Ver Versão Completa : Reforma do Motor Da F1000
Ramon Pires
16/06/2012, 13:49
Deixei hoje a Fmilha na oficina pra fazer o motor...
Pelo orçamento diz que vai da uns 6 conto, mas acho que passa disso...
Falei pra troca a bomba de água e o suporte do filtro de óleo, que ta meio roido
na parte que encosta no bloco.
A turbina vou pela sugestão do João, uma Master Power MP3, o intercooler ja ta
no lugar, mas vai da problema nos coletores pra adaptar as tubulações , o bom seria aquele pro lado do motor,
nao pra frente como é...
Se tiverem alguma sugestão, será bem vinda!!
Edintruder
16/06/2012, 19:34
O que deu no motor da tua F1000?
Imperador!
16/06/2012, 19:53
6 pau no motor de uma F1000... meio caro, não?
Edintruder
17/06/2012, 00:21
Também achei...
pilotothiago
17/06/2012, 17:58
Qual o motor da Sua Milona X10, 229 ??? Vai fazer completo ou parcial ??? Este valor que voce falou é com peças, MO e BI ???
Ramon Pires
17/06/2012, 18:16
Opá!!!
O motor é um TD 229...
Não chegou fundi, até quando tava levando p oficina dei uma apertadinha e já deu mais de 130,
mas tava uma nojera, pingando óleo do retentor do virabrequim, de manha quanto funcionava
com o motor frio virava uma fumacera branca que tapava.... dai achei melhor faze do que deixa assim...
Vai da uns 2500 de peças, bomba dagua e suporte do filtro, mais 1500 do turbo, retifica, óleo, filtro e M.O.
E periga te que troca os coletores, pra pode instala a tubulção do intercooler...
Acho que é só isso...
Waldir Carlos
17/06/2012, 20:30
Ramon, quando você escreve "fazer motor", está considerando apenas troca de componentes [anéis, pistões, bronzinas e outros], ou, está incluindo retífica?
Acompanhando. Se possível, faça um espécie de "relatório" [peças, acessórios e MO]. Tais informações, serão muito úteis para todos nós, proprietários de F-1000.
[]s
opala66joao@hotmail.com
17/06/2012, 22:29
Opá!!!
O motor é um TD 229...
Não chegou fundi, até quando tava levando p oficina dei uma apertadinha e já deu mais de 130,
mas tava uma nojera, pingando óleo do retentor do virabrequim, de manha quanto funcionava
com o motor frio virava uma fumacera branca que tapava.... dai achei melhor faze do que deixa assim...
Vai da uns 2500 de peças, bomba dagua e suporte do filtro, mais 1500 do turbo, retifica, óleo, filtro e M.O.
E periga te que troca os coletores, pra pode instala a tubulção do intercooler...
Acho que é só isso...
Tira umas fotos tbm... gosto de ver mais 229 forte surgindo...
Ramon Pires
17/06/2012, 23:49
Ramon, quando você escreve "fazer motor", está considerando apenas troca de componentes [anéis, pistões, bronzinas e outros], ou, está incluindo retífica?
Acompanhando. Se possível, faça um espécie de "relatório" [peças, acessórios e MO]. Tais informações, serão muito úteis para todos nós, proprietários de F-1000.
[]s
vai ser feito retifica tambem, no caso dos cabeçotes e do virabrequim, que na melhor das hipóteses tem q bruni...vo ve bem certo os preços das peças, dai posto p pessoal...
Ramon Pires
17/06/2012, 23:51
Tira umas fotos tbm... gosto de ver mais 229 forte surgindo...
das fotos vo ve com o camarada la, falei p tira mas nao tinha camera, que de um jeito!!!
Tio Eddie
17/06/2012, 23:56
vai ser feito retifica tambem, no caso dos cabeçotes e do virabrequim, que na melhor das hipóteses tem q bruni...vo ve bem certo os preços das peças, dai posto p pessoal...
Ramon,
Os cabeçotes do 229 são individuais, e dependendo do estado entre as sedes de válvula é mais negócio substituir os 4 (fiz assim na milona pois tinha rachaduras grandes entre as sedes de válvula).
A parte de cima do motor é comporta por kits de camisa, pistão, etc, logo é tira um e coloca outro.
O maior trabalho é na parte de baixo, que merece um carinho especial pois se bem feito dura muito.
Sucesso na empreita.
[]s
Ramon Pires
18/06/2012, 08:37
Ramon,
Os cabeçotes do 229 são individuais, e dependendo do estado entre as sedes de válvula é mais negócio substituir os 4 (fiz assim na milona pois tinha rachaduras grandes entre as sedes de válvula).
