PDA

Ver Versão Completa : sw4 aqueceu novamente AJUDA!!!

toyotero sr5
17/06/2012, 17:36
Blz galera

novamente minha sw4 1997 ferveu!!! Eu estava no trajeto curitiba - itapoa sc e a cada subida ou aceleração o ponteiro beirava o limite maximo da temperatura!!! Quando parei o reservatorio de expansao estava borbulhando deixeri esfriar um pouco e consegui chegar em casa, mas estou em uma cidade que tem um mecanico só e ele nem quis mexer no carro!! Ai vem a historia Fomos retirar a valvula termostatica e cade ela já estava sem!!! O mecanico que colocou o cabeçote novo não colocou a valvula!!! porque será??? Ela provavelmente esta com outro problema o que pode ser:
1 - radiador entupido
2 - bomba de agua
3 - junta de cabeçote mais baixa o motor fica muito tachado
4 - viscose da ventoinha

O carro está funcionando normalmente não tem agua no oleo, ao ligar não sai nehuma fumaçeira mas se sair na rua qualquer aceleração mais alta a temperatura sobe!! Estou guinchando ela para curitiba amanha cedo mas gostaria da ajuda de vocês pra tambem não ficar pedalando na mão desses mexanicos!!! Alguem saberia indicar alguma oficina em curitiba -pr ? agradeço a ajuda vlw

Dimasi
17/06/2012, 19:31
Toyotero
Quando se tira a válvula termostática tem que colocar um tarugo de madeira no by pass do radiador. A válvula tem duas posições : Com o motor frio, fica fechada a entrada do radiador e aberta a que circula direto para o motor. Com o motor em temperatura normal ela abre para o radiador e fecha o desvio. Sem a válvula e sem um bloqueio nesse desvio, uma grande parte da água vai seguir por ele ( caminho mais fácil ), fazendo o motor aquecer. Dá uma verificada nisso.
Abs
Fabiano

fgonelli
17/06/2012, 20:05
Concordo com o Dimasi. Mas, se vc já vinha andando com o carro assim a algum tempo e não estava tendo problema. É porque o gambiarreiro do teu mecanico já tinha dado um jeito nisso. Se for esse o caso aconselho a começar pelo radiador e tratar de arrumar um mecanico de verdade e não esses egenheiros que gostam de fazer auteração de projeto!

toyotero sr5
18/06/2012, 17:18
boa tarde a todos

Concordo com voces dimasi e fgonelli!!! Acho que agora achei uma mecanica decente o nome dela e robercar fica em curitiba especializada em hilux, bandeirante, l200 e troller. Segundo o mecanico que era chefe de mecanica na concessionaria toyota sulpar o meu cabeçote nao trincou e nem a junta foi pro pau. Ele me falou o seguinte primeiro substituir o radiador que era original ,segundo trocar a viscose da helice e valvula termostatica (trocar por originais). Ele tambem falou que essa historia de as sw4 desse ano 97 98 ferverem não existe esse carro não aquece!!!! E os que aquecem estão sem manutenção adequada!!! Estou esperando o carro ficar pronto depois passo valores e como ficou a viatura valeu e abraço

fgonelli
18/06/2012, 18:31
Agora vai!
Concordo com seu novo mecanico, até por que sou feliz proprietario de uma sw4 97 que nunca ferveu e tem cabeçote original!
tudo de bom, Felipe

sandro_ventania
18/06/2012, 20:22
Pra mim fechou...eu só admito dizer que as sw4 desse ano precisam de uma manutenção mais criteriosa, justamente para evitar esses problemas.

guilhermeabreu
18/06/2012, 20:38
Tenho um vizinho que me pediu para achar uma SW4 pra ele pois ele apaixonou pela minha e achei uma 96/97 que esta com ele já ha 3 anos e nunca esquentou esta toda original com o radiador de 8 litros e nem sinal de esquente , vai todo ano a Curitiba , 1.200 km daqui e não baixa uma gota d'água , É APAIXONADO PELA SW4 DELE .

feitosac
18/06/2012, 22:39
Pessoal,
Como faz para " trocar a viscose da hélice " como o Toyotero falou ????
Abs.

jorge.duarte
18/06/2012, 22:46
Pessoal,
Como faz para " trocar a viscose da hélice " como o Toyotero falou ????
Abs.

Feitosac,
Tem empresas que recondicionam essa hélice, eles trocam o composto interno. Ouvi falar que aqui no Rio, tem uma que faz...acho que é lá pros lados da Dutra...mas não sei o endereço.
Abs

feitosac
18/06/2012, 22:56
Valeu , pela explicação Jorge.
Abs.

toyotero sr5
18/06/2012, 23:12
Feitosac,

Por experiencia propria não recomendo recondicionar a viscose ou como dizem colocar o ''gel'' novamente. Recondicionei a minha e depois de 5 meses ela ja não apresentava mais resistencia, compre uma original é mais cara mas vale a pena!!

abs

guilhermeabreu
18/06/2012, 23:40
Feitosac,

Por experiencia propria não recomendo recondicionar a viscose ou como dizem colocar o ''gel'' novamente. Recondicionei a minha e depois de 5 meses ela ja não apresentava mais resistencia, compre uma original é mais cara mas vale a pena!!

abs

X2

É o mesmo que recondicionar amortecedor , turbina e outros bichos mais , vc vai gastar 2x e ficar ainda com o prejuízo do dano causado pelos defeitos repetidos destas peças .

Emerson Höpner
19/06/2012, 12:32
Já vi em vários sites estrangeiros sobre a recuperação do acoplamento viscoso da ventoinha e penso em abrir a minha quando sobrar um tempo.

Porém, se perdeu o óleo é porque tem vazamento, e neste caso de nada adianta repor o "gel" se não trocar o o'ring ou descobrir por onde o óleo está saindo.

Leonardo Dic
19/06/2012, 20:24
Abri o da minha coloquei o oleo mais vazou de novo. Ela não é desmontavel, entortei o eixo tentando abrir pra trocar o rolamento e retentor.
Abrir só para repor o óleo é tranquilo.

Comprei uma nova.

feitosac
19/06/2012, 23:06
Amigos,
A minha ainda esta boa, assim sendo quando apresentar problema compro uma nova.
Abs.

toyotero sr5
22/06/2012, 18:27
blz galera

Peguei hoje a viatura e agora sim está tudo ok, temperatura 2/4 independente do clima graças a deus.
valores: radiador - r$ 1,300 :shock: caro pra cacete mas não achamos mais barato
Valvula termostatica original - r$ 160,00
acoplamento viscoso (hélice) - r$ 280,00
aditivo - 5 x 15,00
Mão de obra - r$ 300,00
Total r$ 2,115

Na verdade achei meio salgado mais fazer o que agora sim esta funcionando na temperatura ideal!!!

abraço

toyotero sr5
22/06/2012, 19:51
Ah outra coisa

Cheguei em casa (fpolis) encontrei o meu sogro e ele me diz " o que aconteceu com a jubiraca" jubiraca ???????:freaking:vai toma no ............... o bicho anda com um vectra 97 queimando oléo com varios podres e meu carro que é jubiraca!!!! kkkkkk coisa de sogro mesmo rsrsrsrrsrs valeu galera

guilhermeabreu
22/06/2012, 20:42
Ah outra coisa

Cheguei em casa (fpolis) encontrei o meu sogro e ele me diz " o que aconteceu com a jubiraca" jubiraca ???????:freaking:vai toma no ............... o bicho anda com um vectra 97 queimando oléo com varios podres e meu carro que é jubiraca!!!! kkkkkk coisa de sogro mesmo rsrsrsrrsrs valeu galera

kkkkkkkkkkkkkkkkk hahahahahahahahahaahahahrsrsrsrsrsrsrsrsrsr morrí de rir .

dorderf
22/06/2012, 20:46
Não há uma vez que pare pra arrumar minha SW e não gaste, no mínimo, R$ 1.000,00! Mas fazer o que, é o preço que se paga por andar nas alturas. Mas ainda, somando tudo até agora, não daria pra comprar uma 2002 que queria (e que poderia apresentar problemas da mesma forma).

Na minha lista de consertos faltam => kit embreagem e, talvez, cabeçote.

guilhermeabreu
22/06/2012, 20:48
Não há uma vez que pare pra arrumar minha SW e não gaste, no mínimo, R$ 1.000,00! Mas fazer o que, é o preço que se paga por andar nas alturas. Mas ainda, somando tudo até agora, não daria pra comprar uma 2002 que queria (e que poderia apresentar problemas da mesma forma).

Na minha lista de consertos faltam => kit embreagem e, talvez, cabeçote.

DORDERF

Lembra do que falei , lembra do que falei , lembra do que falei ???????

dorderf
22/06/2012, 22:04
DORDERF

Lembra do que falei , lembra do que falei , lembra do que falei ???????

Lembro sim, nobre Dr. Guilherme. Mas, tirando a caixa de direção, o restante das coisas eram esperadas. Do jeito que meu carro está hj, não vendo, só troco (por uma Land Cruiser!).

Glaicon
23/06/2012, 09:07
Ah outra coisa

Muito boa. Essa tinha que ir pra seção de humor!:palmas:

F. Oliveira
23/06/2012, 09:43
Lembro sim, nobre Dr. Guilherme. Mas, tirando a caixa de direção, o restante das coisas eram esperadas. Do jeito que meu carro está hj, não vendo, só troco (por uma Land Cruiser!).

........X2

Glaicon
18/07/2012, 08:46
blz galera

Peguei hoje a viatura e agora sim está tudo ok, temperatura 2/4 independente do clima graças a deus.
valores: radiador - r$ 1,300 :shock: caro pra cacete mas não achamos mais barato
Valvula termostatica original - r$ 160,00
acoplamento viscoso (hélice) - r$ 280,00
aditivo - 5 x 15,00
Mão de obra - r$ 300,00
Total r$ 2,115

Na verdade achei meio salgado mais fazer o que agora sim esta funcionando na temperatura ideal!!!

abraço
Senhores, acho que a gente lê tanto, que acaba criando mais dúvidas que certezas.
Li várias postagens sobre o "subdimensionamento" dos radiadores das SW4 96, 97, 98.., sendo o problema resolvido só nas versões a partir de 2001.
Pois bem. Mesmo tendo feito o varetamento do radiador, e estando tudo bem com a viatura, estou cismado com essa história.
Estive numa casa de desmanche em busca de uma sinaleira e, sem comentar nada, o vendedor falou exatamente do tamanho do radiador, dizendo ser este o "único problema das SW4 mais antigas", sugerindo a troca do radiador pelo da modelo 2004, que tem maior capacidade, mas serve perfeitamente nos encaixes da 1998.
Lendo o manual da minha, diz ter capacidade de 10 litros.
Por isso, pergunto: existe radiador com maior capacidade que este?
Liguei numa distribuidora da cidade de São José, ao lado de Florianópolis, que vende todas as peças de arrefecimento, inclusive radiador, dizendo que a peça que ele vende possui capacidade igual as do ano 98 ou 2004.
E agora?
Segue o link para consulta de peças Toyota, pois o radiador está por menos de R$ 600,00:
TOYOTA - Casa da Ventoinha (http://casadaventoinha.com/categories/TOYOTA/)
Podem comprar, pois a loja existe mesmo.
Outra pergunta: quem está com o sistema de arrefecimento com a manutenção rigorosamente em dia, sofre ou não com aquecimento?
Ainda não perdi o trauma da Sportage TDi.:freaking:
Desculpem o longo texto, mas ele é proporcional à preocupação e custo de reparos pós fervura.:concordo:

santiagoniva
18/07/2012, 11:02
cara vamos a trabalhar nas nossas!!!! que temos coisa pa caramba pa fazer...!

Concordo com o Dimasi. Mas, se vc já vinha andando com o carro assim a algum tempo e não estava tendo problema. É porque o gambiarreiro do teu mecanico já tinha dado um jeito nisso. Se for esse o caso aconselho a começar pelo radiador e tratar de arrumar um mecanico de verdade e não esses egenheiros que gostam de fazer auteração de projeto!

dorderf
18/07/2012, 12:36
Senhores, acho que a gente lê tanto, que acaba criando mais dúvidas que certezas.
Li várias postagens sobre o "subdimensionamento" dos radiadores das SW4 96, 97, 98.., sendo o problema resolvido só nas versões a partir de 2001.
Pois bem. Mesmo tendo feito o varetamento do radiador, e estando tudo bem com a viatura, estou cismado com essa história.
Estive numa casa de desmanche em busca de uma sinaleira e, sem comentar nada, o vendedor falou exatamente do tamanho do radiador, dizendo ser este o "único problema das SW4 mais antigas", sugerindo a troca do radiador pelo da modelo 2004, que tem maior capacidade, mas serve perfeitamente nos encaixes da 1998.
Lendo o manual da minha, diz ter capacidade de 10 litros.
Por isso, pergunto: existe radiador com maior capacidade que este?
Liguei numa distribuidora da cidade de São José, ao lado de Florianópolis, que vende todas as peças de arrefecimento, inclusive radiador, dizendo que a peça que ele vende possui capacidade igual as do ano 98 ou 2004.
E agora?
Segue o link para consulta de peças Toyota, pois o radiador está por menos de R$ 600,00:
TOYOTA - Casa da Ventoinha (http://casadaventoinha.com/categories/TOYOTA/)
Podem comprar, pois a loja existe mesmo.
Outra pergunta: quem está com o sistema de arrefecimento com a manutenção rigorosamente em dia, sofre ou não com aquecimento?
Ainda não perdi o trauma da Sportage TDi.:freaking:
Desculpem o longo texto, mas ele é proporcional à preocupação e custo de reparos pós fervura.:concordo:

Caro Glaicon, sua temperatura sobe? Pq se não, mandaria no máximo analisar o radiador, varetar se preciso. A minha subiu temperatura, mas depois de uma trilha. Lavei o radiador e depois disso NUNCA mais tive problema. Lógico que colocar um zerado é a melhor opção, mas se o seu carro não apresenta problemas, eu relaxaria. E realmente nossos radiadores têm 10l, ao menos no manual. Da lista que vc colocou, qual é o do nosso? Gostei dos preços.

Glaicon
19/07/2012, 07:14
Caro Glaicon, sua temperatura sobe? Pq se não, mandaria no máximo analisar o radiador, varetar se preciso. A minha subiu temperatura, mas depois de uma trilha. Lavei o radiador e depois disso NUNCA mais tive problema. Lógico que colocar um zerado é a melhor opção, mas se o seu carro não apresenta problemas, eu relaxaria. E realmente nossos radiadores têm 10l, ao menos no manual. Da lista que vc colocou, qual é o do nosso? Gostei dos preços.
Dordef, ela não aqueceu, nem apresentou qualquer sintoma estranho.
É apenas sofrimento por antecipação.
Na semana passada fiz o varetamento do radiador. Agora, está com um produto para limpar um pouco por dentro do motor, tirando a ferrugem.
Ontem ligaram da Toyota dizendo que chegaram as peças que encomendei, dentre elas a válvula termostática.
Amanhã farei novamente o esgotamento do radiador, com troca da válvula, bem como a inclusão do aditivo, deixando tudo certo.
A tampa do radiador já troquei.
Ou seja, sistema ficará quase zerado.
Mas não deixo de indagar sobre a existência ou não de radiador maior. Tudo pela prevenção!
Quanto ao radiador anunciado, acho que o que serve na nossa viatura é o de R$ 590,00.:concordo:
Eles também vendem a polia viscosa, caso precise.

André Cajarana
21/07/2012, 09:08
Meus caros amigos, por três vezes nesta semana completei a água do radiador da Hilux 2.8D (aspirado). Numa delas o reservatório encontrava-se vazio e nas outras duas menos do mínimo. Não existe nenhum vazamento nas mangueiras, no radiador e nem no reservatório. Só uso água desmineralizada e aditivo MWM, na proporção indicada no recipiente.
Nunca troquei a tampa do radiador, mas, tenho uma zerada original de sobressalente. Pergunto: o que poderia está acarretando tal sumiço da água? Será que o problema está na tampa do radiador? Tem alguma coisa relacionada com o ar condicionado?
Fico agradecido

dorderf
21/07/2012, 10:43
Meus caros amigos, por três vezes nesta semana completei a água do radiador da Hilux 2.8D (aspirado). Numa delas o reservatório encontrava-se vazio e nas outras duas menos do mínimo. Não existe nenhum vazamento nas mangueiras, no radiador e nem no reservatório. Só uso água desmineralizada e aditivo MWM, na proporção indicada no recipiente.
Nunca troquei a tampa do radiador, mas, tenho uma zerada original de sobressalente. Pergunto: o que poderia está acarretando tal sumiço da água? Será que o problema está na tampa do radiador? Tem alguma coisa relacionada com o ar condicionado?
Fico agradecido

Caro André, vamos pelo mais simples. Primeiro troque a tampa do radiador (a sua pode estar vedando pouco e deixando a pressão sair antes do indicado). E detalhe, nunca olhar líquido do arrefecimento com motor quente ou morno. Eu deixo esfriar de um dia para o outro pra não haver o menor do menor risco de vazar nada de vapor (água, por derradeiro).

André Cajarana
21/07/2012, 16:30
Caro André, vamos pelo mais simples. Primeiro troque a tampa do radiador (a sua pode estar vedando pouco e deixando a pressão sair antes do indicado). E detalhe, nunca olhar líquido do arrefecimento com motor quente ou morno. Eu deixo esfriar de um dia para o outro pra não haver o menor do menor risco de vazar nada de vapor (água, por derradeiro).

Caro Dorderf, só olho o líquido do arrefecimento, motor, Dir Hid e outros itens, de manhã antes de ligar o carro todos os dias (vício antigo). Vou trocar a tampa do radiador e ver o que acontece. Agradecido pelas dicas e forte abraço pernambucano!

Glaicon
22/07/2012, 08:58
Caro Dorderf, só olho o líquido do arrefecimento, motor, Dir Hid e outros itens, de manhã antes de ligar o carro todos os dias (vício antigo). Vou trocar a tampa do radiador e ver o que acontece. Agradecido pelas dicas e forte abraço pernambucano!
Com o motor totalmente frio, abra a tampa da radiador e perceba se há algum barulho de sopro ou vácuo.
Se positiva a resposta, será necessário verificar junta de cabeçote ou o próprio, que poderá estar trincado, entrando água nos cilindros.
Ela custa a pegar de manhã? Dá algumas falhas e depois normaliza?
Com o motor aquecido, a mangueira do radiador fica dura?
Como tive Sportage à diesel, sempre parto para essas hipóteses.:mrgreen:
Ô trauma!

feitosac
22/07/2012, 17:06
André
O circuito do ar quente leva agua para dentro do carro, veja se nao está vazando la dentro.
Abs.

guilhermeabreu
22/07/2012, 18:34
ANDRÉ CAJARANA

Não sei se vc esta acompanhando a minha agonia .

