Ver Versão Completa : Termotape
Ramon Pires
18/06/2012, 15:56
Alguem ai tem informação a respeito da manta de
termotape para usar no coletor de escape e na saida
do turbo, estava vendo umas fotos, como o coletor de
escape é muito proximo do de admissao no MWM 229,
seria interessante o uso dessa manta entre os dois,
pois pouco resolve instalar um radiador para resfriar
o ar se os coletores sao proximos um do outro...
aquecendo o ar antes de entrar no motor...
Qual a opinião de vcs...
Ramon Pires
19/06/2012, 12:51
Andei lendo a respeito do uso dessa manta, diz q se conseguir baixar a temperatura do ar que entra p dentro do motor em 1º consegue um aumento de potencia de 1%, entao o uso dessa manta mais o uso do intercooler vai proporcionar um aumento significativo na força do motor com um custo praticamente 0...
Alessandro,
20/06/2012, 08:35
Essa termotape é comumente usado por motociclistas para isolar o escapamento.
Claro que não isola 100%, mas vai reduzir a temperatura da admissão bem mais que 1%.
Ramon Pires
20/06/2012, 11:20
[QUOTE=Alessandro,;1719794]Essa termotape é comumente usado por motociclistas para isolar o escapamento.
Claro que não isola 100%, mas vai reduzir a temperatura da admissão bem mais que 1%.[/QUOTE
A vantagem é que é com um custo praticamente 0, comprei 10 metros por 70 pila,
vo isola coletor escapamento e vo ve o q da p faze no turbo tambem... se melhora 5%
ja valeu a pena!!!
BRAVOECONOVEMBER
20/06/2012, 19:37
Problema que isolando o coletor de escape ele também não refrigera e pode queimar normalmente escape sere competição isolado e feito com acho alto cromo pra resistir. Melhor isolar a admissao pra não esquentar. A não ser que a durabilidade da exaustão não seja problema.
Ramon Pires
20/06/2012, 20:34
Problema que isolando o coletor de escape ele também não refrigera e pode queimar normalmente escape sere competição isolado e feito com acho alto cromo pra resistir. Melhor isolar a admissao pra não esquentar. A não ser que a durabilidade da exaustão não seja problema.
Mas eu acho q nao tem problema de queima o coletor, por que é uma peça de ferro fundido, bem espeça, pode mete calor ali que nao tem problema... e isola tambem o de admissao... dai sim vai funciona bem o sistema...
Ramon Pires
02/07/2012, 21:28
Tava vendo essa foto que aparece o coletor de escape, ele tem umas aletas, deve ser pra refrigeraçao ou para reforço? E se for pra refrigerar, a manta nao vai deixar o ar resfriar a peça, e sera que isso pode trazer algum problema?
Tava pensando em isolar os 2 coletores, mas com essa duvida nao sei, axo q só o de admissao...
Ramon Pires
02/07/2012, 21:31
Tinha esquecido da foto...
357020
Edintruder
02/07/2012, 21:39
Uma coisa que não podes esquecer é que o excesso de calor é inimigo do eixo da turbina, e se o sistema for isolado com certeza trabalhará mais quente ainda, o que pode provocar redução da vida útil da turbina. Coisa pouca, mas eu não arriscaria, pois naturalmente essas peças ficam incandescentes quando submetidas à stress em tempo prolongado. O melhor seria com certeza isolar apenas a admissão.
Ramon Pires
02/07/2012, 21:50
Uma coisa que não podes esquecer é que o excesso de calor é inimigo do eixo da turbina, e se o sistema for isolado com certeza trabalhará mais quente ainda, o que pode provocar redução da vida útil da turbina. Coisa pouca, mas eu não arriscaria, pois naturalmente essas peças ficam incandescentes quando submetidas à stress em tempo prolongado. O melhor seria com certeza isolar apenas a admissão.
é... nao vale a pena arriscar mesmo, axo q vo passa umas 2 volta na parte que vai parafuzada no motor... as pernas do coletor, digamos assim... e o resto deixa quieto... mas o de admissao ai sim, isola bem...
conserteza vai diminuir consideravelmente a temperatura do ar...
Desnickadu
02/07/2012, 23:11
A Termotape é usada pra isolar o coletor de escape, a parte que fica no cofre na maioria das vezes.
Isso se faz pra diminuir a temperatura dentro do cofre [facilitando a vida dos fios, conectores, sistema de arrefecimento e lubrificação] e manter o coletor mais quente pra dar mais velocidade para os gases da queima [maior temperatura é igual a menor viscosidade].
Na adimissão vc pode usar aquela manta aluminizada, pra refletir o calor do cofre.
Se vc colocar termotape na adimissão não vai haver grandes diferenças a menos que vc tenha um snorkel na pikcup, pois ela já vai chupar ar quente de dentro do cofre.
Henrique B
04/07/2012, 19:58
Além de aquecer por contato o cabeçote do motor em excesso, e aumentar o risco de empenar ou trincar (apesar de difícil), na famosa "paradinha de posto", pois o coletor vai demorar muito pra esfriar.
Edintruder
05/07/2012, 00:53
Henrique, essa é outra vantagem que a série 225, 226, 229, X-10 tem frente aos outros. Por serem cabeçotes individuais, eles não empenam com facilidade ou trincam por isso.
