Ver Versão Completa : Você usa seu freio de mão à disco??
:D Salve Galera!!!
Gostaria de fazer uma pesquisa com o pessoal que instalou kits de freio à disco na traseira das suas viaturas.
Vocês realmente utilizam o freio estacionário??? Instalaram o sistema de alavanca e cabos para o acionamento mecânico da pinça?? Ou isso nem passou pela cabeça?? Ou quem sabe até pretendiam, mas como muitas coisas, acabou ficando para depois e até hoje não foi instalado???
O porquê da pesquisa? Simples: custo! Uma pinça com acionamento para freio estacionário é muito cara, e sinceramente, num jeep, isso não tem muita serventia... :mrgreen: Fora se adequar à legislação... Mas quem dá bola pra isso??? Com tanta coisa errada no jeep... :lol:
[]'s
Walter Moreira
03/08/2005, 00:25
Giovani, não diria que o Jeep tenha tanta coisa errada somente está um pouco aquem dos tempos em que vivemos e se formos adaptar tudo o que a legislação pede ficaria impraticavel, seria melhor comprarmos um 4x4 zero e sucatearmos os nossos velhos de guerra, acho que se mantivermos os nossos velhos CJs em condições de rodar manteremos a memória do Jeep sempre viva mesmo que para isso quebremos algumas regras da legislação :pensativo:
Giovani,
Pretendo adaptar no Engesa uma par de discos na traseira também. Meu problema é que ele tem eixos de Band, o que limita a oferta de kits disponíveis. Mas meu jipe ainda tá no estaleiro, e os freios levarão certo tempo para serem resolvidos. Já obtive muita informação aqui no Fórum, sobre isso. De qualquer forma, pretendia falar com você, mesmo, para encontrar a melhor solução, antes da adaptação.
[]´s
Estou com as pinças montadas, prontas para receber os cabos.........(nostha). Assim que a carroceria voltar da pintura, já com a furação para as duas alavancas, uma para cada roda traseira, pretendo instalar o sistema completo.
Abraços,
ramiro_eli
03/08/2005, 10:55
Eu tenho o kit SBD. Nunca instalei os cabos e não sinto falta. :discordo:
Marcos Ojeda
03/08/2005, 11:17
tenho SBD na traseira mas o Kit dianteiro com pinças de Kombi, as pastilhas são bem mais baratas, mas eu não vejo tanta necessidade de freio de mão, ainda agora com Cambio automatico é só por no P, pode ser que venha a colocar mas farei algo como o Kit de freio fess com registros para bloquear o fluido e deixar a roda travada..
Grande Giovani,
Vou instalar o freio-de-estacionamento na minha viatura, mas não será nas pinças, nem no tambor, será no cardan mesmo. :wink: Tô com o sistema completo, só falta encostar e instalar. :wink:
Mas se não tivesse essa opção, pensaria seriamente em colocar o freio-de-estacionamento num futuro sistema de freio a disco. :roll: Até porque hoje, o freio traseiro é tambor. :?
[s] usando o câmbio como freio-de-estacionamento, :oops:
Elmer_Jeep
03/08/2005, 16:38
SIM :!:
1 disco na Tcase :dance: :mrgreen:
[]'s
Meu problema é que ele tem eixos de Band, o que limita a oferta de kits disponíveis. Mas meu jipe ainda tá no estaleiro, e os freios levarão certo tempo para serem resolvidos. Já obtive muita informação aqui no Fórum, sobre isso. De qualquer forma, pretendia falar com você, mesmo, para encontrar a melhor solução, antes da adaptação.
:D Buenas... Se não estiveres com muita pressa... daqui uns dias teremos esse kit para a Band... 8) :concordo:
Eu tenho o kit SBD. Nunca instalei os cabos e não sinto falta.
:D E gastou uns trocos à mais para ter isso... É isso que vejo muito. A galera compra esses kits traseiros, mas nunca põe pra funcionar. Às vezes deixa de comprar pq é mais caro. Sendo que pelo mesmo preço do dianteiro, poderia ter um na traseira, só que sem o freio de mão...
[]'s
Beto Lacerda
03/08/2005, 17:57
o meu tem pinça de tempre ... ainda não usei mas vou usar ..
Estou com as pinças montadas, prontas para receber os cabos.........(nostha). Assim que a carroceria voltar da pintura, já com a furação para as duas alavancas, uma para cada roda traseira, pretendo instalar o sistema completo.
