PDA

Ver Versão Completa : problema com motor de arranque?!?!?!

petcho
27/06/2012, 19:52
boa noite,

hoje quando fui sair do trabalho ao girar a chave o motor de arranque da minha 90tinha girou lento, desliguei e tentei de novo, na mesma hora pegou!!!! ate ai tudo bem, isso nunca tinha acontecido desde quando a comprei , mas tudo bem, pensei ser a bateria

cheguei em casa e umas duas horas depois fui procurar um vazamento de oleo nela e quando fui dar a partida o motor de arranque nem girou, so fazia um TECH e parava (tudo acendia no painel normal) peguei um martelo dei umas batidinhas no motor de arranque e nada, ai fiz uma chupeta na frontie do meu pai e a bicha pegou, dai achei q era a bateria.

fui dar uma volta pra dar uma carregada e quando cheguei em casa desliguei e liguei, normal, quando desliguei novamente e tornei a ligar de novo o TECH sem nem girar. novamente fiz a chupeta e com o motor da caminhoneta ligado tentei e de novo TECH, esperei carregar um pouco dei mais umas batidas no motor de arranque ai ela pegou

qq sera isso?? se fosse bateria nao deveria girar fraco antes de arriar desse jeito??? sera q é meu motor de arranque????

nao sei se fui muito claro na explicaçao qq coisa eu explico de novo

abraço, Pedro

vwinit
27/06/2012, 20:20
Eu apostaria na bateria ...

Ela tem quantos aninhos?? rsrsrrs

petcho
27/06/2012, 20:26
nossa ai vc me pegou, ja veio na viatura quando eu comprei, mas nao é a original pq é uma cral de 105 amperes!!!!!

petcho
27/06/2012, 20:37
tb achei q era bateria, so achei estranho ela nao dar sinal nenhum e do nada nem girar o motor de arranque

BrunoRN-RS
28/06/2012, 18:10
Caro Pedro,
tb tenho uma 90 da idade da sua, e aconteceu algo bem parecido há um tempo atrás. O problema era a chave magnética do motor de arranque... não saiu dos mais caros não, e depois o problema não voltou mais (os sintomas reapareceram, em certa medida, mas daí já eram problemas do alternador e da bateria, que são a bola da vez!!

sorte aí, e um abraço!
Bruno

petcho
28/06/2012, 23:40
Bruno, fui ao auto eletrico hoje e a bateria realmente ta boa, é o motor de arranque mesmo, vou desmontar e dar uma limpeza nele pra ver se resolve ja q tova vez q ela nao liga é so dar umas batidinhas q volta a girar

brigado!!
abraço, Pedro

lucar
29/06/2012, 17:27
Se conseguir fazer umas fotos do processo (eu vi num site gringo) para colocar aqui!! Eu logo mais eu farei o mesmo. Só estou sentindo a viatura mais um pouco antes de sair desmontando tudo....para poder fazer ordenadamente as trocas/ajustes sem me precipitar! Ainda em 2000, lí num post do Clemente, que nossas viaturas ainda eram servidas com arranque Bosh. Deve ser mais tranquilo para achar os consumíveis!

petcho
29/06/2012, 20:04
lucar, desculpa cara vou ficar devendo as fotos, so vi seu post agora, mas é bem simples, retirando a mangueira q vai do filtro de ar ate a turbina fica bem facil de trabalhar, sao apenas 3 parafusos 13mm, retirei o meu hoje de tarde e pelo jeito era so sujeira mesmo, limpei ele todinho passei graxa onde precisava testei o altomatico e parece q agora ta 100%, vamos ver ne!!!

se der algum pepino de novo ai ja sei q deve ser o altomatico ai se precisar trocar tiro as fotos, pq o resto tava bom, os carvoazinhos tem muito pra gastar ainda,

abraço, Pedro

petcho
29/06/2012, 20:24
tirei essa foto agora, so pra mostrar como retirando a mangueira fica facil o trabalho e mostrar a posiçao dos tres parafusos, o motor nao tem segredo é so limpar trocar oq tiver precisando e remontar bem tranquilo (no meu caso so precisei limpar)

a informaçao de ser bosh precede !!!!!!!!356262

abraço, Pedro

lucar
30/06/2012, 14:33
Bacana! Tomara que tenha zerado! O meu deu problema quando a bateria não aguentou girar. Deve ter colado as escovas. O altomatico estava dando sinal. "Tlec" mas acho que as escovas colaram; Foi umas batidas com marreta de borracha e descolou. Até então nada mais. Mas creio que farei uma inspeção para limpeza e lubrificação do mesmo!

