Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 2.5 muito esperta com bomba injetora da 2.8 ps

HENRY DAVIS
19/06/2012, 09:30
bom dia á todos...

Após seguir as instruções dos doutores do diesel do nosso forum, instalei a injetora da 2.8 ps na minha 2.5... Ficou muito boa, apesar de ainda estar com todos os lacres intactos (optei em fazer uma viagem de 800 km para depois regular o débito) e com os bicos originais da 2.5, foi surpreendente a melhora em retomada e velocidade final. Ela deu na reta, 180 km/h cravados de limite! Andei assim por mais ou menos uns 5 minutos... Quando parei num posto proximo para abastecer, estava saindo uma fumaça da roda quente da turbina, ou seja, vazou um pouco de oleo devido ao esforço e com o calor, saía a fumaça fedorenta de oleo queimado, ao ponto de entrar para cabine e ter que guinchar... Ao chegar na oficina, apos andar e andar nela, o mecanico nao encontrou nada de errado e nem o vazamento maldito rsrs estou andando nela normalmente, turbina funcionando bem... O que pode ter acontecido? Será que vai vazar de novo quando pegar estrada? Será que foi apenas por ter andando no limite dela??? De resto, ela está ótima, sem alterações no consumo, mas muito mais ligeira, pretendo regular esse fds o débito com aperto de 2 voltinhas.... Valeu edintruder pelas dicas e ve oq vc acha da minha turbina que ta me deixando receioso de viajar rsrs...

Brax!

lcdalzoc
19/06/2012, 10:04
Muito bom Henry.

Quando vc quiser dar mais um upgrade, coloque os bicos injetores da Rasch Motoren. Aí vc vai ver esse motorzinho se transformar.

Na minha Jabiraca tenho esses bicos Rasch, mais o LDA de maior curso e a BI continua original, apenas com maior débito. Mesmo com os pneus VJ-910 que provocam grande arrasto, anda que é uma beleza.

Abraço,
Leonardo

HENRY DAVIS
19/06/2012, 10:40
pois é leonardo, os bicos terão que esperar um pouco por conta de grana e nescessidade de pneus... Mas acho que vou colocar os bicos da 2.8 ps tbm que ja da uma luz a mais e ja melhora bem o rendimento em conjunto com a bomba da 2.8 ps... Mas oq está me preocupando é a turbina... Essa fumaça por conta de oleo na roda quente me deixou na mao a ponto de guinchar... Vazou perto de um parafuso onde sai um caninho de oleo... Mas acho que só pegando estrada e andando num ritmo mais forte para ver se ocorre o problema de novo... To num medo de levar num posto de turbina e ter que gastar rsrsrs

Pequeno jr
19/06/2012, 11:09
Henry,

Por alto. Qto você gastou com a compra da BI?

HENRY DAVIS
19/06/2012, 11:19
brother foi um achado... O rapaz bombista queria 1700 a vista... Mas morreu nos 1500 na grana uma em cima da outra... Com um serviço muito caprichado de revisao de came e arrastador... Todos os lacres bonitinhos e garantia de 6 meses a partir da montagem... Sem contar que ele ainda está me dando assistencia no sentido de regulagens de ponto e bomba injetora.... Mas foi isso aí, 1500 na grana!

Pequeno jr
19/06/2012, 11:21
brother foi um achado... O rapaz bombista queria 1700 a vista... Mas morreu nos 1500 na grana uma em cima da outra... Com um serviço muito caprichado de revisao de came e arrastador... Todos os lacres bonitinhos e garantia de 6 meses a partir da montagem... Sem contar que ele ainda está me dando assistencia no sentido de regulagens de ponto e bomba injetora.... Mas foi isso aí, 1500 na grana!

Coloca as mãos para o céu .... esse foi achado mesmo ... procurei uma época e só conseguia na casa de R$ 2000,00 pra cima, sem contar que ninguém queria fazer a base de troca na minha da 2.5

Edintruder
19/06/2012, 11:41
Henry,
Em relação à turbina, não dá bola para isso. Apenas de vez em quando dá uma olhada se aparece algum vazamento na volta dela. Outra coisa, nesse regime a carcaça quente fica incandescente, e começa a derreter um monte de coisa na sua volta, e se ela estava suja de óleo é possível de ter saído fumaça por esse motivo.
Então não dá muita bola para isso e segue a vida, pois esse motor é muito melhor e resistente do que muitos imaginam, mas em uso normal mantém abaixo dos 3500rpm o máximo possível. Por pouco tempo ele suporta tranquilo até 4500rpm sem quebras.
Vai pesquisando pelos bicos da 2.8, que dá um UP um pouco melhor também. De vez em quando aparece alguém vendendo de barbada.

zoega
19/06/2012, 11:43
Muito bom Henry.

