Ver Versão Completa : Porque ter um niva?
Olá pessoal,
Sou o Meander e esta é a primeira vez que posto aqui. Sou fã do niva, tenho pensado em comprar um mas nunca andei em nenhum.
Antes de tudo, tenho uma curiosidade cuja resposta nao encontro em lugar nenhum.
Porque ter um niva?
Porque vocês escolheram o niva e não outro carro?
É por questão de grana ou realmente o que vale é a sensação de estar dentro de um?
Olá pessoal,
Sou o Meander e esta é a primeira vez que posto aqui. Sou fã do niva, tenho pensado em comprar um mas nunca andei em nenhum.
Antes de tudo, tenho uma curiosidade cuja resposta nao encontro em lugar nenhum.
Porque ter um niva?
Porque vocês escolheram o niva e não outro carro?
É por questão de grana ou realmente o que vale é a sensação de estar dentro de um?
Boa noite amigo e parabéns por esta pergunta tão direta que pareceu-me uma flexa direcionada ao peito dos niveiros,KKKKKKKKKKK!
Vou falar do lado psicológico da coisa,o lado técnico como cuidados ao comprar,autonomia,etc...É só vc pesquisar nos fóruns que encontrará dicas!
Anexo texto de minha autoria em que relato minha opinião sobre ser niveiro,espero que ajude na resposta e qqer coisa lá tem meu email,estou ao dispor no que poder ajudar!
Porém,com certeza ,existem mil razões(que não sei justificar,hehe)para tê-lo!
Se vc um dia tornar-se um verdadeiro niveiro(juro que não tô te jogando praga,heim!),vc então perguntará "por que não ter um NIVA?"
...Enfim,isso é ter um NIVA,não estar nem aí pro que acham de vc ter um NIVA e poder responder uma pergunta dessas sem precisar justificar o porque de ser niveiro,nem querer convencer ninguem à ser tambem...
SER NIVEIRO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!!
Abraço e fique com DEUS,
Geniva
Gostei do seu texto. Qualquer um nota que você e esse carrinho tem muita história. Deu até uma vontade de comprar um pra mim. E obrigado por tentar descrever a sensação de ter um niva. Agora me responda duas coisas que seu texto me fez pensar: Quanto você pagou pelo seu último niva? E quanto você já gastou em cima dele?
Gostei do seu texto. Qualquer um nota que você e esse carrinho tem muita história. Deu até uma vontade de comprar um pra mim. E obrigado por tentar descrever a sensação de ter um niva. Agora me responda duas coisas que seu texto me fez pensar: Quanto você pagou pelo seu último niva? E quanto você já gastou em cima dele?
Obrigado Meander,
Não me preocupo muito com o quanto gasto para continuar nessa vida de niveiro,naõ que seja porque tenho $ sobrando,pelo contrário,se fosse normal teria muitas outras coisa como prioridade...Mas vou te responder as perguntas com toda sinceridade,afinal minha mulher não lê esse fórum, não estou devendo nada pra ninguem e quem gastou foi eu e daí,hehehe?!!!:
Comprei ele de volta(uns 5 anos atrás)dei um santana por ele que me custava R$ 5.750,00...
Fiz motor,lataria,acessórios,etc,etc...Total somado agora(QUASE CAÍ PRATRÁS!!!)
R$18.850,00...Isso descontando o que esqueci de anotar!
Abraço
Boa noite amigo e parabéns por esta pergunta tão direta que pareceu-me uma flexa direcionada ao peito dos niveiros,KKKKKKKKKKK!
Vou falar do lado psicológico da coisa,o lado técnico como cuidados ao comprar,autonomia,etc...É só vc pesquisar nos fóruns que encontrará dicas!
Anexo texto de minha autoria em que relato minha opinião sobre ser niveiro,espero que ajude na resposta e qqer coisa lá tem meu email,estou ao dispor no que poder ajudar!
Porém,com certeza ,existem mil razões(que não sei justificar,hehe)para tê-lo!
Se vc um dia tornar-se um verdadeiro niveiro(juro que não tô te jogando praga,heim!),vc então perguntará "por que não ter um NIVA?"
...Enfim,isso é ter um NIVA,não estar nem aí pro que acham de vc ter um NIVA e poder responder uma pergunta dessas sem precisar justificar o porque de ser niveiro,nem querer convencer ninguem à ser tambem...
SER NIVEIRO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!!
Abraço e fique com DEUS,
Geniva
parabens pelas suas viaturas e é muito bonita sua paixão por este icone de jeep russo valente .
parabens pelas suas viaturas e é muito bonita sua paixão por este icone de jeep russo valente .
Muito obrigado amigo!
É o primeiro elogio que recebo de alguem que possui outras viaturas tão conceituadas...
Ja ví muito desprezo por parte de quem tem um 4x4 mais caro em relação ao NIVA.
Parabém tb pelas suas viaturas e as configurações delas,o importante é estarmos satisfeitos e sermos felizes com o que temos!
Fique com DEUS
rafaellouro
02/07/2012, 21:05
olá pessoal,
sou o meander e esta é a primeira vez que posto aqui. Sou fã do niva, tenho pensado em comprar um mas nunca andei em nenhum.
Antes de tudo, tenho uma curiosidade cuja resposta nao encontro em lugar nenhum.
Porque ter um niva?
Porque vocês escolheram o niva e não outro carro?
é por questão de grana ou realmente o que vale é a sensação de estar dentro de um?
boa noite meander.vou lhe dar um conselho nao compre!!!caso voce insista em comprar ocorrera duas coisas apenas duas coisas. ! OU Voce ira vender pela melhor oferta se achando o cara mais azarado do mundo !ou ira se apaixonar,vai meter a mao na graxa,vai por acessorio,vai colocar reloginho digital,vai gastar o que tem,vai se incomodar com a mulher,vai virar cliente do jossano,vai pedir ajuda em comunidades ,vai estragar roupas ,vai fazer curso de mecanica,vai fazer curso de eletrica,vai fazer amigos ,vai viver acessando a sarancar , sites ,clubes de niva,vai ficar amigo do mecanico,vai conhecer outros niveiros na oficina,vai ficar devendo aquele churrasco para seus amigos que ja te rebocaram,e depois de tudo isso quando estiver pronto ao seu gosto e milhares de reais e tempo gastos sempre tem um corn@#$@filhadapu$#@que faz aquela proposta irrecusavel e voce acaba vendendo e fazendo tudo de novo!mas a parte mais interessante que o niva exerçe em seu incauto comprador e que voce simplesmente nao o esqueçe ou seja eu ja tive 4 nivas isso mesmo 4 nivas e hoje em dia nao tenho tempo para ser proprietario de um! nao tenho interesse em comprar seja por qualquer valor!,realmente eu tenho umas 20 prioridades antes de adquerir outro niva mas nao consigo me desligar!!sempre acompanho forum,listas de discussoes,etc.e toda vez que passa algum niva que ja foi nosso ou nao e uma festa!!!vai explicar!! Um abraço.
jansevskis
03/07/2012, 16:38
Boa noite amigo e parabéns por esta pergunta tão direta que pareceu-me uma flexa direcionada ao peito dos niveiros,KKKKKKKKKKK!
Vou falar do lado psicológico da coisa,o lado técnico como cuidados ao comprar,autonomia,etc...É só vc pesquisar nos fóruns que encontrará dicas!
Anexo texto de minha autoria em que relato minha opinião sobre ser niveiro,espero que ajude na resposta e qqer coisa lá tem meu email,estou ao dispor no que poder ajudar!
Porém,com certeza ,existem mil razões(que não sei justificar,hehe)para tê-lo!
Se vc um dia tornar-se um verdadeiro niveiro(juro que não tô te jogando praga,heim!),vc então perguntará "por que não ter um NIVA?"
...Enfim,isso é ter um NIVA,não estar nem aí pro que acham de vc ter um NIVA e poder responder uma pergunta dessas sem precisar justificar o porque de ser niveiro,nem querer convencer ninguem à ser tambem...
SER NIVEIRO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!!
Abraço e fique com DEUS,
Geniva
Bom eu ja tive um Engesa jipe que gosto muito mesmo, hoje tenho um Niva, e vou te falar mesmo gostando muito do engesa o Niva tem algo especial, é uma ligação mais intima, sei la como explicar.
O problema é que a sociedade brasileira é algo extremamente infantil, no aspecto de querer se mostrar,exibir-se e logicamente de ficar se comparando e menosprezando qualquer outro. Quer ver o Niva ser bem visto, coloque-o em umas novelas,mostre em um documentário, infelismente o povinho é muito influenciado pela midia e por outros que nunca dirigiram um Niva.
O Niva é igual à qualquer outro jipe ou carro, se tem manutenção e saber usar o veiculo adequadamente nao vai deixa na mão.
Engesa quebra, bandeirantes quebra, qualquer veiculo mal utilizado, com pouca ou nenhuma manutenção vai quebrar.
QUALQUER 4X4 usado vai dar sim manutenção e horas "perdidas", agora quem não gosta de mexer em carro,sujar a mão, quebrar a cabeça NÂO É JIPEIRO,é um filhinfo de papai que só quer achar que tem um 4x4.
O que acontece é que muitos compram niva em pessimo estado e nao tem paciencia para deixa-lo em ordem.
O mais dificil é encontrar em Niva em bom estado com preço bom.
Peças hoje encontra facil na internet.
Leia este forum e outros tb.
Vai perceber que os niveiros são diferentes, são mais ativos,são mais amigos e todos eles AMAM e RESPEITAM 4x4.
OBS: O niva tem bloqueio de fabrica ;)
forte abraço
maxdelta
03/07/2012, 20:45
Comprei um niva!
Já tive Toyota Bandeirante, vendi pq era muito visada pra roubo, dormir tranquilo era dificil!
Hj tenho, um suzuki samurai, a qual é meu veículo de dia-a-dia, em breve passará pra minha mulher assim q ela tirar CNH.
Tenho um jipe ford 1980, todo mexido!
E agora um niva: JIPELIPE IV
Comprei pra fazer as trilhas q perdi a coragem de fazer com o jipe. Qualquer inclinação o troço tomba! Com o mesmo pneu do jipe ele tem um vão livre menor e um centro de gravidade bem menor tb!
A partir de amanhã estarei vendo documentação q está enrolada e se liga! Freio de mão não tem, freio de pé tem, a caixa está roncando mas 3500 não esperava milagre! Pelo jeito sou terceiro dono!
Parece ter mais espaço q o samurai.
Espero ir na trilha do fim do mês aqui na região!
Abração!
luiz albano
03/07/2012, 22:55
Niva é paixão,quem tem sabe,dá um pouco de trabalho mas vale a pena.
Gustavo Jipeiro
04/07/2012, 10:03
não importa se o 4x4 é mais respeitado ou não respeitado pelos outros jipeiros,
o importante é a paixão que tem pelo seu 4x4,é um bichinho que invade o corpo e transforma a pessoa.
bem legal o que os niveiros escreveram defendendo sua paixão.:palmas:
abraços a todos
titanium
04/07/2012, 15:29
Bela discussão!
É ótimo ter um tópico desses! Adianta muito o tempo de quem está procurando pelo primeiro jipe, ou uma opção mais "barata".
Eu já pensei MUITO em ter um Niva... principalmente antes de adquirir meu primeiro 4x4.
Afinal de contas, o preço de um niva é Bem atrativo.
Agora, vamos ao Por Que não ter um Niva.. no MEU caso foi por que:
- consumo alto;
- custo de manutenção relativamente alto;
- não me atendia como carro do dia-a-dia (em função da relativa dificuldade de encontrar peças à pronta entrega).
Mas até hoje penso em ter um.... para trilhas...
Abraços.
357351Quem não gostaria de ter uma joia desta,eu queria.
junior7l
06/07/2012, 13:53
O preço foi um dos principais atrativos, sempre fiz trilha, enduro de moto, começaram a andar de gaiola nas trilhas aqui da minha cidade,num achei muita graça nas gaiolas não e um belo dia do nada, procurei um Niva no mercado livre, comprei, tava bem judiado, voltei rebocado de muita trilha, aprendi técnicas de pilotagem 4x4 na prática, atolei, escorei a lateral nuns barrancos, passo um calor infernal lá dentro, não tem o mesmo desempenho dos outros jipes que andam comigo, Trollers, vitaras, samurais entre outros, mas sou um dos que mais se diverte na trilha, só o utilizo pra trilha nos fins de semanas, tá com manutenção em dia,pnues 100%off road sei que se quebrar as peças ou são com um preço bom ou são adaptávies de outros carros, parte da manutenção vc mesmo vai conseguir efetuar, porém é o meu segundo carro, não sei se o compraria só para andar na cidade, dizem q 4x4 no asfalto é igual submarino conversível, espero que faça uma ótima e consciente escolha!
