Ver Versão Completa : Criando suspensão dianteira nova chega de pular!!!
SD GUERREIRO
28/06/2012, 23:26
Boa noite galera do forum!!
Estou algum tempo com plano de mudar a velha suspensão do verdão.
Optei pelo modelo igual do troller, mas tudo feito em ksa , vou estar postando algumas fotos com o decorrer da obra. Ja fiz algumas peças. Estou aberto a sujestões e criticas. Abraços ai vai fotos de como está original.356117356119356118
maico lapschies
28/06/2012, 23:47
olá,
está com eixos de rural?
vai colocar as molas por fora ou em baixo do chassis?
[]'s
SD GUERREIRO
29/06/2012, 00:23
Sim tenho eixos da f75. Vou colocar as molas por fora do chassi. Consegui 2 molas de pampa 4x4 espero que sirva...
maico lapschies
29/06/2012, 09:05
colocando as molas por fora fica melhor, as molas de pampa deve de ficar bom, vai depender peso do motor.
vai colocando fotos da montagem
[]'s
SD GUERREIRO
29/06/2012, 10:58
ai vai fotos de algumas peças prontas do kit. fiz um gabarito para fazer as barras. ficou jóia. ainda falta umas borrachas e a barra panhard. só posso mecher nas horas de folga ...mas devagar vai saindo!!!
356202356203356204
maico lapschies
29/06/2012, 11:48
legal o trabalho...
as barras vc fez com tubos? qual parede? ou e barra maciça?
qual o comprimento, é igual a do troller? já vi nuns jeep cj-5 umas barras bem compridas( o suporte que vai no chassis fica lá no meio, bem perto o dianteiro com o traseiro)
chinelao4x4
29/06/2012, 12:08
acompanhando o topico...:concordo:
Optei pelo modelo igual do troller, mas tudo feito em ksa , vou estar postando algumas fotos com o decorrer da obra.
Parabéns pela iniciativa ! ! ! você é GUERREIRO mesmo ! ! ! boa sorte . . .
Amigo guerreiro tenho uma grande dica para vc sugiro que vc quando tirar foto do seu jeep tenta nao mostrar a placa do jeep pq tem ladrao que esta robando jeep pela as placa pois ela mostra a cidade do dono do jeep esterro ter ajudado mas esta ficando muito bom a adaptação do jeep
SD GUERREIRO
29/06/2012, 13:04
ok corvo valeu pela dica .mas se for assim eu to segurado o meu ta emplacado em bayeux na paraiba ... ele vai te um puta prejuizo me procurando por lá...hauhauah brincadeira so policial militar e sei que com segurança não se brinca valeu a dica.... quanto as barras são maciças de aço 1045 na medida de 1/16" ficou muito forte ...agora minha dúvida é o quanto as molas de pampa vão diminuir com o peso do motor... vu ter que largar o jeep em cima para medir esse é o proximo passo.. de noite posto mais fotos... valeu galera
Claudio Almeida Machado
29/06/2012, 19:54
Fala Senhores,
Legal a iniciativa, eu atualmente estou colocando as molas espirais tbm, cansei da minha já estou com a trseira quase pronta. Atrás eu coloquei igual do troller a gasolina, JPX...com um triangulo....
Vou providenciar fotos...será que posso colocar aqui tbm?
Abraço
anselmorabello
30/06/2012, 01:02
ai vai fotos de algumas peças prontas do kit. fiz um gabarito para fazer as barras. ficou jóia. ainda falta umas borrachas e a barra panhard. só posso mecher nas horas de folga ...mas devagar vai saindo!!!
356202356203356204
Bom dia SD Guerreiro
Vc poderia postar as medidas dessas peças?
De que veiculo é as molas?
Abraço
Isso é gostar do jeep. Mesmoo cansado de pular mudamos a suspensao mas nao compramos um carro mais macio :)
depois nos comente como ficou a dirigibilidade.
outra coisa, ja pensou na trilha com essa suspensao ?
grande abraco.
juleymar73
30/06/2012, 14:22
356202356203356204
Ola amigo, eu tambem estou acompanhando, assim como o Anselmo tambem gostaria que vc postasse as medidas das peças e de que carro SÃO , valew.
juleymar73
30/06/2012, 14:24
Optei pelo modelo igual do troller, mas tudo feito em ksa , vou estar postando algumas fotos com o decorrer da obra. Ja fiz algumas peças. Estou aberto a sujestões e criticas. Abraços ai vai fotos de como está original.356117356119356118
seus amortecedores sao RANCHO ne , qual modelo e.
SD GUERREIRO
30/06/2012, 15:16
podem postar fotos sim é até bom, que nos vamos criando novas idéias... quanto a medida das peças vou medir e posto aki sei que a barra de cima do braço tem 90cm e o espaço entre as duas é de 10 cm mas a de baixo nao lembro mas vou medir....aki vai fotos do andamento do serviço meio devagar mas´como eu disse só posso mxer nas horas de folga. abraço a todos que estão acompanhando o tópico.356357356358356359
SD GUERREIRO
30/06/2012, 15:26
ok juleymar73 as peças foram fabricadas por mim na mesma medida das peças do troller as medidas posto mais tarde pq não lembro todas de cabeça. os amortecedores são modelo rs 9000 mas não recomendo. até são bons claro mas eu esperava mais!! abraço
estou ancioso pelo resultado.
Ola Guerreiro.
Muito bacana, como voce eu gosto de fazer eu mesmo. Alem de se aprender com as adaptacoes, voce sabe exatamente o que tem nas maos.
--//--
Voce esta usando a suspensao do Troller gasolina como referencia ?
--//--
Fica uma recomendação de segurança: Cuidado para o jeep nao tombar dos troncos. Ja me aconteceu do jeep "descer" do macaco por "vontade" propria. Foi sorte ninguem estar em baixo.
chinelao4x4
01/07/2012, 11:40
estou interessado neste sistema , mais é pelo angulo de entrada do jeep, meus jumelos são meu problema, pegam na entrada e as vzs chega á dar medo qud vou descer um barranco !
abrçs
SD GUERREIRO
01/07/2012, 19:19
Ola Guerreiro.
Muito bacana, como voce eu gosto de fazer eu mesmo. Alem de se aprender com as adaptacoes, voce sabe exatamente o que tem nas maos.
--//--
Voce esta usando a suspensao do Troller gasolina como referencia ?
--//--
Fica uma recomendação de segurança: Cuidado para o jeep nao tombar dos troncos. Ja me aconteceu do jeep "descer" do macaco por "vontade" propria. Foi sorte ninguem estar em baixo.
ok valeu pela dica vou reforçar a segurança... estou usando como referência as barras do troller 2010 a diesel não sei a diferença entre o gasolina mas acho que são o mesmo temanho. abraço
SD GUERREIRO
01/07/2012, 19:25
hoje o serviço rendeu um pouco mais. jaq estão no lugar os braços ( ainda ponteados apenas) mas já estão na mesma medida, oque já é um progresso. já fiz tambem a base para as molas, agora o proximo passo é confecção dos suportes superores das molas. ai vai fotos da empereitada de hoje
obs: as fotos não estão muito boas pq foram tiradas com celular . vou ver se arrumo uma makina digital.
356630356629
SD GUERREIRO
01/07/2012, 19:30
estou interessado neste sistema , mais é pelo angulo de entrada do jeep, meus jumelos são meu problema, pegam na entrada e as vzs chega á dar medo qud vou descer um barranco !
abrçs
cara eu tenho esperança que aumente em uma boa quantia o ângulo de entrada. pq as molas originais como eu utilizava atrapalhava bastante... amanhã vou medir a quantia que aumentara. abraço
chinelao4x4
01/07/2012, 20:00
certeza de aumentar bastante se for medir pelos suportes da mola na frente , e vai dar um angulo lateral maior no eixo . fica show e com pouco custo ne? só os amortecedores que fica mais caros, certo ?
SD GUERREIRO
01/07/2012, 20:38
concordo com vc mas estou pensando em usar na frente os amortecedores do MB 608 vi um aki na minha cidade ficou bom. tem um curso bem maior. mas ainda tá em análize.... abraço
juleymar73
01/07/2012, 21:59
hoje o serviço rendeu um pouco mais. jaq estão no lugar os braços ( ainda ponteados apenas) mas já estão na mesma medida, oque já é um progresso. já fiz tambem a base para as molas, agora o proximo passo é confecção dos suportes superores das molas. ai vai fotos da empereitada de hoje
obs: as fotos não estão muito boas pq foram tiradas com celular . vou ver se arrumo uma makina digital.
356630356629
Beleza Amigo, a foto 2 nao da para ver direito mais parece que o link e parafusado no eixo correto. quando for postar fotos vc poderia postar dessa parte mais de perto pra ver com detalhes , mais e ai ja testou a nova suspa.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
georgevalle
02/07/2012, 08:16
Parabens Guerreiro o serviço está ficando ótimo, como fez para prender/calcular a posição do eixo com relação a inclinação dos munhões para que fique com o grau correto do caster (ou camber nunca sei ao certo) pois acredito que este ângulo deva estar correto com a suspensão em repouso e em piso nivelado correto?
SD GUERREIRO
02/07/2012, 17:49
Parabens Guerreiro o serviço está ficando ótimo, como fez para prender/calcular a posição do eixo com relação a inclinação dos munhões para que fique com o grau correto do caster (ou camber nunca sei ao certo) pois acredito que este ângulo deva estar correto com a suspensão em repouso e em piso nivelado correto?
obrigado...olha o ângulo de caster meu já é modificado ,ou seja foi alterado antes para que o diferencial fique alinhado sem forçar os cardãns,e deixando o jeep com as rodas retas correto. para acertar eles com esta suspenção fiz o seguinte, coloquei o jeep nos cepos com um nivel na travessa do chassi. o mesmo fiz com o eixo , depois de nivelado na horizontal, acertei os higteers(não sei se é assim q escreve) os braços da barra de direção para ficarem no nivel também, pq quando foi alterado eles ficavam perfeitamente no nivel para estar certo então imagino eu que se deixar no nivel agora não tem erro, calculando claro que ao subir o peso do jeep sobre ele ele vai dar em torno de 1,5 a 2 graus acima...
SD GUERREIRO
02/07/2012, 17:54
Beleza Amigo, a foto 2 nao da para ver direito mais parece que o link e parafusado no eixo correto. quando for postar fotos vc poderia postar dessa parte mais de perto pra ver com detalhes , mais e ai ja testou a nova suspa.
o linck é parafusado em duas "mesas" de chapa 05mm mas posto fotos hoje a noite.ainda não deu pra terminar ela pq essa semana to empenhado todos os dias com um curso. mas falta só o alojamento superior da mola e a barra panhard. ja fiz as peças só falta montar. mas to ancioso.... abraço
Boa noite Guerreiro! Parabéns pelo trabalho, tá ficando muito bonito, acho que depois que vc. acabar, terei que conhecer Lagoa Vermelha. Abraço.
SD GUERREIRO
02/07/2012, 20:48
Boa noite Guerreiro! Parabéns pelo trabalho, tá ficando muito bonito, acho que depois que vc. acabar, terei que conhecer Lagoa Vermelha. Abraço.
ok amgo sinta-se convidado... o mesmo convite se extende a todos amigos do forum. é so combinar e marcamos akele churrasco característico de lagoa vermelha abraço
georgevalle
03/07/2012, 07:59
Não fale duas vezes semana que vem entraremos em recesso, o problema é o frio.
SD GUERREIRO
03/07/2012, 21:22
Não fale duas vezes semana que vem entraremos em recesso, o problema é o frio.
Que frio q nada por incrivel que paareça nosso inverno ta um verão com média de 25°. apareça mesmo!!! abraço
M-Beltrame
04/07/2012, 09:03
Ta ficando bom, só não usa os amortecedores do 608, coloca uns de dupla ação...