Paulo Zender
05/08/2012, 16:01
Pedro, [vi que você encarou o desafio e arrancou o monstro do berço. Farei o mesmo, pois a minha 110 também está com a novela dos amigos, Tech-Tech. Agradeceria se pudesse me ensinar como testar o automático.
Abração
Zender

lucar
05/08/2012, 20:54
Estou meio sumido da net.... outro note meu deu zica!

troquei o automatico do arranque e fiz uma bela limpeza em tudo esses dias estava bem sujo, depois de limpo ficou zero. Comprei da ZM Solenoide ZM 975 S-10 diesel e sprinter identico. O da defender se não me engano é o codigo 976, mas o outro é identico R$130,00 foi o mais parecido que achei pois não tinha o 976. A partida ficou como nova!

fiz assim:
1- retirei os cabos da bateria
2- mangueira que alimenta a turbina
3- retira todos os fios são 3, 2 sai com parafuso (13 se não me engano) que vem da bateria para o automatico, outro é um encaixado e sai com a mão.
4- Saca 3 parafusos que prendem o arranque a capa seca. Deixa o parafuso que voce achar mais fácil de soltar para tirar por último. Se o arranque estiver "colado", grudado, martelo de borracha ou um pedaço de madeira batendo bem de leve vai sacar. deixa os parafusos soltos para não deixar cair o arranque.

é relativamente fácil retirar ele!

Aí voce sacou ele. Depois é desmontar com cuidado, não perder nada. Compra 1 L de querosene e pode limpar tudo, tudo mesmo. depois seca bem, com ar comprimido. Lubrifica as engrenagens com graxa de qualidade, olha as escovas pode desmontar tudo, é encaixado (tem uma marca que mostra 1/2 vida). Para remontar use um pedacinho de cano do "calibre" do eixo do induzido assim monta as escovas fora, fica mais facil. Onde vai as escovas no induzido da uma polida com lixa fina, limpa bem as canaletinhas....
Importante é se limpou deve secar bem... e ter cuidado com os componentes. Se estava bom, vai ficar muito melhor.

No outro note que deu pau tinha um video gringo que mostrava DIY de um similar, não achei!

Depois conta como foi!

petcho
06/08/2012, 00:12
Paulo o processo q o Lucar descreveu esta perfeito, foi exatamente isso q fiz, com o detalhe de nao ter trocado o automatico!!!

para testa-lo depois de limpar tudo muito bem, antes de religar, com ele aterrado encoste o positivo do automatico com o positivo da bateria, se ele estiver bom a pequena engrenagem deve se deslocar!!!!!

abraço, Pedro

Paulo Zender
10/08/2012, 19:59
CARÍSSIMO LUCAR
Muito obrigado pelas dicas, aliás, pelo manual detalhadíssimo feito por você.
Realmente o problema era o "automático" ("solenóide" para os mais novos).

Minha coragem foi até a retirada do arranque. Daí pra frente, ao ver aquela traquina toda (molinha prá cá, carvão prá lá e etc), preferi confiar ao meu Eletricista Toninho (Japonês dos Bão). Ele desmontou o conjunto todo, deu banho de gasolina, passou lixa 1000 nos "girantes" com ajuda de um torno, neutralizou a gasolina com água limpa e passou ar comprimindo em tudo.
Rapaiiiiz... pra remontar foi "fodinha", o Samurai levou bem quase meia hora pondo e tirando até a coisa assentar. Se fosse eu, daria umas 36 horas.
Agora vem a parte dura da história: o conjunto não era Bosch, mas sim Prest-O-Lite, made in Argentina, algo explicável para 2002 quando o carro era montado pela Ford /Karmann-Ghia. Todos sabemos da velha relação Ford-Prest-O-Lite.
Daí, foi um pouco difícil achar o automático novo, que também é Made in Argentina.
O carro ficou ótimo, só o custo que não: 170,00 o automático + 230,00 a mão de obra de desmontagem do kit e recolocação do mesmo no motor do carro.
Valeu... Ficarei atento à primeira oportunidade de retribuir sua ajuda.
Forte Abraço,
Zender

