Ver Versão Completa : Especificação de peças para ENGESA FASE II - Solicito ajuda
Vítor Martins
03/08/2005, 19:18
Companheiros, estando em fase de restauração de um Engesa Fase II, adquirido em leilão do EB, solicito ajuda dos amigos em relação a algumas peças que estão faltando em meu guerreiro. Para tanto, tentarei descrevê-las, no intuito de ser informado sobre as similares disponíveis no mercado, para recompor o veículo. São elas:
- Barras de direção (de qual veículo é utilizado);
- Molas dianteira e traseira (p/ versão a diesel);
- Pinças de freio a disco dianteiro (de qual veículo serve ou era utilizado);
- trava da direção (c/ chave de ignição);
- cubos de rodas traseiros completos (qual veículo);
- amortecedores (diant. tras. e de direção);
- cabo de freio de mão;
- puxadores (prendedores do capô), são os mesmos do Jeep???;
Enfim, só isso tudo... (tO fudido.... haja bolso, mas, paixão é assim mesmo, acaba com a gente).
A quem possa me ajudar, um muito obrigado. E a todos os demais, um grande abraço. :concordo:
Vítor Martins - BH
Eduardo Velo
03/08/2005, 20:34
Vitor ,, vamos ver se a gente consegue te ajudar , o que vc conseguir depois veja se coloca aqui pra gente saber tb ...
- Barra de dir. vou ficar devendo , mas os terminais são da serie ACD 10/20
- Molas , tem um tópico aqui nos Engesas sobre isso , acho que do Del Rey serve ...
- Pinças de freio - Komby
- trava de dir. - linha GM - as buchas guias são do Palio e a cruzeta da barra é do Uno
- Cubos de rodas tras. , vou ficar devendo ...
- amort. os 4 iguais de F4000 tras. - de direção é o da direção do Opala .
- cabo de freio de mão - linha GM
- prendedores de capo , igual ao do cj , mas com mola mais forte ...
[]s...
hugo.morais
04/08/2005, 09:57
Vítor,
O que seriam cubos de rodas traseiros? Se forem os semi-eixos estes são exclusivos do engesa, se forem os tambores, burrinhos e afins são da linha GM senão me engano veraneio e C14.
Outra coisa, se o seu carro não veio com o sistema de freio aproveite e parta logo para um sistema decente, pesquise aqui no fórum que tem muita dica. Se você não é Jipeiro adaptador sugiro você comprar o Kit da SBD que usa discos ventilados e pinças de freio da Band :concordo:
Ah, a coluna de direção pode ser adaptada a da S10, completa e escamoteável, fica show de bola mas é cara :(
Eduardo,
Sua lista esta perfeita, mas permita-me discordar de um item :D As cruztas da barra que liga a coluna de direção a caixa não são do pálio. O pessoal tem adaptado as "cruzetinhas" do pálio, mas na verdade as cruzetas originais são bem maiores, a referência dela é:
1. Stahl CZ- 259 (MB1113 e Scania)
2. Dana-Albarus (Spicer) 5-12265X
Pelo menos esta é a cruzeta que está na minha camper :concordo:
[ ]s,
Vítor Martins
04/08/2005, 11:20
Aos amigos que estão ajudando, um muito obrigado. Continuo a receber sugestões. Quanto à sugestão da coluna de direção da S-10, ótima!!! ?Vou implementar. Quanto aos freios, ainda estou em dúvidas se vou ou não alterar. Será que os originais são insuficientes???? Qual opção melhor teria???? Já me disseram que freio à disco na traseira do Engesa não melhora nada! Qual melhor opção então???? Se não houver, prefiro deixar original e não abusar. Vou colhendo idéias e opniões a respeito. Mais uma vez, muito obrigado. Aguardo mais sugestões.
Vítor, pinças de Kadet/Monza, facilmente achados em desmanche, e disco novos da Bandeirantes. É o que tem no meu, show de bola...Só tem de fazer o suporte. qualquer meca faz isso.
- Barras de direção (de qual veículo é utilizado);
- Molas dianteira e traseira (p/ versão a diesel);
- puxadores (prendedores do capô), são os mesmos do Jeep???;
-Barra de direção eu só achei na Rota4x4... na época não consegui achar de que carro era... Mas compensa procurar pois é cara.
