PDA

Ver Versão Completa : [HISTÓRIA - RAZÃO x EMOÇÃO] Willys uso diário

TiAgUiNhO
28/06/2012, 10:26
Bom dia galerinha.

Então, vou resumir um pouco da história para vocês.

Tudo começou que meu pai sempre teve caminhonetes (F1000, D20, Ranger,..., agora uma Triton que era o sonho dele), pois ele sempre ia pescar, tinha que levar as tralhas, temos um sitiozinho e tudo mais, ou seja, sempre foi seguido o caminho de lama e terra.
Só que o filho bastardo aqui resolveu seguir o caminho do asfalto
huauhauha
Atualmente possuo um Tigra, um carro totalmente de asfalto, baixo originalmente e tudo mais.
Só que sempre com aquele pezinho tipo "putz, queria me enfiar no meio do mato"

Com isso estava com o plano de mudar, de curtir o vento na cara, de passar por dentro de rio, entre outras coisas que faz parte da vida de um jipeiro.
E pensando na questão custo, na questão adaptação e na questão visual veio o willys, de preferencia um CJ5

Só que ai vem o problema que muitos devem se perguntar.
Eu no caso utilizaria o willys diariamente, no caso uns 25km por dia, viagens são raras, e quando são é coisa de no máximo 300km ida e volta.
E também realmente necessito do carro, sem ele minha vida se torna mais corrida e complicada do que ja é
rs rs

Ai com isso vem as perguntas:

- Até que ponto um willys é confiável no dia-a-dia?
- Consigo conciliar usar ele no dia-a-dia e encarar uma trilhazinha no fds?
- Quais seriam os pontos fortes e fracos a serem analisados?
- Estava pensando em pegar praticamente só a carcaça de um CJ5 e colocar uma mecanica diesel mais nova, de uma ranger por exemplo, seria uma vantagem a mais para o uso diário?

Resumidamente gostariam que analisassem minha situação e se possível me ajudassem nessa dificil escolha

Muito obrigado
Abraços

chinelao4x4
28/06/2012, 10:41
Fala ai, parece que achei meu parceiro de truco, rsrsrs

eu tinha um lancer 99 glx , deixei parecido com o evol , mais não era 4x4, então...

minha experiência , : fica dificel por varias razões fazer os dois , (trilhas e viagens ) RESUMINDO : ou vc usa o jeep de "brinquedo" ou de dia a dia, tentei usar pros dois, fica assim, na rodovia com o KU não mão , pois nas trilhas eu punha ele sem dó , ou , nas trilhas como " KUZÃO" pra depois poder andar na rodovia...

Sei que agora vem uns dizendo... o meu não , ponho na trilha com força e na rodovia vou pra qualquer lugar, acredito , mais quero ver quem nunca ouviu dizer : cara tava na rodo e saio a roda ! ou travou diferencial ! fui freiar e ele quase rodou ! , etc...

"SEMPRE DEPOIS QUE SAIR DE UMA TRILHA , O CUIDADO NA RODOVIA E´EM TRIPLO"

entendeu ?

obs : COMPRE UM JEEP !!!!

xicoffck
28/06/2012, 11:19
se o que quer é poder usar no dia a dia e trilhas, não recomendo o jeep não, creio que o melhor seria um vitarinha, um samuca, ou até mesmo um troller a gasolina... mas mesmo assim, usar um carro pra trilha que tu depende dele na segunda feira é complicado, pois nada é inquebravel!

minha opnião amigo! abraços!

Jacimar
28/06/2012, 12:09
Bom dia galerinha.

. . .

E pensando na questão custo, na questão adaptação e na questão visual veio o willys, de preferencia um CJ5

Só que ai vem o problema que muitos devem se perguntar.
Eu no caso utilizaria o willys diariamente, no caso uns 25km por dia, viagens são raras, e quando são é coisa de no máximo 300km ida e volta.
E também realmente necessito do carro, sem ele minha vida se torna mais corrida e complicada do que ja é
rs rs

Ai com isso vem as perguntas:

- Até que ponto um willys é confiável no dia-a-dia?
- Consigo conciliar usar ele no dia-a-dia e encarar uma trilhazinha no fds?
- Quais seriam os pontos fortes e fracos a serem analisados?
- Estava pensando em pegar praticamente só a carcaça de um CJ5 e colocar uma mecanica diesel mais nova, de uma ranger por exemplo, seria uma vantagem a mais para o uso diário?

Resumidamente gostariam que analisassem minha situação e se possível me ajudassem nessa dificil escolha

Muito obrigado
Abraços

Boa tarde prezado ! cada caso é um caso, mas minha exposa usa um CJ58 para ir ao trabalho ( 20Km ) e nos finais de semana para ir para o sítio ( 70 ou 100Km dependendo do trajeto ), nos períodos de chuva só de Jeep ou dependendo da sorte de fusca com corrente, viagens nunca, foi assim por 10 anos enquanto estivemos casados e mais 3 depois de nos separar, manutenção depois de um certo tempo foi só o trivial, isso foi depois de revisar os sistemas de direção, freio e suspensão, agora ela vendeu o sítio e vai vender o Jeep, só por isso . . . agora, já pensou em uma Band ? boa sorte e um abraço !

maxdelta
28/06/2012, 16:24
Até q aqui tem bastante gente q usa jipe para o dia-a-dia, deve ser pq moro em cidade do interior. Se vê coisas desse tipo, tem um rapaz aqui q comprou um jipinho, bonito até, ele usa para ir para o trabalho quando chove, pq onde ele mora só com jipe mesmo! Aqui é muito fusca, pra usar nestas estradas esburacadas, paralelo e barro, fusca é o tal, quem tem uma condição melhor tem um jipe, nunca como unico carro, mas algo pra andar quando precisa!

