PDA

Ver Versão Completa : Problema na caixa de tração

Paulo Medeiros
26/06/2012, 19:17
Olá amigos, troquei minha ranger 2001 por outra 2008 recentemente e não me liguei de testar o 4x4, resultado, quando se aciona o 4x4 faz um barulho como se as engrenagens estivessem pulando ou com os dentes gastos, levei o problema ao vendedor do veículo que prontamente atendeu à solicitação e me encaminhou ao mecânico da loja, este desmontou a ct e disse que "existia uma folga no eixo da ct" e indicou a troca da ct inteira será que não valeria à pena trocar somente a peça defeituosa ao invés da ct inteira? uma vez que uma peça destas é muito cara e a loja com certeza vai compra-la usada. Pelo problema acima exposto, esta ct ficaria confiável se eu pedisse pra trocar apenas as peças defeituosas? este eixo roda diretamente na carcaça da ct ou em alguma buxa ou rolamento?

Edintruder
26/06/2012, 20:18
Deixa eles gastarem. Se levam em mecânicos de capacidade duvidosa, é bom que eles pagem por isso...
Não existe isso de Folga no eixo da CT. O que deve ter ocorrido é alguma falha no leitor de posição do motor elétrico.
Te oferece para comprar essa CT defeituosa por uns 300,00 e revende ela por 1500,00.

BRAVOECONOVEMBER
26/06/2012, 20:31
É, a caixa é bem robusta e não tem muita frescura não, folga no eixo é um relato estranho. Na final, nem o mecânico nem eles devem saber do que estão falando. Dá uma olhada aí do que estamos falando... são dois eixos sobre rolamentos. Essas caixas duram mais que os carros, pode aceitar uma usada sem muita neura. E oferece pra comprar a velha por uma merreca, já que eles pelo jeito não sabem mesmo do que se trata.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/106144-traducao-de-manual-para-caixa-de-transferencia.html
Esse barulho faz quando andas em 4x4 ou quando tenta engatar e não engata?
Se tenta engatar e não engata, certamente é o atuador/sensor de posição.
Se engata e estrala andando, daí pode ser um monte de coisas. Inclusive diferencial dianteiro, homocinéticas (se bem que saí faria barulho mais direto), etc. Olho vivo...

Paulo Medeiros
26/06/2012, 22:34
O barulho acontece quando engata o 4x4 é como se a corrente estivesse deslizando nas engrenagens. Outro dia fui a um lava-jato e pedi p/ o rapaz subir a rampa e fiquei em baixo pra ver se dava pra observar algo de diferente e verifiquei que a ct oscilava como se estivesse solta e fazia barulho alguém ja viu algo parecido?

BRAVOECONOVEMBER
26/06/2012, 22:48
Não tinha ouvido falar ainda não...
Deixa eles comprarem outra... sossegado.

danicofg
27/06/2012, 00:47
olá!

sou novo no forum e tbm estou com problemas na minha traçao, tenho uma ranger diesel 2005 e quando aciono a traçao as rodas traseiras travam. logo na arrancada ela até gira um pouco mas depois trava sendo puxada apenas pelas rodas dianteiras, fica cantando os pneus de tras. alguem sabe me explicar o porque disto

obrigado!

daniel.

Paulo Medeiros
03/07/2012, 18:28
Boa noite, é caros amigos a novela continua, o pessoal da agência recebeu uma ranger 05 e íamos trocar as caixas de tração porem quando o meca examinou a ct da 05 viu que tinha mais problemas do que a minha, eles estão pra receber amanhã uma outra ranger 01/01 pergunto-lhes: há alguma diferença na parte elétrica,sensores, módulo,chicote da ct da 01 em relação à 08 que impeça a troca de uma pela outra?

Edintruder
03/07/2012, 21:19
Sendo 2001 em diante é tudo igual. Muda apenas nas anteriores (97/00) que tinham rodas livres.

Paulo Medeiros
03/07/2012, 22:01
Valeu Edin, o modelo eu aprendi com vcs. que era igual, o meu medo é dar zica com o módulo ou na hora de conectar os plugs.

Paulo Medeiros
08/07/2012, 01:15
É pessoal, como já como vimos outras vezes por aqui, mecânico bom e que entenda de nossas viaturas é muito difícil, o dono da 01 que estava negociando com a loja não fechou negócio então insisti com o vendedor pra verificar direito a ct da 05 que o meca deles tinha falado que estava ruim, retirei eu mesmo o motor da ct da 05 deles e engatei o 4x4 manualmente com um alicate e resultado: o carro deles tracionou beleza, testei a reduzida e também estava boa, então foi só transplantar a ct da 05 na minha e está funcionando perfeitamente no meu carro, com o motor da tração que era do meu carro que acionava a ct normalmente. Finalmente depois de + ou - seis meses posso curtir o meu 4x4, só falta chover um pouco pra curtir.

Alessandro,
08/07/2012, 04:03
Paulo, bom que tenha resolvido.
Em fim, o problema era apenas o motor de acionamento. Na sua caixa fisesfe o mesmo teste?

Edintruder
08/07/2012, 17:06
O problema do acionamento da CT que estava na tua deveria ser o pino de apoio do carretel de controle dos garfos. É a peça que o motorzinho acopla. É o problema mecânico mais comum nessas CTs.

