Conectar

Ver Versão Completa : Cuidado nas trocas de pneu

DougBRSP
03/08/2005, 15:31
Olá galera, vim aqui para postar um desabafo e fazer uma denúncia. Recentemente troquei os pneus da Tranca-rua, infelizmente não achei os militares 900x16 e acabei optando pelos recapados guyane 265/75/16 e pretendo recuperar os pneus que estavam nela com desenho militar novamente.. até aí tudo bem.

Para fazer a troca dos pneus, como o borracheiro que sempre troca os pneus do meu jeep não fazia idéia de como trocar os pneus da pickup ele me enchaminhou a outro borracheiro q tbem penou para trocar UM pneu, embora fosse esforçado acabou me encaminhando a outro, este trocou os outros 3 pneus restantes, voltei pra casa e andei rodando em trechos curtos por cerca de 15 dias.

Hoje de manhã, utilizei ela para fazer chupeta :shock: no meu outro jeep e notei um barulho estranho na roda traseira, quando fui olhar a surpresa: as porcas que seguram a roda já estavam no fim do parafuso e a roda estava completamente solta, o cara deve ter dado só o primeiro aperto e ficou por assim mesmo, a sorte foi que nada aconteceu, fico imaginano o estrago que uma roda naquelas dimensões não faria se saísse rodando por ai, poderia até ser fatal.

Por isso fica ai o aviso: quando forem trocar os pneus procurem ficar de olho no serviço e na dúvida ao chegar em casa dê um reaperto para garantir, eu não fiz isso e poderia ter sofrido/causado um belo acidente, por negligência minha e do borracheiro.

A borracharia que levei a pickup foi a Borracharia do Wilson, na av. Ricardo Jaffet, embaixo do viaduto Sta. Cruz

[]s

ojaneri
03/08/2005, 16:36
Aproveitando, fica a dica:

Sempre, depois de trocar pneu, após 200/300 km aperte novamente elas.

Ronaldo B.
03/08/2005, 16:43
Douglas,

Por acaso as porcas das rodas foram apertadas na borracharia com parafusadeira pneumática ???? :pensativo:

[]´s

billj
03/08/2005, 16:58
O borracheiro fez absolutamente NADA de errado. O culpado nisso é 100% e exclusivamente VOCÊ............. :roll:

Reaperto é obrigatório toda vez que mexe com as porcas de roda.........

Abraços,

Ronaldo B.
03/08/2005, 17:10
billj,

É comum acontecer do borracheiro apertar os parafusos ou porcas das rodas com parafusadeira pneumática e não verificar se ficou bem apertado e acontecer isso que o Douglas falou, outro fato comum é o borracheiro encaixar o parafuso na ponta da parafusadeira e já encaixar direto na roda dando aperto, nesse caso o que eu ví acontecer foi o parafuso entrar torto e acabar com a rosca do cubo da roda e com o parafuso, sendo necessária a troca dos dois.

Quando você diz que é obrigatório reapertar as porcas ou parafusos toda vez que se mexe nas rodas, concordo com você, mas sendo o borracheiro um profissional, não seria obrigação dele fazer isso ??? ou seja, checar o trabalho dele antes de devolver o veiculo ao cliente ????

[]´s ja adivinhando a resposta....... :roll:

ojaneri
03/08/2005, 17:15
billj,

É comum acontecer do borracheiro apertar os parafusos ou porcas das rodas com parafusadeira pneumática e não verificar se ficou bem apertado e acontecer isso que o Douglas falou, outro fato comum é o borracheiro encaixar o parafuso na ponta da parafusadeira e já encaixar direto na roda dando aperto, nesse caso o que eu ví acontecer foi o parafuso entrar torto e acabar com a rosca do cubo da roda e com o parafuso, sendo necessária a troca dos dois.

Quando você diz que é obrigatório reapertar as porcas ou parafusos toda vez que se mexe nas rodas, concordo com você, mas sendo o borracheiro um profissional, não seria obrigação dele fazer isso ??? ou seja, checar o trabalho dele antes de devolver o veiculo ao cliente ????

[]´s ja adivinhando a resposta....... :roll:

Como falei, sempre reaperte os parafusos depois de um certo tempo rodando, pois mesmo com o aperto máximo possivel, com a rodagem e a 'acomodação' da roda, pode ter uma pequena folga e o parafuso ir saindo fora...

billj
03/08/2005, 17:19
Sim, é claro que o borracheiro deveria verificar o trampo dele. E caso a roda cair meia-hora depois que o borracheiro mexeu, então sim, ele que fez cagada. Mas se o sujeito andar 15 dias com o carro e só depois deste tempo precebe que a roda vai cair, está mais que claro que o reaperto depois de 200 km não foi feito. Daí, o único culpado para eventuais estragos é o dono do carro.........

