Ver Versão Completa : ENGESA da ROTA - ACIDENTE
OTTO HEITZMANN
19/06/2012, 16:10
Engesa do Gaspar - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_NAlTfM8PO0)
Bacana o resgate!
Parabéns pra galera que ajudou!
O pessoal judiou no resgate...
Coloca no chão~levanta~chão novamente...
Mais, o importante é que ninguém se machucou.
CARLOS SIQUEIRA
20/06/2012, 17:19
Kim, estavam fazendo teste de resistencia da capota de fibra da Tabatinga. Acho que aprovaram.
guilhermeabreu
20/06/2012, 22:44
O pessoal judiou no resgate...
KIM
X2
Estou vendo aqui só agora , esta no meio do resgate e já tombaram e retombaram o ENGESA já por duas vezes e estou vendo levantarem novamente para tombar de novo , já esta me dando agonia , os estragos destes tombas e destombas acho que será maior do que a própria queda , esta demorando para soltar a filmagem aqui na internet e não aguentei , tive que escrever . não sei se vou aguentar ver até o final .
Me desculpe pessoal , mas não conseguí ficar calado . Qdo tombou de lado pela primeira vez , era só ír com a mãos de trucentos homens que tinha aí e o trator só ficaria segurando para não dar o tombo para ficar de pé de uma só vez, iria abaixando ele devagar .
Reconheço tb que estando de fora , TUDO FICA MAIS FÁCIL .
Thiago Farias
20/06/2012, 22:58
o pessoal judiou no resgate...
x3 !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Renato Fraga
20/06/2012, 23:02
Puta merda, deu raiva de ver o quanto chacoalharam o carro no ar, e o tanto que deitaram ele no chão.
Faltou um pouco de conhecimento de física para içar o carro, e principalmente para colocá-lo de pé.
Me deu agonia ver o carro deitado e a máquina puxando ele sem mudar as amarras. Bastava soltar as que estavam na longarina perto do chão e arrastar que a coisa ficava bem mais fácil.
Não é criticar não, mas nessa hora é importante analisar para numa próxima situação, fazer melhor.
Abraços
hercilio.neto
20/06/2012, 23:10
Impressionante a resistência da capota
Impressionante a resistência da capota
É um Engesa!!!!
Walter da Camper
21/06/2012, 09:13
Legal saber que ainda há Engesas na Rota.
Pela quantidade de Engesas à venda na faixa dos 80K, eu achava que todos já tinham migrado para o Troller.
Léo Silva
21/06/2012, 21:22
Legal saber que ainda há Engesas na Rota.
Pela quantidade de Engesas à venda na faixa dos 80K, eu achava que todos já tinham migrado para o Troller.
viram a cara de felicidade do Igor, da pra ver os $$$$$ nos olhos dele, de quanto ele ganharia na reforma. e por falar em equipe, pelo amor de Deus, que equipe; com dois tombos dava pra desvirar o carro.
Eduardo Velo
22/06/2012, 14:25
viram a cara de felicidade do Igor, da pra ver os $$$$$ nos olhos dele, de quanto ele ganharia na reforma. e por falar em equipe, pelo amor de Deus, que equipe; com dois tombos dava pra desvirar o carro.
Pensei que só eu tinha visto que estava simples pra destombar ... e a gente nem pode falar de exeperiência , pq a maioria do pessoal faz trilha direto , talvez a visão na filmagem não seja a mesma da real ...
A Capota é forte mesmo , já vi um engesa capotar de frente e não fazer nada na capota ...
guilhermeabreu
22/06/2012, 15:59
Pensei que só eu tinha visto que estava simples pra destombar ... e a gente nem pode falar de exeperiência , pq a maioria do pessoal faz trilha direto , talvez a visão na filmagem não seja a mesma da real ...
A Capota é forte mesmo , já vi um engesa capotar de frente e não fazer nada na capota ...
ÉHHHHHH EDU
Eu achei que iria levar um monte de pedradas , mas vejo que a agonia que passei assitindo AQUILO fosse só comigo , QUE ME PERDOEM A TODOS QUE ESTAVAM LÁ , " MAS JUDIARAM MUITO DO ENGESA PARA DESVIRAR O MESMO , o próprio CAPÔ mesmo não tinha um amassado anttes do ENGESA ser desvirado , deu para ver nítido qdo o CAPÔ estava ainda aberto , os amassados foram maiores no DESVIRAR do que qdo ele capotou .
MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPAS AOS PARTICIPANTES DO RESGATE , mas é o que penso .
