PDA

Ver Versão Completa : Opções de motorização

EDuarte
28/06/2012, 19:32
Ola pessoALL, peço licença pra invadir o espaço de vcs e pedir algumas sugestões/conselhos.
Estou querendo trocar o motor da minha viatura, uma sportage 99 gasolina e gostaria de pitacos dos mais experientes quanto a opções de motorização.
Alem do motor AP 2.0 qual seria uma outra opção levando em conta uma boa potencia, manutenção facil e barata (sei que isso é relativo) dando preferencia a 8 valvulas? Ah, e claro, que não seja muito caro..rsss
Até gosto do motor original, não tenho dificuldades de encontrar peças que raramente preciso e relativamente baratas, em cinco anos que tenho a viatura nunca me deixou na mão,mas é um motor um tanto fragil pra trilhas e um pouco fraco pra um veiculo de duas toneladas (128CV).
Não tenho intenção de trocar de viatura tendo em vista o conforto que ela tem e a robustes do conjunto (exeto o motor...rss)

[]s
(DU)

juliocb
28/06/2012, 19:43
amigo,
creio que tenha clicado no link errado do forum. Aqui se trata jeep willys :-)

Veja direito para nao perder sua pergunta.

Abracos.

EDuarte
28/06/2012, 19:53
amigo,
creio que tenha clicado no link errado do forum. Aqui se trata jeep willys :-)

Veja direito para nao perder sua pergunta.

Abracos.

A intenção foi postar aqui mesmo Julio, como o pessoal de CJ´s tem mais experiencia nesse assunto, nada melhor que eles pra me ajudar.
Valeu

[]s
(DU)

Willian Del Piero Rocha
28/06/2012, 20:08
Como pode achar o ap 2.0 com boa potência se tem menos de 115 cv e ao mesmo tempo achar seu motor fraco tendo 128 cv :pensativo:,e como podemos ajudar se o cofre do motor do jeep aceita quase todo tipo de motor e cx de marcha,já o do seu carro !!!!!!!! eu pelo menos não sei nem se a sportage é monobloco ou chassis,mas como falou do ap 2.0,e se ele cabe,colocaria um ap 2.0 turbo ou preparado para chegar a pelo menos uns 150cv.Desculpa mas ,,,tentei.

juliocb
28/06/2012, 20:09
A intenção foi postar aqui mesmo Julio, como o pessoal de CJ´s tem mais experiencia nesse assunto, nada melhor que eles pra me ajudar.
Valeu

[]s
(DU)

nao é meu caso, mas tudo bem :-) estou aprendendo.

Boa sorte.

EDuarte
28/06/2012, 21:21
Como pode achar o ap 2.0 com boa potência se tem menos de 115 cv e ao mesmo tempo achar seu motor fraco tendo 128 cv :pensativo:,e como podemos ajudar se o cofre do motor do jeep aceita quase todo tipo de motor e cx de marcha,já o do seu carro !!!!!!!! eu pelo menos não sei nem se a sportage é monobloco ou chassis,mas como falou do ap 2.0,e se ele cabe,colocaria um ap 2.0 turbo ou preparado para chegar a pelo menos uns 150cv.Desculpa mas ,,,tentei.

Ola Willian
Citei o AP por ser o mais confiavel, facil adaptação, facil manutenção ou como vc citou é facil preparar e chegar a uns 150cv, ja o da sportage não é muito confiavel pra essas "preparações".
Mas gostaria de um motor um pouco mais moderno ja com uma cavalagem um pouco maior sem ter que preparar.
O cofre da sportage não é tão pequeno, ja foi colocado um motor de opala 4 cilindros em outra sportage, a cx de marcha e T-Case não tenho pq trocar tendo em vista que é super robusto, a sportage não é monobloco, é chassi fechado com dois perfis em "U".
Agradeço a colaboração.

[]s
(DU)

SD GUERREIRO
28/06/2012, 21:32
cara porque nao tenta o motor da ranger v6 é bem pequeno e bem forte. usa ele com caixa e tudo fica da hora....
mas olha conselho de amigo. quer conforto? compra um galax no mato é minha nossa e o pau pegando!!!

