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Ver Versão Completa : Teccom 10!!! Opiniões de quem já usa ou usou o produto.



BSB 2012
25/06/2012, 17:48
Pessoal do fórum qual a opinião de quem usa ou usou no diesel?

MaurícioBsb
26/06/2012, 15:18
Acompanhando!

Gabrielopcarvalho
28/06/2012, 08:38
Pessoal, uso o produto a mais ou menos 3 anos e desde de então, não tive mais problemas com a minha Toyota Hilux.
Viajo muito, e muitas vezes coloco combustível em lugares pouco confiáveis, o que por muito tempo me gerou muita dor de cabeça.
bicos entupidos, bombas injetoras com problemas, fumaça, etc....
em uma das manutenções corretivas, reclamando com o meu bombista de confiança, recebi a indicação do produto. Desde de então não tive mais problemas com o carro, e para melhorar passei a trocar filtro com muito menos frequência. De fato para mim funcionou e muito!

Imperador!
28/06/2012, 09:00
Alguém pode postar um link com informações sobre o que seja esse tal do Teccom10?

Nando Pires
28/06/2012, 11:20
Imperador!, basta usar o mestre Google...

Seja bem-vindo (http://www.teccom10.com.br/)

Nando Pires
28/06/2012, 12:00
O "Seja bem vindo" aí de cima é um link... Seja bem-vindo (http://www.teccom10.com.br)

Imperador!
28/06/2012, 12:05
O "Seja bem vindo" aí de cima é um link... Seja bem-vindo (http://www.teccom10.com.br)

Por curiosidade, quanto custa esse aditivo?

Se não for muuito barato, não vejo como compensar. Afinal, o custo de se utilizar constantemente um aditivo desses, supera (e muito) o custo da manutenção corretiva quando ocorrer algum problema. Além do mais, não existe qualquer comprovação da eficiência.

Para mim, o melhor é abastecer sempre no mesmo posto (e se der problema, cair em cima deles) e realizar as trocas de filtro de combustível em períodos regulares. Mas é a minha opinião, aceito os divergentes.

BSB 2012
28/06/2012, 13:44
A idéia é obtermos opinião de resultados obtidos no uso , quanto ao endereço WWW.TECCOM10.COM.BR (http://www.TECCOM10.COM.BR).


Por curiosidade, quanto custa esse aditivo?

Se não for muuito barato, não vejo como compensar. Afinal, o custo de se utilizar constantemente um aditivo desses, supera (e muito) o custo da manutenção corretiva quando ocorrer algum problema. Além do mais, não existe qualquer comprovação da eficiência.

Para mim, o melhor é abastecer sempre no mesmo posto (e se der problema, cair em cima deles) e realizar as trocas de filtro de combustível em períodos regulares. Mas é a minha opinião, aceito os divergentes.

AndréAngra
29/06/2012, 08:46
Desde o primeiro dia que peguei o carro estou usando!
Indo para o segundo litro....

O que ficou muito bom, foi quando coloquei Diesel Premiun da BR com o Teccom 10.....o carro ficou mais esperto e emitindo pouca fumaça!

Anderson07
29/06/2012, 11:57
TECCOM10 Power

http://i1062.photobucket.com/albums/t489/cleanlub/teccom10_power_pequeno.jpgO TECCOM10 Power é um otimizador de combustível de última geração desenvolvido especialmente para o diesel distribuído no Brasil. Ele é ideal para motores estacionários e equipamentos pesados, podendo ser utilizado também em caminhões, camionetes e veículos urbanos movidos a diesel.
Por meio da melhoria das propriedades físico-químicas do combustível, o TECCOM10 Power melhora a atomização, elimina a formação de bactérias, além de reduzir os custos de manutenção, a emissão de gases, e o consumo de combustível. O TECCOM10 Power é largamente utilizado em regiões de temperatura baixa onde a partida do motor a frio é um problema. Com ação anticongelante, o TECCOM10 Power aumenta o índice de cetano do combustível garantindo uma partida inicial sem problemas mesmo em temperaturas abaixo de zero.