A parte de cima do motor é comporta por kits de camisa, pistão, etc, logo é tira um e coloca outro.
O maior trabalho é na parte de baixo, que merece um carinho especial pois se bem feito dura muito.
Sucesso na empreita.
[]s
Hoje de tarde ja tem novidades, mas pelo que conversei com o cara, pode se que as sedes das valvulas estejam gastas, o que muda a taxa, um dos motivos p fumacear branco... Espera pra ve como que ta...
Ramon Pires
18/06/2012, 21:39
Hoje foi tirado do lugar o motor mas o cara nao chegou a abrir, ficou p amanha...
Falei com ele pra ver a situaçao da embreagem, derrepente trocar apenas o disco,
mas me disse que vale mais a pena trocar o conjunto todo...
Sei lá.... Da uns 600 pila tudo, será q axa só o disco...
Waldir Carlos
18/06/2012, 21:59
Por coincidência, já prevendo necessidade futura [a embreagem da minha EFE, ainda é a original], pesquisei o preço do Kit [platô+disco+rolamento]. Valor: R$ 780,00. Fabricante: EATON.
[]s
Tio Eddie
18/06/2012, 21:59
Hoje foi tirado do lugar o motor mas o cara nao chegou a abrir, ficou p amanha...
Falei com ele pra ver a situaçao da embreagem, derrepente trocar apenas o disco,
mas me disse que vale mais a pena trocar o conjunto todo...
Sei lá.... Da uns 600 pila tudo, será q axa só o disco...
Eu trocaria tudo, platô, disco e rolamento, Jaque tá fora, aproveita a MO e previne problemas.....
my 2 cents
Waldir Carlos
18/06/2012, 22:01
"Tio", quase que os nossos posts "trombavam". Foi, por segundos! Escrevíamos, ao mesmo tempo. Rs.
[]s
Ramon Pires
18/06/2012, 22:43
Tive olhando da Luk e da Sachs que sao marcas boas tambem na faixa de 600 no mercado livre...
A 4 ano quando comprei a camionete me disseram q a embreagem era nova... é ve o estado dela, axo q rodei uns 50000 com ela,,,
as vez ta bom ainda...
Waldir Carlos
19/06/2012, 07:40
Pelo que tenho lido e conversado nas lojas, os produtos dos fabricantes Sachs e Luk, são de boa qualidade; também. E, pelo jeito, com um preço mais "em conta".
[]s
Edintruder
19/06/2012, 11:47
Essa embreagem tem o mesmo diâmetro de disco dos caminhões leves da VW, que sofrem muito mais esforço do que nas Efes. Então as embreagens das Efes em uso normal deveria durar muito mais do que qualquer outro veículo por ter grande área de atrito e disco de grande diâmetro.
Ramon Pires
19/06/2012, 12:43
Ta aberto o motor da Fmilha, 2 pistões com os anéis alinhados, todos os anéis gastos, e as valvulas fundas p dentro do cabeçote, virabrequim std, precisa só pulimento, e o bloco com as galerias espessa ainda.
Ramon Pires
19/06/2012, 12:44
E a embreagem ta meia boca ainda, se conseguir co troca só o disco e o rolamento...
Edintruder
19/06/2012, 12:57
Então tudo fica mais barato!
Troca as bombas como tu queres, anéis, casquilhos, válvulas e juntas. Brune os cilindros e monta tudo de novo. Poupa dinheiro que esse servicinho dá vida nova no 229 por mais 400.000km!
Ramon Pires
19/06/2012, 13:07
Agora a tarde o cara vai faze o orçamento p mim, é que trocando o kit fika poca coisa por fora, existe um tal de super kit que vem até as bucha de pistão... axo q é esse q o cara vai orça, é que por uma diferencinha de preço é melhor faze tudo, pensando que é um carro que nao é p vende, dai cuida as trocas de óleo... dura o resto da vida!!!
Tio Eddie
19/06/2012, 13:12
Agora a tarde o cara vai faze o orçamento p mim, é que trocando o kit fika poca coisa por fora, existe um tal de super kit que vem até as bucha de pistão... axo q é esse q o cara vai orça, é que por uma diferencinha de preço é melhor faze tudo, pensando que é um carro que nao é p vende, dai cuida as trocas de óleo... dura o resto da vida!!!
Agora falou minha lingua!
gasta um pouco mais, e faz de uma vez. Dai cuida de acordo e desencana!
