Ver Versão Completa : Ajuste rolamentos de rodas CJ com bloqueio 100%
Edison - Mp3
21/06/2012, 20:13
Pessoal.
Comprei um bloqueio 100% Enfer de um amigo aqui no forum e ainda não consegui inagurar em trilha. No primeiro deslocamento, moeu o rolamento da roda traseira do Skol. Retornei a base e ao desmontar a roda me deparei com o estrago conforme as fotos abaixo. Hoje já montado o bicho com rolamento novo ( importante que quando coloquei o bloqueio troquei os rolamentos, os retentores, a graxa, a unha do dedão que amassei,etc. Sempre monto com alavanca, balança, torquimetro, etc. Peças de prima linha (SKF, Sabó, etc...).Nunca tive problemas. Desta vez não deu certo. Pergunto e quase afirmo: acho que usei a regulagem medida de forma errada pois agora temos a resistência da coroa, pinhão, outra roda, cardã, etc, etc,etc.....
Como proceder para regular a carga do rolamento?....
Aguardando a ajuda..
Abrs
Edison - MP3
354530354531354532354533354534
Caro Edison!
TEnho comigo, que o problema não foi do bloqueio, pois se houvesse problema relativo a ele, poderia ter estragado rolamentos de pinhão, ou de coroa, mais o que estragou, foi o da ponta da carcaça.
Vejo, que pode haver outro problema.
Teria fotos da carcaça do diferencial, especificamente do alojamento do rolamento.
Abraços.
Kim.
Edison - Mp3
21/06/2012, 23:16
Kim, na realidade,acho que os rolamentos ficaram é com pouco ajuste (frouchos), pois quando fui ajustando e colocando calços, cheguei a uma carga falsa(não era só o "peso" da roda e sim de todo o conjunto), em suma, como ajusto sem considerar a carga por alavanca/balança. Se eu apertar até sumir folga na longitudinal do eixo está correto? Ou preciso deixar uma folguinha longitudinal?
Ajustei a folga quase em zero, o eixo não se move na horizontal, mas sinto que fica um pouco pesado, devido a todo o conjunto que vira ( as duas rodas, coroa,pinhão, cardã, caixa) para girar a roda, mas se afrouxar um pouco, muda em quase nada. Se eu manter assim será que não vai ocorrer sobre carga no rolamento? Essa é minha dúvida, qual o ponto ideal de aperto da capa do rolamento?
Edison!
Para o aperto deste rolamento, deve observar a folga axial, que é puxando e empurrando o eixo dentro da tubeira.
A folga deve ser mínima, mais não preso, pois devido à termo dilatação, deve haver uma folga para quando em trabalho, ficar ajustado.
Nas fotos, aparenta que o rolamento fundiu, por estar demasiadamente justo, aquecendo por sua vez.
Então, ajuste, quando sentir que travou, retire um pouco de calço, seria ideal 0,010 a 0,020 (dez a 20 centesimais)de folga.
Faço assim nos cubos, aperto até parar de girar, depois volto a rosca para folgar, coisa de 1/4 de volta.
Abraços.
Kim.
Leonardo Daltrozo
22/06/2012, 14:45
Tudo bem Edison, lembrei de um detalhe que vc não menciona.
Pelo que vi teu diferencial é c/ chaveta na ponta de eixo; nestes possui um pino pequeno (que o pino das planetarias passa p/ dentro pelo meio dele) formando uma cruz, esse pequeno pino tem que ser colocado dentro do teu bloqueio pois as pontas de eixo "calçam" nele p/ fazer o ajuste sem "enforcar" os rolamentos que pelo jeito foi o que aconteceu. Me corrija se eu estiver errado.
Abraço
Edison - Mp3
22/06/2012, 17:07
Amigos, perfeitas as observações, sim é chavetado e foi colocado o pino no entre semi-eixos. Ele serve justamente para forçar o ajuste. Posicionei agora os eixos e rolamentos e regulei com uma pequena folga como recomendou o Kim, mal faz barulho da graxa quando forço para dentro e para fora os eixos. Vou testar amanhã no asfalto e ver se aquece ou gera mais folga. O dificil foi encontrar os espaçadores para regular, precisei tornear os mesmos. Mas acho que ficou bom. Postarei amanhã o resultado. Novamente esse forum é uma academia e uma fraternidade. Obrigado
Edison - MP3
Edison - Mp3
23/06/2012, 17:51
Pessoal, dei uma volta co Skoll após o ajuste dos rolamentos. Ficou ótimo, e o bloqueio tá até funcionando, eheheh. No posto de gasolina onde abasteci o frentista achou até que tinha quebrado algo quando manobrei. Estala mesmo.
Obrigado pelas dicas, foram super úteis.
Abrs