ABRAÇOS SENTIDOS E SOFRIDOS
RogérioNunes
22/06/2012, 17:05
Podem até ter experiência em trilhas, mas em movimentação de cargas...são 18 minutos de filmagem e fica bem explícito isso. Claro que na situação, com um monte de palpiteiros pode-se perder a linha de raciocínio e fazer essa bagunça com viatura.
Ação simples seria amarrando pelo para choque dianteiro se este for resistente ou mesmo pelo chassí sempre pela frente da viatura. Como a lança da máquina tem curso de sobra, era só erguer e depois apoiar o para choque traseiro no chão e a própria máquina faria o tombamento.
Com aquela maquina eu levava de ponta cabeça ate em casa. kkkkkkkkk
Vejam pelo lado bom: agora troca tudo por fibra.....kkkkkkkkkkkkkkkk
Francesco Carbone
26/06/2012, 16:35
Boa tarde a todos.
Eu estava presente na hora do acidente e no resgate da ENGESA. Graças a Deus ninguém se machucou.
Para os "ENGENHEIROS DE OBRAS PRONTAS", segue rápida explicação:
Realmente, quem assiste o vídeo, tem a impressão que a ação de resgate estava atrapalhada. Mas não foi isso que aconteceu.No vídeo não temos a exata noção de espaço físico para poder desvirar a ENGESA com segurança. O local era apertado e pra piorar a máquina estava posicionada bem ao lado de uma grande pedra que impedia seu movimento de rotação sobre o próprio chassi. Não existia espaço físico para reposicionar a máquina A intenção era fazer o resgate causando nenhum dano ao meio ambiente e muito menos a ENGESA. E conseguimos isso com sucesso.
Quando a ENGESA foi colocada de lado no chão, apoiamos o lado que estava danificado pelo tombamento. Os danos que aparecem no vídeo foram causados, além do tombamento, pelo fato dela ter se apioado em cima de algumas pedras na hora da queda. O capô, bem como o para lama direito também foram amassados no acidente e não no resgate , como foi dito acima.
Só para matar a curiosidade de todos, a Engesa saiu rebocada do local por motivos de segurança, pois mais a frente pudemos fazer um check-list básico e ela voltou rodando pra casa.
Após vistoria detalhada, foi constatado os seguintes danos: capô, para lamas direito, quadro de para brisas, caixa frontal dos farois lado direito, espelho retrovisor, snorkel ( parcial ) e detalhes de fibra na capota.
Acredito que assim acabam as especulações sobre a maneira certa ou errada de se fazer o resgate.
Abraços
Boa tarde a todos.
Eu estava presente na hora do acidente e no resgate da ENGESA. Graças a Deus ninguém se machucou.
Para os "ENGENHEIROS DE OBRAS PRONTAS", segue rápida explicação:
Realmente, quem assiste o vídeo, tem a impressão que a ação de resgate estava atrapalhada. Mas não foi isso que aconteceu.No vídeo não temos a exata noção de espaço físico para poder desvirar a ENGESA com segurança. O local era apertado e pra piorar a máquina estava posicionada bem ao lado de uma grande pedra que impedia seu movimento de rotação sobre o próprio chassi. Não existia espaço físico para reposicionar a máquina A intenção era fazer o resgate causando nenhum dano ao meio ambiente e muito menos a ENGESA. E conseguimos isso com sucesso.
Quando a ENGESA foi colocada de lado no chão, apoiamos o lado que estava danificado pelo tombamento. Os danos que aparecem no vídeo foram causados, além do tombamento, pelo fato dela ter se apioado em cima de algumas pedras na hora da queda. O capô, bem como o para lama direito também foram amassados no acidente e não no resgate , como foi dito acima.
Só para matar a curiosidade de todos, a Engesa saiu rebocada do local por motivos de segurança, pois mais a frente pudemos fazer um check-list básico e ela voltou rodando pra casa.
Após vistoria detalhada, foi constatado os seguintes danos: capô, para lamas direito, quadro de para brisas, caixa frontal dos farois lado direito, espelho retrovisor, snorkel ( parcial ) e detalhes de fibra na capota.
Acredito que assim acabam as especulações sobre a maneira certa ou errada de se fazer o resgate.
Abraços
Puxa Francesco!!!!!!!!!!!!!
Acabou com a alegria da galera em fazer comentários...
A discussão é válida, não somente para críticas, mais eu, por exemplo, consegui vislumbrar situações diversas de resgate.
Abraços.
Kim.
Renato Fraga
26/06/2012, 21:37
E é apontando os erros que se aprende a fazer de forma correta.
