PDA

Ver Versão Completa : Wrangler Unlimited subindo paralelepípedo molhado

Rafaela A
25/06/2012, 13:29
Olá. comprei faz pouco tempo uma wrangler unlimited zero e subindo uma rua de paralelepípedo molhado ela patina nas curvas. patina consideravelmente. Eu uso ela 2x4 normalmente. O vendedor disse que eu tenho que usar 4x4 pra subir rua de paralelepípedo molhada (!) Eu achei meio estranho, queria saber se alguém sabe algo sobre isto. É normal patinar nesta situação? Se não for, qual é o problema? Obrigada.

CarlãoBH
25/06/2012, 13:51
Olá. comprei faz pouco tempo uma wrangler unlimited zero e subindo uma rua de paralelepípedo molhado ela patina nas curvas. patina consideravelmente. Eu uso ela 2x4 normalmente. O vendedor disse que eu tenho que usar 4x4 pra subir rua de paralelepípedo molhada (!) Eu achei meio estranho, queria saber se alguém sabe algo sobre isto. É normal patinar nesta situação? Se não for, qual é o problema? Obrigada.
Deve ser o controle de estabilidade, que acaba cortando a tração na roda. Experimente desligar o ESP, um botão no centro do painel. As rodas vão patinar (como quase qualquer outro carro nessa situação), mas o carro deve subir sem problema. Depois me diga se funcionou. Abs

Sandro Tannuri
25/06/2012, 20:27
Rafaela,

Onde fica essa ladeira, quero ir lá testar o meu hehehe.

Falando serio, o pneu não deve estar patinando pois o ESP não deixaria. O que deveria acontecer é o ESP cortar a potência do motor e ele subir lentamente conforme a aderência ao solo disponível.

Abraços,

Rafaela A
25/06/2012, 23:59
É a Ladeira do Mundo Novo. É uma subida normal, nada demais, só que é inteira de paralelepípedo. Vou experimentar desligando o ESP pra ver se funciona. Só precisa chover agora! E eu a achando que ele ligado, deveria ajudar a não patinar... Depois eu conto se resolveu.
Obrigada!

Sandro Tannuri
26/06/2012, 06:14
Que Mundo Novo? Só conheço o condomínio na Barra e não tem ladeira.

Desligar o ESP vai permitir que os pneus patinem, o Carlão te sugeriu isso para verificar se o que você chama de patinar não seria o motor sendo cortado pelo ESP.

Abraços,

CarlãoBH
26/06/2012, 08:40
Exatamente. Outro dia fui dar uma ré numa subidinha leve, na chuva, e o carro não saiu do lugar, com a luzinha do ESP piscando. Depois que desliguei, ele deu umas patinadas mas subiu tranquilo.

MARCELOLUCHESI
26/06/2012, 09:13
Exatamente. Outro dia fui dar uma ré numa subidinha leve, na chuva, e o carro não saiu do lugar, com a luzinha do ESP piscando. Depois que desliguei, ele deu umas patinadas mas subiu tranquilo.

Mas o legal não é patinar?? Eu quando acontece isso é ai que soco o pé mesmo e no molhado não tem problema de quebrar! hehehehehehe Ainda mais Vcs, bernardões longos e com os 284 pocotós, deve ser mais divertido ainda sobe o morro fazendo drift.hehehehe.

Mas carlão no caso do ESP não deveria ser ao contrário do que você está falando para evitar patinar?
Eu acho que o veiculo com tração traseiro ainda mais em curvas lisas com esse TORQUE sem butinar muito acho que é meio natural fazer isso. Só se existe um controle eletronico que diminue o torque? Esse ESP seria para isso?

CarlãoBH
26/06/2012, 10:09
Mas o legal não é patinar?? Eu quando acontece isso é ai que soco o pé mesmo e no molhado não tem problema de quebrar! hehehehehehe Ainda mais Vcs, bernardões longos e com os 284 pocotós, deve ser mais divertido ainda sobe o morro fazendo drift.hehehehe.

Mas carlão no caso do ESP não deveria ser ao contrário do que você está falando para evitar patinar?
Eu acho que o veiculo com tração traseiro ainda mais em curvas lisas com esse TORQUE sem butinar muito acho que é meio natural fazer isso. Só se existe um controle eletronico que diminue o torque? Esse ESP seria para isso?
Eu fico um pouco confuso com essa sopa de letrinhas (ABS, ESP, BAS, ESP...), mas, como o Sandro falou, acho que o deve estar acontecendo (e o que aconteceu comigo) é que a central corta o motor e o carro não sai do lugar. O ESP é o controle de estabilidade (para evitar capotamentos, atua tanto no motor qto nos freios), diferente do controle de tração. Só que não faço ideia de como eles conversam entre si, ou seja, um corta motor, outro freia a roda...
Mas acho que desligar o ESP é uma boa tentativa, vamos ver...