O TECCOM 10 POWER dispersa completamente as moléculas de água que poderiam obstruir o fluxo de injeção e provocar o funcionamento irregular do motor. Ao dispersar a água, o TECCOM 10 POWER evita a oxidação do diesel e a formação de borra ácida responsável pela corrosão e entupimento de filtros, bicos e bombas injetoras. Dessa forma, verifica-se diminuição do tempo de máquina parada e do custo de manutenção dos equipamentos, que passam a apresentar melhor rendimento.

Por estabilizar a combustão e permitir a queima completa do diesel, o TECCOM 10 POWER reduz a eliminação de particulados e gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e proporcionando economia de combustível em cerca de 2%.


10 Principais Benefícios do TECCOM10 Power:
1 - Dispersa totalmente a água.
2 - Tem efeito detergente.
3 - Melhora o índice de viscosidade de combustível.
4 - É anticorrosivo.
5 - Elimina bactérias e fungos.
6 - Reduz a emissão de gases poluentes.
7 - Tem ação anticongelante.
8 - Reduz os custos com manutenção.
9 - Estabiliza o processo de combustão.
10 - Reduz o consumo de combustível.

BSB 2012
29/06/2012, 12:32
A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE TECCOM É DE O USO EM CAMIONETES SEJA UTILIZADO O "TECCOM 10 ROAD".



QUOTE=Anderson07;1727065]TECCOM10 Power

http://i1062.photobucket.com/albums/t489/cleanlub/teccom10_power_pequeno.jpgO TECCOM10 Power é um otimizador de combustível de última geração desenvolvido especialmente para o diesel distribuído no Brasil. Ele é ideal para motores estacionários e equipamentos pesados, podendo ser utilizado também em caminhões, camionetes e veículos urbanos movidos a diesel.
Por meio da melhoria das propriedades físico-químicas do combustível, o TECCOM10 Power melhora a atomização, elimina a formação de bactérias, além de reduzir os custos de manutenção, a emissão de gases, e o consumo de combustível. O TECCOM10 Power é largamente utilizado em regiões de temperatura baixa onde a partida do motor a frio é um problema. Com ação anticongelante, o TECCOM10 Power aumenta o índice de cetano do combustível garantindo uma partida inicial sem problemas mesmo em temperaturas abaixo de zero.

O TECCOM 10 POWER dispersa completamente as moléculas de água que poderiam obstruir o fluxo de injeção e provocar o funcionamento irregular do motor. Ao dispersar a água, o TECCOM 10 POWER evita a oxidação do diesel e a formação de borra ácida responsável pela corrosão e entupimento de filtros, bicos e bombas injetoras. Dessa forma, verifica-se diminuição do tempo de máquina parada e do custo de manutenção dos equipamentos, que passam a apresentar melhor rendimento.

Por estabilizar a combustão e permitir a queima completa do diesel, o TECCOM 10 POWER reduz a eliminação de particulados e gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e proporcionando economia de combustível em cerca de 2%.


10 Principais Benefícios do TECCOM10 Power:
1 - Dispersa totalmente a água.
2 - Tem efeito detergente.
3 - Melhora o índice de viscosidade de combustível.
4 - É anticorrosivo.
5 - Elimina bactérias e fungos.
6 - Reduz a emissão de gases poluentes.
7 - Tem ação anticongelante.
8 - Reduz os custos com manutenção.
9 - Estabiliza o processo de combustão.
10 - Reduz o consumo de combustível.[/QUOTE]

Anderson07
29/06/2012, 13:09
TECCOM10 Power

http://i1062.photobucket.com/albums/t489/cleanlub/teccom10_power_pequeno.jpgO TECCOM10 Power é um otimizador de combustível de última geração desenvolvido especialmente para o diesel distribuído no Brasil. Ele é ideal para motores estacionários e equipamentos pesados, podendo ser utilizado também em caminhões, camionetes e veículos urbanos movidos a diesel.
Por meio da melhoria das propriedades físico-químicas do combustível, o TECCOM10 Power melhora a atomização, elimina a formação de bactérias, além de reduzir os custos de manutenção, a emissão de gases, e o consumo de combustível. O TECCOM10 Power é largamente utilizado em regiões de temperatura baixa onde a partida do motor a frio é um problema. Com ação anticongelante, o TECCOM10 Power aumenta o índice de cetano do combustível garantindo uma partida inicial sem problemas mesmo em temperaturas abaixo de zero.