T+
SD GUERREIRO
04/07/2012, 21:31
Ta ficando bom, só não usa os amortecedores do 608, coloca uns de dupla ação...
T+
ok valeu a dica , qual vc recomenda que eu use? abraço
SD GUERREIRO
04/07/2012, 21:37
para quem pedio o close na peça que liga o linck no eixo...
357420357426357428357432
mali9ski
04/07/2012, 21:40
ok valeu a dica , qual vc recomenda que eu use? abraço
O que todos recomendam RANCHO...!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu uso dois de 608 e é uma rampada e um litro de oleo vazado hahaha
meu pai tem 4 rancho guardado to a um tempão tentando passar a mão neles mas não tem geito, ele diz que seu eu dé uma capotada e estragar os amortecedores vai me bater com eles, e eles são bem pesados....hahaha
valew parabéns pelo projeto
SD GUERREIRO
04/07/2012, 21:46
ok só queria algo mais em conta de algum veiculo comercial. abraço
jose angelo
04/07/2012, 21:52
ola amigos to querndo colocar na dianteira da minha f75 essas molas sao de opala
juleymar73
04/07/2012, 23:51
para quem pedio o close na peça que liga o linck no eixo...
357420357426357428357432
Fala amigo eu pedi close nas peças, deu pra ver , e bem simples e bem funcional, valew abraço.
M-Beltrame
05/07/2012, 10:24
ele diz que seu eu dé uma capotada e estragar os amortecedores vai me bater com eles, e eles são bem pesados....hahaha
Hahahahhahahha essa foi foda...
Guerreiro, apesar de nunca ter usado eu te indico o da ranger( mas não é esse com código 1234, é outro bem maior) o povo da minha turma usa ate em troller, porem não são muito barato não, quando eu estava procurando achei para encomendar o par por 280 (salvo engano)mas msm assim é bem mais barato doq os rancho ou outras marcas. Tem tb o da f250 q apareceu no outro tópico, porém esse eu nunca vi montado em nenhum caro, mas vc pode esperar um pouco e usar o cara do outro tópico como cobaia hahahaha :mrgreen:
T+
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
SD GUERREIRO
05/07/2012, 20:52
ola amigos to querndo colocar na dianteira da minha f75 essas molas sao de opala
amigo to usando as molas da pampa 4x4 são mais macias que as do opala 6cc e 10 cm maiores... abraço
SD GUERREIRO
05/07/2012, 20:56
Essa semana não pude botar a mão to loko pra terminar e poder da uma volta. mas essa vida de PM tem muitos imprevistos. estou em um curso que me toma o dia todo. mas agora no fim de semana acho que dou mais uma pegada e se tudo correr bem consigo terminar.
falta pouco. sobre os amortecedores, vou procurar os de ranger e os d f250. pra dar uma olhada. assim que tiver progresso posto mais fotos... OBRIGADO A TODOS AMIGOS DO FORUM QUE ESTÃO PARTICIPANDO E AUXILIANDO NO PROJETO... ABRAÇOS
Claudio Almeida Machado
06/07/2012, 10:38
FAla pessoal estou fazendo uma suspensão para mim a traseira ja esta pronta, estou fazendo 3 link wishbone, eu acho, com triangulo atrás. Ja na frente vou fazer 2 link com panhard...
Da uma olhada ai, criticas e susgestões são bem vindas...Usem o link calculator para fazer a geometria certinha, não fazem no olho. Uso molas traseiras de opala e amortecedor da Ranger...357646357651357654357655357653357647
SD GUERREIRO
06/07/2012, 11:59
fala pessoal estou fazendo uma suspensão para mim a traseira ja esta pronta, estou fazendo 3 link wishbone, eu acho, com triangulo atrás. Ja na frente vou fazer 2 link com panhard...
Da uma olhada ai, criticas e susgestões são bem vindas...usem o link calculator para fazer a geometria certinha, não fazem no olho. Uso molas traseiras de opala e amortecedor da ranger...357646357651357654357655357653357647
parabéns... Muito bom o serviço. Quando conseguir terminar a dianteira quero ver copio a sua idéia para a trazeira... Abraço
netto mietto
06/07/2012, 18:11
interessante vou acompanhar.:curtir:
maxdelta
06/07/2012, 19:33
Se vc colocar o amortecedor de 608, vai acabar ganhando a dureza q vc tinha com o feixe de mola, talvez fique até mais duro q a suspensão original, Amortecedor com curso bom seria o da ranger 97 traseiro, é o q costumam colocar em bands! Outro amortecedor de alto curso seria o traseiro da pickup das bands acima de 95, tem alguns q são turbo-gás!
O da RAM parece ter alto curso, mas não sei se é olhal/olhal! Pode ser o do troller tb! O pessoal dos engesas costumam usar amortecedores de f4000, tem um bom curso e é macio!
Boa sorte!
chinelao4x4
06/07/2012, 19:46
quem se habilita a´fazer em produção por um preço bom ? TE UNS KITS AI QUE OS KR TA LOCO !
esse do traz. é bem interessante tambem, daria um otimo kit juntando tudo deste topico !
SD GUERREIRO
06/07/2012, 20:47
se vc colocar o amortecedor de 608, vai acabar ganhando a dureza q vc tinha com o feixe de mola, talvez fique até mais duro q a suspensão original, amortecedor com curso bom seria o da ranger 97 traseiro, é o q costumam colocar em bands! Outro amortecedor de alto curso seria o traseiro da pickup das bands acima de 95, tem alguns q são turbo-gás!
O da ram parece ter alto curso, mas não sei se é olhal/olhal! Pode ser o do troller tb! O pessoal dos engesas costumam usar amortecedores de f4000, tem um bom curso e é macio!
Boa sorte!
pois é cara, me falaram que esse do 608 é muito duro. Mas esse da f4000 me interessou. Amanha vou dar uma pesquisada. Abraço
SD GUERREIRO
06/07/2012, 20:50
quem se habilita a´fazer em produção por um preço bom ? Te uns kits ai que os kr ta loco !
Esse do traz. é bem interessante tambem, daria um otimo kit juntando tudo deste topico !
na verdade não seria dificil fazer em série. Uma vez feito o gabarito o resto é barbada, o pior é o primeiro que tem de cer acertado. Se alguem se interessa posso passar o modelo do gabarito dos linck...abraços
Claudio Almeida Machado
06/07/2012, 22:22
Fala Guerreiro, como vão as coisas...
Vc tem os gabaritos dos links prontos com vc? pode me passar se sim? Ainda tenho que fazer a susp dianteira...
Pode passar para o e-mail, claudiojfmachado@yahoo.com.br
SD GUERREIRO
07/07/2012, 08:54
Fala Guerreiro, como vão as coisas...
Vc tem os gabaritos dos links prontos com vc? pode me passar se sim? Ainda tenho que fazer a susp dianteira...
Pode passar para o e-mail, claudiojfmachado@yahoo.com.br
claro... assim que eu estiver em cassa passo para vc por email... abraço
juleymar73
07/07/2012, 14:05
Opa , passa pra mim tambem, juleymar@hotmail.com , valew.
Ola Guerreiro! Boa Tarde! Enquanto não marcamos o churrasco em Lagoa Vermelha poderia por gentileza passar o que vc tiver de desenhos do seu projeto por e-mail? (veby@bol.com.br), obrigado Abraço.
SD GUERREIRO
07/07/2012, 20:03
ok pessoal mandarei para todos oque possuo... abraços
anselmorabello
07/07/2012, 20:47
ok pessoal mandarei para todos oque possuo... abraços
Boa noite
Guerreiro se não for encomodo manda pra mim também.
anselmorabello2@hotmail,com
Abraços
Tambem tenho interesse sikartgs@gmail.com
Abracos
SD GUERREIRO!
Parabéns pelo seu trabalho!
Va deixando as informações, pois me parece que tem bastante forista interessado no projeto!
Deixe registrado também a espessura das chapas, para que os que forem copiar, não faça cagada, deixando a peça fraca, podendo assim romper.
A quem for copiar, respeite as medidas passadas, para não ter dissabores com sua viatura.
Abraços.
Kim.
SD GUERREIRO
08/07/2012, 18:32
SD GUERREIRO!
Parabéns pelo seu trabalho!
Va deixando as informações, pois me parece que tem bastante forista interessado no projeto!
Deixe registrado também a espessura das chapas, para que os que forem copiar, não faça cagada, deixando a peça fraca, podendo assim romper.
A quem for copiar, respeite as medidas passadas, para não ter dissabores com sua viatura.
Abraços.
Kim.
com certeza KIM... valeu a dica e obrigado pelo reconhecimento... acredito que todos que postam seus projetos aki tem o reconhecimento que muitas veses não temos no local, pois nem todos entendem dessas viaturas né..
a respeito das medidas estarei mandando amanha a todos sem falta. e também vou postar aki no forum, com medidas e espessuras . hoje tive uns problemas e não pude botar a mão no jipão, ja tem quase uma semana. mas amanhã é o dia de folga.
sem falta vai ter progresso. abraço a todos que acompanham o tópico.
SD GUERREIRO
12/07/2012, 19:12
boa noite pessoal. demorou mas ta ai o gabarito. hoje tive progresso coloquei a mola do lado direito com o suporte no chassi . amanha tiro fotos para postar abraços.
SD GUERREIRO
12/07/2012, 19:25
acho que essa da pa ve melhor aumentei a imagem
chinelao4x4
12/07/2012, 19:56
acho que essa da pa ve melhor aumentei a imagem
ainda não deu pra visualizar direito...:?
SD GUERREIRO
12/07/2012, 20:44
agora acho q deu vamo v
Claudio Almeida Machado
13/07/2012, 20:07
Fala guerreiro, como vão as coisas?
Cara qual mola que vc usará na frente? O meu ta com motor original e até agora não sei o certo qual eu usarei...o que vc acha???
Não consegui visualizar as medidas que estão no gabarito que vc enviou..
Abraço
SD GUERREIRO
14/07/2012, 16:00
vou modificar a imagem e mando de novo as molas são da pampa 4x4 .. ai vão mais fotos das molas no lugar com os suportes... abraços358888358889
juleymar73
14/07/2012, 16:30
Fala guerreiro, recebi o Email , obrigado.
agora acho q deu vamo v
Ola Guerreiro Bom Dia! Não consegui visualizar os desenhos, quando aumento a imagem, perde totalmente a nitidez. Abr.
SD GUERREIRO
16/07/2012, 14:32
ja to providenciando um novo gabarito com imagens maiores. assim que terminar posto aki.. novas fotos tambem amanha busco as peças do suporte do amortecedor. abraços a todos
SD GUERREIRO
18/07/2012, 19:51
ola pessoal terminei a suspensão hoje ja ta rodando, embora falte alguns acabamentos tipo pintura e reforço em alguns pontos amanha posto fotos abraços a todos
SD GUERREIRO
19/07/2012, 15:50
359751359752359753359754359755
ae pessoal estão as fotos que prometi. na foto 4 olhem em cima do paralama o emaranhado de fios que ficou pq tirei o paralama. mais $ pro eletricista...na suspensão agora só falta a pintura e uns detalhes. quem ficou sem o gabarito me passa o endereço de email que eu mando. pq não consigo postar a imagem ela fica bem pequena...ou add no msn audioteclv@hotmail.com, abraços...
Claudio Almeida Machado
19/07/2012, 16:19
Fala meu nobre, ficou bacana, vc acha q melhorou bem o conforto?
Na traseira vc vai fazer tbm?
Essas molas da pampa 4x4 vc comprou novas? esta dificil de encontrar elas aqui em juiz de fora, elas tem muita diferença para as da pampa normal? estou querendo colocar da pampa normal msm.