Abraços,
bill como assim?? vc num tem lock right ??? seria um cutting tabajara ???mas com loc rite num da certo ...
essa num entendi :pensativo: ...
[]'s
Beto,
Se chama de planejamento de longo-prazo. Tenho um Lock-Right agora, então você tem razão em dizer que não vai funfa como cutting brakes. Porém, tenho planos para eventualmente meter um ARB no eixo traseiro e um "disconnect" no cardan traseiro........
Caso você não sabe, tem gente que não tem essa necessidade irracional de ter tudo prontinho antes de tirar o jipe da oficina. :mrgreen: :mrgreen:
Abraços,
:D Buenas... Se não estiveres com muita pressa... daqui uns dias teremos esse kit para a Band... 8)
Deal! Tá encomendado. Fico no aguardo. Com certeza ainda vai levar mais 01 ano até o Engesa ficar pronto.
[]´s
Beto Lacerda
04/08/2005, 17:34
Beto,
Se chama de planejamento de longo-prazo. Tenho um Lock-Right agora, então você tem razão em dizer que não vai funfa como cutting brakes. Porém, tenho planos para eventualmente meter um ARB no eixo traseiro e um "disconnect" no cardan traseiro........
bacana ...
mais fim de semanas com diversão garantida :lol:
Caso você não sabe, tem gente que não tem essa necessidade irracional de ter tudo prontinho antes de tirar o jipe da oficina. :mrgreen: :mrgreen:
essa parte podia ter pulado ...
mas ...
kct num vai sair prontinho ... só com o minimo nescessario p/ não quebrar na primeira esquina ...
mas desencana ...
[]'s
Ronaldo B.
04/08/2005, 17:48
kct num vai sair prontinho ... só com o minimo nescessario p/ não quebrar na primeira esquina ...
mas desencana ...
[]'s
E aí Beto,
O que tá faltando ?? O câmbio automático pro Saci parar de reclamar ?? :pensativo: :pensativo: :lol: :lol: :lol:
[]´s
geberhard
04/08/2005, 18:19
hey, fotos galera? Estou comecando a bolar opcoes. O que montei anteriormente eliman cabos, etc e hydraulico, e simplesmente mantem o fluido de freio apertando o freio com ele trancado, bem facil de fazer, e funciona bem. No novo eixo tenho que bolar algo logo... estou sem freio de mao por enquanto. Ou repetirei o esquema (tipo swagelock), http://www.swagelok.com/images/product_images/large/SS-43F4.jpg ou terei que fabricar algo. Fabriquei brackets, ams estou achando mais ou menos, e nao quero sacrificar na montagem de freios, acabarei comparndo umas novas brackets e montando discos de uma tonelada frente Chevy na taseira.
Gui
Beto Lacerda
04/08/2005, 19:05
geberhard, isso temos disponivel pronto .. os caras da fess que fabricam é até barato , mas não serve p/ passar na vistoria e manter street legal ...
[]'s
Beto Lacerda
04/08/2005, 19:07
Ronaldo B., nem me fale em que que falta ...
falta $$$
e ca só depois ... bem depois ..
por enquanto só o basico mesmo :wink:
[]'s
Giovani.
eu ate acho que um bom freio de estacionamento tem serventia, pois EU acho que caixa de cambio nao serve pra parar jeep. certa vez um amigo deixou a band dele estacionada numa ladeira com a primeira marcha segurando.um cara numa D20 deu um encostao nele e adeus engrenagem da primeira marcha.
eu pretento em breve colocar um freio a disco na T-Case, como o diferencial traseiro eh blocado, fica bem seguro.
Geberhard, esse sistema que vc pretende instalar eh proibido aqui no BRZ.
se eu tivesse pinças traseiras com sistema de freio de mao, faria algo como o Bill planeja fazer.
