Ver Versão Completa : Motor OM314 e OM364 Baixam Óleo???
titanium
02/07/2012, 22:19
Boa noite!
Estive conversando com alguns proprietários de Bandeirantes relativamente antigas (de 80 a 88) e alguns me informaram que o motor Mercedes baixa óleo, mesmo novo.
Achei estranho.... isso Procede?
A de vocês baixa?
Quanto baixa?
Quanto é normal (se é que é) baixar?
Valeu pela ajuda!
Abraços
O meu om314 foi retificado por completo e hoje está com 50 mil , troco com 8mil e não preciso completar nesse intervalo, baixa tão pouco que não atinge o nivel mínimo
bandoleiro
02/07/2012, 22:37
Sim Titanium, vem inclusive no manual do carro. Não me recordo de cabeça, mas parece que esta escrito que pode baixar até 1L para cada 1000 km. Todo carro bem regulado tem que baixar um pouco de óleo, afinal o filme que se forma nas paredes do cilindro é queimado em cada ciclo reduzindo o volume do óleo no cárter. Motores mais antigos, carburados por exemplo, era comum os proprietários dizer que o carro não baixava óleo, isso por que os carburadores tinham uma regulagem rica, e acabava contaminando o óleo com combustível e mantendo o volume. Uma curiosidade nos motores diesel com bomba injetora é quando se abre demais a bomba, chega até a aumentar o nível do óleo na vareta.
titanium
03/07/2012, 08:16
Opa! Obrigado pelas respostas!
Abraços
:concordo:
Sergioporto
03/07/2012, 08:42
Geralmente motor MB baixa um pouco de óleo e se motor trabalhar em um regime de giro mais alto costuma "melar" óleo em alguns pontos mas nada que seja para preocupar.Isso que colega relatou acima de certos motores ser normal baixar X litro em X quilometros é real.
Abs sem preocupaçao
titanium
03/07/2012, 09:39
Pois é Sérgio... Estava realmente preocupado!
Como estou em busca de uma Band, e não conheço muito delas, achei melhor tirar essa dúvida.
Existe alguma forma de testar o motor e verificar se ele está Ok, mesmo sem ser um conhecedor de mecânica?
Muito obrigado!
Abraços mais aliviado
Francisco Bicalho
03/07/2012, 12:31
o 364 normalmente não bebe óleo, mas o 314 bebe, e bebe bem.
Titanum
Alguns indício de motor cansado : Ruido anormal pode indicar folgas excessivas. Fumaça azulada com o motor quente ( Com o motor frio é normal em motores antigos ). Tirando a tampa por onde se abasteçe o óleo do motor, observe se cospe muito óleo quando se acelera. É normal soprar por alí e sair um pouco de névoa de óleo, mas não muito. Um bom teste é colocar uma folha de papel sobre a boca e observar a quantidade de óleo. Fumaça preta e funcionamento irregurar podem denunciar problemas na bomba.
Tendo uma em vista, leve um meca de confiança e que entenda desses motores, mesmo que tenha que pagar. É mais uma garantia para evitar prejú futuro.
Esses motores, mesmo cansados, rodam muito ainda, para bater, só mesmo deixando faltar óleo ou água.
Por ordem de cosumo de óleo : 314, 364, 14b
Abs
Carlo Pecca
03/07/2012, 13:49
O meu é MB 364 e só pegou 1/2 litro de óleo em 1000 Km rodado. Já fui duas vezes a Campos e outra a Colatina(ES) num calor dos diabos. Agora água o bicho bebe direitinho 3 litros no total.
Abs.
titanium
03/07/2012, 13:53
Agora água o bicho bebe direitinho 3 litros no total.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso não seria algum pequeno vazamento, por alguma mangueira ou bomba dágua?
Valeu!
Abraços
titanium
03/07/2012, 13:56
Sérgio, Carlo, Dimasi, Francisco, Bandoleiro e Elvis...
Agradeço imensamente pelas dicas e informações!
Estou, sim, olhando algumas Bands nas últimas semanas..
E, em função disso, vieram algumas dúvidas... Como não sou ( e estou longe de ser ) um especialista em mecânica (principalmente Diesel), resolvi perguntar a quem sabe.