357351Quem não gostaria de ter uma joia desta,eu queria.
Rapaiz... haja dinheiro pra deixar ele irado desse jeito...
Na verdade, o que acontece comigo é o seguinte:
Sonhar é de graça, né? E eu sempre achei esse jipinho muito charmoso. Então eu me imaginava em um niva, tipo esse da foto, só que bem confortável internamente... pra andar todo dia... Mas é tanto dinheiro que vai embora em um veiculo assim que eu fico só na vontade mesmo...
mauricio_silva
07/07/2012, 20:51
Niva, a solução do mistério!!:shock:
Por que o Niva desperta paixões (e ódios)? Por que uma vez niveiro, sempre niveiro (não importa com qual 4x4)? Por que parou a importação do Niva para o Brasil no final da década de 1990? Por que tanta gente que procura um (singelo) 4x4 acaba ficando com um Niva?
Ah meus amigos, questões como estas têm pipocado no mundo 4x4 há duas décadas! E até o momento, não havia mais do que hipóteses, sem nenhuma confirmação científica. Mas depois de muitas pesquisas, entrevistas com proprietários (novos e antigos) e análises lógicas, creio que é chegada a hora de anunciar ao mundo: o Niva é uma arma de destruição em massa!!!:screwy:
Loucura, insanidade pura e simples, estratégia de aumento de popularidade no fórum? Não, nada disso! É apenas a verdade que não pode ser mais contida!:rolleyes:
Mas não espero que você, amigo forista, acredite em mim assim, sem nenhuma comprovação nem maiores dados para validar esta verdade que não pode ser calada! Bom, então sem mais delongas, vamos a história.:pipoca:
Antes de mais nada, tenho de dizer que entrei em contado com um Niva no começo de 1992. E que participo do fórum "Camaradas do Niva" desde 2001. Conheci uma concessionária Lada e fiz test drive num Niva Pantanal de 1991, embora fosse 1992. Também fui proprietário de um Niva (que eu chamava de "Peituda", vejam vocês...:chorandoderir:) por quatro anos.
O Niva é um projeto soviético (sim sua origem está na antiga União Soviética:news-coffee:) da década de 1970. O objetivo "oficial" do jipinho era ser um meio de transporte acessível e capaz de transpor os obstáculos de uma nação cuja conservação da malha rodoviária era precária (já se pode perceber as semelhanças, pois neste mundo não há coincidências!). Mas por de trás deste objetivo "oficial", existia algo muito mais "obscuro".
Vamos observar com cuidado o acabamento do Niva. Os mais experientes dizem, sem sombra de dúvidas: me parece familiar... E é!!! Reparem na abundância do uso do curvim. Sim, aquele mesmo dos bancos e do resvestimento das portas. Não lembra nada? Se não trás nenhuma recordação, é porque você nunca andou num Fusca!!! Repare no mesmo cheiro de curvim, misturado com gasolina, óleo, fumaça de escapamento. Sim, aquele mesmo Fusca do papai (ou do vovô), inconfundível, onde boa parte dos hoje motoristas quardam lembraças ternas das primeiras experiências ao volante. Aquele carrinho da família, que até tinha nome (repare: dar nome ao carro...) onde a gente se sentia tranquilo e protegido. Era mais do que um carro, era parte da família. E repare na coincidência: o Fusca foi projetado na Alemanha Nazista! E sua "cara simpática" (não caro leitor, estou me referindo ao Fusca e não a você...:)) foi desenhada por nada mais nada menos que Adolf, The Fuhrer!!!
Mas até ai, pode ser mera coincidência. Até por quê, um Niva é completamente diferente de um Fusca, lembrando mais um "Fiat 147 anabolizado". Ah, não se deixem enganar! Tanto os soviéticos quanto os nazistas queriam dominar o mundo! E há a evolução técnica, naturalmente... Porém, a técnica do "interior com cheiro conhecido e boas lembranças de infância" é apenas o começo...
Por detrás daqueles aros prateados, daquele volante com desenhos exóticos (lembra uma "penteadeira de bordel", já ouvi dizer; mais uma vez, referência ao prazer e boas lembranças...), daquele miolo de chave de ignição colocado à esquerda da coluna de direção, existem experimentos químicos e biológicos!
Numa das minhas pesquisas (lembrar do meu histórico de contato com o modelo) descobri por intermédio de um participante dos Camaradas do Niva que a forração de curvim dos bancos servia de "meio de cultura" para criação de um temível ácaro. Por algum tempo, pensou-se que estes pequenos invertebrados eram hematófagos. Assim, o proprietário de um Niva ficaria anêmico, sem ter condições de passar o carro adiante. Mas isso se mostrou falso. Na verdade, este ácaros, produtos da engenharia genética soviética, tinha outra função: infectar os ocupates do veículo com um vírus!!!:shock:
Este vírus, conhecido com Nívulus fanáticum, faz com que as pessoas tenham a temida "febre do Niva". O portador da infemidade, que não é incapacitante, apresenta o seguinte comportamento:
-Defende que o Niva é o melhor 4x4 já concebido e construído;
-Compraria um Niva 0 km se o Sr. João da Boomer de São Bernardo conseguisse a importação direta (este, coitado, também um severo enfermo...).
-Atesta e dá fé que Niva não quebra; no máximo, "dá um tempo" para repouso.
-Defende com unhas e dentes (e outras armas, se necessário) que aquela pequena "adaptação" (ou "adaptraição", como diria o amigo Gil, niveiro das antigas) melhorou substacialmente o desempenho e a segurança da viatura.
-Diz para quem quizer ouvir: niva não é feio, é exótico!
-Fala que Niva tem conforto de carro na estrada e desempenho de jipe (ou melhor) no off-road.
Como vocês podem ver, há uma perda generalizada da razão, fazendo com que os (felizes) proprietários de Niva usem a emoção acima de tudo. E é exatamente este o objetivo!!!
Mas para quê toda esta operação??? Simples: conquistar o mundo capitalista! Começaria pela Europa. Com cada vez mais pessoas usando a emoção no lugar da razão, os soviéticos teriam o mundo a seus pés!
Mas, a revolução de 1989 fez com que estes planos fossem "esquecidos". O problema é que toda uma frota de veículos já havia sido preparada. Aqui, nós os conhecemos como Nivas 90/91. E teve uma "raspinha de tacho" nos 93/94.
Agora você, caro leitor, pode perceber porque muitas pessoas acham o Niva feio, frágil e desconfortável: elas não foram infectadas!!!
Como não há mais a preocupação com a conquista do mundo pelos "vermelhos", você niveiro tem de fazer a sua parte: leve o máximo de pessoas para passear na sua viatura! Ajude a disseminar o vírus! Afinal de contas, seja pelo que for, não há outro 4x4 como o Niva!
Acredite, se quizer...:cool:
[].
luiz albano
08/07/2012, 09:22
Muito interessante,gostei,como digo,NIVA é paixão,tenho ele e um troller 2004,ando com os dois com mesmo orgulho de proprietário.
titanium
11/07/2012, 07:15
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Maurício, adorei o texto!!
hahahahahaha
Como já expliquei no post anterior, não tenho um Niva, mas é um jipinho que eu Teria facilmente.
Gosta de Niva quem tem um gosto elevado por coisas alternativas e que é meio maluco! rsrsrs.. pode observar!
Eu me enquadro nessa!
Abraços
Flugêncio
11/07/2012, 08:13
Por isso,
É dito por aí...Fórum de Nivas é hospício rs rs rs
[]s infectados
mauricio_silva
11/07/2012, 09:47
Grande Flugêncio e seu niva Canganceiro!!!
Liga não... no final é tudo inveja, que eu sei.
Ou mais um sintoma da Febre do Niva...
[]s muito infectados e de olho num "Fanta Uva" 1999; tá bunitim o bixim...
Por isso,
É dito por aí...Fórum de Nivas é hospício rs rs rs
[]s infectados
Gustavo Jipeiro
11/07/2012, 19:54
conheço um cara que tem um niva branco com pneus mamute off road,que ouvi falar que quando sai com o nirvana(niva) ele se sente dirigindo um carrão,
é mais um com a febre do niva.
esse velho socialista é o bicho
abraços
Flugêncio
11/07/2012, 20:01
conheço um cara que tem um niva branco com pneus mamute off road,que ouvi falar que quando sai com o nirvana(niva) ele se sente dirigindo um carrão,
é mais um com a febre do niva.
esse velho socialista é o bicho
abraços
É um carrão mesmo rs rs rs Febre é pouco.
www.OFFROAD.az - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=icSZMgWEw_8)
:palmas:Matou à pau Mauricio,excelente texto!!!!Se algum dia descobrir a cura:cool:Me avise,KKKKKKKK!
Niva, a solução do mistério!!:shock:
Por que o Niva desperta paixões (e ódios)? Por que uma vez niveiro, sempre niveiro (não importa com qual 4x4)? Por que parou a importação do Niva para o Brasil no final da década de 1990? Por que tanta gente que procura um (singelo) 4x4 acaba ficando com um Niva?
Ah meus amigos, questões como estas têm pipocado no mundo 4x4 há duas décadas! E até o momento, não havia mais do que hipóteses, sem nenhuma confirmação científica. Mas depois de muitas pesquisas, entrevistas com proprietários (novos e antigos) e análises lógicas, creio que é chegada a hora de anunciar ao mundo: o Niva é uma arma de destruição em massa!!!:screwy:
Loucura, insanidade pura e simples, estratégia de aumento de popularidade no fórum? Não, nada disso! É apenas a verdade que não pode ser mais contida!:rolleyes:
Mas não espero que você, amigo forista, acredite em mim assim, sem nenhuma comprovação nem maiores dados para validar esta verdade que não pode ser calada! Bom, então sem mais delongas, vamos a história.:pipoca:
Antes de mais nada, tenho de dizer que entrei em contado com um Niva no começo de 1992. E que participo do fórum "Camaradas do Niva" desde 2001. Conheci uma concessionária Lada e fiz test drive num Niva Pantanal de 1991, embora fosse 1992. Também fui proprietário de um Niva (que eu chamava de "Peituda", vejam vocês...:chorandoderir:) por quatro anos.
O Niva é um projeto soviético (sim sua origem está na antiga União Soviética:news-coffee:) da década de 1970. O objetivo "oficial" do jipinho era ser um meio de transporte acessível e capaz de transpor os obstáculos de uma nação cuja conservação da malha rodoviária era precária (já se pode perceber as semelhanças, pois neste mundo não há coincidências!). Mas por de trás deste objetivo "oficial", existia algo muito mais "obscuro".
Vamos observar com cuidado o acabamento do Niva. Os mais experientes dizem, sem sombra de dúvidas: me parece familiar... E é!!! Reparem na abundância do uso do curvim. Sim, aquele mesmo dos bancos e do resvestimento das portas. Não lembra nada? Se não trás nenhuma recordação, é porque você nunca andou num Fusca!!! Repare no mesmo cheiro de curvim, misturado com gasolina, óleo, fumaça de escapamento. Sim, aquele mesmo Fusca do papai (ou do vovô), inconfundível, onde boa parte dos hoje motoristas quardam lembraças ternas das primeiras experiências ao volante. Aquele carrinho da família, que até tinha nome (repare: dar nome ao carro...) onde a gente se sentia tranquilo e protegido. Era mais do que um carro, era parte da família. E repare na coincidência: o Fusca foi projetado na Alemanha Nazista! E sua "cara simpática" (não caro leitor, estou me referindo ao Fusca e não a você...:)) foi desenhada por nada mais nada menos que Adolf, The Fuhrer!!!