O TECCOM 10 POWER dispersa completamente as moléculas de água que poderiam obstruir o fluxo de injeção e provocar o funcionamento irregular do motor. Ao dispersar a água, o TECCOM 10 POWER evita a oxidação do diesel e a formação de borra ácida responsável pela corrosão e entupimento de filtros, bicos e bombas injetoras. Dessa forma, verifica-se diminuição do tempo de máquina parada e do custo de manutenção dos equipamentos, que passam a apresentar melhor rendimento.

Por estabilizar a combustão e permitir a queima completa do diesel, o TECCOM 10 POWER reduz a eliminação de particulados e gases poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e proporcionando economia de combustível em cerca de 2%.


10 Principais Benefícios do TECCOM10 Power:
1 - Dispersa totalmente a água.
2 - Tem efeito detergente.
3 - Melhora o índice de viscosidade de combustível.
4 - É anticorrosivo.
5 - Elimina bactérias e fungos.
6 - Reduz a emissão de gases poluentes.
7 - Tem ação anticongelante.
8 - Reduz os custos com manutenção.
9 - Estabiliza o processo de combustão.
10 - Reduz o consumo de combustível.

MaurícioBsb
29/06/2012, 17:54
ajudando!
Teccom10 Road 500 Ml Otimizador De Combustível - R$ 59,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428968126-teccom10-road-500-ml-otimizador-de-combustivel-_JM)

AndréAngra
29/06/2012, 22:19
Fechei hoje mais 2 litros...

Teccom10 Road 1 L - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237481903-teccom10-road-1-l-_JM)

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
16/06/2013, 19:16
Para mim, o melhor é abastecer sempre no mesmo posto (e se der problema, cair em cima deles) e realizar as trocas de filtro de combustível em períodos regulares. Mas é a minha opinião, aceito os divergentes.

O diesel é higroscópico, portanto, naturalmente absorve água através da umidade do ar...então não existe diesel livre de água...tanto é que a própria lei brasileira permite uma quantidade "tolerável" de água no diesel...então se o posto estiver com água no diesel dentro desta tolerância, não adianta processar.

Lembrando que o motor diesel tem "tolerância" 0 para água...a agua no diesel corrói o sistema de bicos e bomba injetora...dai o motor tem a sua vida útil diminuída devido ao diesel com água "tolerada" :(

Junior-L200Power
18/06/2013, 01:14
Tenho que comprar novamente, eu usava mais na L200...
Agora tenho que me acostumar a colocar na S10 tbm pq só sobrou ela..Rsrs
Só digo a todos que gostei muito dos resultados na L200 e recomendo a quem tá na dúvida!!

Grande abraço!!

Junior84
28/11/2014, 07:16
Cabei de usar uma garrafa de 1L. Minha impressão é de uma economia 0,5 litros usando sempre diesel comum.
Fiquei satisfeito com o produto e vou comprar mais.
Pretendo experimentar também o Bulldog + 100, alguém já usou esse aditivo?

Ale-X
03/02/2015, 20:18
Quanto se usa? Um litro de aditivo trata quantos litros de Diesel?

Junior84
03/02/2015, 23:41
Um ml por litro.
Um litro de teccon= mil litros de diesel (1000)

lucciano amaral
05/03/2015, 15:21
Amigos vale mesmo a pena usar esse aditivo teccom 10 road? onde é o lugar mais barato pra se comprar? vou usar numa ssangyong valeuwwww

Miltinho
06/03/2015, 09:24
Comprei pelo ML de uma empresa de Santos (LUBNET).
Atendimento e entrega nota 10.
Abç.
Amigos vale mesmo a pena usar esse aditivo teccom 10 road? onde é o lugar mais barato pra se comprar? vou usar numa ssangyong valeuwwww

lucciano amaral
06/03/2015, 09:49
Comprei pelo ML de uma empresa de Santos (LUBNET).
Atendimento e entrega nota 10.
Abç.