Quando vc quiser dar mais um upgrade, coloque os bicos injetores da Rasch Motoren. Aí vc vai ver esse motorzinho se transformar.

Na minha Jabiraca tenho esses bicos Rasch, mais o LDA de maior curso e a BI continua original, apenas com maior débito. Mesmo com os pneus VJ-910 que provocam grande arrasto, anda que é uma beleza.

Abraço,
Leonardo
Quanto custam esses bicos Leonardo?

Abs.

HENRY DAVIS
19/06/2012, 11:57
pois é mano véio.... Ela andou no limite por uns 5 minutos... Aí por conta do oleo que merejou ela tbm pegou um pouco de fogo naquela manta termica rsrs parei pra ver a fumaça e tinha uma xaminha, tive que usar extintor pra vc ter uma ideia rsrs eu vou dar uma pescada esse fds proximo aqui perto uns 100 km e vou ver oq acontece... Nao vou alisar nao, preciso ter certeza que nao vai acontecer de novo... Só nao vou por o limite, mas o regime será variado pra ter certeza que nao vai vazar de novo!

Edintruder
19/06/2012, 13:01
Nesse caso, tu dá pau e alivia de novo para esfriar tudo antes de parar de vez. Enquanto tá andando o ar refrigera muito, porém o problema é parar direto e desligar o motor, pois o calor da turbina e coletor de escapamento é muito maior do que o resto do motor, e pode gerar trincas no cabeçote e botar fogo em algo. Sempre que andas em rodovias ou forçar forte um motor turbodiesel, deixa ele trabalhar por alguns minutos antes de desligar para reduzir a temperatura. Essa paradinha em posto de estrada é a maior causa de trincas no cabeçote das Hilux SW4 3.0 de 97 a 99.

HENRY DAVIS
19/06/2012, 16:11
valeu edintruder, mais uma vez aprendendo... Vou fazer a regulagem de débito dela e dar uma boa andada e ver como está. Estou vendo se consigo os bicos da 2.8 ps e logo estarei postando como ela ficou, mas desde ja sinto a melhora de ganho e tempo de retomada com essa nova bomba injetora e se Deus quiser, vai melhorar um pouquinho mais!

Por enquanto mais uma vez, obrigado pelas dicas!

HENRY DAVIS
26/06/2012, 09:42
eae edintruder, tudo na paz? Esse fds passado fiz uma viagem na ranger, 400 km de ida e 400 km de volta... Antes dei apenas um pequeno aperto no parafuso que sai um cano onde passa oleo na roda quente da turbina, e peguei a estrada. No inicio fui meio com medo, mas depois de 100 km rodados parei e olhei pra ver se vazava o oleo fedorento, mas graças á deus n saiu nadinha e pude seguir tranquilo... Andando numa media de 130 km/h... Ficou muito boa e ainda nao fiz nenhuma regulagem de débito ou pressão de bomba. Espero que ela me de um sussego de oficina por uns tempos rsrsrs
brax e mais uma vez obrigado pelas dicas!

Sgustavoneri
22/01/2016, 09:33
Bom dia a todos, amigo, sei que o tópico é antigo, mas devo perguntar mesmo assim, como ficou a relação de consumo desta alteração?

Att,

Gustavo

Edintruder
22/01/2016, 13:52
Gustavo, a relação de consumo é diretamente proporcional à qualidade de injeção. O consumo em uso normal fica inalterado pois o rpm depende do volume do diesel injetado, então, se para manter 80km/h o motor queima 10ml por volta, no mesmo motor o consumo será o mesmo. O que muda é na condição de "pé em baixo". Nessa modalidade se a bomba original injeta 16ml por injetor, com a bomba da 2.8 que é maior consegue injetar cerca de 19ml. Mas o consumo em uso igual ao que era feito antes da alteração fica inalterado.

