Ver Versão Completa : Velocímetro marcando menos, o que fazer?
Celsogvs
03/08/2005, 09:10
Amigos, tenho um JPX e estou usando pneus BFGoodrich 265/75/16 Mud Tarrain, como estes pneus são maiores que os originais, o velocimetro passou a marcar bem menos, pra se ter uma ideia, em uma viagem de 500 km ele marca aproximadamente 330 km, quando marca no velocimentro 60 km/h na verdade estou a 75 km/h.
Alguém pode indicar qual a melhor solução?
[] sem controle de velocidade
Celso Faria
BHTE-MG
JPM 96
Ronaldo B.
03/08/2005, 09:13
Celso,
Você tem duas alternativas, ou leva em uma loja especializada e tenta fazer uma aferição, ou instala um Totem, fica mais caro mas na minha opinião é a melhor opção, eu uso no meu CJ e não me arrependo.
[]´s
Eriksom Teixeira Lima
03/08/2005, 10:57
Celso
Eu não conheço o sistema do JPX, mas se ele for a cabo, você pode procurar um conversor usado em linhas de caminhão que faz exatamente esse serviço. Existem os que diminuem e ou que aceleram. Se for eletrônico, há alguns sensores que possuem regulagem própria. Procure uma casa de taximetros, que eles poderão te ajudar melhor (se tiverem boa vontade, claro).
Só para comparação na tomada de decisão, um trip-totem novo (o mais simples) deve estar na casa de uns 300 paus.
Eriksom
Marcelo R. A. da Cunha
03/08/2005, 13:59
Eu utilizo um Trip-Totem no meu J e estou satisfeito.
rgds
Cícero Franco
03/08/2005, 17:06
Eu utilizei uma calculadora para resolver o problema: pega-se uma estrada boa (é a parte mais difícil), marca-se numa placa de quilometragem o que o odômetro está marcando. Roda-se até outra placa de quilometragem bem longe (digamos 100 km) e marca-se novamente o valor do odômetro. Subtrai-se os valores das placas e subtrai-se os valores do odômetro. Divide-se um pelo outro. O resultado é quanto tens que multiplicar o valor marcado para obter o real. No meu caso, com a relação 11:45 era 1,236. Com a nova relação que está agora na Potranca (11:47) ficou em 1,182. Então é só multiplicar pelo que está marcando! Se não tiver calculadora, serve papel e lápis! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :mrgreen:
[]s
Celso,
A solução mais simples, e mais em conta, é fazer o acerto do velocimetro.
Qualquer boa oficina que faça reparos de velocímetro é equipada com o "aferidor de W", nome do equipamento que serve justamente para compatibilizar a velocidade real com a velocidade marcada pelo velocímetro.
O procedimento, embora delicado e preciso, é muito simples de ser feito: uma vez determinada a margem de erro e com o uso do aferidor, basta abrir o velocimetro e alterar a tensão da mola de retorno do ponteiro até que a velocidade indicada seja a mesma do aferidor.
Erikson,
Não sei se estamos falando sobre a mesma coisa mas os conversores que conheço, e que são utilizados em alguns caminhões, tem uma relação de redução - ou multiplicação - fixa (não passa de duas engrenagens) não servindo para compensar eventuais erros de indicação, como é o caso do JPX do Celso.
Abraços,
Celsogvs
04/08/2005, 08:40
Amigos, muito obrigado pela ajuda.
Com a opção do Totem alem de resolver o problema eu teria outras funcionalidades, mas, vou procurar aqui em Belo Horizonte uma oficina que faça a aferição, acho importante o velocimentro marcar certo, posteriormente poderei colocar também o totem.
Abraços,
Celso Faria
BHTE-MG
JPM 96
Eriksom Teixeira Lima
04/08/2005, 09:57
indicada seja a mesma do aferidor.
Erikson,
Não sei se estamos falando sobre a mesma coisa mas os conversores que conheço, e que são utilizados em alguns caminhões, tem uma relação de redução - ou multiplicação - fixa (não passa de duas engrenagens) não servindo para compensar eventuais erros de indicação, como é o caso do JPX do Celso.