[]s
Edintruder
19/06/2012, 14:36
Nesse contexto até concordo, mas tem coisas que poderiam ser desnecessárias nesse motor. Por exemplo, se trocar pistão o ideal seria medir primeiro e ver como está a ovalização e se está na sua tolerância. O mesmo ocorre com os cilindros. Caso estejam dentro da margem de tolerância, a troca nesse momento seria apenas para reduzir a vida útil de vários componentes que de fato ainda estão dentro da sua vida útil projetada, gerando assim um pequeno impacto ambiental no que diz ao recurso da energia empregada para construção desses componentes que ainda podem estar com mais da metade do tempo de condição de uso ainda. Dependendo do teu uso e km que rodas por ano é provável que nunca mais mexas nesse motor como poderás ainda ter que fazer inteiro.
No meu caso eu duvido que tenha que fazer obra completa no X-10 pois rodo muito pouco para isso, então se eu um dia tiver que abrir, só trocarei as peças necessárias pois esse motor deverá durar mais do que a F1000.
Mas se tiveres $$$ disponível realmente, o melhor é colocar tudo novo e ficar com o 229 0km.
É que como estou fazendo um curso superior em gestão de meio ambiente, estou observando o impacto ambiental em muitas coisas, e a F1000 por si só no quesito poluição do ar, poluição sonora e consumo de combustível gera um impacto terrível... rsrsrsr
Então, a recapagem de pneus, troca de retentores e otimização de tempo de vida útil das peças pode ser um amenizador desse mostro poluidor que por vezes é a F1000!!! Ahahahah!
Tio Eddie
19/06/2012, 14:58
Nesse contexto até concordo, mas tem coisas que poderiam ser desnecessárias nesse motor. Por exemplo, se trocar pistão o ideal seria medir primeiro e ver como está a ovalização e se está na sua tolerância. O mesmo ocorre com os cilindros. Caso estejam dentro da margem de tolerância, a troca nesse momento seria apenas para reduzir a vida útil de vários componentes que de fato ainda estão dentro da sua vida útil projetada, gerando assim um pequeno impacto ambiental no que diz ao recurso da energia empregada para construção desses componentes que ainda podem estar com mais da metade do tempo de condição de uso ainda. Dependendo do teu uso e km que rodas por ano é provável que nunca mais mexas nesse motor como poderás ainda ter que fazer inteiro.
No meu caso eu duvido que tenha que fazer obra completa no X-10 pois rodo muito pouco para isso, então se eu um dia tiver que abrir, só trocarei as peças necessárias pois esse motor deverá durar mais do que a F1000.
Mas se tiveres $$$ disponível realmente, o melhor é colocar tudo novo e ficar com o 229 0km.
É que como estou fazendo um curso superior em gestão de meio ambiente, estou observando o impacto ambiental em muitas coisas, e a F1000 por si só no quesito poluição do ar, poluição sonora e consumo de combustível gera um impacto terrível... rsrsrsr
Então, a recapagem de pneus, troca de retentores e otimização de tempo de vida útil das peças pode ser um amenizador desse mostro poluidor que por vezes é a F1000!!! Ahahahah!
Antes um monstro poluidor com durabilidade indefinida do que um descartável ching ling que dura pouco e vai inteiro pro lixo...hahahahaha.
[]s conservacionistas
Ramon Pires
19/06/2012, 14:58
É, pensando por esse lado tens razão, mas se analizar do ponto de vista ambiental, o óleo de motor usado, provavelmente é reciclado, e os componentes usados do motor tambem são reciclados, aluminio e ferro, só os retentores e as juntas é que são
``jogadas´´ fora...
E quanto ao consumo, pode ser que polua bem mais que um veiculo novo, mas dando um up no sistema de combustão, pode tornar o veiculo mais economico, oq significa menos combustivel consumido e consequentemente um beneficio ao meio ambiente.
Waldir Carlos
19/06/2012, 15:40
Essa embreagem tem o mesmo diâmetro de disco dos caminhões leves da VW, que sofrem muito mais esforço do que nas Efes. Então as embreagens das Efes em uso normal deveria durar muito mais do que qualquer outro veículo por ter grande área de atrito e disco de grande diâmetro.
Extraído do manual: F-1000 diesel 4.10T => diâmetro do disco 12,8 pol.
Corrigindo, uma informação: O Kit que cotei ontem [R$ 780,00] não é Eaton; e sim Sachs. Disponível também o Luk. Encontrei, em outra loja, um preço melhor: R$ 725,00.
[]s
Ramon Pires
20/06/2012, 11:26
Falei a pouco com o mecânico e me disse que desmontou a bomba injetora, e a coisa ta feia....
