Conectar

Ver Versão Completa : Parafuso da barra de torsão

Miguels
21/06/2012, 14:41
Olá pessoal!

Alguém sabe a qualidade de aço do parafuso de regulagem da barra de torsão da Ranger 2.8? O bendito está quebrado por cima e pretendo comprar em loja de parafusos. Pelo nº de peça N/811015/S1/00 está descrito como M12x1,75x63,5. Acredito que seja aço-cabono superior a 8.8
[]s

Alessandro,
21/06/2012, 17:05
A ponta do parafuso é abaulada encaixando-se na cavidade da biela (cachimbo ou sei lá o nome).
Leve o velho a um torno que devem identificar o aço.
Sabe o preço de um novo?

Miguels
21/06/2012, 17:20
A ponta do parafuso é abaulada encaixando-se na cavidade da biela (cachimbo ou sei lá o nome).
Leve o velho a um torno que devem identificar o aço.
Sabe o preço de um novo?

Alessandro,
É o parafuso da barra que serve para levantar um pouco a frente do carro (neste caso o lado direito). Nem perdi meu tempo ligando para concessionárias para saber o preço, porque sei que não têm. Em lojas de parafusos deve estar uns R$ 5,00.

Edintruder
21/06/2012, 19:38
Tira um desses que prendem a caçamba que serve direitinho. É só comprar por eles.

BRAVOECONOVEMBER
21/06/2012, 20:27
So nao esquece de usar um loctite trava rosca quando instalar, o parafuso original ja vem com isso. Se nao tiver trava rosca o parafuso fica correndo e a camionete fica cedendo a suspensao enquanto anda.

Miguels
22/06/2012, 12:13
Tira um desses que prendem a caçamba que serve direitinho. É só comprar por eles.
Oopa, Edin! Não tinha se me ocorrido. Valeu a dica.
Um abraço.

Bravoeconovember: realmente procede a dica, pois não vou comprar os originais. Um abraço.

Edintruder
22/06/2012, 13:03
Na minha em vez de comprar parafusos mais longos, eu peguei um desses da caçamba que eram mais compridos e coloquei no lugar para subir mais a suspensão dianteira. Como eu tinha Body Lift, esses parafusos estavam sobrando. Mesmo material, mesmo diâmetro e mesmo passo de rosca. A diferença é que fiz sextavados de 19mm se bem lembro para usar uma chave mais frete e não estragar o sextavado (coisa muito comum de ocorrer nos originais).

robson010203
22/06/2012, 21:51
Olá pessoal!

Alguém sabe a qualidade de aço do parafuso de regulagem da barra de torsão da Ranger 2.8? O bendito está quebrado por cima e pretendo comprar em loja de parafusos. Pelo nº de peça N/811015/S1/00 está descrito como M12x1,75x63,5. Acredito que seja aço-cabono superior a 8.8
[]s
olhe na cabeça do parafuso, tem umas marcações (uns traços radiais eles indicam a dureza do parafuso, por exemplo: 6 traços =10.8, 8 traços= 12.8) na duvida coloque no minimo 12.8, melhor sobrar do que faltar

Daniel.Shimomoto
23/06/2012, 09:19
olhe na cabeça do parafuso, tem umas marcações (uns traços radiais eles indicam a dureza do parafuso, por exemplo: 6 traços =10.8, 8 traços= 12.8) na duvida coloque no minimo 12.8, melhor sobrar do que faltar

Os parafusos da Ranger são 10.8.

O dificil é achar esses parafusos sextavados. Uma vez que precisei só achei Allen.

Abraços!

Miguels
23/06/2012, 11:00
Os parafusos da Ranger são 10.8.

O dificil é achar esses parafusos sextavados. Uma vez que precisei só achei Allen.

Abraços!

Daniel,

Boa essa informação! Na loja de parafusos sextavados só tem aço 8.8 e os 10.8 somente Allen, mais longo um pouco (vou ter que cortar). Acho que com Allen vai ser mais dificil apertar... A ponta do parafuso é chata mesmo?

Um abraço

Edintruder
23/06/2012, 13:09
O Allen de diâmetro maior é muito bom e não estraga fácil. O difícil do allen é encontrar com rosca em todo o corpo.

Daniel.Shimomoto
23/06/2012, 14:29
Daniel,

Boa essa informação! Na loja de parafusos sextavados só tem aço 8.8 e os 10.8 somente Allen, mais longo um pouco (vou ter que cortar). Acho que com Allen vai ser mais dificil apertar... A ponta do parafuso é chata mesmo?

Um abraço

O Allen de diâmetro maior é muito bom e não estraga fácil. O difícil do allen é encontrar com rosca em todo o corpo.

Miguels

A ponta é chata mesmo e como o Edin disse dificil de achar com rosta pelo corpo inteiro.

Os 12.9 (estamos falando errado, o correto é Aço 8.8, 10.9 e 12.9 de acordo com a revista do Parafuso em REVISTA DO PARAFUSO (http://www.revistadoparafuso.com.br/v1/modelo/noticia.php?id=218)) não são tão dificeis de se achar. Para ser honesto, quando precisei eu não achei o 10.9. Somente os 8.8 e 12.9, por incrivel que pareça!

Sempre fui reticente com parafuso de cabeça Allen mas muitas pessoas me fizeram mudar de ideia com relação ao Allen, tal qual o Edintruder também comentou. O único senão fica por conta de usar um parafuso bom com um uma chave Allen de PRIMEIRA LINHA. Ai não estraga de jeito nenhum mesmo.

Abraços!

Edintruder
23/06/2012, 19:18
Sim, a chave tem que ser tão boa como o parafuso, senão estraga o parafuso no primeiro aperto que der.

BRAVOECONOVEMBER
24/06/2012, 11:45
Tai uma lição que eu aprendi... não adianta comprar ferramenta porcaria, mesmo pensando pra usar esporadicamente. Quando for usar, vai estragar a ferramenta, ou pior, alguma peça, vai passar raiva, e vai ter que arrumar mais coisas, ou, no minimo, gastar de novo, comprando uma ferramenta boa.

Miguels
24/06/2012, 19:17
De fato o aço é 10,9. Está escrito na cabeça do parafuso, e nessa especificação tem na loja de parafusos, mas com encaixe Allen, mais longo e com rosca parcial. Não estou afim de comprar mais ferramentas, assim que vou mandar cortar, tornear mais rosca e colocar. Vou fazer isso depois da viagem, quem sabe na estrada não acho esse parafuso...rs

Abraço a todos!