Ver Versão Completa : Reforçar Suspensão Original
Pessoal,
Tenho um CJ3 com suspensão original (Feixede molas), quando faço uma curva o jeeo "pende" para o lado oposto, e agora irei usar pneus maiores, aro 16 ao inves de 15 devido ao freio a disco, o que poderia fazer para dar uma levantada leve e dar mais firmeza para não pender tanto para o lado?
Posso colocar molas para reforçar a suspensão e dar mais rigides? Se puderem postar imagems agradeço.
SD GUERREIRO
02/07/2012, 23:27
tente amortcedores mais duros e uns jumelos maiores se não quer fazer SPOA(molas sobre os eixos) abraço
georgevalle
03/07/2012, 07:55
Ja vi varios com uma mola espiral entre o chassi e o feixe de molas.
Robertux
04/07/2012, 21:15
georgevalle, esse sistema com molas helicoidais (espirais) entre o chassi e o feixe de molas foi desenvolvido pela Fess, uma empresa que faz alguns kits para off road, inclusive é conhecido como kit Fess.
O pessoal aqui do Forum abomina esse sistema, mas eu uso na suspensão traseira (na frente realmente fica uma M*) e ficou muito bom. O meu não é da Fess, um amigo meu que fez, usou molas do Golf e eu coloquei os amortecedores turbogás da Ranger. Gastei uma merreca, menos de R$ 200,00 (mais os amortecedores). Ficou bem mais macio e parou de adernar na curva. Estava pensando em colocar a suspensão da Toyota e até desisti. Na traseira eu recomendo.
georgevalle, esse sistema com molas helicoidais (espirais) entre o chassi e o feixe de molas foi desenvolvido pela Fess, uma empresa que faz alguns kits para off road, inclusive é conhecido como kit Fess. O pessoal aqui do Forum abomina esse sistema, mas eu uso na suspensão traseira (na frente realmente fica uma M*) e ficou muito bom. O meu não é da Fess, um amigo meu que fez, usou molas do Golf e eu coloquei os amortecedores turbogás da Ranger. Gastei uma merreca, menos de R$ 200,00 (mais os amortecedores). Ficou bem mais macio e parou de adernar na curva. Estava pensando em colocar a suspensão da Toyota e até desisti. Na traseira eu recomendo. Boa Noite Robertux, Teria como enviar fotos para meu e-mail? sikartgs@gmail.com Pode informar além das molas do golf, quais peças comprou? Vlw
Robertux
04/07/2012, 22:25
Estou em São Paulo, trabalho aqui, e o Jeep está em Piracicaba. No final de semana tiro as fotos e lhe envio.
As únicas peças compradas foram as molas, o restante foi chapa que mandamos recortar a laser e dobrar e buchas de Poliuretano torneadas a partir de tarugos comprados em casas especializadas em borrachas.
EduardoLang
04/07/2012, 22:46
Prezado Sikart,
Boa Noite ! !
Já ouviu dizer em barra estabilizadora???? Pois então, use a barra estabilizadora da pampa ou do Del Rey na suspensão dianteira que acaba totalmente com o problema de o jeep deitar na curva. Se vc quer suspender um pouco a suspensão, então supenda primeiro e depois faça a adaptação da barra estabilizadora. Aqui no fórum tem vários tópicos a respeito da barra estabilizadora. Há quem tenha usadao a da pampa na dianteira e a da ranger na traseira. Se vc for fazer trilha vai limitar muito o curso da suspensão, então faça de forma que vc possa desativar a barra no momento da trilha. Este tipo de adaptação com o sistema para desativar, tbm irá encontrar aqui no forum.
Boa Sorte ! ! !
ABS
pende... e se não ficar atento... vira... fácil, fácil. já vi isso...
independente do que vier a fazer - molas, barras, etc... certifique-se de que não está exagerando na velocidade em curvas.
se vier quente na reta e precisar desviar numa emergência, aí é pior ainda.
boa sorte.
Pessoal,
Tenho um CJ3 com suspensão original (Feixede molas), quando faço uma curva o jeeo "pende" para o lado oposto, e agora irei usar pneus maiores, aro 16 ao inves de 15 devido ao freio a disco, o que poderia fazer para dar uma levantada leve e dar mais firmeza para não pender tanto para o lado?
Posso colocar molas para reforçar a suspensão e dar mais rigides? Se puderem postar imagems agradeço.
por que afinal falam tão mal desse tal kit FESS ?
SD GERREIRO... o SPOA eleva o Jeep, mas os eixos, diferenciais, etc... há coisas que não tem como tirar de perto do chão - só com pneus/rodas de maior diâmetro. então a única vantagem do SPOA seria nos ângulos de entrada e saída ? e o Jeep ainda fica mais sujeito a virar, não ?
tente amortcedores mais duros e uns jumelos maiores se não quer fazer SPOA(molas sobre os eixos) abraço
Robertux... diga-me (diga-nos)... quais foram os benefícios de molas helicoidais na traseira ? firmeza (o Jeep menos sujeiro a virar) ? conforto (diminuição do complexo de cabrito brabo) ? ou o que mais ?
obrigado.
georgevalle, esse sistema com molas helicoidais (espirais) entre o chassi e o feixe de molas foi desenvolvido pela Fess, uma empresa que faz alguns kits para off road, inclusive é conhecido como kit Fess.
