Conectar

Ver Versão Completa : Rolamento do Cardan da Ranger.

Rodrigo Angue
27/06/2012, 08:47
Olá galera, sou novo aqui no site.
Procurei na internet em vários sites e parece que ninguem teve um problema parecido com o meu, porque não achei nada.
Tenho uma ranger 4x2-2001 e todo rolamento do cardan (aquele que tem uma borracha em volta) que eu troco quebra que chega a esfarinhar a borracha. Já coloquei o original, o da F-4000, original, paralelo e nada.
alguem já passou por isso?

Marcelo Corradi
27/06/2012, 11:05
Olha, uma solução seria vc colocar um cardã direto. fiz isso na minha e ficou perfeito, sem problema nenhum. Com isso vc elimina o rolamento de centro e uma cruzeta. Menos coisas pra incomodar...

Rodrigo Angue
27/06/2012, 19:46
Então. Hoje eu comprei outro rolamento (original) e troquei de mecânico. Vim com ela pra casa e nada aconteceu. Da outra vez quebrou antes de andar 5km. Não foi defeito da peça então... Mas muito obrigado pela dica do cardan, se eu soubesse antes teria feito isso. Qualquer cardan da certo? outra coisa que esse mecânico me falou é que o rolamento esta apertado demais no suporte, estava meio estrangulado, quase espanou os parafusos. fica aí outra dica caso aconteça com alguém, porque isso quase me deixou doido com a camionete. Abraços e muito obrigado Marcelo.

BRAVOECONOVEMBER
27/06/2012, 19:51
Marcelo, que bruxaria é essa aí de trocar cardã por direto? Tem mais informações, fotos?

Marcelo Corradi
28/06/2012, 09:19
num tenho fotos não, mas posso providenciar no fim de semana.
oq aconteceu foi q meu cardã empenou a ponteira por causa do rolamento de centro que estorou. aí eu fui numa oficina especializada em cardã aqui em BH, oficina boa msm. só mexem com caminhão, carreta, fora de estrada... uma cruzeta de um caterpillar desses aí é 12mil contos! só pra vc ter uma ideia q a oficina é boa. cardã de pckup pra eles é moleza.

mas o pessoal lá me recomendou por um cardã direto, já tinham feito em várias Rangers sem problema nenhum. o comprimento máximo q o cardã podia ter era de 1,65. lá o necessário era 1,60. então foi a conta. eu mandei fazer, fabricaram o cardã na hora. eu esperei umas 3h lá. e tá lá até hj tranquilo. perfeito...

Marcelo Corradi
28/06/2012, 09:24
ao invés de ter aquele cardãzinho pequeno, apoiado no rolamento de centro e ligado a um cardã maior, oq fizeram foi ligar a CT direto no diferencial com um cardãzão só. isso até diminui o angulo do cardã.

Rodrigo Angue
28/06/2012, 18:40
Boa! Parabéns. Sofri e achei que ia ficar doido. Se acontecer de novo, está aí a solução.

LeoLeone
28/06/2012, 19:44
Ola Rodrigo, já tive de trocar esse rolamento do cardam uma vez. Comprei em uma loja de caminhões, acho que a balconista disse que era o mesmo da Femil ou algo parecido. Levei o meu ruim na mão e ela me trouce um novo, acho que foi uns R$ 60,00. Troquei em casa mesmo.

Marcelo Corradi
29/06/2012, 10:04
Vc deu sorte LeoLeone, pq aqui em BH um rolamento paralelo é 180 reais, e todos os mecanicos me disseram q não presta, só o original por causa do tipo de borracha q ele usa. o problema é q o original é 600 pilas!

Rodrigo Angue
29/06/2012, 18:46
Paguei, em Ribeirão Preto, 137 dilmas. Ficou mt bom, andando sem problemas agora.

rubemnet
18/12/2012, 09:01
num tenho fotos não, mas posso providenciar no fim de semana.
oq aconteceu foi q meu cardã empenou a ponteira por causa do rolamento de centro que estorou. aí eu fui numa oficina especializada em cardã aqui em BH, oficina boa msm. só mexem com caminhão, carreta, fora de estrada... uma cruzeta de um caterpillar desses aí é 12mil contos! só pra vc ter uma ideia q a oficina é boa. cardã de pckup pra eles é moleza.

mas o pessoal lá me recomendou por um cardã direto, já tinham feito em várias Rangers sem problema nenhum. o comprimento máximo q o cardã podia ter era de 1,65. lá o necessário era 1,60. então foi a conta. eu mandei fazer, fabricaram o cardã na hora. eu esperei umas 3h lá. e tá lá até hj tranquilo. perfeito...

Marcelo,bom dia!Em qual empresa você fez o cardan direto? Você tem telefone deles? Desde ja gradeço.

Marcelo Corradi
19/12/2012, 09:26
Rubem, eu fiz na Cardan Minas, lá em Contagem. Recomendo....

CARDAN MINAS - Quando o assunto é eixo de transmissão, o importante é transmitir confiança (http://cardanminas.com.br/pagina.php?pagina=inicial)

ABS!

kildary
02/05/2013, 08:02
galera, a minha 4x4 2002 ta com um rangido na trazeira quando saio na primeira e na segunda marcha, porem quando piso na ambreagem o rangido acaba, levei em um mecanico que verificou parcialmente e nao viu defeito algum , me aconselhou pulverizar o carro . falou tambem que quando eu descolo o carro o diferencial da uma pequena lenvantada, isso é normal ? ela nao tem rolamento de centro ja procurei e nao encontrei.

Edufaioli
24/02/2017, 07:37
Alguém sabe dizer oq pode ocasionar a quebra da borracha que segura o rolamento? Troquei 2x em 1ano.
Rolamento fica dentro de uma capa de borracha q não aguenta e rasga...

Marcelo Corradi
24/02/2017, 09:06
O seu cardã pode estar empenado ou desbalanceado, aí acaba forçando o rolamento. Sente alguma vibração no carro em alta velocidade?
E qual a marca do rolamento? Colocou original?

Edufaioli
24/02/2017, 10:18
O jeito e colocar um cardan inteiro e abandonar esse rolamento gambiarra.

ricardoma
24/02/2017, 11:36
Amigo coloca aí qual é o seu veículo que ajuda. O que pode danificar talvez seja o retentor que vaza. como o colega falou o rolamento só estraga se for de má qualidade ou se o cardã estiver com folga excessiva ou desbalanceado(ñ precisa trocar é só tirar a folga ou balancear sfcaso).
Att.

Marcelo Corradi
24/02/2017, 20:12

Fiz isso na minha Ranger e ficou excelente. Fiz aqui em Contagem, na Cardan Minas.

sallespickup
28/02/2017, 19:22
tem um rolamento central que chama-se REI, ele vem com alojamento em ferro e tem como engraxar, coloca e ta resolvido

Kuroi
13/07/2023, 14:39
Modelo - Ranger TB CD 99 4x4

Estou tendo problema com o rolamento do cardan toda vez que passo por um trecho de lama, parece ficar com areia/lama no rolamento e no dia seguinte fica fazendo um barulho que aumenta de acordo com a velocidade, em casos piores acontece algumas vezes um barulho que lembra um pouco o latido de cachorro, é um barulho bem alto que chama atenção de quem está próximo.

Lembro de ter lido, acho que aqui no fórum, sobre a troca do cardan original com rolamento por um modelo mais simples que dispensa esse rolamento, mas não vi relatos de como ficou após a troca.

Existe algum meio de isolar este rolamento usando coifa ou similar?