Ver Versão Completa : Lift 2" Tracker - Olha a M.... que deu!!!!!
Galera este é um dos meus primeiros posts. Pesquisei muito aqui e optei por comprar um Kit Lift 2" da RC4X4. Ficou muito bom visual e também na dirigibilidade. Porém depois de 1 mês instalado, olha a MERDA que deu: Não sei como, mas a extensão do amortecedor se soltou do amortecedor. Não sei como aquilo foi desenroscar!!! E não fiz nenhuma trilha depois de colocado, só estradas de chão, nada com torção do veículo. A minha sorte foi que isso aconteceu a 10km da minha casa. Aí o jeito foi ir bem devagar e com muito cuidado nos buracos e quebramolas.
Seguem fotos em anexo e aguardo opiniões de como será que isso foi acontecer.
Obs.: umas da fotos é do outro lado, pra mostrar que está bem encaixada a extensão do amortecedor.
Andre Sousa
19/06/2012, 18:48
Amigo.
Uma coisa que sempre foi dita aqui é que na traseira vai o amortecedor da Suprema (GBL 1024), com um pequeno ajuste pra cerrar parte da aba do encaixe inferior. É de grande risco os prolongadores que vêm nesses kits.
Você não vai ver ninguém defendendo o uso dessa peça. Use os amortecedores da Suprema.
Você deu sorte que a mola não pulou. Poderia ter ocorrido um grave acidente.
Sem Loção
19/06/2012, 19:31
Amigo.
Uma coisa que sempre foi dita aqui é que na traseira vai o amortecedor da Suprema (GBL 1024), com um pequeno ajuste pra cerrar parte da aba do encaixe inferior. É de grande risco os prolongadores que vêm nesses kits.
Você não vai ver ninguém defendendo o uso dessa peça. Use os amortecedores da Suprema.
Você deu sorte que a mola não pulou. Poderia ter ocorrido um grave acidente.
Concordo...
Se tem uma coisa que IMHO num aguenta é extensão de amortecedor. Ou troca por um amortecedor mais longo, ou rebaixa o suporte... na TR4 usa-se o da L200 traseiro, ou os offshox, rancho, etc.
Rapaz, concordo que usar esses extensores não é aconselhável. Mas o risco seria de quebra e não de desenroscar. Não entendo como isso pode ter acontecido. Não faz nenhum sentido, só montagem errada...mas, mesmo assim...
Sem Loção
19/06/2012, 19:34
Rapaz, concordo que usar esses extensores não é aconselhável. Mas o risco seria de quebra e não de desenroscar. Não entendo como isso pode ter acontecido. Não faz nenhum sentido, só montagem errada...mas, mesmo assim...
Pelas imagens parece que a rosca "comeu" ou espanou.... talvez montagem errada, o material não aguentou...
O problema é que pro amortecedor "sair" da extensão só com abertura máxima e mais um pouco! Se ele não pegou torção por não ter feito nenhuma trilha... não sei como conseguiu isso.
Suzukiko
19/06/2012, 20:56
Acaba com isso... mete um amortecedor de omega suprema!
Obrigado pelas respostas. Os GBL1024 foram comprados junto com o kit, porém a RC4x4 não os tinha a pronta entrega e desde então estou esperando por eles. Já cobrei os amortecedores do Rodrigo (RC4x4) algumas vezes pois também tinha um certo receio destes prologadores..... Mas tu vê, deu no deu.
E não acredito em montagem errada, pois a empresa que levei (Fernando Suspensões) é a melhor aqui de Caxias do Sul em suspensões.
Mas vou aguardar pacientemente a chegada dos GBL1024 pra tirar a Tracker da garagem.....
ja aconteceu algo semelhante comigo, só que a 150km de casa, fui embora sem amortecedor! coloca giz, destes de professor, na rosca do amortecedor, garanto que nunca mais solta!!!!
Bem, vamos lá!
O sistema de prolongador em um sistema de amortecedor, é arriscado, mais existe sim a possibilidade de uso quando montado com cuidados.
O sistema de suspensão, trabalha com impactos e excessiva vibração, mesmo não fazendo trilhas, a imperfeição do asfalto, ou o próprio desbalanceamento de um pneu causa vibração.
A vibração foi a causa da soltura do prolongador.
O que ocorreu, foi simplesmente a falta de trava na rosca, e o amortecedor foi girando e se soltando.
Se for recolocar, use trava quimica na rosca, que não terá mais esse problema.