Levar o mecânico em outro estado ta difícil.......... Joãozinho é enrolado D+.... e final de semana, ele já falou que não rola! rsrsrs..
Por isso vou ter que usar as dicas de vocês... então, cada dica será de Grande Ajuda!!!!
:D
Abraços
marcio r c
03/07/2012, 20:25
meu motor e mb314 se eu andar na velocidade 80km de cada 3000 kilometros ele vai abaixar 1 litro +ou - de oleo, agora agua sempre olho mas abaixa muito pouco de cada duas semana eu coloco 1/2 litro de agua.
hercilio.neto
03/07/2012, 21:04
O meu OM364 não baixa óleo (ou muito pouco). Água tabém não.
titanium
03/07/2012, 22:09
Como falaram, baixar óleo é normal.... ok...
MASSS qual seria o eventual motivo(s) para esse vazamento de água?
bandoleiro
03/07/2012, 22:11
O meu 364 baixa um pouco de óleo, mas muito pouco em 5000 km. Quanto a baixar água, no meu caso era a tampa do radiador que se abria antes das 13lbs, isso por desgaste. É a mesma tampa de radiador do opala, só não lembro se do 4 ou 6 bocas. Troquei ela e completei com monoetilenoglicol e agora fico muito tempo sem ter que completar o radiador.
fabiano soriano
03/07/2012, 22:28
Minha band longa 79, 314, 4 marchas, pneus 265, baixava óleo pra kralho, quase a média do manual, 1L para 1000km.
Minha band curta 90, 314/S, turbo, intercoler, pneus 33" mud, relação 12X35, não baixa nada de óleo, ou quase nada, pois quando troco o óleo com 5000km rodados, o nível fica cerca de 1cm para baixo do nível máximo.
Abrass
Fabiano
Sistemas de refrigeração que não tem o reservatório de expansão sempre vão baixar um pouco d'água. Num sistema com reservatório, se estiver tudo certo a perda é imperceptível. Perdas maiores são por diversos motivos já listados.
Abs
maikpenner
05/07/2012, 16:52
A minha Band OM-364, depois do motor retificado, não baixa nada de óleo. Já rodei 20.000km (troco óleo a cada 5 mil km). Até hoje não baixou nem 1mm de óleo na vareta.
Quanto a água eu sempre completava, achando que baixava. Mas na verdade ela só baixava até um certo nível (cobrindo uns 2cm acima de toda colmeia). Agora já faz uns 3 meses que rodei uns 5 mil km e não precisei completar nada de água, continua nos 2cm acima da colmeia.
Confiro toda semana por desencargo de consciência, mas a única coisa que baixa é o diesel do tanque. hehehe
Abraços
pauloalberto
05/07/2012, 20:47
Amigos, Voltei.....
Meu motor 364 não abaixa nada de óleo. troco a cada 5000km, castrol crd mais bardahl b12 turbo e sempre no nivel. se baixa alguma coisa deve ser uns 100 a 200ml no máximo.
Àgua é como o Maik falou: sempre completava achando que estava abaixando....mas estava sempre a uns 2cm da colmeia......parei de completar a mito tempo....e tá lá a agua..uns 2cm da colmeia...naõ sei porque ela some até esse tanto e para....uso aditivo radiex.
fabiano soriano
05/07/2012, 21:59
Me lembro ainda que na minha longa 79, devido ao "problema" de baixar muito óleo, eu cheguei a comprar aquele aditivo Prolonga (que mais parecia um melado), super viscoso, mas, com ele parecia que o óleo baixava ainda mais......não tinha nenhum resultado positivo. Isso no ao de 2000, com minha primeira band.
marcio r c
05/07/2012, 23:34
A minha Band OM-364, depois do motor retificado, não baixa nada de óleo. Já rodei 20.000km (troco óleo a cada 5 mil km). Até hoje não baixou nem 1mm de óleo na vareta.
Quanto a água eu sempre completava, achando que baixava. Mas na verdade ela só baixava até um certo nível (cobrindo uns 2cm acima de toda colmeia). Agora já faz uns 3 meses que rodei uns 5 mil km e não precisei completar nada de água, continua nos 2cm acima da colmeia.
