PDA

Ver Versão Completa : Como coloco o filtro de óleo??

Patton
03/08/2005, 10:26
Como vocês podem ver na foto abaixo o meu motor esta sem filtro de óleo.

Comprei o tamborzinho (não sei o nome da peça), o suporte q prende ele no motor e as mangueiras, falta so o refil mas isso eh mais simples pra comprar.

Gostaria de saber como eu coloco o filtro no jeep, se precisa tirar o ar das mangueiras, se precisar como farei isso, se os parafusos q vao no motor tem quantidade de voltas q eu posso dar ou eh so apertar....

Enfim, se alguem puder me passar uma receita de bolo vai me ajudar pra caramba

Obrigado
Abraços

Rafael Kuzma
03/08/2005, 22:51
Ola meu caro amigo...

seu motor não tem mesmo o filtro de oleo?? verificou alo perto da caixa de direçao ( ou aonde era pra estar a original ) bem abaixo do escapamento ??? se realmente não tem não ha necessidade de tirar ar de manqueira e tal ja nos parafusos de fixaçao do suporte do filtro é necessario torquealos ( com um torquimetro :D ) pois sao os mesmos parafusos do cabeçote...( passei por isso tmb)... dai o filtro vc encontra com facilidade nas alto peças...!!!! Valew...

[]'s lubrificados filtrados e resfriados!!!! hehehe

Giovani
03/08/2005, 22:57
Como vocês podem ver na foto abaixo o meu motor esta sem filtro de óleo.

Comprei o tamborzinho (não sei o nome da peça), o suporte q prende ele no motor e as mangueiras, falta so o refil mas isso eh mais simples pra comprar.

Gostaria de saber como eu coloco o filtro no jeep, se precisa tirar o ar das mangueiras, se precisar como farei isso, se os parafusos q vao no motor tem quantidade de voltas q eu posso dar ou eh so apertar....

Enfim, se alguem puder me passar uma receita de bolo vai me ajudar pra caramba

Obrigado
Abraços

Por acaso o filtro não está junto da bomba, embaixo do coletor de escape??? No 3000 é assim...

Bom, não tem segredo, abra o "tamborzinho" ponha o elemento dentro. Monte tudo, ligando as mangueiras. Ponha óleo dentro do tambor, ou complete o nível no motor, depois de ligar. Não tem "sangria" nenhuma. basta montar e fazer o motor funcionar...

[]'s

Sukys
04/08/2005, 01:04
Tem um segredinho sim, Giovani, que é passar um pouco de óleo no O-ring (retentor de borracha) que fica entre a tampa e a carcaça do suporte do filtro. Com isso o O-ring se adapta melhor na hora do aperto e evita vazamentos.
O mesmo vale para os demais motores, onde o O-ring é parte integrante do filtro, e nestes casos este procedimento tem outra vantagem, que é facilitar a retirada do filtro.

É um procedimento muito simples e até recomendado pelos fabricantes de filtro, mas de tão simples muitas vezes passa batido e pode ser a diferença entre trocar o filtro com muita facilidade ou usar talhadeira e martelo para isso.

Abraços,

Giovani
04/08/2005, 22:38
Tem um segredinho sim, Giovani, que é passar um pouco de óleo no O-ring (retentor de borracha) que fica entre a tampa e a carcaça do suporte do filtro. Com isso o O-ring se adapta melhor na hora do aperto e evita vazamentos.

:D Fala Sukys!!!

:D É verdade!!! Isso se faz mesmo! :concordo:

[]'s

p.peleje
05/08/2005, 00:51
O filtrdo de óleo original fica na parte de cima do motor, mais alto que a tampa de vávulas a frente do carbura, fixado através de um suporte no bloco do motor.

Procure algumas imagens pelo forum que vc acha.

[]s

Peleje

Patton
05/08/2005, 11:04
Valeu pela força cambada, brigado mesmo.

Meu jeep ta donzelo ainda mas vai perder a virgindade de lama dia 20, quero fazer isso antes de por ele na lama.

Respondendo as perguntas, realmente esta sem filtro de óleo, nao esta em nenhuma parte oculta do motor heheh

Brigadao pela força e agora eh so folgar no trabalho pra brincar de mecanico

p.peleje
05/08/2005, 18:02
Vc tá rodando sem filtro?

Isso é loucura, ñ faça isso.

Mesmo o filtro do Bf que só faz a filtragem parcial de todo o óleo que circula no motor, isso ñ é recomendado.

Instale o filtro antes de ir pra lama.

[]s e boa sorte

Peleje

NeRo
11/08/2005, 21:08
Pessoar... vou trocar o filtro de óleo do meu BF este finde... no manual que baixei aqui não achei todos os procedimentos. :(
Dá pra me fazerem um passo-a-passo? Nunca fiz isso.
Claro que não é nada muito complicado e metendo as caras dá pra fazer, mas um passo-a-passo enriqueceria o tópico. :D

p.peleje
11/08/2005, 21:17
Pessoar... vou trocar o filtro de óleo do meu BF este finde... no manual que baixei aqui não achei todos os procedimentos. :(
Dá pra me fazerem um passo-a-passo? Nunca fiz isso.
Claro que não é nada muito complicado e metendo as caras dá pra fazer, mas um passo-a-passo enriqueceria o tópico. :D

Fala Nero,

Seguinte é muito bico fazer isso, basta soltar o parafuso que segura a tampa do copo onde fica o filtro, cuidado pois tem um mola que dá pra pressão tanto na tampa como no elemento filtrante, pra ñ perder a mola e nem a borracha que faz a vedação. Tirou a tampa pegue uma bacia pra poder tirar o elemento filtrante sem melar todo o motor. Coloque o novo filtro pegue a borrachinha de vedação coloque óleo antes de coloca-la no lugar coloque a tampa com a mola, encaixe o parafuso e tá feito.

