Conectar

Ver Versão Completa : TR4 - Traseira bate fácil no "fim de curso"

RValle
30/06/2012, 22:27
Tenho uma 2005 AT faz pouco mais de 1 mês. Só alegria, salvo um retentor do volante, trocado na garantia da loja.

Ela está muito confortável e não balança demais, nem é instável. Nesse tempo fui a Gramado 2x e ela foi nas curvas como se tivesse sobre trilhos, de tão estável.

Só que eu acho que ela bate a traseira fácil, quando tem 4 pessoas e de vez em quando, quando estou só eu e a esposa. Exemplo: passo em um quebra-molas (no sul a gente chama assim), a frente passa tranquilo...mas quando a traseira passa ela vai até o fim e bate (aquele "tank"!), mas ela não quica como se tivesse sem amortecedor. Outra informação é que ela não tá com a traseira arriada.

Pergunta: isso é normal?

Abraços,

Maeda
30/06/2012, 23:05
RValle,
Qual é a kilometragem dela?
Já mandou verificar a suspensão traseira?

Normal não é não. Na verdade, a suspensão é até um pouco dura, mesmo na traseira.

Abraço.

RValle
30/06/2012, 23:13
Maeda, ela está com 88k. Suspensão não bate (no sentido de fazer barulho) e está firme na "maciez" - se bem que nunca andei em outra TR4 pra comparar. Quando comprei, mandei fazer geometria nela e disseram que a suspensão está ok... mas sabe como é... é aquela olhada com a alavanca pra olhar as buchas, eheheh.

Maeda
01/07/2012, 18:55
RValle,

Os amortecedors traseiros são fácilmente retirados. Mesmo que manualmente, vc poderia fazer um teste pra ver se há problemas. Um teste manual pode até não detectar todo e qualquer defeito, mas se estiver sem pressão o teste manual já vai mostrar. Além disso, eles são bem mais baratos que os dianteiros.

Abraço

RValle
01/07/2012, 19:41
Pois é, até estou achando que são eles... mas sabe de uma coisa? Na empresa que trabalho tem 3 quebra-molas no estacionamento e eu passo por eles na ida e na volta... a traseira não quica, fica bem firme. Claro, que meu antigo carro era um Civic 2002, e a suspensão traseira pulava mais do que um Pogobol, então não tenho referêncial... vou mandar ver isso, mas acho estranho... o bixo é bem estável.

Sem Loção
01/07/2012, 20:08
Pois é, até estou achando que são eles... mas sabe de uma coisa? Na empresa que trabalho tem 3 quebra-molas no estacionamento e eu passo por eles na ida e na volta... a traseira não quica, fica bem firme. Claro, que meu antigo carro era um Civic 2002, e a suspensão traseira pulava mais do que um Pogobol, então não tenho referêncial... vou mandar ver isso, mas acho estranho... o bixo é bem estável.

Esses amortecedores estão com 88mil km originais? Se sim, independente da avaliação, é hora de trocar... ;)

fraenkel
02/07/2012, 01:15
Esses amortecedores estão com 88mil km originais? Se sim, independente da avaliação, é hora de trocar... ;)

x2.

Eu também achava a suspensão da minha muito boa, até trocar molas e amortecedores (+/- 80K Km), daí vi como estava mais que na hora.

Gabiru
03/07/2012, 11:32
Concordo que aos 80 mil os amortecedores já perderam sua eficiencia, por mais que não esteja vazando é bom troca-los.

Mas a minha, com apenas 30 mil ocorre exatamente essa "batida seca" de fim de curso comentada.
Se eu passo em uma valeta com o carro "pesado" (dois adultos atrás) ela dá uma pancada violenta no eixo traseiro!

Acho que os amortecedores, pela quilometragem, tem muita lenha para queimar.
E encarar este tranco como normal é no minimo estranho...

fraenkel
03/07/2012, 11:37
Concordo que aos 80 mil os amortecedores já perderam sua eficiencia, por mais que não esteja vazando é bom troca-los.

Mas a minha, com apenas 30 mil ocorre exatamente essa "batida seca" de fim de curso comentada.
Se eu passo em uma valeta com o carro "pesado" (dois adultos atrás) ela dá uma pancada violenta no eixo traseiro!

Acho que os amortecedores, pela quilometragem, tem muita lenha para queimar.
E encarar este tranco como normal é no minimo estranho...