Rafaela A
26/06/2012, 13:17
Eu gostei da patinada sim, verdade, mas se tivesse um carro estacionado ali onde patinou teria sido prejuízo demais... o carro com o ESP ligado que é como eu ando com ele no dia-dia, ao subir ladeira não acontece de ficar no lugar não... ele saí fácil do lugar, subindo, descendo, dando ré, tudo! só que patina nas chuvas. Ele não fica mais lento. E na primeira patina resolvi ir mais devagar e achei que i piso ficou mais ensaboado, até patinou mais. Vou esperar chover. Eu subo sem acionar o 4x4, né? Tô falando isto em 2x4. Alguém aí usa 4X4 pra subir rua de paralelepípedo molhada? E Sandro, esta subida Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras.

Rafaela A
26/06/2012, 13:20
Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras

Sandro Tannuri
27/06/2012, 07:04
Rafaela,

Numa situação dessas você pode e deve ligar o 4x4 para sua própria segurança e dos demais na rua. Só não se esqueça de desligar assim que voltar a ter aderência pois com o tempo coisas podem quebrar usando em pisos com aderência tipo asfalto e etc.

Eu vou lá quando voltar ao RJ testar essa ladeira hehehe.

Mudando de assunto, quando vamos colocar esse Jeep nas trilhas? Alem da diversão você vai se acostumando a usar os recursos do carro que um dia podem ser úteis até na rua como em enchentes ou estradas de terra com chuva e etc.

Abraços,

Elver
27/06/2012, 13:58
Você já teve carro com tração traseira antes do Wrangler?
Carros com tração traseira tem uma tendência maior de dar essa "escorregada de bunda" que você sentiu, principalmente se vc pisar mais firme no acelerador em pisos com baixa aderência.
E não tem jeito, dependendo da inclinação e de quão molhado está o paralelepípedo, que molhado é mais liso que peixe ensaboado, vai escorregar mesmo...

Eu gostei da patinada sim, verdade, mas se tivesse um carro estacionado ali onde patinou teria sido prejuízo demais... o carro com o ESP ligado que é como eu ando com ele no dia-dia, ao subir ladeira não acontece de ficar no lugar não... ele saí fácil do lugar, subindo, descendo, dando ré, tudo! só que patina nas chuvas. Ele não fica mais lento. E na primeira patina resolvi ir mais devagar e achei que i piso ficou mais ensaboado, até patinou mais. Vou esperar chover. Eu subo sem acionar o 4x4, né? Tô falando isto em 2x4. Alguém aí usa 4X4 pra subir rua de paralelepípedo molhada? E Sandro, esta subida Mundo Novo liga Botafogo a Laranjeiras.

Rafaela A
20/07/2012, 22:07
Oi Carlão. Experimentei já algumas vezes com o controle de estabilidade desligado e realmente não aconteceu mais. Testei mais vezes, acelerando mais e a sensação de sabão na pista sumiu. Funcionou! Obrigada.

Deve ser o controle de estabilidade, que acaba cortando a tração na roda. Experimente desligar o ESP, um botão no centro do painel. As rodas vão patinar (como quase qualquer outro carro nessa situação), mas o carro deve subir sem problema. Depois me diga se funcionou. Abs

Rafaela A
20/07/2012, 22:11
Oi Elver. Estou me adaptando, mas o Carlão deu uma sugestão que realmente resolveu o problema. Estava patinando demais mesmo. mais liso que peixe ensaboado rsrsrs! boa.

Você já teve carro com tração traseira antes do Wrangler?
Carros com tração traseira tem uma tendência maior de dar essa "escorregada de bunda" que você sentiu, principalmente se vc pisar mais firme no acelerador em pisos com baixa aderência.
E não tem jeito, dependendo da inclinação e de quão molhado está o paralelepípedo, que molhado é mais liso que peixe ensaboado, vai escorregar mesmo...

Rafaela A
20/07/2012, 23:23
Oi. Respondi pro Carlão e pro Elver e como não vi a minha resposta aqui, escrevo novamente, ainda ficop meio perdida com o funcionamento dos tópicos, fóruns etc.... Carlão funcionou, desliguei o ESP e realmente não está mais patinando, testei várias vezes. E Elver, estou me adaptando e conhecendo o carro, acho que realmente estava esquisito e foi meio perigoso. Enfim, agora está tudo ok.

Rustão
20/07/2012, 23:27
Oi. Respondi pro Carlão e pro Elver e como não vi a minha resposta aqui, escrevo novamente, ainda ficop meio perdida com o funcionamento dos tópicos, fóruns etc.... Carlão funcionou, desliguei o ESP e realmente não está mais patinando, testei várias vezes. E Elver, estou me adaptando e conhecendo o carro, acho que realmente estava esquisito e foi meio perigoso. Enfim, agora está tudo ok.

Suas respostas apareceram sim...

NGDaniel
21/07/2012, 21:51

kkkk, até a minha "véia de guerra", até no asfato molhado patina quando no 4x2.. isso é normal..

fernandotf
23/07/2012, 11:15
Agora fique na dúvida... não seria ao contrário? o ECT do Wrangler não funciona também com um "ABS invertido", ou seja, freia o pneu que está patinando para jogar tração para outro pneu? Ou seja, sem o ECT, um pneu ficaria patinando... com ECT, o sistema de tração mandaria torque para os dois pneus, e o carro subiria com mais facilidade...