Mas até ai, pode ser mera coincidência. Até por quê, um Niva é completamente diferente de um Fusca, lembrando mais um "Fiat 147 anabolizado". Ah, não se deixem enganar! Tanto os soviéticos quanto os nazistas queriam dominar o mundo! E há a evolução técnica, naturalmente... Porém, a técnica do "interior com cheiro conhecido e boas lembranças de infância" é apenas o começo...
Por detrás daqueles aros prateados, daquele volante com desenhos exóticos (lembra uma "penteadeira de bordel", já ouvi dizer; mais uma vez, referência ao prazer e boas lembranças...), daquele miolo de chave de ignição colocado à esquerda da coluna de direção, existem experimentos químicos e biológicos!
Numa das minhas pesquisas (lembrar do meu histórico de contato com o modelo) descobri por intermédio de um participante dos Camaradas do Niva que a forração de curvim dos bancos servia de "meio de cultura" para criação de um temível ácaro. Por algum tempo, pensou-se que estes pequenos invertebrados eram hematófagos. Assim, o proprietário de um Niva ficaria anêmico, sem ter condições de passar o carro adiante. Mas isso se mostrou falso. Na verdade, este ácaros, produtos da engenharia genética soviética, tinha outra função: infectar os ocupates do veículo com um vírus!!!:shock:
Este vírus, conhecido com Nívulus fanáticum, faz com que as pessoas tenham a temida "febre do Niva". O portador da infemidade, que não é incapacitante, apresenta o seguinte comportamento:
-Defende que o Niva é o melhor 4x4 já concebido e construído;
-Compraria um Niva 0 km se o Sr. João da Boomer de São Bernardo conseguisse a importação direta (este, coitado, também um severo enfermo...).
-Atesta e dá fé que Niva não quebra; no máximo, "dá um tempo" para repouso.
-Defende com unhas e dentes (e outras armas, se necessário) que aquela pequena "adaptação" (ou "adaptraição", como diria o amigo Gil, niveiro das antigas) melhorou substacialmente o desempenho e a segurança da viatura.
-Diz para quem quizer ouvir: niva não é feio, é exótico!
-Fala que Niva tem conforto de carro na estrada e desempenho de jipe (ou melhor) no off-road.
Como vocês podem ver, há uma perda generalizada da razão, fazendo com que os (felizes) proprietários de Niva usem a emoção acima de tudo. E é exatamente este o objetivo!!!
Mas para quê toda esta operação??? Simples: conquistar o mundo capitalista! Começaria pela Europa. Com cada vez mais pessoas usando a emoção no lugar da razão, os soviéticos teriam o mundo a seus pés!
Mas, a revolução de 1989 fez com que estes planos fossem "esquecidos". O problema é que toda uma frota de veículos já havia sido preparada. Aqui, nós os conhecemos como Nivas 90/91. E teve uma "raspinha de tacho" nos 93/94.
Agora você, caro leitor, pode perceber porque muitas pessoas acham o Niva feio, frágil e desconfortável: elas não foram infectadas!!!
Como não há mais a preocupação com a conquista do mundo pelos "vermelhos", você niveiro tem de fazer a sua parte: leve o máximo de pessoas para passear na sua viatura! Ajude a disseminar o vírus! Afinal de contas, seja pelo que for, não há outro 4x4 como o Niva!
Acredite, se quizer...:cool:
[].
Amigo não diria melhor!
Faz um ano que vendi o meu Niva (1.9D versão tinga), e troquei por um "cuore sportivo" Alfa Romeo Mito Jtdm, isto pois ainda vivo sobre a alçada dos meus pais, e o emprego part time que ia sustentando o Niva acabou (E escusado será dizer que o amor dos meus pais ao Niva era pouco :P) e fui obrigado a trocar, e apesar de ser um dos carros de sonho de muito jovem, a minha paixão é o Niva!
Não há outro jipe assim!
Pequeno mas confortável - do mesmo tamanho tem o samurai que é igual a ir sentado num bloco de pedra (o que conduzi tinha bancos de um Volvo!)
Pequeno mas com boas aptidões todo terreno - neste campo samurai talvez esteja idêntico, mas o niva tem bloqueio.De resto é só pseudo suvs miniaturas.
Económico - apesar de aí no Brasil só haver Nivas gasolina cá em Portugal existem muitos 1.9D (1.9TD originais existem 2 ou 3, mas muita gente adaptou nos 1.9D os motores XUD9-TE de 90cv dos Peugeot 405 ou os XUD7 1.8TD dos Peugeot 205 XAD Turbo) e fazem médias de 7.5/8litros aos 100km em cidade,há quem consiga menos.As peças podem ser compradas no ebay.de ou ebay.co.uk a preços fantásticos.
Carisma - aqui não há que enganar, que jipe tem o carisma do Niva?Só talvez o Willys!
Amor - desculpem mas eu nunca vi nenhum casal dizer "ah o nosso namoro começou num samurai!", já no Niva, toda a gente diz "aquela traseira e bem quente" :P
Factor Surpresa - com o Niva sempre que ultrapassa um obstáculo toda a gente fica a olhar, se tiver um Patrol GR já não é novidade, e se falhar é gozado!
Niva é isto!
Avé Niva!
Saudades!
ajmacedo
26/07/2012, 19:15
Prezado interessado,
Concordo com a maioria das razões dadas acima, as qualidades do Niva são:
.Valentia a baixo custo;
.Por ser leve, as vezes surpreende na trilha;
.Conforto para um 4x4 de baixo custo;
.As peças não são caras (só não vai quebrar coisas do tipo câmbio, diferencial, etc... que daí o prejú é alto);
.Ótima espaço interno e porta-mala para seus 3,73m de comprimento (sim vc leva 5 nele e + alguma bagagem);
.Estilo, muito estilo... está virando até meio VINTAGE;
As limitações:
.Motor manco, beeem manco. Não que eu quisesse potência, pq 100/110 num Niva já está de bom tamanho, o problema
é a falta de torque que te faz perder muita velocidade nas subidas e às vezes faz falta nas trilhas;
.Tem umas coisinhas que gostam de quebrar e quebrar e quebrar... mas não custam os olhos da cara;
.Para usar todo dia, acho inviável, mas ótimo para ter como um 2o carro;
E agora o mais legal: ele vicia, tenho o meu há oito anos sem a mínima intenção de me desfazer do JáDisse (sim ele tem um nome), e vc precisa ser bem autêntico para fazê-lo desfilar com galardia por onde passa... e o melhor do melhor do melhor é quando ele passa e outros em algum obstáculo da trilha, é algo raro, mas acontece.
Abs
leandro e glauce
04/08/2012, 14:35
Boa noite amigo e parabéns por esta pergunta tão direta que pareceu-me uma flexa direcionada ao peito dos niveiros,KKKKKKKKKKK!
Vou falar do lado psicológico da coisa,o lado técnico como cuidados ao comprar,autonomia,etc...É só vc pesquisar nos fóruns que encontrará dicas!
Anexo texto de minha autoria em que relato minha opinião sobre ser niveiro,espero que ajude na resposta e qqer coisa lá tem meu email,estou ao dispor no que poder ajudar!
Porém,com certeza ,existem mil razões(que não sei justificar,hehe)para tê-lo!
Se vc um dia tornar-se um verdadeiro niveiro(juro que não tô te jogando praga,heim!),vc então perguntará "por que não ter um NIVA?"
...Enfim,isso é ter um NIVA,não estar nem aí pro que acham de vc ter um NIVA e poder responder uma pergunta dessas sem precisar justificar o porque de ser niveiro,nem querer convencer ninguem à ser tambem...
SER NIVEIRO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!!
Abraço e fique com DEUS,
Geniva
Geniva,
Salvei seu texto... muito legal, tb vou escrever o meu...rsrsrs Também estou a procura de um niva, ja tive um 93 e fui obrigado a vender, agora vou reencontrar o velho amigo... Parabéns pelo texto.
Abraço,
Leandro
Geniva,
Salvei seu texto... muito legal, tb vou escrever o meu...rsrsrs Também estou a procura de um niva, ja tive um 93 e fui obrigado a vender, agora vou reencontrar o velho amigo... Parabéns pelo texto.
Abraço,
Leandro
obrigado Leandro!
Boa sorte e qqer coisa que eu possa ajudar
Abraço.
maxdelta
06/08/2012, 17:53
Já leram sobre o novo niva?
Chevrolet Niva LE é lançado na Rússia | Noticias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-niva-le-e-lancado-na-russia/)
Saiu o charme e ficou mais parecido com o vitara!
ajmacedo
07/08/2012, 00:11
Tenho par a mim que o Duster é o novo Niva...
Com o Novo Eco as vendas dele devem recuar e os preços também. Falta só lançarem um 4x4 com motor 1.6 e rodas de aço para aí termos um 4x4 realmente acessível, falando em termos de Brasil. Menos valente que o Niva, mas melhor para estrada e cidade.
É o que defendo há um bom tempo.
fabionivaguerreiro
02/09/2012, 01:04
Escolhi o Niva, pois era o 4x4 mais barato que tinha pare eu fazer trilha, mas gostei muito do carro e penso comprar outro logo logo
mauricio_silva
04/09/2012, 23:58
Poder brincar de "jipeiro" ("niveiro", no caso...), mecânico, monge budista (tem que ter uma paciência com a esposa...), conselheiro espiritual (para com os outros "niveiros"), tudo isso com um único "brinquedo".
Aprender rir das próprias desgraças, mesmo no atoleiro com a homocinética e o pivô quebrados.
Pagar barato para comprar um 4x4; pagar barato com a manutenção; pagar (as vezes...) barato com o mecânico; pagar (nem sempre) barato com as peças; descobrir que o barato as vezes sai caro...
Ter um 4x4 full time com reduzida e bloqueio independentes (e poder jogar isso na cara dos donos de Willys, Bands e Samucas; não faça isso com os donos de Defender...).
Sair da mesmice de ter um carro "igual ao de todo mundo".
Poder apreciar um dono de um modelo "aventureiro" se "aventurando" numa trilha e pedindo ajuda para o "jipe esquisito" que passou onde ele ficou.
Ter orgulho de recusar a oferta de compra do "jipe esquisito" pelo dono agradecido do "aventureiro" salvo na trilha.
Ter pena do carro que, sem querer, deu uma "encostadinha" na viatura durante o "anda e para" do trânsito pesado (ele vai ter de trocar o para choques, a grade, pelo menos um dos farois; você vai ter de polir o borrachão...).
Poder dizer que seu carro não quebra; ele só vai até o mecânico porque lá atrás da oficina tem uma garrafa de vodka...
Decorar o celular do mecânico antes de decorar o número da própria casa.
Ter um carro que partilha seu "perfume interior" (mistura de gasolina, óleo e vinil em decomposição) com todos os ocupantes.
Andar com uma caixa de ferramentas de fazer inveja a qualquer oficina mecânica.
Ter na viatura mais peças sobresalentes (nunca se sabe, né?) que uma loja de auto peças.
Ouvir "história exageradas" de outros "niveiros" e rebater: "Ah é? Pois você nem imagina o que aconteceu comigo..." e emendar a sua "história exagerada".
Saber que não existem "histórias exageradas" quando se trata de um Niva e seu proprietário; somente "verdades ditas com ênfase".
Nunca discutir qual é o melhor 4x4 que existe (principalmente em fóruns da internet...), pois sabe que é o Niva.
Rir discretamente (ou nem tanto assim...) de quem reclama que o jipe não está engatando o 4x4.
Se divertir e fazer amigos, coisas que fazem a vida valer a pena.
[]s.
simtesch
06/09/2012, 17:41
Show de bola Tche!!!!
Já estou no meu 2º Niva, passei algum tempo com outros jipes, já tive Willys, Javali,Rural,etc!!!Mas minha paixão é o Niva!!!Esse atual comprei todo "judiado", estou arrumando aos poucos....é uma terapia!!!! Até músicas do "Red Army" tenho escutado.....!!!!!Tenho um Javali tb!!!Tento cuidar dos 02 para não gerar ciúmes na garagem!!!!!
Abs a todos os Niveiros!!!
Niva - Não existe outro igual!!!!
Abs
Roland
Poder brincar de "jipeiro" ("niveiro", no caso...), mecânico, monge budista (tem que ter uma paciência com a esposa...), conselheiro espiritual (para com os outros "niveiros"), tudo isso com um único "brinquedo".