Mas na minha depois que a turbina disparou e coloquei um KIT TURBO NOVO , a água começou a sumir muito rápido , fiz uma viagem e quase não completo , mas fui prudente e fiquei colocando água a cada 100km , qdo cheguei levei no meca que foi constatado que houve um pequeno esquente na ocasião que foi suficiente para queima de leve uma parte da junta do cabeçote e esta permitia que a água passasse para ser queimada na camara de combustão e mandar compressão para a galeria de água , com isto , qdo o carro estava andando e aquecido , dava pressão excessiva na galeria de água e jogava a água fora pelo reservatório , qdo eu parava não via vazamanto nenhum de água a não ser pelo reservatório , só que a água saia qdo o carro estava em movimento , neste meu caso o reservatório se mantinha cheio e no seu caso o reservatório esta vazio ou quase vazio qdo o carro esta frio , É SINAL DE QUE SEU CASO O CIRCÚITO ESTA TOTALMENTE VEDADO E QDO O CARRO ESFRIA ELE SUGA POR VÁCUO A ÁGUA QUE FOI PARA O RESERVATÓRIO e esta sugando mais do que deveria pq esta água esta indo embora por outro lugar ( pode ser para a câmara de combustão = junta de cabeçote queimada ) , SE NÃO ESTIVESSE HAVENDO PERDA DE ÁGUA , COMO O SEU CIRCUITO ESTA TOTALEMNTE VEDADO , A ÁGUA QUE VAI PARA O RESERVATÓRIO QDO O MOTOR ESTA QUENTE ( NORMAL ) E VOLTA ASSIM QUE O MOTOR ESTIVER FRIO ( NORMAL ) A ÁGUA DO RESERVATÓRIO " TERIA " QUE SE MANTEM NO NÍVEL NORMAL , no seu caso a água esta diminuíndo do reservatório depois que o motor esfria , ESTA ÁGUA ESTA SAINDO POR ALGUM LUGAR QDO O MOTOR ESQUENTA , esta é a dificuldade de dizer com certeza por onde esta água esta sumindo , o probabilidade maior é de ela esta passando para a camara de combustão , POIS SE ELA ESTIVESSE PINGANDO PELA MANGUEIRA NÃO FARIA " VACUO " NO CIRCÚITO PARA QUE ELA VOLTASSE DO RESERVATÓRIO PARA O RADIADOR QDO O MOTOR ESTIVESSE FRIO , então te afirmo com CERTEZA que esta água não esta vazando pelas mangueiras . Poderia ser pela tampa ??? Até poderia , pois ela deixaria a água saír qdo o motor esta quente e qdo o motor esfria ela veda não deixando o ar entrar , formando o VÁCUO no circuito e sugando a água de volta ao radiador .

OLHA SÓ A NHACA QUE EU ESCREVÍ , NÃO SEI SE ME FIZ ENTENDER , MAS É UMA MERDA QDO A ÁGUA SOME E NÃO VEMOS POR ONDE ELA ESTA ÍNDO , ISTO É O MAIS CERTO DE TUDO QUE FALEI . É UM ACHO DAQUI , UM ACHO DALÍ , É UMA MERDA .

André Cajarana
23/07/2012, 19:59
Com o motor totalmente frio, abra a tampa da radiador e perceba se há algum barulho de sopro ou vácuo.
Se positiva a resposta, será necessário verificar junta de cabeçote ou o próprio, que poderá estar trincado, entrando água nos cilindros.
Ela custa a pegar de manhã? Dá algumas falhas e depois normaliza?
Com o motor aquecido, a mangueira do radiador fica dura?
Como tive Sportage à diesel, sempre parto para essas hipóteses.:mrgreen:
Ô trauma!

Caro Glaicon, não existe nenhum barulho quando se abre o radiador, de manhã ou qualquer hora pega normalmente e a mangueira do radiador permanece normal.
Grato!

André Cajarana
23/07/2012, 20:00
Caro Feitosac, sem vasamento. Tudo normal.
Grato!

André Cajarana
23/07/2012, 20:38
Caro Guilherme Abreu, estou acompanhando sua agonia e entendi tudo o que você descreveu, realmente é uma merda. Hoje aproveitei uma consulta médica e passei no Meca que fica perto. Contei-lhe toda história e o mesmo logo identificou. Segundo ele deve ser a bomba d'água. O cara estava com duas Land Rover Defender com problemas de aquecimento por ter radiodores pequenos. É um Meca experiente com carango ä diesel. Fiquei de levar o carro amanhã para ser feito um teste que ele sempre faz nestes casos fantasmas. Pela análise que fez, descartou a possibilidade de junta do cabeçote.

Aproveitando, logo fiz uma pesquisa aos meninos da América para saber o preço da bomba:

- Da marca japonesa de 1a linha = R$ 150,00
- Original Toyota R$ 510,00
Será que esta de primeira linha japonesa vale a pena?
Postarei o resultado do teste do Meca...
Grato!

Renato Camargo
23/07/2012, 20:46
Andre sua bomba deve ser original, veja quanto tempo durou. Não arrisque vá de original.

Engels Kbça
24/07/2012, 10:39
Cajarana
Da marca japonesa de 1a linha = R$ 150,00 ......Se for AISIN compre que é a mesma original.

Kbça

Engels Kbça
24/07/2012, 10:52
aditivo - 5 x 15,00

abraço

O aditivo da MWM é concentrado, 1 litro de aditivo para 30 litros de água e custa R$12,00.

Kbça

feitosac
24/07/2012, 16:14
Pessoal, pelo que sei o aditivo da MWM se for um de cor vermelha, NÃO tem poder de refrigeração, ele só evita a ferrugem no bloco (anticorrosivo), um amigo meu colocou ele na hilux dele e quase perdeu o motor, agora nao sei se tem outro modelo da MWM.
Abs.

Amadeus123
24/07/2012, 17:19
Se servir como referência comigo aconteceu o seguinte:

Quando tive problema de super aquecimento em 2010 (tá tudo descrito no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html). O meu problema começou quando rachou a tampa do radiador (uma trinca que não dava pra ver) e comecei a perder água, como não fazia vácuo a água do reservatório não baixava e eu rodei até ficar quase sem água e super aqueceu, trinquei cabeçote e tive que trocar.

André Cajarana
24/07/2012, 21:27
Caros amigos, hoje fiz o teste no sistema de arrefecimento do carango e o Meca utilizou um Medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento e constatamos que o sumiço da água do reservatório provinha do mangote (mangueira) superior junto ao radiador. A abraçadeira estava meio frouxa e um pouco afastada da extremidade do mangote, ocasionando um escape de ar juntamente com água. O Meca falou que, com o carro parado era impossível ver o vazamento, em face da pressão de o motor ser muito pouca.
Amanhã verificarei se realmente o nível do reservatório não baixou.
Até lá... não vou trocar a tampa e nem comprar uma bomba d’água. Ufa!!!!!!!!!!!
Caro Feitosac, o aditivo MWM-International anticorrosivo que comprei e uso no carro é da cor verde forte.
Abç

Inner
24/07/2012, 23:16
Menos mal caro André procurei hoje um post recente que dizia exatamente isso na mesma mangueira porém era um furo minúsculo a água em estado de vapor saia e não tinha como ver demorou mais descobriram e até descobrirem coração e outras partes apertadas rs um abraço

Caros amigos, hoje fiz o teste no sistema de arrefecimento do carango e o Meca utilizou um Medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento e constatamos que o sumiço da água do reservatório provinha do mangote (mangueira) superior junto ao radiador. A abraçadeira estava meio frouxa e um pouco afastada da extremidade do mangote, ocasionando um escape de ar juntamente com água. O Meca falou que, com o carro parado era impossível ver o vazamento, em face da pressão de o motor ser muito pouca.
Caro Feitosac, o aditivo MWM-International anticorrosivo que comprei e uso no carro é da cor verde forte.
Abç

Glaicon
25/07/2012, 07:34
Abç
Que bom identificou o problema, André.
Como se vê, na grande maioria das vezes, o problema não é do motor ou do cabeçote.
Eles apenas sofrem as conseqüências da falta de água.
Comprei a válvula termostática na concessionária Toyota. R$ 68,00.
Caro? É uma peça para se rodar mais de 50.000 Km's. Logicamente, com a limpeza do radiador e colocação de aditivo.
Fiz toda a preventiva logo na compra da viatura.
Tranqüilo totalmente não fico, mas sei que diminui as chances de dar problema de aquecimento na criança.
Boa sorte com a sua viatura.:concordo:

Zani
25/07/2012, 19:14
Abç

André, desculpe a ignorância, mas aproveitando para aprender mais um pouco, como é esse medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento, é uma máquina, onde acopla ela para ver se há vazamentos ou não?
Agradeço.
Abraço.

guilhermeabreu
25/07/2012, 20:01
André, desculpe a ignorância, mas aproveitando para aprender mais um pouco, como é esse medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento, é uma máquina, onde acopla ela para ver se há vazamentos ou não?
Agradeço.
Abraço.

ZANI

Nunca ví mas deve ser uma tampa que coloca no lugar da tampa do radiador e esta tampa é acoplada a um compressor e vai colocando pressão igual a encher um pneu , daí se a tampa do radiador é de 0,9 kgf/m² de pressão ? Vc coloca 1,0kgf/m² e olha se esta vazando água ou perdendo pressão .

Fica fácil assim , pois no meu , qdo começou o pequeno vazamento , não dava para ver e conseguia fazer algum vácuo , mas depois que o vazamento aumentou , não fazia mais vácuo , até o dia que começou a pingar água , E ATÉ EU COLOCAR OUTRO RADIADOR , COLOCAVA ÁGUA E AS VEZES ESQUECIA ATÉ O DIA QUE A CASA CAIU , vcs já conhecem a minha história .

atsf
25/07/2012, 20:12
Pessoa, acho que o medidor deve ser parecido com esse:

http://www.lojadomecanico.com.br//mostra_foto.asp?foto=00310.jpg&largura=300&altura=300

Equipamento para teste de arrefecimento para caminhoes a diesel com radiadores comuns e selados - R$ 277.63 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1256/18/169/equipamento-para-teste-de-arrefecimento-para-caminhoes-a-diesel-com-radiadores-comuns-e-selados)

Zani
25/07/2012, 20:13
Valeu Dr. Guilherme, conhecemos sua história sim, minha pergunta é porque o meu radiador tinha um furinho tão pequeno que vazava cerca de 200ml por semana, foi duro descobrir, até que troquei o radiador na Paccini (sua indicação também) e resolveu o problema, mas quero ver uma máquina dessas qualquer hora...só para ser apresentado a ela e sofrer menos no futuro em casos de problema...
Abraço.

guilhermeabreu
25/07/2012, 20:48
Valeu Dr. Guilherme, conhecemos sua história sim, minha pergunta é porque o meu radiador tinha um furinho tão pequeno que vazava cerca de 200ml por semana, foi duro descobrir, até que troquei o radiador na Paccini (sua indicação também) e resolveu o problema, mas quero ver uma máquina dessas qualquer hora...só para ser apresentado a ela e sofrer menos no futuro em casos de problema...
Abraço.

ZANI

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA esta foi boa .

Com vc sabe da minha epopéia , e só enriquecendo o que vc falou , MESMO COM ESTA BOMBINHA DE DECTAR VAZAMENTO , fica difícil qdo o vazamanto é pequeno demais como ocorreu com vc e comigo no início , exemplificando melhor :

Imagina este seu vazamento microscópico pelo radiador e este micro furo estivesse na parte superiordo radiador onde não tem água , COM ESTE APRARELHO PRESSURIZADO vc não veria por onde a água estaria vazando , MAS PERCEBERIA A PRESSÃO BAIXAR NO APARELHO E NÃO VER ÁGUA SAÍR POR LUGAR ALGUM , POIS SÓ ESTARIA SAINDO AR EM PEQUENINA QUANTIDADE , ENTENDEU ??? E ONDE ESTARIA ESTE PEQUENINO VAZAMENTO DE AR ??????????

É UMA BOSTA ESTE TAL DE VAZAMANTO DE RADIADOR , DAÍ TERIA QUE COLOCAR AR COM CONTRASTE , É MOOOOLE ???? E nesta bombinha da foto acima não tem como colocar contraste pq ela pega o ar da atmosfera , ESTA VENDO COMO A COISA NÃO É TÃO SIMPLES ????

MAS PRA TUDO TEM JEITO .

ABRAÇÃO

André Cajarana
25/07/2012, 22:05
Agradeço.
Abraço.

Caro Zani, quando o Meca se aproximou do carro com uma maletinha, logo achei que ele ia furar o radiador, mas não, não era uma furadeira.Tratava-se do dito Medidor de Compressão do Sistema de Arrefecimento, idêntico ao postado pelo atsf e o procedimento foi da mesma forma citado pelo Dr Guilherme Abreu. O vazamento estava quase que imperceptível.

red_camel
28/09/2012, 09:15
Amigos, aproveitando o tópico irei descrever meu problema...

Possuo minha sw4 97 a aproximadamente 3 anos, sendo que ela estava com o histórico de manutenção em dia, vários mecânicos falaram que foi uma boa escolha..
Enfim, andava com o carro praticamente todos os dias, sem problemas só fazendo a manutenção preventiva (troca de óleo, etc.) a única coisa que deixei de fazer foi trocar o líquido do radiador + água. Fui viajar durante 3 meses e a sw4 ficou praticamente parada, com meu pai dando uma volta por semana... ele me informou que um dia o motor esquentou, parou num posto e o frentista completou a agua. Após isso ele trocou o óleo do motor (pois já estava na kilometragem para troca) e continuou andando na cidade, andou uns 500 km (fracionado em diferentes semanas) até eu voltar. Quando voltei fui fazer uma pequena viagem com a bixinha, em torno de 100 km de asfalto e ela esquentou bem quando estava chegando ao destino (não ando rápido, entre 80-90 km/h geralmente).
Não utilizei o carro mais, somente para voltar para casa. Antes de sair completei a agua e vim de boa, ai o carro esquentou também na metade da viagem (na verdade esquentou na metade, coloquei mais agua e também na chegada).

Fui no meu mecanico de confiança que tirou o radiador, foi testado e não visualizaram nenhum problema (ele foi limpo mas não precisou ser varetado), meu mecânico falou para ir viajar novamente para ver se ela esquentava e que por enquanto era para colocar soomente agua no radiador. Não precisei nem ir viajar, só de andar no transito da cidade (forçando um pouco mais o motor, com rotação um pouco mais alta - mas não passando de 3.500 rpm) ela esquentou!! E o ponteiro da temperatura ficou mais alto do que das ooutras vezes... Quando abri o capô, percebi que o reservatório ao lado do radiador estava com agua "transbordando" pela tampa, cheio de espuma, bolhas...

Contactei meu mecânico e ele falou que agora o próximo passo é verificar o cabeçote... Gostaria de saber se alguém já passou por um problema parecido. Estou com receio do $$$ que pode custar, mesmo minha sw4 não tenha dado muuita manutenção até o momento, seei que precisarei trocar algumas peças e mangueiras (ex: freio) que vai custar relativamente caro (mas vai fazer ela rodar um bom tempo..). Estou cogitando a ideia de trocar ela por um carro novo, principalmente com todos esses incentivos do governo, será que vale a pena?

Gostaria muito da opinião de vocês e conselhos sobre meu problema...
Abraços!!

thiago jamanta
23/10/2012, 12:29
Blz galera

novamente minha sw4 1997 ferveu!!! Eu estava no trajeto curitiba - itapoa sc e a cada subida ou aceleração o ponteiro beirava o limite maximo da temperatura!!! Quando parei o reservatorio de expansao estava borbulhando deixeri esfriar um pouco e consegui chegar em casa, mas estou em uma cidade que tem um mecanico só e ele nem quis mexer no carro!! Ai vem a historia Fomos retirar a valvula termostatica e cade ela já estava sem!!! O mecanico que colocou o cabeçote novo não colocou a valvula!!! porque será??? Ela provavelmente esta com outro problema o que pode ser:
1 - radiador entupido
2 - bomba de agua
3 - junta de cabeçote mais baixa o motor fica muito tachado
4 - viscose da ventoinha

O carro está funcionando normalmente não tem agua no oleo, ao ligar não sai nehuma fumaçeira mas se sair na rua qualquer aceleração mais alta a temperatura sobe!! Estou guinchando ela para curitiba amanha cedo mas gostaria da ajuda de vocês pra tambem não ficar pedalando na mão desses mexanicos!!! Alguem saberia indicar alguma oficina em curitiba -pr ? agradeço a ajuda vlw

amigo, passei por algo parecido com a minha! e por incrivel qe pareca o defeito do carro era simplesmente aquela mangueira que fica na tampa do reservatorio plastico que tinha caido. coloquei de volta prendi com cinta plastica e acabou o problema!!

Tadi
24/10/2012, 16:37
boa tarde a todos

Concordo com voces dimasi e fgonelli!!! Acho que agora achei uma mecanica decente o nome dela e robercar fica em curitiba especializada em hilux, bandeirante, l200 e troller. Segundo o mecanico que era chefe de mecanica na concessionaria toyota sulpar o meu cabeçote nao trincou e nem a junta foi pro pau. Ele me falou o seguinte primeiro substituir o radiador que era original ,segundo trocar a viscose da helice e valvula termostatica (trocar por originais). Ele tambem falou que essa historia de as sw4 desse ano 97 98 ferverem não existe esse carro não aquece!!!! E os que aquecem estão sem manutenção adequada!!! Estou esperando o carro ficar pronto depois passo valores e como ficou a viatura valeu e abraço

Isto que este mecanico falou de que as SW4 nao fervem eu duvido. Trabalhei 9 anos na concessionaria Toyota em Santa Catarina e troquei varios cabeçotes de camionetes que estavam com 10000km, 20000km. tanto existe este aquecimento que o cabeçote original sofreu alteraçoes. Quando uma peça é alterado o seu codigo é porque ela foi modificada ou alterada a sua caracteristica. Sendo assim o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.

Trovao
24/10/2012, 21:24
Red camel, testar a tampa do radiador eh algo obrigatorio. Tive um problema igual ao seu na minha 98 em 2007 e quase fiquei louco. No final, era a tampa que tinha um problema e estava abrindo (deixando passar agua para o vaso de expansao) antes da pressao adequada, enchendo o vaso de expansao e fazendo o motor aquecer
abs
Trovao

toyotero sr5
24/10/2012, 21:52
Isto que este mecanico falou de que as SW4 nao fervem eu duvido. Trabalhei 9 anos na concessionaria Toyota em Santa Catarina e troquei varios cabeçotes de camionetes que estavam com 10000km, 20000km. tanto existe este aquecimento que o cabeçote original sofreu alteraçoes. Quando uma peça é alterado o seu codigo é porque ela foi modificada ou alterada a sua caracteristica. Sendo assim o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.

Boa noite tadi

Acredito tambem que essa historia que não ferve é lenda até porque ja vimos varios casos aqui do forum com o problema de aquecimento não só das sw4 como l200, sportage e por ai vai.. Mas tenho uma duvida tadi como substitui o meu cabeçote por um novo esse cabeçote ja pode ter vindo modificado como vc citou? não sei mais lhe falar a marca do cabeçote. Meu radiador é novo e a termostatica tambem e original acho que agora posso ficar mais tranquilo não é?? Gostaria muito de fazer a manutenção da sw4 com vc ai tadi pretendo trocar disco e pastilhas e correia dentada e esticador abraço !!

Emerson Höpner
24/10/2012, 23:25
... o cabeçote da SW4 97 e 98 possuia o código 11101 69126, passando 11101 69128. Eu trabalhava como chefe de oficina e no setor de garantia.

Informação muito importante!

Tadi, onde fica marcado na cabeçote o código da peça? Isso pode ajudar a quem está com problema no cabeçote a trocar pela peça mais atual e evitar um novo problema...

Zani
25/10/2012, 21:20

Comentário de profissional é outra coisa..hein...Pena eu não estar em Orleans - SC...
Abraço.