Amigo compensa mesmo sua utilização face ao preço? abraços

Xavier
06/03/2015, 12:52
Pelos dados numéricos, só compensa se realmente reduzir os gastos com manutenção:
1 litro do produto a cada 1.000 litros de diesel corresponde a, mais ou menos R$100 de produto a cada R$2.600,00 litros de diesel. Ou seja: usando o aditivo, gasta-se aproximadamente 3,85% a mais de R$ a cada 1.000 litros abastecidos. (R$100 : R$2.600)de diesel. Pouca coisa, se verdadeiros os benefícios prometidos com redução de custos de manutenção.
Já para compensar a diferença de gasto em R$ com combustível pela redução do consumo, a conta é um pouco mais complicada e meio que desanimadora: a redução no gasto em R$ com combustível é maior em veículos que consomem muito combustível (caminhões). Exemplo: para um motor que faz 2km com 1 litro de combustível, uma redução de consumo de 12,5% (passar a rodar 2,25km com 1 litro de combustível), "recupera" os R$100 gastos com o aditivo por 1.000 litros de combustível. Já para um veículo que roda 10km com 1 litro de combustível, a redução no consumo teria que ser de quase 70% (passando a rodar 17 km com 1 litro de combustível) para "recuperar" os R$100 a mais gastos com o aditivo.
Entonces, tantophas.
Na minha opinião, é um produto para "heavy users": frotistas, caminhões que rodam mais de 10mil km por mês, etc.

Miltinho
06/03/2015, 17:57
Lucciano Amaral, eu uso mais pensando em preservação de bomba e bicos... Antes usava um STP a cada 4 abastecidas!
Na embalagem do TECCON 10 ROAD a recomendação e 1ml para cada 2 litros. Antes usava assim, mas com o lixo que é o nosso diesel, passei a usar 1ml por litro!
Mas de repente passo novamente a usar na recomendação do fabricante, ai gastarei 50% menos!
Vou pensar!
Abraço.

Junior84
06/03/2015, 21:42
Eu uso e obtive meio litro de economia de Diesel.
Mas não é só economia do diesel, tem também a conservação e limpesa do sistema do fluxo do diesel (do tanque até o escapamento) e diminuição de poluição.

lucciano amaral
09/03/2015, 09:43
eu uso e obtive meio litro de economia de diesel.
Mas não é só economia do diesel, tem também a conservação e limpesa do sistema do fluxo do diesel (do tanque até o escapamento) e diminuição de poluição.

valeuw a dica amigo

TOYHOCAYEN
04/11/2015, 01:50
valeuw a dica amigo

Boa noite a todos.
Alguém já usou XP3 ?
Segundo a propaganda dele faz a mesma coisa que o Teccom 10.
Abraço a todos.

SavioBatista
01/02/2016, 22:14
Boa noite a todos.
Alguém já usou XP3 ?
Segundo a propaganda dele faz a mesma coisa que o Teccom 10.
Abraço a todos.

Tb Quero saber sobre o XP3, estou justamente na duvida em qual comprar dos dois.

Junior84
02/02/2016, 00:12
Tb Quero saber sobre o XP3, estou justamente na duvida em qual comprar dos dois.

Ele promete a mesma coisa que o teccom 10 e custa mais também.
1L de xp3 tá 260$
1L de teccon tá 125$

Não sei qual é melhor, e já que prometem o mesmo vai pelo mais barato.

Junior84
02/02/2016, 00:40
tava pesquisando sobre o teccom e achei esta reportagem de uma revista náutica, http://www.relub.com.br/manager/conteudo/nautica%20dez11.pdf
acho que já vi reportagens semelhantes com resultados semelhantes

enasor
02/02/2016, 08:41
tava pesquisando sobre o teccom e achei esta reportagem de uma revista náutica, http://www.relub.com.br/manager/conteudo/nautica%20dez11.pdf
acho que já vi reportagens semelhantes com resultados semelhantes

Olá meu prezado Junior ...