Abraços,
Sukys,
Exatamente esses. Há uma gama imensa desses conversores, tanto para reduzir como para aumentar. Algumas campers tem deles, especialmente as com 240V. Pelo que eu entendi do problema do Celso, o que ele precisaria era exatemente disso. Sei lá, falei besteira? Se foi, perdoem-me o chute pra fora :putz:
Eu repassei a 'receita" que "usei" na minha camper antigamente (com eixo traseiro original Dana, 4,27:1) e pneus 35. Depois da primeira reforma, com eixos de Toyota Band 37x10 e os mesmos 35, o velocimetro original marca exatamente o correto, pura coincidência. Agora, na última reforma, vou fazer um painel novo para abrigar novos instrumentos, por isso optei por um velocimetro com w=0,625, quase o mesmo que regula o totem (0,636).
Ajudem-me logo, pois ainda não implementei a mer... oops a mudança :idea:
Eriksom
Usei no meu ex-carro essa caixa conversora.
É como o Sukis falou, uma caixinha (10x5cm) com uma entrada e uma saída para os cabos do velocímento, as 2 engrenágens que tem lá dentro fazem a funçao de corrigir a diferença de marcação, trocando a relação das engrenágens se chega onde se quer, é um mecanismo simples e barato.
Qdo fiz o pessoal da loja montou um jogo de engrenágens, aferiu com o carro em movimento (comparando com um carro q eles tem com velocímetro sem erro), tirou a caixinha trocou uma das engrenágens, aferiu e deu certo.
Na época custou L$60,00
valeu
geberhard
04/08/2005, 18:23
Celso, mais facial ainda, depende de sua transfer case. Em Jeeps, vc simnplesmente muda um anel dependendo da relacao e tamanho de pneus com mais ou menso dentes dependendo do seu setup. Eu nao tocaria na mola ou sensor caso possivel. A mola e' delicada e comecara a falhar se nao for bem feito.
a parte vermelha e a peca de plastico que normalmente e mudada no jeep. Eu nem me importo com essa mudanca mais ja que troco pneus, gears, etc etc, como condenado.
http://jeepsunlimited.com/zj/speedo/speedo4m.jpg
mais informacao aqui:
http://jeepsunlimited.com/zj/speedo/speedo.htm
Gui
Andre Sousa
04/08/2005, 19:07
Meu caro,
Todo mundo que usa pneu de dimensão maior que o original sofre disso, ou seja, 99% da tribo.
A solução definitiva é você calcular a variação (8%, 10%, 15%) e se acostumar a ela.
Tá na estrada com limite de 110k/h? Anda a 100K/h;
Vai passar no radar de 60 k/h? Passa a 54 k/h;
Quer calcular a distância que percorreu? Basta somar a diferença no final.
Faço isso ha 5 anos. Logo v. se acostuma.
O melhor disso é que não custa nada.
Obs.
Quer precisão pra um RAID? Instala um TOTEM. Seu hodômetro não serveria mesmo, nem se marcasse certo.
Erikson,
Realmente estamos falando da mesma coisa e realmente existem conversores com várias relações, mas a conversão é feita sobre uma relação de engrenagens e não existem jogos de engrenagens para toda e qualquer relação, logo pode-se não encontrar um conversor adequado para o erro que o velocímetro apresenta.
Se encontrar, maravilha, caso contrário terá que fazer uso de um conversor com a relação que corrija o erro ao máximo, e aí é que entra o meu comentário sobre o ajuste no velocímetro, já que este procedimento normalmente é pouco dispendioso e qualquer boa oficina que trabalhe com coisa do tipo executa o trabalho com ótima precisão. Na verdade qualquer pessoa que tenha alguma habilidade sobre mecânica fina faz isso sem grandes dificuldades e com ótimos resultados.
Em todo o caso, a vantagem em usar conversor é que a solução é plug-and-play, basta instalar o dito entre o cabo e o velocímetro que tudo se resolve, inclusive erro de hodômetro. A desvantagem é que os conversores não são encontrados com grande facilidade e quando encontrados o custo pode não justificar um eventual erro remanescente.
No mais, não entendi qual é o tipo de ajuda que está precisando.
Abraços,
geberhard
05/08/2005, 13:09
hmm uma solucao simples e que ja fiz algumas vezes foi utilizar o velocimetro de bicicletas com sensor eletronico. Basta colocar o sonsor e ima na caixa de transferencia, bem facil, e correr o cabo ate a frente. A avantagem e que vc pode regular quantas vezes quiser, quando mudar gears, pneus, etc etc. Mudei varias vezes, e estou planejando refazer nesse Jeep.