Aprender rir das próprias desgraças, mesmo no atoleiro com a homocinética e o pivô quebrados.
Pagar barato para comprar um 4x4; pagar barato com a manutenção; pagar (as vezes...) barato com o mecânico; pagar (nem sempre) barato com as peças; descobrir que o barato as vezes sai caro...
Ter um 4x4 full time com reduzida e bloqueio independentes (e poder jogar isso na cara dos donos de Willys, Bands e Samucas; não faça isso com os donos de Defender...).
Sair da mesmice de ter um carro "igual ao de todo mundo".
Poder apreciar um dono de um modelo "aventureiro" se "aventurando" numa trilha e pedindo ajuda para o "jipe esquisito" que passou onde ele ficou.
Ter orgulho de recusar a oferta de compra do "jipe esquisito" pelo dono agradecido do "aventureiro" salvo na trilha.
Ter pena do carro que, sem querer, deu uma "encostadinha" na viatura durante o "anda e para" do trânsito pesado (ele vai ter de trocar o para choques, a grade, pelo menos um dos farois; você vai ter de polir o borrachão...).
Poder dizer que seu carro não quebra; ele só vai até o mecânico porque lá atrás da oficina tem uma garrafa de vodka...
Decorar o celular do mecânico antes de decorar o número da própria casa.
Ter um carro que partilha seu "perfume interior" (mistura de gasolina, óleo e vinil em decomposição) com todos os ocupantes.
Andar com uma caixa de ferramentas de fazer inveja a qualquer oficina mecânica.
Ter na viatura mais peças sobresalentes (nunca se sabe, né?) que uma loja de auto peças.
Ouvir "história exageradas" de outros "niveiros" e rebater: "Ah é? Pois você nem imagina o que aconteceu comigo..." e emendar a sua "história exagerada".
Saber que não existem "histórias exageradas" quando se trata de um Niva e seu proprietário; somente "verdades ditas com ênfase".
Nunca discutir qual é o melhor 4x4 que existe (principalmente em fóruns da internet...), pois sabe que é o Niva.
Rir discretamente (ou nem tanto assim...) de quem reclama que o jipe não está engatando o 4x4.
Se divertir e fazer amigos, coisas que fazem a vida valer a pena.
[]s.
Angelo Jr
07/09/2012, 00:08
a única razão pela qual não compro um, é não haver uma venda formal no brasil, somente por importação direta para conseguir um novo, pois já estão velhinhos os que rodam por aí, mas seria o carro ideal para alguem como eu, que quer iniciar no off road
Angelo Jr
07/09/2012, 00:32
uma dúvida, visto q os lada niva possuem 4x4 e reduzida, não seria plausível colocar um motor diesel de baixa cilindrada, como esses que vão em carros para a europa??
mauricio_silva
07/09/2012, 00:59
Olá Angelo.
Já fizeram isso aqui pertinho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/2577-diva-niva-2004-a.html). Inclusive a versão diesel do Niva é a mais vendida na Europa. Em questão de adaptação, já tentaram colocar o motor diesel AP 1.6 da antiga Kombi. O resultado é ruim, deixando o Niva ainda mais lento e fraco. Também já vi a colocação do motor VW 1.9 diesel fabricado no Brasil para exportação. O resultado é ótimo, mas o motor é dificílimo de achar. E é caro...:semideia
Também tem a adaptação do motor diesel da KIA Besta. Se não estou enganado, era uma oficina do Paraná que fazia o serviço. Não foi uma adaptação popular, mas o resultado era muito bom (pelo que li...). Vi uma outra adaptação que comentaram ser muito boa: motor diesel Nissan que equipa modelos médio/pequenos na Argentina. Pude ver o resultado da adaptação. Agradou.
De qualquer forma, como o próprio nome diz, são adaptações, tirando o Bognor Diva (sumiu tão rápido como apareceu) e o Niva Europeu. E adaptação é uma loteria...:roll:
Não houve importação de Niva diesel original de fábrica para o Brasil, até onde eu sei.
[]s.
uma dúvida, visto q os lada niva possuem 4x4 e reduzida, não seria plausível colocar um motor diesel de baixa cilindrada, como esses que vão em carros para a europa??
Soube de uma tendência que aconteceu na Suécia nos anos 90. Os russos viajavam para a suécia para comprar Nivas usados pois naquela altura a produção de niva havia sido encerrada na Rússia e as viaturas usadas encontradas por lá estavam em estado deplorável. Os suecos, por sua vez, sempre consideravem o Niva um lixo. Aliás tudo o saía da URSS era considerado lixo pelos suecos. Por isso nem pensavam duas vezes quando um russo batia a porta da sua casa para comprar o tal jipe.
Eu, que nunca fui contaminado pelo virus nivanis nuncatola in terrenus alagadus posso falar mal a vontade.... o carro é feio de doer e o cabra tem que ser muito macho para aceitar o desafio de estudar mecânica só com o intuito de deixar a mecânica do carro decente. Isso é psicose! É muito sofrimento! Se há algum prazer nisso eu não sei, nem pretendo descobrir. Dentro da minha área de conhecimento apenas me atrevo a reparar as falhas elétricas do meu Renaul Clio. Sou técnico em eletronica! Confesso que com tristeza que, mesmo sem ver encanto algum no Niva, sei que se trata de uma carro melhor que o Uno SX 1.0 1996 da minha esposa. Não to puxando o saco. Mas ao menos se pode instalar um motor diesel no 4x4, coisa que no Uno é ilegal. Ou mesmo andar pelas estradas esburacadas da Bahia, decretando óbito da suspensão Fiat, ao passo que para o Niva seria apenas um passatempo divertido. Vocês sabem do que eu estou falando. Então resolvi comprar um ícone! Não, não estou me referindo ao Niva. Refiro-me a Cherokee. Está bem, vocês me dirão que eu estou comprando uma bomba. Mas, cuidado! Afinal o Niva é (ou era) uma arma de guerra. E bomba por bomba na cherokee tem alguma eletronica para bisbilhotar. Aí eu me sinto em casa. Acham que um molenga como eu iria sair na rua com um carro soviético mais feio que o próprio motorista? Ahahahahaha. Não me convidem para trilhas. Nunca fiz trilhas, não tenho experiência. De qualquer forma eu penso o seguinte: Para pegar mulher use um Chrysler, para todas as outras coisas use um Niva. Rsrsr. Abraços!
mauricio_silva
07/09/2012, 11:54
Oh no! An american lover in a russian site!!
Meu caro, não restam dúvidas contra as possíveis falhas no processo de construção dos carros da Lada, Niva incluso. Da mesma forma, são inegáveis as virtudes, por vezes esquecidas, do projeto russo (ou soviético, não importa). Uma delas é a simplicidade da manutenção (o conjunto do Niva é baseado num projeto da Fiat). É um carro para ser usado, abusado e consertado, de uma época que carro era para durar décadas (literalmente). Verdade que algumas peças originais russas tem uma qualidade deplorável (como os amortecedores originais; não duravam 5.000 km). Verdade também que algumas peças de origem duvidosa são ainda piores. Não se pode esquecer que muitos proprietários inventaram (inventam) de adaptar de tudo no russinho, tornando o carro um verdadeiro "Frankenstein multi marcas" de comportamento imprevisível. Mas existem proprietários que conservam bem o carro, usando peças de qualidade (não são tão difícies de serem encontradas; nem tão caras) e outros até que fazem adaptações responsáveis, elevando a qualidade e o comportamento dinâmico do Niva. Um Cherokee é feito para consumo de massa, onde a troca de carros é rápida e constante. Depois de um tempo de uso, o carro tem de ser descartado.
Mas vamos ao que importa: comparar um Niva com um Jeep Cherokee é covardia. São carros com propostas e projetos completamente diferentes. Dá para dizer que a única coisa que ambos têm em comum é que têm tração 4x4 (ainda assim, o tipo de tração também é distinto). Mas já que a comparação foi feita, vamos olhar outros pontos. Como você mesmo já havia dito, o conforto e o desempenho de um Cherokee deixam o Niva (muito) para trás, não há dúvida. Ainda bem que você não faz trilha, como escrito na mensagem, pois se fizesse veria que o custo de manutenção de um Cherokee é muito (e bota muito nisso) maior que de um Niva. Ah, isso não é "chute", é experiência prática.
Quanto a atrair mulheres, posso dizer por experiência própria, que o Niva não faz feio. As garotas acham o russinho um charme e ficam doidas para dar uma volta no carrinho. Considerando que a manutenção do Niva é mais barata e que um Cherokee (se não for novo ou pouco usado) vai apresentar um monte de problemas, melhor a moça ser seletiva. Nada "queima mais o filme" que oferecer carona e ter de andar a pé.
Bom, gosto não se discute, cada qual tem o seu. Agora, se for criticar o gosto alheio, pelo menos tenha algo de real valor e de indiscutível qualidade para comparar. Porque vir botando banca em cima de Niva com Cherokee é muita pobreza.
Beleza, amigão?:concordo: Boas trilhas nos shopings.
[]s.
Soube de uma tendência que aconteceu na Suécia nos anos 90. Os russos viajavam para a suécia para comprar Nivas usados pois naquela altura a produção de niva havia sido encerrada na Rússia e as viaturas usadas encontradas por lá estavam em estado deplorável. Os suecos, por sua vez, sempre consideravem o Niva um lixo. Aliás tudo o saía da URSS era considerado lixo pelos suecos. Por isso nem pensavam duas vezes quando um russo batia a porta da sua casa para comprar o tal jipe.
Eu, que nunca fui contaminado pelo virus nivanis nuncatola in terrenus alagadus posso falar mal a vontade.... o carro é feio de doer e o cabra tem que ser muito macho para aceitar o desafio de estudar mecânica só com o intuito de deixar a mecânica do carro decente. Isso é psicose! É muito sofrimento! Se há algum prazer nisso eu não sei, nem pretendo descobrir. Dentro da minha área de conhecimento apenas me atrevo a reparar as falhas elétricas do meu Renaul Clio. Sou técnico em eletronica! Confesso que com tristeza que, mesmo sem ver encanto algum no Niva, sei que se trata de uma carro melhor que o Uno SX 1.0 1996 da minha esposa. Não to puxando o saco. Mas ao menos se pode instalar um motor diesel no 4x4, coisa que no Uno é ilegal. Ou mesmo andar pelas estradas esburacadas da Bahia, decretando óbito da suspensão Fiat, ao passo que para o Niva seria apenas um passatempo divertido. Vocês sabem do que eu estou falando. Então resolvi comprar um ícone! Não, não estou me referindo ao Niva. Refiro-me a Cherokee. Está bem, vocês me dirão que eu estou comprando uma bomba. Mas, cuidado! Afinal o Niva é (ou era) uma arma de guerra. E bomba por bomba na cherokee tem alguma eletronica para bisbilhotar. Aí eu me sinto em casa. Acham que um molenga como eu iria sair na rua com um carro soviético mais feio que o próprio motorista? Ahahahahaha. Não me convidem para trilhas. Nunca fiz trilhas, não tenho experiência. De qualquer forma eu penso o seguinte: Para pegar mulher use um Chrysler, para todas as outras coisas use um Niva. Rsrsr. Abraços!
Daniel Cecílio
09/09/2012, 00:00
Bela resposta Maurício, completa, elegante, justa, real.
Parabéns pela maturidade.
Oh no! An american lover in a russian site!!
Meu caro, não restam dúvidas contra as possíveis falhas no processo de construção dos carros da Lada, Niva incluso. Da mesma forma, são inegáveis as virtudes, por vezes esquecidas, do projeto russo (ou soviético, não importa). Uma delas é a simplicidade da manutenção (o conjunto do Niva é baseado num projeto da Fiat). É um carro para ser usado, abusado e consertado, de uma época que carro era para durar décadas (literalmente). Verdade que algumas peças originais russas tem uma qualidade deplorável (como os amortecedores originais; não duravam 5.000 km). Verdade também que algumas peças de origem duvidosa são ainda piores. Não se pode esquecer que muitos proprietários inventaram (inventam) de adaptar de tudo no russinho, tornando o carro um verdadeiro "Frankenstein multi marcas" de comportamento imprevisível. Mas existem proprietários que conservam bem o carro, usando peças de qualidade (não são tão difícies de serem encontradas; nem tão caras) e outros até que fazem adaptações responsáveis, elevando a qualidade e o comportamento dinâmico do Niva. Um Cherokee é feito para consumo de massa, onde a troca de carros é rápida e constante. Depois de um tempo de uso, o carro tem de ser descartado.
