munhoz_duarte
18/06/2012, 21:45
Olá pessoal,
Apesar de acompanhar o fórum a algum tempo é a primeira vez que posto por aqui.
Sou de Curitiba-PR e possuo uma WJ Laredo 4.0 ano 2000.
O carro está com 165.000 Km e na época da compra, foi avaliado pelo Sandro (Dr. Chrysler) e aprovado! rs...
Pois bem, dias atrás, ao sair de meu trabalho, quando comecei a subir uma leve ladeira, ouvi uns estalos metálicos que pareciam vir da suspensão. Ao término do trecho de subida, peguei uma descida na qual não ouvi barulho algum e em seguida uma nova subida, mais íngreme. Desta vez os estalos eram mais pronunciados, e aumentavam conforme eu aumentava a velocidade. Parei o carro e verifiquei se não havia nada enroscado nas rodas, dei uma examinada geral, mas era noite e estava chovendo pra caramba. Como não constatei nada, segui meu percurso (aprox. 25 km de rodovia) e não notei mais barulho algum. No dia seguinte, fui até o mecânico que faz a manutenção de meus carros e não constatamos nada (rodamos inclusive em 4x4Lo).
Passados alguns dias, novamente ouvi os estalos, desta vez em piso plano... rodei cerca de 10 Km (novamente na chuva) e no dia seguinte: nada!
Fui em uma oficina especializada em 4x4, o mecânico examinou, rodou com o carro, deitou embaixo e nada!!! rs....
Me questionou se o ruído não partia do diferencial traseiro, mas expliquei que são estalos e que partem da dianteira (ou do meio) do carro, mas não da traseira.
Hoje, passada uma semana, rodei cerca de 30 Km e fiquei um tempo parado, ao sair, o carro novamente apresentou tais estalos. Percebi que ao tracionar ele estala, em velocidade constante o barulho para, mas se tirar o pé do acelerador começa a fazer uma barulho semelhante a corrente de bicicleta quanto está solta. Coincidência ou não, estava chovendo!
Devido aos sintomas, suspeito de corrente da caixa de transferência, porém não tenho certeza, pois o barulho não é constante e não consegui verificar de onde vem.
Peço a ajuda dos companheiros, pois já li vários tópicos a respeito, mas não consegui chegar a alguma conclusão. Outro detalhe é que já verifiquei no Chrysler Direct Parts e no Rockauto e não consigo encontrar a corrente para venda (transfer case chain). Ou estou bobeando ou realmente não tem a corrente para vender nestes dois sites. Só encontrei no e-bay (porém não conheço o vendedor) e no mercado livre, onde o preço é proibitivo.
Peço aos amigos dicas de como diagnosticar o problema com a corrente da T-case ou sugestão do que mais verificar. Caso alguém já tenha trocado a corrente, me indique onde encontrou, valores, mão de obra, etc... para eu ter alguma referência.
De antemão agradeço por todas as dicas!
Abraço
Paulo
Apesar de acompanhar o fórum a algum tempo é a primeira vez que posto por aqui.
Sou de Curitiba-PR e possuo uma WJ Laredo 4.0 ano 2000.
O carro está com 165.000 Km e na época da compra, foi avaliado pelo Sandro (Dr. Chrysler) e aprovado! rs...
Pois bem, dias atrás, ao sair de meu trabalho, quando comecei a subir uma leve ladeira, ouvi uns estalos metálicos que pareciam vir da suspensão. Ao término do trecho de subida, peguei uma descida na qual não ouvi barulho algum e em seguida uma nova subida, mais íngreme. Desta vez os estalos eram mais pronunciados, e aumentavam conforme eu aumentava a velocidade. Parei o carro e verifiquei se não havia nada enroscado nas rodas, dei uma examinada geral, mas era noite e estava chovendo pra caramba. Como não constatei nada, segui meu percurso (aprox. 25 km de rodovia) e não notei mais barulho algum. No dia seguinte, fui até o mecânico que faz a manutenção de meus carros e não constatamos nada (rodamos inclusive em 4x4Lo).
Passados alguns dias, novamente ouvi os estalos, desta vez em piso plano... rodei cerca de 10 Km (novamente na chuva) e no dia seguinte: nada!
Fui em uma oficina especializada em 4x4, o mecânico examinou, rodou com o carro, deitou embaixo e nada!!! rs....
Me questionou se o ruído não partia do diferencial traseiro, mas expliquei que são estalos e que partem da dianteira (ou do meio) do carro, mas não da traseira.
Hoje, passada uma semana, rodei cerca de 30 Km e fiquei um tempo parado, ao sair, o carro novamente apresentou tais estalos. Percebi que ao tracionar ele estala, em velocidade constante o barulho para, mas se tirar o pé do acelerador começa a fazer uma barulho semelhante a corrente de bicicleta quanto está solta. Coincidência ou não, estava chovendo!
Devido aos sintomas, suspeito de corrente da caixa de transferência, porém não tenho certeza, pois o barulho não é constante e não consegui verificar de onde vem.
Peço a ajuda dos companheiros, pois já li vários tópicos a respeito, mas não consegui chegar a alguma conclusão. Outro detalhe é que já verifiquei no Chrysler Direct Parts e no Rockauto e não consigo encontrar a corrente para venda (transfer case chain). Ou estou bobeando ou realmente não tem a corrente para vender nestes dois sites. Só encontrei no e-bay (porém não conheço o vendedor) e no mercado livre, onde o preço é proibitivo.
Peço aos amigos dicas de como diagnosticar o problema com a corrente da T-case ou sugestão do que mais verificar. Caso alguém já tenha trocado a corrente, me indique onde encontrou, valores, mão de obra, etc... para eu ter alguma referência.
De antemão agradeço por todas as dicas!
Abraço
Paulo