Acho que com dois adultos atrás vai bater mesmo. O curso é pequeno e as molas macias.
Na minha, resolveu com molas e amortecedores maiores e mais firmes.
Não sei como se comportaria com a suspensão original nova.

Maeda
03/07/2012, 11:50
Pessoal,

A minha está com 65mil km e acabei de voltar de viagem com dois adultos atrás. Não bate no fim do curso não. E olha que já pensei em trocar os amortecedores.

AACL
03/07/2012, 13:11
Cara,

Chegar no fim de curso da suspensão traseira na TR4 é mole mole. Se estiver carregado então, vai sentir mais vezes esse baque seco na traseira. É claro que não é qualquer desnível que faz isso, mas que acontece com frequencia se vc passar rápido em buracos ou lombadas acontece sim. E isso desde zero na minha.

É normal. Pode ver que embaixo do carro chega a ter uns amassados de bater o amortecedor contra a lata.

Abs,

Lindóia

Sem Loção
03/07/2012, 14:03
Acho que com dois adultos atrás vai bater mesmo. O curso é pequeno e as molas macias.
Na minha, resolveu com molas e amortecedores maiores e mais firmes.
Não sei como se comportaria com a suspensão original nova.

concordo.. bate mesmo, e chega a ser desconfortável.

acabei de fazer uma viagem com minha TR4 2011, 18k km, revisões 100%, dois adultos atrás + bagagem, e algumas vezes senti o baque. se colocar molas e amortecedores mais firmes, vai bater menos e provavelmente ficar mais "dura" na condução. Uma solução seria talvez colocar as molas da TR4 blindada.... será?

RValle
03/07/2012, 23:14
Galera, que bom (abraçados na âncora, ehehe) que mais gente compartilha do mesmo sintoma. Realmente o carro é estável, e eu vou pra serra com ele no mesmo ritmo que eu ia com o Civicão. E a bixa se gruda nas curvas. Mas, nas malditas lombadas (achei o temo entendido no brasil inteiro heeheh) ele realmente bate com 4 dentro, sem bagagem. Agora já sei que vou na manha do ganso nessas lombadas.
Mas igual vou levar na semana que vem no meu mecânico para dar uma checada na suspensão traseira. E meu mecânico é gente boa... e se não precisar trocar, ele vai me dizer.
Mas com essas batidas, de repente os batentes foram pro saco...
Vi num post mega antigo, de 2008 que eu agora perdi, que um confrade colocou um calço de 1 polegada na mola, para ela ficar mais dura... como é isso? É gambiarra?

Sem Loção
04/07/2012, 09:08
Galera, que bom (abraçados na âncora, ehehe) que mais gente compartilha do mesmo sintoma. Realmente o carro é estável, e eu vou pra serra com ele no mesmo ritmo que eu ia com o Civicão. E a bixa se gruda nas curvas. Mas, nas malditas lombadas (achei o temo entendido no brasil inteiro heeheh) ele realmente bate com 4 dentro, sem bagagem. Agora já sei que vou na manha do ganso nessas lombadas.
Mas igual vou levar na semana que vem no meu mecânico para dar uma checada na suspensão traseira. E meu mecânico é gente boa... e se não precisar trocar, ele vai me dizer.
Mas com essas batidas, de repente os batentes foram pro saco...
Vi num post mega antigo, de 2008 que eu agora perdi, que um confrade colocou um calço de 1 polegada na mola, para ela ficar mais dura... como é isso? É gambiarra?

Mais dura ela não fica, pois a característica elástica da mola não se altera. Porém, ela fica mais 'alta' e se o calço for superior, é provável que ela vá bater os elos da mola antes de chegar no batente, mas em algum lugar a mola vai ter que parar.

A solução IMHO seria usar as molas da TR4 blindada....

but as always, I could be wrong.. ;)

lsf1977
04/07/2012, 22:05
Prezados, faz 1 semana que comprei uma TR4 2006. E estou utilizando as dicas para deixar ela bacana. Mas ainda tenho algumas dúvidas - o que seria um lift ? e um Skid Plate Road Tech ? e um Marshal MT KL71 ?
Ainda, algum de vocês sabe como localizo os amortecedores e as molas da TR4 no Ebay ? Comprar peças no Brasil é caro...
Muito obrigado pelas dicas...