Ah me lembrei de um senhor, q tem um cj5 com carroceria de fibra, capota atlantida, motor opala 4cc turbinado, ele tem outro carro, mas sempre q eu o vejo, vejo ele de jipe, inclusive o vi ontem no centro da cidade no sinal. Jipe q por sinal é um luxo, não faz trilha apenas passeios!

[]s

Claudio Maggioni
28/06/2012, 16:39
Jeep CJ5 pra trilha e uso diario nao rola... Ja tentei de tudo quanto é forma, até 2 jogos de pneus ja tive um para trilha e um para asfalto, nao da certo!!!
Se eu fosse vc ficaria com o seu tigra e ia montando um jeep pra vc, alem que imagina vc fazer uma trilha animal no fim de semana, o carro todo cheio de lama por dentro e por fora e na segunda feira vc limpinho para ir trabalhar....fora que foram poucas vezes que eu sai de uma trilha e foi so lavar e ta novo, sempre tem alguma coisa pra fazer, ajuste de rolamento de roda, embreagem colando por causa de barro, freio que nao funciona devido tanta lama e por ai vai!!!! Espero nao ter te desanimado na compra do Jeep, nao é essa a intenção, mas usar pra tudo, esquece!!!

Abracos

maico lapschies
28/06/2012, 16:57
Na minha opinião, Jeep para uso diario sendo o unico meio de locomoção e ainda fazer trilha, em cidade "grande" é complicado, no interior nem tanto, pq se estracar algo, você espurra pro canto da rua e se tiver algum conhecimento de mecanica conserta ali mesmo. Mas imagina numa cidade grande com transito intenso...

Jeep tem que gostar, e se gostar de mecanica melhor ainda, pq sempre tem algo para consertar/modificar.

[]'s

JeanCP
28/06/2012, 17:47
Caros amigos,
realmente o Jeep acaba virando uma paixão para quem gosta, eu sou apaixonado pela minha viatura, minha esposa chega a sentir ciumes, estou ajeitando minha viatura, só não consigo acabar com o cheiro de gasolina, e o pior eu tenho capota rigida, e estou sem money, para comprar uma conversivel, o cheiro fica bem mais concentrado!!!
Se dependesse de mim, só andaria com o meu, e acredito ainda, que por ter dois filhos homens, gemeos, estão com dois anos, breve, a minha esposa vai ter de tomar uma decisão, ou entra na dança ou vai ficar sem o marido e os dois filhos nos finais de semana!!!

juliocb
28/06/2012, 18:15
eu acabei de comprar um jeep CJ5, para ir ao trabalho, trajeto muito curto e pra passear no final de semana em beira de praia ou um barro pra enfretar, coisa muito leve.
Eu estava pensando em trabalhar pra que ele tenha uma velocidade final maior e um pouco mais de conforto. Pelo que tenho lido e opiniões creio que nao ha como conciliar em 100 % dos casos.
Imagine agora vc fazendo uma trilha num sabado e a noite sua mulher te arrumar uma festa pra ir.
Ele se produziria a tarde toda, pra depois entrar num jeep sujo..... sem chances.

Minha mulher se amarra no jeep, mas como um carro unico acho complicado. (nao tenho muita experiencia ainda, mas acho complicado)

vavarusso
28/06/2012, 19:10
Jeep é hobby, é laser, é para quando vc estar de folga....

Willian Del Piero Rocha
28/06/2012, 19:34
Tenho meu cj5 desde 2008,nesse tempo rodei pouquissimo,vou começar a rodar mais agora que conclui a parte elétrica.Mas em um sábado desses,sai com uma turma para testar o jeep,era para voltar a tarde já que meu jeep não tinha farol.Começamos a brincar em um terreno tipo um pântano,na beira de uma lagoa,um companheiro com um troller atolou até o chassis,levamos uma hora e meia para tirar o troller,nesse tempo meu jeep deu problema de carburador,cheguei em casa com meu primo iluminando o caminho com o jeep dele(ainda bem que era pertinho de casa,8km),19:30 hs,tinha marcado com minha esposa de "filar a bóia" na casa da sogra.Meu inicio de banho foi na garagem mesmo,de mangueira,imagine o estado do jeep.Se não tenho outro carro,como que a "dona encrenca" iria entrar no jeep mesmo que para uma coisa simples como jantar na casa da sogra(se bem que eu poderia ter ido sujo mesmo,né rsrsrs).Sem contar o problema do carburador,como eu iria trabalhar no outro dia.Jeep para trilha e dia a dia acho que não combina.356076356077

juliocb
28/06/2012, 19:41
nossas mulheres devem pensar que somos bobocas. Mas elas nao tem ideia do que é dirigir na lama :-)

chinelao4x4
28/06/2012, 20:41
a ultima de minha mulher é : AH VAI, VAI MEXER NO SEU LEGO , VAI !, rsrsrsr