EDuarte
28/06/2012, 22:57
cara porque nao tenta o motor da ranger v6 é bem pequeno e bem forte. usa ele com caixa e tudo fica da hora....
mas olha conselho de amigo. quer conforto? compra um galax no mato é minha nossa e o pau pegando!!!

SDGUERREIRO
Sei que existem dois modelos de ranger, uma nacional e uma importada, não sei se as duas tem a mesma motorização, mas ouvi dizer um dos motores não é muito bom, não sei de qual.
Citei o conforto da sportage pq é o jipe que optei e é bem confortavel. Realmente, conforto o galax tem de sobra, de motor nem se fala...

[]s
(DU)

SD GUERREIRO
29/06/2012, 00:37
Na verdade sobre o conforto foi brincadeira... Sobre as ranger existe uma modelo argentino não precisa dizer mais nada né.... E a outra é americana. Entre as americanas existe 2 tipos de motor v6 os que equiparam as explorer e o motor que equipava os mustangs a diferença entre eles é basicamente o diametro do pistão uma tem 168 ou 188cv e aoutra 250cv.

Jacimar
29/06/2012, 07:29
Ola Willian
Citei o AP por ser o mais confiavel, facil adaptação, facil manutenção ou como vc citou é facil preparar e chegar a uns 150cv, ja o da sportage não é muito confiavel pra essas "preparações".
Mas gostaria de um motor um pouco mais moderno ja com uma cavalagem um pouco maior sem ter que preparar.
O cofre da sportage não é tão pequeno, ja foi colocado um motor de opala 4 cilindros em outra sportage, a cx de marcha e T-Case não tenho pq trocar tendo em vista que é super robusto, a sportage não é monobloco, é chassi fechado com dois perfis em "U".
Agradeço a colaboração.

[]s
(DU)

Bom dia prezado ! bem vindo ao "lado de cá" ! para ficar mais fácil opinar, seria interessante saber mais detalhes, custo é problema ? se não, uma boa opção além do Opala 4 cilindros que citou - ou até mesmo 6 se for possível - é o motor da Blaser/S10 de 180 Cv, poste também a configuração de motor e agregados da Sportage, se possível com fotos do cofre do motor, ficará mais fácil para podemos ajudar . . . :concordo: um abraço !

Em tempo : Acho também que AP não ficará bom, com Cj5 - que é mais leve - já necessita de muitas mexidas em caixa e relação de diferencial . . .

EDuarte
29/06/2012, 09:10
Na verdade sobre o conforto foi brincadeira... Sobre as ranger existe uma modelo argentino não precisa dizer mais nada né.... E a outra é americana. Entre as americanas existe 2 tipos de motor v6 os que equiparam as explorer e o motor que equipava os mustangs a diferença entre eles é basicamente o diametro do pistão uma tem 168 ou 188cv e aoutra 250cv.

Opa... sei que foi brincadeira...
Realmente o motor da ranger seria uma boa opção, mas 170cv seria muita coisa, acredito que os eixos não aguentariam tudo isso.

[]s
(DU)

EDuarte
29/06/2012, 09:29
Bom dia prezado ! bem vindo ao "lado de cá" ! para ficar mais fácil opinar, seria interessante saber mais detalhes, custo é problema ? se não, uma boa opção além do Opala 4 cilindros que citou - ou até mesmo 6 se for possível - é o motor da Blaser/S10 de 180 Cv, poste também a configuração de motor e agregados da Sportage, se possível com fotos do cofre do motor, ficará mais fácil para podemos ajudar . . . :concordo: um abraço !

Em tempo : Acho também que AP não ficará bom, com Cj5 - que é mais leve - já necessita de muitas mexidas em caixa e relação de diferencial . . .