Mas vamos ao que importa: comparar um Niva com um Jeep Cherokee é covardia. São carros com propostas e projetos completamente diferentes. Dá para dizer que a única coisa que ambos têm em comum é que têm tração 4x4 (ainda assim, o tipo de tração também é distinto). Mas já que a comparação foi feita, vamos olhar outros pontos. Como você mesmo já havia dito, o conforto e o desempenho de um Cherokee deixam o Niva (muito) para trás, não há dúvida. Ainda bem que você não faz trilha, como escrito na mensagem, pois se fizesse veria que o custo de manutenção de um Cherokee é muito (e bota muito nisso) maior que de um Niva. Ah, isso não é "chute", é experiência prática.
Quanto a atrair mulheres, posso dizer por experiência própria, que o Niva não faz feio. As garotas acham o russinho um charme e ficam doidas para dar uma volta no carrinho. Considerando que a manutenção do Niva é mais barata e que um Cherokee (se não for novo ou pouco usado) vai apresentar um monte de problemas, melhor a moça ser seletiva. Nada "queima mais o filme" que oferecer carona e ter de andar a pé.
Bom, gosto não se discute, cada qual tem o seu. Agora, se for criticar o gosto alheio, pelo menos tenha algo de real valor e de indiscutível qualidade para comparar. Porque vir botando banca em cima de Niva com Cherokee é muita pobreza.
Beleza, amigão?:concordo: Boas trilhas nos shopings.
[]s.
mauricio_silva
09/09/2012, 01:25
Tudo bem com você Daniel?
Não é de hoje que estou envolvido no mundo 4x4 (há doze anos tenho pelo menos um off roader). Já precenciei tudo quanto é tipo de bravata dos proprietários "do melhor 4x4 do mundo". E sempre teve provocações, de "engeseiros" para cima do pessoal das "Bands", dos "puristas" (jipe tem que ser Jeep; de preferência, até o CJ 7 Renegate) com os "Lords" (nada supera uma Defender 90) e por ai vai. Os "Niveiros" sempre foram tratados com misto de admiração e despeito. Faz parte, se for levado na brincadeira, de preferência com uma cerveja na mão depois de uma trilhazinha. Mas tem gente que exagera, leva a coisa a sério, para o lado pessoal. E isso é muito chato, desagradável de ter num fórum onde as pessoas querem compartilhar conhecimentos, trocar idéias e, por que não, fazer alguma brincadeira saudável. As vezes nem é por maldade, apenas a falta de contato humano e cobrança geral da sociedade em que todo mundo tem de ser o máximo em tudo. Brincar, falar bobagens, ficar se gabando é normal. Mas nunca se pode perder o respeito. Respeitar os outros é fundamental, em todas os momentos.
Quando se lê uma mensagem como aquela, as vezes o melhor é ficar quieto, ignorar. Confesso que até pensei em deixar para lá, fazer de conta que não tinha lido nada, etc e tal. Mas, como diria a minha avó, quanto mais a gente se abaixa, mais a bunda aparece. E o sangue italiano misturado com espanhol não custa para se manifestar. Tentei responder sem ser agressivo, mas ao mesmo tempo sendo incisivo. Sem perder o respeito, se possível. Agredeço a manifestação, pois acho que consegui meu objetivo: dar uma resposta adequada.
Obrigado pelo apoio, e parabéns pelo Niva (é o seu Niva na foto indicativa, né?) .
[]s.
Bela resposta Maurício, completa, elegante, justa, real.
Parabéns pela maturidade.
Flugêncio
09/09/2012, 12:41
Maurício "Che",
Em outros tempos, esse sujeito já tinha levado um coice de uma mula.:euforico:
O Cabra é fraco, pois precisa de Chrysler pra pegar mulher. O bom pega até no busão, pois se sentado, já está do lado. Se em pé, já está juntinho.
Acaba não mundão! é cada uma!
RESPOSTAS AO AMIGO CHEROKEEIRO:
"Eu, que nunca fui contaminado pelo virus nivanis nuncatola in terrenus alagadus posso falar mal a vontade.... o carro é feio de doer e o cabra tem que ser muito macho para aceitar o desafio de estudar mecânica só com o intuito de deixar a mecânica do carro decente. Isso é psicose! É muito sofrimento! Se há algum prazer nisso eu não sei, nem pretendo descobrir."
Camarada,pode falar mal sim...E com certeza nunca saberá o que é ser niveiro,pois como vc mesmo disse, é preciso ser macho e não ter nojinho de sujar as mãos de graxa,entre outras coisas, pra saber o prazer disso!
"Dentro da minha área de conhecimento apenas me atrevo a reparar as falhas elétricas do meu Renaul Clio. Sou técnico em eletronica! Confesso que com tristeza que, mesmo sem ver encanto algum no Niva, sei que se trata de uma carro melhor que o Uno SX 1.0 1996 da minha esposa. Não to puxando o saco. Mas ao menos se pode instalar um motor diesel no 4x4, coisa que no Uno é ilegal. Ou mesmo andar pelas estradas esburacadas da Bahia, decretando óbito da suspensão Fiat, ao passo que para o Niva seria apenas um passatempo divertido. Vocês sabem do que eu estou falando."
KKKKK,Parabéns por,mesmo com tristeza,admitir que o NIVA é melhor que o uno nos quesitos citados!
Mas que porcaria o clio sendo um carro bem mais novo que o NIVA ter falhas elétricas...Então talvez,nesse quesito, o NIVA seje melhor que o clio tb!!!
" Então resolvi comprar um ícone! Não, não estou me referindo ao Niva. Refiro-me a Cherokee. Está bem, vocês me dirão que eu estou comprando uma bomba. Mas, cuidado! Afinal o Niva é (ou era) uma arma de guerra. E bomba por bomba na cherokee tem alguma eletronica para bisbilhotar. Aí eu me sinto em casa."
Acho que nenhum niveiro dirá que vc comprou uma bomba!
Uma das caracteristicas dos verdadeiros niveiros é respeitar e ficar feliz qd alguem realiza um sonho!
A gente não se importa com quem tem Cherokee,troller,engesa,etc...
Sabemos que para comprar um desses só precisa ter $$$$$$...
Quem compra um NIVA...Esse sim tiramos o chapéu! Pois sabemos que é preciso ter amor e personalidade para ter um!
Isso no mundo de hoje e´bEEEEm mais raro que $$$$$$$$$.
"Acham que um molenga como eu iria sair na rua com um carro soviético mais feio que o próprio motorista? Ahahahahaha. Não me convidem para trilhas. Nunca fiz trilhas, não tenho experiência. De qualquer forma eu penso o seguinte: Para pegar mulher use um Chrysler, para todas as outras coisas use um Niva. Rsrsr. Abraços!"
Camarada,não precisa achar o NIVA bonito...E muito menos achar a gente...Deixamos isso para as mulheres,kkkkkk!
Tb não faço trilhas,mas se quiser dar uma paseada por aqui para tomarmos um chimarrão,será bem recebido!
Uma coisa vc pode ter certeza,que se a mulher gostar de ti,ela vai de carona até no varão da bicicleta!
Saúde para vc e sua família!
mauricio_silva
09/09/2012, 16:52
Grande Flugêncio!!!
É verdade, em outros tempos ia ter gente querendo identificar o IP da máquina que mandou a mensagem, somente para ficar mandando recadinhos de hora em hora (segundo a segundo?) sobre as qualidades do Niva. Isso no mínimo!
Mas, a "febre do Niva" diminuiu bem, e hoje em dia poucos têm aquela "paixão extremada" pelo russinho. Quer saber, melhor assim. Paixão sem equilíbrio não leva a nada (nem a "Lada"; putz, que trocadinho infame...:putz:).
Além do quê, quem precisa de carro para pegar mulher, vai precisar de Bardahl B12 como Viagra!:angel:
Abração, meu amigo!!!
Maurício "Che",
Em outros tempos, esse sujeito já tinha levado um coice de uma mula.:euforico:
O Cabra é fraco, pois precisa de Chrysler pra pegar mulher. O bom pega até no busão, pois se sentado, já está do lado. Se em pé, já está juntinho.
Acaba não mundão! é cada uma!
mauricio_silva
09/09/2012, 17:00
Gênio, Geniva, resposta genial!!!:concordo::palmas::campeao:
fabionivaguerreiro
09/09/2012, 17:56
Só não entendo o que o cara vem fazer em um fórum desse sendo que:
- Não faz trilha (deve ser um filhinho de papai ou boyzinho, que tem dó de colocar o carro na lama)
- Não tem Niva e está na seção de niveiros.
Das duas uma, ou tá com vontade de ir para a trilha e não tem coragem e nem amigos (com essa falta de humildade dificilmente vai encontrar parceiros para ir junto) ou tá com vontade de comprar um Niva e não tem coragem, pois não sabe nada de mecânica deve ter uma cara da panguão que qualquer mecânico enfia a faca nele, e se comprar um Niva os meca vão esfolá-lo.
mauricio_silva
09/09/2012, 19:15
Beleza Fábio?
Bom, uma coisa esse nosso amigo conseguiu: atenção. Para o bem ou para o mal (como nesse caso) tem gente que quer e precisa ter atenção. Vai ver era o caso...
[]s.
Daniel Cecílio
09/09/2012, 22:04
Tudo bem com você Daniel?
Não é de hoje que estou envolvido no mundo 4x4 (há doze anos tenho pelo menos um off roader). Já precenciei tudo quanto é tipo de bravata dos proprietários "do melhor 4x4 do mundo". E sempre teve provocações, de "engeseiros" para cima do pessoal das "Bands", dos "puristas" (jipe tem que ser Jeep; de preferência, até o CJ 7 Renegate) com os "Lords" (nada supera uma Defender 90) e por ai vai. Os "Niveiros" sempre foram tratados com misto de admiração e despeito. Faz parte, se for levado na brincadeira, de preferência com uma cerveja na mão depois de uma trilhazinha. Mas tem gente que exagera, leva a coisa a sério, para o lado pessoal. E isso é muito chato, desagradável de ter num fórum onde as pessoas querem compartilhar conhecimentos, trocar idéias e, por que não, fazer alguma brincadeira saudável. As vezes nem é por maldade, apenas a falta de contato humano e cobrança geral da sociedade em que todo mundo tem de ser o máximo em tudo. Brincar, falar bobagens, ficar se gabando é normal. Mas nunca se pode perder o respeito. Respeitar os outros é fundamental, em todas os momentos.
Quando se lê uma mensagem como aquela, as vezes o melhor é ficar quieto, ignorar. Confesso que até pensei em deixar para lá, fazer de conta que não tinha lido nada, etc e tal. Mas, como diria a minha avó, quanto mais a gente se abaixa, mais a bunda aparece. E o sangue italiano misturado com espanhol não custa para se manifestar. Tentei responder sem ser agressivo, mas ao mesmo tempo sendo incisivo. Sem perder o respeito, se possível. Agredeço a manifestação, pois acho que consegui meu objetivo: dar uma resposta adequada.
Obrigado pelo apoio, e parabéns pelo Niva (é o seu Niva na foto indicativa, né?) .
[]s.
Olá Maurício.
Sim, o Niva da foto é o meu. É com este simples e valente veículo que estou aprendendo mecânica (com muita alegria), me unindo mais com minha família e fazendo novos amigos. Portanto, saldo positivo.
Grande abraço a todos e vamos dar continuidade no tema do tópico.
mauricio_silva
09/09/2012, 23:15
Olá!
Saldo para lá de positivo!!!
Fazer amizades e tornar a família mais unida, caramba, é para isso que se vive!!
Mas conte mais da sua viatura: qual o ano, desde quando a tem, qual o uso principal, etc.
Tinha uma época em que todo proprietário dava um nome a seu Niva. E era engraçado porque a gente conhecia a viatura e depois vinha a conhecer o dono! Isso lá pelos anos de 2000 e nada.
[]s.
Olá Maurício.
Sim, o Niva da foto é o meu. É com este simples e valente veículo que estou aprendendo mecânica (com muita alegria), me unindo mais com minha família e fazendo novos amigos. Portanto, saldo positivo.