Tadi
25/10/2012, 21:45
Boa noite tadi

Acredito tambem que essa historia que não ferve é lenda até porque ja vimos varios casos aqui do forum com o problema de aquecimento não só das sw4 como l200, sportage e por ai vai.. Mas tenho uma duvida tadi como substitui o meu cabeçote por um novo esse cabeçote ja pode ter vindo modificado como vc citou? não sei mais lhe falar a marca do cabeçote. Meu radiador é novo e a termostatica tambem e original acho que agora posso ficar mais tranquilo não é?? Gostaria muito de fazer a manutenção da sw4 com vc ai tadi pretendo trocar disco e pastilhas e correia dentada e esticador abraço !!
Todos os cabeçotes que eu substitui (originais) nao deram mais problema. Em contato com o setor de garantia da fabrica nao concegui informaçao do motivo da trinca do mesmo, mas conclui que era um possivel defeito na fundiçao do mesmo, pois após troca-lo o problema nao aparecia novamente. Com os nao-originais eu nao tenho informaçao pois eu nao coloquei, mas acredito que existem varias marcas confiaveis.

Tadi
25/10/2012, 21:49
Informação muito importante!

Tadi, onde fica marcado na cabeçote o código da peça? Isso pode ajudar a quem está com problema no cabeçote a trocar pela peça mais atual e evitar um novo problema...
Nao tem uma marcaçao que diferencie os dois modelos. A unica marcaçao que nós faziamos quando era substituido o cabeçote era pintar a cabeça dos parafusos indicando o grau de aperto que era feito.

ALVARO ANGELO
26/10/2012, 22:15

Tenho uma SW4 que estava toda original até os 140 mil Km, sem nenhum problema de aquecimento. No primeiro semestre deste ano , ao ver tantos relatos de aquecimento neste site resolvi trocar o radiador ainda original que já não estava 100% por um de maior capacidade feito sob medida e acrescentei um ventilador grande na frente do radiador para acionar automaticamente no caso de aumento de temperatura e também instalei um intercooler, troquei termostatica e viscose.
O ponteiro do marcador de temperatura que ficava sempre "exatamente" no meio, passou a ficar alguns milimetros abaixo do meio com todas estas modificações.
Semana passada minha mulher foi fazer uma pequena viagem, óleo do motor trocado há menos de um mês , agua conferida , pneus calibrados etc.A temperatura subiu diz ela que de repente, e quando percebeu já havia fumaça saindo do capô e um barulho metálico no motor, ainda teve que andar algumas centenas de metros para sair do trânsito e ir para o acostamento.
Resultado: carro na oficina e perda do motor segundo o mecânico. E nenhuma vontade de mandar arrumar o carro.
Alvaro Angelo

dorderf
26/10/2012, 22:49
Tenho uma SW4 que estava toda original até os 140 mil Km, sem nenhum problema de aquecimento. No primeiro semestre deste ano , ao ver tantos relatos de aquecimento neste site resolvi trocar o radiador ainda original que já não estava 100% por um de maior capacidade feito sob medida e acrescentei um ventilador grande na frente do radiador para acionar automaticamente no caso de aumento de temperatura e também instalei um intercooler, troquei termostatica e viscose.
O ponteiro do marcador de temperatura que ficava sempre "exatamente" no meio, passou a ficar alguns milimetros abaixo do meio com todas estas modificações.
Semana passada minha mulher foi fazer uma pequena viagem, óleo do motor trocado há menos de um mês , agua conferida , pneus calibrados etc.A temperatura subiu diz ela que de repente, e quando percebeu já havia fumaça saindo do capô e um barulho metálico no motor, ainda teve que andar algumas centenas de metros para sair do trânsito e ir para o acostamento.
Resultado: carro na oficina e perda do motor segundo o mecânico. E nenhuma vontade de mandar arrumar o carro.
Alvaro Angelo

Álvaro, acho que só aumentar o radiador era suficiente. Vou instalar um termômetro pra esse motor assim que possível. Acabei de gastar um dinheiro bem considerável pra fazer o motor do carro, não posso arriscar.

Faz o motor do carro, coloca um cabeçote paralelo e seja feliz.

Amadeus123
26/10/2012, 23:25
Dia desses quase perdi o cabeçote (de novo), deixei a SW4 na oficina pra trocar o radiadorzinho do ar quente, que furou. quando fizeram a montagem das mangueiras esqueceram de apertar uma braçadeira, sorte que vi o vapor invadindo a cabine, quando abri a tampa tudo fervia, o ponteiro estava quase no vermelho. O problema não é o radiador e sim os problemas que surgem e fazem perder agua, tudo é muito rápido e um alerta sonoro é realmente muito necessario quando a viatura já está antiga e a lei de Murph começa a rondar mais de perto.

TCHEIGOR
27/10/2012, 01:26
Dava pra formar um grupo aqui do fórum e negociar um precinho melhor num lote desses monitores com alarme sonoro, alguém teria o contato ou indicação de algum fornecedor?

guilhermeabreu
27/10/2012, 11:44
Dava pra formar um grupo aqui do fórum e negociar um precinho melhor num lote desses monitores com alarme sonoro, alguém teria o contato ou indicação de algum fornecedor?

ENTÃO AMIGOS

VENHO FALANDO E JÁ COMPREI PARA MEU ENGESA COM MWM E PARA A SW4 UM TERMÔMETRO DA RACETRONIX COMPREI POR R$125,00 NA DELTA BRASIL , é um termômetro digital com alarme visual e sonoro , NÃO TEM ERRO , POIS QDO A TEMPERATURA QUE VC PROGRAMAR SER ATINGIDA O ALARME TOCA E VC NUNCA MAIS VAI PERDER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , no meu ENGESA com motor MWM coloquei a temperatura de alerta em 90ºC e já fui salvo por uma vez qdo troquei o compressor do ar cond . o rapaz não encheu o radiador de água e qdo a temperatura chegou nos 90ºC o ALARME TOCOU e parei logo o carro e como comprei outra SW4 vou colocar nela tb .

E TEM OUTRO " TERMÔMETRO ELETRÔNICO " COM AS MESMAS FUNÇÕES SÓ QUE O PREÇO É DE R$229,00 MAS ESTE É MAIS FÁCIL DE SER INSTALADO POIS É FIXADO NUM PARAFUSO DO CABEÇOTE DO MOTOR , logo : mede a temperatura do óleo do motor ou do motor em sí , este é vendido na DONATTI .

NÃO GANHO NADA COM ISTO , MAS VENHO FAZENDO A CAMPANHA PARA QUE TODOS VCS COLoQUEM ESTES TERMÔMETROS DE SEGURANÇA , que tenha um gasto de trezentos e poucos reais nestes dois termômetros , mas vc vai gastar isto e nunca mais irá gastar de R$8.000,00 a R$10.000,00 para fazer um motor .

QUE FIQUE O ALERTA DE SEGURANÇA POR UM PREÇO BEM EM CONTA PARA TODOS NÓS E ISTO NÃO É SÓ PARA NOSSAS HILUX É PARA TODOS OS NOSSOS CARROS .

ESTE TERMÔMETRO COM ALERTA SONORO DEVERIA SAÍR EM TODOS CARROS VENDIDOS NO BRASIL .

Inner
27/10/2012, 15:54
X2 Grande Dr. Só uma dúvida o Sr. colocou os dois no mesmo carro por isso os 300,00 é isso segurança dobrada. Forte abraço Inner

ENTÃO AMIGOS

VENHO FALANDO E JÁ COMPREI PARA MEU ENGESA COM MWM E PARA A SW4 UM TERMÔMETRO DA RACETRONIX COMPREI POR R$125,00 NA DELTA BRASIL , é um termômetro digital com alarme visual e sonoro , NÃO TEM ERRO , POIS QDO A TEMPERATURA QUE VC PROGRAMAR SER ATINGIDA O ALARME TOCA E VC NUNCA MAIS VAI PERDER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , no meu ENGESA com motor MWM coloquei a temperatura de alerta em 90ºC e já fui salvo por uma vez qdo troquei o compressor do ar cond . o rapaz não encheu o radiador de água e qdo a temperatura chegou nos 90ºC o ALARME TOCOU e parei logo o carro e como comprei outra SW4 vou colocar nela tb .

E TEM OUTRO " TERMÔMETRO ELETRÔNICO " COM AS MESMAS FUNÇÕES SÓ QUE O PREÇO É DE R$229,00 MAS ESTE É MAIS FÁCIL DE SER INSTALADO POIS É FIXADO NUM PARAFUSO DO CABEÇOTE DO MOTOR , logo : mede a temperatura do óleo do motor ou do motor em sí , este é vendido na DONATTI .

NÃO GANHO NADA COM ISTO , MAS VENHO FAZENDO A CAMPANHA PARA QUE TODOS VCS COLoQUEM ESTES TERMÔMETROS DE SEGURANÇA , que tenha um gasto de trezentos e poucos reais nestes dois termômetros , mas vc vai gastar isto e nunca mais irá gastar de R$8.000,00 a R$10.000,00 para fazer um motor .

QUE FIQUE O ALERTA DE SEGURANÇA POR UM PREÇO BEM EM CONTA PARA TODOS NÓS E ISTO NÃO É SÓ PARA NOSSAS HILUX É PARA TODOS OS NOSSOS CARROS .

ESTE TERMÔMETRO COM ALERTA SONORO DEVERIA SAÍR EM TODOS CARROS VENDIDOS NO BRASIL .

dorderf
27/10/2012, 16:20

Entro na hora no negócio!

guilhermeabreu
27/10/2012, 16:38
X2 Grande Dr. Só uma dúvida o Sr. colocou os dois no mesmo carro por isso os 300,00 é isso segurança dobrada. Forte abraço Inner

AMIGO INNER

Comprei a SW4 2002 agora estou com ela apenas uma semana , havia comprado o DIGITAL para colocar nela inicialmente , mas qdo fui buscar ela na semana passada em Resende onde mora um irmão e foi aniversário dele , acabei dando este DIGITAL de presente para ele colocar no ENGESA que ele acabou de comprar com motor TOYOTA 14B .

Mas nesta semana vou comprar o DIGITAL de novo ( na DELTA BRASIL por R$125,00 posto em casa ) para mim e para um amigo vizinho meu que pediu tb para colocar na SW4 97 dele e vou aproveitar e comprar e colocar o ELETRÔNICO tb ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , daí a segurança fica dobrada um para a água ( DIGITAL da RACETRONIX na DELTA BRASIL ) e o ELETRÔNICO para o óleo fixado no bloco ou cabeçote do motor ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , por isto o valor de R$354,00 com os dois TERMÔMETROS instalados , O QUE HA DE CONVIR MUITO BARATO PARA A UTILDADE QUE TEM , se todos nós tivessemos colocado estes dois termômetros NENHUM DE NÓS TERÍAMOS GASTO ESTA FORTUNA DE EM TORNO DE 10 PAUS PARA FAZER NOSSOS MOTORES .

OBS : ESTES DOIS TERMÔMETROS TEM SINAL SONORO DE ALARME QDO A TEMPERATURA CHEGA NA TEMPERATURA PROGRAMADA PELA GENTE . Ou seja se vc programar para dar o sinal qdo a temperatuta chegue a 90ºC ? qdo a temperatura da água ou do motor/óleo chegar aos 90ºC o alarme toca , SABENDO QUE A TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR É MAIOR DO QUE A DA ÁGUA , LOGO : VC TEM QUE CALIBRAR CADA TERMÔMETRO CO M SINAL DE LARME EM TEPERATURAS DIFERENTES , A DO MOTOR DEVE SER COM SINAL DE ALARME EM TEMPERATURA MAIOR , TEM QUE SER NA TEPEARUTA DE SERVIÇO DE CADA CADA MOTOR RECOMENDADO PELO FABRICANTE .

O motor MWM do meu ENGESA tem temperatura de serviço da água entre 81ºC a 87ºC e coloquei o SINAL DE LARME PARA 90ºC , já a temperatura de serviço do óleo do motor é de 100ºC a 115ºC , vou colocar o sinal de alarme em 118ºc , já o motor da SW4 não sei a temperatura de serviço recomendado pelo fabricante , no manual do proprietário não vem , se alguem tiver o manula técnico dos motores TOYOTA gostaria que colocasse aqui para todos ficarem sabendo ,mas até lá como a SW4 2002 esta tudo bem , assim que instalar estes dois termômetros vou verifiar a que temperatura ela estará funcionando andando a 100km/h no plano , tanto na água qto no óleo/bloco do motor , daí coloco 5°C a mais para o SINAL DE ALARME TOCAR , é uma forma empírica de ter o controle da tempearuta para que NÃO OCORRA SUPERAQUECIMENTO , mas se alguem tiver estas inforamções do fabricante é melhor ainda .

Desculpem por ter me alongado demais , MAS É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE E VITAL PARA NOSSOS BOLSOS .

SOMOS BRASILEIROS E TEMOS A TRADIÇÃO DE : " SÓ COLOCAR CADEADO NA PORTA DEPOIS DELA TER SIDO ARROMBADA " .

Mas é assim mesmo , SÓ QUE " EU " NÃO PRETENDO MAIS PASSAR POR ESTE DISSABOR OUTRAS VEZES MAIS .

Inner
27/10/2012, 17:40
Muito obrigado meu amigo Dr. Guilherme é que estou recentemente com uma SW 2001 e confesso tenho receio do SUPER AQUECIMENTO. Com a pick-up SR5 98 fiquei quatro anos e nunca nunca mesmo a temperatura passou do meio, mais agora farei exatamente como você irá fazer prevenção nunca é demais. Forte abraço

guilhermeabreu
27/10/2012, 18:14
OBS :

Para encontrar o TERMÔMETRO ELETRÔNICO na DONATTI4X4 vc tem que procurar : SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , se não procurar desta forma vc não encontra o produto .

Lembrando que acabei de acessar a DONATTI4X4 e eles esta com a mercadoria esgotada , pedí para que me informassem de qdo estiver disponível .

guilhermeabreu
27/10/2012, 18:16
Muito obrigado meu amigo Dr. Guilherme é que estou recentemente com uma SW 2001 e confesso tenho receio do SUPER AQUECIMENTO. Com a pick-up SR5 98 fiquei quatro anos e nunca nunca mesmo a temperatura passou do meio, mais agora farei exatamente como você irá fazer prevenção nunca é demais. Forte abraço

AMIGO INNER

É por aí , a gente nunca tem nada com o carro até o dia que acontece , É MELHOR PREVENIR sem sombras de dúvidas como vou fazer , aqui no forum a gente vê a toda hora amigos perdendo motores por causa do superaquecimento , EU MESMO POR DUAS VEZES .

ABRAÇO

red_camel
04/12/2012, 11:33
Entro na hora no negócio!

também entro no negócio, mas precisaria disso logo (vou aproveitar que acabo de trocar o cabeçote..)

red_camel
04/12/2012, 11:43
AMIGO INNER

Comprei a SW4 2002 agora estou com ela apenas uma semana , havia comprado o DIGITAL para colocar nela inicialmente , mas qdo fui buscar ela na semana passada em Resende onde mora um irmão e foi aniversário dele , acabei dando este DIGITAL de presente para ele colocar no ENGESA que ele acabou de comprar com motor TOYOTA 14B .

Mas nesta semana vou comprar o DIGITAL de novo ( na DELTA BRASIL por R$125,00 posto em casa ) para mim e para um amigo vizinho meu que pediu tb para colocar na SW4 97 dele e vou aproveitar e comprar e colocar o ELETRÔNICO tb ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , daí a segurança fica dobrada um para a água ( DIGITAL da RACETRONIX na DELTA BRASIL ) e o ELETRÔNICO para o óleo fixado no bloco ou cabeçote do motor ( na DONATTI4X4 por R$229,00 sem o frete ) , por isto o valor de R$354,00 com os dois TERMÔMETROS instalados , O QUE HA DE CONVIR MUITO BARATO PARA A UTILDADE QUE TEM , se todos nós tivessemos colocado estes dois termômetros NENHUM DE NÓS TERÍAMOS GASTO ESTA FORTUNA DE EM TORNO DE 10 PAUS PARA FAZER NOSSOS MOTORES .

OBS : ESTES DOIS TERMÔMETROS TEM SINAL SONORO DE ALARME QDO A TEMPERATURA CHEGA NA TEMPERATURA PROGRAMADA PELA GENTE . Ou seja se vc programar para dar o sinal qdo a temperatuta chegue a 90ºC ? qdo a temperatura da água ou do motor/óleo chegar aos 90ºC o alarme toca , SABENDO QUE A TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR É MAIOR DO QUE A DA ÁGUA , LOGO : VC TEM QUE CALIBRAR CADA TERMÔMETRO CO M SINAL DE LARME EM TEPERATURAS DIFERENTES , A DO MOTOR DEVE SER COM SINAL DE ALARME EM TEMPERATURA MAIOR , TEM QUE SER NA TEPEARUTA DE SERVIÇO DE CADA CADA MOTOR RECOMENDADO PELO FABRICANTE .

O motor MWM do meu ENGESA tem temperatura de serviço da água entre 81ºC a 87ºC e coloquei o SINAL DE LARME PARA 90ºC , já a temperatura de serviço do óleo do motor é de 100ºC a 115ºC , vou colocar o sinal de alarme em 118ºc , já o motor da SW4 não sei a temperatura de serviço recomendado pelo fabricante , no manual do proprietário não vem , se alguem tiver o manula técnico dos motores TOYOTA gostaria que colocasse aqui para todos ficarem sabendo ,mas até lá como a SW4 2002 esta tudo bem , assim que instalar estes dois termômetros vou verifiar a que temperatura ela estará funcionando andando a 100km/h no plano , tanto na água qto no óleo/bloco do motor , daí coloco 5°C a mais para o SINAL DE ALARME TOCAR , é uma forma empírica de ter o controle da tempearuta para que NÃO OCORRA SUPERAQUECIMENTO , mas se alguem tiver estas inforamções do fabricante é melhor ainda .

Desculpem por ter me alongado demais , MAS É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE E VITAL PARA NOSSOS BOLSOS .

SOMOS BRASILEIROS E TEMOS A TRADIÇÃO DE : " SÓ COLOCAR CADEADO NA PORTA DEPOIS DELA TER SIDO ARROMBADA " .

Mas é assim mesmo , SÓ QUE " EU " NÃO PRETENDO MAIS PASSAR POR ESTE DISSABOR OUTRAS VEZES MAIS .

olá amigo!! como vai??
uma dúvida, foi você mesmo que instalou?

procurando no site vi que tem opção para temperatura do óleo também, mais ou menos o mesmo preço.. pelo visto ambos tem o sensor em um parafuso, correto?

INSTRUMENTOS RACETRONIX - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/categoria_57000_3029_INSTRUMENTOS-RACETRONIX?gclid=CLuvnN3vgLQCFRRbnAodFSIA0Q)

guilhermeabreu
05/12/2012, 12:03
olá amigo!! como vai??
uma dúvida, foi você mesmo que instalou?

procurando no site vi que tem opção para temperatura do óleo também, mais ou menos o mesmo preço.. pelo visto ambos tem o sensor em um parafuso, correto?

INSTRUMENTOS RACETRONIX - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/categoria_57000_3029_INSTRUMENTOS-RACETRONIX?gclid=CLuvnN3vgLQCFRRbnAodFSIA0Q)

RED_CAMEL

Fui eu que já coloquei o TERMÔMETRO DIGITAL de água da RACETRONIX no ENGESA e comprei um com sinal de alerta visual + sonoro para colocar na SW4 2002 recem comprada e dei de presente para meu irmão colocar no ENGESA com motor TOYOTA 14B , meu vizinho comprou para colocar na SW4 97 dele , outro amigo tb comprou para colocar na SW4 98 recem comprada que será instalado esta semana , tudo por minha indicação .

