Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda - mudando ranger 2.5 para 2.8

Raphael Bosak
29/06/2012, 21:27
Pessoal, venho aconpanhando o fórum a bastante tempo, mas só agora resolvi postar, pq sendo bem sincero só agora estou precisando da ajuda de vcs.............Pois bem........ Estou com uma ranger 2.5 ano 2000, a qual tava passando óleo pela turbina, e era bastante, fiz uma revisão completona nela incluindo troca de todos os filtros, óleo, anti chama, mangueiras que possuia vazamento de óleo, freio ( hidrovacuo e cilindro mestre novo ) e hidraulico. Não adiantou, aí a turbina tinha uma pequena folga, e troquei ela, aproveitei e ja troquei os bicos tbm.........e....... continuou passando óleo pela turbina...... Final da história, motor desmontado pra fazer retifica, o mecânico falou que poderia ser anel e ja abriu pra ver o resto e não esta muito bonito por dentro. Vou mudar o motor para 2.8 e gostaria da ajuda de vcs:

Alguem poderia me falar o que eu preciso ( de parte interna do motor ) para deixar ela 2.8? Quais adaptações preciso fazer ou nem preciza? Qual conselho podem me passar? não tenho experiencia nenhuma, e os mecânicos da minha cidade nunca mudaram um motor 2.5 para 2.8. Ja li algo em outros tópicos, mas não tem nda mto detalhado, gostaria de saber algo mais especifico....

Imperador!
29/06/2012, 21:47
Amigo, leia o seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/44046-transformacao-motor-ranger-2-5-para-2-8-a.html

Raphael Bosak
29/06/2012, 22:40
Amigo, leia o seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/44046-transformacao-motor-ranger-2-5-para-2-8-a.html

Certo, ja tinha lido esse tópico, mas não há nehum relato de como ficou o motor, se aguenta mesmo, o que foi feito para o volante da 2.8 caber no bloco da 2.5??????........ O trem de força ( aneis, pistões, bielas, virabrequim) eu sei que da certo na 2.5, gostaria de saber melhor os ajustes que foram feito no motor? Por exemplo a questão do volante que foi discutida...... Se alguem que mudou o motor da sua Ranger 2.5 para 2.8 puder compartilhar mais informações ficarei agradecido.

Edintruder
01/07/2012, 20:33
Raphael, tens que dar uma lida primeiro, pois eu conheço 2 pessoas que trocaram o motor inteiro 2.5 por 2.8 (Dr.amithai e Walter), e aqui aonde moro tem uma 2.5 transformada em 2.8. Aguenta muito mais que o 2.5 original. O volante da 2.8 é apenas mais espesso que o da 2.5, então basta fazer os afastadores entre a caixa e o motor que casa tudo certinho.

Raphael Bosak
01/07/2012, 21:16
Raphael, tens que dar uma lida primeiro, pois eu conheço 2 pessoas que trocaram o motor inteiro 2.5 por 2.8 (Dr.amithai e Walter), e aqui aonde moro tem uma 2.5 transformada em 2.8. Aguenta muito mais que o 2.5 original. O volante da 2.8 é apenas mais espesso que o da 2.5, então basta fazer os afastadores entre a caixa e o motor que casa tudo certinho.

Andei lendo bastante, pelo que pesquisei a única alteração que teria que fazer era 2 furos a mais para passagem de água para alinhar com a junta do cabeçote da 2.8 e a questão do volante da 2.8. Conversei com o Mauricio da Rasch, vou colocar os bicos dele tbm........

Edintruder, obrigado pela informação, vou levar essa informação pro meu mecânico. Muito bom saber que essa mudança aguenta mais que o original, pois tava meio com medo de fazer, mas ja que estou tendo que fazer e quero fazer algo bem feito vou apostar na repontecialização do meu motor mesmo............Valeu.

Casa da transmissão4x4
31/07/2012, 15:59
Andei lendo bastante, pelo que pesquisei a única alteração que teria que fazer era 2 furos a mais para passagem de água para alinhar com a junta do cabeçote da 2.8 e a questão do volante da 2.8. Conversei com o Mauricio da Rasch, vou colocar os bicos dele tbm........

Edintruder, obrigado pela informação, vou levar essa informação pro meu mecânico. Muito bom saber que essa mudança aguenta mais que o original, pois tava meio com medo de fazer, mas ja que estou tendo que fazer e quero fazer algo bem feito vou apostar na repontecialização do meu motor mesmo............Valeu.