Grande abraço a todos e vamos dar continuidade no tema do tópico.
Daniel Cecílio
09/09/2012, 23:33
Olá!
Saldo para lá de positivo!!!
Fazer amizades e tornar a família mais unida, caramba, é para isso que se vive!!
Mas conte mais da sua viatura: qual o ano, desde quando a tem, qual o uso principal, etc.
Tinha uma época em que todo proprietário dava um nome a seu Niva. E era engraçado porque a gente conhecia a viatura e depois vinha a conhecer o dono! Isso lá pelos anos de 2000 e nada.
[]s.
É lógico que meu Niva tem nome. O tal denomina-se Mitose. Trata-se de um autêntico soviético ano 91, modelo 92, com motor 1.7 (comprei assim), direção aliviada francesa (yes!), bancos originais (ai!), carburador Werner recém-revisado em bom estado, pneus Maggions (aro 16) e 8.543 coisa para fazer, mas já fiz 147. rsrsrsrs
O meu Niva está andando bem, quer dizer, não no momento, pois os cilindros de embreagem estão no porta-malas, junto com a embreagem Borg Warner novinha em folha que trocarei na terça-feira.
Já contei e continuo contando com vários camaradas niveiros que se manifestaram por aqui, tais como: o Geniva (simpático e prestativo camarada do qual estou comprando um kit de embreagem e de freio), Flugêncio (grande conhecedor de Nivas e proprietário de peças moscas brancas), entre outros. É realmente uma família.
Enfim, quem conhece o meu russo diz que ele tá bem honesto, então acredito que tenha feito uma boa compra a 8 meses atrás, mas realmente estou com ele tem apenas dois meses. Motivo: mega revisão corretiva e preventiva.
E "vamo que vamo", para frente e para o alto.
hercilio.neto
10/09/2012, 01:48
Mauricio,
Agora sim, ficou tudo tão claro para mim... rarará.
Talvez até seja uma estratégia do demônio. É como dizia o Raul Seixas "A serpente está na terra, o programa está no ar".
respondendo ao amigo da Cherokee
muitos aqui tem Niva não porque é o mais barato, aliás muitos aqui tem condições de comprar um carro melhor do que uma cherokee de R$ 20.000, o problema que a cherokee vc troca por outro carro sem nehum remorso
Agora o dia em que eu for trocar meu niva por outro 4x4, vou sentir muito.
O Niva é um carro com personalidade, o meu se chama papaterra, tenho outro carro muito mais avançado que o niva, mas só uso para longos trajetos, para o meu dia a dia como ir para o trabalho eu to indo de russinho mesmo, sinto falta do freio ABS, do ar condicionado, dos bancos confortaveis, mas o que sinto pelo russinho é algo maior
Vou com ele pescar e paro na beira da praia, prendo a vara de pesca no parachoque, ligo o som e fico esperando o peixe morder a isca , to com o carro a pouco tempo e espero terminá-lo até dezembro
http://i877.photobucket.com/albums/ab331/italorj/jeep11-1.jpg
rafaellouro
16/09/2012, 21:07
Boa noite a todos.sou um ex niveiro mas como todo bom niveiro sempre estou atento ao que diz respeito ao niva!pessoal tive 4 nivas e teve um amigo que nesses anos todos se divirtia comigo dava risadas, contava ,piadas(ta certo que ja me rebocou algumas vezes mas isso e passado!) Os meus nivas eram alvos de risadas etc...passou alguns anos esse amigo virou jipeiro nato!rural,trolher,por ultimo uma "cherossa sport" Mas tem um pequeno probleminha o cara nao consegue andar no troço ja quebrou caixa de traçao o modulo torrou custa r$1400,00 esta parada!!!"Acredito que seja praga ou macumba russa"e serio o cara nao consegue andar na cherokee!abraços a todos.
GARCIA/SP
17/09/2012, 02:03
O indigitado cherokeiro com certeza foi comido por um russo, que depois o abandonou. Por isso tanta revolta. Isso é paixão não correspondida.
fag.online
21/09/2012, 16:01
kkk, desculpe me meter pessoal, nao tenho niva, meu ramo é gaiola...
Mais fiquei intrigado com um comentário do o camarada: "De qualquer forma eu penso o seguinte: Para pegar mulher use um Chrysler, para todas as outras coisas use um Niva."... será que a tua mulher sabe que você comprou um desses só pra pegar a mulher?
Fico só imaginando ela lendo essa mensagem que você posto... kkkk boa idéia, rsssssss
P.S. Pra conquistar uma mulher, tem gente que usa a beleza, tem gente que usa a simpatia, já tem uns e outros ai que pra pegar mulher usam cherokee.
Quem conquista uma mulher, nao é trocado por outro que tem um veículo melhor...
Baita mulher tu vai pegar...
lcdalzoc
29/09/2012, 11:12
Opa, peguei o assunto pelo rabo...mas vou deixar meu pitaco.
De todos os 4x4 que tive, usei, fucei ou peguei emprestado, o Niva foi o que mais tive saudade. Não sei explicar, mas acho que é a tal nivose (ou virose nivista)... vai saber... Sem contar que meu Niva não era lá essas coisas em conservação. Tinha motor Fiat 1.7D, mas gastava mais óleo que diesel, tava mal de suspensão, com férias no volante, buracos por tudo... mas pra onde eu ía nunca tive que voltar de busão/guincho/carona. E olha que fiz várias viagens de mais 800km numa tacada só.
mauricio_silva
30/09/2012, 10:23
O dia em que compra o primeiro Niva.
O dia que leva ao mecânico pela primeira vez (normalmente é o mesmo da compra...).
O dia que encontra o grupo de niveiros para primeira trilha.
O dia em que o Niva quebra pela primeira vez na trilha (normalmente, na primeira trilha...).
A festa que os amigos niveiros fazem para concertar o carro.
Sair da trilha rebocado pela primeira vez (também na primeira trilha...).
O dia em que ele convida, pela primeira vez, os outros niveiros para uma trilha.
O dia em que ele reboca, pela primeira vez, um chato que dizia que carro russo não presta.
O dia que ele recebe o pagamento ("Eba! Vou diminuir a dívida com o mecânico!").
O dia em que, pela primeira vez, ele não sai da trilha rebocado.
O dia que ele percebe que tem programa para todo final de semana (fazer trilha com os amigos niveiros).
O dia que ele percebe que tem programa para toda segunda-feira (levar o Niva para o mecânico).
O dia que ele percebe que é o maior "palpiteiro" do fórum sobre Nivas.
O dia que ele percebe que o filho gosta mais do Niva do que dele.
O dia que ele percebe que não aguenta mais esta vida e resolve vender o Niva.
O dia que ele vende o Niva.
O dia que ele percebe que toda a tristeza e agústia diária é devida a falta que o Niva lhe faz.
O dia que ele compra o segundo Niva.
E o processo se inicia de novo...
[]s.
O dia em que compra o primeiro Niva.
O dia que leva ao mecânico pela primeira vez (normalmente é o mesmo da compra...).
O dia que encontra o grupo de niveiros para primeira trilha.
O dia em que o Niva quebra pela primeira vez na trilha (normalmente, na primeira trilha...).
A festa que os amigos niveiros fazem para concertar o carro.
Sair da trilha rebocado pela primeira vez (também na primeira trilha...).
O dia em que ele convida, pela primeira vez, os outros niveiros para uma trilha.
O dia em que ele reboca, pela primeira vez, um chato que dizia que carro russo não presta.
O dia que ele recebe o pagamento ("Eba! Vou diminuir a dívida com o mecânico!").
O dia em que, pela primeira vez, ele não sai da trilha rebocado.
O dia que ele percebe que tem programa para todo final de semana (fazer trilha com os amigos niveiros).
O dia que ele percebe que tem programa para toda segunda-feira (levar o Niva para o mecânico).
O dia que ele percebe que é o maior "palpiteiro" do fórum sobre Nivas.
O dia que ele percebe que o filho gosta mais do Niva do que dele.
O dia que ele percebe que não aguenta mais esta vida e resolve vender o Niva.
O dia que ele vende o Niva.
O dia que ele percebe que toda a tristeza e agústia diária é devida a falta que o Niva lhe faz.
O dia que ele compra o segundo Niva.
E o processo se inicia de novo...
[]s.
Mauricio,
Isso sim foi misturar bom humor + Loucura,KKKKKKKKK!!!
PARABÉNS!
mauricio_silva
30/09/2012, 13:23
Olá!
"Isso sim foi misturar bom humor + Loucura,KKKKKKKKK!!!"
Ué?!?!? Mas não é exatamente isto que é ter um Niva???:chorandoderir:
E tudo com na maior alegria.:euforico:
Seu lhe disser que estou de olho num Niva, só vai comprovar a tese.
Niveiros: loucos mais felizes!!!:-?:cool:
[]s.
Mauricio,
Isso sim foi misturar bom humor + Loucura,KKKKKKKKK!!!
PARABÉNS!
Marcelo-HPE
02/10/2012, 22:38
Soube de uma tendência que aconteceu na Suécia nos anos 90. Os russos viajavam para a suécia para comprar Nivas usados pois naquela altura a produção de niva havia sido encerrada na Rússia e as viaturas usadas encontradas por lá estavam em estado deplorável. Os suecos, por sua vez, sempre consideravem o Niva um lixo. Aliás tudo o saía da URSS era considerado lixo pelos suecos. Por isso nem pensavam duas vezes quando um russo batia a porta da sua casa para comprar o tal jipe.
Eu, que nunca fui contaminado pelo virus nivanis nuncatola in terrenus alagadus posso falar mal a vontade.... o carro é feio de doer e o cabra tem que ser muito macho para aceitar o desafio de estudar mecânica só com o intuito de deixar a mecânica do carro decente. Isso é psicose! É muito sofrimento! Se há algum prazer nisso eu não sei, nem pretendo descobrir. Dentro da minha área de conhecimento apenas me atrevo a reparar as falhas elétricas do meu Renaul Clio. Sou técnico em eletronica! Confesso que com tristeza que, mesmo sem ver encanto algum no Niva, sei que se trata de uma carro melhor que o Uno SX 1.0 1996 da minha esposa. Não to puxando o saco. Mas ao menos se pode instalar um motor diesel no 4x4, coisa que no Uno é ilegal. Ou mesmo andar pelas estradas esburacadas da Bahia, decretando óbito da suspensão Fiat, ao passo que para o Niva seria apenas um passatempo divertido. Vocês sabem do que eu estou falando. Então resolvi comprar um ícone! Não, não estou me referindo ao Niva. Refiro-me a Cherokee. Está bem, vocês me dirão que eu estou comprando uma bomba. Mas, cuidado! Afinal o Niva é (ou era) uma arma de guerra. E bomba por bomba na cherokee tem alguma eletronica para bisbilhotar. Aí eu me sinto em casa. Acham que um molenga como eu iria sair na rua com um carro soviético mais feio que o próprio motorista? Ahahahahaha. Não me convidem para trilhas. Nunca fiz trilhas, não tenho experiência. De qualquer forma eu penso o seguinte: Para pegar mulher use um Chrysler, para todas as outras coisas use um Niva. Rsrsr. Abraços!
Amigo, pagou quanto na cherokee ??? o mesmo preço de um niva ., porque as cherokees mais velhas custam a mesma coisa !!!
Eu tenho vontade de comprar um SUV de pobre pra mim ( Niva) , acho o bicho jeitoso !!! colocava uns pneus MUD recapados um cambão e arrastava para trilha .,para eu parar de maltratar minha barriguda !!!
Já ví niva fazendo bonito em trilha de jipe !!!
Abração a todos e parabéns pelo tópico .
Marcelo-HPE
02/10/2012, 22:49
[QUOTE=GENIVA;1772141]
RESPOSTAS AO AMIGO CHEROKEEIRO:
Tb não faço trilhas,mas se quiser dar uma paseada por aqui para tomarmos um chimarrão,será bem recebido!
Uma coisa vc pode ter certeza,que se a mulher gostar de ti,ela vai de carona até no varão da bicicleta!
È verdade mesmo meu velho!!! se a mulher gosta do sujeito ela vai de carona ,até sentada no quadro da bicilcleta !!!