Parabéns e obrigado por “garimpar” mais uma boa matéria sobre o assunto ... desta feita, publicada na revista Náutica ... vamos confiar que não seja mais uma daquelas matérias pagas, dentre muitas que se vê nesta nossa mídia ... porém, se for merecedora de crédito, seria mais uma informação bastante enriquecedora para nós, proprietários ...

Antes eu usava o Teccom 10 ... sem críticas ao Teccom 10 ... agora, passei a usar o Actioil para experimentá-lo, por indicação de um colega nosso de fórum ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/151536-boa-noticia-para-motores-diesel.html

A rigor, não posso afirmar que tais produtos trouxeram benefícios para o meu veículo em termos de rendimento ou consumo ...

E, agora, apareceu mais um produto no mercado, somando-se à "nuvem" de produtos que prometem melhorar a qualidade de nosso combustível: Extra Power

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149708-quem-aqui-usa-diesel-s-10-teve-problemas-nos-bicos-parece-que-foi-isso-que-me-f-5.html#post2344771

Vejam que existe uma infinidade de produtos que prometem melhorar a qualidade desse nosso “excelente” combustível ... STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Teccom 10, Extra Power, XP3, ... ressalte-se que nenhum deles tem registro aprovado pela ANP atestando a eficácia de todas as qualidades que apregoam ... os reais motivos dessa não aprovação pela ANP também é outra coisa para se pensar ... reitero aqui, o que já comentei em outro tópico: " ... me causa estranheza o paradoxo da ANP (órgão do governo) não aprovar o registro de tais produtos e, ao mesmo tempo, a própria Petrobrás (também vinculada ao governo) utilizar tais produtos (no caso, o Actioil) em suas plataformas, como aditivo para preservar a qualidade do diesel nos seus estoques a serem utilizados em seus equipamentos próprios ..." ...

Agora, uma verdade é absoluta: Não podemos confiar cegamente neste nosso combustível brasileiro por um monte de fatores (tendência a absorver água; precocidade em oxidar e desenvolver fungos e bactérias; desonestidade de postos e insuficiência de fiscalização; inadaptabilidade de peças e acessórios de nossos veículos, principalmente os importados, ao combustível aqui oferecido (Exemplo disso: Enferrujamento precoce de tanques de combustível; bombas injetoras e bicos danificando-se com quilometragens relativamente precoces); etc; etc; etc) ... conforme retro citei, nem a própria Petrobrás confia ... portanto, o fato é que muitos de nossos veículos apresentam, precocemente, danos em bombas, bicos, etc, por causa desse lixo que é colocado nos tanques dos mesmos ... e já que a confiança não é absoluta, penso que não custa nada tratá-lo "caseiramente" através desses produtos, como medida preventiva (o que, diga-se de passagem, deveria ser feito pelo governo antes de disponibilizá-lo nas bombas dos revendedores para nós) ... se tais medidas preventivas bem não fazem, quero acreditar que também mal não farão ...

E a neura é tão grande entre nós proprietários, que muitos colocam em seus veículos até filtros auxiliares separadores de água (Purifilt, Racor, Etc.), funcionando em série com os filtros originais de fábrica, cuja eficácia também é outro “pano pra manga” ...

Forte abraço.

PCMiranda
14/09/2016, 17:18
Olá meu prezado Junior ...

Vejam que existe uma infinidade de produtos que prometem melhorar a qualidade desse nosso “excelente” combustível ... STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Teccom 10, Extra Power, XP3, ... ressalte-se que nenhum deles tem registro aprovado pela ANP atestando a eficácia de todas as qualidades que apregoam ... os reais motivos dessa não aprovação pela ANP também é outra coisa para se pensar ... reitero aqui, o que já comentei em outro tópico: " ... me causa estranheza o paradoxo da ANP (órgão do governo) não aprovar o registro de tais produtos e, ao mesmo tempo, a própria Petrobrás (também vinculada ao governo) utilizar tais produtos (no caso, o Actioil) em suas plataformas, como aditivo para preservar a qualidade do diesel nos seus estoques a serem utilizados em seus equipamentos próprios ..." ...