Edemar
28/06/2012, 22:35
Pelo visto vc nunca andou de Jeep.
Não é só a questão de ir a trilha e usar na segunda.Se não lenhrar muito o Jeep sairá de casa na segunda. Más, hoje em dia não é mais um carro ideal para uma grande cidade. Até porque as pessoas perderam a noção do estrago que o "para-choque" de um Jeep pode causar. Me pélo quando levo fechadas de "Palhinhos, Celtinhas, Cliozinhos, Corsinhas" e outros "INHOS" barbeiros de Curitiba. Saio com CJ-5 quando tenho que me deslocar para algum passeio ou leva-lo para alguma manutenção.
Mesmo que você seja "macho" o suficiente para andar com Jeep no dia a dia, lembre-se que não há seguro para estes carros. Então se você conciderar que é um carro difícil de dirigir no trânsito caótico e "navalha" de Curitiba, e que seu freio por mais bem cuidado que seja (disco e etc), não é confiável o suficiente para se safar de apertos. A estabilidade do carro é muito ruim, para se andar rápido e uma simples "GUINADA" na direção para desviar de um ´"FDP".... digo pedéstre pode causar um capotamento.
O que o leva a dirigir como aprendíz de AUTO-ESCOLA. ( Jeep é um armário com 4 rodas). Ainda sobre direção, normalmente Jeep não tem amortecedor de direção. Então, você tem que desterçar ( e rápido) para não bater em algo.
Em Rodovia, 70 Kmh é uma excelente velocidade e isto em grande réta.

Venha ver meu CJ-5..... Preciso vende-lo..... Assim, você pode dar uma volta aqui pelo bairro e ter uma idéia do que digo.

Rodolfo Ourique
28/06/2012, 23:09
Caraca...quando vi o tópico já imaginava, mas não tinha noção de que haveriam tantas opiniões divergentes...:shock:

Então, vou citar o meu caso...já tive carros de passeio, passeio+jeep e não me disfaço do jeep, ele atende sim o dia-a-dia e trilhas(aí vem pedradas:freaking:) mas pra isso tem 2 coisas básicas: vc é mecânico amador? limite suas adaptações (mais pedradas)...

Mecânico amador, pois vai precisar estar sempre fazendo ajustes na direção, nos freios, na ignição, injeção, lubrificação, rolamentos....etc. Se não for vai virar sócio da oficina, ou grande colaborador :-D.

Limite suas adaptações, pois algo do tipo pneus recapados com desenho "ignorante" num rola, bloqueio 100% direto num rola e outras coisinhas que vão te trazer a preocupação a qual o Chinelão se referiu.

Já dirigi vários Jeep CJ5, CJ3, Toyota Band, JPX, Troller e Defender e digo, se o dono é cupim de ferro num tem carro que sirva, cuide do seu Jeep e prepare ele pra atendê-lo em ambas as situações = seja feliz!!!;-)

georgevalle
29/06/2012, 09:37
Realmente não existe a menor possibilidade de conciliar as duas situações, jeep é jeep por mais bem cuidado que esteja a capota por exemplo de manhã você sai para trabalhar vai almoçar e cai aquele toró você para entrar no jeep erguer a "vidraça" abrir a porta "pular" para dentro do jeep alem de já estar ensopado NUNCA vi guarnição do para brisa de jeep funcionar vai continuar entrando agua pelo painel caindo nas pernas e por aí vai, então se é caso de paixão compra mas já sabe que vai ter dias que dá vontade de vender essa "droga" e comprar um "inhozinho" qualquer que tenha travas eletricas ar quente ar condicionado etc, mesmo que seja apenas mais um "inhozinho" no transito caótico, mas que é "bão" andar com estas tranqueiras é...

juliocb
29/06/2012, 10:50
Vixe,
na duvida tenha os dois. Compre um carrinho "meia bomba" e use sua energia ($$$$$) para divertir-se com seu jeep. Estude para virar mexanico, faz parte do prazer de ter um jeep :-)

Rodrigo Baratti
29/06/2012, 13:14
O melhor carro pra uso diario e trilhas leves na minha opnião é o Samurai, vc não terá dor de cabeça no dia a dia, pega uma estrada a 100 km de boa e encara muito barranco sem fazer feio.

Tenho dois CJ3A - preparado pra trilha e outro original - e nenhum deles vai bem no dia a dia.