Se possível tem tem como tirar uma foto atras do eixo onde fixam os links?
Cara eu arumei um eixo dianteiro canela fina, não consigo arrumar os canela grossa, se eu dar uma reforçada neles com algumas chapas de aço vc acha que pode dar problema? tendo em vista que meu motor é bem pesado é o original 6cc mas para frente devo colocar um opala 4cc.
Ficou bacana,
Manda o gabarito dos links para o e-mail: claudiojfmachado@yahoo.com.br
valeu
SD GUERREIRO
19/07/2012, 17:15
fala meu nobre, ficou bacana, vc acha q melhorou bem o conforto?
Na traseira vc vai fazer tbm?
Essas molas da pampa 4x4 vc comprou novas? Esta dificil de encontrar elas aqui em juiz de fora, elas tem muita diferença para as da pampa normal? Estou querendo colocar da pampa normal msm.
Se possível tem tem como tirar uma foto atras do eixo onde fixam os links?
Cara eu arumei um eixo dianteiro canela fina, não consigo arrumar os canela grossa, se eu dar uma reforçada neles com algumas chapas de aço vc acha que pode dar problema? Tendo em vista que meu motor é bem pesado é o original 6cc mas para frente devo colocar um opala 4cc.
Ficou bacana,
manda o gabarito dos links para o e-mail: claudiojfmachado@yahoo.com.br
valeu
valeu dotor... Olha sobre as molas uns dizem que ela é um pouco mais firme
mas pra ser sincero não vi diferença pampa del rey belina tudo igual...
Vou tirar a foto de noite e posto (aa makina ta com a patroa) hauahuha
sobre o eixo, a diferença deles somente na bitola pq as paredes de ferro usadas são da mesma espessura e o diferencial é dana 44 também. Mas se vc quiser aki temos eixos canela grossa posso ver com o pessoal daki ....
Em relação ao motor a unica coisa que te aconselho é testar o quanto as molas vão baixar com o peso. As minhas eu comprei usadas. Elas baixaram uns 15 cm mas pra isso vc larga o peso do jeep em cima pra ver e mede. Dae vc ve onde coloca o suporte superior mais pra cima ou para baixo conforme a altura desejada. Na traseira do jeep quero ve se faço a 4 link akela com um triangulo mas isso pro mes que vem . Vou mandar o gabarito. Abraços
EM TEMPO: O CONFORTO MUDOU MUUUITO MESMO ONDE FICAVA PULANDO ANDA COMO UMA GALAX HAUAHUAH (QUASE)....
Claudio Almeida Machado
19/07/2012, 17:30
Vou testar estas da pampa para ver direitinho.
Vc ta pensando em usar quais molas na traseira?
No meu eu ja terminei a traseira, fiz com o triangulo, postei algumas fotos aqui a algumas paginas atrás de uma olhada qualquer coisa estou a disposição...
Pois e cara o problema e a distancia sou de minas, acredito que não deva valer a pena trazer este eixo...vou correr atrás por aqui msm, deva aparecer...rsrs
Abraço
ae pessoal estão as fotos que prometi. na foto 4 olhem em cima do paralama o emaranhado de fios que ficou pq tirei o paralama. mais $ pro eletricista...na suspensão agora só falta a pintura e uns detalhes. quem ficou sem o gabarito me passa o endereço de email que eu mando. pq não consigo postar a imagem ela fica bem pequena...ou add no msn audioteclv@hotmail.com, abraços...
Boa Notie SD GUERREIRO,
Qual o negativo de suas rodas ou vc usa espaçadores para ficar distante a roda da adaptação?
Aproveitando, meus parabens, ficou show de bola...
SD GUERREIRO
19/07/2012, 22:14
Boa Notie SD GUERREIRO,
Qual o negativo de suas rodas ou vc usa espaçadores para ficar distante a roda da adaptação?
Aproveitando, meus parabens, ficou show de bola...
obrigado amigo ...
o off set das rodas é 0° ou seja bem no centro da roda
não uso espaçadores mas tenho eixos de pick up f75
abraços...
SD GUERREIRO
19/07/2012, 22:18
Vou testar estas da pampa para ver direitinho.
Vc ta pensando em usar quais molas na traseira?
No meu eu ja terminei a traseira, fiz com o triangulo, postei algumas fotos aqui a algumas paginas atrás de uma olhada qualquer coisa estou a disposição...
Pois e cara o problema e a distancia sou de minas, acredito que não deva valer a pena trazer este eixo...vou correr atrás por aqui msm, deva aparecer...rsrs
Abraço
ainda não sei qual usar na traseira. acho que as de pampa mesmo. mas com certeza vou precizar de auxilio abraço....
Ola Guerreiro Bom Dia! Parabéns pela obra de arte! Se vc puder me envia os desenhos. Obrigado Abraço (veby@bol.com.br)
juleymar73
21/07/2012, 21:34
Fala GUERREIRO, tava vendo suas fotos e lenbrei que meu jeep ta com eixos originais, eu pretendo por uns alargador de rodas, sera que da pra fazer essa adaptação no meu jeep com eixos originais.
Claudio Almeida Machado
21/07/2012, 22:17
Fala e Guerreiro e todos nossos amigos...
Estou com mais uma dúvida em relação a susp dianteira. Olha só na primeira foto vc poderia me informar qual é a distância de centro a centro dos links?
Outra coisa, estas buchas parece ser de nylon, é isso mesmo? cheguei a comprar um nylon para fazer as buchas da minha suspensão, mas ai surgiu outra dúvida.
Deicha eu ver se vou consegui explicar o que estou querendo dizer, imagina vc andando em um piso liso e derrepente apenas um dos lados da sobe em obstáculo não muito pequeno tipo assim uns 0,5 M, o que eu imagino que a angulação da chapa que une as duas buchas e ao eixo vai se alterar, porém o outro lado permanesse no plano, conseguentemente com o angulo sem alteração, com isso submetendo o eixo a um esforço de torção, no caso seria melhor uma bucha de borracha que permite alguma compesação destes variações que podem ocorrer, se fazer as buchas de nylon o eixo ficará rigido forçando muito as buchas levando-as a desgaste premeturo. Da uma olhada na outra foto, e claro que está exagerado mas acontece isso...
O que vc's acham???
Abraço360108360109
SD GUERREIRO
22/07/2012, 08:22
Claudio, é realmente questionável seu pensamento. até acredito que se vc utilizar buchas de borracha terá um desempenho superior.
mas aki na minha cidade tanto pela falta de material como lojas de autopeças para facilitar a aquisição do material. o pessoal tem utilizado a tempos essas buchas de nylon. até agora não deu problemas. mas sempre é tempo de inovar. vc pode utilizar as do troller eu acredito que de certo. quanto a torção do eixo ela é bem compensada pelas buchas de borracha que ligam os tirantes ao chassi.
LEMBRO A TODOS QUE ESTÃO FABRICANDO SUSPENSÃO DE VERIFICAREM O ÂNGULO DO CÁSTER QUANDO O JEEP JA ESTIVER COM O PESO SOBRE A MOLA. OU SEJA QUANDO ELE ESTIVER RODANDO NORMAL O ÂNGULO TEM QUE ESTAR ALINHADO.
Tive um problema com isso calculei o ângulo com o jeep levantado e quando baixei ficou errado. tive que ajustar depois deu muuuito trabalho. abraços
SD GUERREIRO
22/07/2012, 08:28
Fala GUERREIRO, tava vendo suas fotos e lenbrei que meu jeep ta com eixos originais, eu pretendo por uns alargador de rodas, sera que da pra fazer essa adaptação no meu jeep com eixos originais.
ok juleymar. da pra fazer sim cara o unico ponto a rever seria a posição das molas derrepente vc tera que por em baixo do chassi
ou fazer um ressalte para que elas fiquem em um suporte sob o munhão onde não atrapalhe a esterção das rodas. tenho umas imagens. vou achar e te mando. vc deve fazer o suporte dos tirantes bem abaixo do chassi e faz o suporte das molas ao lado. funciona bem temos uns willys aki assim funciona mesmo. abraço
Claudio Almeida Machado
22/07/2012, 10:22
Claudio, é realmente questionável seu pensamento. até acredito que se vc utilizar buchas de borracha terá um desempenho superior.
mas aki na minha cidade tanto pela falta de material como lojas de autopeças para facilitar a aquisição do material. o pessoal tem utilizado a tempos essas buchas de nylon. até agora não deu problemas. mas sempre é tempo de inovar. vc pode utilizar as do troller eu acredito que de certo. quanto a torção do eixo ela é bem compensada pelas buchas de borracha que ligam os tirantes ao chassi.
LEMBRO A TODOS QUE ESTÃO FABRICANDO SUSPENSÃO DE VERIFICAREM O ÂNGULO DO CÁSTER QUANDO O JEEP JA ESTIVER COM O PESO SOBRE A MOLA. OU SEJA QUANDO ELE ESTIVER RODANDO NORMAL O ÂNGULO TEM QUE ESTAR ALINHADO.
Tive um problema com isso calculei o ângulo com o jeep levantado e quando baixei ficou errado. tive que ajustar depois deu muuuito trabalho. abraços
E foda neh cada momento aparece uma surpresa nessas nossas adptações, mas vamos lá...
E vou ver direitinho, mas acho que vou fazer de nylon msm, como já disse ja até comprei o material...
Qualquer coisa posto aqui...
Ah deixa eu te falar, estas mesmas buchas em questão, qual a distância de centro a centro delas?
Abraço
SD GUERREIRO
22/07/2012, 22:23
boa noite Claudio!
vou medir e posto aki. mas em relação seu projeto va postando fotos para acompanharmos. abraço
Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 15:31
segue abaixo
Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 15:34
Fala guerreiro, como vão as coisas?
Cara a susp dianteira ainda não estou mexendo, pois estou no trabalho semana que vem estarei em casa e vou então mexer, e quando começar vou postando as fotos...
Outra coisa, vc por acaso já fez algum teste de curso desta suspensão? ou seja ela abre bem sem tirar a outra roda do chão? Pois um amigo disse que este tipo de suspensão que vc fez e eu irei fazer não oferece um bom curso, que é danada para tirar a outra roda do chão, isto procede, o que vc acha?
Abraço
SD GUERREIRO
23/07/2012, 20:54
fala cláudio...
tudo tranquilo por aki agora vou começar a suspensão traseira...
em relação ao curso, eu achei bacana. vou tirar umas fotos amanha e posto aki . seu amigo deve ter visto alguma suspensão dessas com os braços mais curtos, dai sim fica bem limitado o curso dela. mas esses que eu fiz tem 90 cm de braço, e a mola tem 50 cm, a suspensão só não torce mais por causa dos amortecedores que tem pouco curso. se vc ver nas fotos tive que por ele mais para cima ja pra aumentar o seu desempenho. abraço
Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 21:13
Esses braços realmente limita bem a susp, acho q fazendo na moral do jeito que tem que ser feito acredito que terá problemas...
Manda as fotos para nos darmos uma olhada...
Abração
Fica com Deus!
M-Beltrame
23/07/2012, 22:37
Esses braços realmente limita bem a susp, acho q fazendo na moral do jeito que tem que ser feito acredito que terá problemas...
Manda as fotos para nos darmos uma olhada...
Abração
Fica com Deus!
Claudio, procura no forum a cj5 do juninho Bitencourt ( ele usou o braço no estilo do engesa com os pontos de fixação do eixo no sentido horizontal e usa a msm mola do guerreiro) e a Dodge dakota do renato fraga (usa os braços no msm estilo do troller (fixação vertical)). Se vc dizer q qualquer um dos dois tem um curso ruim eu vou precisar mudar os meus conceitos.
Fica bom, basta ser bem feito.
T+
Claudio Almeida Machado
23/07/2012, 23:54
Fala Beltrame, como vão as coias?