Enasor, boa tarde.
Apenas fazendo um breve comentário sobre o exposto em relação aos produtos citados, reparei a ACTIOIL menciona em seu site:
"No Brasil, a Actioil comercializa seus produtos desde 2009 e possui as regulamentações vigentes no país: Autorização do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis – e Registro na ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, respeitando a Portaria 41."
http://www.actioil.com.br/produtos/historia-do-produto
porém, conforme você comentou, realmente não encontrei nada no site da ANP;
Já o teccom 10 encontrei o seguinte registro na ANP:
536104
Lembrando que não sou vendedor e nunca usei nenhum desses produtos, estava pesquisando para me ajudar na decisão de qual utilizar.

PS. Observe a especificação e propriedade do teccom10.

abcs.
PC

enasor
15/09/2016, 06:32
Enasor, boa tarde.
Apenas fazendo um breve comentário sobre o exposto em relação aos produtos citados, reparei a ACTIOIL menciona em seu site:
"No Brasil, a Actioil comercializa seus produtos desde 2009 e possui as regulamentações vigentes no país: Autorização do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis – e Registro na ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, respeitando a Portaria 41."
http://www.actioil.com.br/produtos/historia-do-produto
porém, conforme você comentou, realmente não encontrei nada no site da ANP;
Já o teccom 10 encontrei o seguinte registro na ANP:
536104
Lembrando que não sou vendedor e nunca usei nenhum desses produtos, estava pesquisando para me ajudar na decisão de qual utilizar.

PS. Observe a especificação e propriedade do teccom10.

abcs.
PC

Olá meu prezado amigo PCMiranda ...

Bom dia.

Relativamente ao Actioil:

Encontra-se com seu registro revogado junto à ANP. Veja isso no "link" abaixo:

DOU 08/04/2015 - Pg. 58 - Secao 1 | Diario Oficial da Uniao | Diarios Jusbrasil (https://www.jusbrasil.com.br/diarios/89312703/dou-secao-1-08-04-2015-pg-58)


DESPACHO DA SUPERINTENDENTE
Em 7 de abril de 2015
A SUPERINTENDENTE DE BIOCOMBUSTÍVEIS E DE QUALIDADE DE PRODUTOS da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 61, de 18 de março de 2015, e com base no disposto no artigo 19, inciso II, da Resolução ANP nº 01, de 06 de janeiro de 2014, publicada em 07 de janeiro de 2014, revoga o registro do produto abaixo listado, em nome da empresa Actioil Comércio de Produtos Químicos LTDA, CNPJ nº 00.100.732/0001-53.



Número do Processo
Produto
Número de registro


48600.003796/2010-08
A 550 ACTIOIL
638



ROSÂNGELA MOREIRA DE ARAÚJO
SUPERINTENDÊNCIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO


A empresa interpôs recurso administrativo, porém, a revogação foi mantida. Veja isso no "link" abaixo:

Documento (http://rd.anp.gov.br/NXT/gateway.dll/atas/2015/reuni%C3%A3o%20n%C2%BA%20803%C2%AA%20-%2020.05.2015/rd365%2Br803%2B2015.xml?fn=document-frameset.htm$f=templates$3.0)




RESOLUÇÃO DE DIRETORIA



Processo Nº: 48600.001886/2014
Reunião de Diretoria Nº: 803
Data: 20/05/2015
RD - 365/2015
ASSUNTO: Análise de Recurso Administrativo - Empresa Actioil
RESOLUÇÃO: A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, com base na Proposta de Ação nº 344, de 28 de abril de 2015, resolve:
Conhecer do recurso administrativo interposto pela empresa Actioil Comércio de Produtos Químicos Ltda., quanto à revogação do Registro ANP nº 638 referente ao produto A 550 ACTIOIL como aditivo e, no mérito, negar provimento, mantendo a decisão recorrida, conforme Nota técnica nº 18/2015/SBQ/CPT-DF e Parecer nº 223/2015/PF-ANP/PGF/AGU.
LUCIANA GONÇALVES DE MATTOS VIEIRASECRETÁRIA EXECUTIVA