O carro foi apoiado ao solo várias vezes pelo lado previamente amassado, e também pelo lado "intacto".
Ao apoiar o carro no chão pela primeira vês, bastava ter mantido apenas as amarras que estavam na longarina que permanecia mais alta do solo, para poder arrastar e facilitar colocá-lo em pé. Se houvesse medo do carro desembestar, bastava mantê-lo engrenado, e com o auxílio de uma cinta, controlar o giro que ele daria.
Circunstância local, espaço restrito, pedras, árvores, etc etc etc realmente são empecilhos que fica difícil visualizar pelo vídeo, mas nem que voltasse de ré com a máquina mantendo o Engesa suspenso tava valendo.
Mas, erros existem para prendermos com eles...
Abraços a todos
Walter da Camper
27/06/2012, 09:39
Agora que aquelas imagens confusas foram devidamente explicadas, tudo ficou claro: O resgate foi um sucesso.
Parabéns aos envolvidos e fica aí o exemplo para todos nós que ainda temos muito a aprender.
Renato Sardinha
27/06/2012, 10:11
Aqui nesse forum só tem jipeirinho de internet, nego que não sabe nem ligar uma roda livre e vem falar merda. O resgate é nosso, e a gente faz do jeito que achar certo, e para o governo de vocês a rota 4x4 não é funilaria, para ganhar dinheiro com esse pequeno acidente
Aqui nesse forum só tem jipeirinho de internet, nego que não sabe nem ligar uma roda livre e vem falar merda. O resgate é nosso, e a gente faz do jeito que achar certo, e para o governo de vocês a rota 4x4 não é funilaria, para ganhar dinheiro com esse pequeno acidente
Cuidado com as generalizações!
Você conhece todos os membros aqui do fórum?
Não critiquei o resgate em momento algum, pois sei que uma coisa é analisar um vídeo depois de feito e outra é fazer!
Por isso, não coloque todos aqui no mesmo balaio!
Cuidado com as generalizações!
Você conhece todos os membros aqui do fórum?
Não critiquei o resgate em momento algum, pois sei que uma coisa é analisar um vídeo depois de feito e outra é fazer!
Por isso, não coloque todos aqui no mesmo balaio!
Concordo totalmente com o cavesco, se aqui no forum só possui jipeiro de internet que não sabe nem ligar a roda livre, voce tambem é um certo? porque voce esta aqui.
Vendo o video nao da para ter o exato espaço que se tem la, e nem as condições fisicas do local.
Vi o video e só iria opniar se eu tivesse la no local mas não estava, por isso não generalize dizendo isso pois voce não conheçe todos do forum.
Renato Fraga
27/06/2012, 14:51
Certas observações são pertinentes, independente das condições locais.
Ao publicar o vídeo, isso tudo era de se esperar !!!!!!!
Basta haver humildade para aprender com tudo o que ocorre em nossas vidas, afinal, ninguém é dono da verdade e da razão.
jeferson
27/06/2012, 17:00
Desnecessário esse comentário!!!!!
Eduardo Velo
27/06/2012, 18:55
Se a gente for ver o que tem no vídeo , como totalmente leigo , como se fosse mesmo JI ( jipeiro de internet ) vamos questionar algumas coisas interessantes ...
O Trator de esteira na trilha acaba chamando bastante atenção , não é sempre que se vê um bixo desses pra tirar jipe capotado de trilha , mas o cara até que teve muita habilidade pra tirar e colocar no chão a 1a vez , depois aquele sobe e desce poderia servir como propaganda da capota de fibra e a funeca meia boca no paralama feita com o guincho tb serve como propaganda da chapa da carroceria ... rs
Como ja disse antes na filmagem a impressão é de ser mais fácil , ja destombei muitos jipes de amigos , aqui do FORUM inclusive , é bem complicado destombar e conseguir colocar de volta pra andar sem causar mais danos estando em ribanceira ... , os danos foram poucos , tanto que ele voltou sem ser rebocado ...
O mais interessante mesmo é que os JIs ( Jipeiros de internet ) vão achar que vai ter sempre um bixo de esteira pra tirar o jipe qdo capotar na trilha ... rsrs ...
Eu sou um jipeiro de shoping!
Meu jipe tem AC, DH, bancos de couro, vidro, trava e retrovisor elétrico, coluna escamoteável, em projeto um ar quente.
Bloqueio, motorzão!
É uma pena que o shoping daqui o jipe não entra.
Vamos para o supermercado então, com 2,30mt de altura!!!!
