PDA

Ver Versão Completa : A velha técnica da martelada funcionou...



Dioclecio
01/07/2012, 12:02
Colegas do fórum, saudações a todos.
A dica que vou citar deve ser de conhecimento geral de mais de 99% dos foristas (para esses desculpa porque não tenho nenhuma novidade), mas para aqueles que ainda tem poucos conhecimentos de elétrica e mecânica (nos quais eu me incluo) já vale a pena postar e pode significar a diferença entre ficar na rua e pagar guincho até a autoelétrica, fazer pegar no tranco (nem sempre possível) ou resolver o problema com simplicidade:
Minha ranger não dava partida, ao girar a chave acendiam as luzes do painel e só se ouvia um "tec" ao tentar dar partida. Pensei: a bateria arriou.
Com multiteste (sempre carrego comigo) verifiquei que a bateria estava boa, pois media 12,6v. Então a hipótese provável era de problema com motor de partida.
Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
Ele na época comentou comigo que as vezes o sistema "gruda" e deixa de funcionar, daí uma batidinha é suficiente para desgruda-lo.
Fiz a mesma coisa hoje e resolvi (por hora) o problema. O ruim é que na Ranger o motor de partida fica embaixo da turbina e é dificil o acesso. Agora com tempo o jeito é substituir o automático, mas sem pagar guincho ou empurrar.
Vai a dica para os colegas (poucos talvez) que não tinham conhecimento da "técnica da martelada"...
Abraço a todos.

Doutor Gory
01/07/2012, 14:25
Dioclecio

Lendo teu post me lembrei do meu saudoso pai quando ele ainda era vivo e o nosso jeep tinha o motor bf ainda, ele andava com um pedaço de pau dentro do jeep que era exclusivamente par bater no motor de arranque quando não funcionava !

[]´s

hercilio.neto
01/07/2012, 15:30
Ôpa, boas dicas são sempre bem vindas.

guilhermeabreu
01/07/2012, 16:35
DIOCLECIO

Parabens , primeiro por ter um pai que agiu e resolveu e segundo por vc ter aprendido com ele , e sim a maioria das pessoas aqui tem este conhecimento , MAS TEM ALGUEM AINDA QUE NÃO SABE E ESTA SUA DICA É MUITO IMPORTANTE MESMO QUE PEGUE EM POUCAS PESSOAS , mas é uma maneira de lembrar e ajudar aos outros .

Eu sempre tenho nos meus carros uma marreta de 1kg , alicate , arame e chave de fenda , costumo sair dos enroscos só com isto .

PARABENS PELO SEU RELATO .

ABRAÇO

antonio umino
01/07/2012, 18:58
Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
Mas parabéns pela lembrança.
um abraço.

guilhermeabreu
01/07/2012, 22:33
Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
Mas parabéns pela lembrança.
um abraço.

ÔHHHHHHHH ANTONIO UMINO

Boa noite , até que enfim ví um usuário mais velho do que eu aqui , seja bem vindo a esta área do forum , pois eu não visito a sua assim como vc não passa por aqui tb .

Abração e prazer em falar com vc .

Glaicon
02/07/2012, 06:40
Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
Essa aí me fez lembrar do nosso Chevette 78!:mrgreen:

dasvirgens
13/06/2013, 11:49
Ontem à noite encostei o carro pra comprar flores pra esposa (afinal era dia dos namorados) e ao sair o motor de partida não acionou (nem o tec eu escutei). tentei algumas vezes, dei umas pancadas nele e nada. até uma hora que eu vi que a bateria "meio que arriou", já que nem os farois acendiam direito. ao abrir o compartimento das baterias havia uma "névoa" dentro, como se algo tivesse evaporado ou queimado mas não havia cheiro de queimado. Acho que alguma coisa deu curto e esquentou lá por dentro ou então o excesso de corrente nos cabos. Consegui fazer pegar no empurrão e vim embora. ao chegar testei a partida e estava normal.

O carro é uma Defender Land Rover 300 TDi. Alguem tem ideia do que aconteceu? Há dois anos passei pelo mesmo perrengue mas de lá pra ca não aconteceu mais até então.

Joaquim

pauloalberto
13/06/2013, 18:43
Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......

dasvirgens
19/06/2013, 11:23
Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......

Rapaz, né isso? A fumaça na verdade era poeira de dentro da caixa da bateria. dei uma lixada nos terminais dos cabos da bateria para o arranque e do terra. até agora normal.

PP5GAS
19/06/2013, 21:33
Passei por situação semelhante. Bati na chave e o motor não virou. Sinal de bateria descarregada. Liguei o VHF para pedir ajuda e notei no display do rádio que a carga estava em 13V. Bateria não era. Dei uns toques no motor de partida com o cabo da chave de fenda e nada. Por último fiz o que deveria ter feito no início. Fui inspecionar os terminais, encontrando o positivo solto. Saía com a mão. Foi só apertar e pronto.

Juka Bala
24/06/2013, 16:00
Show de bola todos esses relatos. Infelizmente não tive oportunidade de aprender de mecanica com meu pai, nem avo. Apenas de marcenaria, por isso é muito bom ler essas experincias e tentar aprender algo, mesmo que de longe.

raphael cavaglieri
07/08/2013, 21:42
depois que eu empurro meu fusquinha a semana inteira voce me fala isso!!!, massa, brincadeiras a parte, não sabia disso...

VOVÔ DO TROLLER
08/08/2013, 00:01
ÔHHHHHHHH ANTONIO UMINO

Boa noite , até que enfim ví um usuário mais velho do que eu aqui , seja bem vindo a esta área do forum , pois eu não visito a sua assim como vc não passa por aqui tb .

Abração e prazer em falar com vc .

ÔPS.... Mais velho do que eu também,kkkkk ( "pero no mucho"). Quem já teve fuscas antigos ( a partir de 1965) como eu, sabe bem o que é ter no carro pelo menos um alicate, uma chave de fenda, um rolo de arame e um martelo ,dentre outras coisas (até sabão em barra e casca de banana funcionava para tampar furos de tanque de gasolina e farinha de mandioca para tampar furo de radiador no saudoso DKV do meu tio). Encerrando a seção nostalgia ,um grande abraço aos amigos idosos ("pero no mucho") e aos não idosos também. Válter.
p.s. putz, esqueci da clara de ovo que também é boa para furo de radiador.