Confiro toda semana por desencargo de consciência, mas a única coisa que baixa é o diesel do tanque. hehehe
Abraços
Ai que bom seria se o diesel do tanque não baixasse,sonho de consumo kkkkkkkkkkkk.
titanium
11/07/2012, 07:06
Amigos, mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e informações!!
Isso ajuda muito!
Abraços
joão k. chikui
13/07/2012, 08:30
Meu 364 turbo/intercooler , troco a cada 5000 e não preciso colocar oleo (baixa pouquissimo ) .
Mas , acho normal que um motor , ainda no amaciamento ou muito velho abaixe oleo . Diria que até meio litro a cada 1000 seria bom , mas , tenho amigos cujo motor gasta mais de 1 L a cada 1000km e rodam tranquilamente .
Se for consumo de oleo pela turbina ( e é facil notar porque o cheiro é horrivel , caracteristico ) , esse tem que arrumar logo , pois além de ser facil arrumar (folga no mancal ) , em determinadas situações o motor pode disparar .
feitosac
15/07/2012, 12:38
Titanium,
Sou ex-Band faz 1 ano, mas te digo tive uma Band longa com om-364 por 18 anos, vendi com 300.000km e não baixa óleo, nem água.
Abs.
Guilherme Batista de Sobr
20/09/2016, 15:33
Pessoal , eu não estou conseguindo fazer perguntas por isso vim por aqui lhes pedir algumas opiniões.
Eu acabei de montar meu MB608 de ano 1985 com motor om314, pois então:
Troquei pistões,aneis,bronzina de biela e mancal, só que quando fui trocar a gaxeta dele que por sinal já estava dando sinais de que iria começar a dar vazamento, percebi que a gaxeta nova apesar de ser do mesmo motor(garantida pelos vendedores da loja), era um pouco maior.
Mesmo sendo maior resolvi não cortá-la e montei a deixando bem apretada, porém apesar de ela se encaixar , ela começou a derramar óleo.
Gostaria de saber se tem como ajusta-la sem ter que desmontar tudo novo?
Obrigado.
Sergioporto
21/09/2016, 20:44
Pessoal , eu não estou conseguindo fazer perguntas por isso vim por aqui lhes pedir algumas opiniões.
Eu acabei de montar meu MB608 de ano 1985 com motor om314, pois então:
Troquei pistões,aneis,bronzina de biela e mancal, só que quando fui trocar a gaxeta dele que por sinal já estava dando sinais de que iria começar a dar vazamento, percebi que a gaxeta nova apesar de ser do mesmo motor(garantida pelos vendedores da loja), era um pouco maior.
Mesmo sendo maior resolvi não cortá-la e montei a deixando bem apretada, porém apesar de ela se encaixar , ela começou a derramar óleo.
Gostaria de saber se tem como ajusta-la sem ter que desmontar tudo novo?
Obrigado.
Vai ter que desmontar ! Toda gaxeta nova vem com tamanho maior, é necessário cota -la um pouco tanto no alojamento do bloco como no do mancal .E colarinho de cortiça que vai no mancal tanto dianteiro e traseiro também é preciso corta-lo n a medida exata.Se não tiveres experiência em fazer isso ,é melhor procura um mecânico experiente.
Às vezes só trocando bronzinas não resolve pois olga entre bronzinas e virabrequim for grande ,trocar gaxeta não resolverá.
Outro detalhe ,gaxeta tem duas medidas,6 mm e 8 mm.No 364 é 8 mm ,neste teu motor não sei te dizer.
GuilhermeAdolf
22/09/2016, 10:46
Vai ter que desmontar ! Toda gaxeta nova vem com tamanho maior, é necessário cota -la um pouco tanto no alojamento do bloco como no do mancal .E colarinho de cortiça que vai no mancal tanto dianteiro e traseiro também é preciso corta-lo n a medida exata.Se não tiveres experiência em fazer isso ,é melhor procura um mecânico experiente.
Às vezes só trocando bronzinas não resolve pois olga entre bronzinas e virabrequim for grande ,trocar gaxeta não resolverá.