Relativamente ao Teccom 10:

Realmente, este ainda está com seu registro aprovado junto à ANP, conforme colocado por você, PORÉM ... se você conhece este aditivo há certo tempo, verás que em sua embalagem antiga constavam 10 propriedades, alusivas ao numeral constante no nome do produto "Teccom 10", quais sejam: "Dispersa totalmente a água", "Efeito detergente", "Melhora o índice de viscosidade, "Anticorrosivo", "Ação bactericida", "Reduz a emissão de gases poluentes", "Ação anticongelante", "Reduz os custos de manutenção e prolonga a vida útil dos equipamentos", "Estabiliza o processo de combustão" e "Reduz o consumo de combustível" ... se você reparar na nova embalagem, constante nos frascos atuais, verás que agora consta apenas a propriedade: "Reduz as emissões de particulados (Fumaça Preta)"), em compatibilidade com aquela inscrita no registro da ANP, conforme destacado em seu post, ou seja, o registro do produto junto à ANP não está mais ativo na plenitude das propriedades alegadas pelo fabricante. No meu post abaixo explico melhor:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-26.html#post2290224

Quero acreditar que todos os fabricantes desses produtos industrializados (Teccom 10, Actioil, Etc.) estão trabalhando junto à ANP no sentido de regularizarem sua situação perante aquele órgão ...

Já que o amigo citou que pretende aditivar o combustível com um desses produtos industrializados disponibilizados no mercado, se me permite, vou dar minha humilde opinião e minha experiência com esses produtos ...

Pelo menos da minha parte, não deixarei de utilizar esses produtos por causa de registro cancelado, aprovado com limitação de propriedades ou não aprovado ... se a própria Petrobrás e outras grandes empresas adotaram o uso desses produtos nos tanques de armazenamento de combustíveis deles, para uso próprio em alguns de seus equipamentos de pouca movimentação, porque eu não vou utilizar em meu veículo, já que rodo pouco????!!!!! ... a propósito, já utilizo esses produtos há um ano e meio ... até novembro/2015 utilizava o Teccom 10 ... a partir dessa data, passei a experimentar o Actioil ... nenhuma reclamação de ambos ... temos colegas aqui do forum que usam o Bardahl, também sem reclamações ... e assim por diante ... quanto à minha experiência com esses produtos, um aspecto interessante que posso destacar, é quanto ao efeito biocida de coibir o desenvolvimento de microorganismos (fungos/algas/bactérias, etc.) ... compartilho uma experiência que venho fazendo: Na revisão de meu veículo em março/2015 retirei todo o diesel existente dentro do filtro de combustível velho (diesel S10 que vinha sendo tratado com aditivo industrializado), e o coloquei dentro de um frasco, o qual guardei em um ambiente fechado, escuro e com certo teor de umidade, simulando o tanque de um veículo em condições favoráveis ao desenvolvimento de microorganismos ... desde então, venho acompanhando, mês a mês, a evolução do estado dessa amostra, mantendo nossos confrades informados, inclusive com fotos, no tópico "Pajero Full - Comentários Gerais" ... até agora, decorridos quase seis meses, posso atestar que essa amostra encontra-se visualmente em bom estado, sem a presença visível de microorganismos ou restos deles, borras, etc. ... quanto à lubricidade da amostra, não tenho como informar se aumentou, diminuiu ou manteve-se constante, pois não tenho instrumentação laboratorial e, tampouco, conhecimento técnico para tais ensaios ... quanto ao veículo, no que diz respeito à redução de particulados, inibição de oxidação do tanque e sua linha, criação de filme lubrificante nas partes e peças por onde o diesel tratado circula, etc., etc., etc., nada posso afirmar, pois acredito ser ainda pouco tempo de uso para avaliação e emissão de juízo de valor e, mais do que isso, não tenho habilidades para verificações mecânicas em partes e peças do veículo ... porém, na qualidade de usuário, estou tranquilo e muito satisfeito com o desempenho de meu veículo até agora e, brevemente, numa das próximas revisões, aí sim, mandarei o pessoal mais capacitado verificar o estado do interior do tanque e sua linha quanto à presença de oxidação, detritos, etc., bicos injetores, sistema de admissão quanto à presença de carbonização (EGR, coletor de admissão, ...), etc., quando, então, poderei dar uma opinião um pouco mais abalizada ...