[/QUOT
mauricio_silva
03/10/2012, 20:41
Olá.
A grande vantagem do Niva é ser leve. Quem é mais das "antigas" sabe o quanto o DKW Candango era bom de trilha. E não precisava ser da versão 4x4 (que, aliás, nem era a preferida). Onde Willys e Bands atolavam, o Candango passava "flutuando", por ser muito leve. Pena que ele durou pouco no Brasil. Como o Niva...:cry:
[]s.
Amigo, pagou quanto na cherokee ??? o mesmo preço de um niva ., porque as cherokees mais velhas custam a mesma coisa !!!
Eu tenho vontade de comprar um SUV de pobre pra mim ( Niva) , acho o bicho jeitoso !!! colocava uns pneus MUD recapados um cambão e arrastava para trilha .,para eu parar de maltratar minha barriguda !!!
Já ví niva fazendo bonito em trilha de jipe !!!
Abração a todos e parabéns pelo tópico .
ajmacedo
04/10/2012, 00:49
Olá.
A grande vantagem do Niva é ser leve. Quem é mais das "antigas" sabe o quanto o DKW Candango era bom de trilha. E não precisava ser da versão 4x4 (que, aliás, nem era a preferida). Onde Willys e Bands atolavam, o Candango passava "flutuando", por ser muito leve. Pena que ele durou pouco no Brasil. Como o Niva...:cry:
[]s.
Mais leve que o Niva, acho que só o Samuka/Jimny, mas:
.O espaço interno e do porta-malas são risíveis;
.Não leva 5 nem a pau;
.Carecem do charme vintage do Niva;
.Custam mais;
Certa vez fiz o Pinheirinho e tinha um cara com um Samuka com o diferencial traseiro bloqueado "na ignorância" (solda segundo ele), o jipinho foi o "little monster" da trilha, me tirou várias e várias vezes dos atoleiros.
FALOTICVS
04/10/2012, 15:42
Olá.
A grande vantagem do Niva é ser leve. Quem é mais das "antigas" sabe o quanto o DKW Candango era bom de trilha. E não precisava ser da versão 4x4 (que, aliás, nem era a preferida). Onde Willys e Bands atolavam, o Candango passava "flutuando", por ser muito leve. Pena que ele durou pouco no Brasil. Como o Niva...:cry:
[]s.
Não era só por isso.
Além de ser leve, o Candango tinha uma chapa de fora a fora na parte de baixo do chassi que fazia o carro literalmente flutuar (ou *boiar* ...) mesmo, sem metáforas. Não possuía algo que prendesse o carro na lama, como a bola de um diferencial traseiro, por exemplo. Além de que possuía também suspensão independente nas 4 rodas. Saudades do DKW Candango. Projeto simples e extremamente funcional.
mauricio_silva
04/10/2012, 18:08
Olá.
Falou tudo, FALOTICVS! O Candango era um carro simples, leve e bem projetado para seu propósito: desempenho off road. E não fazia feio no in road. Faz falta este tipo de mentalidade nas nossas montadoras. Elas vende imagem a preço de ouro. E o nosso nicho de mercado nem é levado em consideração. Pena...:sad:
[]s.
Não era só por isso.
Além de ser leve, o Candango tinha uma chapa de fora a fora na parte de baixo do chassi que fazia o carro literalmente flutuar (ou *boiar* ...) mesmo, sem metáforas. Não possuía algo que prendesse o carro na lama, como a bola de um diferencial traseiro, por exemplo. Além de que possuía também suspensão independente nas 4 rodas. Saudades do DKW Candango. Projeto simples e extremamente funcional.
nunca deixei de gostar do Niva.
Foi meu 1º 4x4
:)
mauricio_silva
07/10/2012, 22:02
Por causa disso:
374166374167
Oooooooh saudades...:safari-rig:
[]s.
Comparativo entre NIVA e Suzuki Jimny
.
Lada Niva vs. Suzuki Jimny: Offroad-Zwerge im Vergleich - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=G6suQt65yZU&feature=g-high-rec)
.nao precisa nem falar alemão pra entender
.
Angelo Jr
04/11/2012, 18:54
é um niva novo, é até estranho comparar
ps: a cara de feliz do alemão quando ele sobe o morro é cômica)
Cristianosouza
26/02/2013, 11:23
Obrigado Meander,
Não me preocupo muito com o quanto gasto para continuar nessa vida de niveiro,naõ que seja porque tenho $ sobrando,pelo contrário,se fosse normal teria muitas outras coisa como prioridade...Mas vou te responder as perguntas com toda sinceridade,afinal minha mulher não lê esse fórum, não estou devendo nada pra ninguem e quem gastou foi eu e daí,hehehe?!!!:
Comprei ele de volta(uns 5 anos atrás)dei um santana por ele que me custava R$ 5.750,00...
Fiz motor,lataria,acessórios,etc,etc...Total somado agora(QUASE CAÍ PRATRÁS!!!)
R$18.850,00...Isso descontando o que esqueci de anotar!
Abraço
Geniva,
Lindo seu texto, ficou maravilhoso e voçê soube como poucos descrever uma paixão! Parabéns. Estou procurando um Niva para comprar e pesquisando na internet, achei pessoas que disponibilizam tempo coma as outras sem exigir nada em troca, coisa muito rara hoje em dia. Antes de comprar já estou amando o carrinho imagina depois que eu comprar! Vai ser uma loucura!!!
Cristiano
Geniva,
Lindo seu texto, ficou maravilhoso e voçê soube como poucos descrever uma paixão! Parabéns. Estou procurando um Niva para comprar e pesquisando na internet, achei pessoas que disponibilizam tempo coma as outras sem exigir nada em troca, coisa muito rara hoje em dia. Antes de comprar já estou amando o carrinho imagina depois que eu comprar! Vai ser uma loucura!!!
Cristiano
Olá Cristiano,
Ser niveiro é um estilo de vida...Depois de experimentar,alguns continuam sendo pra sempre...As vezes ficam ricos passa-se anos que venderam o NIVA,compraram outro 4x4 "muito melhor" que o NIVA...Mas sabem que no fundo,apesar de óbvio para 99,9% das pessoas , jamais se convencerão disso,hehehe, e continuam frequentando fóruns e babando quando a gente posta alguma coisa...Eu disse babando,não invejando,isso é coisa de quem não é verdadeiro niveiro!!!
Abraço,boa sorte e ao dispor no que poder ajudar:
camaradageniva@gmail.com
Cristianosouza
26/02/2013, 13:12
Geniva,
Bacana demais seu apoio só! Estou olhando seu Blog mais uma fonte de pesquisas para mim. Valeu pelo apoio e quero dizer a todos deste Fórum o que eu penso: Pra mim dinheiro compra tudo, TUDO mesmo, só num compra carinho.
Cristiano
fabionivaguerreiro
26/02/2013, 13:30
Um vídeo de porque ter um Niva vale mais que mil palavras
Niva rebocando Troller - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=idcxJS4DC-k)
Geniva,
Bacana demais seu apoio só! Estou olhando seu Blog mais uma fonte de pesquisas para mim. Valeu pelo apoio e quero dizer a todos deste Fórum o que eu penso: Pra mim dinheiro compra tudo, TUDO mesmo, só num compra carinho.
Cristiano
Carinho compra sim! Na casa das "primas" tem pra vender...Qt mais $$$ a gente tiver,mais carinho a gente "ganha",kkkkk!
Mas se falarmos de amor,sinceridade,gratidão...Isso não compra não!!!
Certa vez falávamos eu e um amigo durante uma caminhada sobre a vida de casado,qd justamente passou pela gente um casal em uma bicicleta...A mulher ia no varão da bicicleta dando risadas com o marido...Comentamos,vendo aquela cena, Sobre as mulheres que tem de tudo e não dão valor aos maridos!
Para mim essa foi a cena mais romântica que ja vi em toda minha vida!
Parabéns Guerreiro foi uma rebocada com humildade,hehehe!
o pior que a familia toda tá infectada pelo virus,kkkkkkk!
fabionivaguerreiro
27/02/2013, 20:50
O melhor é o meu filho cantando " O O O O TROLHA ENCALHO"
VALEU GENIVA
fffabricio
26/04/2013, 11:28
Boa noite amigo e parabéns por esta pergunta tão direta que pareceu-me uma flexa direcionada ao peito dos niveiros,KKKKKKKKKKK!
Vou falar do lado psicológico da coisa,o lado técnico como cuidados ao comprar,autonomia,etc...É só vc pesquisar nos fóruns que encontrará dicas!
Anexo texto de minha autoria em que relato minha opinião sobre ser niveiro,espero que ajude na resposta e qqer coisa lá tem meu email,estou ao dispor no que poder ajudar!
Porém,com certeza ,existem mil razões(que não sei justificar,hehe)para tê-lo!
Se vc um dia tornar-se um verdadeiro niveiro(juro que não tô te jogando praga,heim!),vc então perguntará "por que não ter um NIVA?"
...Enfim,isso é ter um NIVA,não estar nem aí pro que acham de vc ter um NIVA e poder responder uma pergunta dessas sem precisar justificar o porque de ser niveiro,nem querer convencer ninguem à ser tambem...
SER NIVEIRO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!!
Abraço e fique com DEUS,
Geniva
Obrigado! Seu texto me fez aceitar, ainda mais, a necessidade de ter um Niva! A procura continua...
Boa sorte então Fabricio,
desejo que encontre um que te dê muitas alegrias!
Se poder ajudar em alguma coisa,estou ao dispor:
mauricio_silva
26/05/2013, 18:30
Olá.
Depois de tantas sugestões e pontos de vista, uma dúvida permanece: Ser niveiro é um estado de espírito ou um estado psiquiátrico?????:screwy::dance:
[]s.
Deocleciano
02/06/2013, 23:36
Olá pessoal. Ter um niva é pura paixão. pode parecer redundância diante dos comentários anteriores, mas se confirma, é porque deve ser verdade, não!!! Um Abraço aos amigos niveiros. Deocleciano.
mauricio_silva
17/09/2014, 10:18
Alerta de Infecção!!!
Mesmo depois de onze anos, o vírus continua ativo em mim! E se manifestou: comprei um Niva!!!:euforico:
Credo... eu achei que estava curado...
Niva, ele ainda vai te pegar...:shock:
[]s.
Alerta de Infecção!!!
Mesmo depois de onze anos, o vírus continua ativo em mim! E se manifestou: comprei um Niva!!!:euforico:
Credo... eu achei que estava curado...
Niva, ele ainda vai te pegar...:shock:
[]s.
Hehehehehe,seje bem vindo novamente meu camarada!!!
mauricio_silva
26/10/2014, 10:14
Olá.
Resolvi copiar um relato do Álvaro Melo, originalmente publicado no Niva Site do Bruno Mega. O texto tem uns 15 anos e algumas coisas que foram escritas se referem a realidade da época. Mesmo assim, vale a leitura. Para aqueles (assim como eu) que tinham Niva na época é uma volta ao passado, revivendo memórias.
Há algum tempo observo que proprietários de Nivas se queixam das brincadeiras que são alvo por parte de outros jipeiros, especialmente os donos de jipões caros, importados e cheios de "status". Contudo, há uma turma que tem Niva e curte o jipinho numa boa. Assim, como tenho alguma experiência sobre o assunto, presto meu depoimento a quem interessar possa!!
Definitivamente: o Niva é um carrinho sofrível e um excelente jipe! Tive um Niva dos primeiros, 90/91 comprado zero em jun/91. Na época minha frotinha era constituida por uma Band 89 curta de aço, completíssima de fábrica (só não veio com guincho mecânico) e incrementada em casa (freio a disco nas 4 rodas, guincho elétrico, rodões, pneuzões, etc, etc), um CJ-5 (o Mike que está conosco até hoje) e uma F-75 4x4, azulona e bem equipada que fazia muito sucesso em Paty do Alferes (a F-75 até hoje é a camionete preferida dos plantadores locais) onde ficava guardada.
Minha mulher que dificilmente nos acompanhava até em passeios mais "light" porque sua coluna não permitia, passou a sair conosco graças ao Niva. Como ele é extremamente vocacionado para estradinhas de terra, com costelas de vaca, valetas e outras surpresas normais, ela passou a achar tudo perto, pois com a tração permanente e a suspensão semi-independente, dava para andar com o pé na lata e dar a ilusão de trajetos menores. Com os outros 4x4 isso era totalmente impossível.