Obrigado pelas boas vindas...
Não tenho $$$$ sobrando, acho que ninguem tem né, então queria algo não tãããõoo caro.
Acho o motor do opala muito bom, principalmente por trabalhar em baixa rotação, mas é um tanto ultrapassado, o de 6 cilindros não caberia no cofre e 180CV é muita coisa.
O motor original é um MAZDA FE3 2.0 16V de 128 CV
Cambio manual de 5 marchas
1ª - 3,717:1
2ª - 1,995:1
3ª - 1,363:1
4ª - 1,000:1
5ª - 0,804:1
Ré - 3,445:1
Final - 4,778:1
Diferenciais e T-case não sei informar, mas os eixos não são dana
A viatura esta com a minha esposa que foi trabalhar com ela hj, mas assim que ela chegar eu tiro umas fotos.
Conheço duas sportages com motor AP 1.8 carburado a alcool e segundo os proprietários ficou excelente, mas que o 2.0 ficaria melhor

Valeu a ajuda
[]s
(DU)

georgevalle
29/06/2012, 09:51
Edu tenho os dois o sportage e um jeep o sportage está original e o que me incomoda nele é o alto consumo na cidade em torno de 6km/l e na trilha na faixa dos 4km/l vi lá que trocaram o maf e mais algumas coisas e melhorou vou tentar também, no jeep tenho opala 4 a álcool faz em média na cidade 7km/l na estrada 8,5 km/l e nas trilhas fica também nos 4 (o jipinho é bom mesmo pena que é desconfortável para o dia-a-dia) no sportage acredito que a melhor opção será um diesel estes da linha VW de 1.9 (para economia) ou um 2.4 da S-10 que é pequeno e forte e relativamente econômico o preço é bem acessível e o pessoal está elogiando ele nas adaptações (veja que ele "toca" até a blazer).

EDuarte
29/06/2012, 10:56
A minha tbm faz essa media, o pneu maior tbm ajuda no consumo, ja fiz varias sportages ficarem economicas, mas a minha não consigo de jeito nenhum...
Vou dar uma pesquisada nesse motor da s-10.

Valeu
[]s
(DU)

tannuri neto
08/09/2013, 11:39
Bom dia EDuarte!
Em outras oportunidades, a troca de informações foi importante
e eficaz.
Seguinte:
1) minha sportage tdi 2000, superaqueceu; 2) não deu sinal no painel, permanecendo o ponteiro
dentro da normalidade, ou seja, abaixo do meio; 3) quando percebi, abri o capô e o radiador estava frio, inclusive abri a tampa; 4) porém, o motor tinindo e estalando; 5) hoje, fui repor água e está vazando na frente do motor, atrás da capa da correia dentada...
Não funcionei mais ela. Está parada em casa para remeter quarta feira ao meu mecânico.
Daí...??? O que pode ter acontecido? Pode ter sido o tal selo do motor? Onde se localiza?

Se puder, responda para meu email: diebtannuri@yahoo.com.br
Agradeceria... Abraço, boa semana.
Tannuri

EDuarte
08/09/2013, 11:52
Bom dia EDuarte!
Em outras oportunidades, a troca de informações foi importante
e eficaz.
Seguinte:
1) minha sportage tdi 2000, superaqueceu; 2) não deu sinal no painel, permanecendo o ponteiro
dentro da normalidade, ou seja, abaixo do meio; 3) quando percebi, abri o capô e o radiador estava frio, inclusive abri a tampa; 4) porém, o motor tinindo e estalando; 5) hoje, fui repor água e está vazando na frente do motor, atrás da capa da correia dentada...
Não funcionei mais ela. Está parada em casa para remeter quarta feira ao meu mecânico.
Daí...??? O que pode ter acontecido? Pode ter sido o tal selo do motor? Onde se localiza?

Se puder, responda para meu email: diebtannuri@yahoo.com.br
Agradeceria... Abraço, boa semana.
Tannuri

Se esta vazando ague na frente do motor é a bomba d'agua que esta com problema, os selos ficam na lateral do motor.

[]s
(DU)

tannuri neto
08/09/2013, 12:28
OK. Eduarte, vou verificar. E por ela ter esquentado pra burro... vou verificar junta cabeçote... tomara que não tenha queimado.
Obrigado. Dou noticias.