Pois eh cara, vou ver diretinho...para meu uso não precisa ter aquele curso de sei lá o quanto...devo fazer deste jeito msm que é mais facil...rsrs
Na traseira eu fiz com triangulo tipo o do JPX mas para fazer na frente vai dar uma mão de obra do caralho por causa das barras de direção...vc chegou a ver as fotos que eu postei neste tópico a algumas páginas atrás? eu lembro que vc pediu para eu mandar as fotos para vc mas acabei esquecendo, da uma olhada...vou ver o carro deles como ficou a susp, a também o guerreiro ficou de postar umas fotos da susp dele...eu acho que devo fazer igual do troller msm, igual a do nosso amigo guerreiro...
Abraçall
Fala e Guerreiro e todos nossos amigos...
Estou com mais uma dúvida em relação a susp dianteira. Olha só na primeira foto vc poderia me informar qual é a distância de centro a centro dos links?
Outra coisa, estas buchas parece ser de nylon, é isso mesmo? cheguei a comprar um nylon para fazer as buchas da minha suspensão, mas ai surgiu outra dúvida.
Deicha eu ver se vou consegui explicar o que estou querendo dizer, imagina vc andando em um piso liso e derrepente apenas um dos lados da sobe em obstáculo não muito pequeno tipo assim uns 0,5 M, o que eu imagino que a angulação da chapa que une as duas buchas e ao eixo vai se alterar, porém o outro lado permanesse no plano, conseguentemente com o angulo sem alteração, com isso submetendo o eixo a um esforço de torção, no caso seria melhor uma bucha de borracha que permite alguma compesação destes variações que podem ocorrer, se fazer as buchas de nylon o eixo ficará rigido forçando muito as buchas levando-as a desgaste premeturo. Da uma olhada na outra foto, e claro que está exagerado mas acontece isso...
O que vc's acham???
Abraço360108360109
Fala Cláudio,
Com relação a sua obsevação, acho que não teria problema, pois o link na extermidade que é fixada no centro do chassi fica em único ponto e ainda é preso por borracha. Por isto quando o link torcer, a outra extermidade irá girar automáticamente. Não sei se consegui explicar... Abraços.
M-Beltrame
24/07/2012, 10:48
Fala Beltrame, como vão as coias?
Pois eh cara, vou ver diretinho...para meu uso não precisa ter aquele curso de sei lá o quanto...devo fazer deste jeito msm que é mais facil...rsrs
Na traseira eu fiz com triangulo tipo o do JPX mas para fazer na frente vai dar uma mão de obra do caralho por causa das barras de direção...vc chegou a ver as fotos que eu postei neste tópico a algumas páginas atrás? eu lembro que vc pediu para eu mandar as fotos para vc mas acabei esquecendo, da uma olhada...vou ver o carro deles como ficou a susp, a também o guerreiro ficou de postar umas fotos da susp dele...eu acho que devo fazer igual do troller msm, igual a do nosso amigo guerreiro...
Abraçall
Iae Claudio blza?
Eu vi as fotos sim, esto acompanhando o tópico. Quando vc for ver os tópicos q eu falei ve t o do Troller taxi do Zeca-cj, ele esta fazendo a susp no msm estilo da sua (ou vc esta fazendo no estilo da dele:mrgreen:) 3link na traseira e 2 link na dianteira... Olha mais as ultimas pgs.
T+
SD Guerreiro,
Você poderia postar mais fotos da fixação do link no chassis?
Ficou somente aquela chapa soldada ou você reforçou de alguma maneira?
Abs.
SD GUERREIRO
24/07/2012, 20:31
SD Guerreiro,
Você poderia postar mais fotos da fixação do link no chassis?
Ficou somente aquela chapa soldada ou você reforçou de alguma maneira?
Abs.
vou postar sim, apesar estou devendo umas fotos do curso da suspensão, mas amanha se sair um sol tiro as fotos pq hoje caiu agua... e aproveitei para sujar ele um pouco!!
a chapa que foi soldada ao chassi foi feito um reforço de chapa da mesma espessura formando um "T" (DEITADO) mas amanha posto umas fotos. abraços
SD GUERREIRO
25/07/2012, 22:30
boa noite pessoal. hoje consegui tirar umas fotos, tirei da parte onde prende os braços no chassi e da suspensão.eu me agradei do curso dela, embora ele seja limitado pelos amortecedores que são curtos.
360859360861360862360863360860
SD GUERREIRO
25/07/2012, 22:34
desculpem a qualidade das imagens . foram tiradas com celular. (ainda compro uma camera digital)
Claudio Almeida Machado
26/07/2012, 07:23
Fala Guerreiro...
Valeu pelas fotos, realmente o curso ficou bom, para meu uso deste jeito está bom...To ancioso para começar a mexer no meu...
E estes alargador de paralamas, onde vc comprou os mesmos...são bacanas...
Já vai mexer na traseira???
Abraço
boa noite pessoal. hoje consegui tirar umas fotos, tirei da parte onde prende os braços no chassi e da suspensão.eu me agradei do curso dela, embora ele seja limitado pelos amortecedores que são curtos.
360859360861360862360863360860
SD Guerreiro, muito bacana o serviço, como vc. disse os amortecedores estão limitando... mas note que o curso dessas fotos está todo nos feixes de mola beleza?, Se repara a diferença de abertura das rodas dianteiras é quase nenhuma, enquanto nas traseiras está tudo torcido...
Eu particularmente ainda acho feixe de mola a melhor opção pro jeep, mas se vc. gostou do resultado é o que vale, novamente parabéns pelo trampo, sou fã de trampos DIY...:palmas:
SD GUERREIRO
26/07/2012, 12:35
sim eu concordo que os feiiches de molas são muito bons. mas em relação ao conforto nem se compara. falo por experiência. quanto ao curso da suspensão meu motor é muito leve e as molas estão bem pressionadas. onde tudo isso gerou pouca torção mas ainda está em fase de ajustes. proximo passo é acertar a barra panhard e trocar os amortecedores. logo apos incia-se a suspensão traseira.
SD GUERREIRO
26/07/2012, 12:40
Fala Guerreiro...
Valeu pelas fotos, realmente o curso ficou bom, para meu uso deste jeito está bom...To ancioso para começar a mexer no meu...
E estes alargador de paralamas, onde vc comprou os mesmos...são bacanas...
Já vai mexer na traseira???
Abraço
Não por isso Cláudio!!!
os alargadores eu que fiz em fibra, usei um alargador velho de wrangler. só tive que cortar um pouquinho. mas deu certo
na suspensão traseira ja mandei cortar os moldes que fiz em papelão para o suporte da mola e para suporte dos braços. agora falta as buchas e braços, mas estes vão ficar para o mês que vem $$$ entende né?hauhsau
mandei cortar no plasma em chapa 8mm acho que vai dar conta. assim que chegar posto imagens. abração
M-Beltrame
26/07/2012, 13:57
Iae Guerreiro!
Cara não é pra "botar agua" no trampo mas tem algo errado ai.
Como o Tuna disse só a traseira "trabalhou"...
Algo deve estar travando a susp, qual a bucha q vc usou na panhard?
Quando vc for testar de novo tira os amortecedores só pra testar...
T+:concordo:
Claudio Almeida Machado
26/07/2012, 14:34
Fala pessoall,
Cara sem colocar lenha na fogueira e também longe de criticar as alterações que cada um faz em seu carros, acho que cada um faz o que acha melhor dentro de suas intenções e para tal uso...
A alguns dias atrás fiquei meio encabulado com esta suspensão de 2 link, pois se um lado da roda sobe e o outro desce os suporte que prende os links ao eixo mundão munda de angulação justamente um oposto do outro, com isto o eixo fica submetido a torção travando a susp, levando ela a movimentação até o limite que as buchas podem suportar a torção do eixo...deu para entender...agora temos que levar em consideração o que cada um pretende fazer com o seu carro, pois não adianta nada o cara ter 2 metros de curso de susp sendo que ele vai usar o carro apenas para trilhas leves e passeios...
Da uma lida do começo até o fim do link postado abaixo, ele fala sobre a suspensão do troller, 2 link...e ve se vc's entendem o que eu quis dizer anteriormente e agora...
Abraço a todos....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/6854-curso-da-suspencao-do-troller.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/6854-curso-da-suspencao-do-troller.html)
M-Beltrame
26/07/2012, 16:29
Fala pessoall,
Cara sem colocar lenha na fogueira e também longe de criticar as alterações que cada um faz em seu carros, acho que cada um faz o que acha melhor dentro de suas intenções e para tal uso...
A alguns dias atrás fiquei meio encabulado com esta suspensão de 2 link, pois se um lado da roda sobe e o outro desce os suporte que prende os links ao eixo mundão munda de angulação justamente um oposto do outro, com isto o eixo fica submetido a torção travando a susp, levando ela a movimentação até o limite que as buchas podem suportar a torção do eixo...deu para entender...agora temos que levar em consideração o que cada um pretende fazer com o seu carro, pois não adianta nada o cara ter 2 metros de curso de susp sendo que ele vai usar o carro apenas para trilhas leves e passeios...
Da uma lida do começo até o fim do link postado abaixo, ele fala sobre a suspensão do troller, 2 link...e ve se vc's entendem o que eu quis dizer anteriormente e agora...
Abraço a todos....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/6854-curso-da-suspencao-do-troller.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/6854-curso-da-suspencao-do-troller.html)
Claudio eu já tilha lido esse tópico, e concordo q como o link te 2 fixações no eixo a movimentação fica prejudicada, porém esse problema não limita tanto curso assim e no caso de vcs q estão fazendo a susp do zero podem usar buchas maiores q permitem uma maior articulação.
O as fotos do link é a dakota do Renato, olha a susp dela, é muito boa e é o msm sistema...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/48227-dodge-dakota-4x4-deep-purple.html
T+
Renato Fraga
27/07/2012, 03:23
O as fotos do link é a dakota do Renato, olha a susp dela, é muito boa e é o msm sistema...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/48227-dodge-dakota-4x4-deep-purple.html
T+
Beltrame, valeu pela citação.
Estou de espectador nesse tópico, justamente por me interessar muito quando o assunte é suspensão.
Existe um mito de que 2 link com panhard é isso e aquilo. Eu gosto, acho um sistema simples, eficiente, e confiável. É fato que no meu carro eu gostaria de fazer a suspensão traseira com WhishBone, mas precisaria mudar o tanque de combustível de lugar.
Quando a suspensão trabalha, as buchas que estão ligando os links ao eixo trabalham, mas longe de limitar o curso da suspensão. Uma dica é fazer os braços o mais longo suficiente, pois assim, a angulação nas extremidades (buchas) fica menor.
Referente à foto do Jeep do Amigo Guerreiro, não tem nada de errado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=360859&d=1343265940
Tudo depende da distribuição de peso do veículo, do setup das molas, amortecedores, etc etc etc.
Subir com a roda dianteira, é comum forçar a suspensão traseira trabalhar, até mesmo porque o peso todo do carro acaba indo para a sua porção traseira.
Observem as fotos do meu carro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143064&d=1225995748
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143063&d=1225995697
Notem que elevando o carro pela dianteira, quem está trabalhando mais é a suspensão traseira.
Agora, invertendo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143065&d=1225995835
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143072&d=1225996321
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143066&d=1225995881
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143067&d=1225996006
Dá pra falar que o 2 link limita o curso da suspensão???
Essas fotos foram feitas assim que o carro saiu da oficina, tem já uns 4 anos. Hoje, já realizei alguns acertos, e o trabalho da suspensão melhorou ainda mais....
O que eu acho mais legal do sistema de molas helicoidais, é que fica bem fácil prever os limites do curso da suspensão, o que no caso dos feixes de molas, fica mais difícil.