[]'s

Pablo.pinto2007
29/06/2012, 16:31
Caros amigos,
realmente o Jeep acaba virando uma paixão para quem gosta, eu sou apaixonado pela minha viatura, minha esposa chega a sentir ciumes, estou ajeitando minha viatura, só não consigo acabar com o cheiro de gasolina, e o pior eu tenho capota rigida, e estou sem money, para comprar uma conversivel, o cheiro fica bem mais concentrado!!!
Se dependesse de mim, só andaria com o meu, e acredito ainda, que por ter dois filhos homens, gemeos, estão com dois anos, breve, a minha esposa vai ter de tomar uma decisão, ou entra na dança ou vai ficar sem o marido e os dois filhos nos finais de semana!!!

Sei que é meio off-topic, mas o amigo tem algum problema com o tanque, não tenha dúvida... não sou adepto da gasolina, longe de mim, odeio cheiro de gasolina, ainda por cima nas nossas viaturas que temos que aqui e acolé mecher no danado do carburador e sistema de alimentação, então optei pelo álcool, que não deixa cheiro, mas deixa rastro... mas adoro por isso!!!

O seu tanque se for de metal, deve estar furado, pois não é normal a gasolina vaporizar para dentro da "cabine"... já andei em jeep com capota de fibra fechada (equinócio) e não senti cheiro algum de gasolina com o tanque de metal... embora o dono uma vez tivesse se queixado disso, porém foi resolvido (não me pergunte como, mas era defeito sim)...
Então fica a dica... eu sugiro a troca pelo tanque de plástico, mesmo o do tamanho original... acabam os problemas de corrosão e deve acabar sim com o seu problema de odor de vapor dentro da viatura e seja feliz!!!

Forte abraço!

Já para o tópico, muita gente falou que é impossível conciliar as duas coisas, carro do dia a dia e carro de trilha... em se tratando de um CJ acho que fica mais para que ponto de adaptação e entendimento de mecânica fica o proprietário... mas isso é uma questão de nece$$idade mesmo, eu jamais teria somente um veículo... até por que, é como falaram aí, você vai ali na beira do rio, se depara com uma laminha se lambuza todo e à noite sua namorada quer ir a uma festa, ou a um jantar e você com cara de bosta porque o jeep tá sujo... todo emporcalhado por dentro... eu digo por experiência própria... quando faço passeios com minha viatura... normalmente ele chega meio sujo no destino do passeio (passeios organizados, mas com grau de dificuldade, e familiares), então a família chega morto de cansado, toma aquele banho relaxante, aí dá aquela fome, vamos jantar... mas o jeep tá todo emporcalhado... então sobra do paizinho ir limpar o básico (bancos, portas, tapete, volante e demais locais de contato)... para a família e nem você, todos limpos se sujarem...
E outra por uma bobeira o jeep quebra... não importa qual seja... ele vai quebrar... aí o garotão fica na mão...
Então quer ter um jeep e ser feliz... investe num jeep de mecânica confiável e compra um popular, 1.0, com ar, só pra passear e ir trabalhar... aí quando a grana evoluir (essa é a tendência) você compra um veículo de passeio melhor...

Forte abraço à todos!

Pablo

Julinot
29/06/2012, 16:44
você tem que experimentar, meu jovem !
é muito uma questão de jeito para o negócio da direção, também - braço. e você não pode sair dirigindo um Jeep querendo que ele tenha as mesmas reações que um carro mais moderno tem. é necessário se adaptar, chavear do modo normal para o modo Jeep quando pega-lo. conheço motoristas que não se dão bem, seja na cidade ou na estrada, nem com carro de passeio moderno.
na estrada fiz uma vez um trajeto de 120Km a 80Km/h com um CJ-5 que estava com 1/16 de folga na direção e não tinha hidro-vácuo, e além disso rolava um shimmy de vez em quando, principalmente quando freiava forte. mas na ocasião eu ainda não tinha começado a tomar certos remédios... rsrsrs - quase um tentaiva de suicídio. Li em algum lugar que esses 1/16 volta de folga é o máximo admissível para um mínimo de resposta na direção. nessas condições em que fiz essa proeza - considerando que eu tinha o Jeep a menos de um mês - 1) a resposta da direção fica muito lenta (e isso é muito perigoso); 2) frear se torna uma loteria. Jeep para estrada tem que ter... direção sem folga; freio à disco com hidro-vácuo (e mesmo assim não é garantido); E para andar sozinho principalmente... mecânica em dia para não ficar na estrada (e mesmo assim não é garantido).

Na cidade, sempre que envolver velocidade, vale o que foi dito acima. Já no trânsito normal de bairro onde não há vias de muita velocidade, eu consigo me virar muito bem com o 6 cil original e câmbio de 3 marchas. É preciso freios e direção direitinho de preferência, mas você acompanha o fluxo numa boa. Aqui volta a ser importante frisar a mecânica estar em dia para não te deixar na mão. Tem que considerar também a vulnerabilidade da capota... a questão dos amigos do alheio - a bandidagem.

Mas o melhor mesmo é você ter um carro "normal" e o Jeep para aparições no meio do trânsito de vez em quando, ou na frequência que você se sentir seguro.