abrass
geberhard
04/08/2005, 19:13
Beto, mesmo esquema aqui, e aqui sao bem radicais :) Eu tenho meus cabos no eixo, embora desconectados. Basta ativar o freio hydraulico, e pensam que o freio de mao esta atuado :)
Gui
Beto Lacerda
05/08/2005, 17:41
Beto, mesmo esquema aqui, e aqui sao bem radicais :) Eu tenho meus cabos no eixo, embora desconectados. Basta ativar o freio hydraulico, e pensam que o freio de mao esta atuado :)
Gui
:lol: :lol: é engana-los desta maneira é uma boa ideia :lol: :lol:
[]'s
Cícero Franco
05/08/2005, 17:43
No meu caso, fiquei sem opção para votar. Tenho o cabo, porém o sistema nunca funcionou direito até eu colocar o kit fess. Aí parou de funcionar mesmo. Achei mto interessante o sistema que a Donatti tá vendendo com duas válvulas. Aí se pode bloquear o freio sem termos problemas de cabos. Num futuro - espero que não mto distante - devo instalá-lo na Potranca
[]s
geberhard
05/08/2005, 17:49
lol :) Sem enganar, aqui o que sao inspecionados sao cabos e atuador d freio de mao. O Swagelock aqui e legal e valido como equipamento para freio. Em termos de funcionar, para off-road funciona excelente, e da um oportunidade para quem possui bastate flex atras tornando cabos quase impossiveis de usar. O mesmo sistema e utilizado em caminhoes (hydraulicos), portanto se funciona bem para um caminhao, em um Jeep bem mais leve nao e problema, contanto que o sistema seja instalado bem feito :mrgreen:
Duda Lopes
05/08/2005, 18:01
Marcos Ojeda,
tenho SBD na traseira mas o Kit dianteiro com pinças de Kombi, as pastilhas são bem mais baratas, farei algo como o Kit de freio fess com registros para bloquear o fluido e deixar a roda travada..
Idem!! :concordo:
Achei mto interessante o sistema que a Donatti tá vendendo com duas válvulas. Aí se pode bloquear o freio sem termos problemas de cabos.
tenho SBD na traseira mas o Kit dianteiro com pinças de Kombi, as pastilhas são bem mais baratas, farei algo como o Kit de freio fess com registros para bloquear o fluido e deixar a roda travada..
Gente, eu tenho essa válvula no meu jeep. Funciona muito bem na trilha, onde se usa algumas vezes e em períodos curtos... Mas tem um pequeno problema. Quando vc usa sua viatura por muito tempo, de forma que o fluído do freio aqueça, quando vc parar e acioná-lo, bloqueia as rodas. Mas, cfe ele vai esfriando, ele perde a dilatação adquirida com o calor e libera o freio... :wink:
Existe uma medida que diminui esse risco, como usar fluídos DOT 4 ou 5. Mas ainda assim, o freio pode perder pressão.
[]'s
leopoldo
20/08/2005, 13:14
....... O mesmo sistema e utilizado em caminhoes (hydraulicos), portanto se funciona bem para um caminhao, em um Jeep bem mais leve nao e problema
Bom dia Geberhard.
No meio de todo esse entusiasmo em colocar alguma coisa como freio de estacionamento, gostaria de lembrar-vos (a todos) dos seguintes detalhes:
1- sistema de estacionamento hidráulido
Será que não seria mais confiável pelo sistema hidráulico do caminhão possuir acumulador na linha? Se assim for, no jeep não é tão seguro assim e os tupiniquins, afinal não são tão estúpidos assim. A possibilidade de perda de pressão na linha por micro-vazamentos nos lábios dos retentores ou sede das válvulas esféricas fazem, ao meu ver, comprometer a eficiência de freios de mão hidráulicos intalados no jeep. Com um acumulador, pode ser que fosse aceitável, mas isso deve ser comprovado por testes.
Alguém se habilitou ou simplesmente puzeram e que se dane ?
Ainda assim, devemos considerar os efeitos da dilatação do disco quente como o Giovani mencionou. O que praticamente invalida o sistema para uso urbano sem um acumulador na linha para compensar a contração do disco
2- sistema de estacionamento à disco
O sistemas de freios à disco foram feitos para trabalharem sob pressões muito maiores que os sistemas a tambor, por não haver o efeito alavanca dos patins sobre os tambores - vide a necessidade dos amplificadores de pressão pneumáticos = servo-freio. Tudo bem, o sistema será apenas para fornecer atrito a um disco parado e como atrito estático é maior que o dinâmico.........
Pessoalmente, devido à falta dos componente de freio a tambor ou do cambio, sou favorável à adaptação de um sistema de freios à disco, porém, devemos lembrar que caso seja optado um sistema de acionamento hidráulico ( pinça acionada por clindro mestre qualquer)recai no mesmo problema acima, enquanto que no sistema mecanico por cabo (pinça acionada por cabo), não vejo problemas.
