Ver Versão Completa : Trocar motor de Triton V6 para Motor DIESEL
ranngerr
30/06/2012, 01:02
Saudações caros membros do forum 4x4 Brasil, me chamo Gustavo e acompanho o fórum há muito tempo e aprendi muita coisa... tenho uma triton V6, estou muito satisfeito com o carro, o consumo dela é até menor que o da ranger V6 e da S10 flex... porém graças ao meu trabalho agora eu rodo cerca de 5 mil km/mês não está valendo a pena e eu gostaria de trocar o propulsor dela pelo 3.2 diesel.
Eu acho que ninguém ainda se aventurou a fazer isso com a triton (até agora) e vi que o pessoal aqui já fez com várias picapes então bateu a idéia, visto que no manual consta o mesmo diferencial e relação de marchas para os 2 motores acho que não seria um bicho de 7 cabeças realizar a troca, correto?
Eu sei que muitos pensam "Ah mas pega a diesel que é menos dor de cabeça e bla bla bla..." o problema é a PIADA na hora de vender um V6... é pelo menos 20k abaixo da tabela e o valor da triton diesel é cerca de 20k ACIMA do valor de tabela da V6, ou seja, pra eu que tenho essa V6 teria que desembolsar (no mínimo) uns 40k pra pegar a Diesel e não tenho coragem de entregar um carro tão bom a preço de banana. No ML tem motores a Diesel completos na faixa de 14k... acredito que com a legalização + motor + adaptação eu iria gastar cerca de 16~17k, ou seja, mais de 20k de economia com relação a trocar por uma picape a diesel original.
Bom pessoal é esse meu ponto de vista mas queria a opinião de pessoas mais entendidas e mais experientes no assunto e ficarei muito grato com a ajuda de vocês!
Silva_1982
30/06/2012, 16:33
Amigão não sei no seu estado mas aqui no RS não se pode mais "transformar" pickup gasolina para diesel.... parece que é legislação.... logo aparecerá alguem com mais "propriedade do assunto" para lhe ajudar... mas com certeza do ponto de vista economico-financeiro sua análise está correta.... com 20k da para fazer mta coisa....
Abraço
blnexplode
30/06/2012, 19:10
A idéia e boa, também tenho uma Triton V6 e gosto dela mas quando rodamos mais de 1500 km/mês não tem jeito!!! vou acompanhar o tópico e quem sabe seguir os passos do colega. Enquanto isso vamos aguardar o pitaco de alguém mais experiente no assunto.
Imperador!
30/06/2012, 20:53
Na análise econômica você tem razão.
Agora existem dois grandes problemas na sua empreitada: 1) achar um mecânico bom que faça a mudança com sucesso; 2) um bom despachante pra conseguir regularizar o carro
Sobre o item 1:
1) Além de precisar de um mecânico experiente na área de adaptação, é preciso ficar atento que você precisa comprar o motor completo, além de ter que adicionar a bomba de baixa pressão (fica no tanque ao sistema). No mais, deve ser necessária somente a expansaão do sistema de arrefecimento e tudo deve ficar certo. Aconselho tirar a foto de um cofre de outra Triton para colocar todos os acessórios no mesmo lugar, deixando a adaptação "original'
2) Sobre o despachante, como falaram acima, alguns estados colocam imensa dificuldade em regularizar carros assim. De início não deve ter problema, porque o V6 tem 200cv e o 3.2 somente 165cv. Contudo, pode ser preciso algum jogo de cintura, especialmente nas averiguações que o Detran vai exigir.
No mais, boa sorte na empreitada e espero ajudar no que puder.
PS: também vai precisar mudar o computador de bordo...
Imperador!
30/06/2012, 20:54
PS 2: A pior parte não é a parte mecânica, é parte eletrônica... fazer funcionar velocímetro, CB, câmbio, ECU tudo como deve funcionar. Por isso que é fundamental um mecânico e um eletricista acostumado com adaptações de motores.
ranngerr
30/06/2012, 21:20
Obrigado pessoal, apesar dos obstáculos continuo animado com a empreitada... sobre fotos do cofre da triton, será que algum proprietário de uma triton a Diesel poderia postar as fotos? pois aqui na minha cidade tem poucas e soaria no mínimo estranho pedir ao desconhecido para deixar tirar as fotos do motor do carro dele.