Rafael, apesar que eu estou chegado atrasado eu estou no moemnto fazendo a retifica no meu motor, estou passando ele de 2.5 para 2.8, pesquisei bastante e cheguei a conversar com algumas pessoas que fizeram e disseram que o vaiculo mudou completamente, estou trocando :

virabrequim 2.8
bielas 2.8
pistão com aneis 2.8
casquilhos fixo e movel 2.8

para mudar para 2.8, algumas coisas a mais estou fazendo para deixar o motor 100%, mas até o momento só tive que trocar as peças citadas para a mudança, logo farei uma postagem quando minha pick-up ficar pronta !

eduardo1968
31/07/2012, 21:24
Rafael, apesar que eu estou chegado atrasado eu estou no moemnto fazendo a retifica no meu motor, estou passando ele de 2.5 para 2.8, pesquisei bastante e cheguei a conversar com algumas pessoas que fizeram e disseram que o vaiculo mudou completamente, estou trocando :

virabrequim 2.8
bielas 2.8
pistão com aneis 2.8

para mudar para 2.8, algumas coisas a mais estou fazendo para deixar o motor 100%, mas até o momento só tive que trocar as peças citadas para a mudança, logo farei uma postagem quando minha pick-up ficar pronta !

Nesse conjunto pra ficar excelente teria que colocar os bicos injetores e o comando de válvulas da 2.8.

Raphael Bosak
01/08/2012, 22:20

virabrequim 2.8
bielas 2.8
pistão com aneis 2.8

A minha camionete semana que vem fica pronta, eu troquei o que vc mencionou e mais outras coisas, como volante do motor da 2.8, a bomba injetora da 2.8, peguei os bicos gordos da rasch motorem, a turbina continuo usando a mesma ( GT20 ) , pois tem algumas ranger 2.8 que usam essa turbina e a minha troquei antes de fazer o motor, ta zerada, assim que terminarem de montar eu posto mais aqui, se for possivel poste vc tbm mais noticias da sua viatura.........Abraço.

Casa da transmissão4x4
01/08/2012, 22:22
O volante da 2.5 não serviu no virabrequim do 2.8 ?

att.
Danilo.

Raphael Bosak
01/08/2012, 22:27
Nesse conjunto pra ficar excelente teria que colocar os bicos injetores e o comando de válvulas da 2.8.

Eduardo, eu coloquei os bicos da rasch motorem na minha, que são melhor que o da 2.8 original, mas o comando de valvulas não foi colocado da 2.8, o q eu sei é que o cabeçote da 2.5 e da 2.8 é o mesmo, não muda nada, o que vai mudar são as partes externas como o coletor de escape e de admissão.......Se souber de mais informações sobre o comando de valvulas ( como medidas e diferença da 2.5 para 2.8 ) ficarei grato se puder postar no fórum.....Abraço.

Raphael Bosak
01/08/2012, 22:32
O volante da 2.5 não serviu no virabrequim do 2.8 ?

att.
Danilo.

serve sim, porem dizem que não fica a mesma coisa, pois o volante da 2.8 é mais espesso e mais pesado, consegue reter mais energia..... tem de lembrar que trocando o volante tem que colocar a embreagem da 2.8 tbm, a vantagem é que a embreagem da 2.8 é mais barato que da 2.5...

petcho
01/04/2013, 21:08
Raphael poderia detalhar mais o processo?? to querendo fazer isso na minha defender q usa o HS 2.5, teve que fazer alguma adaptaçao para colocar o volante da 2.8???

a melhora foi muito grande???

Raphael Bosak
02/04/2013, 13:40
Raphael poderia detalhar mais o processo?? to querendo fazer isso na minha defender q usa o HS 2.5, teve que fazer alguma adaptaçao para colocar o volante da 2.8???

a melhora foi muito grande???