-Molas eu recomendo comprar na Rota4x4 mesmo.
-Puxadores você só vai achar na Rota4x4, eles são menores em comprimento e têm uma mola muito mais forte que os de Jeep. Não sei se dá ou se compensa modificar um de CJ.
Amortecedor
Coloquei o da F600, precisou de um pequeno calço.Comprei numa Ford da Ricardo Jafet.Paguei barato.
Moreira
Amortecedor
Coloquei o da F600, precisou de um pequeno calço.Comprei numa Ford da Ricardo Jafet.Paguei barato.
Moreira
um amigo comprou esta semana na Rota 4x4 2 amortecedores e pagou R$135 cada.
no mês passado eu paguei R$50 no amortecedor de direção. Comprei na Rota, mas trata-se do amortecer do Opala com o Eduardo Velo já disse.
[]'s
hugo.morais
05/08/2005, 08:45
Se quiser comprar o orginal a referência é a seguinte: Cofap L.12775, na camper os 4 são iguais, não me lembro agora se no Fase II os dianteiros são diferentes do traseiro. Agora, já me falaram que o do caminhão MB 1113 cabe certinho no engesa, já ví um desses na loja, mas nunca usei e por isso não tenho como validar a informação
[ ]s,
Vítor Martins
05/08/2005, 16:57
Amigos, obrigado pelas valiosas informações. Entretanto, ainda estou tendo dificuldades em relação às barras de direção do Engesa Fase II. Alguém sabe de qual veículo elas são??? Obrigado. Vítor
guilhermeabreu
10/08/2005, 11:11
VITOR MARTINS
Já fiz estas adaptações :
!º -Freios - O DIANTEIRO do engesa é subdimensionados , coloquei conjunto completo da TOYOTA BANDEIRANTE , cuica , cilindro mestre discos ventilados e pinças . Ficou 1000% , não me arrependo do que gastei .
O TRAZEIRO - coloquei os discos dianteiros originais do engesa e pinças da CARAVAN OU KADETT . Ficaram bons , mas subdimensionados . NÃO COLOCARIA OUTRA VEZ , colocaria os originais a disco do TROLLER , se não puder gastar muito , deixe os originais do ENGESA , que freiam com muita intensidade , é só ruim qdo molha , que fica maluco.
2º - As cruzetinhas da coluna da direção são do MB1113
3º - A coluna de direção - coloquei do CORSA , ou qualquer outra GM , da S-10 fica o máximo .
4º - A barra de direção sugiro comprar as originais na ROTA 4X4 , SENDO OS TERMINAIS DA C-10 OU D-20 , TEM UM CURTO E UM LONGO COM ROSCA INVERSA , COMPREI NA ROTA4X4 POR R$80,00 O PAR NAKATA.
5º - SUGIRO TB - colocar o acionamento da embreagem hidráulica da TOYOTA BANDEIRANTE , fica em torno de R$170,00 os dois cilindros , o superior e o inferior , mais os caninhos mixaria e a mão de obra que não deve passar de R$200,00 . COMPENSA , coloquei no meu .
ÍSTO JÁ COLOQUEI E JÁ APROVEI , COM RESTRIÇÕES AO FREIO TRAZEIRO CONFORME EXPLIQUEI .
E BOA REFORMA E MONTAGEM UM ABRAÇO , ESPERO TER AJUDADO .
OBS : Não coloque molas do DELREY , se for colocar motor DIESEL : MWM 2.8 COLOQUE molas do ENGESA COM MOTOR OPALA 6 CC ,NA FRENTE COM 40 Cm e na trazeira com 42 Cm compradas na ROTA 4X4 POR R$120,00 cada uma , molas com diametro de fio de 14,9 mm. Pq o motor do opala 6 cc tem o mesmo peso do motor MWM 2.8.
Motor Q20B OU S4 OU S4T plus , colocar molas para estes motores que tem na ROTA 4X4 , são molas mais duras .molas com diametro do fio de 16 mm . Eu tb comprei na ROTA 4X4 .
Vítor Martins
10/08/2005, 14:25
Valeu amigo. Outrossim, alguém sabe de qual veículo é aquele batente de borracha que vai dentro da mola do Engesa, são 04 enormes, e parafusados no chassis ???