um probleminha chato na nessa pick-up.
Há varios dias estou tentando solucionar esse problema, ja levei em varios mecânicos aqui da minha cidade e nada de resolver.
O Problema dela, que quando vou sair com ela tenho que acelerar muito tipo uns 1.200 giros pra ela arrancar, e percebi tambem que parece que o acelerador nao responde quando pisa, e sempre tem um atraso no acelerador quando troco de marcha q da ate tranco no diferencial.
Passaram o scanner nela e apareceu o codigo p0653 e pra variar o mecanico nao tem ideia o que poder ser.
Queria saber se alguem aki pode me ajudar o que pode ser esse problema?
Desde de ja muito obrigado pelo espaço, e se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

Troca de mecânico, não adianta ter o scanner mas não sabe interpretar os resultados. Um dos maiores motivos da Ranger 3.0 não ter desempenho é sujeira na peneira do tanque de combustivel. Quanto ao diferencial bater na troca de marcha, quase todas camionetes fazem isso, a troca de marcha e o tempo de embreagem é diferente de um carro a gasolina, tem que pegar o macete. Pneus muito grande tb influencia no desempenho. Mas no geral a 3.0 é muito forte. Dica: Faça limpeza do tanque.

TUCACG
03/08/2018, 20:18
Boa Noite Coophamat,
Vou pedir para o mecanico olhar esse sensor.
Valeu pela dica.

TUCACG
03/08/2018, 20:25
Troca de mecânico, não adianta ter o scanner mas não sabe interpretar os resultados. Um dos maiores motivos da Ranger 3.0 não ter desempenho é sujeira na peneira do tanque de combustivel. Quanto ao diferencial bater na troca de marcha, quase todas camionetes fazem isso, a troca de marcha e o tempo de embreagem é diferente de um carro a gasolina, tem que pegar o macete. Pneus muito grande tb influencia no desempenho. Mas no geral a 3.0 é muito forte. Dica: Faça limpeza do tanque.


Boa noite Douglas, entao assim q comprei ela mandei descer o tanque pra limpeza, como eu tinha uma 2.8 2004, senti muita diferença em termos de força pra andar. E realmente o tanque estava bem sujo limpou tudo ate aquele filtro q fica acoplado na bomba, tambem troquei o filtro de combustivel q fica la no motor, mais nao adiantou muito.
Outra coisa eu acho q ela esta gastando muito, pois ta fazendo 6 km na cidade.
Fizemos um teste com ela ontem 02/08/2018 da vazão da bomba antes do filtro, e saiu somente 300ml sera essa quantidade esta correta nao achei nada sobre qual a quantidade exata de vazão, mais o mecanico ta achando muito pouco.

Ta complicado viu rsrsrs.

TUCACG
03/08/2018, 20:28
Por isso que preferi comprar uma 2.3 a gasolina...pesou na decisão o alto custo de manutenção do motor diesel.

Boa noite Rubão, é verdade se pensando por esse lado e pesa msm na hra de comprar kkkk.

Walter da Camper
03/08/2018, 20:40
Pela descrição da falha, está parecendo defeito no pedal do acelerador ou no módulo da injeção:

CODIGO DTC - P0653
Tipo de Falha
Tensão de alimentação 5V (VCC_2) para o sensor do pedal de acelerador excede o limite especificado (MAX).
Valor substituto da estratégia de limphome (emergência).
Se VCC-1 e VCC-2 e também a marchalenta em IS t0 1200 rpm e não há reação o pedal.
Condições de apagamento para limphome (emergência)
Retorno dentro das tolerâncias e após desligar/ligar a chave.

Fonte: T4 Clube Brasil | Lista de Codigos de Falhas ECU Troller Motor 3.0 NGD (https://www.t4clube.com.br/codigos-erro-ecu-troller-30-ngd)

TUCACG
03/08/2018, 21:17
Boa noite Walter,
Entao eu to tao doido pra resolver isso que ja faz uns 20 dias q to pesquisando o q pode ser esse problema, ate pedi pro mecanico olhar o sensor do pedal do acelerador mais o cara e teimoso, ta achando q e a bomba de baixa do tanque. Ate falei pra ele que eu compraria o pedal do acelerador novo pra gente tirar essa duvida.
Aqui perto da minha casa tem uma lombada que fica proximo de subida(quase uma reta rsrs) tem dia q quando passo nela engato segunda marcha e acelero parece que o acelerador nao responde pode pisar ate no fundo que como se nao pisasse.

Walter da Camper
03/08/2018, 21:45
O problema é que a maioria dos mecânicos faz as coisas na base do chute. Usam o scanner apenas para ler e apagar códigos de falha e não analisam os parâmetros da injeção, como pressão do rail, duração do pulso, avanço do ponto, etc.