Amigo, eu falei com o meu mecânico pra fazer isso, mas pro fim das contas ele acabou não mexendo com o volante, ficou o da 2.5 mesmo. A minha embreagem é nova e não sei dizer se tem algo a ver mas quando sobe muito rapido a rotação ela acaba patinando, aí não sei se o mecânico colocou a embreagem da 2.8 no volante da 2.5, nem sei se da certo, e acho que acabou ficando com a embreagem da 2.5 tbm, a ranger ficou mto potente, tenho que me cuidar pra acelera porque mesmo em terceira marcha ela roda bem facil, ficou bem mais potente que uma ranger 2.8 original, deve ser por causa dos bicos Rasch Motoren. Mas voltando ao processo do volante do motor eu sei que da bem certo essa mudança, com a única diferença que vc tera que precisa colocar afastadores para o volante do motor não pegar no bloco do motor, o da 2.8 é mais espesso e por isso os afastadores. Mas se for complicar mto e servir a embreagem da 2.8 no volante do motor da 2.5 aconselho vc a nem mexer nisso, no final das contas não vai dar mta diferença pra vc andar, apenas quando vc pegar uma subida ela vai manter um pouco mais a rotação.......... Abraço!

petcho
02/04/2013, 13:47
Raphael, muito obrigado!!!

com relaçao a os bicos Rasch, ela ta soltando muita fumaça, vi que esses bicos deixam a 2.5 uma beleza mas com uma cortina de fumaça atraz, tb acontece na 2.8???

Raphael Bosak
02/04/2013, 19:05
Raphael, muito obrigado!!!

com relaçao a os bicos Rasch, ela ta soltando muita fumaça, vi que esses bicos deixam a 2.5 uma beleza mas com uma cortina de fumaça atraz, tb acontece na 2.8???

Com a minha ranger quando estou andando de boa com ela, mesmo em marcha mais pesada, ela não fumaceia nada, mas quando estou em uma marcha mais pesada andando na lenta e piso até o final sai uma fumacera forte. Os bicos da ranger possuem 2 estagio, segundo o que pesquisei, aí quando abre o segundo estagio de boa ( pisando no acelerador não muito rapido ) ela não fumaceia, isso acontece quando estou viajando com ela, quando vou fazer uma ultrapassagem, quase não solta fumaça. Mas quando eu piso valendo no acelerador aí abre o segundo estagio dos bicos junto com a turbina dando tudo de si, a explosão do motor é mto forte e o giro sobe muito rapido, aí solta bastantinho fumaça. Com certeza teu veiculo com os bicos Rasch vai soltar mais fumaça que o normal, mas se a bomba injetora estiver bem reguladinha isso vai acontecer só quando vc pisar fundo.......Um abraço.

Obs: A minha ranger esta com escapamento direto de 3".

Casa da transmissão4x4
02/04/2013, 19:25
Com a minha ranger quando estou andando de boa com ela, mesmo em marcha mais pesada, ela não fumaceia nada, mas quando estou em uma marcha mais pesada andando na lenta e piso até o final sai uma fumacera forte. Os bicos da ranger possuem 2 estagio, segundo o que pesquisei, aí quando abre o segundo estagio de boa ( pisando no acelerador não muito rapido ) ela não fumaceia, isso acontece quando estou viajando com ela, quando vou fazer uma ultrapassagem, quase não solta fumaça. Mas quando eu piso valendo no acelerador aí abre o segundo estagio dos bicos junto com a turbina dando tudo de si, a explosão do motor é mto forte e o giro sobe muito rapido, aí solta bastantinho fumaça. Com certeza teu veiculo com os bicos Rasch vai soltar mais fumaça que o normal, mas se a bomba injetora estiver bem reguladinha isso vai acontecer só quando vc pisar fundo.......Um abraço.

Você manteve a mesma turbina ?

Raphael Bosak
02/04/2013, 22:29
Você manteve a mesma turbina ?

Deixei a mesma turbina, mas só deixei pq fazia poucos dias que eu tinha comprado uma nova, daí nao compensava colocar outra, mas pela potencia que ficou não preciso de uma turbina maior, ta bom desse jeito e não vai desgastar menos o motor com uma turbina menor.

paulomamede
20/06/2015, 20:09

Prezado Raphael,
Comprei recentemente uma ranger 2.5 2001. Quando estava pesquisando, pude dirigir algumas outras do mesmo ano e motor que tinham muito mais potência do que a minha. Estou lendo vocês conversando sobre bicos Rasch, escapamento direto, etc. Pela sua experiência, há algo que eu possa fazer (sem prejudicar a vida útil do motor) para que minha "Brancona" fique mais nervosa?

rfdex
20/06/2015, 21:18
Trocando oa bicos injetores pelos do motor 2.8 das Rangers a partir de 2002 ja tera boa melhora. Aumenta a pressao da turbina e o debito (injecao) de diesel em meia volta. Abraco