Muita sujeira, componentes desgastados, e eu achando que tava 100%, por que beliscava o arranque e pegava...
E o problema que é rotativa, bem mais cara pra fazer...
Edintruder
20/06/2012, 17:22
Falei a pouco com o mecânico e me disse que desmontou a bomba injetora, e a coisa ta feia....
Muita sujeira, componentes desgastados, e eu achando que tava 100%, por que beliscava o arranque e pegava...
E o problema que é rotativa, bem mais cara pra fazer...
BI é como um kinder Ovo, sempre tem alguma surpresa, e na grande maioria das vezes são surpresas que nós não desejamos... ahahaha!
Waldir Carlos
20/06/2012, 20:13
Ramon, and ALL. Alguém, saberia informar qual o valor para uma revisão numa BI [rotativa?] e nos bicos, do MWM 4.10T; ou do 229-4? Se eu não estiver enganado,o ex-proprietário teria feito uma manutenção [trocou, dois bicos], há cerca de três anos.
[]s
Ramon Pires
20/06/2012, 20:42
Ramon, and ALL. Alguém, saberia informar qual o valor para uma revisão numa BI [rotativa?] e nos bicos, do MWM 4.10T; ou do 229-4? Se eu não estiver enganado,o ex-proprietário teria feito uma manutenção [trocou, dois bicos], há cerca de três anos.
[]s
Saiu o golaço da minha!!!
Só da bomba injetora da 1450...
1200 e poco da bomba rotativa e 205 dos bicos
Mais 1687 do turbo...
Mais 4616 de peças para o motor
Fora a retifica q nao sei quanto vai da...
Mais as mangas para ligar o intercooler
Meu Deus!!!!
Ramon Pires
20/06/2012, 20:47
É, vai da 7753 mais umas coisinhas, e nao tem como baixa muito isso por que são peças originais,
tive olhando, por ex a bomba dagua, paralela é quase o mesmo preço da original, dai pela qualidade vale a pena´paga mais um poukinho...
Ramon Pires
20/06/2012, 21:05
La na oficina que ta a Fmilha tem uma 250 de um conhecido, bah, esse ta mais lascado que eu... caiu uma valvula p dentro da camara, ai o bicho pegou, tirei uma fotos... Só o cabeçote da uns 5,5, parece q fecha em 11 conto!!!
354388354389354390
Edintruder
20/06/2012, 22:02
Desse mal os 229 e X-10 não padecem, porém tem muita S-10, Troller e Frontier que fez isso daí também. No 6 cilindros é um pouco mais raro que nos 4 cilindros, mas é mal do sprint. Tem que sempre ficar de olho na regulagem das válvuls, qualquer castanhar diferente é bom parar e recalibrar tudo.
Waldir Carlos
21/06/2012, 14:33
Só da bomba injetora da 1450...
1200 e poco da bomba rotativa e 205 dos bicos.
E, se a manutenção for apenas preventiva? Sem troca de componentes. [Meu caso]. Desmontagem, limpeza, "ajustes" e [re]montagem? R$ 500 milhão, tá um valor ju$to? BI e bicos injetores. Incluída a limpeza no tanque de combustível.
[]s
Ramon Pires
21/06/2012, 18:45
E, se a manutenção for apenas preventiva? Sem troca de componentes. [Meu caso]. Desmontagem, limpeza, "ajustes" e [re]montagem? R$ 500 milhão, tá um valor ju$to? BI e bicos injetores. Incluída a limpeza no tanque de combustível.
[]s
Mas olha, essas bombas pelo que eu sei nao tem muito disso, sempre tem uma coisa iu outra p faze... e ainda mais com os diesel q tem no mercado...
Edintruder
21/06/2012, 19:37
Waldir, 500,00 tá bom. A média de desmontagem, calibragem e recolocação dos bicos fica por volta de 120,00. O kit de reparos da BI deve ficar por volta de 150,00 + MO.
A MO para tirear o tanque deve ficar na casa dos 60,00...
La na oficina que ta a Fmilha tem uma 250 de um conhecido, bah, esse ta mais lascado que eu... caiu uma valvula p dentro da camara, ai o bicho pegou, tirei uma fotos... Só o cabeçote da uns 5,5, parece q fecha em 11 conto!!!
354388354389354390
Bem, é uma pena que seu conhecido não entenda nada de mecânica.
Era somente a troca do cabeçote e pistão, podendo colocar um usado mesmo, não tira nem o motor, retira o pistão somente retirando o carter.
Isso é mais comum do que se pensa, e esse tipo de serviço também, e fica excelente.
Pobre coitado...