Sugestão, tire o copo do suporte do motor e faça uma limpeza nele antes de trocar o filtro, pois geralmente cria borra na saida do óleo que impede que óleo circule facilmente.

[]s

Peleje

NeRo
12/08/2005, 07:48
Fala Peleje! Valeu irmão!
Eu achava que era meio que por aí mesmo mas... como eu nunca fiz... sei lá, de repente eu tiro a tampa e pula um daqueles palhacinhos de mola com uma pistola de óleo e tic tic tic na minha cara. :D
Ontem o Tio me explicou também, disse que é meio embaçado acertar a vedação de prima. :D
Amanhã eu faço e posto fotos com a máquina que o Caquinha me deu! :mrgreen:
Abraço!

p.peleje
12/08/2005, 11:55
Fala Peleje! Valeu irmão!
Ontem o Tio me explicou também, disse que é meio embaçado acertar a vedação de prima. :D
Amanhã eu faço e posto fotos com a máquina que o Caquinha me deu! :mrgreen:
Abraço!

Nero,

A vedação ñ é tão cumplidado assim, basta colocar um pouco de óleo na borrachinha, e ir apertando na manha, bem devagar pra borracha ñ escorregar do lugar onde ela deve ficar. Coloque a borracha na tampa melada de óleo, pois assim ela já adere no lugar correto. As vezes acontece da tampa esta torta, se a sua estiver ruim fale comigo pois tem dois copos com tampa desses filtros do BF, dos meus dois BFs que já se foram dessa pra melhor :twisted: :lol:

[]s

Peleje

leopoldo
12/08/2005, 15:16
Patton,

Seu motor parece ser um 3 000 (AZUL) do maverick instalado no jeep.

O 3 000 tem o filtro acoplado á bomba, mas quando se coloca no jeep, usa-se a bomba do jeep (que não tem filtro) por causa do escapamento.

O filtro do jeep é um suporte em L preso ao cabeçote pelos parafusos do cabeçote mesmo.

Uma mangueira sai do bloco próximo à bomba de combustível (linha de pressão) e o retorno de óleo se dá num furo da tampa do comando de válvulas. NOTE que o 3 000 não tem esse furo.

Então para instalar o kit, deve-se soltar uns 3 parafuros do cabeçote para colocar o suporte do filtro

e ...............

um trabalhão:

remover a tampa do comando e soldar (oxi-acetileno) um adaptador para receber a mangueira de retorno.

A mangueira da linha de pressão: só soltar o bujão e aparafusar o adaptador (niple)

NeRo
21/08/2005, 22:16
Como prometido... as fotos... sei que é algo muito básico mas... :roll:
Em tempo: Por 3 vezes tentei usar a borracha nova... vazou em todas. Bem que o Tio avisou. :D
Não só achei muito fininha como também de diâmetro um pouco menor, mesmo esticando não resolveu.
Acabei por deixar a borracha de vedação antiga mesmo que não está vazando.

NeRo
21/08/2005, 22:27
...

leopoldo
21/08/2005, 22:55
Nero -

Faltaram as fotos da mangueira do retorno do filtro de óleo.

Patton -

Depois, com paciência, instale a placa de proteção do distribuidor na posição certa.

Puseram a sua numa posição mandrake.

NeRo
22/08/2005, 08:13
A de retorno eu tiro na próxima.
Dá pra explicar melhor sobre a placa?
Tô achando que o Mandrake é você pois mal dá pra ver a placa... :mrgreen: ou você fala da capa? :?:
[]s

leopoldo
22/08/2005, 08:38
:shock:

:lol: :lol: :lol:

Me desculpe Nero. Não tinha colocado as referências.

Não é a do seu Jeep ...... é a do jeep no Patton (já corrigí acima)

Patton
22/08/2005, 11:21
Valeu pela força pessoal, fiz tudo direitinho mas a rosca de onde encaixo as mangueiras foram pro saco, esse final de semana o Patton vai pro medico pegar roscas novas.

Só esta faltando isso

Abraços e mais uma vez valeu mesmo

NeRo
22/08/2005, 13:11
Fala Leopoldo...
Mesmo assim... qual o Mandrake da placa? Eu tenho essa placa no meu... 8)
Olhei a do Patton mas para mim parece normal. :?

leopoldo
22/08/2005, 13:29
Ela não é presa daquela maneira.

Ela fica paralela ao solo e consequentemente perpendicular ao chassis e não nos 45º em que ela está.

Pela foto, o fundo está virado para cima.

Ricardo Quintela
12/10/2009, 17:02
Acho que vale uma dica de como evitar vazamento pela tampa. Tudo parece muito simples até que se liga o motor e descobre que já o melou todo com óleo. Estou passando por esse episódio com meu CJ5a não cheguei ao final.