Edintruder
20/06/2015, 21:47
Paulo, dois pontos para avaliares. Manda conferir o ponto fino da bomba injetora. É na polia da correi dentada, tem 3 parafusos em furos oblongos que servem para ajustar o ponto fino de injeção. Muitos mecânicos trocam a correia dentada e não fazem esse ajuste, deixando o motor muito preso, embora no ponto...
Outro aspecto é a saúde da bomba injetora. Esse modelo de bomba apresenta um desgaste acentuado cedo demais, e se foi usado o famigerado diesel S-10 ela com certeza está implorando por um reparo. O diagnóstico é simples, ela tem que ligar fácil e tem que passar dos 140km/h muito fácil e rápido. Confere o ponto fino de forma que ela responda ao acelerador como um motor a gasolina e depois faz o teste de rodovia. Bomba boa faz o 2.5 acelerar de 160 a 165km/h na boa.

Outro detalhe é a pressão da turbina, então antes de gastar em qualquer coisa, instala um manômetro de admissão de 2Bar e veja como está. Originalmente ela tem que trabalhar com 1,15bar, e com simpes ajuste pode ir a 1,3Bar. Evita elevar a pressão alem dos 1,3 pois começa a gerar restrição e turbulência, reduzindo a potência em rpm mais alta.

Na minha ex-Ranger, eu andava com o débito aberto em 4 voltas. Rodei assim por 4 anos.

Carlossantana
20/04/2017, 18:59
Paulo, dois pontos para avaliares. Manda conferir o ponto fino da bomba injetora. É na polia da correi dentada, tem 3 parafusos em furos oblongos que servem para ajustar o ponto fino de injeção. Muitos mecânicos trocam a correia dentada e não fazem esse ajuste, deixando o motor muito preso, embora no ponto...
Outro aspecto é a saúde da bomba injetora. Esse modelo de bomba apresenta um desgaste acentuado cedo demais, e se foi usado o famigerado diesel S-10 ela com certeza está implorando por um reparo. O diagnóstico é simples, ela tem que ligar fácil e tem que passar dos 140km/h muito fácil e rápido. Confere o ponto fino de forma que ela responda ao acelerador como um motor a gasolina e depois faz o teste de rodovia. Bomba boa faz o 2.5 acelerar de 160 a 165km/h na boa.

Outro detalhe é a pressão da turbina, então antes de gastar em qualquer coisa, instala um manômetro de admissão de 2Bar e veja como está. Originalmente ela tem que trabalhar com 1,15bar, e com simpes ajuste pode ir a 1,3Bar. Evita elevar a pressão alem dos 1,3 pois começa a gerar restrição e turbulência, reduzindo a potência em rpm mais alta.

Na minha ex-Ranger, eu andava com o débito aberto em 4 voltas. Rodei assim por 4 anos.

Boa noite sempre procuro por suas resposta quando tenho alguma dúvida RSrsrs...O seguinte tenho uma ranger 2.5 Maxion instalei o manômetro d pressão d turbo ela marca 1.2 como faço p chegar em 1.3 e fazer a turbina acionar mais rápido pois ela só começa a marcar depois dos 2000 rpm qria q ela acionasce mais rápido porém sem aumentar o combustível ...Se puder me ajudar ficarei imensamente agradecido minha turbina e uma garet queria q ela ficasse mais experta entende ela é muito lentona pra sai xoxona entende valew

RicardoFLN
21/04/2017, 14:17
Boa noite sempre procuro por suas resposta quando tenho alguma dúvida RSrsrs...O seguinte tenho uma ranger 2.5 Maxion instalei o manômetro d pressão d turbo ela marca 1.2 como faço p chegar em 1.3 e fazer a turbina acionar mais rápido pois ela só começa a marcar depois dos 2000 rpm qria q ela acionasce mais rápido porém sem aumentar o combustível ...Se puder me ajudar ficarei imensamente agradecido minha turbina e uma garet queria q ela ficasse mais experta entende ela é muito lentona pra sai xoxona entende valew

Parceiro, pra alcançar o que tu quer, só metendo um turbina com geometria variável, que com uns 1400 rpm já dá o ar da graça!