Entendeu agora ou quer desenho??

Abraços,

Ronaldo B.
03/08/2005, 17:28
Sim, é claro que o borracheiro deveria verificar o trampo dele. E caso a roda cair meia-hora depois que o borracheiro mexeu, então sim, ele que fez cagada.

Até aí estamos falando a mesma coisa e acho que concordamos. :concordo:

Mas se o sujeito andar 15 dias com o carro e só depois deste tempo precebe que a roda vai cair, está mais que claro que o reaperto depois de 200 km não foi feito. Daí, o único culpado para eventuais estragos é o dono do carro.........

Tá certo, aí a culpa é do dono, não do borracheiro, quando troquei as rodas do meu jeep, acompanhei o serviço e o próprio borracheiro recomendou o reaperto depois de alguns km rodados. :concordo:

Abraços,

Não precisa ... vai dar muito trabalho e acho que não vai caber na tela o desenho do carro rodando 200km... :pensativo: :pensativo:

[]´s :concordo:

leovalle
03/08/2005, 17:56
Sim, é claro que o borracheiro deveria verificar o trampo dele. E caso a roda cair meia-hora depois que o borracheiro mexeu, então sim, ele que fez cagada. Mas se o sujeito andar 15 dias com o carro e só depois deste tempo precebe que a roda vai cair, está mais que claro que o reaperto depois de 200 km não foi feito. Daí, o único culpado para eventuais estragos é o dono do carro.........

Abraços,

Caro Sr. Arnold,

Aqui no Brasil não temos esse costume e a não ser que furem ou que estejam carecas, os pneus, é que eu irei mandar apertar os tais parafusos.

Talvez seja necessário esse procedimento no seu país, que tem aquelas estradas mal projetadas, esburacadas e sem conservação, talvez por corrupção ou descaso do governo mesmo.

No nosso país, onde andamos em verdadeiros tapetes, não é necesário, pois aqui se aplica tudo e muito bem os impostos que pagamos.

Que a força esteja com V.Sa.

[]'s

bruno_
03/08/2005, 18:49
Realmente poderia fazer um bom estrago!
Estavamos puxando uma gaiola no carro na rodovia quando vimos uma roda com pneus frontieira passar por nós :shock: , a nossa sorte que a rodovia era sinuosa e a roda bateu no barranco e parou, mas viesse um carro o estrago seria grande!! :putz:

Hoje não saio sem conferir o aperto da roda

A responsabilidade é do dono do veiculo :concordo:

DougBRSP
03/08/2005, 22:18
Opa, peralá, me expressei mal quando disse rodei por 15 dias, na verdade seria após 15 dias da troca. Nesse intervalo rodei com ela no máximo 2 vezes por semana (uma pra ir trabalhar no dia do rodizio e outra pra ir na feira de jeep) como meu trabalho fica a aproximadamente 6 km de casa e a feira de Jeep a 2km do trabalho ou seja rodei mais ou menos 84km!

Agora a noite levantei roda por roda para verificar se estavam bem encaixadas e reapertei as porcas, para minha surpresa apenas uma estava bem apertada, as outras acho que até minha sobrinha de 5 anos conseguiria dar mais aperto, cada porca deu em média mais 1,5 volta antes de começar a ter que fazer força.

Ronaldo, todo o serviço de soltar e apertar as porcas foi braçal mesmo.

Concordo que seja vital checar o aperto, mas checar isso após tão baixa km sendo q vc pagou por um serviço a um profissional (se é que pode chamar assim).

Pra mim o cara apenas atarrachou as porcas pq tinha mais serviço pra ele fazer. Mas lição aprendida, qdo quiser algo bem feito, faça vc mesmo.. especialmente se sua vida e a dos outros estiver em risco.

[]s

gustavo signori
04/08/2005, 03:49
olá a todos.

já tive problema semelhante na minha saveiro. peguei a castello branco logo após ter trocado os quatro amortecedores e os discos de freio (com a consequente retirada das rodas). no km 50, +-, comecei a ouvir um "barulhinho" na frente do carro, encostei e não vi nada. continuei a viagem.
o ruído persistiu e encostei no primeiro posto. parei o carro na valeta dos caminhões e não achei p. nenhuma. daí encostei no paralama dianteiro e vi que o carro balançou e as rodas não. explicação:
as duas rodas da frente estavam soltas, cerca de duas voltas por parafuso.
minhas rodas eram de liga leve e foram apertadas com parafusadeira pneumática.
então só posso concluir que foi uma falta de "simbiose" inicial entre as rodas e os discos novos. reapertei as rodas e nunca mais aconteceu.
ainda bem que era eu no carro e não minha mulher!!!