Outro detalhe ,gaxeta tem duas medidas,6 mm e 8 mm.No 364 é 8 mm ,neste teu motor não sei te dizer.
Sergio, onde fica essa gaxeta?
Sergioporto
22/09/2016, 19:54
Sergio, onde fica essa gaxeta?
Ela fica no mancal traseiro ,alguns motores usam retentores mas os Mercedes usam gaxetas. Enquanto não houver uma folga excessiva no bronzinamento tudo bem ,mas tendo folga ,geralmente vaza.Na parte dianteira do virabrequim é retentor.
Aconteceu comigo,vazamento muito grande na parte traseira , de correr óleo através do furo existente da tampa da embreagem.
Tirei motor fora e para minha surpresa ,vazamento era no selo traseiro do comando de válvulas que estava solto no alojamento.
Quanto à vazamentos do motor,vá pela lógica ,pelo mais simples primeiro,suspiro ou respiro do motor ,pois se estiver pelo menos um pouco entupido não há retentor ou gaxeta que dê conta.Esta é a minha opinião.
Guilherme , a gaxeta é grafitada,e como mencionei antes ,dependendo do modelo do Om são duas medidas,não no comprimento mas na largura.
Alguma dúvida ,procuro ajudar no que sei.
Abraços
GuilhermeAdolf
27/09/2016, 22:49
Ela fica no mancal traseiro ,alguns motores usam retentores mas os Mercedes usam gaxetas. Enquanto não houver uma folga excessiva no bronzinamento tudo bem ,mas tendo folga ,geralmente vaza.Na parte dianteira do virabrequim é retentor.
Aconteceu comigo,vazamento muito grande na parte traseira , de correr óleo através do furo existente da tampa da embreagem.
Tirei motor fora e para minha surpresa ,vazamento era no selo traseiro do comando de válvulas que estava solto no alojamento.
Quanto à vazamentos do motor,vá pela lógica ,pelo mais simples primeiro,suspiro ou respiro do motor ,pois se estiver pelo menos um pouco entupido não há retentor ou gaxeta que dê conta.Esta é a minha opinião.
Guilherme , a gaxeta é grafitada,e como mencionei antes ,dependendo do modelo do Om são duas medidas,não no comprimento mas na largura.
Alguma dúvida ,procuro ajudar no que sei.
Abraços
Agradeço Sergio pela explicação, a minha é 14b e olhando o manual de reparação, tem uma junta e um vedador, me parece que não é gaxeta.
Abraços!
Sergioporto
28/09/2016, 08:31
Agradeço Sergio pela explicação, a minha é 14b e olhando o manual de reparação, tem uma junta e um vedador, me parece que não é gaxeta.
Abraços!
Guilherme ,não conheço o 14 B para ter noção se é gaxeta ou retentor.Mas em motores atuais a maioria é retentor.
willa408
05/12/2017, 16:58
Boa tare,sou novato no mundo das Bandeirantes,fui trocar o oleo do motor e colocaram 10 litros de oleo,troquei o filtro também e correto essa quantidade?minha vareta esta sem marca nao sei onde e o maximo.me ajudem obrigado!
Sergio c
05/12/2017, 20:18
Essa litragem acho que seria para o motor 364 da caminhão 3/4, sendo que o cárter da band foi reduzido p não bater no porquinho do diferencial dianteiro. Na minha e com a troca de filtros, 8 litros e já fica um pouco acima do nível.
Boa tare,sou novato no mundo das Bandeirantes,fui trocar o oleo do motor e colocaram 10 litros de oleo,troquei o filtro também e correto essa quantidade?minha vareta esta sem marca nao sei onde e o maximo.me ajudem obrigado!
Alanferro
29/12/2023, 13:41
Olá , acabei de comprar uma Band om314 ano 81/ 950 mil km
O antigo dono usava sae 40
Eu não achei na minha cidade e comprei o 15w40 e percebi que em 400 km baixou 2 litros
Não achei vazamento e nem estou indentificando fumaça azulada . Oq poder ser ? MTS falam em 1 LT para cada 1 mil km mas 1 LT para cada 200 km tá difícil
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