Estou impressionado....emfim vou concordar com o Leopoldo em alguma coisa.... :dance: :dance: :dance: , não tem como discordar, quando o assunto é freio estacionario, o acionamento SÓ pode ser mecânico, como na maioria dos casos é por efeito mola mecância. :concordo: No caso dos caminhões mais modernos, o freio pneumático, pra quem não sabe é invertido, isto é, o ar comprimido alivia a pressão da mola, assim o freio solta. Para freiar um caminhão desses, o ar comprimido é vazado do sistema, a força da mola ( dentra da famosa quica) vence a pressão e aplica pressão sobre as sapatas. Para acionar o estacionario, é aliviado a pressão do ar dentro do sistema e os freios são acionados. AGORA mesmo assim, todos os caminhões (corretos) para freio estacionario tem quica dupla, onde uma parte é freio de serviço e outra de estacionamento, ambos os sistemas à ar......bom,chega de caminhão :mrgreen:
Ahhh, Leopoldo, será que tu não querias dizer "contação do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco
", :pensativo: pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????
No Engesa fiz alguns ensais de freio estacionario no cardan. Tinha a panela original da Toyota na trasferência, mas se mostrou pouco eficiênte, ou digamos pouco forte e em função de ser fechado, propício em acumular residuos e barro. Então fui experimentando com um disco de freio no cardan. Mas a pinça não poderia ser hidraulica e uma de Kadett com parte hidraulica e parte mecânica, solução muito cara. Acabei transformando uma pinça de fusca em pinça mecânica. Frezei dois canais opostos, deslocados, por tras dos pistões e recortei uma alicate mecânica de chapa, que aperta os pistões através dos canais. Acionado por um cabo padrão de freio estacionario e uma alavanca de F1000 até funcionou razoravelmente. A eficiência não foi muito maior que do sistema original. Mas o caminho é por ai, talves se tivesse usado logo uma pinça de kadett o Tempra, teria obtido melhores resultados. Emfim levei os Engesa para uma estação homologada pelo Inmetro para inspeção veícular de um ex-colega meu (sim, tb ja fui inspetor veícular credenciado pelo Inmetro) e colocamos na maquina de ensaio. A grande surpresa foi que mesmo funcionando mal e porcamente(pra min), o resultado foi satisfatóro e o Engesa foi aprovado no ensaios com o freios.
Por lei, todo veículo automotor em transito tem que ter freio estacionário, mecânico, em sistema independente. Sistemas conjugados são contra lei (CNT) e conta o bom senso. Enforcar um sistema hidraulico não é garantido, podem funcionar imediatamente, mas não a longo prazo. Isto não quer dizer que voce não possa usar ou instalar um. :concordo: Quer dizer que voce deve ter em mente que este sistema é inadequado para substiuir o freio estacionario e que não deve ser usado para tal. Dai en diante é a consiência de cada um que manda. :shock: Então é isso.
[]'s
leopoldo
20/08/2005, 18:30
......."contração do fluido" em "....... um acumulador na linha para compensar a contração do disco ", :pensativo: pois a contação do disco é infinitamente menor que a contação do fluido, na mesma variação de temperatura?????
Entrei no mérito do sistema de freio hidráulico de caminhões como nosso colega NORHTista Geberhard mencionou - não conheço o sistema de um MACK - porque os nossos rodoviários é a ar e é desbloqueio mesmo como você frisou. Afinal, muita gente literalmente perdeu a cabeça tentado abrir uma daquelas cuícas.
e não:
No caso do freio a disco, nunca me preocupei em calcular a dilatação linear e comparar como um presumido aumento de volume do fluído de freio pelo seguinte:
Num uso urbano, o freio está sempre sendo aplicado. Diferentemente do volume do fluído de freio que tem por onde escapar - a válvula de retorno no cilindro mestre, o disco aquecido "cresce" e não tem por onde fugir. Pois bem, um disco quente está dilatado. Ao Aplicar um freio de estacionamento hidráulico, sem acumulador hidráulico, a pinça assume uma posição X e não mais pois o líquido é incompressível. Ao esfriar, a pressão de contato da pastilha com o disco cai drásticamente e o freio solta.
E repetindo: qualquer pequeno vazamento no retentor, e a pressão de contato da pinça cai a zero.
Essa é a minha interpretação dos eventos.
PS - não entrar no mérito de vapor lock por fluído superaquecido.