Removendo as molas, com o carro todo arriado sobre os batentes, cria-se as fixações para o amortecedor, tomando a medida dele fechado. Se quer por um amortecedor de 20 polegadas de curso, beleza, fazendo assim, nunca vai dar batente. Quando a suspensão abrir, se a mola estiver solta em uma das extremidades, o eixo vai embora buscar o chão. Com os feixes de molas, esse ajuste é um pouco mais complicado.
Abraços a todos
SD GUERREIRO
27/07/2012, 21:32
olha pessoal, como eu disse todas criticas são bem vindas.minha suspensão esta em fase de aperfeiçoamento,ainda tem alguns erros, como a barra panhard por exemplo que não ficou bem na horizontal, outra coisa que me falaram e realmente tem sentido, é a barra de direção que liga o setor nos munhoes tem que ficar o maximo na horizontal tambem. lembro também que meu jeep esta com os amortecedores trazeiro completamente pifados oque facilita a torção das molas traseiras. mas lembro que todas as criticas são analizadas, e tambem axo que tudo que disseram tem um certo sentido as buxas da minha barra panhard são de nylon oque deve dificultar realmente um pouco o curso da suspensão. abraço a todos
Renato Fraga
27/07/2012, 22:48
Guerreiro, fique atento para não criar problemas ao seu projeto.
Barra panhard não necessariamente deve ficar na horizontal, ao menos na suspensão dianteira.
O que precisa sim, é ficar paralela, e de preferência, do mesmo comprimento da drag link.
Drag Link é a barra que liga o pitman ao munhão.
Se houver algum desajuste entre essas barras, vai acontecer o que se conhece por Bumpsteer.
Bumpsteer, é o efeito que as rodas esterçam involuntariamente com o trabalho da suspensão. Na prática, o carro fica saracotiando na pista conforme o carro balança, tornando a condução perigosa.
Se por conta do projeto, as barras ficarem em diagonal com o horizonte, não tem problema. Cherokee e vários outros carros são assim sem problema algum. A obrigação é que elas fiquem sempre paralelas.
Lógico que se puder ficar horizontal, é melhor, mas nada que vai condenar o seu carro.
Se tiver qualquer dúvida, pode questionar que terei o maior prazer em te ajudar.
Abração
SD GUERREIRO
28/07/2012, 14:56
guerreiro, fique atento para não criar problemas ao seu projeto.
Barra panhard não necessariamente deve ficar na horizontal, ao menos na suspensão dianteira.
O que precisa sim, é ficar paralela, e de preferência, do mesmo comprimento da drag link.
Drag link é a barra que liga o pitman ao munhão.
Se houver algum desajuste entre essas barras, vai acontecer o que se conhece por bumpsteer.
Bumpsteer, é o efeito que as rodas esterçam involuntariamente com o trabalho da suspensão. Na prática, o carro fica saracotiando na pista conforme o carro balança, tornando a condução perigosa.
Se por conta do projeto, as barras ficarem em diagonal com o horizonte, não tem problema. Cherokee e vários outros carros são assim sem problema algum. A obrigação é que elas fiquem sempre paralelas.
Lógico que se puder ficar horizontal, é melhor, mas nada que vai condenar o seu carro.
Se tiver qualquer dúvida, pode questionar que terei o maior prazer em te ajudar.
Abração
valeu renato. Com certeza vão surgir duvidas assim que eu for terminar os ajustes. Minha barra que liga o pitman vai até o meio da barra de direção. Estilo f1000. Oque vc recomenda. Sera que preciso muar ela ate o munhao? Ou só deixo elas paralelas?. Grande abraço
Belo trabalho Guerreiro, estou aqui acompanhando o topico.
Guerreiro, se eu nao me engano essas molas do pampa tem 480mm de altura, assim que puder vc poderia me falar como ficou as medida da altura das molas, (dianteira e traseira) com o jeep encima delas?
Forte Abraco.
georgevalle
30/07/2012, 08:50
Guerreiro é preciso mudar a barra de direção como o Renato falou, as duas barras devem obrigatoriamente ficarem paralelas e de preferencia com comprimentos iguais, com relação ao curso da suspensão não tem nada haver com as buchas e sim com a mola correta (algo muito dificil de acertar) e tambem como o Renato ja falou e mostrou o trabalho no carro dele, o sistema de dois link's funciona muito melhor que o feixe de molas pois quem vai definir a capacidade de trabalho da suspensão é a mola e o amortecedor, quanto a duvida do Claudio em relação as buchas trabalharem no eixo quando a suspensão trabalha é a bucha da barra ao chassi que vai trabalhar é nela que vai ter toda a torção e tambem um pequeno "giro" é o mesmo funcionamento da suspensão da F-1000 que é tão elogiada nas pickup's, e as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap pois o diferencial ao tracionar vai rotacionar a carcaça e força estas buchas e se forem macias irão permitir um pequeno movimento que pode quebrar as cruzetas alem de causar vibração e a sensação de "embreagem de sapo".
SD GUERREIRO
30/07/2012, 11:04
Guerreiro é preciso mudar a barra de direção como o Renato falou, as duas barras devem obrigatoriamente ficarem paralelas e de preferencia com comprimentos iguais, com relação ao curso da suspensão não tem nada haver com as buchas e sim com a mola correta (algo muito dificil de acertar) e tambem como o Renato ja falou e mostrou o trabalho no carro dele, o sistema de dois link's funciona muito melhor que o feixe de molas pois quem vai definir a capacidade de trabalho da suspensão é a mola e o amortecedor, quanto a duvida do Claudio em relação as buchas trabalharem no eixo quando a suspensão trabalha é a bucha da barra ao chassi que vai trabalhar é nela que vai ter toda a torção e tambem um pequeno "giro" é o mesmo funcionamento da suspensão da F-1000 que é tão elogiada nas pickup's, e as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap pois o diferencial ao tracionar vai rotacionar a carcaça e força estas buchas e se forem macias irão permitir um pequeno movimento que pode quebrar as cruzetas alem de causar vibração e a sensação de "embreagem de sapo".
VALEU Georgevalle !!!
muito util tua explicação, aposto que assim como eu vários off roaders tem muitas duvidas relacionadas a este tipo de suspensão.
agora vou acertar estas barras e testar o bicho e ver como ficou... grande abraço
SD GUERREIRO
30/07/2012, 11:06
belo trabalho guerreiro, estou aqui acompanhando o topico.
Guerreiro, se eu nao me engano essas molas do pampa tem 480mm de altura, assim que puder vc poderia me falar como ficou as medida da altura das molas, (dianteira e traseira) com o jeep encima delas?
Forte abraco.
com certeza amigo vou medir e posto pra vc , mas leve emconta a diferença de peso do motor . Abraço
Renato Fraga
30/07/2012, 16:09
Perfeito, mas se me permite, preciso corrigir um detalhe que você postou:
as buchas da barra ao eixo devem ser mais rigidas possiveis (inclusive quanto mais longe uma da outra melhor) para evitar ao axle wrap
É verdade, se as buchas forem macias demais, o eixo vai ficar rolando sobre seu próprio eixo. MAs, uma suspensão lader bar, ou 2 link com panhard, se as buchas forem rígidas demais, algumas coisas vão acontecer:
-Buchas quebradas a todo instante
-braço quebrando ou trincando
-suspensão sem amplitude
O que ocorre é que quando uma roda está no nível correto e a outra sobe ou desce, quem compensa a diferença de torção do eixo são as buchas. Portanto, a bucha tem que ser resistente, mas com flexibilidade.
Já relativo à barra de direção, além do paralelismo e comprimento igual, é válido explicar que sempre, quanto maior o comprimento delas, menor é o efeito de pêndulo, e menor fica o ângulo em suas articulações.
Sendo assim, panhard e drag link, quanto mais longas possíveis, melhor.
Abração
Claudio Almeida Machado
30/07/2012, 16:37
Isso ai Renato, as buchas do tensor tem que ter uma "malebilidade" se não como vc ja disse vai dar merda...
Pessoall que for fazer este tipo de susp use as buchas do troller msm que tem um bom diametro se não me engano 75 mm, estas buchas são as mesmas que usa nas cabinas de caminhão Ford Cargo e VW tbm, elas são as da frente da cabine...talvez assim fica mais facil para o pessoal comprar...
Já as buchas da Panhard pode ser de Nylon, estas buchas não atrapalha o curso da susp...
Uma dúvida que surgiu, eu estou fazendo a minha dianteira...quarta feira começa a empreitada... ve se vc pode me ajudar...
Eu quero deslocar o eixo dianterio para frente aproximadamente uns 20 cm, com isto a barra de direção tende a ficar um pouco na diagonal em relação ao pitmam do setor. Será que da problema?
Sei que sua inclinação tem que ficar na horizontal por causa do Bupsteer como vc msm disse, agora ela ficar um pouco na diagonal será que da problema?
Deu para entender a minha dúvida?
Abraço
Renato Fraga
30/07/2012, 16:56
Cláudio, dependendo da angulação, provavelmente não vai notar qualquer alteração. O ideal é ela ficar paralela em todos os planos com a panhard. Se fizer a panhard com a mesma angulação, elimina o risco de problema. Se você está construindo a suspensão, faça direitinho, agora fica fácil adequar tudo.
No meu carro, recentemente, eu desloquei o eixo para frente em cerca de 2 polegadas, não mexi em barra alguma, entretanto, ambas acompanharam o deslocamento e continuam paralelas.
Abraços
tstapazzoli
31/07/2012, 00:22
Renato, vi sua dakota no rally de rio negrinho... parabéns!
Algum tempo atrás, o Juninho Bittencourt aqui do forum me encaminhou os desenhos para confecção dos links similares aos utilizados no engesa e mais alguns detalhes, quem quiser, posso encaminhar...
Abraços,
Thiago
Claudio Almeida Machado
31/07/2012, 06:33
Fala Tapazolli, como vão as coisas?
Cara qual mola vc esta usando em seu jeep? Ficou bom? vc gostou?
Manda para mim, informação nunca é dmais. claudiojfmachado@yahoo.com.br
Abraço
Renato, vi sua dakota no rally de rio negrinho... parabéns!
Algum tempo atrás, o Juninho Bittencourt aqui do forum me encaminhou os desenhos para confecção dos links similares aos utilizados no engesa e mais alguns detalhes, quem quiser, posso encaminhar...
Abraços,
Thiago
Oi Tapazzoli, Boa Noite! Eu tenho a mesma opnião do Claudio, informação nunca é demais, se vc. puder me mandar, ficarei muito agradecido. (veby@bol.com.br) valeu obrigado.Abr.
Claudio Almeida Machado
31/07/2012, 18:26
Beltrame, Renato e os demais...ajuda...
Cara baixei o 4link calculator para fazer a geometria certinha da susp, a traseira deu certinho fico show...AS:93;Roll Axis 3; Roll center 28;joguei centro de gravidade em 30".
Agora a empreitada e na frente com isto surgiu uma dúvida, eu tenho o programa mas e baseado para o eixo traseiro, procurei algo a respeito do eixo dianteiro mas não encontrei, será que posso usar este programa msm para fazer a frente e atrás? penso em alterar apenas os pesos sobre os eixo, tendo em vista que o dianteiro é mais pesado...
O que vc's acha a respeito?
Abraço a todos
M-Beltrame
31/07/2012, 19:29
Beltrame, Renato e os demais...ajuda...
Cara baixei o 4link calculator para fazer a geometria certinha da susp, a traseira deu certinho fico show...AS:93;Roll Axis 3; Roll center 28;joguei centro de gravidade em 30".
Agora a empreitada e na frente com isto surgiu uma dúvida, eu tenho o programa mas e baseado para o eixo traseiro, procurei algo a respeito do eixo dianteiro mas não encontrei, será que posso usar este programa msm para fazer a frente e atrás? penso em alterar apenas os pesos sobre os eixo, tendo em vista que o dianteiro é mais pesado...