Rodolfo Ourique
29/06/2012, 17:40
Pô eu tô me achando o Schumacher depois desta citação Julinot...:campeao:...Meu Cj usa direção original (com férias, se fosse 1/16 eu tava feliz), freio original, motor e caixa originais e pego estrada e serra sempre, numa velocidade média de 75 km/h, deve haver algo de errado ou sou eu que sou bom mesmo...:pensativo: ? Ah! isso há apenas 12 anos...

você tem que experimentar, meu jovem !
é muito uma questão de jeito para o negócio da direção, também - braço. e você não pode sair dirigindo um Jeep querendo que ele tenha as mesmas reações que um carro mais moderno tem. é necessário se adaptar, chavear do modo normal para o modo Jeep quando pega-lo. conheço motoristas que não se dão bem, seja na cidade ou na estrada, nem com carro de passeio moderno.
na estrada fiz uma vez um trajeto de 120Km a 80Km/h com um CJ-5 que estava com 1/16 de folga na direção e não tinha hidro-vácuo, e além disso rolava um shimmy de vez em quando, principalmente quando freiava forte. mas na ocasião eu ainda não tinha começado a tomar certos remédios... rsrsrs - quase um tentaiva de suicídio. Li em algum lugar que esses 1/16 volta de folga é o máximo admissível para um mínimo de resposta na direção. nessas condições em que fiz essa proeza - considerando que eu tinha o Jeep a menos de um mês - 1) a resposta da direção fica muito lenta (e isso é muito perigoso); 2) frear se torna uma loteria. Jeep para estrada tem que ter... direção sem folga; freio à disco com hidro-vácuo (e mesmo assim não é garantido); E para andar sozinho principalmente... mecânica em dia para não ficar na estrada (e mesmo assim não é garantido).

Na cidade, sempre que envolver velocidade, vale o que foi dito acima. Já no trânsito normal de bairro onde não há vias de muita velocidade, eu consigo me virar muito bem com o 6 cil original e câmbio de 3 marchas. É preciso freios e direção direitinho de preferência, mas você acompanha o fluxo numa boa. Aqui volta a ser importante frisar a mecânica estar em dia para não te deixar na mão. Tem que considerar também a vulnerabilidade da capota... a questão dos amigos do alheio - a bandidagem.

Mas o melhor mesmo é você ter um carro "normal" e o Jeep para aparições no meio do trânsito de vez em quando, ou na frequência que você se sentir seguro.

mali9ski
29/06/2012, 18:40
Pô eu tô me achando o Schumacher depois desta citação Julinot...:campeao:...Meu Cj usa direção original (com férias, se fosse 1/16 eu tava feliz), freio original, motor e caixa originais e pego estrada e serra sempre, numa velocidade média de 75 km/h, deve haver algo de errado ou sou eu que sou bom mesmo...:pensativo: ? Ah! isso há apenas 12 anos...

A galera se acostumou de mais com os carros modernos..........:baseado:

antigamente era tudo assim não só os willys...........hahahaha........:rally:

tem gente que se pegar antigo a carburador frio, se pegar não vai conseguir se arrancar......hahahaha........:cavalo:

Edemar
29/06/2012, 23:55
Aprendí a "GUIAR"(como se falava antigamente. Já andava com uma moto NSU desde o 9 anos), com 11 anos em um DODGE 1950 que ném ferias tinha mais. Aquilo já éra deemprego mesmo. Sucederam-se Skodas, Plimouth, Rural 1959,AERO WILLYS, FUSCA, DKW (BELCAR e Jipe CANDANGO), CJ-5 (sem capóta e muito menos portas),Não que o CANDANGO tivesse capota e portas. É que quando eu éra aborrecente tomar "GUÁSKAS" dágua em um jipe éra um brato. Más, os tempos infelizmente são outros.Vivemos em uma época do não poder. Onde não se pode andar com carro velho, onde o trânsito virou uma guerra, os pedestres FDP acham que o carro que para para eles, se você "relar" no para-choque" de alguem pode até virar em assasinato.
Adoro carros velhos. - Além do CJ-5 tenho um BUGGY cuja capota veda muito melhor que a do Jeep. Más, nosso carro para os afazeres diários é um "FIAT IDEA 2008".
Os jovems ficam fascinados pelos Jeep. Porém, devido á sua pouca idade, a maioria nunca andou em um e muito mesnos teve a oportunidade de dirigi-lo. - Por isso ao descrevermos o Jeep temos que ter o pé no chão e deixar nossas proezas românticas com este brinquedo meio de lado para não passar uma "falsa" impressão de "SUPER NAVE ESPACIAL" para a garotada que certamente irá com muita sede ao pote e poderá até se desgostar do carro.
Minha vida práticamente começou dentro de um Jipe. Meu Pái teve 2 LAND ROVER 88 (Série 1) um 1950 e um 1951 . Um alfinete de minha frálda éra usado regularmente para limpar o "GICLÊ" do carb do Land 51 que em 1959 (quando nasci), ainda éra um carro novo.

Dodger
30/06/2012, 11:11
Cara, vc tem que ir de "espirito preparado" quando senta a bunda no banco do Jeep ou outro carro antigo.
È como alguém falou ai acima, tem que virar o botão e mudar para "Jeep mode On"! :evil:
Ai tu esquece conforto, repesposta rapida e precisa de direção, estabilidade, frenagens perfeitas, etc, etc
Mas é ai que tá metade da graça de se andar nestas coisas.