Esses motores costumam fundir um cilindro apenas, os não conhecedores, fazem completo, os conhecedores, fazem somente o que fundiu!
Ramon Pires
21/06/2012, 22:31
Bem, é uma pena que seu conhecido não entenda nada de mecânica.
Era somente a troca do cabeçote e pistão, podendo colocar um usado mesmo, não tira nem o motor, retira o pistão somente retirando o carter.
Isso é mais comum do que se pensa, e esse tipo de serviço também, e fica excelente.
Pobre coitado...
Esses motores costumam fundir um cilindro apenas, os não conhecedores, fazem completo, os conhecedores, fazem somente o que fundiu!
A respeito da 250, provavelmente será feito isso, mas os 11 conto se refere ao serviço completo se eu nao me engano...
uma meia sola deve sai por bem menos... até o cara comentou q ta procurando o cabeçote usado p por, depende da sorte de axa por um preço mais em conta...
E mais q hoje em dia pouca gente compra um carro e pretende fica por que gosta, a maioria do pessoal compra e amanha ou depois ve um mais bonito e ja quer trocar ou alguem diz que tem algum defeito...ou ve na tv que o sonho do brasileiro é um carro novo... dai nao vale a pena faze um grande investimento...
Ramon, conversa com o Rodrigo daqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93015-furgao-ford-f-100-1954-v8-diesel-conde-dracula-45.html#post1719831
Ou com o Danilo - Casa da Transmissão daqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/104913-casa-da-transmissao4x4-pecas-novas-e-usadas-e-projetos-especiais-4.html
Provavelmente eles tem o que está procurando
Waldir Carlos
22/06/2012, 08:08
Waldir, 500,00 tá bom. A média de desmontagem, calibragem e recolocação dos bicos fica por volta de 120,00. O kit de reparos da BI deve ficar por volta de 150,00 + MO.
A MO para tirear o tanque deve ficar na casa dos 60,00...
Brigadão, Edin. Por prevenção, vou programar uma revisão básica - BI e bicos - na EFE. Aproveitando: Acho que, daqui a uns dois meses, teremos "novidades". Rs.
[]s
Edintruder
22/06/2012, 11:43
Ramon, manda ele arrumar o cabeçote. Eu mesmo já ajudei a arrumar um cabeçote num Q20B que tinha "engolido" um parafuso. O reparo no cabeçote e pistão foi na base do martelo! ahahah! O motor está trabalhando numa empilhadeira até hoje! Bem, nesse caso tem como retificá-lo sem problema nenhum.
Waldir Carlos
22/06/2012, 13:32
:offtopic: Edin, parabéns. Chegando nos dez mil posts!
[]s
Ramon Pires
22/06/2012, 13:52
Amanha vo fala com o cara dai falo p ele... se der p ajeita é uma boa...
pq é loco de caro esses cabeçotes, por mais q seja usado...
Waldir Carlos
22/06/2012, 14:40
Mas olha, essas bombas pelo que eu sei nao tem muito disso, sempre tem uma coisa iu outra p faze... e ainda mais com os diesel q tem no mercado...
Valeu, Ramon. Revisão básica, mas que geralmente necessita[rá] de algum "reparo" [troca].
[]s
Edintruder
22/06/2012, 19:01
:offtopic: Edin, parabéns. Chegando nos dez mil posts!
[]s
Valeu! Eu deveria ganhar um presente do Fórum!!! Ahahahaha!
Esse é oficialmente meu post 9999. O 10.000 é no tópico de encontro de Paranavaí! rsrsrsr
Ramon Pires
24/06/2012, 23:01
Umas fotos da bomba injetora, muita sujeira incrustada
355208355209355211355210
Ramon Pires
24/06/2012, 23:19
Mais umas do motor e componentes ja desmontados...
35521235521635521735521835522435522535521935522035 5222355213355214355215
FLFernandes
25/06/2012, 07:06
Bom dia.
Somente a título de curiosidade, você faz uso daquela receita conhecida de colocar um litro de óleo de motor por tanque de diesel?
Digo isso tendo em vista o acúmulo de "sujeira" na bomba.
Tem idéia de quanto foi rodado por essa bomba?
[]s
Waldir Carlos
25/06/2012, 07:50
Ramon, continua fazendo os registros fotográficos. As imagens, ajudam a gente a tentar "entender a coisa". Depois que todas as peças estiverem limpas, antes de montar, fotografa novamente.
Acompanhando. Torcendo e ansioso para ver esse motorzão, "zerado". Pronto, para rodar mais uns quinhentos mil quilômetros.
[]s
Ramon Pires
25/06/2012, 10:39
Bom dia.