Gui
Sergio Rocha
05/08/2005, 14:04
Eu uso no cj conversor mecanico, que funcionava perfeitamente com pneus 31.troquei pra 33 e convivo com uma diferença de 7,5 %.No samurai nem tentei acertar a diferença é de 15 %.
[]'
Engels Kbça
11/08/2005, 00:33
O procedimento, embora delicado e preciso, é muito simples de ser feito: uma vez determinada a margem de erro e com o uso do aferidor, basta abrir o velocimetro e alterar a tensão da mola de retorno do ponteiro até que a velocidade indicada seja a mesma do aferidor.
Sukys
Isso pode até resolver o problema da velocidade, mas não vai resolver o problema do odometro, que tem que mudar as engrenagens.
Engels,
O tópico é referente a erro de velocímetro e não hodômetro, logo me ative ao problema principal, mas se ler minha mensagem do dia 5 perceberá que também fiz menção ao problema do hodômetro.
Abraços,
Engels Kbça
14/08/2005, 08:13
:concordo: :concordo: OK :concordo: :concordo:
Edintruder
16/08/2005, 20:13
Coloca um velocímetro de bicicleta, desses bem baratinhos de Camelôs mesmo. Cola o imã do sensor no cardãn e calcula a distância percorrida pela caminhonete em uma volta do cardãn. Essa distância será = ao diâmetro da roda no velocímetro digital. Sem erros, com hodômetro parcial e total, com velocidade média e funções afins de acordo com o preço do velocímetro. E o melhor, pode ser modificado a qualquer momento.
CLEIBSON
10/04/2006, 14:38
E AI GALERA . ESTOU COMOVIDO COM A DIFICULDADE DE TODOS. MEU NOME E CLEIBSON NAO TENHO JEEP. MAIS TRABALHO COM VELOCIMETRO , E OUTROS ACESSORIOS PARA CAMINHOES ECARROS MEDIOS , QUANDO APARECE VELOCIMETRO E SO PARA DIVERSAO. CHEGA DE CONVERSA. VAMOS AO QUE INTERESSA.
O SEGUINTE. VC TEM QUE LEVAR O SEU CARRO A UMA LOJA QUE TRABALHE COM TACOGRAFO ( ELE O VELOCIMETRO DO CAMINHAO E REGISTRA A VELOCIDADE DELE) PARA SE CHEGAR A AFERICAO DA VELOCIDADE E UTILIZADO UMA PECA QUE SE CHAMA 'REDUTOR DE VELOCIDADE' ELE ADIANTA OU ATRASA A VELOCIDADE, MAIS PARA ISSO TEM QUE SE MEDIR QUANTOS METROS O CARRO TA DANDO . E FEITO DA SEGUINTE FORMA. FIXA DOIS PONTOS COM DISTANCIA FIXA DE 50 METROS , 'MEDE-SE COM UM HODOMETRO DE MAÔ' E DAI VAISE CALCULAR O VALOR DO REDUTOR . E ' W ' E O FATOR DE VELOCIDADE DO CARRO, QUE VARIA DE UM PARA O OUTRO DE ACORDO COM O MODELO OU PNEU OU CAIXA E ETC. POR EXEMPLO O 'W' DO JEEP 75 E W 623 , E POR AI VAI. CUSTO MEDIO PARA AFERICAO E DE R$ 70,00. QUALQUER DUVIDA SO ME ENVIAR UM E-MAIL. NUNCA SAI UM CARRO SEM AFERIR DAQUI DA LOJA. INCLUSIVE QUANDO TAVA DIGITANDO ESSA MSG TAVA FAZENDO A AFERICAO DE UM JEEP. E FICOU CERTINHO COM MARGEM DE 1% DE ERRRO. OU SEJA ESTA CORRETO. ESPERO TER AJUDADO. UM ABRACO. CLEIBSON
Fala Celsao.... leva seu JPX na www.balancatraca.com.br fica ali perto do viaduto sao francisco... lá eles darao um jeito no seu velocimetro e hodometro... só nao tenho ideia do custo..
T+