Balanço todas as plaquinhas e passo a antena nas lâmpadas!!!
Bão di mais!
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
27/06/2012, 20:54
CARO RENATO SARDINHA
Vc foi infeliz com este comentário , assim como o LÉO SILVA fez este comentário : " viram a cara de felicidade do Igor, da pra ver os $$$$$ nos olhos dele, de quanto ele ganharia na reforma. e por falar em equipe, pelo amor de Deus, que equipe; com dois tombos dava pra desvirar o carro. "
Não ficou bem nem um nem o outro , acho que eu fui o que iniciou o relato da agonia mais detalhada deste resgate , mas no final fui bem claro dizendo que : " Reconheço tb que estando de fora , TUDO FICA MAIS FÁCIL . "
Agora não consigo me colocar em qual categoria de jipeiro eu fico , mas não me importo se vc quis dizer que eu sou jipeiro de internet , pois vc esta aborrecido com os comentários e vc vivenciou a situação , acredito que ninguem queria fazer da maneira que prejudicasse o ENGESA de propósito , na realidade o propósito era resgatar com o MENOR PREJUÍZO POSSÍVEL , TENHO CERTEZA DISTO .
Caro RENATO SARDINHA , peço desculpas se meu comentário te irritou , mas foi o que sentí , pois parecia que o ENGESA era o meu , e fiquei muito agoniado mesmo de coração .
Só para ilustrar um pouco , com todo conhecimento que tenho , qdo me deparei com a SW4 com a turbina disparada , fiquei sem ação , o que fiz foi : colocar em ponto morto e estacionar e retirar a mangueira de alimentação do díesel e o motor continuou a funcionar com a turbina disparada , DEPOIS DO ACONTECIDO QUE PUDE RACIOCINAR COM CALAM , ERA SÓ TER PISADO NO FREIO E FEITO O CARRO PARAR OU TAMPAR A ENTRADA DE AR , " mas não o fiz na hora " , da um branco mesmo na cabela da pessoa ou pessoas em situações críticas .
Já passou e como já foi falado aqui , o que se coloca na internet é passivel de comentários de todos os tipos .
Quero que fique claro é que meu comentário não foi depreciativo e sim de sofrimento e agonia que passei , e comentário no sentido positivo para que em próximos acontecimentos possamos agir de uma forma que judie menos dos carros .
ABRAÇO .
Davi Gonçalves
29/06/2012, 11:43
Falar é muito fácil, pq ao invés de ficar criticando não fazem uma vaquinha p recuperar a engesa, se estão com tanta pena.
Foi a decisão do dono dela tirar assim, e esse Forum esta cada dia mais desanimador por isso, é só paulada e nada construtivo ou algo q valha a pena perder o tempo em ler, conteúdo zero, chutometro e corneteiros a mil, veja se os q eram experts coisa de 4 anos atras freqeuntam aqui, não frequentam pois são todos engenheiros mecanicos querendo discutir.
Não iria comentar, mas acho q foi bem dito, tem mais jeepeiro de internet e aqueles pseudojeepeiros do q os verdadeiros jeepeiros. cade o companheirismo? Cade a solidariedade?
O certo desse tópico seria ele ser excluido p evitar mais bate boca por besteira.
Abraço
guilhermeabreu
29/06/2012, 15:36
Falar é muito fácil, pq ao invés de ficar criticando não fazem uma vaquinha p recuperar a engesa, se estão com tanta pena.
Foi a decisão do dono dela tirar assim, e esse Forum esta cada dia mais desanimador por isso, é só paulada e nada construtivo ou algo q valha a pena perder o tempo em ler, conteúdo zero, chutometro e corneteiros a mil, veja se os q eram experts coisa de 4 anos atras freqeuntam aqui, não frequentam pois são todos engenheiros mecanicos querendo discutir.
Não iria comentar, mas acho q foi bem dito, tem mais jeepeiro de internet e aqueles pseudojeepeiros do q os verdadeiros jeepeiros. cade o companheirismo? Cade a solidariedade?
O certo desse tópico seria ele ser excluido p evitar mais bate boca por besteira.
Abraço
DAVI GOSNÇALVES
Muito obrigado pelos elogios pela parte que me toca , VALEU MESMO .
FORTE ABRAÇO
Tudo ficará melhor se cada um respeitar a opinião do próximo.. então galera Paz e Amor nos corações!
Abraços,
JORGE DELMANTO
29/06/2012, 21:01
Srs,
Nao vi o video, mas vi a situacao q a engesa se encontrava, pois fui ate la dar um apoio.
