Conectar

Ver Versão Completa : Captação de Ar Vitara 1.6 Jlx 16V

Jumperhd
30/06/2012, 22:01
Boa Noite pessoal,

Estou com uma dúvida, gostaria de saber por qual local/caminho o AR entra na caixa de ar da Vitara, eu sei que tem algo com o paralamas pois existe tipo um cano que sobe da caixa de ar ate o paralama, mas depois disso eu não sei por qual local esse ar vai entrar para chegar até a caixa de ar, alguem poderia me explicar melhor???

Abraços!!

Rainer 89
01/07/2012, 10:28
Vc tá perguntando da admissão do ar pro motor??
Pro motor o ar entra por um sistema que fica no para-lama do lado do motorista, porem se tiver aguá no na entrada desse sistema ele puxa o ar de dentro do cofre do motor. Da pra ver uma tomada de ar perto to do filtro de ar na "parede interna do para-lama".

Abraço!

Jumperhd
01/07/2012, 13:25
Poise mas veja bem, eu fui seguindo o cano que sai da caixa de ar para cima né, vai até o paralama e ele entra dentro do paralama, mas eu queria saber dai; O ar que é puxado vem de dentro do espaço da roda ou ele vem de algum outro lugar, pois se vc observar bem e tirar o cano que está grudado no paralama vc vai ver outro cano bem menor que desce por dentro do paralama sentido atrás do motor.

Aguardo e obrigado pela resposta Rainer

mauricioalan32
01/07/2012, 20:33
Jumper, o ar entra atras do farol do motorista e passa por um ressonador e dali pro filtro de ar, esse ressonador serve como um reforço na linha da entrada de ar e tem também uma função de reserva de ar em caso de puxar água faz com que ela não entre diretamente no motor e sim dentro do ressonador e nele tem um furinho pra escoar a agua, esse sistema até serve para fazer travessias rasas e rapidas de rios!

mauricioalan32
01/07/2012, 20:36
Existe um tópico que fala sobre isso, segue link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/23307-tomada-de-ar-vitara-futuro-local-p-snorkel.html

Abração e espero ter ajudado!

Jumperhd
02/07/2012, 13:08
Quem sabe sabe né ...Obrigado Maurício era bem isso que gostaria de saber pois em alguns casos fico meio preocupado pois se precisar passar em algum riacho não saberia que oque fazer, mas desta forma então não se corre TANTO risco ???
Aproveitando vai outra pergunta também pensando nisso sobre água ou lama;
Ali na caixa de ar existe alguns sensores né, falaram que se caso molhasse eles a mistura de ar começava a ficar louca e o consumo ia piorar e o desempenho do carro tbm, mas qual é as chances de molhar algo ali na caixa ???

Tu tem ainda o supercharger???? Mauricio

Abraço!

mauricioalan32
02/07/2012, 13:51
Cara, "molhar" os sensores é dificil, pois todos os conectores tem isolamento que resiste à água, o único cuidado é com o sensor MAF que existe nos 16v, ja nos 8v é MAP e nao corre perigo de danificar... mas de qualquer maneira, é sempre bom se vc for fazer travessias ter um snorkel pra garantir!

AbraS

Jumperhd
02/07/2012, 14:05
Uhum, o sensor MAF que eu tenho no meu caso, fica dentro da caixa de ar, correto ??

mauricioalan32
02/07/2012, 18:55
Se não me engano ele fica na tubulação de saída do filtro ou até no próprio filtro, é só olhar, tem um chicote elétrico que entra nele!

Abração

Jumperhd
02/07/2012, 21:19
Exatamente, ele fica no caminho que vai para o motor.

Ótimo obrigado pelo esclarecimento pessoal!!