O povo tá muito mal acostumado com carro novo cheio de viadagem, eu já andao de carro novo ou véio numa boa, aprecio o conforto e a comodidade do carro novo e todo o prazer de se dirigir pela rua com um veiculo de 40 anos nas costas. E vou pra qquer lugar com minhas velharias se preciso for, lógico que com toda precaução e cuidados.

Quanto a rodar no dia a dia, se num tiver jeito dá pra ser feito apesar de não muito recomendável. Moro em cidade pequena e vejo muito coroa usando Jeep Wyllis, F-75 e Toyota antigo inclusive pro batente. Tem um camarada aqui que vem da roça trazendo queijos todo dia num 51 com motor 4 cilindro americano original. Agora se tu montou seu carro pra uso off road ai já era, fica uma M de andar no transito ferrado das nossas cidades.

plnx
30/06/2012, 18:32
Acho plenamente viável um Jeep no dia-a-dia (se não achasse estava fazendo o quê nos últimos 4 anos né) mas é como falaram, "espirito preparado", Jeep mode ON, quanto melhor na trilha pior no asfalto, etc.

Disse que usará o Jeep por uns 25km por dia, quando morava em Londrina minha km diaria era na casa dos 50km e o que pesou na época foi o combustível.

Falando da minha experiência com o Jeep, pode ter sido sorte, ou qualquer coisa, mas é MINHA experiência.

Confiabilidade?
A última vez que me deixou na rua foi o cabo da embreagem as 17:00hs, fui numa auto-peças a 2 quadras, comprei o cabo e eu mesmo troquei, problema resolvido as 18:30. Isto tem mais de 1 ano....

Conciliar dia-a-dia e trilha ?
Tudo depende, depende da trilha, depende da mecanica do jeep, depende do braço.... tem gente que não consegue andar (chegar em casa pelo menos) com um carburador sujo, sem marcha lenta e talz... mas depende da mecanica né, se for injetado não tem este problema...

Colocar uma mecanica nova e a diesel ainda ??? se isso é melhor ???
aah depois de passado os problemas iniciais de qualquer adapdação é só alegria. Procure aqui no forum pelo Crocodilo do Elmer com mecanica da F250 4x4 ....

Rodolfo Ourique
30/06/2012, 19:03
Acho plenamente viável um Jeep no dia-a-dia (se não achasse estava fazendo o quê nos últimos 4 anos né) mas é como falaram, "espirito preparado", Jeep mode ON, quanto melhor na trilha pior no asfalto, etc.

Disse que usará o Jeep por uns 25km por dia, quando morava em Londrina minha km diaria era na casa dos 50km e o que pesou na época foi o combustível.

Falando da minha experiência com o Jeep, pode ter sido sorte, ou qualquer coisa, mas é MINHA experiência.

Confiabilidade?
A última vez que me deixou na rua foi o cabo da embreagem as 17:00hs, fui numa auto-peças a 2 quadras, comprei o cabo e eu mesmo troquei, problema resolvido as 18:30. Isto tem mais de 1 ano....

Conciliar dia-a-dia e trilha ?
Tudo depende, depende da trilha, depende da mecanica do jeep, depende do braço.... tem gente que não consegue andar (chegar em casa pelo menos) com um carburador sujo, sem marcha lenta e talz... mas depende da mecanica né, se for injetado não tem este problema...

Colocar uma mecanica nova e a diesel ainda ??? se isso é melhor ???
aah depois de passado os problemas iniciais de qualquer adapdação é só alegria. Procure aqui no forum pelo Crocodilo do Elmer com mecanica da F250 4x4 ....

plnx, é isso mesmo...

Este ano encontrei um amigo que acabara de adquirir um Troller, como ele já era propietário de Willys e tb já teve outros veículos off-road, perguntei o que ele havia achado, a resposta: é um Jipe puro e duro, então pedi que me permitisse fazer um "test-drive" (até então só havia andado no Troller antigo MWM), pois bem, aos sair com o Troller já questionei o porque de embreagem e freios serem tão desconfortáveis, e me passou que todos são assim...ao sair em manobra a surpresa dupla, direção pesada (pneus ainda originais) e sem curso...mas a surpresa boa era sim o motor, muito forte e potente...ao terminar o breve teste cheguei a conclusão de que o Troller de R$ 95 mil é sim um belo jipe em termos de força e alguns itens de conforto (ar condiconado), mas fora isso não oferece nada que o bom e velho Willys tb não ofereça. Sendo assim pra investir tanto em um veículo pro dia-a-dia, em minha opiniçao, não compensa...se vc precisa de ar condicionado e um pouco de privacidade vá de Suzuki ou Toyota, mas se é fã da marca mãe (como eu) vá sim de Jeep CJ5 é um veículo de concepção antiga, mas se cuidar bem dele, vai te dar muitas alegrias.