O que vc's acha a respeito?
Abraço a todos
Até onde eu sei é a mesma tabela para a dianteira!
Mas na dianteira vc não vai fazer 2 link + panhard?
No tópico do 4 link calculator eles mencionam a tabela para calcular esse tipo de susp, mas eu nunca vi...
T+
Claudio Almeida Machado
31/07/2012, 19:36
Fala Beltrame....
Cara to bem desanimado de fazer 2 link, vou fazer 4 link msm ou 3 link wishbone igual a da traseira, porém jogando os link superiores para trás...diferentes dos troller RF e JPX que as barras superiores são para a frente, estas barras na frente complica por causa das barras de direção...
Amanhã começo na empreitada...
Renato Fraga
31/07/2012, 20:41
Amigo, para a dianteira, esses arranjos ficam complicados em acertar um curso longo da direção com a geometria da suspensão.
Fazer um sistema que utilize Panhard, por incrível que pareça, facilita muito sua vida e a do carro. Só pra ter uma ideia, a F250 4x4 originalmente tem sua suspensão dianteira por feixes de molas e possui também barra panhard, sabe pra quê???? Só para garantir a geometria da direção.
Suspensão 2 link, se fosse tão porcaria assim, não existiria originalmente em diversos veículos. Land Rover, Engesa, Troller, Samurai, entre outros.
Veja também os kits long arm para a linha Jeep, desde os mais antigos, até os modernos JK, tudo 2 link na dianteira.... E vai dizer que não funciona???
Fazer 4 link é bom, pra quem sabe o que está fazendo, colocar 4 braços não necessariamente resulta num 4 link. Se colocar algo fora do lugar ideal, fica ruim, e gastou dinheiro à toa. O 4 link calculator ajuda bastante, mas será que existe fidelidade nas informações inseridas nele???? CG original, etc etc, é tudo fiel e digno???
Eu faria um projeto mais simples e confiável sem pestanejar. Olhe os exemplos por aí a fora????
Traseira 4 link ou WishBone, mas dianteira, 2 link e panhard sem pestanejar.
O segredo é só usar os componentes corretos.
Abração
Claudio Almeida Machado
31/07/2012, 21:11
Fala Renato, concordo com vc sobre suas opiniões...mas com algumas resalvas...
Também não acho uma 2 link ruim, se fosse ruim não sairia nos carros até hj...
Agora na minha opinião não importa se é 2,3,4 ou 5 link acho que esta adptação não pode ser feita por curiosos ou pessoas leigas no assunto todas elas são bem complexas.
Eu não acho uma 2 link tão simples assim, as vezes sua complexidade não apresenta facilmente, tem q estudar o comportamento da susp direitinho, um datalhe da 2 link que poucas pessoas consegue ver e que é atropelado é o esforço de torção que o eixo é submetido com os desniveis diferentes entre as rodas, como vc mesmo relatou acima...
O que eu não agrado muito na 2 link é o deslocamento axial do eixo e também eu acho ela mais dificil de se fazer do que uma 3 link wishbone, sendo que as buchas do tensor tem suas particularidades...
valeu pela força...estou no trabalho agora a noite....vou ficar pesquisando aqui para tentar chegar a uma conclusão até amanhã quando começo os trabalhos...derrepente faço uma 2 link msm, como vc mesmo disse os carro modernos saem com 2 link na frente e 3 ou 4 atrás...
Ah quanto ao 4 link calculator vc tem razão...não é tão preciso, mas ajuda muito
Abração
Renato Fraga
01/08/2012, 00:38
um datalhe da 2 link que poucas pessoas consegue ver e que é atropelado é o esforço de torção que o eixo é submetido com os desniveis diferentes entre as rodas, como vc mesmo relatou acima...
Sim, isso traz o inconveniente de travar a suspensão, mas utilizando as buchas corretas, tudo fica adequado.
O que eu não agrado muito na 2 link é o deslocamento axial do eixo
Confesso que não entendi sua colocação, diante dessa frase. Gostaria que me explicasse melhor...
Tentando ajudar sua pesquisa, dá uma olhada nas fotos seguintes:
http://images.4wdandsportutility.com/features/0708_4wd_11_z+1997_jeep_tj+rubicon_express_longarm _kit.jpg
http://tommyr.smugmug.com/photos/272390590_Lvbvw-S.jpg
http://www.4x4groupbuy.com/store/images/Rough_Country_4_Jeep_ZJ_Long_Arm_Suspension_Kit.JP G
http://www.delalbright.com/Images/Products/aev_tj_longarm_1.jpg
http://www.delalbright.com/Images/Products/aev_tj_longarm_2.jpg
Tudo Long Arm, 2 link com panhard...
Abração
georgevalle
01/08/2012, 08:29
Fala Beltrame....
Cara to bem desanimado de fazer 2 link, vou fazer 4 link msm ou 3 link wishbone igual a da traseira, porém jogando os link superiores para trás...diferentes dos troller RF e JPX que as barras superiores são para a frente, estas barras na frente complica por causa das barras de direção...
Amanhã começo na empreitada...
Claudio não é possivel fazer o 2 link para tras na dianteira do jeep pois quando a suspensão trabalhar o entalhado do cardã é que terá de trabalhar tambem e não tem conjunto de entalhado e luva que comporte este trabalho inclusive dia destes conversando com o dono de uma empresa especializada em cardã ele me mostrou varios entalhados em que tiveram desgaste prematuro devido a trabalho excessivo ou seja cardã muito curto em relação ao braço do link o ideal é que o cardã e o link sejam do mesmo tamanho para reduzir este trabalho pois mesmo com lubrificação constante no momento em que a estria faz força joga a graxa fora e trabalha com pouca lubrificação, agora imagina um trabalho destes com um link longo e um cardã pequeno.
georgevalle
01/08/2012, 08:36
Perfeito, mas se me permite, preciso corrigir um detalhe que você postou:
É verdade, se as buchas forem macias demais, o eixo vai ficar rolando sobre seu próprio eixo. MAs, uma suspensão lader bar, ou 2 link com panhard, se as buchas forem rígidas demais, algumas coisas vão acontecer:
-Buchas quebradas a todo instante
-braço quebrando ou trincando
-suspensão sem amplitude
O que ocorre é que quando uma roda está no nível correto e a outra sobe ou desce, quem compensa a diferença de torção do eixo são as buchas. Portanto, a bucha tem que ser resistente, mas com flexibilidade.
Já relativo à barra de direção, além do paralelismo e comprimento igual, é válido explicar que sempre, quanto maior o comprimento delas, menor é o efeito de pêndulo, e menor fica o ângulo em suas articulações.
Sendo assim, panhard e drag link, quanto mais longas possíveis, melhor.
Abração
Renato reitero que na minha opinião as buchas de fixação do link ao eixo devem ser as mais rigidas possiveis pois elas não deverão possibilitar o trabalho de deformação do material das mesmas e elas não precisam de movimento de torção (inclusive pelo projeto isso ja fica praticamente impossível) pois a torção do braço do link vai ocorrer na bucha do link com o chassi e somente ali, claro que um pouco nas buchas do eixo mas realmente muito pouco.
georgevalle
01/08/2012, 08:44
Mais um pitaco vocês repararam no link do jeep vermelho que o Renato postou que possibilita regulagem da inclinação do eixo e assim fica melhor (mais complexo claro) para nossas adaptações pois não teremos que nos preocupar com o câmber (ou seria caster?) no momento da montagem da suspensão pois esta regulagem pode ser feita depois de tudo montado, lembram que o Guerreiro relatou que precisou refazer esta fase da montagem pois havia fixado as chapas das buchas e após instalar as molas percebeu que ficou com o ângulo errado e teve que refazer o serviço, lembrando tambem que toda manutenção feita em buchas o aperto delas deve ser feito com o veiculo na posição de repouso com a suspensão apoiando o carro para que não haja desgaste prematuro nas buchas.
Renato Fraga
01/08/2012, 15:16
Georgevalle;
Sua dúvida e afirmação, é um pensamento intuitivo porém equivocado relativo às buchas de suspensões igual à que estamos discutindo.
A vida inteira escutamos dizer que axle wrap é prejudicial, etc etc etc. Realmente, mas isso se aplica com mais critério em uma suspensão por feixe de molas, que se o axle wrap ocorre, não existe limite, e a amplitude do movimento é tão grande que danifica principalmente o eixo cardã.
Trazendo para a realidade de uma suspensão de 2 links, por mais que ocorra axle wrap, é bem limitado e pouco prejudicial, pois existe limite para a movimentação do eixo.
Diante disso, a instalação de buchas rígidas, realmente elimina esse efeito, mas vai criar um outro efeito muito mais prejudicial. Sua suspensão vai ficar travada.
Quando uma roda sobe e a outra desce, o eixo tende a girar pelo movimento pendular que essas barras provocam, e dentro deste exemplo, o que acaba acontecendo, é a tendência do eixo inteiro torcer. Porque torcer??? Porque o lado que desce, gira num sentido, o lado que sobe gira no sentido contrário. Só que o eixo é muito rígido para torcer, quem entra na reta agora, são os links, que tendem a se deformar para compensar essa torção. Mas para segurança os links devem ser resistentes, portanto se as buchas não permitirem essa torção, fica tudo travado, e a suspensão trabalha apenas subindo e descendo as rodas simultaneamente.
Quem já teve um Maximus da estrela, aquele famoso carro de controle remoto, pode observar o comportamento da suspensão traseira dele. Só trabalha subindo e descendo, nada de movimento alternado, tudo porque é tudo rígido, eixo, links e fixações.
No troller, as buchas são grandes e flexíveis exatamente por isso. Nos engesas e defenders, a mesma coisa. Se colocar uma bucha mais rígida, o comportamento vai mudar.
Referente à suspensão 2 links com cardã curto, tenho a seguinte opinião:
Diante de um cardã curto, não tem o que se fazer. Na verdade, ele é o problema.
Uma suspensão por feixes de molas com cardã curto, vai sacrificá-lo muito mais que em qualquer outra situação.
Realmente, se os links tiverem comprimentos semelhantes aos dos cardã, perfeito, suas luvas telescópicas pouco vão trabalhar.
Numa suspensão por feixes de molas, as luvas vão sempre abrir quando a suspensão abrir.
Já com 2, 3 ou mesmo 4 links quando esses são mais longos que o cardã, ocorre o contrário, a luva vai fechar quando a suspensão abrir. E esse vai e vem é muito mais previsível nesse caso do que numa suspensão por feixes de molas.
De qualquer forma, luvas foram feitas para deslizar, e sua manutenção deve ser cuidadosa. Engraxar periodicamente é suficiente.
Já quanto às regulagens nos links, isso é fundamental. É inconcebível, criar um link para adaptar uma suspensão, que não tenha regulagens. Sempre será necessário um ajuste, ao contrário do que ocorre num veículo de linha.
Por isso que fiz esse tipo de regulagem nos links do meu carro, e digo mais, regulagem semelhante deve ser feita também da barra panhard, para ajustar qualquer alteração que se torne necessária.
Abraços a todos
Claudio Almeida Machado
02/08/2012, 12:51
Renato reitero que na minha opinião as buchas de fixação do link ao eixo devem ser as mais rigidas possiveis pois elas não deverão possibilitar o trabalho de deformação do material das mesmas e elas não precisam de movimento de torção (inclusive pelo projeto isso ja fica praticamente impossível) pois a torção do braço do link vai ocorrer na bucha do link com o chassi e somente ali, claro que um pouco nas buchas do eixo mas realmente muito pouco.
Se fazer com buchas rigidas vai travar, a vai ocorrer alguma merda com certeza....pessoal o angulo de fixação muda, com isto tende a torçer o eixo....pense direitinho q vai entender o q estamos falando...