E depois que eu instalar este , vou comprar o TERMÔMETRO ELETRÔNICO ( R$229,00) " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA " na DONATTI que é bem fácil de instalar , pois o terminal ( SENSOR ) dele é parafusado no bloco ou cabeçote do motor e vai te dar a indicação da temperatura do motor/óleo do motor e tb tem o SINAL DE ALERTA SONORO .

dorderf
05/12/2012, 13:14
Dr. Guilherme, coloca os modeloes aí... perdi tua mensagem e não sei qual é... Vou comprar o de água.

guilhermeabreu
05/12/2012, 21:38
Dr. Guilherme, coloca os modeloes aí... perdi tua mensagem e não sei qual é... Vou comprar o de água.

DORDERF

Amigo , aí em RECIFE faz um calor dukarai , COLOCA OS DOIS TERMÔMETROS :

1- O DIGITAL DA MARCA RACETRONIX para água com SENSOR + SIRENE ( R$115,60 + frete ) , vc encontra na : www.deltatuning.com.br/ , sendo que aí o frete deve ficar mais caro um pouquinho .

2- O ELETRÔNICO que é parafusado no cabeçote ou bloco do motor modelo : SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , mede a temperatura do bloco ou cabeçote , com SIRENE , vc encontra este na : DONATTI4x4 (http://www.donatti4x4.com.br) ( R$229,00 + frete ) . Vc qdo abrir na loja da DONATTI tem que procurar : SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA .

VALE A PENA VC INVESTIR NESTES DOIS TERMÔMETROS , VC VAI GASTAR EM TORNO DE R$355,00 NOS DOIS TERMÔMETROS E FICAR O RESTO DE SUA VIDA SEM TER QUE FICAR COM A PARANÓIA DE FICAR TENDO QUE OLHAR O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO O TEMPO TODO , QUALQUER SINAL DE AUMENTO DE TEMPERATURA VAI TOCAR A SIRENE , POIS PE VC QUE IRÁ DETERMINAR A TEMPERATURA PARA A SIRENE TOCAR .

dorderf
05/12/2012, 21:55
Vou comprar os 2 então. É fácil a instalação? Qual a temperatura que vc colocou, Dr?

dorderf
05/12/2012, 22:12
Comprei o do radiador... espero que a instalação seja fácil. O do motor está em falta...

Ezahn
05/12/2012, 23:03
Guilherme, onde e como é instalado este sensor da temperatura da água? Tem fotos? E o relógio?

red_camel
06/12/2012, 10:16
Realmente vale a pensa instalar os dois termometros...bom gostaria de saber se é fácil instalar, se posso fazer eu mesmo ou se precisa ir numa mecânica/elétrica..se tiver foto da onde colocou o sensor seria show de bola, ai podemos instalar mais ou menos no mesmo local e comparar as nossas temperaturas!! por mais que moramos em regiões diferentes do Brasil acredito que seria válido trocarmos estas informações de temperatura, pois a temperatura é um fator que influencia diretamente na vida útil das peças!!abraços!!!

obs: nossa já deu uma inflacionada no sensor!! R$ 297,00 agora!!

Ezahn
06/12/2012, 22:24
No sensor da temperatura da água, o sensor tem uma rosca. Onde rosqueia isto? tem que mandar furar o radiador e fazer a rosca?

guilhermeabreu
07/12/2012, 23:58
CHEGUEI DO PLANTÃO HOJE E ESTOU MOTOR DE SONO , VOU DORMIR E AMANHÃ COLOCO AQUI .

Abração a todos e bom fim de semana

red_camel
11/12/2012, 10:30
Vou aproveitar pra postar aqui (numa dessas o Dr. Guilherme tira um tempinho pra responder pra nós :D - meu termometro está quase chegando, estou muito curioso pra saber se eu mesmo posso instalar!!).

Enfim, finalmente peguei minha querida SW4 de volta!! troquei cabeçote, junta do cabeçote, radiador, correia dentada, recondicionaram as válvulas (será que é recomendado??), ee foi trocado algo relacionado as valvulas que me falhou a memória, camisa da valvula?

enfim, notei que não sai mais fumaça branca ao ligar, só sai a fumaça do diesel normal...
o que estranhei muuito é que de 1000 a 2000 rpm o carro perdeu muito torque, quase não desenvolve.. não foi mudado as relações de marcha, mas parece-me que a 2a marcha não está com o torque que tinha antes (de 1000 a 2000 rpm), mas quando passa dos 2500 rpm o motor responde bem; algum comentário sobre isso?
queria opiniões sobre a percepção de vocês ao andar nessa rotação mais baixa...

bom, pode ser uma percepção errônea pois este período (1 mes e pouco) que a SW4 ficou parada, andei o tempo todo com um carro a gasolinaa (Apollo AP 1.8 bem amaciado).

uma coisa que percebi e realmente está diferente é que quando vou desligar a viatura ela treme bastante, parece como se tivesse morrendo o motor qquando se está numa marcha maior (por exemplo andar muito devagar em 3a marcha e ai o carro morre, tremendo um monte..) o que acontece que o carro treme assim ao ser desligado, sem marcha engatada.. alguém percebe isso na sua sw4? ou estou muito noiado??? hehehehe

abraços e tudo de bom!!!

guilhermeabreu
12/12/2012, 13:23
Vou aproveitar pra postar aqui (numa dessas o Dr. Guilherme tira um tempinho pra responder pra nós :D - meu termometro está quase chegando, estou muito curioso pra saber se eu mesmo posso instalar!!).

Enfim, finalmente peguei minha querida SW4 de volta!! troquei cabeçote, junta do cabeçote, radiador, correia dentada, recondicionaram as válvulas (será que é recomendado??), ee foi trocado algo relacionado as valvulas que me falhou a memória, camisa da valvula?

enfim, notei que não sai mais fumaça branca ao ligar, só sai a fumaça do diesel normal...
o que estranhei muuito é que de 1000 a 2000 rpm o carro perdeu muito torque, quase não desenvolve.. não foi mudado as relações de marcha, mas parece-me que a 2a marcha não está com o torque que tinha antes (de 1000 a 2000 rpm), mas quando passa dos 2500 rpm o motor responde bem; algum comentário sobre isso?
queria opiniões sobre a percepção de vocês ao andar nessa rotação mais baixa...

bom, pode ser uma percepção errônea pois este período (1 mes e pouco) que a SW4 ficou parada, andei o tempo todo com um carro a gasolinaa (Apollo AP 1.8 bem amaciado).

uma coisa que percebi e realmente está diferente é que quando vou desligar a viatura ela treme bastante, parece como se tivesse morrendo o motor qquando se está numa marcha maior (por exemplo andar muito devagar em 3a marcha e ai o carro morre, tremendo um monte..) o que acontece que o carro treme assim ao ser desligado, sem marcha engatada.. alguém percebe isso na sua sw4? ou estou muito noiado??? hehehehe

abraços e tudo de bom!!!

RED_CAMEL

Deve ter trocado a SEDE DAS VÁLVULAS .

E qdo vc desliga o carro e ele fica tremendo e não morre é problema elétrico , pois qdo vc desliga a VÁLVULA SOLENÓIDE NÃO DEVE ESTAR DESLIGANDO , aí fica passando díesel e o motor NÃO MORRE , fica passando pouco díesle e o motor fica funcionando todo maluco , tremendo todo .

Confere a parte elétrica da VÁLVULA SOLENÓIDE , a que corta o díesel qdo vc desliga a chave .

red_camel
12/12/2012, 15:52
RED_CAMEL

Deve ter trocado a SEDE DAS VÁLVULAS .

E qdo vc desliga o carro e ele fica tremendo e não morre é problema elétrico , pois qdo vc desliga a VÁLVULA SOLENÓIDE NÃO DEVE ESTAR DESLIGANDO , aí fica passando díesel e o motor NÃO MORRE , fica passando pouco díesle e o motor fica funcionando todo maluco , tremendo todo .

Confere a parte elétrica da VÁLVULA SOLENÓIDE , a que corta o díesel qdo vc desliga a chave .

olá!! ao virar a chave ele já desliga, não parece que fica passando diesel. Percebi diferença somente pelo fato do motor desligar "vibrando" mais do que antes! mas estou para dar uma verificada nos faróis e luzes internas (tem umas meio fracas e queimadas) ai jaa peço pro meu eletricista dar uma conferida!!

valeu pela dica! abraços!

Inner
12/12/2012, 18:35
Um centavo de contribuição, veja os calços do motor e da caixa, pode ser isso

guilhermeabreu
12/12/2012, 22:05
olá!! ao virar a chave ele já desliga, não parece que fica passando diesel. Percebi diferença somente pelo fato do motor desligar "vibrando" mais do que antes! mas estou para dar uma verificada nos faróis e luzes internas (tem umas meio fracas e queimadas) ai jaa peço pro meu eletricista dar uma conferida!!

valeu pela dica! abraços!

Se o motor morre qdo vc desliga a chave mas ao morrer ele treme mais do que antes vc tem que verificar os calços do motor e da caixa de marcha .

dorderf
13/12/2012, 20:16
Dr. Guilherme, ainda aguardo informações de como vossa excelência instalou o equipamento.

guilhermeabreu
14/12/2012, 14:45
Dr. Guilherme, ainda aguardo informações de como vossa excelência instalou o equipamento.

calma DORDERF

O termômetro esta dentro do carro , vou ver se levo amanhã para instalar o SENSOR e tiro fotos pra vc ver o local e como ficou .

ABRAÇO

guilhermeabreu
15/12/2012, 18:36
DORDERF

Como não levei hoje , mas tirei fotos de onde vou colocar , é o local onde esta marcado com um palito de fósforo , este local no meu carro esta vazio não tem nada alí ele esta tapado naquela depressão do buraco que vc esta vendo , vou retirar aquela peça e fazer um furo da largura da boca do buraco e vou vedar com um parafuso , no centro da cabeça deste parafuso vou abrir um furo e abrir rosca com a mesma rosca do SENSOR que é uma rosca espessura de 10mm x com passo de 1,5mm , e pronto daí é só fazer a instalação elétrica e fixar o relógio dentro do carro no local que vc achar melhor , eu vou colcar uma fita dupkla face 3M no parabrisa próximo do canto esquerdo em baixo e vou colcar um velcro , no parabrisa e colcar a outra parte do velcro na base do copinho que ficará o relógio , daí fico de cara pro gol vendo o tempo todo a temperatura que a PRINCESA vai rodar .

Na SW4 98 do meu amigo neste local tem um parafuso , daí foi muito fácil o torneiro retirou o parafuso fez um furo na cabeça dele abriu rosca e fixou o sensor alí e pronto , ficou só dele levar pro eletricista fazer o restante da instalação .

dorderf
15/12/2012, 19:58
DORDERF

Como não levei hoje , mas tirei fotos de onde vou colocar , é o local onde esta marcado com um palito de fósforo , este local no meu carro esta vazio não tem nada alí ele esta tapado naquela depressão do buraco que vc esta vendo , vou retirar aquela peça e fazer um furo da largura da boca do buraco e vou vedar com um parafuso , no centro da cabeça deste parafuso vou abrir um furo e abrir rosca com a mesma rosca do SENSOR que é uma rosca espessura de 10mm x com passo de 1,5mm , e pronto daí é só fazer a instalação elétrica e fixar o relógio dentro do carro no local que vc achar melhor , eu vou colcar uma fita dupkla face 3M no parabrisa próximo do canto esquerdo em baixo e vou colcar um velcro , no parabrisa e colcar a outra parte do velcro na base do copinho que ficará o relógio , daí fico de cara pro gol vendo o tempo todo a temperatura que a PRINCESA vai rodar .

Na SW4 98 do meu amigo neste local tem um parafuso , daí foi muito fácil o torneiro retirou o parafuso fez um furo na cabeça dele abriu rosca e fixou o sensor alí e pronto , ficou só dele levar pro eletricista fazer o restante da instalação .

Qual dos termômetros será instalado aí, Dr.? O do radiador ou o do motor?

Inner
16/12/2012, 01:30
Dr. veja se eu entendi você irá retirar toda a peça e depois fará um furo na mesma medida que está lá e vedará o buraco com um parafuso até ai tudo bem agora só o furo não basta você terá que abrir rosca para colocar o parafuso que terá um furo na cabeça onde ficará o sensor é isso certo

guilhermeabreu
16/12/2012, 03:18
Dr. veja se eu entendi você irá retirar toda a peça e depois fará um furo na mesma medida que está lá e vedará o buraco com um parafuso até ai tudo bem agora só o furo não basta você terá que abrir rosca para colocar o parafuso que terá um furo na cabeça onde ficará o sensor é isso certo

INNER

Depois que vc falou : que até aí tudo bem , ficou meio complicado de entender mas :

Sim , pq aquela depressão que esta alí é muito larga e o diametro do sensor é bem menor , MAS ALÍ ESTA TAPADO DE FÁBRICA NAQUELE DIAMETRO MAIOR , LOGO : tenho que abrir o buraco largo e abrir rosca nele , DAÍ TENHO QUE FECHAR ESTE BURACO LARGO COM UM PARAFUSO , e na cabeça deste parafuso é que vou abrir o furo e abrir rosca para fixar o sensor , ou seja o sensor ficará fixado por dentro do parafuso que estará tapando o buraco largo .

guilhermeabreu
16/12/2012, 03:24
Qual dos termômetros será instalado aí, Dr.? O do radiador ou o do motor?

DORDERF

Alí naquele lugar vai o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM ALARME SONORO E VISUAL para medir a temperatura da água do motor .

O termômetro ELETRÔNICO ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA ) que é para medir a temperatura do motor IREI PARAFUSAR O SENSOR DESTE TERMÔMETRO NO BLOCO DO MOTOR OU NO CABEÇOTE DO MOTOR EXTERNAMENTE , o sensor deste termômetro fica pelo lado de fora parafusado por fora do motor , este termômetro vai medir a temperatura do óleo do motor , ou seja vai medir a temperatura do bloco ou cabeçote do motor que sub-entende que seja do óleo do motor .

dpab
16/12/2012, 10:52
DORDERF

Caro amigo Guilherme,
Na minha SW4 eu instalei o sensor do SPIA Eletrônico no buraco com rosca que aparece no canto esquerdo da sua terceira foto. Funciona muito bem !!!!
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
16/12/2012, 19:56
Caro amigo Guilherme,
Na minha SW4 eu instalei o sensor do SPIA Eletrônico no buraco com rosca que aparece no canto esquerdo da sua terceira foto. Funciona muito bem !!!!
Um abraço, Delfim.

DELFIM

É isto aí mesmo , foi como falei , que este SPIA ELÇETRÔNICO DE TEMPERATURA é muito fácil de instalar . E é alí que sai a água mais quente do motor para ser resfriada no radiador , NÃO TEM ERRO melhor lugar não tem e de fácil acesso .

dorderf
16/12/2012, 20:00
Qual temperatura deve ser colocada como limite, tanto pro bloco quanto pro líquido?

guilhermeabreu
17/12/2012, 12:14
Qual temperatura deve ser colocada como limite, tanto pro bloco quanto pro líquido?

DORDERF

No eu ENGESA com motor MWM 2.8 tenho o manual técnico do motor que diz que a temperatura de serviço da água é entre 81ºC e 87ºC e do óleo entre 101ºC a 115ºC .

No caso de nossas SW4 não tenho o manual técnico para saber , logo :

Vou instalar primeiro o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX e verificar a temperatura que marcará andando a 120km/h no plano e com isto colocarei 5ºC A MAIS NO TERMÔMETRO PARA QUE SEJA ACIONADO A SIRENE , ex: se a temperatura de serviço a 120km/h for de 90ºC colocarei no TERMÔMETRO RACETRONIX O ALERTA PARA TOCAR COM QDO A TEMPERATURA CHEGAR A 95ºC .

E assim irei proceder qdo instalar o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA DO MOTOR que irei parafusar naquele orifício com rosca que tem alí próximo do SENSOR RACETRONIX no qual o DELFIM mostrou o local que ele instalará o dele e eu tb . Qdo estiver ligado , vou andar a 120km/h e verificar a que temperatura fica o bloco do motor( temperatura do óleo ) e colocarei tb 5ºC a mais para disparar a SIRENE .

guilhermeabreu
17/12/2012, 12:26
Vão aí as fotos do SENSOR do termômetro RACETRONIX instalado :

Como foi aberto o buraco onde estava tapado e abriu rosca , o torneiro optou por fazer uma bucha de bronze ao invez de utilizar um parafuso como foi feito na SW 98 do meu amigo , ele fez no parafuso pq já tinha o parafuso naquele local na SW4 do amigo .

dpab
17/12/2012, 13:51
Guilherme,
Quando o torneiro abriu a rosca, perfurou até a passagem da água?
Se sim, como fez para não entrar limalha no sistema?
O meu sensor eletrônico mostra uma temperatura normal de trabalho de 79ºC, mas quando estou rebocando o meu trailer, subindo uma serra íngreme, ele chega em 93ºC. Certa vez, nessas condições (subindo e rebocando)forcei mais em terceira marcha, aumentando o giro do motor e observei em que temperatura o ponteiro do painel começaria a se mover, saindo da posição habitual (pouco abaixo do meio)e vi que isso ocorria em 97ºC.
Diante dessas informações, coloquei o alarme intermitente para disparar em 95ºC e o alarme contínuo para disparar em 98ºC, situação em que teria que parar o carro para esfriar e evitar problemas.
O que vc acha? Meu raciocínio está correto ou devo abaixar essas temperaturas para os alarmes soarem?
Segue abaixo o link do meu sensor com alarme:

Engine Guardian EG3S Watchdog Overheating Alarm Dual Sensor 3 Relay Output New | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN-EG3s-WATCHDOG-OVERHEATING-ALARM-DUAL-SENSOR-3-RELAY-OUTPUT-NEW-/180998749104?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a245dbbb0&vxp=mtr)

Um abraço, Delfim

guilhermeabreu
17/12/2012, 14:17
Guilherme,
Quando o torneiro abriu a rosca, perfurou até a passagem da água?
Se sim, como fez para não entrar limalha no sistema?
O meu sensor eletrônico mostra uma temperatura normal de trabalho de 79ºC, mas quando estou rebocando o meu trailer, subindo uma serra íngreme, ele chega em 93ºC. Certa vez, nessas condições (subindo e rebocando)forcei mais em terceira marcha, aumentando o giro do motor e observei em que temperatura o ponteiro do painel começaria a se mover, saindo da posição habitual (pouco abaixo do meio)e vi que isso ocorria em 97ºC.
Diante dessas informações, coloquei o alarme intermitente para disparar em 95ºC e o alarme contínuo para disparar em 98ºC, situação em que teria que parar o carro para esfriar e evitar problemas.
O que vc acha? Meu raciocínio está correto ou devo abaixar essas temperaturas para os alarmes soarem?
Segue abaixo o link do meu sensor com alarme:

Engine Guardian EG3S Watchdog Overheating Alarm Dual Sensor 3 Relay Output New | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN-EG3s-WATCHDOG-OVERHEATING-ALARM-DUAL-SENSOR-3-RELAY-OUTPUT-NEW-/180998749104?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a245dbbb0&vxp=mtr)

Um abraço, Delfim

CARO AMIGO DELFIM

Como falei anteriormente , para fazer o furo e abrir rosca alí , eu primeiro retirei a peça do lugar e foi feito fora , SENÃO JÁ VIU , TODA A LIMALHA IRIA PARA DENTRO DO CIRCÚITO DE ÁGUA . Fiz isto hoje e demorei 1 hora para esperar esfriar , e 30 minutos para furar , abrir rosca , tornear a luva e colocar no lugar e ír embora , ou seja : serviço de 1:30hs de serviço e ele me cobrou R$30,00 , mas deixei R$50,00 pq ele fez na SW4 do meu amigo e não cobrou nada pois foi só retirar o parafuso furar e abrir rosca nele e enroscar o sensor e recolocar no lugar , serviço de 20 minutos .