Sem Loção
04/07/2012, 23:15
Prezados, faz 1 semana que comprei uma TR4 2006. E estou utilizando as dicas para deixar ela bacana. Mas ainda tenho algumas dúvidas - o que seria um lift ? e um Skid Plate Road Tech ? e um Marshal MT KL71 ?
Ainda, algum de vocês sabe como localizo os amortecedores e as molas da TR4 no Ebay ? Comprar peças no Brasil é caro...
Muito obrigado pelas dicas...

Ok, como diria Jack, vamos por partes....

Dê uma olhada sempre pela busca do site, tem muitos tópicos falando sobre as configurações da TR4...

LIFT é o que a tradução literal diz, "levantada", ou seja, usamos calços e/ou componentes diversos de suspensão para aumentar o vão livre (altura) da viatura e poder usar pneus maiores

Tem um tópico extenso sobre lift aqui mesmo -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/35498-body-lift-calco-na-pajero-tr4.html

SKID PLATE é uma placa reforçada de proteção, que vai embaixo do carro. Se vc for mesmo usar sua VTR pra offroad, é indispensável, pois a TR4 é baixa e tem componentes eletrônicos que podem estragar ao enroscar numa pedra por exemplo... ROAD TECH é a marca do meu skid plate, assim como tem os da 4WD Brasil, e outros... são anunciantes do fórum.

MARSHAL MT KL71 -> modelo de pneu que eu uso, aporpriado para lama e offroad

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/554671_3698073803054_2132438735_n.jpg

EBAY -> muito difícil encontrar molas e amortecedores específicos para a TR4 no Ebay, pois este modelo não existe nos EUA... pode haver peças que sirvam, mas tem que pesquisar muito antes...

lsf1977
08/07/2012, 02:42
Valeu pelos esclarecimentos !!!

mantovani529
06/01/2013, 19:57
Rvalle a minha faz a mesma coisa é uma 2008 at detalhe, ja troquei as molas e os amortecedores coloquei maiores com mais curso e molas tambem maiores, o famoso kit suspensao, e ela continua batendo seco, um colega me falou que era uma barra q tem atraz nao sei ao certo.

Usuario
06/01/2013, 20:58
A minha faz exatamente a mesma coisa, a dianteira passa em um buraquinho, e a traseira parece que passa por um valo, de tao forte que é o soco. Mandei ao mecânico e ele me informou que as molas estão cansadas. Tomei uma decisão, vou botar molas novas, e amortecedores off limits. Minha duvida, os amortecedores cabem na TR4 sem fazer nenhum lift? tem algum problema eu por apenas na traseira? pq eu acho os dianteiros muito bons, so que os traseiros sao muito moles

Caíto
07/01/2013, 08:58
Já ouvi muito falar sobre essa batida seca da traseira da TR4. Em algum tópico lá atrás, falaram que pode ser eixo frouxo. Depois de um reaperto geral parou de bater.... vale a pena checar.

Sem Loção
07/01/2013, 12:32
Traseira da TR4 NOVA, original, sem lift, bate mesmo, a da dona patroa é 2011 e bate, não é o fim de curso dos amortecedores, é o pequeno curso da suspensão (olhem por baixo do carro apoiado, quando tá suspenso a articulação parece maior) e vcs vão ver que a mola é peqeuna. Ai num desnível geralmente bate o eixo no batente superior.

Com lift apenas de molas, bate elo com elo, pois o batente fica curto

A minha bate em qualquer desnível transversal em estrada de terra... (molas maiores + calço)

Testei esse FDS uma solução tabajara... como tinha que trocar os calços pelos definitivos, fiz um prolongador do batente

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/v/565666_4604941554181_884195937_n.jpg?oh=bce4c451df 711c2cc3db09053795f24b&oe=50ECD5F7&__gda__=1357700254_d12aa599cfeb4c18b1666280869184a d

continua batendo, mas agora é uma batida "abafada", penso que seja a borracha, não tá mais batendo "seco"...

Mas a solução definitiva seria talvez um amortecedor mais resistente, para modular a deformação da mola, sob risco da viatura ficar um cabrito...hehehe

RValle
07/01/2013, 15:24
Traseira da TR4 NOVA, original, sem lift, bate mesmo, a da dona patroa é 2011 e bate, não é o fim de curso dos amortecedores, é o pequeno curso da suspensão (olhem por baixo do carro apoiado, quando tá suspenso a articulação parece maior) e vcs vão ver que a mola é peqeuna. Ai num desnível geralmente bate o eixo no batente superior.