Leopoldo
Claro :concordo: , faz sentido.....estava me referindo que fluido expande mais que solido, e que há aquecimento do fluido, não só do cilindro de roda, onde ele está proximo a pastilha quente, mas por condução ao longo da tubolação, ou pelo menos no inicio dela. Por este motivo, o fluido tem os seus problemas com agua, que neste caso ferve e cria bolhas na tubolação. Por isso acredito que a contração do fluido tenha mais efeito sobre o fenômeno " o freio soltou...", como o Giovani ja tinha mencionado no inicio do que a contação do disco. Por que veja só, a pinça deve dilatar tb ao aquecer (mesmo que menos) e assim afastar as pastilhas, que ao esfriar volta a apertá-las, compenssando a contração do disco que é menor.....a dilatação do disco com 14 mm de espessura numa gama de 200 graus não chega a 0,05 mm, isso mal solta a pastilha pela rugosidade que tem, já a contação volumétrica não calculei, mas deve provocar pelo menos dez vezes este deslocamento.
Vai, ja sei que se vai calcular mesmo, pra ver se está certa a colocação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
leopoldo
20/08/2005, 19:16
quem sabe : o :pensativo: somatório de ambos.
fala sério....voce não vai calcular isso pra ver????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
leopoldo
20/08/2005, 19:46
Não.
meu freio de mão é panela no cardan.
e afinal de contas....o hidráulico no freio de estacionamento é proibido mesmo.
isso sim é que é chover no molhado
:lol: :lol: :palmas: :palmas: :palmas:
Isso que é bonito! Dois mestres da engenharia discutindo um assunto!
Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência com esse sistema.
Uso uma válvula esférica que bloqueia a linha de freio do eixo dianteiro. Pq o dianteiro? Pq eu só tinha disco na dianteira quando instalei, então achei que seria mais confiável. :mrgreen:
A válvula vaza. Com o tempo, e dependendo do aquecimento, chega a umedecer a dita, com o fluído. Se o sistema está frio, bloqueia mesmo, e não vaza.
Sou da opinião de que o aquecimento do disco e/ou da pinça, pouco influencia na eficiência do travamento estacionário. Fosse assim, mesmo um sistema mecânico, perderia eficiência quando esfriasse. A pinça aquece e aquece o fluído, esse sim dilatando de forma significativa.
Penso que um sistema de freio à disco no cardã, ou mesmo com 2 pinças adicionais num eixo, ligadas em separado, num outro sistema hidráulico, funcionaria perfeitamente como freio estacionário.
E ainda, por experiência própria, a pinça aquece mais que o disco. Certa vez, andando, digo, voando baixo com um Santana 1.8, deixei as pinças vermelhas. Completamente sem freio... :lol: Na F1 são os discos que ficam vermelhos. O pq disso, deixo para os mestres explicarem... :concordo:
[]'s
Acho que sua pinças tinham algum tipo de problema ou foram pintadas de vermelho...;-)))
Os discos devem ter uma temperatura maior porque o atrito das pastilhas é feito diretamente sobre eles.
Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência... Caro Giovani,
Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
[]´s
Longe de mim discordar de qualquer um dos dois! Apenas vou relatar minha experiência... Caro Giovani,
Falando em experiência, já tá pronto seu kit de freio a disco prá eixo traseiro de Band? Tens um prá vender? Tô começando a montar o chassis do meu jipe, e os eixos tão indo pro lugar.
[]´s
Ainda não! Pior que é serviço para 1 dia... :putz: Mas falta tempo...
Assim que tiver novidades divulgo. :concordo:
[]'s
Assim que tiver novidades divulgo. Valeu´s. Fico no aguardo. []´s
mister_d
25/08/2005, 15:34
Acabei de conhecer o 4x4 Brasil!
Estou montando um fusca, com suspencao a ar, AP 2.0 e freio a disco nas 4..
Participo de outros fóruns relacionados a fusca..
Sobre os freios, gostei muito das idéias do pessoal daqui, dos foruns que participo, o pessoal cutuma usar pinças de kadet/tempra, com cabo!
Dizem que fica muito bom, funcionado como se fosse no carro original d onde veio a pinça!
Jah vi gente usando pinça de fusca com duas valvulas para segurar o fluido, num buggy off-road!
Acredito que a melhor maneira, mais confiavél e dentro das leis, seria a pinça de kadet/tempra!
t+
haundrich
02/01/2006, 15:33
Como funciona o freio estacionário do ômega, que é freio a disco nas quatro? (não me refiro ao canguru!)