Abraço
inaciocm
02/08/2012, 16:08
357432
Amigo, boa tarde!
Não sei se vc fez alguma mudança depois das dicas dos colegas, mas ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM, OK?
Tem uma foto mais recente que mostra este suporte sem nenhum reforço adicional.
Da forma que está, na primeira "pancada", vc vai atropelar o eixo dianteiro. É preciso levar em conta que a suspensão não trabalha somente na vertical.
Outra coisa: seu chassis foi "preparado" para receber este tipo de suspa? Suspensão espiral não funciona corretamente com chassis "mole". O chassis deve torcer ao minimo neste tipo de suspensão.
Também pretendo fazer algo do tipo no Azulão, futuramente.
Sei que o seu é apenas um protótipo, más estou apenas te alertando o que, ao meu ver, foi feito de forma errada.
Abraço!!
georgevalle
03/08/2012, 09:13
Gente em momento nenhum vai torcer o eixo pois as borrachas de fixação ao chassi é que vão trabalhar e as buchas do eixo não irão deformar para a suspensão trabalhar o momento em que elas irão sofrer uma pequena deformação é no subir e descer do eixo por inteiro pois a panhard vai forçar o eixo a deslocar lateralmente e assim forçar estas buchas e é exatamente por isso que elas estão lá para poder suportar este movimento, aliás estas buchas estão lá para permitir a movimentação lateral do eixo e não vertical como todos pensam, basta analisar um pouco funcionamento da suspensão pois quando foi colocado duas buchas em paralelo e fixadas na mesma barra eliminou totalmente a possibilidade de movimentação das buchas elas estão lá unicamente para segurar a alavanca que é a barra evitando que o eixo gire estas bucha JAMAIS irão trabalhar como trabalham as buchas em suspensão de 3 ou 4 links onde as buchas alem de permitir o movimento lateral como neste caso também permitem o movimento do sobe e desce do eixo (como ja falei antes não existe bucha que não permite ou que limite o funcionamento e sim a instalação errada das mesmas algo comum quando leigos tentam fazer uma suspensão mais complexa como a de 4 links por exemplo) teremos uma suspensão com movimentação limitada caso contrário as barras poderiam estar fixadas ao eixo por parafusos ou até soldados mesmo (ficariam como no brinquedinho), sempre que colocarmos uma bucha ela estará lá para permitir uma certa folga (trabalho) neste ponto de fixação além de absorver vibrações, e por mais firme que sejam as buchas elas irão trabalhar e nunca irão travar o funcionamento da suspensão pois neste sistema quem limita ou não serão as borrachas das barras ao chassi que aliás receberá um esforço muito grande e como o Inacio falou também recomento ao Guerreiro fazer um reforço naquela fixação ao chassi o correto é algo como o Renato mostrou com a foto do jeep vermelho.
Renato Fraga
03/08/2012, 11:07
Amigão, faz o seguinte, construa sua suspensão da forma que você achar melhor, mas volto a te dizer, seu pensamento está totalmente equivocado e, relação à fixação do eixo ao link.
Admito que é difícil visualizar o que expliquei, quem sabe se você pegar um carro que tenha suspensão 2 link e colocar ele em X, vai ver o tanto que as buchas do link ao eixo se deformam para permitir essa posição.
Já as buchas do link ao chassi, realmente deformam-se bastante, mas ali sim tem movimento amplo, e a tal bucha é capaz de fazer esses movimentos sem oferecer grandes limitações.
Tô insistindo tanto nisso, porque a suspensão do meu carro, foi eu quem projetei, e fiquei mais de um anos para finalizar o projeto. Funciona bem, e constato na prática, tudo o que estou escrevendo aqui.
Meu carro é de uso diário, me leva ao trabalho todo dia, viajo para onde preciso com ele, ando com ele como se fosse um carro normal, e quando quero, encaro as trilhas mais radicais que desejo.
Diante disso, pensei num projeto simples, confiável e versátil. Não fiz 4 link nem outros arranjos para não ter que modificar demais a estrutura do carro. Fazer um 4 link na traseira me obrigaria a mudar o tanque de combustível do lugar, por exemplo.
Não sei da sua experiência, mas ao invés de ficar insistindo numa tese equivocada, procure se certificar do que está defendendo.
Um amigo queria colocar no troller dele, creep joints em todas as buchas dos links da sua suspensão, tando os dos eixos, quanto dos chassis. Se o fizesse, nada iria funcionar. Vai colocar apenas no chassi. Os do eixo, serão mantidas as buchas.
Pense bem, estamos aqui para trocar experiências e aprender.
Abração
chinelao4x4
03/08/2012, 11:35
Amigo, boa tarde!
Não sei se vc fez alguma mudança depois das dicas dos colegas, mas ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM, OK?
Tem uma foto mais recente que mostra este suporte sem nenhum reforço adicional.
Da forma que está, na primeira "pancada", vc vai atropelar o eixo dianteiro. É preciso levar em conta que a suspensão não trabalha somente na vertical.
Outra coisa: seu chassis foi "preparado" para receber este tipo de suspa? Suspensão espiral não funciona corretamente com chassis "mole". O chassis deve torcer ao minimo neste tipo de suspensão.
Também pretendo fazer algo do tipo no Azulão, futuramente.
Sei que o seu é apenas um protótipo, más estou apenas te alertando o que, ao meu ver, foi feito de forma errada.
Abraço!!
cara, na primeira "rocha" que vc tentar subir e forçar o eixo pra traz, vai quebrar na solda !
SD GUERREIRO
03/08/2012, 21:53
cara, na primeira "rocha" que vc tentar subir e forçar o eixo pra traz, vai quebrar na solda !
PESSOAL CALMA, A MINHA SUSPENSÃO É UM PROTÓTIPO. FOI FEITA COM A CIÊNCIA DE QUE PRECISARIA DE MELHORIAS.
EM RALAÇÃO AO REFORÇO DO CHASSI TENHO CERTEZA QUE ESTÁ BOM. ELE É REFORÇADO EM CIMA E EM BAIXO COM UM PERFIL DE FERRO.
EM RELAÇÃO AO REFORÇO DO LINK NO CHASSI TAMBÉM NÃO QUEBRA, CHAPA DE 1'' EM "t" SOLDADA COM MIG. SÓ SE RASGAR O CHASSI. E OS LINKS FORAM FEITOS EM BARRA DE AÇO MACIÇA 1045 DE 1/16" TAMBEM NÃO DEFORMA NEM QUE QUEIRA
OS GRANDES PROBLEMAS QUE ENCONTREI FOI A LIMITAÇÃO DOS AMORTECEDORES. E CONCORDO EM RELAÇÃO AS BUCHAS QUE DEVEM OFERECER UM CERTO RESISTENCIA, MAS COM UMA CERTA FLEXIBILIDADE. POIS ACREDITO SIM QUE O EIXO SOFRE TORÇOES QUANDO UM LADO SOBE E O OUTRO DESCE. COMO FOI DITO EM RELAÇÃO AS REGULAGENS NOS LINKS ACREDITO QUE SEJA MUITO UTIL. POIS SOFRI BASTANTE PARA AJUSTAR. OQUE NÃO PRECISARIA SE TIVESSE REGULAGEM NOS LINKS
ASSIM QUE FOREM FEITAS AS MUDANÇAS NA MINHA BARRA PANHARD, E OUTROS DETALHES QUE ESTOU MUDANDO JUNTO COM A SUSPENSÃO TRASEIRA POSTO AS FOTOS. E AGRADEÇO A TODOS POR ESTAREM AJUDANDO MUITO NESTE PROJETO ABRAÇO A TODOS
georgevalle
06/08/2012, 07:59
É isso mesmo, erros e acertos e contando com a ajuda dos mais experientes com certeza conseguiremos deixar as viaturas mais eficazes para a luta.
Boa Noite,
Quais as molas espirais que podemos usar na preparacao alem da do Pampa?
Claudio Almeida Machado
16/08/2012, 15:08
Guerreiro como vão as coisas? ja acabou de montar a susp traseira?
Cara terminei a minha, fui dar uma volta parece que esta dando o bumpsteer, ou seja a barra de direção que liga o setor na roda esta muito inclinada, no seu parece que está bem certinha, com isto pergunto sua direção está boa? alinhadinha? está com uma boa dirigibilidade?
vc usou o hi-steer para tentar manter a barra mais alinhada?
Estou pensando em tentar abaixar o braço pitmam do meu setor (S10), pois o original é reto, já vi alguns modelos EX: JPX que ele tem uma curva para baixo, será que consigo algo? será que existe algum pitmam que dê certo no setor da s10 porém com uma curvatura para baixo?
Só da dando esta pica ai, o restante ficou um espetaculo, está com muito, muito curso de susp e parece que estou andando de carro, acabou aquela dureza que era o jeep e também parou de tombar para os lados ao passar em curvas aceleradas...enfim valeu a pena cada centavo...
Estou sem a camera, assim que pegar ela na casa de minha namorada vou postar as fotos....
Renato Fraga
16/08/2012, 19:59
A suspa dos seu Jeep está montada de qual forma????
Feixes, ou helicoidais???
Acho que posso te ajudar...
Abração
Claudio Almeida Machado
17/08/2012, 10:39
Fala Renato, como vão as coisas?
Cara fiz na traseira e na frente o mesmo esquema das fotos 3 link wishbone, eu acho, ficou muito bom! Como deichei o jeep bem alto a barra de direção dicou muito na diagonal, pensei em doi modos de tentar corrigir, 1º instalar um hi-steer, porém se eu colocar este hi-steer acho que a barra de direção vai ficar muito próxima ao chassi estou com medo de bater, 2º que acho mais certo e estou querendo fazer é tentar arrumar um pitmam que que dê um grau na barra para baixo, tendo em vista que meu pitmam é reto. Agora um amigo me disse para dar um grau na barra de direção fazer tipo um "S" ou um "Z" num sei o certo, mas num se vai dar certo desconfio que não...o que vc me diz...
Ainda não tenho as fotos da dianteira, tenho apenas da traseira da uma olhada ai...a dianteria fiz no mesmo jeito....
Abraço
357646357651357654357655357653357647[/QUOTE]
Renato Fraga
17/08/2012, 13:12
Ok, se a dianteira também tem wishbone, então obrigatoriamente sua barra deve ficar o mais paralela possível ao eixo.
No caso de existir uma panhard, bastando ela e a barra de direção estarem paralelas, tudo se resolve.
Baixar o pitman é uma alternativa, mas cuidado com a angulação excessiva, pois aumenta a alavanca sobre o eixo do setor, comprometendo a durabilidade da caixa e sacrificando inclusive a fixação dela ao chassi, favorecendo trincas e fraturas.
Elevar o ponto de fixação no munhão também é uma excelente e segura alternativa. De repente, será necessário aliar as duas manobras para você obter o resultado adequado.
Curvar a barra, angular, deixá-la em S ou em Z, não resolve. Pode sim ser utilizado como mais um recurso para que tudo dê certo, mas tente imaginar que o que vale é a linha reta descrita entre as duas extremidades.
Sendo assim , se mesmo curvada, a linha reta entre as extremidades formar um ângulo excessivo referente ao eixo, vai continuar com bumpsteer.
Minha opinião:
Coloque o highsteer, e veja o que precisa mexer no pitman. Se for muita coisa, pense em mudar a fixação da caixa.
Se você encontrar uma posição legal, e a barra porventura encontrar alguma coisa em seu caminho, faça as angulações necessárias para ela ficar livre.
Espero ter ajudado.
Abraços
Claudio Almeida Machado
18/08/2012, 16:54
Fala Renato como vai cara?
E rapaz, seus pensamentos estão corretos, vou tentar ajustar esta barra seguindo esta linha, vai ser trabalhoso mas vamos lá...