Estou meio sumido da net.... outro note meu deu zica!

troquei o automatico do arranque e fiz uma bela limpeza em tudo esses dias estava bem sujo, depois de limpo ficou zero. Comprei da ZM Solenoide ZM 975 S-10 diesel e sprinter identico. O da defender se não me engano é o codigo 976, mas o outro é identico R$130,00 foi o mais parecido que achei pois não tinha o 976. A partida ficou como nova!

fiz assim:
3- retira todos os fios são 3, 2 sai com parafuso (13 se não me engano) que vem da bateria para o automatico, outro é um encaixado e sai com a mão.
4- Saca 3 parafusos que prendem o arranque a capa seca. Deixa o parafuso que voce achar mais fácil de soltar para tirar por último. Se o arranque estiver "colado", grudado, martelo de borracha ou um pedaço de madeira batendo bem de leve vai sacar. deixa os parafusos soltos para não deixar cair o arranque.

Aí voce sacou ele. Depois é desmontar com cuidado, não perder nada. Compra 1 L de querosene e pode limpar tudo, tudo mesmo. depois seca bem, com ar comprimido. Lubrifica as engrenagens com graxa de qualidade, olha as escovas pode desmontar tudo, é encaixado (tem uma marca que mostra 1/2 vida). Para remontar use um pedacinho de cano do "calibre" do eixo do induzido assim monta as escovas fora, fica mais facil. Onde vai as escovas no induzido da uma polida com lixa fina, limpa bem as canaletinhas....
Importante é se limpou deve secar bem... e ter cuidado com os componentes. Se estava bom, vai ficar muito melhor.

No outro note que deu pau tinha um video gringo que mostrava DIY de um similar, não achei!

Depois conta como foi!

petcho
12/08/2012, 14:44
Nossa 230,00 reais pra revisar o motor de arranque!!!!!! :shock:

esse Prest-O-Lite deve ser MUITO mais complexo q o bosch q equipa minha viatura, as meia hora q ele gastou so pra remontar acho q foi oq gastei pra fazer o job todo

abraço, Pedro

lucar
13/08/2012, 17:45
Paulo .. é assim mesmo.

Quanto aos modelos acredito que em 2000/2001 foi quando mudou para prestolite... quem conhece as lands a mais tempo pode confirmar!

O preço eu não sei dizer, pois eu mesmo vou fazendo o que precisa aqui em casa e ate agora tudo que fiz estava no "meu alcance"...mas dependendo da região é isso mesmo. ainda mais se parar com uma Land na porta do eletricista vai pagar mais caro mesmo! Procura fazer um outro orçamento agora que sabe o que foi e tem a lista do serviço/peças. Aí você tira duvidas quanto ao preço!

o bom é que agora terás partida para mais uma boa temporada e já viu como funciona o arranque!

mouramares
13/08/2012, 18:29
Nossa 230,00 reais pra revisar o motor de arranque!!!!!! :shock:

esse Prest-O-Lite deve ser MUITO mais complexo q o bosch q equipa minha viatura, as meia hora q ele gastou so pra remontar acho q foi oq gastei pra fazer o job todo

abraço, Pedro

Japinha...bao de preço hein....faca dele é de Samurai.....kkkk, mas o importante é que ficou bom felicidades.
abçs

Miecz
07/03/2013, 06:40
Amigos, também preciso fazer uma revisão no motor de arranque e trocar o automático. Ontem à noite resolvi iniciar o trabalho, porém não consegui soltar os parafusos para retirar o arranque. Antes de partir pra ignorância tentando tirar os caras, poderiam confirmar se estes parafusos são rosca esquerda ou direita (creio que sejam direita, mas como terei que forçar bastante para retirá-los, prefiro confirmar com os amigos que já fizeram este trabalho). E dicas para "descolar" os caras também serão benvindas, já que mecânica não é minha especialidade. Valeu.