Como citei acima pro DORDERF vou fazer desta forma .

O MAIOR PROBLEMA PARA MIM É " NÃO " SABER A TEMPERATURA DE SERVIÇO RECOMENDADA PELA TOYOTA , por isto vou fazer como relatei acima .

Tentando responder a sua pergunta :

EX: usando o seu exemplo dado em que o carro em uso normal fica em 79ºC e em esforço maior foi a 97ºC e em esforço maior ainda foi a 97ºC .

Imagina se a TEMPERATURA DE SERVIÇO RECOMENDADA PELA TOYOTA SEJA DE 77ºC A 87ºC , daí vc ultrapassou esta temperatura e JUDIOU DO MOTOR .

MAS EU NÃO SEI SE VC JUDIOU PQ EU NÃO SEI A " TEMPERATURA DE SERVIÇO RECOMENDADO PELA TOYOTA " AÍ É QUE MORA O PERIGO .

Então por experiencia própria que na 2ª vez que tive que fazer o motor a TEMPERATURA NÃO FOI NO VERMELHO , MAS PRÓXIMO A ELE .

É POR ÍSTO QUE PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO , OU SEJA : VOU ANDAR NO CARRO A 120KM/H COMO NO SEU CASO FICOU EM 79ºC , DAÍ COLOCARIA O LIMITE PARA TOCAR A SIRENE EM 84ºC , DESTA FORMA TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO JUDIAEREI DO MOTOR .

CONCLUÍNDO OBJETIVAMENTE A SUA PERGUNTA :

NO SEU CASO COLOCARIA O LIMITE DE 90ºC PARA TOCAR A SIRENE , pois no MWM 2.8 A RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE É DE 81ºC a 87ºC e todos estes motores tem a temperatura de serviço próximos uns dos outros . E temperatura acima de 90ºC PODERIA JUDIAR DO MOTOR embora a água não esteja fervendo , MAS FICA MUITO MAIS BARATO TER EXCESSO DE PREVENÇÃO DO QUE ARRISCAR NUMA TEMPERATURA " PRÓXIMA DO LIMITE " DO LIMITE MÁXIMO DA TEMPERATURA DE SERVIÇO .

E outra , NADA MAIS JUSTO do que vc puxando um treiler em subida de serra a temperatura subir mais do que o NORMAL e NADA MAIS JUSTO de vc ter que folgar o pé OU ATÉ PARAR PARA ESPERAR ESFRIAR , pois estes carros não foram projetados para tamanho esforço , mas como nós gostamos , É SÓ TER PRECALÇÃO E ALIVIAR O PÉ NESTA SITUAÇÃO , ACHO 95ºC uma temperatura muito alta para o seu limite para tocar a sirene .

Não sei se me fiz entender , é pq perdí o motor por duas vezes por SUPERAQUECIMENTO , mesmo com mo termômetro NÃO CHEGANDO NO VERMELHO , MAS CHEGANDO PRÓXIMO A ELE e não quero passar por isto NUNCA MAIS .

MAS QDO ALGUEM AQUI DESCOBRIR A " TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA RECOMENDADA PELA TOYOTA " DE NOSSOS CARROS , AÍ SIM VAI FACILITAR E CLAREAR TUDO EM RESPEITO DA " TEMPERATURA LIMITE PARA TOCAR A SIRENE ) até lá vou ver primeiro com qula ela anda , mas vc já adiantou que no seu caso ela anda a 79ºC , com isto e se na minha tb for assim colocarei o LIMITE PARA A SIRENE TOCAR EM 90ºC tb como esta no meu ENGESA com MWM , E JÁ FUI SALVO UMA VEZ QDO TROQUEI O COMPRESSOR DO AR E OS CARAS DO AR NÃO COMPLETARAM A ÁGUA DO RADIADOR E O SINAL DE ALERTA TOCOU . Eu estava distraído e qdo acionou o ALARME já estava em 92ºC e subiu logo para 96ºC e logo desliguei o carro para adicionar água pois estava com ar no circuito . MAS FUI SALVO PELO ALARME pq se não tivesse não teria visto o relógio no painel E É ISTO QUE ACONTECE COM TODO MUNDO QDO PERDE O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

VALE CADA CENTAVO GASTO COM A ADIÇÃO DESTES TERMÔMETROS COM SINAL DE ALERTA SONORO E VISUAL .

ABRAÇO

dorderf
17/12/2012, 14:58
O sensor da recetronix chega hj. Vou ver se instalo na oficina onde levo meu carro.

dpab
17/12/2012, 15:03
Caro amigo Guilherme,
Vc está coberto de razão, vou pecar pelo excesso de zelo também, baixarei o ponto de alarme para 90ºC !!!
Obrigado e um abraço!

dorderf
17/12/2012, 17:58
Então é isso, zona de alarme contínuo 90º...?

guilhermeabreu
17/12/2012, 18:43
Caro amigo Guilherme,
Vc está coberto de razão, vou pecar pelo excesso de zelo também, baixarei o ponto de alarme para 90ºC !!!
Obrigado e um abraço!

AMIGO DELFIM

Ha de convir que se seu carro anda normalmente com 79ºC e colocando 11ºC a mais para qdo fizer um esforço maior é mais do que suficiente para TER UMA TOLERANCIA PELO DE EXCESSO DE ESFORÇO NÃO ACHA ??? MAIS DO QUE ISTO , ACHO UMA TEMERIDADE .

Só para vc ter uma idéia no ENGESA a temperatura de serviçorecomnendada pelo fabricante é de 81ºC a 87ºC e coloquei o alerta pra tocar em 90ºC .

Mas acho que 90ºC na SW4 tb esta dentro de uma tolerancia bem razoável .

ERRATA :

Qdo respondí a vc anteriormente , qdo dei o EX . quis dizer que vc anda normalmente a 79ºC e com um esforço foi pra 93ºC e não 97 como escreví e com esforço maior ainda foi a 97ºC . Acho que vc entendeu , mas para os outros pode ter complicado . Mas esta feita a correção .

Abraço

guilhermeabreu
17/12/2012, 18:51
Então é isso, zona de alarme contínuo 90º...?

DORDERF

Sim DORDERF , coloca pra tocar o alarme sonoro qdo atingir 90ºC e seja feliz e acaba com aquela agonia de TER QUE FICAR OLHANDO QUASE O TEMPO TODO PARA O PONTEIRO DE TEMPERATURA DO CARRO .

Eu em minhas viagens acabo até não curtindo muito a paisagem de tanto que olho para o ponteiro , parece até uma sina , MAS VOU ACABAR COMISTO MUITO EM BREVE , como viram o SENSOR já esta no lugar .

Abraço

dorderf
17/12/2012, 22:11
Chegou meu sensor... Realmente no lugar onde o Dr. Guilherme colocou o sensor, no caso da SW 98, tem um parafuso sextavado. Mas como não entendo lhufas de instalação elétrica, vou procurar algum especialista (sinto cheiro de facada no ar...). O povo aqui em Recife mete a peixeira sem piedade!

red_camel
17/12/2012, 22:31
Chegou meu sensor... Realmente no lugar onde o Dr. Guilherme colocou o sensor, no caso da SW 98, tem um parafuso sextavado. Mas como não entendo lhufas de instalação elétrica, vou procurar algum especialista (sinto cheiro de facada no ar...). O povo aqui em Recife mete a peixeira sem piedade!

O meu tambem chegou! Dei uma olhada no local de instalação e la a minha ja tem um parafuso no local (depois posto fotos) to cruzando os dedos para que seja compatível com o sensor... Mas acho dificil (soh se o antigo dono ja usou algum similar..)
logo mando as fotos!
conheço um eng. Eletricista que me recomendou dar uma olhada no esquema eletrico do carro pra garantir que seja tudo isntalado nos fios corretos, alguem ai tem o esquema eletrico da sw4 98?

Inner
17/12/2012, 22:58
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1346758626_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene e Relé | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
R$133,60 à vista com desconto
ou 6x de R$27,83 sem juros
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1346758015_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Vermelho/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene e Relé | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
R$115,60 à vista com desconto
ou 6x de R$24,08 sem juros
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325057_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Água Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
R$81,90 à vista com desconto
ou 6x de R$17,06 sem juros
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298324255_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Água Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
R$63,90 à vista com desconto
ou 6x de R$13,31 sem juros
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325510_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298326110_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

Fiquei na dúvida devido ao preço pois me parece que um deles seria em torno de 300,00 seriam esses os termometros, estavam no site da Delta Brasil e são da marca Racetronic

Inner
17/12/2012, 23:40
Outra coisa alguém conseguiu comprar o http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/central%20spia%20250.jpgna Donatti não tem caso alguém possua um veja se tem o nome do fabricante para que possamos tentar com eles senão presumo que ficará difícil de achar enquanto isso aqui no Rio engarrafamentos para todo os lados e a temperatura subindo.

guilhermeabreu
18/12/2012, 00:09

DORDERF

Como falei , na SW4 98 do mmeu amigo tem este parafuso alí , daí levei no torneiro e retirou este parafuso , colocou o parafuso no torno e fez um furo e abriu rosca no centro deste parafuso para enroscar o sensor e recolocou no lugar demorou 30 minutos para fazer tudo e não cobrou nada , pois sou cliente dele e ele achou que deu pouco trabalho .

ATENÇÃO :

Comprei o meu termômetro junto com o do amigo , vieram dois numa embalagem só , SÓ QUE O DO MEU AMIGO VEIO COM O DIÂMETRO DO SENSOR DE 12MM COM ROSCA DE 1,5MM E O MEU VEIO COM DIÂMETRO DE 10MM E ROSCA DE 1MM , atenção portanto na ora de furar o parafuso para abrir a rosca para fixar o seu sensor , VERIFICAR PRIMEIRO A ESPESSURA DO SEU SENSOR ANTES DE FAZER O FURO NO PARAFUSO .

guilhermeabreu
18/12/2012, 00:13
O meu tambem chegou! Dei uma olhada no local de instalação e la a minha ja tem um parafuso no local (depois posto fotos) to cruzando os dedos para que seja compatível com o sensor... Mas acho dificil (soh se o antigo dono ja usou algum similar..)
logo mando as fotos!
conheço um eng. Eletricista que me recomendou dar uma olhada no esquema eletrico do carro pra garantir que seja tudo isntalado nos fios corretos, alguem ai tem o esquema eletrico da sw4 98?

RED_CAMEL

Este furo que tem alí não é compatível com o diâmetro do sensor , como falei : VC TERÁ QUE FAZER UM FURO NO CENTRO DO PARAFUSO PARA ENROSCAR O SENSOR DENTRO DO PARAFUSO QUE ESTA LÁ NO MOTOR .

ATENÇÃO PARA MEDIR O DIÂMETRO DO SENSOR ANTES DE FAZER O FURO NO PARAFUSO pq o meu sensor veio com diâmetro de 10mm e rosca de 1mm e o do meu amigo veio com diâmetro de 12mm e rosca de 1,5mm .

guilhermeabreu
18/12/2012, 00:15
Outra coisa alguém conseguiu comprar o http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/central%20spia%20250.jpgna Donatti não tem caso alguém possua um veja se tem o nome do fabricante para que possamos tentar com eles senão presumo que ficará difícil de achar enquanto isso aqui no Rio engarrafamentos para todo os lados e a temperatura subindo.

Ha algum tempo atras a DONATTI não tinha , a uns 40 dias atras eles me mandaram um email avisando que tinha chegado e agora vc esta dizendo que não tem mais , acho que eles estão vendendo bem depois desta campanha que estamso fazendo aqui , mas acho que não deve demorar para eles reporem o estoque ,ou devem mandar fazer em pequena escala e só pedir mais depois quevendem algum .

Glaicon
18/12/2012, 08:01
Senhores, só acho importante destacar que, se houver um sobreaquecimento, com disparo de alarme ou aviso sonoro, parem o carro mas NÃO desliguem, para que o sistema continue recirculando e resfriando a água.
Salvo problema de válvula termostática trancada fechada, manter a viatura parada e com uma leve aceleração para girar de forma mais consistente a hélice, já será o suficiente para resfriar o motor.
E também imaginando que tenha água no radiador, claro!
E boa sorte a todos.:concordo:

Inner
18/12/2012, 09:47
Então qual desses vocês estão usando

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1346758626_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene e Relé | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1346758015_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
Kit Termômetro da Água Digital C/ Sensor - Display Vermelho/Lente Preta - ø52mm - 12V Sirene e Relé | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325057_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Água Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298324255_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Água Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325510_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298326110_1.jpg (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

Fiquei na dúvida devido ao preço pois me parece que um deles seria em torno de 300,00 seriam esses os termometros, estavam no site da Delta Brasil e são da marca Racetronic

red_camel
18/12/2012, 10:45
Senhores, só acho importante destacar que, se houver um sobreaquecimento, com disparo de alarme ou aviso sonoro, parem o carro mas NÃO desliguem, para que o sistema continue recirculando e resfriando a água.
Salvo problema de válvula termostática trancada fechada, manter a viatura parada e com uma leve aceleração para girar de forma mais consistente a hélice, já será o suficiente para resfriar o motor.

pertinente seu post... quando tive problemas de aquecimento com minha sw4 98 eu acabei desligando direto (mas o meu problema era que a agua era "cuspida" para o reservatório de agua e também pra fora pela tampa do mesmo...

só para ficar mais claro, se não tiver agua no radiador nao adianta manter o carro ligado??

red_camel
18/12/2012, 10:50

o que comprei seria o 3o da esquerda para direita, da primeira linha...
acho que seria muito interessante se o pessoal que comprasse tentasse instalar no mesmo lugar, assim podemos fazer um benchmark

das temperaturas das SW4, principalmente pelo fato da Toyota não recomendar nenhuma temperatura em específico... claro que moramos em diferentes partes do Brasil, com diferentes climas mas de maneira geral, para a temperatura de trabalho do motor não deeve ter grandes variações... quando tiver algo "concreto" podemos até fazer um tópico exclusivo para postar temperaturas do motor (com diferentes solicitações, horas de uso, modelo da viatura, etc. etc.) o que acham??
numa dessas podemos buscar um "patrocínio" (desconto) de fabricantes desse tipo de termometro... para eles é muito interessante ter os produtos testados por "experts" e formadores de opinião (considero todos aqui no fórum)..

red_camel
18/12/2012, 11:03
bah não sei o que ocorreu perdi o post que havia citado na resposta do Dr. Guilherme..

enfim falei que me dá arrepios de pensar em furar o centro de um paraffuso (que dependendo ddo diametro do furo pode causar alguma trincar ou inviabilizar o uso do mesmo...) principalmente se o diametro do sensor for aquele mais largo..

enfim, finalmente a foto de parte do meu motor.. em rosa aonde se encontra o tal parafuso a ser furado.. percebi que no meu cabeçote tenho um outro local com rosca já feita (em azul), será que este local seria para colocar algo parecido?? é estranho, parece que falta um parafuso... ou sera que o fabricante do cabeçote já pensou que alguem poderia instalar ali um sensor de temperatura??
de toda maneira acho que este local não teria contato com a agua que passa para medir a temperatura (por mmais que esteja bem próximo..)

minha duvida principal é, alguem ja soube se deu problema no parafuso furado ao meio? o meio receio é que ao furar se propague uma trinca que venha a ser um vazamento futuro.. para ter certeza, a ponta deste parafuso fica em contato com a agua que passa?
o sensor para medir a temperatura da agua deve ter contato com a agua? imagino que se furar o parafuso que está no local ao meio, o sensor não teria contato com a agua... correto?

dorderf
18/12/2012, 11:38
Acho que a bronca de mexer com a parte azul é que ela pertence ao cabeçote, se der merda, ferrou! Já a parte em vermelho é trocável sem problemas.

Acredito que esse parafuso possa, sim, ser furado sem problemas. Desde que leve em um lugar sério.

Acho que a parte azul da foto, se furada, dê direto na água tb.

Glaicon
19/12/2012, 08:11
pertinente seu post... quando tive problemas de aquecimento com minha sw4 98 eu acabei desligando direto (mas o meu problema era que a agua era "cuspida" para o reservatório de agua e também pra fora pela tampa do mesmo...

só para ficar mais claro, se não tiver água no radiador não adianta manter o carro ligado??
Bom será necessário ter um tanto de água suficiente para recircular e resfriar o motor.
Se houver algum vazamento na mangueira inferior do radiador, com perda significativa de água, não haverá como resfriar nada.
Se a perda for pequena, a redução de força do motor, parando de transitar, permanecendo em ponto morto, diminuirá a geração de calor, tornando eficaz a refrigeração.
Este é o princípio; sujeito à algumas variáveis, é claro.:concordo:

guilhermeabreu
19/12/2012, 11:55

GRANDE GLAICON

Este é que é o maior problema , por isto recomendo para e desligar o mais rápido possível , PQ NA MAIORIA DAS VEZES O SUPERAQUECIMENTO é por falta de água e se vc estacionar o carro e manter ele funcionando a tempratura vai subir mais ainda , SABEMOS TODOS NÓS QUE QDO VC DESLIGA O CARRO A TEMPERATURA DELE SOBE MAIS AINDA ATÉ CERTO PONTO , mas neste caso de falta de água , ELE FUNCINANDO A TEMPERATURA VAI SUBUNDO INDEFINIDAMENTE .

E NÃO TEMOS COMO SABER O QUE ESTA HAVENDO NUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA COMO ESTA .

guilhermeabreu
19/12/2012, 12:13
bah não sei o que ocorreu perdi o post que havia citado na resposta do Dr. Guilherme..

enfim falei que me dá arrepios de pensar em furar o centro de um paraffuso (que dependendo ddo diametro do furo pode causar alguma trincar ou inviabilizar o uso do mesmo...) principalmente se o diametro do sensor for aquele mais largo..

enfim, finalmente a foto de parte do meu motor.. em rosa aonde se encontra o tal parafuso a ser furado.. percebi que no meu cabeçote tenho um outro local com rosca já feita (em azul), será que este local seria para colocar algo parecido?? é estranho, parece que falta um parafuso... ou sera que o fabricante do cabeçote já pensou que alguem poderia instalar ali um sensor de temperatura??
de toda maneira acho que este local não teria contato com a agua que passa para medir a temperatura (por mmais que esteja bem próximo..)

minha duvida principal é, alguem ja soube se deu problema no parafuso furado ao meio? o meio receio é que ao furar se propague uma trinca que venha a ser um vazamento futuro.. para ter certeza, a ponta deste parafuso fica em contato com a agua que passa?
o sensor para medir a temperatura da agua deve ter contato com a agua? imagino que se furar o parafuso que está no local ao meio, o sensor não teria contato com a agua... correto?

CARO RED_CAMEL

Vc esta com medo a toa , este parafuso não segura nada , não faz nenhuma força apenas tapa um buraco alé existente , tanto é que na minha 2002 não tem o parafuso , é lacrado e nem tem rosca na depressão , já furei e instalei , o sensor na SW4 98 do meu amigo e não esta vazando nada , e o sensor dele foi o de diâmetro maior , o parafuso é de aço e o snsor é de bronze , logo bem mais macio do que o aço , o furo foi feito com o parafuso fixado num torno , pois se vc for furar com uma furadeira manual o furo pode saír do centro do parafuso aí sim correr o rísco dele se romper numa lateral .

