PDA

Ver Versão Completa : Transformador 12V --> 220Volts

jdutra
01/08/2005, 20:10
Existe algum transformador de 12V para 220 volts? Pensei nisso que seria bem interessante colocar na minha Rural, pois não tenho rádio nela e tipo daria pra ligar um Cd-player e tal na tomada, fora outras funções.

O problema é saber se existe e prós e contras...

Obrigado.

DougBRSP
01/08/2005, 20:29
Olá jdutra, se naum me engano o Leopoldo tem uma fonte de 110v instalada no jeep dele, veja mais detalhes em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1983&highlight=jeep+++leopoldo mas acho que teria mais função para outras utilidades, para um cd play acho melhor instalar um de uso automotivo, mesmo porque um cdrom doméstico não aguentaria os trancos dentro de qquer veículo, qto mais num jipe.

[]s

jdutra
01/08/2005, 20:37
Quanto aos trancos eu sei que não aguentaria, mas a idéia é usar o Cd-player num acampamento por exemplo, com o carro parado.

Beto Lacerda
01/08/2005, 20:48
existem transformadores , faceis de achar em qqer loja de eletro-eletronicos , pelo menos aqui em sp , existem de diferentes potencias tb ...
[]`s

samukanvas
01/08/2005, 21:16
Compra um potente pra instalar um microondas e um ar condicionado de 7000btu. Ia ser maior onda no camp.... :dance:

wilson ghetti
01/08/2005, 21:24
Boa noite meu amigo JDutra, vc pode encontrar sim , ele se chama conversor de 12Vcc para 110Vca ou 220 Vca, porém vc precisa saber o que ligar, por exemplo: uma Tv de 20 Pol. ela consome aproximadamente 51W, então vc tem que comprar um conversor com potencia de 100W, onde vc pode encontrar tbem com facilidade é em lojas de acessórios para caminhões, pois eles o utilizam muito....espero ter ajudado em suas dúvidas.

Sergio Rocha
01/08/2005, 21:25
Existe, já usei em barco.Funciona perfeitamente.

[]'

valmor
01/08/2005, 21:25
ja vi esses transformadores na regiao da sta ifigenia ( SP ). Não é caro nao ! Basta calcular quanto a bateria do carro vai ter de autonomia ...

jdutra
01/08/2005, 22:29
Blz....já sei que existe. Agora alguém sabe como calcular a autonomia da bateria do carro para um uso desse modo?

Sukys
02/08/2005, 01:31
A autonomia dependerá da capacidade da bateria em A/h (Ampére hora) do consumo do equipamento (som, tv, geladeira portátil, lâmpadas, etc.) e do consumo do próprio conversor, já que para transformar a tensão contínua da bateria para 110 ou 220 alternada o próprio conversor consome energia, e não adianta se basear no consumo de qualquer equipamento e sim no equipamento que realmente fará uso.

E não pense que poderá ligar qualquer coisa em qualquer tipo de conversor já que existem conversores e conversores.

Via de regra, os conversores mais baratos não fornecem uma tensão alternada de onda senoidal, idêntica à encontrada na instalação elétrica residencial, e sim uma tensão alternada de onda quadrada. Este tipo de onda é adequado para acionar pequenos motores, lâmpadas, e até alguns equipamentos eletrônicos cuja fonte de alimentação seja muito bem projetada para aceitar coisa do tipo.
Já os conversores mais sofisticados, que via de regra são os mais caros, fornecem uma onda que muito se aproxima da senoidal, o que para efeitos práticos é o suficiente para acionar com boa margem de confiabilidade qualquer tipo de equipamento elétrico ou eletrônico.

Outra coisa que deve ser observada neste tipo de equipamento é a qualidade da regulação. Dentro de uma margem adequada, variando a tensão da bateria o conversor tem que manter a tensão de saída com a menor variação, e se possível contar com desarme automático quando a tensão da bateria cair para níveis inadequados, e tudo isso visa evitar danos ao equipamento sob uso.
E mais uma vez, os equipamentos mais caros são os que apresentam melhor regulação e garantia de funcionamento.

Dependendo do uso que prentende um conversor barato pode resolver, mas lembre-se de que o barato pode custar caro.

Abraços,

jdutra
02/08/2005, 16:56
Sobre o preço: achei aqui em Gramado por R$ 250,00 um conversor de 300watts de capacidade. Tá dentro do preço ou estão me roubando? O cara falou que tava a venda por R$ 312,00, mas como não vende quase nunca me faria por 250,00.

Vale ou não?

pedromarga
02/08/2005, 19:55
Para fazer isso que vocês querem não é necessario só de um trasformador, é preciso de um inversor também, você pode pegar um de um no-break e ligar a bateira do carro no lugar da bateira do no-break, funciona muito bem.

jdutra
02/08/2005, 20:01
No caso esse que eu achei por 250 reais já é um kit com inversor e tudo.

wilson ghetti
02/08/2005, 21:41
Está dentro do preço de mercado, isto é, se ele possui dissipador externo(fácil de ver, só verificar se a caixa dele é de aluminio, certo???), um abraço.

Cícero Franco
08/08/2005, 17:33
Eu tenho um inversor de 150W, sem transformador, 127 Vac de saída. Paguei há algum tempo uns cento e poucos reais. Funciona muito bem prá ligar o que quer que seja, só que com potência baixa. Quebra um baita galho.

[]s

jdutra
08/08/2005, 19:20
Possui dissipador e já comprei.

Paguei 250 reais.

Muito útil. Usei bastante no acampamento esse final de semana.

Com a compra me surgiu outro problema que explainei no tópico "baterias, alternadores e cia" ....

Obrigado.