Mecânico tem um bom aqui que inclusive é professor no SENAI e entende muito mesmo de adaptações mecânicas e parte elétrica e o despachante aqui reguraliza até carro com asa então uma troca dessas vai ser moleza rsrsrs brincadeiras à parte já contatei meu despachante e ele disse que vai ficar cerca de 1000 reais pra ele regularizar tudo sem me dar nenhuma dor de cabeça.
Eu vou comprar o kit do motor completo, inclusive bomba de baixa pressão, cb e painel... só vou ficar mesmo é com a caixa de câmbio da minha e estive negociando com o vendedor vou dar o meu v6 completo na base de troca e o valor total da empreitada vai cair pra menos de 10k com tudo pago... sinceramente estou empolgado... o que acham?
Silva_1982
01/07/2012, 22:05
Essa me interessou vou acompanhar...
Imperador!
02/07/2012, 08:53
Segue a foto do cofre da Triton diesel:
356742
Anderson07
02/07/2012, 10:19
Bora la galera,
Assim o que seria ideal e bem mais barato, você deveria comprar uma tritron de leilão, pois você vai poder aproveitar cada arruela para poder usar na sua..
Fazendo isso você não terá mistérios, nem adaptações pois irar tirar o motor,cambio e todo o sistema necessario, irar trocar o chicote e substituir os itens necessários.
Vejamos bem, para você comprar tudo separadamente, você ira gastar uma bagatela de aproximadamente jogando alto uns R$ 20.000,00 pois pacotes de caminhonetes não são baratos.
Levando em conta que você pode compra uma de leilão por esse preço ou inferior, e mais vantajoso do que você comprar item a item.
Boa sorte
ranngerr
02/07/2012, 13:26
Isso mesmo Anderson, o preço que citei é com as peças tiradas de uma leiloada. Vou pegar o kit-motor em breve, postarei fotos e ensinarei tudo passo a passo com a intenção de ajudar os próximos leitores que estão decepcionados com a desvalorização do V6 sendo que o CARRO é o mesmo e não acho justo vender por 20 mil abaixo da tabela sendo que na hora de comprar a gente paga uns 3 mil abaixo (chorando muito). Na verdade isto não seria nem uma adaptação e sim um "transplante", pois irei utilizar tudo da triton Diesel original e não será necessário soldar, remendar ou gambiarrar nada.
dojao campeao
02/07/2012, 14:21
Isso mesmo Anderson, o preço que citei é com as peças tiradas de uma leiloada. Vou pegar o kit-motor em breve, postarei fotos e ensinarei tudo passo a passo com a intenção de ajudar os próximos leitores que estão decepcionados com a desvalorização do V6 sendo que o CARRO é o mesmo e não acho justo vender por 20 mil abaixo da tabela sendo que na hora de comprar a gente paga uns 3 mil abaixo (chorando muito). Na verdade isto não seria nem uma adaptação e sim um "transplante", pois irei utilizar tudo da triton Diesel original e não será necessário soldar, remendar ou gambiarrar nada.
Tú podes informar qual o ano da sua Triton e qual foi a avaliação que fizeram dela? Pois a diferença de preço em modelos 0km é de cerca de R$ 22.000,00, e em usadas quando comparadas do mesmo ano, não fogem muito deste padrão. O que pega é que as V6 teem baixa liquidez, ou seja, demoram bem mais a serem vendidas que as a diesel. O que requer paciência de quem quer vender, embora por ser um carro um tanto escasso, tem um público determinado que só quer a tal. O "xis" da questão é encontrar este. Há poucos dias recebí uma sondagem para vender a minha, como não tenho intenção de vendê-la naõ demonstrei interesse. Quem sabe eu possa indicar a sua? O carro está aonde?