No texto do link abaixo tem alguns parâmetros de funcionamento do motor NGD, inclusive as voltagens que devem ser fornecidas pelo pedal conforme a aceleração. Dá uma olhada lá, que pode ser útil.

Como Funciona Sistema Common-Rail Troller NGD 3.0 | T4 Clube Brasil | Troller | Clube Troller (https://www.t4clube.com.br/single-post/2016/05/10/Como-Funciona-Sistema-CommonRail-Troller-NGD-30)

TUCACG
03/08/2018, 22:03
O problema é que a maioria dos mecânicos faz as coisas na base do chute. Usam o scanner apenas para ler e apagar códigos de falha e não analisam os parâmetros da injeção, como pressão do rail, duração do pulso, avanço do ponto, etc.

No texto do link abaixo tem alguns parâmetros de funcionamento do motor NGD, inclusive as voltagens que devem ser fornecidas pelo pedal conforme a aceleração. Dá uma olhada lá, que pode ser útil.



Como Funciona Sistema Common-Rail Troller NGD 3.0 | T4 Clube Brasil | Troller | Clube Troller (https://www.t4clube.com.br/single-post/2016/05/10/Como-Funciona-Sistema-CommonRail-Troller-NGD-30)


Vou da uma olha assim, qualquer novidade posto aki pra verem o resultado.
Muito obrigado.

RicardoFLN
04/08/2018, 11:33
quando troco de marcha q da ate tranco no diferencial.


Tem de conferir se o pino das satélites não está com folga na caixa das planetárias.

Sds.

Coophamat
04/08/2018, 12:44
Tucacg, só uma dúvida, sua ranger tem pneus maiores que o original? Eu sei que não tem nada a ver com o defeito, mas a 3.0 já é longa, quando poe pneus maiores já sente bem a diferença. A minha tinha pneus 31x10,5 e agora troquei e coloquei a medida original que é o 235/75r15 e dá uma boa diferença no rendimento, principalmente na Br.

TUCACG
04/08/2018, 15:32
Tem de conferir se o pino das satélites não está com folga na caixa das planetárias.

Sds.

Boa tarde Ricardo, vou da uma analisada nisso também, porque o antigo dono dela era bem relaxado.Obrigado pela dica.

TUCACG
04/08/2018, 15:34
Tucacg, só uma dúvida, sua ranger tem pneus maiores que o original? Eu sei que não tem nada a ver com o defeito, mas a 3.0 já é longa, quando poe pneus maiores já sente bem a diferença. A minha tinha pneus 31x10,5 e agora troquei e coloquei a medida original que é o 235/75r15 e dá uma boa diferença no rendimento, principalmente na Br.

Essa minha é a limited e a roda original dela e 16. Mais ela esta com pneus 265/70/16 misto.

TUCACG
04/08/2018, 16:16
Boa Tarde pessoal, hoje eu resolvi fazer o teste para ver o quanto realmente e bomba de baixa esta injetando.
E olhem se realmente essa quantidade esta correta, só liguei e chave deixei injetar até a bomba parar saiu 300 ml.
560454

RicardoFLN
04/08/2018, 17:59
Boa Tarde pessoal, hoje eu resolvi fazer o teste para ver o quanto realmente e bomba de baixa esta injetando.
E olhem se realmente essa quantidade esta correta, só liguei e chave deixei injetar até a bomba parar saiu 300 ml.
560454

TUCACG,

Eu não entendo muito desses motores cheio dos chips e coisa e tal (e na real nem quero...rsrs), mas deixa te falar sobre umas contas que fiz esses dias pois comecei a estudar a possibilidade de colocar um filtro Racor na minha velha 2.5.
Pra calcular o tempo de detenção do diesel no filtro original e compara-lo com o Racor, tive de achar qual era a vazão de diesel que a bomba injetora manda pro motor, que no caso é a vazão no filtro, uma vez que a bomba alimentadora tem o retorno antes do filtro, certo (bom, ao menos na minha é assim). Cálculos feitos, levando em conta o consumo que ela tem andando a 80 por hora deu, 1,58 ml/s (mililitros por segundo) ou 95 ml/min. Isso com o motor com carga, imagina que na marcha lenta deve ser uma fração disso!

Espero ter mais ajudado que atrapalhado....:lol:
Sds.