Este buraco com rosca em AZUL não tem contato com a água , e NÃO DEVE FURAR ELE PARA COLOCOAR O SENSOR RACETRONIX pq ele tem que ficar em contato com a água , ESTE LOCAL SERÁ PARA FIXAR O SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , local este descoberto pelo INNER e achei SIMPLESMENTE ESPETACULAR para fixar ese segundo termômetro para medir a temperatura do ÓLEO DO MOTOR , melhor lugar não há , fácil de instalear e fica pertinho um do outro de fácil acesso .

E a sua última dúvida , este parafuso fica sim em contato com a água , a ponta/bulbo do sensor parafusado nele fica uns 5 mm para fora dele dentro do tubo onde passa a água , TENHO CERTEZ AQUE ESTE LOCAL COM ESTE PARAFUSO FOI FEITO PARA ISTO , lá fora deve ter mais um termômetro alí , mas nós somos do Brasil e aqui tudo vem pelas pontas .

guilhermeabreu
19/12/2012, 12:17
Acho que a bronca de mexer com a parte azul é que ela pertence ao cabeçote, se der merda, ferrou! Já a parte em vermelho é trocável sem problemas.

Acredito que esse parafuso possa, sim, ser furado sem problemas. Desde que leve em um lugar sério.

Acho que a parte azul da foto, se furada, dê direto na água tb.

DORDERF

Como falei acima a parte AZUL não é para ser furada , alí é para ser fixado o SENSOR do SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA que não precisa de estar em contato com a água , MAS SE FURAR ALÍ acho que vai chegar dentro do motor e ter contato com o óleo e não com a água , MAS NÃO DEVE SER FURADO ALÍ , ALÍ SERÁ SÓ PARA PARAFUSAR O SENSOR " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA " para medir a temperatura do bloco/óleo do motor .

dorderf
19/12/2012, 14:51
DORDERF

Como falei acima a parte AZUL não é para ser furada , alí é para ser fixado o SENSOR do SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA que não precisa de estar em contato com a água , MAS SE FURAR ALÍ acho que vai chegar dentro do motor e ter contato com o óleo e não com a água , MAS NÃO DEVE SER FURADO ALÍ , ALÍ SERÁ SÓ PARA PARAFUSAR O SENSOR " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA " para medir a temperatura do bloco/óleo do motor .

Bom saber, Dr! Estou sempre aprendendo!

red_camel
20/12/2012, 10:35
CARO RED_CAMEL

Vc esta com medo a toa , este parafuso não segura nada , não faz nenhuma força apenas tapa um buraco alé existente , tanto é que na minha 2002 não tem o parafuso , é lacrado e nem tem rosca na depressão , já furei e instalei , o sensor na SW4 98 do meu amigo e não esta vazando nada , e o sensor dele foi o de diâmetro maior , o parafuso é de aço e o snsor é de bronze , logo bem mais macio do que o aço , o furo foi feito com o parafuso fixado num torno , pois se vc for furar com uma furadeira manual o furo pode saír do centro do parafuso aí sim correr o rísco dele se romper numa lateral .

Este buraco com rosca em AZUL não tem contato com a água , e NÃO DEVE FURAR ELE PARA COLOCOAR O SENSOR RACETRONIX pq ele tem que ficar em contato com a água , ESTE LOCAL SERÁ PARA FIXAR O SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , local este descoberto pelo INNER e achei SIMPLESMENTE ESPETACULAR para fixar ese segundo termômetro para medir a temperatura do ÓLEO DO MOTOR , melhor lugar não há , fácil de instalear e fica pertinho um do outro de fácil acesso .

E a sua última dúvida , este parafuso fica sim em contato com a água , a ponta/bulbo do sensor parafusado nele fica uns 5 mm para fora dele dentro do tubo onde passa a água , TENHO CERTEZ AQUE ESTE LOCAL COM ESTE PARAFUSO FOI FEITO PARA ISTO , lá fora deve ter mais um termômetro alí , mas nós somos do Brasil e aqui tudo vem pelas pontas .

olá!! poisé depois de ter gastado uma boa $$ com o motor a gente fica com o pé meio atrás mesmo... mas não pode se noiar!!! hehehe (falando nisso ontem a noite sonhei que minha sw4 começou a esquentar e esquentar, ai até saiu fogo por debaixo do capo dando aquele ESTOURO hahahahahaha não sei se é premonição do fim do mundo ou se é a mente criativa.... )

bom, vou num bom mecanico hoje a tarde e verei um contato bom pra furar esse parafuso, pena que não estou com o SPIA ELETRONICO emm mãos senão já via esse detalhe também..

muito obrigado pelas informações!!!

dorderf
20/12/2012, 11:22
olá!! poisé depois de ter gastado uma boa $$ com o motor a gente fica com o pé meio atrás mesmo... mas não pode se noiar!!! hehehe (falando nisso ontem a noite sonhei que minha sw4 começou a esquentar e esquentar, ai até saiu fogo por debaixo do capo dando aquele ESTOURO hahahahahaha não sei se é premonição do fim do mundo ou se é a mente criativa.... )

bom, vou num bom mecanico hoje a tarde e verei um contato bom pra furar esse parafuso, pena que não estou com o SPIA ELETRONICO emm mãos senão já via esse detalhe também..

Esse spia eletrônico tá osso! Tá a um tempão em falta!

Dr. Guilherme, vc instalou o sensor de água na sua 2002? Mostra fotos aí.

guilhermeabreu
20/12/2012, 12:59

CARO RED_CAMEL

O mecânico se não tiver torno não terá capacidade de furar , quem tem de fazer este furo é um torneiro , e lá mesmo vc coloca no lugar , tem uma arruela de vedação , mas apesar de ter ela colquei silicone alta temperatura para melhor vedação .

guilhermeabreu
20/12/2012, 13:01
Esse spia eletrônico tá osso! Tá a um tempão em falta!

Dr. Guilherme, vc instalou o sensor de água na sua 2002? Mostra fotos aí.

DORDERF

As fotos do sensor no lugar já esta aqui na página 09 .

dorderf
20/12/2012, 13:38
DORDERF

As fotos do sensor no lugar já esta aqui na página 09 .

Pensei que fossem da bonequinha. Foi mal!

dorderf
22/12/2012, 16:47
Instalei hoje. Como disse, a peixeira da instalação elétrica chega veio afiada!

R$ 190,00!

Eu comprei um conector, achei melhor que o fio que vem.

O eletricista disse que não precisava instalar o relê.

Quanto à temperatura, tô achando que 90 graus ainda é baixa. O ideal, talvez, fosse colocar a sirene pros 95. Na subida da ladeira que dá acesso à minha casa a temperatura chegou nos 87. Na cidade o carro não passou de 82.

Uma dúvida, a válvula termostática só abre em 88?

guilhermeabreu
22/12/2012, 23:48

R$ 190,00!

Quanto à temperatura, tô achando que 90 graus ainda é baixa. O ideal, talvez, fosse colocar a sirene pros 95. Na subida da ladeira que dá acesso à minha casa a temperatura chegou nos 87. Na cidade o carro não passou de 82.

DORDERF

Como vc foi o 1º a instalar e na cidade não passa de 82ºC e a válvula termostática só abre qdo chega aos 88ºC ( tinha me esquecido disto ) acho que a temperatura para tocar a sirene em 95ºC esta até aceitável .

Mas sugiro em deixar nos 90ºC mesmo e se ficar tocando toda ora sem muito esforço , aí então subiria para 95ºC . Mesmo assim vc poderia deixar nós instalarmos os nossos e ver como ficará o comportamento da temperatura de serviço em nossos carros , como já falei : PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO , deixa em 90ºC e aguarda a gente colocar nos nossos e espra os nossos relatos .

Vc fez o furo no centro do parafusocomo falei ou fez uma bucha de adaptação .

Abraço

dorderf
23/12/2012, 09:58
DORDERF

Como vc foi o 1º a instalar e na cidade não passa de 82ºC e a válvula termostática só abre qdo chega aos 88ºC ( tinha me esquecido disto ) acho que a temperatura para tocar a sirene em 95ºC esta até aceitável .

Mas sugiro em deixar nos 90ºC mesmo e se ficar tocando toda ora sem muito esforço , aí então subiria para 95ºC . Mesmo assim vc poderia deixar nós instalarmos os nossos e ver como ficará o comportamento da temperatura de serviço em nossos carros , como já falei : PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO , deixa em 90ºC e aguarda a gente colocar nos nossos e espra os nossos relatos .

Vc fez o furo no centro do parafusocomo falei ou fez uma bucha de adaptação .

Abraço

O furo no centro do parafuso. Ficou perfeito e o melhor que foi só tirar o parafuso (que saiu fácil). Com certeza aquilo ali foi feito pra instalar um sensor (isso se por aí a fora não tenha de fábrica).

guilhermeabreu
23/12/2012, 13:15
O furo no centro do parafuso. Ficou perfeito e o melhor que foi só tirar o parafuso (que saiu fácil). Com certeza aquilo ali foi feito pra instalar um sensor (isso se por aí a fora não tenha de fábrica).

Como falei , é muito fácil de fazer e com certeza como falei tb que carros que vem para o Brasil eles retiram tudo que tem direito .

Glaicon
24/12/2012, 07:15

R$ 190,00!

A termostática que comprei pra minha (original) está marcado 82*.
E foi comprada com base no número do chassis.
Talvez a troca por uma dessa ajude a diminuir os riscos de sobreaquecimento.:concordo:

dorderf
24/12/2012, 10:09
A termostática que comprei pra minha (original) está marcado 82*.
E foi comprada com base no número do chassis.
Talvez a troca por uma dessa ajude a diminuir os riscos de sobreaquecimento.:concordo:

A do meu carro é original e vem em 88.

guilhermeabreu
24/12/2012, 12:16
Comprei recentemente para a BONEQUINHA e não me lembro direito , comprei original e ACHO que é 88ºC tb , mas não tenho certeza .

dorderf
24/12/2012, 14:46
Aqui as fotos do sensor já plugado e colocado no painel:

386746386747386748

red_camel
25/12/2012, 15:19
Aqui as fotos do sensor já plugado e colocado no painel:

386746386747386748

Colou com silicone no painel?
o meu sensor veio sem esse plug preto da primeira foto, terei q colocar algo semelhante??
abraços e um otimo natal!

dorderf
25/12/2012, 15:27
Colou com silicone no painel?
o meu sensor veio sem esse plug preto da primeira foto, terei q colocar algo semelhante??
abraços e um otimo natal!

Esse plugue eu comprei na autoelétrica onde instalei o sensor, achei o que veio com o sensor fraco demais. O sensor eu fixei com fita 3M dupla face.

Inner
25/12/2012, 17:30
Amigos Feliz Natal a todos, estou na dúvida em qual pedir pois todos são muito parecidos, entretanto os preços possuem uma variação significativa alguém saberia explicar por que, enfim por qual deles vocês optaram. Outra coisa caso alguém possua o Spia Eletrônico veja se existe alguma indicação do fabricante pois está difícil de achar

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Inner http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/106453-sw4-aqueceu-novamente-ajuda-post1834946.html#post1834946)

sandro_ventania
26/12/2012, 15:18
Mas voces estão instalando sensores na água?
O melhor não seria no óleo? Pois se houver falta de água o monitoramento fica comprometido, não é?

Inner
26/12/2012, 16:07
Bem como está difícil conseguir o spia eletrônico, liguei na delta Brasil e fui infomado que eles possuem também o sensor de temperatura do óleo. É igual ao de água só muda o nome no painel do instrumento, e está pelo mesmo preço do de água. pergunta aos que já possuem o de água o que estão achando podemos consderar como um bom instrumento.

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325510_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298326110_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

dorderf
26/12/2012, 17:05
Bem como está difícil conseguir o spia eletrônico, liguei na delta Brasil e fui infomado que eles possuem também o sensor de temperatura do óleo. É igual ao de água só muda o nome no painel do instrumento, e está pelo mesmo preço do de água. pergunta aos que já possuem o de água o que estão achando podemos consderar como um bom instrumento.

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298325510_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Azul - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150590_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/tn_1298326110_1.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Termômetro Óleo Digital Programável - Display Vermelho - Lente Preta - ø52mm - 12V | RACETRONIX | (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

http://www.4x4brasil.com.br/ecommerce_site/arquivos3029/arquivos/btn_comprar.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/produto_150591_3029_Termometro-Oleo-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)

O de água estou achando excelente!

Acredito que caso falte água a água existente no sistema ia subir a temperatura instantaneamente (o sensor é altamente sensível).

Realmente, com o spia ligado no cabeçote, seria a dupla perfeita!

Não deram prazo pra chegar o spia?

Inner
26/12/2012, 17:12
E ai Dorderf tudo bem, na verdade o spia é distribuido por outra empresa já esse é pela própria Delta, a vantagem é que os dois são iguais o que esteticamente fica melhor visto que eles possuem o suporte de sobrepor para venda em duas cores cinza e preto

guilhermeabreu
26/12/2012, 17:42
INNER

A diferença de preço é por casa da COR DA LUZ e por causa da SIRENE , o que tem luz vermelha é mais barato e sem a SIRENE é mais barato , logo ;

O termômetro que eu comprei foi o com LUZ VERMELHA + SIRENE custou R$115,00 + o frete .

O termômetro de óleo eu sabia que a RECETRONIX tb tem mas vou esperar o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERARUTA por ter um sistema de aferição diferente do que este da RACETRONIX , o SPIA não precisa de entrar em contato com o óleo , já o da RACETRONIX teríamos que arranjar um local no bloco do motor para abrir um furo para então poder instalar o sensor igual como fizemos com o de água .

Tenho este RACETRONIX para água no meu ENGESA já ha mais de 1 ano e funciona muito bem e JÁ ME SALVOU UMA VEZ .

Por isto já comprei para a SW4 2002 e vou esperar o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA na DONATTI4X4 infelizmente teremos que esperar , pois fucei tudo na internet e não achei nada sobre ele , é exclusividade da DONATTI4X4 ou seja eles acharam em algum lugar e só tem eles vendendo , existe outro lá fora , mas sofro muito em comprar coisa lá fora , logo : vou esperar a DONATTI4X4 me avisar .

ABRAÇO A TODOS E UM BOM ANO NOVO PRA TODOS .

jorge.duarte
26/12/2012, 20:54
Acho que o sensor que vem com o manômetro, irá acontecer o mesmo que o original...se não tiver agua, já era, não vai marcar. Por isso, pensei em comprar esse sensor, separado e parafusar no cabeçote:

Thermocouple Sensors K Type 18mm ID Washer for Cylinder Head Temperature CHT | eBay (http://www.ebay.com/itm/321044319187?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)

Manômetro

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450051417-manmetro-temperatura-de-aguaoleo-digital-led-azul-c-alerta-_JM

Abs

Inner
26/12/2012, 23:31
Então Dr. vou esperar pelo spia também forte abraço e obrigado pelas explicações

INNER

A diferença de preço é por casa da COR DA LUZ e por causa da SIRENE , o que tem luz vermelha é mais barato e sem a SIRENE é mais barato , logo ;

O termômetro que eu comprei foi o com LUZ VERMELHA + SIRENE custou R$115,00 + o frete .

O termômetro de óleo eu sabia que a RECETRONIX tb tem mas vou esperar o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERARUTA por ter um sistema de aferição diferente do que este da RACETRONIX , o SPIA não precisa de entrar em contato com o óleo , já o da RACETRONIX teríamos que arranjar um local no bloco do motor para abrir um furo para então poder instalar o sensor igual como fizemos com o de água .

Tenho este RACETRONIX para água no meu ENGESA já ha mais de 1 ano e funciona muito bem e JÁ ME SALVOU UMA VEZ .

Por isto já comprei para a SW4 2002 e vou esperar o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA na DONATTI4X4 infelizmente teremos que esperar , pois fucei tudo na internet e não achei nada sobre ele , é exclusividade da DONATTI4X4 ou seja eles acharam em algum lugar e só tem eles vendendo , existe outro lá fora , mas sofro muito em comprar coisa lá fora , logo : vou esperar a DONATTI4X4 me avisar .

ABRAÇO A TODOS E UM BOM ANO NOVO PRA TODOS .

Inner
26/12/2012, 23:35
Jorge exlica aí como seria o funcionamento desse sensor gringo do ebay

Acho que o sensor que vem com o manômetro, irá acontecer o mesmo que o original...se não tiver agua, já era, não vai marcar. Por isso, pensei em comprar esse sensor, separado e parafusar no cabeçote:

Thermocouple Sensors K Type 18mm ID Washer for Cylinder Head Temperature CHT | eBay (http://www.ebay.com/itm/321044319187?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649)

Manômetro

Manômetro Temperatura De Água/óleo Digital Led Azul C Alerta - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450051417-manmetro-temperatura-de-aguaoleo-digital-led-azul-c-alerta-_JM)

Abs

guilhermeabreu
27/12/2012, 00:01

Manômetro

Manômetro Temperatura De Água/óleo Digital Led Azul C Alerta - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450051417-manmetro-temperatura-de-aguaoleo-digital-led-azul-c-alerta-_JM)

Abs

JORGE.DUARTE

Então , este que vc postou , só tem o sensor e o relógio que seja compatível com ele esta onde que não foi mostrado .

Por isto vou esperar o SPIA chegar .

jorge.duarte
27/12/2012, 00:06
Jorge exlica aí como seria o funcionamento desse sensor gringo do ebay

Esse tipo, o sensor fica na argola, quando parafusamos no bloco ou cabeçote, temos a medida "real" da temperatura do motor, independente se tem água ou não. Seguiríamos o mesmo principio do monitor que o Delfim, comprou no EBAY, de uma forma mais barata. Já encomendei o cabo e vou ver se é compatível com o manometro. Depois coloco aqui o resultado.

Abs

jorge.duarte
27/12/2012, 00:18
JORGE.DUARTE

Então , este que vc postou , só tem o sensor e o relógio que seja compatível com ele esta onde que não foi mostrado .

Por isto vou esperar o SPIA chegar .

Guilherme,
Não entendi, sua colocação. Assim que chegar o sensor de argola, vou checar, se funciona com o manômetro em questão. Geralmente sensores, utilizam componente internos, de mercado, por isso estou confiante que vai funcionar. Acho que fica esteticamente melhor, pois vamos utilizar o manometro de 52mm, tendo em vista, que geralmente esses os monitores utilizam uma caixa "grande", destoando um pouco do nosso painel. Não sei como funciona o spia, mas se for parecido como o que o Delfim comprou, o sensor, segue o mesmo principio, vai fixado no bloco, não depende de água, pois se dependesse ficariamos vulneraveis como o marcador original.

Abs

dpab
27/12/2012, 00:59
Jorge e Guilherme,
Conheço o SPIA vendido pela Donatti e o sensor é do mesmo tipo do que eu comprei e instalei na minha neguinha, aliás são muito parecidos e ambos são fixados com um parafuso no cabeçote ou no bloco do motor, não tem contato com a água ou óleo.
Um abraço, Delfim.

Inner
27/12/2012, 09:56
Jorge deixa eu ver se entendi: No cabo que você comprou aquela parte que parece uma argola vai fixada no bloco, e a outra extremidade onde tem os dois terminais vai no manômetro que pode ser qualquer um inclusive o da Race é isso?

Guilherme,
Não entendi, sua colocação. Assim que chegar o sensor de argola, vou checar, se funciona com o manômetro em questão. Geralmente sensores, utilizam componente internos, de mercado, por isso estou confiante que vai funcionar. Acho que fica esteticamente melhor, pois vamos utilizar o manometro de 52mm, tendo em vista, que geralmente esses os monitores utilizam uma caixa "grande", destoando um pouco do nosso painel. Não sei como funciona o spia, mas se for parecido como o que o Delfim comprou, o sensor, segue o mesmo principio, vai fixado no bloco, não depende de água, pois se dependesse ficariamos vulneraveis como o marcador original.