ranngerr
02/07/2012, 15:12
Tú podes informar qual o ano da sua Triton e qual foi a avaliação que fizeram dela? Pois a diferença de preço em modelos 0km é de cerca de R$ 22.000,00, e em usadas quando comparadas do mesmo ano, não fogem muito deste padrão. O que pega é que as V6 teem baixa liquidez, ou seja, demoram bem mais a serem vendidas que as a diesel. O que requer paciência de quem quer vender, embora por ser um carro um tanto escasso, tem um público determinado que só quer a tal. O "xis" da questão é encontrar este. Há poucos dias recebí uma sondagem para vender a minha, como não tenho intenção de vendê-la naõ demonstrei interesse. Quem sabe eu possa indicar a sua? O carro está aonde?
Minha triton é ano 2008 com 100 mil Km, impecável e estou em Lambari-MG. Na avaliação da tabela fipe está em torno de 69 mil e me ofereceram 50 mil, achei ABSURDO sendo que paguei só 3 mil abaixo da tabela (na época que comprei estava 74 mil na tabela) e ainda com muito choro... agora entregar por 50 mil e dar mais 25 pra pegar a diesel sem dúvida não compensa pra mim... onde vai parar o prejuízo?... de qualquer forma tenho vontade de realizar este experimento tendo em vista que não perderei tanto e ainda vou continuar com um carro que conheço, cuido bem e tem meu toque pessoal (suspensão, bancos, acessórios e tudo mais) e se eu pegar outra corro o risco do carro estar com gatilhos, mal cuidado, etc...
dojao campeao
02/07/2012, 16:09
O lance é que vc comprou práticamente pela FIPE cheia, a minha quando a adquiri em 05.04.12, estava na FIPE por cerca de 85 (hoje está 80) e paguei só 68, e olha que trata-se de uma 2010 prata do 1º dono (conheço o carro desde 0km) e estava com apenas 30.000 km (atualmente está com 32.000). Imagino que se eu for vender pego cerca de 65 (efeito IPI reduzido que mexe com todo o mercado), o que seria uma perda pequena!
blnexplode
02/07/2012, 17:05
O lance é que vc comprou práticamente pela FIPE cheia, a minha quando a adquiri em 05.04.12, estava na FIPE por cerca de 85 (hoje está 80) e paguei só 68, e olha que trata-se de uma 2010 prata do 1º dono (conheço o carro desde 0km) e estava com apenas 30.000 km (atualmente está com 32.000). Imagino que se eu for vender pego cerca de 65 (efeito IPI reduzido que mexe com todo o mercado), o que seria uma perda pequena!
Eu também paguei na minha um valor próximo da tabela, e acho que vale a pena embarcar nessa. Gustavo, você é o proprietário daquela Triton V6 preta que fica estacionada próxima ao JS? Eu moro em Jesuânia, bem perto de Lambari e conforme for você me indica esse teu despachante e o mecânico já imagino quem seja, pois só tem um na região que conheço e tem esse curriculum que mencionou, daí ja transformo a minha também... assim como você eu rodo mais que 3000 Km por mês e não desmereço a Triton V6... acho até econômica na estrada mas acho burrice continuar LITERALMENTE PONDO FOGO em dinheiro enquanto um motor diesel economizaria cerca de 60% dos meus gastos atuas com gasolina que passa dos 2 mil por mês, ou seja, em pouco tempo eu pagaria esta diferença.
Só uma coisa... na cidade a sua faz quanto? A minha faz até 11,5~12,0 no asfalto mas em cidade pequena cheia de morrinho ela está bem gastona.
ranngerr
03/07/2012, 09:11
Eu também paguei na minha um valor próximo da tabela, e acho que vale a pena embarcar nessa. Gustavo, você é o proprietário daquela Triton V6 preta que fica estacionada próxima ao JS? Eu moro em Jesuânia, bem perto de Lambari e conforme for você me indica esse teu despachante e o mecânico já imagino quem seja, pois só tem um na região que conheço e tem esse curriculum que mencionou, daí ja transformo a minha também... assim como você eu rodo mais que 3000 Km por mês e não desmereço a Triton V6... acho até econômica na estrada mas acho burrice continuar LITERALMENTE PONDO FOGO em dinheiro enquanto um motor diesel economizaria cerca de 60% dos meus gastos atuas com gasolina que passa dos 2 mil por mês, ou seja, em pouco tempo eu pagaria esta diferença.