TUCACG
05/08/2018, 11:05
TUCACG,

Eu não entendo muito desses motores cheio dos chips e coisa e tal (e na real nem quero...rsrs), mas deixa te falar sobre umas contas que fiz esses dias pois comecei a estudar a possibilidade de colocar um filtro Racor na minha velha 2.5.
Pra calcular o tempo de detenção do diesel no filtro original e compara-lo com o Racor, tive de achar qual era a vazão de diesel que a bomba injetora manda pro motor, que no caso é a vazão no filtro, uma vez que a bomba alimentadora tem o retorno antes do filtro, certo (bom, ao menos na minha é assim). Cálculos feitos, levando em conta o consumo que ela tem andando a 80 por hora deu, 1,58 ml/s (mililitros por segundo) ou 95 ml/min. Isso com o motor com carga, imagina que na marcha lenta deve ser uma fração disso!

Espero ter mais ajudado que atrapalhado....:lol:
Sds.


Bom dia Ricardo, valeu pela dica, vou da uma olhada sobre esse filtro e saber se o retorno e antes do filtro.

JRoberto
06/08/2018, 07:27
Boa Tarde pessoal, hoje eu resolvi fazer o teste para ver o quanto realmente e bomba de baixa esta injetando.
E olhem se realmente essa quantidade esta correta, só liguei e chave deixei injetar até a bomba parar saiu 300 ml.
560454

Também fiz esse teste e deu o mesmo resultado, 300 ml. Não sei dizer se é a vazão correta mas a minha anda normal sem nenhum problema.

560490

leoss
06/08/2018, 19:38
amigo TUCACG, desculpa me intrometer no tópico, mas acredito que vc esta indo pelo caminho errado no diagnóstico. Vou me explicar, você deve trabalhar com o que tem nas mãos e nesse momento é o sintoma de perder força e parecer que o pedal do acelerador não responde os comandos, e o defeito p0653. O amigo Walter ja te deu uma grande dica a respeito do código de falha.
Esses pedais de aceleradores trabalham com dois potenciometros que usam o sistema de sinal espelhado.
Na minha humilde opinião acredito que você deva primeiramente testar o chicote do pedal até a central de injeção, são seis fios se não me engano teste um por um pra ver se não tem problema de mal contato ou curto circuito, se tudo estiver ok tire o pedal e teste em bancada se em ultimo caso o pedal estiver ok parta para um teste na central de injeção eletrônica. Essa é minha humilde opinião.

TUCACG
06/08/2018, 22:27
Também fiz esse teste e deu o mesmo resultado, 300 ml. Não sei dizer se é a vazão correta mas a minha anda normal sem nenhum problema.

560490
Boa noite JRoberto, nossa valeu pelo teste q vc fez ja me tirou essa duvida cruel q tava me matando rsrsrs, valeu msm muito obrigado, agora vou partir pra outra.
É bem provável que seja o pedal do acelerador entao.

TUCACG
06/08/2018, 22:34
amigo TUCACG, desculpa me intrometer no tópico, mas acredito que vc esta indo pelo caminho errado no diagnóstico. Vou me explicar, você deve trabalhar com o que tem nas mãos e nesse momento é o sintoma de perder força e parecer que o pedal do acelerador não responde os comandos, e o defeito p0653. O amigo Walter ja te deu uma grande dica a respeito do código de falha.
Esses pedais de aceleradores trabalham com dois potenciometros que usam o sistema de sinal espelhado.
Na minha humilde opinião acredito que você deva primeiramente testar o chicote do pedal até a central de injeção, são seis fios se não me engano teste um por um pra ver se não tem problema de mal contato ou curto circuito, se tudo estiver ok tire o pedal e teste em bancada se em ultimo caso o pedal estiver ok parta para um teste na central de injeção eletrônica. Essa é minha humilde opinião.

Boa noite leoss,
Nao precisa pedir desculpas nao amigo, toda dica pra mim ta sendo valida.
Foi como o Walter falou que seria o acelerador, eu ate passei a dica para o mecanico onde a caminhonete estava e ele nao teve a humildade pra testar, ai acabei pegando ela sem consertar, e ainda me arrumou mais problema, domingo 05/08/2018 resolvi sair nela e percebi um cheiro forte de diesel. Ele tinha tirado a mangueira do retorno dos bicos e nao conectou direito acabou vazando em cima do motor todo.
Mais amanhã vou tentar levar ela pra Varginha q fica perto da minha cidade pra tentar resolver esse problema.Mas a vontade é de eu mesmo testar o pedal.

TUCACG
27/08/2018, 21:22
Boa noite pessoal, depois de muito testes acabei pegando um acelerador emprestado da ranger 3.0 2009 e coloquei no lugar do meu, acabei constatando que realmente o defeito era mesmo do acelerador. Como nosso amigo Walter já tinha me passado essa dica.
Já pedi um pedal novo para substituição. Muito obrigado ao pessoal tiraram seu tempo pra me ajudar, estou muito grato por poder participar deste forum.

MarcBed
21/02/2020, 17:02
A minha é 2011/12 e um bico e a tumba só saíram estourados, depois de passar em 3 mecânicos.