Abraços.
Kim.
Ou talvez uma contra porca...
Sem espaço para contra porca.
Em tempo, se fosse trilha, não haveria soltado, mais sim arrancado a rosca do amortecedor de dentro da rosca fêmea, ou quebrado.
Ali, foi falta de aperto com trava mesmo, pois é difícil segurar a rosca macho, que é do lado do amortecedor, pois não há sextavado, ou qualquer encaixe para ferramentas.
De fato, não há espaço mesmo.
Essa solda química seria reversível, ou seja, daria prá mudar o amortecedor conservando os extensores?
Chegaram meus GBL1024 e já deixei lá no Fernando Suspensões pra trocar. Olhei a rosca do amortecedor e não está espanada. Só pode ter desenroscado mesmo pela trepidação. Penso eu.....
Agora preciso saber se os calços nas molas tem algum risco também ou posso ficar tranquilo com relação a eles?
jairengracia
20/06/2012, 16:23
Comigo aconteceu algo parecido. eu havia colocado o prolongador no amortecedor original e, numa trilha, peguei um buraco numa curva e senti o impacto. voltei normal para casa. Depois fui olhar e o prolongador havia entortado, parecia uma vírgula!!! troquei na hora pelo amortecedor do suprema e fiquei sussa...
Galera este é um dos meus primeiros posts. Pesquisei muito aqui e optei por comprar um Kit Lift 2" da RC4X4. Ficou muito bom visual e também na dirigibilidade. Porém depois de 1 mês instalado, olha a MERDA que deu: Não sei como, mas a extensão do amortecedor se soltou do amortecedor. Não sei como aquilo foi desenroscar!!! E não fiz nenhuma trilha depois de colocado, só estradas de chão, nada com torção do veículo. A minha sorte foi que isso aconteceu a 10km da minha casa. Aí o jeito foi ir bem devagar e com muito cuidado nos buracos e quebramolas.
Seguem fotos em anexo e aguardo opiniões de como será que isso foi acontecer.
Obs.: umas da fotos é do outro lado, pra mostrar que está bem encaixada a extensão do amortecedor.
Chegaram meus GBL1024 e já deixei lá no Fernando Suspensões pra trocar. Olhei a rosca do amortecedor e não está espanada. Só pode ter desenroscado mesmo pela trepidação. Penso eu.....
Agora preciso saber se os calços nas molas tem algum risco também ou posso ficar tranquilo com relação a eles?
Eu tenho calços nas 04 molas e nunca tive problemas. O único cuidado que tive foi com os batentes das molas traseiras que devem ser aumentados na proporção dos calços, para evitar que as mesmas saltem fora, quando muito abertas.
Mas mesmo assim penso em mais tarde colocar molas maiores, abandonando definitivamente os calços.
As Molas pra traseira da Tracker são as dianteiras do Opala anos 70 correto? ECHE 07?
Elas tem a mesma altura das originais + 2"?
Fica a mesma altura do que se tivesse o calço de 2"?
Andre Sousa
20/06/2012, 18:50
As Molas pra traseira da Tracker são as dianteiras do Opala anos 70 correto? ECHE 07?
Sao as que eu uso. Recomendo
De fato, não há espaço mesmo.
Essa solda química seria reversível, ou seja, daria prá mudar o amortecedor conservando os extensores?
Não é solda, trava química, totalmente reversível.
Existem vários tipos de dureza na trava, pode comprar desde uma trava que se solta fácil, até uma que não solte, somente com maçarico.
O link é só um exemplo
.:: Ferragens Metrofer ::. (http://www.ferragensmetrofer.com.br/detalhe_produto.php?id_produto=269)
abraços.
Kim.
Alex Style
20/06/2012, 23:53
O nome mais popular é trava rosca.
Existem 3 tipos: baixo, médio e alto torque.
Normalmente é usado nos parafusos dos bancos e dos cintos de segurança dos carros. :concordo:
gtavalanche
26/06/2012, 16:05
A trazeira vai ficar mais alta, pois além da mola ser maior do que a original mais o calço tem ainda que ela coprime menos que a original pois foram feitas para aguentar mais peso.
355649
Tenho ainda uma dúvida que o é possível quo André saiba:
Eu eu coloquei as molas com o assentamento original do opala na parte superior, na parte inferior vai direto no eixo (ferro com ferro), no meu caso a do lado direito ficou perfeita a do lado esquerdo tende a encostar no suporte da longarina, como resolver isso? Será que envolver com mangueira resolve?