Só uma coisa... na cidade a sua faz quanto? A minha faz até 11,5~12,0 no asfalto mas em cidade pequena cheia de morrinho ela está bem gastona.
Sim, a minha é essa mesma. Quando comprei foi quase 100% da fipe, em nossa região o pessoal não consegue comprar abaixo (cidade pequena) com pouca concorrência entre as lojas aí fazem a festa, mas enfim, agora já foi e não adianta lamentar porque pagou x% da tabela e sim dar um jeito no carro. O consumo da minha na estrada é a mesma coisa se a estrada for muito boa e não estiver chovendo nem com trânsito pesado e aqui em Lambari que cidade pequena e tem que parar até pra esperar cachorro atravessar a rua ela faz em torno de 4km/l e em SP ela chega a fazer 5,5km/l. É aquela velha história: pra quem roda pouco COMPENSA MUITO, mas pra quem roda mais que 1500 km/mês não compensa de jeito nenhum! Se quiser embarcar nessa comigo terei prazer em ajudar um colega que tem o mesmo problema que eu. Abraços!
blnexplode
03/07/2012, 16:23
Sim, a minha é essa mesma. Quando comprei foi quase 100% da fipe, em nossa região o pessoal não consegue comprar abaixo (cidade pequena) com pouca concorrência entre as lojas aí fazem a festa, mas enfim, agora já foi e não adianta lamentar porque pagou x% da tabela e sim dar um jeito no carro. O consumo da minha na estrada é a mesma coisa se a estrada for muito boa e não estiver chovendo nem com trânsito pesado e aqui em Lambari que cidade pequena e tem que parar até pra esperar cachorro atravessar a rua ela faz em torno de 4km/l e em SP ela chega a fazer 5,5km/l. É aquela velha história: pra quem roda pouco COMPENSA MUITO, mas pra quem roda mais que 1500 km/mês não compensa de jeito nenhum! Se quiser embarcar nessa comigo terei prazer em ajudar um colega que tem o mesmo problema que eu. Abraços!
É isso mesmo, estava com receio no começo quando li a postagem com sua idéia, mas andei pesquisando relatos de outros proprietários que trocaram o motor V6 de outras picapes para o Diesel e estão mais felizes do que nunca no quesito economia de combustível e resultado. A patroa inicialmente não gostou da idéia, pois não gosta de carros barulhentos e/ou com cheiro de Diesel... mas isso é questão de costume e quando eu disse pra ela que era melhor acostumar com um barulhinho de motor diesel do que trocar a triton por um uno mille 1.0 que é econômico e silencioso (risos) ela entendeu o recado e parou de reclamar.
Só uma dúvida, como vai fazer com a relação da troca das marchas? Eu sei que o diferencial é o mesmo, mas a triton Diesel corta ao 4000 RPM e o câmbio da diesel não força a girar mais que isso e a nossa V6 corta aos 5000 RPM, sendo assim se colocar o motor diesel no câmbio da V6 ela não ficaria "travada" nos 4000 RPM sem trocar a marcha quando tentarmos arrancar?
ranngerr
04/07/2012, 15:59
É isso mesmo, estava com receio no começo quando li a postagem com sua idéia, mas andei pesquisando relatos de outros proprietários que trocaram o motor V6 de outras picapes para o Diesel e estão mais felizes do que nunca no quesito economia de combustível e resultado. A patroa inicialmente não gostou da idéia, pois não gosta de carros barulhentos e/ou com cheiro de Diesel... mas isso é questão de costume e quando eu disse pra ela que era melhor acostumar com um barulhinho de motor diesel do que trocar a triton por um uno mille 1.0 que é econômico e silencioso (risos) ela entendeu o recado e parou de reclamar.