O que pode ocorrer é que se os bicos estiverem melhores, a qualidade da injeção aumenta e o consumo se reduz.

Francisco Casal
22/01/2016, 23:43
Mto interessante essa idéia da bomba do 2.8. Se eu aumentar o débito da minha ranger 2.5 posso ter problemas de durabilidade no motor?? Tendo em vista que ele já tem 190 mil km. Ela faz um pouco de fumaça em segunda marcha mas é cinza mal se ve pelo retrovisor e tem que esticar acima de 3000 rpm, o débito deve estar um pouco fechado.

Edintruder
23/01/2016, 00:03
Pode abrir sem medo. Não é o débito que detona o motor, mas sim a falta de zelo com trocas de óleo. Com débito aberto evita pisar fundo abaixo dos 1500rpm.

Francisco Casal
24/01/2016, 11:24
Vlw Edintruder. Eu não piso fundo no acelerador abaixo dos 1500 rpm nem como ela está, não gosto de forçar o carro em baixas rotações!!

Sgustavoneri
19/02/2016, 10:19
Gustavo, a relação de consumo é diretamente proporcional à qualidade de injeção. O consumo em uso normal fica inalterado pois o rpm depende do volume do diesel injetado, então, se para manter 80km/h o motor queima 10ml por volta, no mesmo motor o consumo será o mesmo. O que muda é na condição de "pé em baixo". Nessa modalidade se a bomba original injeta 16ml por injetor, com a bomba da 2.8 que é maior consegue injetar cerca de 19ml. Mas o consumo em uso igual ao que era feito antes da alteração fica inalterado.

O que pode ocorrer é que se os bicos estiverem melhores, a qualidade da injeção aumenta e o consumo se reduz.

Ahh entendi, eu sou meio novo no ramo do diesel, mas pelo que tenho visto, no fim das contas tudo se resume ao condutor mesmo, muito obrigado pelas informações.

Edintruder
20/02/2016, 00:00
É isso mesmo. A pecinha atrás do volante é que determina a durabilidade do conjunto. Fazer fumaça preta é sempre ruim para o motor. Para se livrar de um motoqueiro com farol alto no retrovisor ou para punir outros motoristas é sempre legal, mas para o motor nem tanto. Brincar de fazer fumaça uma vez ou outra não estraga nada, mas andar continuamente nessa condição é o problema. Se a troca de óleo é feita a cada 7.000km, se andar fazendo muita fumaça pela forma de condução mais agressiva, o ideal é fazer a troca a cada 5 ou 6.000km. Dessa forma se elimina problemas de lubrificante com excesso de contaminação por material particulado da fuligem assim como resíduos de diesel.

Sgustavoneri
31/03/2016, 08:29
Edin, estou atras da bendita bomba da 2.8, encontrei uma em Sta. Cruz do Sul, mas o dono da revenda disse que existem 2 tipos, sendo uma mecânica e outra eletrônica, no caso, a que se adapta à Ranger 2.5 seria a mecânica, certo?

rfdex
31/03/2016, 09:10
Exatamente.

Sgustavoneri
31/03/2016, 11:41
humm, blz brigadão.

dodger 4x4
31/03/2016, 14:46
Olá prezados, estou iniciando tambem no mundo do Diesel.

Vocês sabem indicar qual seria a melhor LDA para colocar no MWM 2.5?

Comprei uma Discovery 1 a pouco tempo e agora esta na hora de dar aquela preparada
Obrigado

Edintruder
01/04/2016, 14:29
Amigo, se esse motor é turbinado original a bomba já possui a LDA. No caso é um Maxion 2.5, correto? Virou MWM depois de 2002 e International a partir de 2005.

Sgustavoneri
08/07/2016, 12:40
Bom dia minha gente!

Finalmente troquei a BI conforme a sugestão do pessoal, da forma que foi instalada não senti diferença nenhuma, ela crava nos 140 km/h, e dali pra frente até passa, mas é com muito sacrifício, eu li nos tópicos que é bom dar uma abridinha no débito, isso da pra ser feito por mim mesmo? Eu sei que é aquele parafuso de fenda horizontal com contraporca, mas tem algum pulo do gato?
Aproveitando o ensejo, tem alguma forma de constatar que a Bomba é da 2.8 mesmo? , não sei se ajuda a identificar, tirei uma foto de cada lado, mas como por fora é a mesma coisa... qualquer dica, fico muito grato. :)

532190 532191

Edintruder
08/07/2016, 13:32
Gustavo, visualmente realmente são iguais. Mudam algumas peças internas.