Somente a título de curiosidade, você faz uso daquela receita conhecida de colocar um litro de óleo de motor por tanque de diesel?
Digo isso tendo em vista o acúmulo de "sujeira" na bomba.
Tem idéia de quanto foi rodado por essa bomba?
[]s
Nunca coloquei óleo, e confesso que ratiei nas trocas de filtro, agora vi troquei muito pouco eles, em 4 anos troquei 2x, por que rodei meio pouco, mas tem que se em cada troca de óleo, p fica bom e nao te perigo de passa sujeira, e o bom é de vez em quando uma querosene junto no diesel. Quanto a rodagem eu fiz uns 45000 mais ou menos, nao sei antes de eu pega quando foi mexido, mas apesar de ta meio feio, tava bem boa de fogo, virava arranque e ja pegava.
Ramon Pires
25/06/2012, 10:44
Ramon, continua fazendo os registros fotográficos. As imagens, ajudam a gente a tentar "entender a coisa". Depois que todas as peças estiverem limpas, antes de montar, fotografa novamente.
Acompanhando. Torcendo e ansioso para ver esse motorzão, "zerado". Pronto, para rodar mais uns quinhentos mil quilômetros.
[]s
Beleza, esse fim de semana vo ve se tiro mais umas fotos das peças limpas, uma peça que tava na hora de troca era a bomba dagua, tinha desmanchado os arames de dentro da mangueira, e tava pegando no rotor os pedaços e os rolamento ja tavam roncando,
o virabrequim ta zerado, vai se só polido, e os cabeçotes tem que troca as sede, no mais ta tudo bom...
Henrique B
25/06/2012, 12:18
Ramom, se você souber a altura da camisa em relação ao bloco, peço que me passe, pra eu saber se o mecânico não tá fazendo cagada, apesar de confiar no serviço dele, sempre é bom ter certeza.
Ramon Pires
25/06/2012, 14:15
Ramom, se você souber a altura da camisa em relação ao bloco, peço que me passe, pra eu saber se o mecânico não tá fazendo cagada, apesar de confiar no serviço dele, sempre é bom ter certeza.
Respondida em MP...
Edintruder
25/06/2012, 14:19
Ramon, baixa o manual do 229 no link:
4shared folder - F-1000 (http://www.4shared.com/folder/BQc56vXD/F-1000.html)
Olha os manuais do X-10 também pois nesse do 229 não tem a altura dos cilindros em relação ao bloco.
Edintruder vc sabe alguma coisa MWM 225 em f1000?? Esse motor tem muita diferenca do motor 229 ou 226??
Edintruder
26/06/2012, 11:54
Foi o primeiro da série, usado somente em tratores. Acho que original na F1000 foi só o 229, tanto 225 como 226 acho que só adaptados. A diferença é torque e potência, sem dizer que a faixa de rpm é mais baixa que os 229. Um 226 turbinado não fica ruim, mas compensa mais partir para o 229.
Leonardo Raffi
26/06/2012, 20:41
O 226 saiu nas F4000 .. não cheguei a pesquisar ainda se saiu nas F2000 e F1000 primeiras...mas saiu com certeza na F4000... e os 225 nos trator Valmet...
Imperador!
26/06/2012, 21:00
Meu pai já teve uma F1000 com o MWM 226 aspirado.
BRAVOECONOVEMBER
26/06/2012, 21:06
Nunca coloquei óleo, e confesso que ratiei nas trocas de filtro, agora vi troquei muito pouco eles, em 4 anos troquei 2x, por que rodei meio pouco, mas tem que se em cada troca de óleo, p fica bom e nao te perigo de passa sujeira, e o bom é de vez em quando uma querosene junto no diesel. Quanto a rodagem eu fiz uns 45000 mais ou menos, nao sei antes de eu pega quando foi mexido, mas apesar de ta meio feio, tava bem boa de fogo, virava arranque e ja pegava.
Isso.
E troca de óleo vai por tempo, quando não for por km. Troca de óleo e filtro, incluindo o do diesel, a cada 10.000km no máximo se rodar bastante em percursos longos e piso bom. A cada 5.000km em condições mais severas de uso, como trechos curtos, combustível variado, etc. E se a km não fechar, troca a cada 6 meses é indicada, para prevenir a corrosão interna por umidade, pitting de corrosão, etc.