Desnickadu
05/07/2012, 13:38
Além de aquecer por contato o cabeçote do motor em excesso, e aumentar o risco de empenar ou trincar (apesar de difícil), na famosa "paradinha de posto", pois o coletor vai demorar muito pra esfriar.
Qual o problema com a "paradinha de posto" ?
Já vi ela sendo citada varias vezes mas n ão sei o que acontece '-'
Henrique B
05/07/2012, 20:03
Henrique, essa é outra vantagem que a série 225, 226, 229, X-10 tem frente aos outros. Por serem cabeçotes individuais, eles não empenam com facilidade ou trincam por isso.
Realmente eu reparei nisso, mas mesmo assim, não é bom vacilar kkkkkkk
Qual o problema com a "paradinha de posto" ?
Já vi ela sendo citada varias vezes mas n ão sei o que acontece '-'
É geralmente quando você está viajando de madrugada (muito frio) e para em algum posto e desliga o motor.
Provavelmente ele estará muito quente, mas logo se resfriará por contato com a água do sistema aferrecimento, porém o coletor, continuará quente, e com a transferência de calor através de contato (choque térmico), pode ocasionar trincas ou empenos no cabeçote, apesar de difícil no caso do X-10, como o Edin acabou de dizer.
Desnickadu
06/07/2012, 00:33
É geralmente quando você está viajando de madrugada (muito frio) e para em algum posto e desliga o motor.
Provavelmente ele estará muito quente, mas logo se resfriará por contato com a água do sistema aferrecimento, porém o coletor, continuará quente, e com a transferência de calor através de contato (choque térmico), pode ocasionar trincas ou empenos no cabeçote, apesar de difícil no caso do X-10, como o Edin acabou de dizer.
Isso em qualquer motor a diesel?
No coletor de escape, o excesso de temperatura contribuirá também para engripamento dos parafusos, que o prendem ao cabeçote e ao resto do escapamento, ou turbina.
Pode danificar a junta "cabeçote - coletor de escape".
Trincas no cabeçote.
Danificar eixo e outras partes da turbina.
Pode, imagina-se, inclusive ovalizar as camisas e pistões, visto que aquela região mais quente ficará, em detrimento do seu lado oposto, que inversamente, mais frio estará.
Quer ar frio na admissão? Intercooler + snorkel.
Daniel
Ramon Pires
06/07/2012, 08:01
No coletor de escape, o excesso de temperatura contribuirá também para engripamento dos parafusos, que o prendem ao cabeçote e ao resto do escapamento, ou turbina.
Pode danificar a junta "cabeçote - coletor de escape".
Trincas no cabeçote.
Danificar eixo e outras partes da turbina.
Pode, imagina-se, inclusive ovalizar as camisas e pistões, visto que aquela região mais quente ficará, em detrimento do seu lado oposto, que inversamente, mais frio estará.
Quer ar frio na admissão? Intercooler + snorkel.
Daniel
Nao q o snorker va resolver o problema do ar quente, pois o filtro puxa o ar de um lado do motor, e sempre entra ar frio, o problema maior´no caso do MWM é que cada perna do coletor é intercalado, um admissao, outro escape, dai que o snorkel nao faz muita diferença, pois ocorre um aquecimento da peça, o negpocio é diminuir esse aquecimento...
A melhor parte do termotape é a segurança.
Se eventualmente você tiver que mexer no motor quente... pode encostar no escapamento que demora mais para queimar a pele.
Se o objetivo é esfriar a entrada de ar:
- Intercooler bem dimensionado com defletores;
- Termotape nos tubos de admissão (pode associar defletores também);
- "cold air intake" - nos 4x4 pode ser um snorquel.
Abraço,
Henrique B
06/07/2012, 22:29
Isso em qualquer motor a diesel?
Não só nos Diesel, mas como qualquer um, principalmente nos de cabeçote de alumínio.
Desnickadu
07/07/2012, 13:17
Acompanho a bastante tempo a construção e rodagem de motores ciclo Otto preparados, com termotape no escape e NUNCA vi um relato de cabeçote trincado por conta do escape. Só vi cabeço trincado por superaquecimento [mistura pobre] e excesso de pressão [turbo].
Por isso estranho o relato.
Henrique B
07/07/2012, 22:04
Acompanho a bastante tempo a construção e rodagem de motores ciclo Otto preparados, com termotape no escape e NUNCA vi um relato de cabeçote trincado por conta do escape. Só vi cabeço trincado por superaquecimento [mistura pobre] e excesso de pressão [turbo].
Por isso estranho o relato.
Isso PODE acontecer, mas não é tão comum assim.
Boa tarde
Conseguem me informar onde consigo o coletor de escape da F1000 TD229?
lfschmitz
24/11/2022, 14:50
Boa tarde
Conseguem me informar onde consigo o coletor de escape da F1000 TD229?
Aquele original, pulsativo e com a turbina para a frente, dificílimo encontrar. Pessoalmente, sugiro comprar um da Embrepoli (Curitiba/Blumenau), adequado para uso de turbina padrão K16. Uso na minha F100 e, mesmo com a bomba em linha do MWM D229 (originalmente aspirado), começa a encher a 1100rpm e passa de 1kg já a 1700rpm. As turbinas originais, sem wastegate, são um conceito antigo e com rendimento limitado.