petcho
07/03/2013, 10:37
Miecz, a rosca é a direita normal mesmo, uma coisa que facilita o acesso é retirar aquela mangueira plastica que vai do filtro de ar ate a turbina, ai caso nao queira sair coloque alguma coisa pra prolongar a chave, como um pedaço de cano, vc vai ver que com esse aumento de torque do prolongamento vai sair muito mais facil

qualquer duvida é so falar
Abraço, Pedro

Miecz
07/03/2013, 11:49
Obrigado, Pedro.
Aparentemente o parafuso é 13mm, mas percebi que a chave fica um pouco folgada. Sabe dizer se este parafuso é 1/2 polegada e não 13mm? Creio que terei que comprar uma chave.
Abçs

lucar
08/03/2013, 17:47
Se tiver foda de tirar o parafuso, pega um martelo e acerta a cabeça do parafuso (não precisa ser muito forte não) cuidando para não bater fora da cabeça do parafuso e danificar algo mais... ele deve "descolar" e ficar mais fácil de sacar. Quando for recolocar, passa um pouco de graxa que ajuda a não oxidar a rosca.

Um soquete com catraca da mais "pegada" que uma chave de boca. Eu tenho um torquimetro de vara aqui que em determinadas ocasiões serve de alavanca para facilitar a retirada de parafuso engripado.

Quanto ao tamanho da chave terei que ir conferir no jeep, se estiver com folga não força que pode acontecer de espanar a cabeça do parafuso aí fica pior para tirar....

Fui conferir e aqui o soquete 13mm ficou perfeito.... lembrando que o meu arranque é bosh!

petcho
08/03/2013, 23:30
Miecz, desculpa a demora cara, tb tive q olhar no Jeep pra ter certeza e no meu caso a 13 tb deu certinho como a do lucarAaa o meu tb eh boschAbraço , qualquer coisa fala q a gente tenta ajudar

Miecz
11/03/2013, 06:41
Amigos, obrigado pelas dicas. Consegui tirar o danado.
Não sei porque mas o meu realmente estava com parafusos 1/2". A chave 1/2 encaixou como uma luva. O arranque é da marca Prestolite.
Dei umas "porradinhas" e utilizei o torquímetro de vara conforme sugerido pelo Lucar.
Também fiquei preocupado em não fazer a revisão do arranque corretamente e levei em uma oficina especializada.
Acompanhei todo o processo de revisão. Pensei em trocar as escovas, porém quando me mostraram as novas e percebi que eram apenas 2mm maiores que as minhas, eram de mercado paralelo e custavam R$130, desisti.
Foi efetuada apenas uma limpeza/ teste geral e a troca do embuchamento.
O código do automático que deu certo é o ZM480. Custou R$180,00. Pelas buchas e o trabalho de revisão cobraram R$100,00.
(lembro que os preços das peças aqui em Ilhéus sempre é um absurdo. Normalmente compro pela internet, mas como estava com o carro parado resolvi comprar aqui mesmo).
Agora está tudo no lugar e funcionando.
Valeu.

roberto.cardoso@ig.com.br
17/04/2013, 18:42
Pessoal,

Faz um tempo que venho enfrentando problemas com a partida a defender, o sintoma é o seguinte, viro a chave as luzes do painel acendem, mas ao girar a partida não acontece nada e as luzes permanecem acesas.

Com muito custo descobri que possivelmente o problema está no automático ou no fio que faz a ligação do miolo da chave com o automático.

Para ligar o carro pela primeira vez do dia era necessário virar a chave no contato e "balangar" o fio que faz a ligação do automático (esse fio é aquele preso com conector e não o positivo e negativo preso com porcas).

O problema ocorre apenas quando o veículo fica desligado de um dia para o outro, após a primeira partida pega que uma beleza.