BRAVOECONOVEMBER
26/06/2012, 21:09
Edin, fica tranquilo... tenho certeza que tua F-1000 causa bem menos impacto ambiental que qualquer carro 1.0 descartável que troca o carro todo em poucos anos, ou uma Captiva da vida que faz 3 km/l de gasolina na cidade... e o pessoal troca também a cada 3 anos... Fora o custo ambiental da galera fazer o dinheiro suficiente para pagar por esses brinquedos. Pra mim, produto com baixo impacto ambiental tem que ser barato também, porque ganhar o dindin também sai de alguma atividade né? Não dá em árvore...
Edin, brigado pela resposta e q um amigo me falou q comprou uma com motor 225 turbinada e falou q a dele anda bem, ai fique na duvidada e nao quis discuti pq nem sabia da existencia desse motor ja tinha ouvido fala no 226, mais brigado ai.
TGABIRU!
A F1000 dele pode andar bem com um motor de baixa rotação como o 225, é só acertar a relação do diferencia, para mais longo, assim aproveitará melhor o torque do motor.
Um conhecido, retirou a relação original de sua F250 6 cil, e colocou a uma mais longa, a da F250 4 cil eletronica, pois o cummins tem menos giro que o MWM 6 cil, a F250 dele está um canhão para andar, carrinho 2.0 pode esquecer.
Então, o que regula a velocidade final, é o conjunto cambio + Diferencial + pneu.
Uma Cavalo mecânico, tem lenta de 400rpm, e máxima em torno de 2.800rpm, a anda a 110~120km/h na estrada.
Abraços.
Kim.
opala66joao@hotmail.com
28/06/2012, 15:25
TGABIRU!
A F1000 dele pode andar bem com um motor de baixa rotação como o 225, é só acertar a relação do diferencia, para mais longo, assim aproveitará melhor o torque do motor.
Um conhecido, retirou a relação original de sua F250 6 cil, e colocou a uma mais longa, a da F250 4 cil eletronica, pois o cummins tem menos giro que o MWM 6 cil, a F250 dele está um canhão para andar, carrinho 2.0 pode esquecer.
Então, o que regula a velocidade final, é o conjunto cambio + Diferencial + pneu.
Uma Cavalo mecânico, tem lenta de 400rpm, e máxima em torno de 2.800rpm, a anda a 110~120km/h na estrada.
Abraços.
Kim.
Eu vejo diversos post relatando a importancia do conjunto motor,cambio e relação do diferencial,logico que agregado a medidas dos pneus e sua utilização diaria,você passa um tepo,gasta um bom dinheiro e vê que o resultado valeu a pena,mesmo sendo com um motor "de baixa",mas sempre tem os que duvidam,infelizmente o forum aqui tá cheio.
Edintruder
28/06/2012, 23:03
Mas o acerto motor câmbio diferencial é mais do que óbvio para ter bom rendimento! Olha o caso da F1000 4x4 que rende pouco e consome bem para as 4x2 que andam bem e gastam pouco usando o mesmo motor e mesma caixa só mudando relação de diferencial.
Edintruder a onde vc comprou essa Super LDA na minha 229 ela funciona?? E ela da uma boa diferenca?? Compensa o custo beneficio dela??
Edintruder
29/06/2012, 20:55
Tgabiru, infelizmente o amigo que produzia o kit faleceu em novembro de 2011...
A regulagem final que o kit proporciona é simples de ser feito, porém é graças à esse kit que a minha F1000 não faz muita fumaça.
Waldir Carlos
02/07/2012, 19:09
Beleza, esse fim de semana vo ve se tiro mais umas fotos das peças limpas, uma peça que tava na hora de troca era a bomba dagua, tinha desmanchado os arames de dentro da mangueira, e tava pegando no rotor os pedaços e os rolamento ja tavam roncando,
o virabrequim ta zerado, vai se só polido, e os cabeçotes tem que troca as sede, no mais ta tudo bom...
Cadê as fotos, Ramon? :putz:
[]s
Ramon Pires
02/07/2012, 21:07
Cadê as fotos, Ramon? :putz:
[]s
Vo esse fim de semana p casa dai tiro as fotos, eu tava pensando nos radiador p tua, se eu fosse vc largava mao desse q tu quer por e focava nesse q eu posso arruma p ti.. quanto tu vai gasta neles? tem q v qem um radiador de agua bem mais novo q vc tem na camionete, q eu garanto que deve ta bem corroido... oq eu tinha na minha tava jogando ja, bem fininho as paredes...
Edintruder
02/07/2012, 21:35
Será que o radiador da Efe está ruim? Acho que estão tão novo quanto um na prateleira de alguma loja! rsrsrs!