Sds.

chevi77
24/03/2023, 10:49
Trocando oa bicos injetores pelos do motor 2.8 das Rangers a partir de 2002 ja tera boa melhora. Aumenta a pressao da turbina e o debito (injecao) de diesel em meia volta. Abraco

Queria confirmar o código dos bicos mencionados, quero instalar na minha s10 2.5, que está com motor zero km.
Jogo 4 Bico Injetor Ranger 2.8/maxion Bosch 0433175325 P1112 ​

RicardoFLN
24/03/2023, 16:49
Queria confirmar o código dos bicos mencionados, quero instalar na minha s10 2.5, que está com motor zero km.
Jogo 4 Bico Injetor Ranger 2.8/maxion Bosch 0433175325 P1112 ​

Correto.

2.5 euro I
DSLA 145 P 366
0433 175 061

2.5 euro II
DSLA 145 P 882
0433 175 246

2.8 PS
DSLA 140 P 1112
0433 175 325

chevi77
25/03/2023, 21:33
Correto.

2.5 euro I
DSLA 145 P 366
0433 175 061

2.5 euro II
DSLA 145 P 882
0433 175 246

2.8 PS
DSLA 140 P 1112
0433 175 325

Obrigado! já encomendei os bicos no alliexpress, 103 dilmas:safari-rig:

RicardoFLN
27/03/2023, 19:12
Obrigado! já encomendei os bicos no alliexpress, 103 dilmas:safari-rig:

Pois é, é uma diferença muita absurda de preço. Um kit com 4 ponteiras/agulha/disco da bosch sai por 1200 R$.
300 reais a unidade, um chinês saí por 20 reais. Parece que por 20 pila não dá nem pra comprar o aço bruto pra fabricar um bico.....:smile:. Fico me perguntando se um bicho desses dura mais que 1/10 de um bico bosch!
Quando instalar volta aqui pra nos contar se conseguiram equalizar os 4 bicos certinho.

Sorte aí e Sds.

chevi77
30/03/2023, 17:42
Pois é, é uma diferença muita absurda de preço. Um kit com 4 ponteiras/agulha/disco da bosch sai por 1200 R$.
300 reais a unidade, um chinês saí por 20 reais. Parece que por 20 pila não dá nem pra comprar o aço bruto pra fabricar um bico.....:smile:. Fico me perguntando se um bicho desses dura mais que 1/10 de um bico bosch!
Quando instalar volta aqui pra nos contar se conseguiram equalizar os 4 bicos certinho.

Sorte aí e Sds.

Concordo plenamente! Mas se der ganho de desempenho vai valer à pena! do contrário volto os meus com seus 25 anos de uso :lol:
Outra dúvida, a medida da bomba injetora do pmi até pms da s10 é 1,54?
Quando chegar posto aqui, Obrigado!

RicardoFLN
31/03/2023, 19:46
Concordo plenamente! Mas se der ganho de desempenho vai valer à pena! do contrário volto os meus com seus 25 anos de uso :lol:
Outra dúvida, a medida da bomba injetora do pmi até pms da s10 é 1,54?
Quando chegar posto aqui, Obrigado!

Vix, a tua BI deve ser a 0460414127 (número Bosch), pra essa não tenho esse valor.

Sds.

chevi77
08/05/2023, 18:52
Vix, a tua BI deve ser a 0460414127 (número Bosch), pra essa não tenho esse valor.

Sds.

Saudações! então consegui a informação dessa bomba, é 1.54 segundo amigo Cezar do mercado a diesel, porém ele fala que não adianta colocar os bicos da 2.8 se não trocar a came da bomba, então já encomendei os bicos da 2.5(DSLA148P575), abaixo o bicos da 2.8 que chegou!

https://i.imgur.com/FzHvL8pm.jpg

RicardoFLN
08/05/2023, 19:26
Saudações! então consegui a informação dessa bomba, é 1.54 segundo amigo Cezar do mercado a diesel, porém ele fala que não adianta colocar os bicos da 2.8 se não trocar a came da bomba, então já encomendei os bicos da 2.5(DSLA148P575), abaixo o bicos da 2.8 que chegou!

Será?! Olha, alguma diferença há de dar pois o ângulo do leque de pulverização vai mudar de 148 pra 140. A quantidade de furos é a mesma nos dois, 5 furos, e o diâmetro dos furos é quase o mesmo, 0,22mm pro 148P575 e 0,215mm pro 140P1112. Eu só não sei se vai mudar pra melhor ou pra pior....rsrs
Só não inventa de fazer duas, ou mais mudanças ao mesmo tempo, que aí não vai saber de onde veio a melhora ou piora.