Com lift apenas de molas, bate elo com elo, pois o batente fica curto

A minha bate em qualquer desnível transversal em estrada de terra... (molas maiores + calço)

Testei esse FDS uma solução tabajara... como tinha que trocar os calços pelos definitivos, fiz um prolongador do batente

continua batendo, mas agora é uma batida "abafada", penso que seja a borracha, não tá mais batendo "seco"...

Mas a solução definitiva seria talvez um amortecedor mais resistente, para modular a deformação da mola, sob risco da viatura ficar um cabrito...hehehe

Boa pedida, SL. Na minha, se tem 4 dentro, parece que estou com a suspensão detonada. O "Usuário" descreveu bem o que acontece.

Vou trocar os amortecedores e molas em breve e talvez amenize um pouco, mas realmente o curso da suspensão é curto... baita erro de projeto.

mantovani529
07/01/2013, 15:34
Ola Caito como fazer para prender esse "eixo froxo?" pode dar mais explicações?

mantovani529
07/01/2013, 15:35
Rvalle a minha bate muito e esta com lift por sinal novinho e de boa qualidade mesmo assim bate, o que pode ser?

mantovani529
07/01/2013, 15:41
Alguem ja ouviu falar em fazer lift na trazeira com molas e amortecedores da pampa?

RValle
07/01/2013, 16:00
Rvalle a minha bate muito e esta com lift por sinal novinho e de boa qualidade mesmo assim bate, o que pode ser?

Pois é, a questão é o curso muito curto, né? Por isso não há muito o que fazer... é desencanar, manter a suspensão revisada e correr pra lama :D

mantovani529
07/01/2013, 16:01
Pois é, a questão é o curso muito curto, né? Por isso não há muito o que fazer... é desencanar, manter a suspensão revisada e correr pra lama :D

Demorô então vamo q vamo....

jmtavaresbr
14/02/2013, 13:29
Instalei na suspensão traseira da minha TR4 2009 as molas dianteiras de Del Rey o que aumentou a rigidez sem deixar o carro tão duro. Amenizou consideravelmente o efeito de "socar" a traseira.

Sem Loção
14/02/2013, 15:47
Instalei na suspensão traseira da minha TR4 2009 as molas dianteiras de Del Rey o que aumentou a rigidez sem deixar o carro tão duro. Amenizou consideravelmente o efeito de "socar" a traseira.

Qual modelo do Del Rey vc usou? Sabe dizer as especificações?

Valeu! Abraço..

RValle
14/02/2013, 21:50
Bah, boa dica... fala ae? A mola é mais rígida ou tem mais elos?

Sem Loção
15/02/2013, 13:30
Bah, boa dica... fala ae? A mola é mais rígida ou tem mais elos?

Tenho a mesma dúvida... uma vez tentei montar a mola do Corcel (parente do del-Rey) que tinha mais elos, e era bem maior que a original da TR4, mas o carro "despencou".... quase fechou a mola só com o peso... tentei do Gol bola e foi a mesma coisa... acho que quanto menos elos, maior a resistência elástica da mola, claro, levando em conta também a espessura do fio...

MAs gostaria de saber as especificações dessa do del-Rey que o colega usou também.. ;)

ricardoalex
16/02/2013, 23:29
amigo no meu caso coloquei as molas do troller e amortecedores da l200 ao mento de 20cm mais me problema ta cendo na dianteira alguem sabe como fazer.

RValle
16/02/2013, 23:09
amigo no meu caso coloquei as molas do troller e amortecedores da l200 ao mento de 20cm mais me problema ta cendo na dianteira alguem sabe como fazer.

20 cm? Quase um dragster, heheeh. Mas isso deve ficar ruim de andar na estrada, né? Eu até aguentaria um lift, mas no máximo dos máximos uns 8-10 cm.

Sem Loção
17/02/2013, 02:08

O que vc pretende fazer na dianteira... realmente me vem na cabeça a imagem do dragster mesmo...hehehe

Outra coisa, quais molas do troller vc usou? dianteiras ou traseiras? Cabem sem adaptações?

Mexer na frente o buraco é mais embaixo... pra lift acima de 2" começa a dar muito problema de homocinética, pivots, terminais e etc... precisa fazer rebaixamento do diferencial, e aí começa a mudar bastante.... fiz na minha, mas é um lift de 3", ou seja, 7-8 cm...

CSRodrigues
18/01/2014, 21:44
O meu TR4 2006/2007 manual também tem o mesmo problema de pancadas na traseira, que aumentam com o carro mais pesado. As molas e amortecedores ainda são os originais de fábrica, e estão com 98.000 km. Estou pensando em fazer a troca das molas por outras originais novas e trocar os amortecedores dianteiros por dois Off Shox Série 5, e os traseiros por dois Off Shox Série 7. Tudo sem mexer na altura da suspensão.