Havia muitos amigos com experiencia de sobra no local...se desse para desvirar de outro modo, podem ter certeza q seria feito.
Todos curtem 4x4 e entre nos, os jipes dos amigos da equipe sao tratados como se fossem nossos.
Minha opiniao: esse tipo de acidente, batidas, etc, nao deviam ser exposto na internet...a nao ser pelo dono.
Nao sei se foi ele q postou, mas se foi, cagou.....propaganda negativa dele e do carro.
Se nao foi, quem fez tb cagou....achou engracado uma coisa q certamente doi em quem ama jipes...
Como dizem, Pimentum anus outrem, refrescus est
Ab
Jorge
Claudio Maggioni
29/06/2012, 21:33
Srs,
Nao vi o video, mas vi a situacao q a engesa se encontrava, pois fui ate la dar um apoio.
Havia muitos amigos com experiencia de sobra no local...se desse para desvirar de outro modo, podem ter certeza q seria feito.
Todos curtem 4x4 e entre nos, os jipes dos amigos da equipe sao tratados como se fossem nossos.
Minha opiniao: esse tipo de acidente, batidas, etc, nao deviam ser exposto na internet...a nao ser pelo dono.
Nao sei se foi ele q postou, mas se foi, cagou.....propaganda negativa dele e do carro.
Se nao foi, quem fez tb cagou....achou engracado uma coisa q certamente doi em quem ama jipes...
Ab
Jorge
Pra mim o resgate foi perfeito, só faltaram 2 coisas: O Inacio e o Cesar!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk
Abraços ao pessoal da Rota4x4!!!!
Davi Gonçalves
29/06/2012, 21:56
Concordo com tudo Jorge...
Só acho q um vídeo q foi colocado em uma pagina de amigos para ver o trabalho q foi dado não deveria ter sido exposto e taxado como foi....
É muito fácil falar, e todo mundo sabe quem é jeepeiro do bem e jeepeiro de internet...
Tem mtos q postam abobrinhas p ter N postagens p se dizer "expert" no forum...
Isso cansa, ja foi tirado o jeep não adianta criticar, como o Jorge disse, não tinha nó cego la, apesar de ser td uns maledetos são todos jeepeiros e q sabem o q esta sendo feito.
O comentario a respeito do Igor não vou nem comentar, totalmente infeliz....
Resumindo Da Nojooooooooo alguns comentarios....
Só quem ja andou e anda com o pessoal da rota sabe da união desse grupo (tirando as mariquinhas kkkk)
Srs,
Ab
Jorge
Eduardo Velo
01/07/2012, 09:37
Entendo que a maior parte da discórdia é qto ao modo de tirar a vtr do local ... mas achei mais interessante mesmo a integridade da vtr e como não tem ninguém ferido , td acabou bem ...
O Pan , aqui do Forum , capotou algumas vzs em VdM e foi parar 50 m abaixo numa ribanceira super íngreme , conseguimos resgatar ele só com o ombro deslocado , usamos uma maca improvisada e mais de 01:00h pra tirar ... depois o Marcão que tb é aqui do Forum foi resgatar o Marruá , que estava com alguns amassados , mas veio rodando pra Sampa tb sem nenhum problema ... esse Marruá está agora com o ele ...
Fiquei mais impressionado com a força da vtr que com o resgate , mesmo sendo com um bixo de esteira que é bem difícil de ver participar de um resgate desses ... poucos carros podem ser apoiados pelo teto sem nenhum dano ...
Francesco Carbone
03/07/2012, 09:01
Fala claudião......blz??????
Olha vc querendo apagar o fogo com gasolina pódium.......kkkkkkkkkk
aquilo já passou........já era........
Precisamos marcar uma trilha aí em indaiatuba, heim??????
Claudio Maggioni
03/07/2012, 10:03
Fala claudião......blz??????
Olha vc querendo apagar o fogo com gasolina pódium.......kkkkkkkkkk
aquilo já passou........já era........
Precisamos marcar uma trilha aí em indaiatuba, heim??????
Com certeza!!! Foi só pra quebrar o gelo !!!! Kkkkkk... Quanto a trilha vamos marcar sim, só estou dando uma ajeitada na viatura e assim que tiver ok, a gente marca!!!! Tem uma fazenda que a gente anda aki que é show!!!
Abracos
Pra mim o resgate foi perfeito, só faltaram 2 coisas: O Inacio e o Cesar!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk
Abraços ao pessoal da Rota4x4!!!
:angel: OPA!!!! ESCUTEI ME CHAMANDO PERDI ALGO??????