Acho esse sistema interessante. Alavanca dele é precisa e pega o freio que é uma beleza..
Feliz 2006
Rodrigo Luvison
02/01/2006, 16:32
Olá srs
A picape Ford F-250 tb possui freio a disco nas quatro rodas (versão top), portanto o sistema do freio estacionário é parecido com o do omega, se é eficiente eu não sei.
Abraços
Martin Melcop
02/01/2006, 16:59
Tenho freio de mão original a disco na traseira no Troller e digo, infelizmente, que são de enfeite. :(
Tenho freio de mão original a disco na traseira no Troller e digo, infelizmente, que são de enfeite. :(
Fala Mestre!!!
Teria fotos do sistema?? A pinça possui o mecanismo para acionamento por cabo??
[]'s
Elmer_Jeep
05/01/2006, 12:41
Fala Mestre!!!
Teria fotos do sistema?? A pinça possui o mecanismo para acionamento por cabo??
[]'s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5959
Martin Melcop
05/01/2006, 12:52
Goivanni,
fotos do sistema de freio eu não tenho, quando a ter acionamento por cabo acredito que sim. deixa eu verificar as informações no site da troller
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5959
Fala Mestre!!!
Que M&#d@ isso... :putz:
Bom, mas o que eu queria saber era sobre a pinça traseira do Troller... Se ela é semelhante à do Tempra/Kadett, só maior... Se tem o mecanismo de acionamento mecânico. Alguns carros que possuem freio à disco na traseira, não são dessa forma. Usam lonas na parte interna do disco (cubo do disco). :|
fotos do sistema de freio eu não tenho, quando a ter acionamento por cabo acredito que sim. deixa eu verificar as informações no site da troller
Valeu Martin!! :concordo:
Agora, aquele site da Troller... VSF!! Tem que fazer um cadastro completo, CPF, RG, tipo sangüíneo, orientação sexual... :lol: :lol:
Não sei o que eles esperam conseguir com isso, mas clientes é que não!! :evil:
[]'s
se colocar um disco de freio no cardan no lugar do tambor, com uma prinça de freio trazeira de qualquer carro moderno , daria um bom freio de mão. :pensativo: :pensativo:
edwint, isso já existe. Em breve estarei vendendo esse kit aqui no fórum. :concordo:
Mas não usa pinça de carro. :mrgreen:
[]'s
Elmer_Jeep
08/03/2006, 17:34
tem gente q já usa :wink:
Beto Lacerda
08/03/2006, 17:40
tem gente q já usa
gambiarra num conta :twisted: :twisted:
[]'s
to brincando , são poucos jeeps que são tão bem refeitos como o prateado
haundrich
08/03/2006, 19:04
Tive notícia que o eixo traseiro de Alfa Romeo (aquele antigo famoso no Brasil) tem freio a disco . E o seu freio de mão funciona da seguinte maneira: Além dos discos há um pequeno tambor, em cada roda traseira, onde encostam as faixas de freio estreitas (pequenas mesmo) e estas por sua vez são acionadas por cabo.
Resumindo, o carro tem freios a disco nas 4. Mas o freio estacionamento atua em pequenos tambores via cabo mecänico. E com muita eficiëncia para o propósito.
j.sebastian
08/03/2006, 19:25
As explorers acima de 94 tbem têm sistema a disco na traseira com tambor e lona embutidos...
Seba
O Vectra também é assim...
[]'s
Elmer_Jeep
09/03/2006, 01:49
O Vectra também é assim...
[]'s
O omega também, e cá entre nós, isso sim q é gambi :parede:
[]'s
mas tem pinça de freio trazeiras, que ja tem o sistema de freio estacionario, é um tipo de bracinho, no meu jeep estou utilizando do vectra, e coloquei o freio de mao entre os bancos, fununçona direitinho, vc pode parar em ladeira forte, puchar o freio de mão e ir almoçar sossegado. :lol: ... um disco no cardam seria p/ baratear a coisa, vc pode usar qualquer disco até um usadinho vai funcionar direitino, tambem uma pinça comum com uma trava carneiro, talves :idea:
algumas fotos da pinça trazeira, é hidraulica e mecanica ao mesmo tempo.
espero ter podido ajudar...
outra foto da pinça, note a alavanquinha que faz o estacionario mecanico
Beto Lacerda
09/03/2006, 10:19
igual as de kadett ou tempra por ex.
[]'s