PDA

Ver Versão Completa : X10 fervendo toda hora

Henrique B
22/06/2012, 18:43
Alguém já trocou a junta do cabeçote do X10?
O meu começou ferver, e o mecânico disse que é junta queimada, e ainda completou que se eu tiver sorte, ele não empenou.
Como saber quando é necessário trocar ou mexer em algo além da junta?
Ouvi dizer que pode trocar só de um cabeçote, isso procede?
Obrigado.

Edintruder
22/06/2012, 18:58
Eu troquei as 4 juntas e é muito fácil de fazer. Levei em torno de 3hs para desmontar, limpar e montar tudo. Não te preocupa que esses cabeçotes não empenam por tão pouco.
Hoje comprei um reservatório de expansão e farei um sistema selado de arrefecimento do meu X-10.

dudu83
22/06/2012, 21:51
eu ja vi um motor desse ficar azul de tanto que esquentou, logo em seguida mandei fazer ele, nao prejudicou em nada os cabeçotes...

Edintruder
22/06/2012, 22:46
O azul no metal indica temperatura superior à 530°C.

Henrique B
22/06/2012, 23:05
Já posso dormir mais tranquilo depois desses comentários :euforico:

Ramon Pires
22/06/2012, 23:10
Deve ter dado problema na bomba dagua ou na valvula termostatica p ferfer assim do nada, ou radiador muito sujo, nao existe outras causas p acontecer isso...
A valula pode trancar a abertura, na minha eu empurrei ela e ficou meio aberta meio fechada, com uma frestinha, dai a agua passa, meio lenta mas sempre ta passando... e coloquei um radiador maior...numca mais encomodou...

Ramon Pires
22/06/2012, 23:14
No teu caso é o motor do caminhaozinho né..
eles tem o radiador muito baixo, dai suja facil facil...
provavelmente é isso
vi acontecer num titã a mesma coisa...
tava puro barro por fora...

Henrique B
22/06/2012, 23:22
Eu peguei ele há pouco tempo (dei a Ranger no negócio), então não tive tempo pra checar essas coisas.
Como tem muito tempo que eu tava querendo um desses, agora estou muito empolgado, então são muitas coisas pra fazer.
Vo dar uma conferida em tudo isso que você disse.

Edintruder
23/06/2012, 13:11
Realmente, nos caminhões o radiador fica muito sujo de areia poeira e barro. Nos caminhões de coleta de lixo é a causa mais comum de superaquecimentos.
Experimenta lavar com uma lavadora de pressão sem tirar do lugar. Deve sair muito barro do radiador, principalmente das áreas que não ficam em frente ao ventilador.

Henrique B
23/06/2012, 16:08
Meu mecânico abriu o motor, e detectou que uma camisa está mais baixa em relação ao bloco, quando comparada às outras.
Ela fica com meio milímetro abaixo do bloco, enquanto as outras, ficam com meio milímetro pra cima do bloco (eu vi e realmente é isso), e está passando compressão ao sistema de arrefecimento, consequentemente fazendo ferver.
Será que encontrei a solução desse problema, ou não aparenta ser isso?

Edintruder
23/06/2012, 19:16
Opa! Matou a charada. Para corrigir tem que sacar essa camisa e colocar um espaçador calibrado para calçar ela por baixo. Em revendas MWM tem isso para vender. Ele tem que ver certinho com um relágio comparador para chegar na medida correta nesse anel espaçador. Tem que ser para o X-10 ou X-12.

Henrique B
23/06/2012, 19:55
Foi exatamente isso que o mecânico fez:
Usou esse relógio comparador instalado em um suporte em que ele apoiou no bloco, e quando colocava nas outras camisas, ele girava do "0" até um pouco mais que o "5" (creio que seja meio milímetro), e no cilindro problemático, ia pra baixo do "-5" (a diferença é um pouco mais que "10").
PS: as juntas estavam todas boas.

BRAVOECONOVEMBER
24/06/2012, 12:13
Sim, significa dºecimos de milimetro. Cerca de 1 mm abaixo das outras.

Daniel.Shimomoto
24/06/2012, 12:55
Meu mecânico abriu o motor, e detectou que uma camisa está mais baixa em relação ao bloco, quando comparada às outras.
Ela fica com meio milímetro abaixo do bloco, enquanto as outras, ficam com meio milímetro pra cima do bloco (eu vi e realmente é isso), e está passando compressão ao sistema de arrefecimento, consequentemente fazendo ferver.

Isso ai Henrique, é erro de montagem do motor quando retificado.

Tem a lenda de que "MWM camisa umida, qualquer um monta, qualquer um faz funcionar" mas na hora do vamos ver....como qualquer um menos capacitado monta, acaba dando mais problema que outros motores tido como "complexo"

Abraços!