Pra abrir o débito é isso mesmo que falasses. è bom também colocar um manômetro para acompanhar a pressão da turbina.

Mais um detalhe, os bicos injetores ruins também fazem a picape render pouco, mesmo com bomba boa.

Sgustavoneri
15/07/2016, 10:14
Gustavo, visualmente realmente são iguais. Mudam algumas peças internas.

Pra abrir o débito é isso mesmo que falasses. è bom também colocar um manômetro para acompanhar a pressão da turbina.

Mais um detalhe, os bicos injetores ruins também fazem a picape render pouco, mesmo com bomba boa.

Ed, pois então, segundo o mecânico meus bicos ainda estão bons, mas lendo outros tópicos aqui me levantou uma lebre:

Acho que o problema pode estar na regulagem, uma vez que ela veio preparada para a instalação de bicos novos, assim sendo, pela minha lógica ela está injetando menos diesel que o necessário, já que os bicos novos gerariam mais pressão, será que isto procede?
Fiquei meio receoso em mexer na bomba depois de um pequeno grande susto, fiz uma viagenzinha pra Porto Alegre, e fiquei sem diesel em plena Av. da Legalidade no trânsito das 18 horas, chamei o guincho e trouxe ela para Camaquã, atorando agulha de medo de ser na bendita bomba, mas ontem tive o veredicto: o dreno do filtro de óleo foi mal apertado, com a vibração do motor a lata externa do filtro acabou decapitando ele, enfim, dos males o menor, vou aproveitar o fim de semana pra apertar o parafuso, vou começar com uma volta só, se fumacear muito, será que resolve aumentar um pouco a pressão do turbo?

Edintruder
16/07/2016, 09:23
Qual é a pressão que está chegando hoje na admissão?

Sgustavoneri
18/07/2016, 08:34
Qual é a pressão que está chegando hoje na admissão?

Olá Ed, não sei, não cheguei a medir nada.

No entanto, depois de muito sacrifício e alguns dedos ralados, consegui afastar um pouco o anel de metal que segura o parafuso do débito da bomba, o suficiente para dar meia volta, rapaz, que felicidade :D:D:D a bichinha ganhou torque, e está chegando a pouco mais de 160 km/h, sem soltar quase nada de fumo negro, apenas a rotação que ficou um pouco acelereada, em volta de 1100 rpm, será que isso gera algum problema?

No mais muito obrigado pelas dicas, me ajudaram muito. =D

Edintruder
18/07/2016, 17:08
Bom saber. Mas coloca um manômetro de turbo. Evita subir a WG além de 1,3bar pois começa a dar restrição.

Sgustavoneri
19/07/2016, 09:10
hummm, não sabia dessa da Waste gate, o que poderia ocasionar se a pressão estiver muito elevada?

mfdomingues
19/07/2016, 10:07
hummm, não sabia dessa da Waste gate, o que poderia ocasionar se a pressão estiver muito elevada?

Como ficou a temperatura do motor agora que está despejando mais combustível na admissão?

Entendo que se a pressão da turbina estiver muito elevada você vai forçar o conjunto rotativo podendo ocasionar fadigas prematuras.

Quando abrir a minha para fazer um testes (1,5 bar) pisei fundo o giro subiu rápido, mas, o escapamento (que no projeto é pequeno para o motor e esta meio obstruído devido a anos de queima de óleo pelo antigo e porco proprietário) não suportou a vasão e a turbina babou óleo sobre a caixa quente, pensa no cheiro de óleo queimado no motor? Tem gente que fez o mesmo e teve principio de incêndio na turbina.

Sgustavoneri
19/07/2016, 11:36
Como ficou a temperatura do motor agora que está despejando mais combustível na admissão?

Entendo que se a pressão da turbina estiver muito elevada você vai forçar o conjunto rotativo podendo ocasionar fadigas prematuras.