Sds.

RicardoFLN
08/05/2023, 22:02
Até fui atrás de um comparativo que fiz entre os pistões da 2.5 com os da 2.8, pra saber se quando eu transformei meu motor pra 2.8 teria de trocar os bicos, uma vez que as características dos bicos estão intimamente relacionados com a câmara de combustão dos pistões. Na época os dois me pareceram muito parecidos, o que me fez deixar os bicos originais até o momento (80.000 km passados), mas pretendo troca-los. No entanto meu motor era EURO 2. Esse teu é EURO 1, e a câmara de combustão é um tanto quanto diferente. Segue o perfil das câmaras abaixo.

580549
Euro 1

580550
Euro 2

580551
2.8

Percebeu a diferença. Como disse anteriormente, realmente não sei no que pode resultar essa mudança de bicos pro teu motor, é uma loteria. Por isso a sugestão de fazer uma alteração por vez.

Sorte aí na empreitada!

chevi77
09/05/2023, 11:03
Show Ricardo, obrigado pela ajuda, o plano é fazer uma por vez, vou montar um testador de bicos para testar os bicos velhos, e os novos, verificar pressão de abertura e leque, e mais adiante quero abrir e trocar a came da bomba, já achei ela no aliexpress

Valtermendesdias
11/06/2023, 00:17
Oi pessoal minha ranger e xlt ano 2000 era um motor 2.5 tirei o motor fora mandei abrir a camisa na medida do 2.8 coloquei o virabrequim da 2.8 e colocou 4 viela da 2.8 e 4 pistão com anéis da 2.8 só o resto montei como era antes carro ficou show. Antes tinha q usar o 4x4 direto agora já faz dois anos q fiz e nunca mais usei o 4x4 pra falar a verdade o meu 4x4 tá com problema ñ tá acionando mais nunca mais precisei dele já puxei um caminhão 608 com ele sou mecânico só mexo com motores a diesel. Só q o carro ficou a mesma coisa de final q daí teria q trocar o diferencial q o meu é meio curto antes no 2.5 era 3000 giro a 120km/h agora é a mesma coisa com essa mudança a única diferença é q o carro ficou bem mais esperta e com muita mais força e por eu ñ passar de 120 ela ficou um pouco mais economica

Valtermendesdias
11/06/2023, 00:21
Outra coisa q fiz usei a junta de cabeçote da 2.8 e o cabeçote da 2.5 o parafuso da 2.5 tem uns q é 12mm e outro 10mm já na 2.8 daí uns de 12mm e outro de 8mm aí na junta eu abrir os furo de 8mm para o de 10mm

RicardoFLN
13/08/2024, 12:18
Outra coisa q fiz usei a junta de cabeçote da 2.8 e o cabeçote da 2.5 o parafuso da 2.5 tem uns q é 12mm e outro 10mm já na 2.8 daí uns de 12mm e outro de 8mm aí na junta eu abrir os furo de 8mm para o de 10mm

Sim, só tem que se ligar em uma coisa. Obviamente que ao se fazer o aumento da cilindrada, a junta tem de ser a da 2.8, com as seguintes alterações:
1) aumento dos furos para os prisioneiros próximos aos coletores
2) mudança do formato dos furos dos canais de água
3) aumento do furo do duto que manda o óleo para o eixo dos balancins, pois a bomba de óleo dos 2.5 dá 2.8 bar, a dos 2.8 vai nos 3,5 bar

RicardoFLN
09/09/2024, 17:37

Nunca é tarde pra uma correção! Pois então, sempre li aqui no fórum, quando se discute sobre mudança de 2.5 pra 2.8 que os cames das bombas são diferentes.
Me abracei aqui com um catalogo da Bosch, e isso não bate! Os cames de comando são os mesmos nas duas BI's. O que difere entre as duas é o ARRASTADOR, O PISTÃO DE AVANÇO, CORPO DO DISTRIBUIDOR E ALAVANCA REGULADORA.
O came de comando só é diferente nas BI's das Sprinter (MB).
Fui atrás disso pois finalmente, depois de 130.000 km após ter feito o aumento de cilindrada, troquei os bicos para os da 2.8. E já estava a planejar a próxima alteração, que seria na BI, mas que não vai mais ser.....rsrs

Sds.