Forte abraço.

E.T.:

Se o amigo me permite, vai aqui uma humilde sugestão:

Se sua viatura é de ano 2012 para trás e vinha abastecendo sistematicamente com o diesel S500, ou outro diesel com alto teor de enxofre, e pretendes utilizar o diesel S10, não deixe de proceder a uma limpeza prévia do tanque e sua linha, bem como trocar filtros, antes de adicionar esse novo combustível, eis que o mesmo tem efeito solvente (como um querosene) é irá promover, lentamente, a soltura de impregnações que se incrustaram com o tempo nas paredes do tanque de combustível, que serão dissolvidas e, certamente, serão carreadas para os filtro entupindo-o precocemente e diminuindo sua eficiência, ou, pior ainda, algumas dessas impurezas, muito finas, poderão atravessar o elemento filtrante, indo diretamente para a bomba e bicos, podendo danificá-los irreversivelmente ... e, mais ainda ... se tal combustível for utilizado com um desses aditivos industrializados, esse efeito solvente fica potencializado ... com uma superdosagem (tratamento de choque), fica mais potencializado ainda ... Digo-lhe para tomar cuidado com superdosagens na utilização desses aditivos porque, por coincidência, ou não, temos pelos menos dois casos de colegas aqui do fórum que utilizaram uma dosagem, digamos, mais intensa de um desses produtos e tiveram problemas com bicos injetores ... eu, por via das dúvidas, nunca fiz, nem farei, tratamento de choque ... sempre utilizei uma dosagem, digamos, conservadora, de 1ml de produto para cada 1000 ml de combustível em todo abastecimento que faço ... assim, tenho combustível permanentemente aditivado, tratando em regime permanente as partes e peças por onde circula ... sabe como é, né ... "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém" ...

enasor
15/09/2016, 08:31
Apenas uma correção no texto do post acima ... onde se lê: "março/2015", leia-se: "março/2016" ... Abs.

JLN FRANÇA
01/09/2018, 21:18
Apenas uma correção no texto do post acima ... onde se lê: "março/2015", leia-se: "março/2016" ... Abs.
Há tempos uso o Teccom 10 , não funcionou como prometido . Gastei na recuperação da bomba injetora e dos bicos , que foram "destruidos" pela "borra assassina" que o produto jurou evitar . Me parece mais um embuste. Tenho ainda 1litro em casa e vou passar adiante para quem quiser comprar. Para mim não funcionou mesmo !!

Mairex
26/02/2021, 10:20
Há tempos uso o Teccom 10 , não funcionou como prometido . Gastei na recuperação da bomba injetora e dos bicos , que foram "destruidos" pela "borra assassina" que o produto jurou evitar . Me parece mais um embuste. Tenho ainda 1litro em casa e vou passar adiante para quem quiser comprar. Para mim não funcionou mesmo !!

Olá, JLN. Existe a possibilidade de o sistema já estar um pouco deteriorado antes de você começar a utilização. Acabei de ter esse problema com a minha XTerra 2005/6. Uma nota. Vou começar a usar agora esse Teccom 10. Vamos ver se faz diferença.

O pessoal tem usado, então 1 mL por 1000 L. Mas se usarmos isso continuamente, a duluição para cada abastecimento, supondo 50 L, vai ser muito pequena. Como vocês controlam essa dosagem por abastecimento?

Abraço!