JeanCP
10/07/2012, 12:37
Pablo,
ja havia trocado o meu tanque por plastico, porém o cheiro de gasoilina continua, vou tentar colocar silicone ou massa plastica na vedação da boia e vou estender um pouco mais o ladrão do tanque,acredito que seja por alí!!!
Sei que é meio off-topic, mas o amigo tem algum problema com o tanque, não tenha dúvida... não sou adepto da gasolina, longe de mim, odeio cheiro de gasolina, ainda por cima nas nossas viaturas que temos que aqui e acolé mecher no danado do carburador e sistema de alimentação, então optei pelo álcool, que não deixa cheiro, mas deixa rastro... mas adoro por isso!!!

O seu tanque se for de metal, deve estar furado, pois não é normal a gasolina vaporizar para dentro da "cabine"... já andei em jeep com capota de fibra fechada (equinócio) e não senti cheiro algum de gasolina com o tanque de metal... embora o dono uma vez tivesse se queixado disso, porém foi resolvido (não me pergunte como, mas era defeito sim)...
Então fica a dica... eu sugiro a troca pelo tanque de plástico, mesmo o do tamanho original... acabam os problemas de corrosão e deve acabar sim com o seu problema de odor de vapor dentro da viatura e seja feliz!!!

Forte abraço!

Já para o tópico, muita gente falou que é impossível conciliar as duas coisas, carro do dia a dia e carro de trilha... em se tratando de um CJ acho que fica mais para que ponto de adaptação e entendimento de mecânica fica o proprietário... mas isso é uma questão de nece$$idade mesmo, eu jamais teria somente um veículo... até por que, é como falaram aí, você vai ali na beira do rio, se depara com uma laminha se lambuza todo e à noite sua namorada quer ir a uma festa, ou a um jantar e você com cara de bosta porque o jeep tá sujo... todo emporcalhado por dentro... eu digo por experiência própria... quando faço passeios com minha viatura... normalmente ele chega meio sujo no destino do passeio (passeios organizados, mas com grau de dificuldade, e familiares), então a família chega morto de cansado, toma aquele banho relaxante, aí dá aquela fome, vamos jantar... mas o jeep tá todo emporcalhado... então sobra do paizinho ir limpar o básico (bancos, portas, tapete, volante e demais locais de contato)... para a família e nem você, todos limpos se sujarem...
E outra por uma bobeira o jeep quebra... não importa qual seja... ele vai quebrar... aí o garotão fica na mão...
Então quer ter um jeep e ser feliz... investe num jeep de mecânica confiável e compra um popular, 1.0, com ar, só pra passear e ir trabalhar... aí quando a grana evoluir (essa é a tendência) você compra um veículo de passeio melhor...

Forte abraço à todos!

Pablo

Jacimar
10/07/2012, 12:49
Pablo,
ja havia trocado o meu tanque por plastico, porém o cheiro de gasoilina continua, vou tentar colocar silicone ou massa plastica na vedação da boia e vou estender um pouco mais o ladrão do tanque,acredito que seja por alí!!!

Boa tarde prezado ! já tive problema com silicone na vedação da bóia ! o mecânico colocou silicone e ele derreteu e caiu no tanque, do tanque para dentro do carburador, lavei o tanque e tirei o resto de silicone, usei uma junta de borracha feita em casa mesmo e nunca mais tive problema, hoje talvez usasse papel velumóide ( Garnital ) . . . boa sorte e um abraço !

PredadorRJ
13/07/2012, 13:06
Salve tropa.

Essa história de jeep pro dia-a-dia é complicada. Teve uma época (não muito distante) que eu pensei que eu não servia pro jeep.
O Mastigado, em comparação com MUITAS viaturas aqui do fórum, é super simples, com pequenas adaptações até agora, mas ainda não desisti de tentar usa-lo pra tudo.
O trânsito aqui em Petrópolis, é uma MERD@. Quando pára, pára mesmo. A maioria das ruas estão em petição de miséria, mas quando não chove (to sem capota porque não tenho vergonha na fuça), é bom demais sair com o Mastigado. Sol na careca, olhando quase todo mundo de cima e vendo os outros carrinhos com medo dos meus parachoques! Bom bagaray!
Infelizmente, essas voltas são breves e espaçadas, mas ainda não desisti de tentar. Estou juntando energia ($$$$) pra uma tentativa de modificação no Mastigado. Se der certo, vou postar as fotos aqui.
Pensando em segurança pro Mastigado - hidrovácuo, revisão suspensão, sistema de freios refeito 100% e direção mecânica de VW.
Trilha até agora necas.... só uns passeiozinhos mixurucas, mas ainda chego lá.
Eu ainda acredito (ou quero acreditar) que dá pra fazer uma viatura pra uso diário. Espero estar certo.

Forte abraço à todos.

maxdelta
13/07/2012, 14:05
Antes de ontem usei o jipe, tinha 20 dias q eu não o ligava, e não tem trilhas agendadas(sou chique) O meu tem capota conversível em péssimo estado, está tão feia, q a unica situação q eu a fecho é chuva, apesar de não ser aquela proteção acho q abrir um guarda-chuva protege melhor.

Ando sem as portas, só quando eu fecho a capota q eu uso porta!