Só uma dúvida, como vai fazer com a relação da troca das marchas? Eu sei que o diferencial é o mesmo, mas a triton Diesel corta ao 4000 RPM e o câmbio da diesel não força a girar mais que isso e a nossa V6 corta aos 5000 RPM, sendo assim se colocar o motor diesel no câmbio da V6 ela não ficaria "travada" nos 4000 RPM sem trocar a marcha quando tentarmos arrancar?
É só reprogramar a central do câmbio ou se o câmbio da sucata que for comprar for AT, pegue a central dele e instale no seu. Problema resolvido:euforico:
blnexplode
04/07/2012, 21:07
Amigos estou em dúvida, alguém mais acha que vale a pena embarcar nessa?
Imperador!
04/07/2012, 21:17
Amigos estou em dúvida, alguém mais acha que vale a pena embarcar nessa?
Pelo trabalho, não; pelo economia, sim.
blnexplode
04/07/2012, 22:17
Pelo trabalho, não; pelo economia, sim.
Obrigado César!
Na verdade não me preocupo muito com o trabalho, pois estou acostumado a lidar com questões burocráticas e relativamente bastante "trabalhosas" devido ao meu ramo de negócios.
O que está me deixando com a pulga atrás da orelha é se fica bom, pois geralmente esses motores são tirados se ducatas capotadas / batidas e meu medo é comprar o motor, gastar pra montar, legalizar e ficar com um cabrito... Como eu poderia avaliar se o motor está danificado com o impacto?
Imperador!
04/07/2012, 22:41
Nessas batidas, salvo uma colisão muito forte, o cofre do motor fica preservado. Geralmente é furado radiador/intercooler e quebrada a ventoinha. Nada além disso. Estou falando em tese, certo?
blnexplode
04/07/2012, 23:01
Nessas batidas, salvo uma colisão muito forte, o cofre do motor fica preservado. Geralmente é furado radiador/intercooler e quebrada a ventoinha. Nada além disso. Estou falando em tese, certo?
O carro que vi capotou, o radiador quebrou, mas o intercooler e a ventoinha estão inteiros e nem aquela tampa do motor preta quebrou então pelo jeito a pancada não foi forte o suficiente o bastante pra danificar tanto o motor. Outro fato interessante é que o motor está funcionando normalmente e alcancando normalmente os 4000 RPM quando acelerado MASSS... não custa tirar a dúvida.
Mais uma vez obrigado!
pajjero Sport
12/06/2013, 18:36
Tenho uma Pajero Sport 2011 V6 que adquiri 0km. Estive fazendo uma pesquisa para trocá-la por uma triton diesel, mas o preço que achei foi desanimador. Desde então passei a cogitar essa possibilidade de troca de motorização para diesel já que o carro é muito bom e está em excelentes condições de conservação. No entanto, não consegui maiores informações sobre o assunto. Alguem poderia me orientar a esse respeito? Seria tecnicamente possivel a transformação utilizando o motor da triton ou mesmo da pajero sport HPE?
Show de tópico. Estarei acompanhando.
Imperador!
13/06/2013, 08:17
Tenho uma Pajero Sport 2011 V6 que adquiri 0km. Estive fazendo uma pesquisa para trocá-la por uma triton diesel, mas o preço que achei foi desanimador. Desde então passei a cogitar essa possibilidade de troca de motorização para diesel já que o carro é muito bom e está em excelentes condições de conservação. No entanto, não consegui maiores informações sobre o assunto. Alguem poderia me orientar a esse respeito? Seria tecnicamente possivel a transformação utilizando o motor da triton ou mesmo da pajero sport HPE?
É um crime, na minha opinião, mexer nesse motor na PAJERO SPORT. Na Triton tudo bem, porque geralmente é feito pra ser um carro de trabalho e economia/autonomia é importante.