Será que se eu der um calor no braço pitmam ele sede bem? ou é melhor cortar e soldar dnovo? Que tipo de eletrodo é bom para este tipo de solda? ja procurei algum que daria certo porém com angulação e não encontrei, vou ter que partir para isto. O que vc acha mais viável fazer?
Obrigado mais uma vez
Renato Fraga
20/08/2012, 10:53
Olha, cortar e soldar um braço pitmam, eu acho um pouco arriscado.
Eu pegaria o seu como amostra e pediria para um torneiro tentar fazer um novo na configuração desejada.
Geralmente, essa peça é de aço forjado.
Um amigo fez um pitmam com aço 1045, tá funcionando tem mais de ano.
Basicamente é fazer o entalhado, o furo cônico, e dar a curvatura desejada, observando com atenção a distância entre o cento do furo entalhado para o furo cônico, para não alterar muito a alavanca. Se deixar curto demais, a direção fica lenta, vira pouco, porém mais leve. Se deixar mais longo, a direção fica mais rápida, mas pode ficar mais pesada.
Diante disso, qualquer conformação no pitmam original vai provocar essas alterações. Para evitar isso, seria necessário cortar e soldar, mas eu não tenho coragem de fazer isso numa peça importante como essa.
Abração
Claudio Almeida Machado
23/08/2012, 17:07
Renato,
Boa tarde!
Vou ver isso direitinho, mas ja tive informação que o pitmam da Dakota é igual o da S-10, e o pitmam dela é um pouco para baixo.
Também me falaram que o da F-1000 tbm da, mas esta não tenho certeza, tem q ver direitinho...
Posto os resultados em breve...to no trampo estes dias
Renato Fraga
23/08/2012, 18:50
A caixa de direção da Dakota, S10 e Cherokee, realmente são idênticas, mas existe diferença nos entalhados, o que dificulta o intercâmbio entre os pitmans. Essa informação me foi passada, eu não pude comprovar.
Geralmente, esses pitmans vêm com o terminal rotular embutidos neles, o que obriga a substituição do braço inteiro quando este terminal apresentar folga.
No meu carro, uso o braço original, mas o terminal rotular foi removido, seu alojamento preenchido com solda, para então receber o furo cônico.
Eu se fosse você, nem perderia tempo com testes de peças que não te darão certeza de resultado.
Faz um pitman logo de uma vez e tudo resolvido de acordo com sua necessidade.
Abração
SD GUERREIRO
03/09/2012, 01:11
boa noite pessoal fiquei fora uns tempos pois estava trabalhando fora da minha cidade. passei uma temporada trabalhando no festival de cinema de gramado-rs mas to devolta e agora vou meter a mão na suspensão traseira. o verdao ta parado pq quebrei o cardan traseiro. isso que é feito com uma ponta de eixo. mas fiquei feliz por não ter moido a t ccase de novo kkkk abraço a todos
Boa tarde pessoal, vim aqui basicamente para agradecer ao Guerreiro por postar as fotos, e compartilhar conosco seu projeto. E foi partindo dele que elaborei a suspensão traseira do meu Cj, mudei apenas algumas coisas e outras deixei igual, estou com dificuldades de postar as fotos, já visito o site a algum tempo mas nunca participei, a suspensão ta funcionando direitinho, já subi barranco, cupim, ja levou umas pancadas para ver se iria aguentar e outras coisas...rsrsr... ta muito legal e queria compartilhar, já que consegui realizar graças a ajuda quase que exclusivamente de vocês.....se alguém interessado se dispuser pode enviar o endereço de e-mail que eu envio as fotos com maior prazer..... abraço a todos
chinelao4x4
24/09/2012, 16:57
Boa tarde pessoal, vim aqui basicamente para agradecer ao Guerreiro por postar as fotos, e compartilhar conosco seu projeto. E foi partindo dele que elaborei a suspensão traseira do meu Cj, mudei apenas algumas coisas e outras deixei igual, estou com dificuldades de postar as fotos, já visito o site a algum tempo mas nunca participei, a suspensão ta funcionando direitinho, já subi barranco, cupim, ja levou umas pancadas para ver se iria aguentar e outras coisas...rsrsr... ta muito legal e queria compartilhar, já que consegui realizar graças a ajuda quase que exclusivamente de vocês.....se alguém interessado se dispuser pode enviar o endereço de e-mail que eu envio as fotos com maior prazer..... abraço a todos
pra fotos : clica em modo avançado !
371974371975371976371977371978
Claudio Almeida Machado
24/09/2012, 22:33
João, de qual carro são as suas molas? este amortecedor é o da ranger?
Abraço
Claudio, as molas são as traseiras do vitara se não me engano, e o amortecedor é o da ranger sim...abraço
SD GUERREIRO
25/09/2012, 22:28
pessoal fico feliz em ter pessoas como nos que estão aproveitando as ideias e as colocando em pratica .... estou dando inicio a suspensão traseira.. logo postarei fotos ... e digo que a suspensão dianteira ja fiz 2 trilhas uma em são josé do ouro que foi de nivel bem pesado para suspensão com muitas pedras e bastante estrada de chão com cascalho e buracos. e se comportou muito bem.
na segunda trilha foi no sitio do meu pai onde minha esposa conseguio triturar a luva do cardan traseiro ( que é de f1000)
com uma pegada fora do barro ... mas depois de uns dias na UTI ja esta rodando de novo ... abraço a todos
Claudio Almeida Machado
26/09/2012, 00:34
Claudio, as molas são as traseiras do vitara se não me engano, e o amortecedor é o da ranger sim...abraço
João, com estes amortecedores vc não acha que o jeep fica meio duro ainda não? uso os mesmos, mas queria deixar a traseira um pouco mais mole rsrsr uso molas traseiras do opala.
Abraço
Claudio até que para mim esta razoável, não tomba mais nas curvas e não pula igual cabrito, mais creio que pode ficar mais macia, caso desejar, pra mim esta muito bom...heheh....esta usando molas do opala na dianteira também ? Agora em outubro vou fazer a dianteira estou em duvida quanto as molas da frente. abraço
Claudio Almeida Machado
26/09/2012, 19:09
CPrezado João, as que uso na dianteira não sei a qual é, essas peguei em um ferro velho e deu certo elas são grandes e de boa resistência. A frente ficou exelente...a traseira vou tentar da uma maciada nela inclinando o amortecedor, com isso eu diminuo a eficiencia dele...vc fez com os eixos originais?
Sou aqui de Juiz de Fora, c acoso vc vir para os lados de cá passa aqui em casa para vc da uma olhada...As vezes vou até São brás do Suacuí a trabalho qualquer coisa passo ai para trocarmos uma idéia...abraço
Claudio, os eixos são originais mesmo, e por isso tem que ser um projeto bem elaborado, se aparecer por aqui podemos conversar e tirar duvidas, São Bras é pertinho....abraço ai
Ola Guerreiro tudo blz? Gostaria de saber se o eixo dianteiro do seu jeep ficou alto o suficiente para nao mudar o angulo do munhao em referencia do caster?
franscione
17/01/2013, 15:29
e aih galera..
to fazendo uma f75 e to pesquizando sobre a suspensao com aspiral..
ja comecei ela na verdade.. botei os bracos trazeiros da pajero sport aih vai uma foto..
390210
agora to pensando na panhard e em qual mola usar..
sobre a panhard.. percebi que algumas tem buchas fixas dos dois lados e outras tem pivos.. umas sao mais retas e outras mais inclinadas.. a minha dexei quase reta e na parte de eixo coloquei um pivo, visando uma compensacao de jogo pros lados qndo o eixo trabalhar..
a mola vo comesa testando a do del rey.. pampa.. levando em consideracao ki o motor eh um vortec v6 axo que nao posso usar uma mola de camionete a diesel onde o motor eh mais pesado.. nao kero que fique dura..
se alguem puder me dar alguma dica estou no aguardo
esse eh o link do meu topico aki no forum..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/113557-construcao-da-f75-transformers-4.html
falow ae
SD GUERREIRO
24/04/2013, 21:11
boa opçao usar os braços da pajero. quanto as molas vai de pampa tenho um v6 e ela guenta tranquilo, so antes de instalar larga o peso da viatura em cima e mede quanto baixa pra dae calcular o suporte . abraço
SD GUERREIRO
24/04/2013, 21:14
comecei hoje a suspensão traseira do verdão.... mais engenharia vamo ve noque dá !!!! logo fotos das mudanças guncho mecanico made in home + coluna escamoteavel da ranger + suspensão traseira 3 link
jadercj5
29/01/2015, 08:07
Fala Renato, como vão as coisas?
Cara fiz na traseira e na frente o mesmo esquema das fotos 3 link wishbone, eu acho, ficou muito bom! Como deichei o jeep bem alto a barra de direção dicou muito na diagonal, pensei em doi modos de tentar corrigir, 1º instalar um hi-steer, porém se eu colocar este hi-steer acho que a barra de direção vai ficar muito próxima ao chassi estou com medo de bater, 2º que acho mais certo e estou querendo fazer é tentar arrumar um pitmam que que dê um grau na barra para baixo, tendo em vista que meu pitmam é reto. Agora um amigo me disse para dar um grau na barra de direção fazer tipo um "S" ou um "Z" num sei o certo, mas num se vai dar certo desconfio que não...o que vc me diz...
Ainda não tenho as fotos da dianteira, tenho apenas da traseira da uma olhada ai...a dianteria fiz no mesmo jeito....
Abraço
357646357651357654357655357653357647[/QUOTE]
Bom dia, Claudio!
Você tem algum esquema com as dimensões da sua suspensão? Algo como tamanho dos braços, se usou tubo ou barra ... Gostei do seu projeto! Obrigado
kaminhao
29/01/2015, 11:40
Bom dia, Claudio!
Você tem algum esquema com as dimensões da sua suspensão? Algo como tamanho dos braços, se usou tubo ou barra ... Gostei do seu projeto! Obrigado[/QUOTE]
Lembro mto bem dessa novela quando fiz o meu... Mas ficou top, nao volto pras mola original.
squinzani
29/01/2015, 13:47
Bom dia, Claudio!
Você tem algum esquema com as dimensões da sua suspensão? Algo como tamanho dos braços, se usou tubo ou barra ... Gostei do seu projeto! Obrigado
Lembro mto bem dessa novela quando fiz o meu... Mas ficou top, nao volto pras mola original.[/QUOTE]
nossa que legal a sua suspensão, tem mais fotos? e projeto... que tipo de material usou.. se pegou de outro veiculo... essas coisas... poderia fazer um passo a passo pra nós?
tem video dela funcionando pra ver o seu funcionamento...?
kaminhao
30/01/2015, 09:41
Lembro mto bem dessa novela quando fiz o meu... Mas ficou top, nao volto pras mola original.
nossa que legal a sua suspensão, tem mais fotos? e projeto... que tipo de material usou.. se pegou de outro veiculo... essas coisas... poderia fazer um passo a passo pra nós?
tem video dela funcionando pra ver o seu funcionamento...?[/QUOTE]
Nao tenho um projeto propriamente dito.. mas a ideia foi fazer alguma coisa perecida com o marruá ou o engesa..
O mecanico que fez, ja tinha feito mais uns 2 jipes com essa suspenção, inclusive o dele.. mesmo assim, por nao se tratar de uma coisa original, que eu posso ir la na loja e comprar a peça que quero o negocio vira uma novela...
sobre o funcionamento tem alguns videos que coloquei no youtube da uma olhada https://www.youtube.com/user/panigaz
maicontrt
21/10/2015, 09:43
Bom dia aguem tem o gabarito dos links que foi usado pelo projeto do sd gerreiro achei que ficou muito bom e pretendo fazer tambémmeu email é blufrio@hotmail.com