Paulo Medeiros
08/07/2012, 22:02
Paulo, bom que tenha resolvido.
Em fim, o problema era apenas o motor de acionamento. Na sua caixa fisesfe o mesmo teste?
Não, o problema do motor de acionamento era do carro da loja, a qual foi doadora da ct, a minha caixa de transferência estava mesmo com problema,

Paulo Medeiros
08/07/2012, 22:12
O problema do acionamento da CT que estava na tua deveria ser o pino de apoio do carretel de controle dos garfos. É a peça que o motorzinho acopla. É o problema mecânico mais comum nessas CTs.
Talvez, mas esse problema também se manifesta se o acionamento for feito manualmente? Pergunto isso pois quando a ct foi retirada do meu carro eu acionei o 4x4 manualmente e girei o eixo e o barulho que ouvi era no mínimo estranho, nada comparado ao da caixa que retiramos da outra caminhonete que por sinal era bem silenciosa e sentia-se que girava bem mais macia.

Edintruder
08/07/2012, 22:44
Sim, pois com o pino quebrado os garfos não chegam na posição correta e ainda podem deixar a posição escapar.

CHUNINHO
12/07/2012, 17:04
O 4x4 da minha não esta funcionando amanha pela manha deixo no eletricista,
Mas tenho outra duvida sempre entro em terrenos ruins puxando um trailer reboque e tenho que ir bem devagarinho pra não quebrar nada no trailer, tem como ligar a reduzida sem ligar o 4x4? Ou não tem problema de usar o 4x4 pra manobrar o carro engatar ré e tal?

Alessandro,
12/07/2012, 18:34
Não Chuninho, primeiro, vc aciona o 4x4 e depois a reduzida.
Desde que esteja manobrando em superfície não rígida como o asfalto (na terra ou areia), não há problema em usar a reduzida.

Na minha Xpl está tudo funcionando, mas já constatei que há vibração excessiva no eixo da caixa que liga ao cardã traseiro.
Construí dois suportes para deixar a viatura mais alta e talvez hoje, ao chegar do trampo eu faça a desmontagem pra verificar o problema na CT.

Alessandro,
13/07/2012, 14:05
Me dediquei duas horas mas não deu ainda, pra tirar a CT.
Algo que ainda não sei bem como fazer, é desprender a CT. Não tenho macaco apropriado.

Manter a caixa apoiada enquanto a desparafuso, é tranquilo. Mas como puxá-la para trás?

Para aliviar o peso, eu já extraí o contra-peso e o motorzinho do engate 4x4, além do fluído.
Estou trabalhando deitado no chão, levantei o carro em 40 cm e o espaço dá pra trabalhar tranquilo. A dúvida é:
Depois de retirar os parafusos que unem a CT ao Cambio, dá pra levantar a caixa e puxá-la pra traz só no braço?
Será que a caixa, sem os anexos que já retirei, pesa mais de 30 kg?

Edintruder
13/07/2012, 18:30
Alessandro, como essa CT é de alumínio, ela é bem leve e consegues apoiar sobre o peito sem risco de quebrar nenhuma costela. Podes experimentar desmontar ela no lugar em vez de sacar fora, que evitas o transtorno da removê-la por inteiro. O pesado e difícil de tirar é a caixa de marchas que tem que puxar para trás e girar para a esquerda para ela sair se estiver com a CT montada.

Alessandro,
13/07/2012, 20:53
Ahhh bom, se não quebra costelas... kkkkkkkkkkk

Estou com a mão na graxa e acabo de separar o cardã traseiro. Bom saber que posso desmontá-la no local, já que o meu problema (pelo menos o mais explícito) é o rolamento da saída traseira.

Um probleminha novo foi a quebra da chave estriada. Mal coloquei força pra testar o quanto estão travados, os parafusos para abrir a carcaça da CT e já quebrou, o que me forçará a descansar mais cedo hoje.

Alessandro,
13/07/2012, 22:14
Putss... quase levo banho de óleo.

Na Explorer a carcaça da CT tem 17 parafusos! Portanto não seria prático desmontá-la sem extraí-la do cambio de marchas. O detalhe é que ao afrouxar os parafusos, vazou óleo. Creio que seja da caixa de marchas, já que eu havia sangrado a CT e tinha saído a quantidade indicada para abastecer, ou seja, 1,4 litro.

Edintruder
14/07/2012, 20:24
Na minha ex-ranger achei mais fácil abrir no lugar do que tirar, sem dizer que o serviço foi muito rápido.

Alessandro,
14/07/2012, 22:54
Edintruder, até pensei em desmontar no local, mas achei apertado o espaço pra liberar os vários parafusos na parte de cima. Na verdade, pensei que os parafusos estariam mais difíceis de destravar.

Já não sei se a caixa da Explorer é igual a Ranger, pois igual as F não é.

Amanhã postarei fotos. O problema que ví é um calço de nylon que fica nas pontas do garfo. Está faltando um, que virou farelo. Quando abri a caixa, me impressionei com a sujeira em volta do filtro da bomba d'óleo. Era uma sujeira escura, parecendo limalha. Fiquei preocupado devido a quantidade, o filtro estava entupido, tanto que estava achatado, como se pressionado pelas laterais. Creio que seja efeito da sucção.

Desmontando um pouco mais, percebi que se tratava do calço de nylon. O rolamento da saída para o cardâ traseiro está mesmo gasto.

Com as fotos comento um pouco mais.