Henrique B
24/06/2012, 13:55
Segunda feira, vou comprar esses calços, levar pro mecânico, e vou aproveitar pra limpar o radiador, interna e externamente.
Assim que obtiver resultado (Deus queira que sejam positivos), posto aqui no fórum.
Mais uma vez agradeço à todos aqui do fórum.

Ramon Pires
24/06/2012, 18:43

Tomara que seja só isso, mas olhando as fotos, se passa pressao para o sistema de arrefecimento, entao nao ta fervendo, e sim apenas borbulhando a agua... por que fervendo significa que a agua passou de 100°, e só por que tem bolhas de ar na agua nao quer dizer q ta quente demais...

FLFernandes
25/06/2012, 07:13
Quanto à causa do defeito não posso palpitar.
Lembrando que a água só passa de 100 graus se tiver pressão no sistema.Se estiver perdendo pressão ela não ferverá.
Esse definitivamente é um motor que vale investir,pois sanado os problemas é um motor que durará por muitos e muitos anos.
[]s.

Henrique B
25/06/2012, 09:25
Alguém sabe qual a altura ideal da camisa em relação ao bloco?
Se eu levantar ela 1mm vai ficar bom?

Edintruder
25/06/2012, 14:18
A altura é de 0,06 - 0,13 mm de acordo com o manual do X-10.

Baixa os manuais no link abaixo. Se tiveres algo que queiras contribuir manda uma MP que eu te envio o link para up-load.

4shared folder - F-1000 (http://www.4shared.com/folder/BQc56vXD/F-1000.html)

Edintruder
25/06/2012, 14:22
Em relação ao motor ferver, a água só ferverá nos 100°c se estiveres no nível do mar e sem tampa no sistema de arrefecimento. Com tampa a pressão sobe e a temperatura de ebulição sobe junto. Num sistema de arrefecimento selado a água só entrará em ebulição perto dos 140°c. Então no caso que o Ramon postou, está correto, não é fervura, mas bolhas de ar gerados da compressão do cilindro.

Henrique B
25/06/2012, 19:33
A altura é de 0,06 - 0,13 mm de acordo com o manual do X-10.

Baixa os manuais no link abaixo. Se tiveres algo que queiras contribuir manda uma MP que eu te envio o link para up-load.

4shared folder - F-1000 (http://www.4shared.com/folder/BQc56vXD/F-1000.html)

Obrigado Edin.
Baixei o manual, e qualquer coisa, dou um toque.

Em relação ao motor ferver, a água só ferverá nos 100°c se estiveres no nível do mar e sem tampa no sistema de arrefecimento. Com tampa a pressão sobe e a temperatura de ebulição sobe junto. Num sistema de arrefecimento selado a água só entrará em ebulição perto dos 140°c. Então no caso que o Ramon postou, está correto, não é fervura, mas bolhas de ar gerados da compressão do cilindro.

Acho que deve ser isso mesmo, pois vazava muito rápido, e mal dá tempo do motor esquentar, e já tava escorrendo água pelo reservatório.

Henrique B
25/06/2012, 21:04
Tava esquecendo de falar.
O mecânico já comprou esses espaçadores, e começou montar.
Até agora, já foram mais de R$300,00 só em peças :evil:
Espero que resolva.

Edintruder
26/06/2012, 11:58
Pensa pelo lado positivo, em 2 dias tu recupera com o azar alheio...! ahahaha!

Outra coisa, se fosse na Ranger teria sido uns 3000,00!!!

Henrique B
26/06/2012, 12:18
Nisso eu concordo, Edin
A ranger era uma excelente picape, adorava a força que ela tinha, e o coice que a turbina TGV dava :twisted:, quando passavam de 2000rpm, mas infelizmente, isso durou pouco, pois a outra turbina que coloquei nela, não fazia isso, além de gerar um fumaceiro danado (não tive coragem nem de calcular quanto fazia por litro), e deu muito gasto gasto quando comprei também (mais de 10.000 - nunca mais quero carro de leilão) e ainda tinha alguns defeitos, por isso vendi ela abaixo do preço.
O caminhão tem umas coisinhas pra arrumar, pintura à fazer, mas a mecânica é bem mais fácil, sem contar que ele tá com pistões e camisas zerados, pois o ex dono trocou os 4 porque 1 fundiu, e ele não sabia que podia trocar só o problemático, e me deu os velhos.

Henrique B
29/06/2012, 21:39
Galera.
Finalmente parou de ferver.
Deu trabalho, mas tá resolvido.
O problema era esse mesmo, a camisa estava mais baixa que o ideal, em relação ao bloco.