O pessoal aqui do Forum abomina esse sistema, mas eu uso na suspensão traseira (na frente realmente fica uma M*) e ficou muito bom. O meu não é da Fess, um amigo meu que fez, usou molas do Golf e eu coloquei os amortecedores turbogás da Ranger. Gastei uma merreca, menos de R$ 200,00 (mais os amortecedores). Ficou bem mais macio e parou de adernar na curva. Estava pensando em colocar a suspensão da Toyota e até desisti. Na traseira eu recomendo.
georgevalle
05/07/2012, 08:14
Juliano considero a maior vantagem de se colocar molas helicoidais junto com as elípticas é a de que o jeep após uma curva ou você descer dele ele voltar a nivelar (quando saio do jeep dou uma "empurradinha" nele para voltar a nivelar e ainda faço a maior onda pois o pessoal vai tirar sarro mesmo), mas ao instalar estas molas deve ser retirado algumas molas originais senão aí sim o jeep vai virar um cabrito brabo.
muito bom.
o meu Jeep desde que voltou há dois anos de um "mechânico" que me convenceu a trocar as molas originais por molas - se gundo ele - de toyota hilux.... mas eu duvido que sejam mesmo, está meio adernado para o lado esquerdo, justamente o lado do motorista. eu não sou nenhum gigante, mas peso 95 Kg. Aí já viu.... quando ando no Jeep da pra notar a inclinação. Pelo menos posso fazer curvas para a esquerda um pouco mais rápido, ou com menos medo. Rsrs...
seguinte... esse esquema que você usou no teu Jeep você pretende liberar aqui no fórum ?
abraços.
julinot.
Robertux
06/07/2012, 01:10
O Jeep pula porque o entre-eixos dele é muito curto e isso não tem solução.
Suspensão mais macia faz com que ele aderne (deite) nas curvas, barras estabilizadoras ajudam mas reduzem o curso da suspensão no off-road.
Suspensão mais dura melhora o adernamento mas prejudica o conforto. A única coisa que melhora um pouco é a instalação de amortecedores de dupla ação, de preferência a gás. Isso porque os amortecedores originais do Jeep são de ação simples e não "seguram" as molas quando elas jogam o Jeep para cima. Os amortecedores dupla ação melhoram bastante, mas não pensem que fica macio não, apenas evitam que a gente tenha que amortecer o pulo com as costas.
No caso do meu Jeep, as molas estavam tão fracas que nem precisei retirar folhas de mola, mantive todas porque se tirasse correria o risco do eixo virar no torque, efeito conhecido como axle wrap (veja fugura).
357633
Robertux
06/07/2012, 01:23
Robertux... diga-me (diga-nos)... quais foram os benefícios de molas helicoidais na traseira ? firmeza (o Jeep menos sujeiro a virar) ? conforto (diminuição do complexo de cabrito brabo) ? ou o que mais ?
obrigado.
Como minhas molas estavam muito cansadas não adiantava mais mandar arquear que elas retornavam rapidinho, nas curvas ele adernava tanto que o paralama pegava nos pneus e a establidade estava uma m*. Para trocar as molas pelas originais novas ou pela da Toyota eu não gastaria menos de R$ 1.000,00 e por menos de R$ 200,00 eu fiz essa "gambiarra" que me satisfez, o jipe ficou bem mais estável, parou de adernar, permaneceu com o mesmo curso da suspensão original e com a substituição dos amortecedores originais pelo turbogás da Ranger que eu já havia comprado para quando fosse instalar os feixes da Toyota ele diminuiu bem o efeito cabrito. Pode não ser a melhor solução, mas com certesa foi a de melhor custo-benefício. Gostei tanto que desisti da troca da suspensão.
Vou ver se acho um vídeo que mostra quanto minhas molas estavam cansadas e posto aqui mais tarde.
Amolecer o Jeep não é mole, não.
Mas se for muito mole então não é Jeep. Rsrs...
Uma coisa que já pensei - para alivar a coluna vertebral - foi que talvez o negócio seja investir em amortecimento nos bancos.
Espuma, molas, sei lá... será que tem algo aqui no fórum, sobre isso.
Vou dar um olhada.
Obrigado.
Olha aí, pessoal.... não é que achei, mesmo ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/105785-bancos-com-suspensao-pneumatica.html
O link acima trata de "bancos com suspensão".
Parece promissor.
Abraços a todos.
Samuel Junior
10/10/2012, 13:01
Kd Robertux vc prometeu algumas coisas neste tópico e ainda não colocou. rsrs
Boa Noite Robertux
Vc teria fotos de como foi feito essa adaptacao?
fmsJeep75
23/11/2012, 16:46
Pessoal,
Tinha o mesmo problema no cj5, resolvi simplesmente trocando as rodas e pneus originais por pneus 255x70x15 e roda tala 8".:violao:
Estou com essa mesma medida de pneus com 8 polegadas, mas continua pendendo bastante...