Abs

jorge.duarte
27/12/2012, 12:37
Jorge deixa eu ver se entendi: No cabo que você comprou aquela parte que parece uma argola vai fixada no bloco, e a outra extremidade onde tem os dois terminais vai no manômetro que pode ser qualquer um inclusive o da Race é isso?

Isso mesmo! Depois coloco aqui o resultado

guilhermeabreu
28/12/2012, 10:48
Isso mesmo! Depois coloco aqui o resultado

JORGE.DUARTE

Aí que vejo o problema , não acredito que este SENSOR comprado lá fora SEJA COMPATÍVEL COM O RELÓGIO DA RACETRONIX , eu entendí o que vc falou que o sensor é parafusado no bloco igual ao do SPIA sem contado com o óleo , mas pelo que conheço TODOS OS SENSORES FABRICADOS SÃO COMPATÍVEIS COM OS RELÓGIOS DO MESMO FABRICANTE .

Ex: Qdo comprei os relógios CRONOMAC o relógio de temperatura não era compatível com o SENSOR ORIGINAL do motor MWM , tive que trocar o SENSOR original do motor pelo SENSOR CRONOMAC para que o relógio MARCASSE CORRETO , não acredito que este SENSOR de argola que será parafusado no bloco do motor MARCARÁ CORRETO NO RELÓGIO RACETRONIX .

Mas posso estar enganado , TOMARA NÃO É ????????

dorderf
28/12/2012, 13:38
E pro motor, alguma ideia de temperatura máxima?

guilhermeabreu
28/12/2012, 16:44
E pro motor, alguma ideia de temperatura máxima?

DORDERF

O que vou fazer é instalar usar e ver com qual temperatura ele funciona e colocar mais uns 5ºC e colocar o alerta nesta temperatura de 5ºC a mais do que o que anda normalmente , tendo em mente que no MWM 2.8 o fabricante fala que a temperatura do óleo deve ser entre 106ºC a 115ºC .

Caso fique apitando toda ora , aumento mais um pouco , ATÉ ALGUM DIA ALGUEM DIZER QUE DESCOBRIU O QUE A TOYOTA FALA EM TEMPERATURA DE SERVIÇO DO ÓLEO DO MOTOR .

Leonardo Dic
28/12/2012, 21:15
Eu coloquei um termometro de oleo desses na LandCruiser. adaptei junto ao sensor de pressão, q no meu caso é a saida pro manometro, o sensor é comprido e fica dentro do bloco, e nunca passa de 85ºC.

Inner
28/12/2012, 22:42
Leonardo qual o termometro que você colocou? Se possível fotos ajudariam.

Eu coloquei um termometro de oleo desses na LandCruiser. adaptei junto ao sensor de pressão, q no meu caso é a saida pro manometro, o sensor é comprido e fica dentro do bloco, e nunca passa de 85ºC.

dorderf
29/12/2012, 14:45
HJ, com um sol escaldante de 13h e subindo uma grande ladeira, a temperatura da água chegou aos 90° - e tome apitar. Mas não passou. Quando cheguei em casa deixei o carro ligado por uns 3 minutos e a temperatura foi caindo até uns 85 (acho que a válvula começou a agir).

Aumentei a temperatura limite da água pra 95°.

dorderf
01/01/2013, 23:04
Antes do feriadão, subindo um local chamado de "baixinha", perto da minha casa, a temperatura chegou nos 95°C. Mas o local faz quase um ângulo de 90° com a base da pista! Aumentei a temperatura pra 100°C.

Na estrada fica variando até no máximo 85°C.

TCHEIGOR
02/01/2013, 00:00
Antes do feriadão, subindo um local chamado de "baixinha", perto da minha casa, a temperatura chegou nos 95°C. Mas o local faz quase um ângulo de 90° com a base da pista! Aumentei a temperatura pra 100°C.

Dorderf, e o marcador original foi até que posição ao marcar esses 95°C?
Queria saber a quantos °C equivale o início da marca vermelha no painel. Alguém sabe?

dorderf
02/01/2013, 10:09
Dorderf, e o marcador original foi até que posição ao marcar esses 95°C?
Queria saber a quantos °C equivale o início da marca vermelha no painel. Alguém sabe?

Nos 95°C o marcador não saiu do lugar, como se fosse a temperatura aceitável ainda. Agora volto a afirmar, a ladeira é BEM íngrime. Talvez se eu tivesse jogado o 4x4 não tivesse subido...

sandro_ventania
02/01/2013, 15:53
A minha, mesmo subindo uma serra inteira, carregado e em 3ª marcha, o ponteiro não saiu do meio...cheguei a duvidar do sensor e troquei ele...mas é assim mesmo. Tambem gostaria de saber os parametros que esse marcador marca.

guilhermeabreu
02/01/2013, 17:58

AMIGO DORDERF

SUGIRO A VC NÃO AUMENTAR O SINAL DE ALARME PARA 100ºC senão não teria função o sinal de alerta , ele em 100ºC só alertaria a ora que vc teria fundido o motor , DEIXA EM 95ºC e se chegar nele e apitar É SINAL PARA VC FOLGAR O PÉ , pois se em situações normais ele anda a 85ºC e se tiver subindo muito passar 10ºC NA MINHA OPINIÃO ESTA AINDA DENTRO DO NORMAL , MAIS DO QUE ISTO ACHO QUE VC ESTARÁ JÁ ARRRISCANDO MUITO , até o dia que alguem descobrir a TEMPERATURA DE SERVIÇO RECOMENDADA PELA TOYOTA , mas até lá cautela e caldo de galinha faz muito bem pra saúde dos nossos motores e PRINCIPALMENTE PARA NOSSSOS BOLSOS .

SÓ PRA LEMBRAR : O MOTOR MWM 2.8 sprint tem como temperatura de serviço da água de 81ºC a 87ºC , logo apenas 6ºC de tolerancia entre a temperatura MÍNIMA E MÁXIMA , e mais uma vez REPETINDO , SE NO SEU CASO O SEUCARRO ANDA NORMAL EM 85ºC VC DEIXAR O SINAL DE LARME EM 95ºC ESTA MAIS DO QUE BOM ESTA TOLERANCIA DE 10ºC A MAIS DO QUE VC ANDA " NÃO ACHA ? " , ainda mais que aí faz um calor DUKARAI .

sandro_ventania
02/01/2013, 18:18
Mas Guilherme, de 85º a 95º o Dordorf disse que o ponteiro do painel nem saiu do lugar!
Aposto que 100º ou 110º ele pouco vai passar do centro...o começo do vermelho deve ser lá para os 130º, pois é nessa temperatura que a agua aditivada começa a ferver.
Será que escrevendo direto para a toyota eles não respondem?

guilhermeabreu
02/01/2013, 19:20
Mas Guilherme, de 85º a 95º o Dordorf disse que o ponteiro do painel nem saiu do lugar!
Aposto que 100º ou 110º ele pouco vai passar do centro...o começo do vermelho deve ser lá para os 130º, pois é nessa temperatura que a agua aditivada começa a ferver.
Será que escrevendo direto para a toyota eles não respondem?

CARO SANDRO_VENTANIA

Sinceramente HOJE PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO , pois fiz o motor da BONEQUINHA duas vezes num ano por EXCESSO DE TEMPERATURA , como já falei NUNCA MAIS VOU FAZER MOTOR DE NOVO POR EXCESSO DE TEMPERATURA , o meu fígado esta doendo até agora com as duas facadas que levei , gastei 20 contos em um ano com o motor da BONEQUINHA .

E 100ºC é muita temperatura para um motor funcionar SE ELE FUNCIONA NORMALMENTE A 85ºC EM CONDIÇÕES NORMAIS .

Vc fez a analogia do que falei acima ??? Se num motor MWM 2.8 o limite de TEMPERATURADE SERVIÇO MÍNIMA ( 81ºC ) E MÁXIMA ( 87ºC ) é de APENAS 6ºC , porque que nos motores TOYOTA esta diferença SERIA NORMAL 20ºC ?????? ou seja uma TEMPERATURA MÍNIMA DE 82ºC E MÁXIMA DE 102ºC como exemplo ???? ISTO NÃO PODE SER NORMAL .

" ESTOU CALEJADO DE PERDER MOTOR POR EXCESSO DE TEMPERATURA " Na priemira vez foi por culpa minha que tinha umradiador furado e demorei a trocar o mesmo e 6 meses após FOI PRO CULPA DO FDP QUE CONSRTOU A TURBINA que ficou mal feito o serviço e a turbina DISPAROU e o motorgirou em 6500 rpm a temperatura subiu e o motor foi pro saco de novo com APENAS 7.000 km de feito , FOI DE DOER , quase quebrei , mas como sou feito de marmelo ( envergo mas quebro , gíria do Sul de Minas ) .

Estou aqui agora TENTANDO AJUDAR OS AMIGOS AQUI A NÃO COMETEREI O " ERRO " DE DEIXAR O MOTOR TRABALHAR NUMA TEMPERATURA ACIMA DO ACEITÁVEL NA MINHA ÓTICA DE VER , POIS AINDA " NÃO TEMOS A INFORMAÇÃO CORRETA DA TOYOTA " .

ENTÃO VAMOS NOS PRECAVER COM O SINAL DE ALERTA EM 95ºC , e atingindo este patamar , FOLGAMOS O PÉ E/OU PARAMOS PARA VER SE ESTA TUDO EM ORDEM COMO VERIFICAR O NÍVEL DA ÁGUA DO RADIADOR E RESRVATÓRIO DE EXPANSÃO , lógico que esperando o carro esfriar um pouco para não trazer mais transtorno ainda como queimaduras indesejáveis .

dorderf
02/01/2013, 21:09
Se depender da Toyota...

"Prezado Senhor Miguel,

Sua manifestação gerou o atendimento de nº490808.

Agradecemos a nova oportunidade de contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.

A área de Assistência ao Cliente esclarece dúvidas relacionadas a assuntos constantes no Manual do Proprietário e Livrete de Garantia.

Lamentamos não poder atender à sua solicitação, pois a informação solicitada por V.Sª é de ordem técnica e sendo o veículo importado oficialmente pela Toyota do Brasil, o Senhor poderá verificar a possibilidade de obtê-la junto à concessionária, pois algumas informações não são de domínio público.

Sugerimos o contato com um distribuidor de preferência para mais informações.

Para visualizar o distribuidor Toyota de sua preferência, clique aqui: http://www.toyota.com.br/servicos_acessorios/concessionarias.aspx (http://www.toyota.com.br/servicos_acessorios/concessionarias.aspx)

O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br (http://mail.uol.com.br/compose?to=clientes@sac.toyota.com.br)

------------ Mensagem Original ------------
De: miguel

Enviada em: 28/12/2012
Para: clientes@sac.toyota.com.br
Assunto: Dúvida técnica

Possuo um SW4 1998 TD e recentemente fiz todo o motor, incluindo troca do cabeçote (só peças originais Toyota).

A dúvida que tenho é qual temperatura máxima que a água do radiador pode atingir e qual temperatura máxima do óleo do motor, a fim de controle através de sensores específicos.

Atenciosamente,

Miguel"

dorderf
02/01/2013, 21:14
Na estrada a temperatura não passa dos 87°C.

Chegou nos 95°C pq a ladeira, meu amigos, era BEM íngrime. Agora chegou nesses 95°C e o marcador do carro permaneceu do mesmo jeito.

Mas acho interessante o raciocínio do Dr. Guilherme e tb sei como é gastar 20 mil num carro em apenas 1 ano (11 de motor e embreagem e o restante de manutenção geral).

guilhermeabreu
02/01/2013, 21:20
DORDERF

Uma ótima resposta , bem esclarecedora , ÊITA PAIZINHO FDP EM QUE VIVEMOS , os caras não estão nem aí pra gente , ele só esclarece o que esta escrito no manual , ou seja ele SÓ ESCLERECE PARA UM ANALFABETO que não sabe ler , pois se o manual vem escritos aquelas coisas lá , qualquer um que sabe ler pode ler , E QUE AJUDA ELE PODE DAR SE ESTA TUDO ESCRITO LÁ ????? E NÃO PODE DAR MAIS NENHUMA INOFORMAÇÃO QUE QUE NÃO CONSTA LÁ ???? Como a temperatura de serviço da água e do óleo , QUE É O QUE NÓS PRECISAMOS DE SABER ?????

Estou de férias , mas fico muito P da vida com umas respostas idiotas destas .

E continuamos na mesma agonia de não saber a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA E DO ÓLEO de nossos motores .

Será que teríamos que entrar na justiça para obermos esta informação , como direito do consumidor ????? Se saiu uma lei nova que obriga os fabricantes a colocar o valor dos impostos nos rótulos para que o Brasileiros saibam o qto paga de imposto num produto / pra que precisaríamos saber disto SE VAMOS PAGAR DE QUALQUER JEITO ????? Mas a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA E DO ÓLEO DOS MOTORES TOYOTA TEM QUE FICAREM EM SEGREDO ????? ISTO É INACREDITÁVEL .

ABRAÇO

dorderf
02/01/2013, 21:27
DORDERF

Uma ótima resposta , bem esclarecedora , ÊITA PAIZINHO FDP EM QUE VIVEMOS , os caras não estão nem aí pra gente , ele só esclarece o que esta escrito no manual , ou seja ele SÓ ESCLERECE PARA UM ANALFABETO que não sabe ler , pois se o manual vem escritos aquelas coisas lá , qualquer um que sabe ler pode ler , E QUE AJUDA ELE PODE DAR SE ESTA TUDO ESCRITO LÁ ????? E NÃO PODE DAR MAIS NENHUMA INOFORMAÇÃO QUE QUE NÃO CONSTA LÁ ???? Como a temperatura de serviço da água e do óleo , QUE É O QUE NÓS PRECISAMOS DE SABER ?????

Estou de férias , mas fico muito P da vida com umas respostas idiotas destas .

E continuamos na mesma agonia de não saber a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA E DO ÓLEO de nossos motores .

Será que teríamos que entrar na justiça para obermos esta informação , como direito do consumidor ?????

ABRAÇO

É pra ficar P da vida mesmo, Dr!

Mas acredito que a temperatura normal de funcionamento gire na faixa dos 80°C, pelo menos é isso que o meu termômetro acusa. Hj em Recife fez um frio danado, cerca de 25°C (isso pra um Pernambucano deve significar uns 10°C pra quem vive no Sul) e a temperatura ficou na faixa dos 77/78°C.

Tô pensando em trocar o acoplamento viscoso... Os senhores sabem a faixa de preço?

A minha hélice mesmo com o carro frio gira, mas não com total facilidade, demorando a parar. Ela gira um pouco de nada e já para.

Pra trocar essa peça o que os caras mexem? Tem que tirar todo o radiador?

Dr. Guilherme, o sensor da sua nova SW ainda tá faltando a instalação elétrica?

guilhermeabreu
02/01/2013, 21:33
É pra ficar P da vida mesmo, Dr!

Mas acredito que a temperatura normal de funcionamento gire na faixa dos 80°C, pelo menos é isso que o meu termômetro acusa. Hj em Recife fez um frio danado, cerca de 25°C (isso pra um Pernambucano deve significar uns 10°C pra quem vive no Sul) e a temperatura ficou na faixa dos 77/78°C.

Tô pensando em trocar o acoplamento viscoso... Os senhores sabem a faixa de preço?

A minha hélice mesmo com o carro frio gira, mas não com total facilidade, demorando a parar. Ela gira um pouco de nada e já para.

Pra trocar essa peça o que os caras mexem? Tem que tirar todo o radiador?

Dr. Guilherme, o sensor da sua nova SW ainda tá faltando a instalação elétrica?

Sim esta faltando a parte elétrica , pq estou de férias e estou na casa da praia , aí ficou pra depois das férias a instalação elétrica .

Qto a hélice girar de leve com motor frio , acho que esta normal , mas ela não gira com força , experimenta girar ela qdo o motor estiver quente e com o carro desligado e engrenado , aí ela tem que ficar dura sem girar pq ela teria que girar junto com o eixo do motor , caso ela gire com o motor desligado engrenado e quente é pq esta com defeito .

E reforço mais uma vez para que vc coloque o sinal de alerta em 95°C ainda mais vc dizendo que ela anda na faixa dos 77 a 78ºC com temperatura ambiente de 25ºC .

dorderf
02/01/2013, 21:44
Sim esta faltando a parte elétrica , pq estou de férias e estou na casa da praia , aí ficou pra depois das férias a instalação elétrica .

Qto a hélice girar de leve com motor frio , acho que esta normal , mas ela não gira com força , experimenta girar ela qdo o motor estiver quente e com o carro desligado e engrenado , aí ela tem que ficar dura sem girar pq ela teria que girar junto com o eixo do motor , caso ela gire com o motor desligado engrenado e quente é pq esta com defeito .

E reforço mais uma vez para que vc coloque o sinal de alerta em 95°C ainda mais vc dizendo que ela anda na faixa dos 77 a 78ºC com temperatura ambiente de 25ºC .

Com motor em 70°C e com a primeira engatada ela girou, do mesmo jeito que gira pela manhã com o carro frio. Vou ver se troco, então.

dorderf
02/01/2013, 22:15
Acabei de falar com o mestre Sérgio Holanda no face. Ele disse que a temperatura só começa a subir no ponteiro original do carro a partir dos 100°C, aí vai subindo até chegar no vermelho.

Acho que 100°C é a temperatura limite, onde se deve parar o carro pra esperar a temperatura reduzir. E será menos que o ponteiro vermelho que faz o motor ir pras cucuias.

guilhermeabreu
02/01/2013, 22:26
Com motor em 70°C e com a primeira engatada ela girou, do mesmo jeito que gira pela manhã com o carro frio. Vou ver se troco, então.

Não compre logo a hélice , pois com 70ºC o motor ainda não atingiu a teperatura de serviço que precisasse da hélice funcionar , espera o dia que o motor estiver com 85ºC aí sim vc desliga o motor , engrena e ve se a hélice gira com a mão . Não vá gastando dinheiro sem precisar .

Eu não tenho coragem de deixar o motor atingir os 100ºC mesmo o mestre SERGIO HOLANDA falando que o ponteiro original só começa a saír da posição de serviço que é um pouquinho abaixo do meio qdo atinge os 100ºC , da primeira vez que perdí o motor por superaquecimento , ELE SÓ CHEGOU NO VERMELHO UMA ÚNICA VEZ E POR UNS 10 SEGUNDOS APENAS e em VÁRIAS OUTRAS VEZES ELE SUBIA E ANTES DE CHEGAR NO VEMRELHO EU PARAVA O CARRO E COMPLETAVA ÁGUA, esperando primeiro esfriar um pouco para que pudesse abrir a tampa do radiador e assim que ligava o mesmo completava o radiador com água, E MESMO ASSIM BATÍ O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , mesmo assim batí o motor sem que o ponteiro tivesse ído no vermelho mais de uma ÚNICA VEZ . Eu particularmente acho que o sensor do meu carro estava ruim ,pq qdo ele começava a subir , SUBIA RÁPIDO DEMAIS PARA CHEGAR NO VERMELHO , MAS COMO DISSE PARAVA ANTES DE CHEGAR NO VERMELHO , é por isto que estou cabreiro agora e não vou arriscar mais , ou seja a temperatura começou a subir estou parando para ver o que esta acontecendo e este termômetro digital vai acabar com a minha neurose de TER QUE FICAR OLHANDO PARA O TERMÔMETRO DO CARRO O TEMPO TODO , será um verdadeiro alívio para mim a acho que para todos que instalerem ele nos seus carros .