Nessa ocasião, o JC/RJ marcou uma trilha noturna (trilha da Manchete) que já era considerada brava mesmo de dia. Preparei-me para ir na Band, mas em cima da hora apareceu um convite pra alugá-la para um comercial da Coca-Cola e o Fábio, meu filho, na época ainda estudante de engenharia em vespera de provas, ofereceu-se para levar a Band para a filmagem onde poderia ficar estudando enquanto eu iria para a trilha com o Niva.
Na trilha juntei-me ao único niveiro presente, nosso companheiro Fred (1º Niva no JC/RJ - está com ele até hoje e nunca lhe deu boa-vida...) e pelo PX ficamos trocando figurinhas e temores tipo: como está a temperatura do teu? Reduziu? Usou bloqueio nessa? Os nivas nem bola, fizeram a trilha toda numa boa. Com 800 km rodados o meu estava dentro de um rio, na Bocaina cuja saída já derrotara outros 4x4 e lembro ainda de ouvir comentários do tipo "o cara é maluco, vai entrar com o Niva zerinho" e o bichinho deu show: entrou saiu e tudo mais. Na volta, embaixo de chuva só fiquei frustado porque os outros 4x4 se divertiam derrapando na lama e o Nivinha, sempre levando tudo a sério com seu 4x4 permanente passava reto em tudo.
Aposentei-me em 92, encerrando uma carreira de 28 na PETROBRAS e para passar o tempo associei-me a um velho companheiro que tinha uma loja especializada em compra e venda de veículos 4x4. Cansei de atender pessoas que chegavam com uma graninha curta e pediam para que arrumassemos uma Toyotinha 78, 79 que coubesse naquele orçamento. Dificilmente se conseguia algo que prestasse com essa idade até porque havia muito pouca Band rodando em mãos de particulares. A maioria vinha de empresas de ônibus, fazendas e de outras atividades pouco serenas.
Normalmente eram carros judiadíssimos, além de queixo-duro e sem reduzida (sincronizadas só a 3ª e 4ª marchas, lembram?). Nosso conselho sempre era de optar pelo Niva, cuja relação custo-benefício era excelente (conseguia-se um zero, por menos de US$ 9 mil) A maioria ficou satisfeita e alguns ficaram amigos até hoje.
No entanto é preciso salientar alguns aspectos negativos, tais como: O controle de qualidade da Lada era praticamente inexistente o que gerava uma série de pequenos problemas, chatos mas normalmente fáceis de resolver. A rede de concessionárias organizada às pressas estava cheia de aventureiros ávidos por dinheiro, pouco técnicos e pouquissimos dispostos a resolver problemas de clientes. Os outros carros da Lada, Laika (robustos e resistentes) e Samara que sofriam dos mesmos males do Niva sem possuirem os mesmos atributos contribuiram ainda mais para prejudicar a imagem da fábrica e seus representantes no mercado. A mídia especializada, sempre atrás de assuntos empolgantes, resolveu cair de pau nos carros, sem distinção (reparem que elogios ao Niva só se encontram em revistas de off-road, quando ocorrem...).
Na verdade quem conhece e gosta de off-road, sabe o valor do jipinho. Vide teste da Jipemania sobre o novo Niva, realizado e escrito pelo Roitberg, que na minha opinião é o jornalista que mais sabe e melhor escreve sobre o off-road, daí inclusive minha preferência por essa revista.
Muita gente (especialmente mulheres, nada contra elas, apenas relato fatos) comprou o Niva por que era uma "gracinha". O desencanto consequente era também normal. Para o tipo de uso que elas davam ao carro, qualquer Uno era mais rápido, muito mais econômico e também era gracioso! Imaginem: pagar uma grana para ter um zerinho e descobrir que ele só fazia uns 6 a 7 km/l, andava pouco e ainda soltava a maçaneta na mão. O ar quente não desligava, o pedal do acelerador era alérgico a pés delicados e o volante original com aqueles desenhos decorativos dignos de uma penteadeira de puta, sem falar nos espelhos que fechavam sozinhos a mais de 80 km/h.
Depois vinha o problema do mau uso, de gente que não sabia ao certo para que aquelas alavancas todas, uma das quais ficava até mais perto da mão que a do câmbio. Sei de gente que estourou o diferencial andando bloqueado no asfalto e pior, sem saber!
Atualmente, temos o problema agravado, pois não se ouve falar do Niva novo, dificil de vender por causa do preço agravado pela alta do dólar e por uma incompetente e equivocada classificação tarifária, e os Nivas no mercado são usados e portanto sua compra requer cuidados que a maioria das pessoas não tem.
Para agravar, se você compra de quem nunca fez trilha nem andou na terra arrisca-se a comprar um carro bonitinho mas prejudicado pelo mau uso. Pra comprar de um jipeiro (melhor opção na minha opinião) é preciso tomar outros tipos de cuidados, porém mais óbvios e, com uma certeza: o jipe era usado de forma certa e eventuais modificações sempre visam otimizar seu desempenho.
Uma parte do preconceito que alguns Niveiros se queixam de sofrer vem deles mesmos que se sentem diminuidos por terem um jipe mais barato e menos potente e por isso tornam-se mais vulneráveis a gozações e brincadeiras.
Sinceramente: não conheço nenhum Niveiro que tendo adquirido seu jipe conscientemente e com calma e critério para não embarcar em canoa furada, sinta-se humilhado ou discriminado por tê-lo. Vejo com preocupação é a estratégia elitista de algumas concessionárias de jipões mais caros (Lands, Pajeros, etc) que organizam copas, passeios e outras atividades exclusivas para proprietários de veículos de sua marca. Imagino o que isso faz na cabeça de pessoas que se preocupam com "status" e frescuras congêneres...
Concluindo, se você gosta de off-road e não quer ou não pode investir num jipão importado ou mais caro, compre um Niva, ele tem muito mais méritos do que limitações, e não tenha medo de ser feliz.
Tenho dito!
Legal, não é?
[]s.
Alerta de Infecção!!!
Mesmo depois de onze anos, o vírus continua ativo em mim! E se manifestou: comprei um Niva!!!:euforico:
Credo... eu achei que estava curado...
Niva, ele ainda vai te pegar...:shock:
[]s.
Há um mês comprei um niva preparado. É meu primeiro 4x4. Estou igual pinto-no-lixo. Uso para passeio na roça, subir serra e trilhas. Usando a reduzida em subida é show, é forte motor é 1.7.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon6.png
Esse tal de Niva é uma praga rsrsrs no bom sentido... nunca andei de NIVA, no maximo um dia tinha um parado na porta do prédio onde moro e fui lá da uma espiada... foi o mais proximo que cheguei do NIVA, mas do nada lembrei desse carro e fui pesquisando na internet e me apaixonei pelo russinho... fico o dia todo pesquisando e olhando anúncios na internet, fico lendo o forum e minha cabeça borbulhando aqui de tanta coisa, motor original, motor ap, motor a diesel, uma hora um fala que é bom ap outro fala que é melhor original e eu fico aqui igual um doido só esperando o momento certo ''dinheiro'' pra comprar o meu russinho... pretendo trocar meu celta por uma Ecosport mais é pra minha esposa trabalhar no dia dia andar com meu filho... mas eu quero um NIVA de qualquer jeito... vai ser o meu carro do dia a dia... não vejo a hora de comprar meu NIVA... por enquanto fico só babando aqui e cada hora ficando mais doido com a questão do motor....
uma boa noite!
Lourenção
29/03/2015, 10:23
É bem simples, tenha um Niva e saberá porque.497361
caiolucas
30/03/2015, 21:26
acabei de compra um niva esta acabado vou levantar nao importa o que diga dele de pro ou de contra
kkkk
so quero ser feliz e realiza o meu desejo
Talvez não tenha sido a melhor opção, amigo CAIOLUCAS. Mas se é a sua vontade, vá fundo e conte com nosso apoio e ajuda. Acho que dependendo como se encontra o veículo, é melhor gastarmos um pouquinho mais e pegar um com menos problemas a corrigir.
Mas de qualquer forma, espero que tenha muita feliciade com o Nivão. Ele é um veículo de personalidade. E ainda pretendo ter outro um dia!
Abra um tópico específico no fórum, poste fotos dele e do seu projeto. Garanto que terá muitos fãs.
Um abraço
ERIC ROZAURO
24/07/2015, 17:16
Essa praga não tem cura!!!:freaking:vendi o meu por nessecidade,porém foi tmb uma forma de controlar alguns distúrbios psiquiátricos que já estavam aflorando,tais como,bipolaridade(excesso de felicidade por ele andar,fazer um passeio,ir ao trabalho e até mesmo fazendo uma leve manutenção e o excesso da raiva,quando ia comprar peça porque nunca é perto seja onde vc more vc vai passar um perrengue!!!mecânico.........putz,até achar um!)esses dai desencadearam uma outra patologia:mania de perseguição,pois era fato,eles conspiravam para sabotar o meu niva e assim e difamar a industria soviética,destruir a minha saúde mental e financeira um plano orquestrado N.S.A.,C.I.A.,MI6,Mossad.
Bem após umas seções de psicoterapia com a dra ESPOSA onde ela realizou a esporroterapia,gritoterapia,semcerveja terapia e por fim beijoecarinho terapia eu consegui retorna a sanidade e vendi mas quase 1ano após a libertação foi só ver uma NiVa passando toda elegante e "maquiada de barro" que comecei a sentir alguns sintomas da NIVAPÁTIA,como fuchicar em fórum,pesquisar no Google,olx,m.l.,voltar a andar de calça camuflada,chapéu de caçador,camisa de jipe clube...,bem eu acho que vou voltar a terapia antes que os sintomas se agravem e o tratamento seja agressivo como a porradaterapia,se eu sofrer de novo desta doença,já combinei com minha mulher para me levar a uma seção do descarrego,pois só pode ser um encosto.
Eu acho q este relato mostra a capacidade do NIVA em promover emoções e nós vivemos para isso,ter emoções e sensações,viva o NIVA!
Viva o NIVA !!! Um dos melhores utilitários já fabricados no MUNDO. Só quem teve um sabe o que aquele monstrinho é capaz!!!
mauricio_silva
26/07/2015, 22:30
Essa praga não tem cura!!!:freaking:vendi o meu por nessecidade,porém foi tmb uma forma de controlar alguns distúrbios psiquiátricos que já estavam aflorando,tais como,bipolaridade(excesso de felicidade por ele andar,fazer um passeio,ir ao trabalho e até mesmo fazendo uma leve manutenção e o excesso da raiva,quando ia comprar peça porque nunca é perto seja onde vc more vc vai passar um perrengue!!!mecânico.........putz,até achar um!)esses dai desencadearam uma outra patologia:mania de perseguição,pois era fato,eles conspiravam para sabotar o meu niva e assim e difamar a industria soviética,destruir a minha saúde mental e financeira um plano orquestrado N.S.A.,C.I.A.,MI6,Mossad.
Bem após umas seções de psicoterapia com a dra ESPOSA onde ela realizou a esporroterapia,gritoterapia,semcerveja terapia e por fim beijoecarinho terapia eu consegui retorna a sanidade e vendi mas quase 1ano após a libertação foi só ver uma NiVa passando toda elegante e "maquiada de barro" que comecei a sentir alguns sintomas da NIVAPÁTIA,como fuchicar em fórum,pesquisar no Google,olx,m.l.,voltar a andar de calça camuflada,chapéu de caçador,camisa de jipe clube...,bem eu acho que vou voltar a terapia antes que os sintomas se agravem e o tratamento seja agressivo como a porradaterapia,se eu sofrer de novo desta doença,já combinei com minha mulher para me levar a uma seção do descarrego,pois só pode ser um encosto.
Eu acho q este relato mostra a capacidade do NIVA em promover emoções e nós vivemos para isso,ter emoções e sensações,viva o NIVA!
Não se preocupe não... Logo, logo você compra outro. Faz parte, não adianta lutar contra... toda forma de resistência a esse fato será inútil. Não resista não...
NÃO RESISTA! É MAIS FORTE QUE VOCÊ! :screwy::screwy::screwy:
]S
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.