355650355651
A mola original ela tem o elo superior mais fechado enquanto a do opala mantém o mesmo diâmetro dos elos inferiores o que não permite um assentamento perfeito.
355652
o uso de prolongadores é confiavel DESDE QUE BEM INSTALADO. provavelmente esse caso se soltou pq nao foi bem apertado.
eu já montei tantos kits de suspensao com prolongadores aqui que já até perdi a conta e nunca tive nenhuma reclamaçao com prolongador que soltou ou espanou rosca.
pode-se usar trava quimica na rosca p/ aumentar a segurança contra afrouxamento
obviamente quando se levanta uma suspensao ( seja atravez de calço de mola ou com molas maiores) o amortecedor DEVE acompanhar o lift. o IDEAL é trocar o amortecedore por outro maior, o problema p/ variar é CONVENCER as pessoas a fazerem isso..
o que eu eu mais ouço dos clientes aqui ao instalar kit de 2" em vitaras/Gvitaras/tracker e recomendar o uso de amortecedore de suprema é;
"aaahhhh puxa... meu amortecedor original está muito bom ainda, coloca o prolongador mesmo, daqui uns meses eu troco pelo de suprema....."
ai já sabem quando é que vao trocar néh? NUNCA.. :mrgreen:
Aconteceu isso com os alongadores pois vc devia estar com certo peso na traseira e sem o batente maior causando fim de curso, isso ocorre sim, acaba soltando, mas uma dica para todos, quando isso acontecer, remova o alongador e fixe o amortecedor mesmo original para poder chegar no destino, uma chave 14 vc resolve o problema.
abcs
em.pereira
09/04/2013, 18:31
CR!CO
e agora, depois da instalação dos novos amortecedores, acabaram os problemas?
Desde que coloquei os GBL está 100%!!!
Qualquer dúvida, estou a disposição.
em.pereira
10/04/2013, 22:17
E na suspensão dianteira, não é preciso usar alongadores nos amortecedores? Eles não quebram?
Você fez alguma destas adaptações?
5.6) Body Lift 2" adicional (itens necessários para compensar seu aumento de 5cm):
- rebaixar ~1" a fixação da caixa de direção (〠FTS 】 We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories.-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005-GV903 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005 > Grand Vitara Front Stabilizer Drop Brackets (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=651);)
- rebaixar braços prolongando os fixadores do diferencial dianteiro ~1";
- usando a barra estabilizadora, rebaixá-la tb em ~1" para não forçar/quebrar as bieletas;
- adicionar espaçador de eixo cardã;
- trocar braço articulado da direção por um maior;
- rebaixar fixação das bandejas para evitar desgaste.
Estas recomendações foram retiradas deste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro.html
carlos-godoy
12/04/2013, 10:34
Alguém mais já teve problemas deste tipo?
Giovanni Morano
13/04/2013, 11:53
eu ja tive... mandei aumentar o parafuso!
em.pereira
16/04/2013, 11:05
Desde que coloquei os GBL está 100%!!!
Qualquer dúvida, estou a disposição.
E na suspensão dianteira, não é preciso usar alongadores nos amortecedores? Eles não quebram?
Você fez alguma destas adaptações?
5.6) Body Lift 2" adicional (itens necessários para compensar seu aumento de 5cm):
- rebaixar ~1" a fixação da caixa de direção (〠FTS 】 We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories.-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005-GV903 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005 > Grand Vitara Front Stabilizer Drop Brackets
- usando a barra estabilizadora, rebaixá-la tb em ~1" para não forçar/quebrar as bieletas;
Estas recomendações foram retiradas deste tópico:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - . (http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...7-x-barro.html) (Aos poucos, mas vou começar.. Tracker 07 x Barro)
Dataguga
19/01/2014, 18:32
Olá Pessoal!
Comprei um GV 2.5 2001 e amei o carro! Coloquei o Kit 2" da RC com pneus BF 235/70/16.
Definitivamente vou trocar tudo e colocar molas e amortecedores maiores na traseira... mas e na dianteira? O que devo fazer para eliminar calços e prolongadores??? ou não há problema com a dianteira???
A Bieleta esquerda quebrou na primeira trilha, é necessário mesmo fazer todo este procedimento?
- rebaixar ~1" a fixação da caixa de direção (〠FTS 】 We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories.-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005-GV903 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005 > Grand Vitara Front Stabilizer Drop Brackets
Valeu pessoal!!