Alguém já fez a troca das molas e sabe me dizer se melhora o funcionamento da suspensão?
Já experimentaram estes amortecedores ou sabem me dizer se compensa fazer a troca, pois estes amortecedores tem um preço bem maior que os originais:

Jeeperia Acessórios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1262&category_id=292&option=com_virtuemart&Itemid=89)

Jeeperia Acessórios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1261&category_id=292&option=com_virtuemart&Itemid=89)

Silvius
20/01/2014, 20:00
Valeu pelos esclarecimentos !!!
Caro amigo, tenho uma Tr4 2010 e tinha o mesmo problema, troquei mola e amortecedores e nao resolveu, até trocar as molas por uma mola mais resistente. Coloque mola do Ford Ka com Ar, a mola entrou como uma luva e bem barata.
Analise essa mola vai resolver seu problema.

RValle
21/01/2014, 21:09
Galera, vou dar uma filosofada...

... o amortecedor serve pro carro não pular... para cima! Por isso que o amortecedor tem pressão quando puxamos ele. Senão o carro pula...O fim de curso é quando ele arria para baixo, ou seja, a mola não aguenta o peso do carro e deixa bater... estamos falando de carros com mais de 60 mil km, certo??

Pensando nisso, não adianta mola muito dura pq o amortecedor (da TR4) vai durar a metade da vida. Bem como os batentes. Tá tudo interligado. Tudo é projetado para aguentar uma pressão X para todo o sistema, e não somente para a mola. Sem falar que, com o carro mais duro, uma curva que antes ele inclinava X, agora ele vai inclinar X-1, o que pode tirar a estabilidade.

Também não adianta mola com muitos elos que eles vão encostar antes e vai dar no mesmo.

Eu sugiro deixar original e trocar as molas e os amortecedores ao mesmo tempo - pelos originais. Por ser pesada, essas molas têm um desgaste prematuro, idem para os amortecedores. Minha TR4 tinha pouco mais de 90 mil km e os traseiros já estavam bem cansados, Isso pode ser até previsto no projeto, vai saber.... A minha "nova" GLS-B tem 82 mil km e não dá fim de curso, durinha... e os amortecedores são os originais.

fverna
22/01/2014, 18:09
Tb gostaria de saber sobre estes amortecedores...

O meu TR4 2006/2007 manual também tem o mesmo problema de pancadas na traseira, que aumentam com o carro mais pesado. As molas e amortecedores ainda são os originais de fábrica, e estão com 98.000 km. Estou pensando em fazer a troca das molas por outras originais novas e trocar os amortecedores dianteiros por dois Off Shox Série 5, e os traseiros por dois Off Shox Série 7. Tudo sem mexer na altura da suspensão.

Alguém já fez a troca das molas e sabe me dizer se melhora o funcionamento da suspensão?
Já experimentaram estes amortecedores ou sabem me dizer se compensa fazer a troca, pois estes amortecedores tem um preço bem maior que os originais:

Jeeperia Acessórios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1262&category_id=292&option=com_virtuemart&Itemid=89)

Jeeperia Acessórios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=1261&category_id=292&option=com_virtuemart&Itemid=89)

Alexandre saric
20/12/2016, 22:26
boa noite, comprei uma tr4 blindada e instalei gnv.
alguém teria alguma dica de molas compatíveis que aguentem esse peso todo?
ela já está com a mola da blindada mas está batendo final de curso facilmente.
obrigado

Julianopc
08/06/2018, 22:02
Também estou com o mesmo problema

dojao campeao
09/06/2018, 00:40
Também estou com o mesmo problema

Experimente as molas dianteiras do del rey 1.8 com ar condicionado (são baratas), são bem maiores que as originais, corte os elos de forma que a traseira fique ligeiramente mais alta que a dianteira.

Linicleyson
02/12/2020, 13:10
Caro amigo, tenho uma Tr4 2010 e tinha o mesmo problema, troquei mola e amortecedores e nao resolveu, até trocar as molas por uma mola mais resistente. Coloque mola do Ford Ka com Ar, a mola entrou como uma luva e bem barata.
Analise essa mola vai resolver seu problema.

Qual foi o ano do ka e vc colocou as molas, e a altura ficou original ?