Minha pergunta é, tem como fazer um teste se é o fio que liga o miolo da chave ao automático (pois ele fica próximo do coletor e pelo que percebi está bem ressecado) ou se o automático morreu mesmo? Existe uma forma de fazer uma ligação direta? Pensei em virar a chave, soltar o plugue do fio e fazer um jumper com o positivo, isso dá certo?

Na pior hipótese no final de semana saco o motor de arranque e faço uma revisão (gostaria apenas de ter certeza que é encessário desmontar tudo).

Abraços,

Djalma Inoue
18/04/2013, 12:03
Boa tarde Roberto, vc falou que quando mexe em um fio no automático o motor liga, então provavelmente dever ser este fio ele continua funcionando depois, porque se ele esta com mal contato quando vc mexe dá uma sentelha e acaba por fazer uma solda provisória rsrsrs e quando o motor resfria o fio que estava dilatado pelo calor volta a condição anterior se desconecta da outra parte novamente.
Acredito que seja isso, tira e da uma boa estanhada nele e depois me conta se deu certo.:semideia

Pessoal,

Faz um tempo que venho enfrentando problemas com a partida a defender, o sintoma é o seguinte, viro a chave as luzes do painel acendem, mas ao girar a partida não acontece nada e as luzes permanecem acesas.

Com muito custo descobri que possivelmente o problema está no automático ou no fio que faz a ligação do miolo da chave com o automático.

Para ligar o carro pela primeira vez do dia era necessário virar a chave no contato e "balangar" o fio que faz a ligação do automático (esse fio é aquele preso com conector e não o positivo e negativo preso com porcas).

O problema ocorre apenas quando o veículo fica desligado de um dia para o outro, após a primeira partida pega que uma beleza.

Minha pergunta é, tem como fazer um teste se é o fio que liga o miolo da chave ao automático (pois ele fica próximo do coletor e pelo que percebi está bem ressecado) ou se o automático morreu mesmo? Existe uma forma de fazer uma ligação direta? Pensei em virar a chave, soltar o plugue do fio e fazer um jumper com o positivo, isso dá certo?

Na pior hipótese no final de semana saco o motor de arranque e faço uma revisão (gostaria apenas de ter certeza que é encessário desmontar tudo).

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
22/04/2013, 16:37
Valeu Djalma, mas não era o fio.

No final de semana não tive tempo de desmontar, mas dei uma olhada rápida, lixei e apertei os terminais... mas não adiantou.

Pior que o problema está piorando... pra pegar preciso dar umas batidas com o martelo do automático antes de virar a chave.

Acho que ou tem algo solto, como alguma solda ou tem muita sujeira no automático. Vou desmontar e descobrir o que pode ser.

Dicas são bem-vindas....

Abraços,

lucar
22/04/2013, 17:18
Vou copiar o que eu disse anteriormente aqui.

Para de martelar seu arranque...kkk
Se ele for BOSCH é só comprar o automático novo em algum Service Bosh autorizado.... para testar a peça fora do veiculo é simples só fechar o contato na bateria e ele deve engatar e girar.... (esse cara tem uns vídeos interessantes... Tonella - motor de arranque diagnostico e funcionamento 2/9 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=IlVDjEadP00))

"troquei o automatico do arranque e fiz uma bela limpeza em tudo esses dias estava bem sujo, depois de limpo ficou zero. Comprei da ZM Solenoide ZM 975 S-10 diesel e sprinter identico. O da defender se não me engano é o codigo 976, mas o outro é identico R$130,00 foi o mais parecido que achei pois não tinha o 976. A partida ficou como nova!

fiz assim:

Importante é se limpou deve secar bem... e ter cuidado com os componentes. Se estava bom, vai ficar muito melhor."

Faça isso e não terás mais problemas!

GLMedina
21/12/2013, 15:45
Bom, pelo que tenho lido, fácil de tirar só o arranque da 300, pois o da 200 é um c....ú!
Tirei a mangueira da turbina, afastei o escapamento, saquei os parafusos, que não são 13 mas 17, no entanto, tem um fdp de um que a chave não chega por nada. Acho que terei que usar um soquete longo.
Meu arranque deu pau! Por isso tenho que arrumar ele. Alguém sabe como tirar essa porcaria mais facilmente????