Agora o casamento desse V6 de 200cv com a Pajero Sport foi um dos melhores que já vi em questão de acerto aqui no Brasil. Para ser perfeito só faltava um câmbio AT mais inteligente.
A mudança no seu caso seria até possível, mas acho que economicamente inviável. Um motor 3.2DiD completo custa cerca de 14.000 reais por baixo. Se você não arranjar venda para seu motor, vão querer receber por 5, 6 mil no máximo. Bote mais uns 3000 de mão de obra, fora as adaptações no diferencial e câmbio, acho que não compensa pra um carro tão novo e praticamente zero km.
Amatinho
13/06/2013, 11:37
É um crime, na minha opinião, mexer nesse motor na PAJERO SPORT. Na Triton tudo bem, porque geralmente é feito pra ser um carro de trabalho e economia/autonomia é importante.
Agora o casamento desse V6 de 200cv com a Pajero Sport foi um dos melhores que já vi em questão de acerto aqui no Brasil. Para ser perfeito só faltava um câmbio AT mais inteligente.
A mudança no seu caso seria até possível, mas acho que economicamente inviável. Um motor 3.2DiD completo custa cerca de 14.000 reais por baixo. Se você não arranjar venda para seu motor, vão querer receber por 5, 6 mil no máximo. Bote mais uns 3000 de mão de obra, fora as adaptações no diferencial e câmbio, acho que não compensa pra um carro tão novo e praticamente zero km.
Sempre vai sem uma ADAPTAÇÃO e ao meu ver o carro vai ficar desvalorizado. Comprando um motor de carro batido , um próximo proprietário, nunca saberia ao certo as condições de motor e cambio. Como adaptação , fora o custo, precisa de um mecânico MUITO bom e sempre vai ficar algo para trás , que denuncia que algo foi feito e isso espanta possíveis compradores. Hoje não compro carro sem fazer uma VISTORIA e ali aparece TUDO o que foi feito no carro e NUNCA compraria um carro nessas condições.
Acredito que o cambio da V6 não seja o mesmo da Diesel, pelo menos a alavanca é, tendo na Gasolina L, 2, 3 e D. Na Diesel , a alavanca é L, 2 e D , tendo o botão OD.
Outra coisa é que as PAJERO SPORT são 2.8 e 2.5 dependendo do ano e uma 3.2 pode ser casamento mais durável do que um carro V6 . Acho até que uma mudança só pode ser feita para um motor 3.2 devido a uma diferença muito grande de potência entre o 3.5 V6 e os diesel 2.5 e 2.8.
Até SEGURADORAS podem fazer restrições ao veículo.
Será que vale a pena?
Sempre vai sem uma ADAPTAÇÃO e ao meu ver o carro vai ficar desvalorizado. Comprando um motor de carro batido , um próximo proprietário, nunca saberia ao certo as condições de motor e cambio. Como adaptação , fora o custo, precisa de um mecânico MUITO bom e sempre vai ficar algo para trás , que denuncia que algo foi feito e isso espanta possíveis compradores. Hoje não compro carro sem fazer uma VISTORIA e ali aparece TUDO o que foi feito no carro e NUNCA compraria um carro nessas condições.
Acredito que o cambio da V6 não seja o mesmo da Diesel, pelo menos a alavanca é, tendo na Gasolina L, 2, 3 e D. Na Diesel , a alavanca é L, 2 e D , tendo o botão OD.
Outra coisa é que as PAJERO SPORT são 2.8 e 2.5 dependendo do ano e uma 3.2 pode ser casamento mais durável do que um carro V6 . Acho até que uma mudança só pode ser feita para um motor 3.2 devido a uma diferença muito grande de potência entre o 3.5 V6 e os diesel 2.5 e 2.8.
Até SEGURADORAS podem fazer restrições ao veículo.
Será que vale a pena?
Concordo em genero, numero e grau com o que o camarada Amatinho!
Como ficou a troca, concluiram? Valeu a pena?
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