Quando abrir a minha para fazer um testes (1,5 bar) pisei fundo o giro subiu rápido, mas, o escapamento (que no projeto é pequeno para o motor e esta meio obstruído devido a anos de queima de óleo pelo antigo e porco proprietário) não suportou a vasão e a turbina babou óleo sobre a caixa quente, pensa no cheiro de óleo queimado no motor? Tem gente que fez o mesmo e teve principio de incêndio na turbina.

Então, pelo visto a temperatura permaneceu a mesma, (desconto por causa do inverno) eu dei umas aceleradas fortes com ela parada até 4000 e poucos RPM e não fez nada, não vazou nenhum óleo tudo normal, eu percebi apenas que quando o motor força (ex. pisar fundo em segunda ao passar por uma lombada) ela solta fumaça preta, mas já vi casos piores. Aproveitando essa questão do escapamento sub-dimensionado da ranger, será que influi alguma coisa instalar um "diretão"? pra fazer alguma diferença teria que se alterar ele inteiro, ou seja, desde a saída do motor, estou certo?

mfdomingues
20/07/2016, 10:00
Então, pelo visto a temperatura permaneceu a mesma, (desconto por causa do inverno) eu dei umas aceleradas fortes com ela parada até 4000 e poucos RPM e não fez nada, não vazou nenhum óleo tudo normal, eu percebi apenas que quando o motor força (ex. pisar fundo em segunda ao passar por uma lombada) ela solta fumaça preta, mas já vi casos piores. Aproveitando essa questão do escapamento sub-dimensionado da ranger, será que influi alguma coisa instalar um "diretão"? pra fazer alguma diferença teria que se alterar ele inteiro, ou seja, desde a saída do motor, estou certo?

Bom dia, o "tucho" de fumaçada quando pisa fundo deve ser considerado normal, salvo proporções. Bomba mecânica solta mais fumaça que bomba eletrônica é fato, mas, vá observando.

Quanto escamento subdimensionado da ranger, bom, talvez não me fiz entender, mas, a minha viatura não é uma ranger e a minha sim, tem o escapamento um puco estreito, mas, o meu em particular esta mais obstruído visto que a minha queimava muito óleo quando peguei e é ainda é original ano 2001.

O "diretão" depende muito do que se espera, veja, sem o abafador e catalisador, o motor vai ficar totalmente livre, ou seja, vai perder um pouco na saída, quando o motor necessita ter compressão para ganhar torque e vai ganhar no final, uma vez que não vai ficar sufocado, mas, você vai gostar do ronco? Pensa que em uma estrada o negócio pode irritar.

Sim, se for trocar tem que substituir ele todo, há quem diga inclusive para retrabalhar o coletor, mas acho um gasto alto para poucos CVs que irá ganhar.

Sgustavoneri
21/07/2016, 11:48
Bom dia, o "tucho" de fumaçada quando pisa fundo deve ser considerado normal, salvo proporções. Bomba mecânica solta mais fumaça que bomba eletrônica é fato, mas, vá observando.

Quanto escamento subdimensionado da ranger, bom, talvez não me fiz entender, mas, a minha viatura não é uma ranger e a minha sim, tem o escapamento um puco estreito, mas, o meu em particular esta mais obstruído visto que a minha queimava muito óleo quando peguei e é ainda é original ano 2001.

O "diretão" depende muito do que se espera, veja, sem o abafador e catalisador, o motor vai ficar totalmente livre, ou seja, vai perder um pouco na saída, quando o motor necessita ter compressão para ganhar torque e vai ganhar no final, uma vez que não vai ficar sufocado, mas, você vai gostar do ronco? Pensa que em uma estrada o negócio pode irritar.

Sim, se for trocar tem que substituir ele todo, há quem diga inclusive para retrabalhar o coletor, mas acho um gasto alto para poucos CVs que irá ganhar.

Foi o que imaginei, é que já vi um monte de "entendido" modificando gorsseiramente o escapamento, alegando que é pra desafogar a vasão, no entanto, tudo o que fazem é arrancar do catalisador pra trás, sem alterar a medida que sai do motor, nunca consegui entender a lógica disso, a não ser pra engrossar o ronco, mas daí é questão de gosto mesmo, não de física.
No mais, já percebi que minha relação com a Ranger tende a ser como um casamento mesmo, hora amando, hora querendo mandar ela pro Iraque kkkkk

PS. Gostei do PzKpfw