O legal é: Transito de Nova Friburgo é um dos piores do estado, o pessoal anda a 2 metros do jipe, como se meu jipe fosse um onibus ou caminhão! Quando vou sair de uma rua pra outra, mesmo não tendo a vez, os cara param pra dar preferencia, e isso é o máximo, quando estou de jipe chego bem mais rápido no destino! O triste é colocar na vaga, vc se acostuma com o jogo de carro, o jipe parece q é metade do jogo! Coloquei um carburador duplo, já bebe bem menos, pra mim agora só falta um DIS, estou vendendo o jipe, mas sem pressa, pode demorar 10 anos, não coloquei placa, só falei com os amigos, pois na realidade eu nem sei o q comprar!

Jipe para o dia-a-dia, acredito q somente o freio a disco e hidrovacuo já fique de bom tamanho! Uma capota talvez!

Abração!

chinelao4x4
13/07/2012, 18:20
HISTORIA-

comprei um cj5 por em algum tempo na minha infancia ter andado de jeep willys
Junte 3 amigos no mesmo fim de semana e fomos dar uma volta no mato , tentei na primeira chance um cavalo de pau, quase tombou,
mais pra frente atolei feio em um açude , no meio do nada, e do nada me apareçe uma turma de jipeiros ( bauru) e eu de chinelo, por isso meu apelido. o resto foi risadas...

EMOÇÃO :
A partir daquele dia, vi e fiquei sabendo o que é ser jipeiro , e fazer trilhas com " segurança" e etc... já faz quase 15 anos ! mais tinha um outro carro , hj não mais só o Foscão .

RAZÃO :

Minha nova cidade é pequena , muito buraco, cidade com rio e represas por perto, tenho barco grande , aqui não chove ! uso só o toldo , sem portas, exotico , todos param e olham, as vzs raiva por chamar tanta a atençao, trilhas só sozinho novamente, espero parar o jeep e ir apenas pra encontros e comprar um outro carro , ou ter um troller , vou rodando pra qualquer lugar.

maxdelta
13/07/2012, 20:13
Hum o troller não me cabe, por isso continuo de jipe! Mas tenho tb um samurai q uso quase sempre e agora um niva!

Kim
13/07/2012, 22:39
Se me permitem...

Eu uso meu jipe para tudo, minha esposa tem seu carro, e eu o jipe!

juleymar73
14/07/2012, 00:09
Grande Kim , tambem quero poder usar o meu pra tudo ,talvez depois de uma clarkete, so pra começar ja fica mais manso pro dia dia, so nao pode chover, pois nao sou muinto adepto de capotas, abraço a todos.

OPC+JR
16/07/2012, 09:58
Boa tarde prezado ! já tive problema com silicone na vedação da bóia ! o mecânico colocou silicone e ele derreteu e caiu no tanque, do tanque para dentro do carburador, lavei o tanque e tirei o resto de silicone, usei uma junta de borracha feita em casa mesmo e nunca mais tive problema, hoje talvez usasse papel velumóide ( Garnital ) . . . boa sorte e um abraço !
Para acabar com o cheiro de gasolina tente:
1° - Tampar todos os buracos da parede de fogo.
2° - Selar direito essa boia ai do tanque - de preferencia colocar um daqueles tanques que ficam na traseira do jeep, do lado de fora.
3° - Aproveita e dá uma olhada se o escape não dá retorno de gases para dentro do jeep.
Tudo isso tem tópicos espalhados pelo forum.
[]´s
Ah, aproveitando, estou montado meu jeep para o dia a dia e passeios, vamos ver se vai ficar bom rs

Rodolfo Ourique
16/07/2012, 18:53
Ô Predador, onde vc mora aqui em Petrópolis...bora bota esse Jeep na trilha...:euforico:

Salve tropa.

Essa história de jeep pro dia-a-dia é complicada. Teve uma época (não muito distante) que eu pensei que eu não servia pro jeep.
O Mastigado, em comparação com MUITAS viaturas aqui do fórum, é super simples, com pequenas adaptações até agora, mas ainda não desisti de tentar usa-lo pra tudo.
O trânsito aqui em Petrópolis, é uma MERD@. Quando pára, pára mesmo. A maioria das ruas estão em petição de miséria, mas quando não chove (to sem capota porque não tenho vergonha na fuça), é bom demais sair com o Mastigado. Sol na careca, olhando quase todo mundo de cima e vendo os outros carrinhos com medo dos meus parachoques! Bom bagaray!
Infelizmente, essas voltas são breves e espaçadas, mas ainda não desisti de tentar. Estou juntando energia ($$$$) pra uma tentativa de modificação no Mastigado. Se der certo, vou postar as fotos aqui.
Pensando em segurança pro Mastigado - hidrovácuo, revisão suspensão, sistema de freios refeito 100% e direção mecânica de VW.
Trilha até agora necas.... só uns passeiozinhos mixurucas, mas ainda chego lá.
Eu ainda acredito (ou quero acreditar) que dá pra fazer uma viatura pra uso diário. Espero estar certo.

Forte abraço à todos.

Rodolfo Ourique
16/07/2012, 18:53
Kim...Jeep everyday use...X2...:concordo:...