Rafaela, tem certeza que ficou patinando? Ou o sistema cortou o torque do pneu, dando a sensação de patinar?

Talvez este sistema de "ABS invertido" (não sei o nome, sorry) funciona só com 4x4 ligado?

CarlãoBH
23/07/2012, 23:46
Agora fique na dúvida... não seria ao contrário? o ECT do Wrangler não funciona também com um "ABS invertido", ou seja, freia o pneu que está patinando para jogar tração para outro pneu? Ou seja, sem o ECT, um pneu ficaria patinando... com ECT, o sistema de tração mandaria torque para os dois pneus, e o carro subiria com mais facilidade...

Rafaela, tem certeza que ficou patinando? Ou o sistema cortou o torque do pneu, dando a sensação de patinar?

Talvez este sistema de "ABS invertido" (não sei o nome, sorry) funciona só com 4x4 ligado?
ESP é o controle de estabilidade ("anticapotamento"), eu ACHO que ele atua no motor e nos freios. O controle de tração é a unica coisa que fica ligada no 4x4low, e é esse "ABS invertido" que vc falou. Abs

fernandotf
24/07/2012, 10:30
ESP é o controle de estabilidade ("anticapotamento"), eu ACHO que ele atua no motor e nos freios. O controle de tração é a unica coisa que fica ligada no 4x4low, e é esse "ABS invertido" que vc falou. Abs

Carlão, obrigado pela explicação...

Achei este vídeo explicativo: The Jeep® Command-Trac® 4WD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=yxHQeO-Y7GU)

O nome técnico para o meu "ABS invertido" (rs) é Break Lock Differential (BLD). Pelo que entendi, ele só atua no modo 4WD, ou seja, em 4x2 não funciona. O BLD não substitui o Bloqueio tradicional do diferencial, mas ajuda muito!

Acho que no caso da Rafaela, é o caso de ligar o 4x4hi e subir a rua tranquilamente! :)

CarlãoBH
24/07/2012, 10:47
Fernando, esse controle de tração funciona bem DEMAIS! Aqui em BH, onde as trilhas são de pedras e erosões, eu nem achei necessario instalar bloqueio traseiro, só tenho o da frente. Quando o carro entra no 'X' e a roda dianteira sobe, ele entra em ação e a frente levanta exatamente como nos carros só com bloqueio traseiro. Outro motivo pelo qual preferi não bloquear é que imagino que a eletronica DEVE soltar roda ANTES de quebrar o semieixo, diferentemente do bloqueio. Em resumo, acho mais inteligente comprar o carro, trocar os penus e levantar e daí testar nas trilhas pra ver o que vc acha

André F
25/07/2012, 01:26

Olá Rafaela,

Tem curva na ladeira? O Wrangler não foi feito para fazer curva com o 4x4 acionado em piso pavimentado, mesmo que esteja molhado - pode, dependendo da velocidade, perder o controle do veículo, ou o mesmo ter o desempenho comprometido pela interferência dos sistemas ESC/TCS nessa condição. Como você mencionou que estava em 4x2, penso que uma ladeira íngreme, com paralelepípedo molhado e o veículo vazio, e pneus bem cheios... deve patinar mesmo - verifique a pressão dos pneus, reduzir um pouco ajuda nessa situação - use a pressão mínima recomendada para o veículo vazio. Se estiver em apuros, e não houver curva, o mais adequado é usar a reduzida para iniciar ladeira com baixa aderência. Para essas situações que lá nos Eua alguns proprietários usam um acessório na transmissão para poder ativar a reduzida em modo 4x2, desacoplando a tração dianteira.

Use sempre o 4x2 em pista pavimentada ou de pedra, especialmente considerando que o JK tem ESC e TCS. Ou seja - somente use o 4x4 em condições fora-de-estrada, como terra e lama. O manual do wrangler diz mais ou menos o seguinte sobre o ESC (controle eletrônico de estabilidade):

"a luz-espia (indicador) do ESC começa a piscar assim que os pneus perdem tração e o sistema fica ativo. Se o ESC piscar durante aceleração, alivie o pedal do acelerador e acelere o menos possível - certifique-se de adaptar sua velocidade e condução às condições da pista. A luz indicadora também pisca quando o TCS (controle de tração) entra em funcionamento. Para melhorar a tração de partida em condições de neve alta, areia ou cascalho, pode ser desejável desligar o ESC (modo parcial) pressionando o botão "ESC OFF" no painel"

"Se a luz indicadora do ESC permanecer acesa continuamente com o motor funcionando, foi detectado um mau funcionamento do sistema. Se a luz permanecer acesa após alguns ciclos de ignição e o veículo foi conduzido em velocidades acima de 48 Km/h, solicitamos que o leve imediatamente até o posto de serviço mais próximo para verificação"

Mas não fique somente com a minha palavra, confira no seu manual.
Se puder, poste aqui uma foto dessa rua.