É POR ESTAS E OUTRAS QUE VENHO AFIRMANDO CATEGORICAMENTE QUE EU NUNCA MAIS VOU FAZER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , VOU COLOCAR O SINAL DE ALERTA EM 95ºC , ESTA É MINHA DECISÃO DEFINITIVA E TENHO CERTEZA QUE NÃO IREI ME ARREPENDER DISTO , e sei tb que a temperatura não vai chegar a todo instante nos 95ºC , pois se assim o for será muito chato toda ora ter que diminuír o rítmo de uma viagem longa , vou deixar passar as minhas férias para poder instalar a parte elétrica do TERMÓMETRO DIGITAL para poder falar com vcs com mais propriedade , mas por enquanto vou ficar nisto que falei acima .

Só para encerrar e ilustrar um pouco , este ano faço 60 anos com isto estou já VELHO PARA TROPEÇAR NO MESMO ERRO .

Ezahn
23/01/2013, 22:06
Aqui neste tópico se discutiu bastante sobre colocar outros sensores de temperatura. Nas SW4 com motor 1ktz tem foro do local encontrado para o sensor extra da temperatura da água, mas para o 3L não acharam o local, foi sugerido, não me lembro por quem, que se coloque uma peça de ferro na mangueira que sai do motor e vai para cima do radiador e se coloque o sensor nesta peça. Não acho uma boa ideia. Neste local vai medir a temperatura só depois que a válvula termostática abrir, e se ela não abrir não mede!!! No motor 3L , tem um local que parece que é próprio para se instalar mais um sensor de temperatura da água, igual o que ocorre no 1ktz, só que vem sem furo nenhum. É a peça onde encaixa a válvula termostática, ao lado do sensor original. É só furar e fazer a rosca. Veja na foto.
391472

guilhermeabreu
24/01/2013, 01:01
Aqui neste tópico se discutiu bastante sobre colocar outros sensores de temperatura. Nas SW4 com motor 1ktz tem foro do local encontrado para o sensor extra da temperatura da água, mas para o 3L não acharam o local, foi sugerido, não me lembro por quem, que se coloque uma peça de ferro na mangueira que sai do motor e vai para cima do radiador e se coloque o sensor nesta peça. Não acho uma boa ideia. Neste local vai medir a temperatura só depois que a válvula termostática abrir, e se ela não abrir não mede!!! No motor 3L , tem um local que parece que é próprio para se instalar mais um sensor de temperatura da água, igual o que ocorre no 1ktz, só que vem sem furo nenhum. É a peça onde encaixa a válvula termostática, ao lado do sensor original. É só furar e fazer a rosca. Veja na foto.
391472

EZAHN

Fui eu que sugerícolocar na mangueira , e não tinha observado este local apontado por vc , terá apenas que retirar esta peça do lugar para ver se furar este local vedado se vai cair cai dentro do circuito da água caso fure alí , se caír tudo resolvido , é este o local mais aproprado para colocar o sensor extra .

Diegoss
24/01/2013, 06:40
Analisando local pra colocar na sw4 93, um mec"anico da rota 4x4 em SP me sugeriu o mesmo local para furar. Quando estiver com tempo sera ai a tentativa de colocar o sensor.

Rafa Cabral
01/02/2013, 20:52
To pensando em colocar o sensor SPIA ELETRONICO, que n precisa furar nada, soh parafusar no bloco do motor, sou meio cabreiro em tirar a originalidade da Coroa. Sera que ja n eh suficiente? colocar a temperatura limite ali pra 95 graus e ser feliz? Minha coroa nem turbinada eh, nao passo de 100km/h com ela, e a temperatura em 90% do tempo nem chega na metade de tao frouxo q sou uhahuahua! Como pretendo subir a serra logo pra viajar com a coroa, n quero ser pego de surpresa.
Lembrando que a Coroa e uma Japinha 92/93 2.8 diesel com 405 mil rodados e nunca fez motor. :D

dorderf
01/02/2013, 22:45
To pensando em colocar o sensor SPIA ELETRONICO, que n precisa furar nada, soh parafusar no bloco do motor, sou meio cabreiro em tirar a originalidade da Coroa. Sera que ja n eh suficiente? colocar a temperatura limite ali pra 95 graus e ser feliz? Minha coroa nem turbinada eh, nao passo de 100km/h com ela, e a temperatura em 90% do tempo nem chega na metade de tao frouxo q sou uhahuahua! Como pretendo subir a serra logo pra viajar com a coroa, n quero ser pego de surpresa.
Lembrando que a Coroa e uma Japinha 92/93 2.8 diesel com 405 mil rodados e nunca fez motor. :D

Rafa, essa coroa é um piteu mesmo!

Rodada, como toda coroa que soube aproveitar a vida! kkkkkkkk

Rafa Cabral
01/02/2013, 22:48
Rafa, essa coroa é um piteu mesmo!

Rodada, como toda coroa que soube aproveitar a vida! kkkkkkkk

Eeeeh meu amigo, demorei mas acho q fiz direitinho... rsrsrsrsrsr se depender de mim e dos cuidados, vai rodar mais 400 mil com a mesma saude! rs

dorderf
01/02/2013, 22:57
Instale esse sensor (vou volocar o spia no bloco tb) e seja feliz! Qualquer diferença de temperatura vc já vai procurar o motivo.

dpab
01/02/2013, 22:59
Rafa Cabral,
Vê se aparece com a sua Coroa nos encontros e passeios do Grupo VQQ, queremos conhecê-la !
Um abraço, Delfim.

leojaz
02/02/2013, 16:54
Pessoal, as SW4 2001 e 2002 necessitam desses sensores de temperatura, água e óleo ? Sofrem desse possível aquecimento?

sandro_ventania
02/02/2013, 17:27
Leojaz, tudo bem?!
Só para esclarecer...as instalações de sensores de temperatura que a turma tem instalado, não é para sanar um defeito delas não...é apenas preciosismo nosso, pois acidentes acontecem, como mangueira de agua furar, uma pedra da estrada furar o radiador, etc...o sensor avisaria antes do superaquecimento ocorrer, pois fazer um motor diesel é uma facada como todos sabem!
Para ser mais sincero...ouvi dizer que os modelos dos anos de 97 e 98 é que sofrem de aquecimento se forçadas...as demais, não.
Mesmo a sua sendo 2001 ou 2002...instale, pois é garantia do seu motor...isso vale para qualquer carro.

fgonelli
02/02/2013, 17:59
Para ser mais sincero...ouvi dizer que os modelos dos anos de 97 e 98 é que sofrem de aquecimento se forçadas...as demais, não.
Mesmo a sua sendo 2001 ou 2002...instale, pois é garantia do seu motor...isso vale para qualquer carro.

Não é bem assim! Tenho uma 97, nunca aqueceu! Aliais o termômetro não sai da posição depois de atingir a temperatura ideal de trabalho. Nunca fiz motor. Faço trilhas e já fiz Rio- Sanpa quase o tempo todo a 140km/h.
Unica coisa que aconteceu foi uma trinca quase imperceptível no bocal da mangueira superior do radiador. Troquei o radiador pelo maior das mais novas.
Faço manutenção preventiva: troco a água (desmineralizada) e o aditivo a cada 20.000km e termostática a cada 60.000 troquei a bomba dagua quando fez 200.000
O carro nunca me deixou na mão está com 208.000km

leojaz
02/02/2013, 18:04
Na verdade ainda não comprei a minha. Há tempos só tenho carros automáticos, e gosto muito da SW4 98 a 02 e estou pensando seriamente em trocar minha TR4, ou o City da esposa, por uma Sw4.
Nao tenho nenhum conhecido de sw4 para conversar, por isso ainda persistem duvidas.
Sei que, quem tem não vende. Escuto demais isso.
E li demais sobre esses aquecimentos, fazer e refazer motor... Fico com receio de pegar uma bomba. Só tive um carro a diesel, ranger05, sem problemas e sem conforto.rsrs Um put@ carro!

Glaicon
03/02/2013, 09:10
Leojaz, tudo bem?!
Só para esclarecer...as instalações de sensores de temperatura que a turma tem instalado, não é para sanar um defeito delas não...é apenas preciosismo nosso, pois acidentes acontecem, como mangueira de agua furar, uma pedra da estrada furar o radiador, etc...o sensor avisaria antes do superaquecimento ocorrer, pois fazer um motor diesel é uma facada como todos sabem!
A capacidade cúbica do radiador da 98 é o mesmo da 2002: 10 litros.
Agora, se não houver manutenção periódica, ocorrendo a perda d'água, por qualquer motivo, pode ser radiador com 200 litros, que ferverá igual.:concordo:

dorderf
03/02/2013, 11:33
A capacidade cúbica do radiador da 98 é o mesmo da 2002: 10 litros.
Agora, se não houver manutenção periódica, ocorrendo a perda d'água, por qualquer motivo, pode ser radiador com 200 litros, que ferverá igual.:concordo:

Aí o sensor entra pra auxiliar!

Se não fosse pelo sensor, ia andar com o carro com a temperatura passando dos 100°C (quando a temperatura de trabalho é na faixa dos 80) sem mostrar alteração nenhuma no relógio de temperatura original do carro. Ou seja, andar com o carro com o marcador na metade não significa que o carro esteja trabalhando na temperatura ideal!

sandro_ventania
03/02/2013, 12:37
Não é bem assim! Tenho uma 97, nunca aqueceu! Aliais o termômetro não sai da posição depois de atingir a temperatura ideal de trabalho. Nunca fiz motor. Faço trilhas e já fiz Rio- Sanpa quase o tempo todo a 140km/h.
Unica coisa que aconteceu foi uma trinca quase imperceptível no bocal da mangueira superior do radiador. Troquei o radiador pelo maior das mais novas.
Faço manutenção preventiva: troco a água (desmineralizada) e o aditivo a cada 20.000km e termostática a cada 60.000 troquei a bomba dagua quando fez 200.000
O carro nunca me deixou na mão está com 208.000km

Então esquece o que escrevi...he he he.
Mas pelos relatos, eu diria que esse modelo é um tiquinho mais sensivel ao calor que os demais...
Mas sei tambem que se a manutenção estiver em dia, o carro vai ser tão bom quanto qualquer outro modelo...afinal, Toyota é Toyota!

SandroGaúcho
03/02/2013, 16:03
Pessoal

Estou enviando a foto da instalação provisória na minha Japa,ok

393414

fgonelli
03/02/2013, 18:56
Então esquece o que escrevi...he he he.
Mas pelos relatos, eu diria que esse modelo é um tiquinho mais sensivel ao calor que os demais...
Mas sei tambem que se a manutenção estiver em dia, o carro vai ser tão bom quanto qualquer outro modelo...afinal, Toyota é Toyota!

Cara acho que todas elas são sensíveis a aquecimento. Acho que na minha dei muita sorte que consegui ver o vazamento do radiador antigo, penso sinceramente que esse seja o grande calo do carro. Não pela litragem pois já falaram que é a mesma apesar de aparentemente o novo ser mais espesso, mas pelo reforço dos bocais das mangueiras (o plastico é bem mais grosso e reforçado em volta do bocal) onde o radiador original 97 trincou. Eu só vi a trinca porque encontrei um amigo do trabalho na estrada e como ele também é mecânico fui mostrar o motor do carro para ele. Para minha surpresa vi um vaporzinho saindo da união da mangueira superior com o radiador e só vi mesmo a trinca quando quando fiz força para retirar a mangueira.

dpab
03/02/2013, 19:08
FGONELLI,
Muitas SW4 96/97 e 97/98, vieram para o Brasil com o radiador de 7 litros, que logo se mostrou insuficiente para o nosso clima tropical. Diante disso, à partir dos modelos 98/99 passaram a vir com o radiador de 10 litros de capacidade. Contudo, volto a repetir, o grande vilão do problema de superaquecimento é o DESLEIXO, a FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA !!!
Qualquer motor, principalmente os com cabeçote de alumínio, sofrerão danos no caso de superaquecimento, isso não é um "defeito", é uma CONSEQUÊNCIA da falta de atenção do proprietário !!!
Se o motor 1KZT, desde "0 Km", receber a atenção necessária, com a troca do fluido de arrefecimento correto e nos prazos preconizados no manual do proprietário, além da troca das mangueiras e da válvula termostática de tempos em tempos, rodará 1 milhão de quilômetros sem problemas !!!
Um abraço, Delfim

guilhermeabreu
03/02/2013, 21:43
Acho que fui eu um dos que começaram a insentivar a todos a colocar mais 01 a 02 TERMÔMETROS a mais para maior segurança e tranquilidade para que não pessemos por dissabores como perder um motor por superaquecimento .

PERDÍ DOIS MOTORES EM 7 MESES POR SUPERAQUECIMENTO , umpor minha culpa ( DESLEIXO , tinha um radiador vazando e não troquie a tempo ) e 7 meses após por culpa de uma RECONDICIONADORA DE TURBINAS DE CONTAGEM-MG , que não consertou ditreito a TURBINA DISPAROU e eu não soube o que fazer para parar o motor ( QDO ISTO OCORRER TEM QUE FREAR O CARRO COM ELE ENGRENADO NA MARCHA QUE TIVER E MATAR O MOTOR ).

DEPOIS DISTO COMECEI A CAMPANHA DE INSTARMOS TERMÔMETROS A MAIS EM NOSSOS CARROS " QUALQUER CARRO " QUE FIQUE BEM CLARO , POIS ASSIM DIFICULTARÁ A GENTE PASSAR DESPERCEBIDO UM AUMENTO DE TEMPERATURA , A MINHA SUGESTÃO TEM SIDO EM COLOCAR UM TERMÔMETRO COM SINAL DE ALERTA SONORO ( Termômetro Digital RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , tem na DELTA BRASIL ) e outro termômetro Eletrônico tb com sinal de alerta sonoro que é parafusado no bloco ou cabeçote do motor , este funciona independentemente da presença de água , pois ele mede a temperatura do motor, ou seja do óleo do motor ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA , tem na DONATTI 4X4 ).

COM ISTO DIFICILMENTE PERDEREMOS MOTORES POR EXCESSO DE TEMPERATURA , MEU ENGESA COM MWM 2.8 JÁ TEM O RACETRONIX , E A SW4 2002 JÁ ESTA INSTALADO O SENSOR DE TEMPERATURA DESTE RACETRONIX , SÓ FALTA A PARTE ELÉTRICA , E ASISM QUE PUDER COLOCAREI O SPIA ELETRÔNICO NOS DOIS CARROS .

LEOJAZ , não são as SW4 uqe nescessitam destes termômetros a mais , SÃO TODOS OS CARROS , como foi falado pelo DORDERF , ele colocou o RACETRONIX depois do meu alerta e já salvou ele uma vez , PQ O MARCADOR DE TEMPERATURA DE TODOS OS CARROS " NEM SEMPRE " MOSTRM A TEMPERATURA REAL QUE A ÁGUA ESTA , como no caso dele e no meu caso , pois tinha uma SW4 93 COM CABEÇOTE DE FERRO e mesmo o termômetro original do carro não chegando no vermelho perdí o motor por superaquecimento e trincou o CABEÇOTE DE FERRO , imagina u m cabeçote de alumínio , LOGO :

As TOYOTAS a partir de 96 vieram com CABEÇOTE DE ALUMÍNIO como tantos outros carros por aí a fora , acho que todos os carros modernos tem cabeçote de alumínio e ESTES SÃO MAIS SENSÍVEIS A AUMENTOS DE TEMPERATURA , mas só são mais sensíveis " SE DEIXAREM FALTAR ÁGUA " , isto é para todos os carros .

CONCLUÍNDO :

Se vc comprar uma SW4 a díesel sugiro a vc colocar tb mais estes dois sensores de temperatura a mais com sinal de alerta sonoro , ASSIM NUNCA VC PASSARÁ POR DISSABOR DE TER UM MOTOR SUPERAQUECIDO " POR NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR SEM VC VER OU ESCUTAR NENHUM SINAL DE ALERTA "

Desculpem por ter me alongado tanto , MAS ESTE ALERTA VALE R$10.000,00 , em caso de vc não colocar estes termômetros e NÃO VER A TEMPERATURA SUBIR E BATER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

Vc gasta +- R$500,00 na compra e instalação destes dois TERMÔMETROS para economizar R$10.000,00 em caso de ter que fazer um motor deste POR SUPERAQUECIMENTO .

Clandio
04/02/2013, 09:41
Amigo Guilhermeabreu. Estou vendo pra comprar o sensor da Racetronix. Por gentileza poderia confirmar se o que voces estão usando é este: Kit Termmetro da gua Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - 52mm - 12V Sirene e Rel | RACETRONIX | - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios - Delbras (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

Obrigado.

Clandio

dorderf
04/02/2013, 09:58
Amigo Guilhermeabreu. Estou vendo pra comprar o sensor da Racetronix. Por gentileza poderia confirmar se o que voces estão usando é este: Kit Termmetro da gua Digital C/ Sensor - Display Azul/Lente Preta - 52mm - 12V Sirene e Rel | RACETRONIX | - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios - Delbras (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157054_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-)

Obrigado.

Clandio

Claudio, o sensor q comprei não precisou de relê.

fgonelli
04/02/2013, 13:13
FGONELLI,
Muitas SW4 96/97 e 97/98, vieram para o Brasil com o radiador de 7 litros, que logo se mostrou insuficiente para o nosso clima tropical. Diante disso, à partir dos modelos 98/99 passaram a vir com o radiador de 10 litros de capacidade. Contudo, volto a repetir, o grande vilão do problema de superaquecimento é o DESLEIXO, a FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA !!!
Qualquer motor, principalmente os com cabeçote de alumínio, sofrerão danos no caso de superaquecimento, isso não é um "defeito", é uma CONSEQUÊNCIA da falta de atenção do proprietário !!!
Se o motor 1KZT, desde "0 Km", receber a atenção necessária, com a troca do fluido de arrefecimento correto e nos prazos preconizados no manual do proprietário, além da troca das mangueiras e da válvula termostática de tempos em tempos, rodará 1 milhão de quilômetros sem problemas !!!
Um abraço, Delfim

Pois é Delfim. Mesmo com o radiador menor o carro nunca aqueceu. Mas acho que se eu não tivesse visto a trinca, teria me lascado!
De resto concordo com tudo o que vc falou.

Abraço, Felipe

guilhermeabreu
04/02/2013, 13:22

Obrigado.

Clandio

CLANDIO

Sim exatamente este , só que com a luz na cor vermelha que é mais barato .

O DORDERF colocou sem o relê , mas se vem o relê , acho eu é que tem nescessidade , no meu carro vou colocar com o relê que veio nele . Desculpe aí em amigo DORDERF , mas é minha opinião , não estou te contestando .

Ezahn
04/02/2013, 20:41
Claudio, o sensor q comprei não precisou de relê.

Pelo que eu entendi o rele seria para a sirene. O termômetro (relógio) funciona direto na força, deve ser ligado em algo que aciona a energia ao girar a chave, tipo o painel de instrumentos, ou até o acendedor de cigarros deve servir. O rele deve ser para ligar a serene pois a carga que ela puxa deve ser maior que a que a saída de alerta do termômetro permite. A saída de alerta tem uma amperagem máxima que ela aguenta, se for um buzzer acho que aguenta, mas aquela sirene da foto do anúncio deve puxar mais carga, precisa de rele ou vai queimar a saída.

Clandio
05/02/2013, 08:21
Obrigado pelas respostas. Vou providenciar.

Abraços

Clandio