Ramon Pires
02/07/2012, 21:45
Pois é, imagina uma peça que trabalha direto em agua quente com produto quimico dentro, de bronze, 98 pra 2012 sao 14 anos... É tempo heim, o da minha eu jogava ele e parecia e tava fina as paredes, uma vez furo e p solda foi uma briga, mas esse era um pouco mais antigo, 18 anos, mas a questao é que dependendo do intercooler nao da certo pois ele é muito largo... e p esse motor nao pode se um radiadorzinho, tem q se meio grande... dai de tem a opurtunidade, vale a pena troca os 2...
Waldir Carlos
03/07/2012, 08:11
Vo esse fim de semana p casa dai tiro as fotos, eu tava pensando nos radiador p tua, se eu fosse vc largava mao desse q tu quer por e focava nesse q eu posso arruma p ti.. quanto tu vai gasta neles? tem q v qem um radiador de agua bem mais novo q vc tem na camionete, q eu garanto que deve ta bem corroido... oq eu tinha na minha tava jogando ja, bem fininho as paredes...
Beleza. Kit INTERCOOLER: Ainda não fui informado do valor do orçamento total, mas sei que o coooler [da Visconde, novo] custará a metade do preço de concessionária VW e Ford. Ramon, obrigado pele intenção de ajudar, mas tenho o compromisso assumido. A não ser que o cara "fure" muito o prazo, para instalação.
[]s
Waldir Carlos
03/07/2012, 08:15
Será que o radiador da Efe está ruim? Acho que estão tão novo quanto um na prateleira de alguma loja! rsrsrs!
Nem tanto, Edin, mas o radiador da EFE passou por uma limpeza depois que comprei a picape e também foi trocada a carga de fluído; com aditivo.
https://lh4.googleusercontent.com/-lV2mJPI0eTI/TvXsF3bTAPI/AAAAAAAABRg/DnldsZxUNLM/s720/EFE_pos BL_20 dez 2011 033.JPG
[]s
Edintruder
03/07/2012, 09:49
Ô Waldir? Não tens vergonha de mostrar essa foto com o reservatório do radiador ainda branquinho com água azulzinha???
Isso não é coisa que se mostre para os colegas F1000zeiros!
Ahahah!
Waldir Carlos
03/07/2012, 10:03
Ô Waldir? Não tens vergonha de mostrar essa foto com o reservatório do radiador ainda branquinho com água azulzinha???
Isso não é coisa que se mostre para os colegas F1000zeiros!
Ahahah!
:slap::grin::slap: Azul, ou verde? Hehehe.
[]s
Edintruder
03/07/2012, 14:10
Verde azulado ou azul esverdeado. Pelo monitor é difícil saber... ahahaha!
Ramon Pires
10/07/2012, 20:21
As fotos do radiador+intercooler, da bomba injetora e do cofre do motor...
358315358322358323358324358318358320358321
Ramon Pires
23/07/2012, 21:53
Ta perto de fica pronto...
360483
360485
360486
360487
360484
360488
360489
360490
360492
360493
360494
360495
360496
Edintruder
23/07/2012, 23:08
Tá ficando muito bom o serviço! O 229 vai ficar pronto para outra!
Ramon Pires
24/07/2012, 07:57
Os parafusos q prendem a bomba de óleo tavam frouxos, se nao parasse logo ia cai a peça e fundia por falta de lubrificaçao, e o relogio nao acusava falta de pressao, e tinha um desgaste na parte superior do bloco, foi tirado um meio milimetro... isso é bom, mais compressao....
Ramon Pires
20/09/2012, 22:46
Fui da uma blitz pra ve como tava ficando o serviço e tive uma surpresa! O meu camarada que ia solda a travessa do motor se emociono, levo a viatura na oficina e fez o serviço!!! Agora é só por o motor no lugar e liga as mangueiras do intercooler!!!
Ta pintado e tudo, turbo no lugar...
371476371477371480371482371481371478371479
E aqui umas fotos do virabrequim de um Sprint
371483371484371485
Waldir a sua f-1000 e a 229 turbo de fabrica? Gostaria de saber como vc fez pra intercoalr se ela eh turbo de fabirca a sua vinha com a turbina ali na frente do motor? Eu comprei o intercoler pra minha e a minha e turbo de fabrica e turbina na frente e agora nao quero mudar os coletor e coloca a turbina de lado pois axo bonita a turbina na frente...
Ou a pergunta anterior pode se pro Ramon ele que vi intercolar a dele q parece que e um 229 td, como vc ira fazer pra intercolar ele? vai mudar a saida do coletor e colocar a turbina do lado ou vai tenta desse jeito com a turbina na frente?
Ramon Pires
25/09/2012, 22:58
Ou a pergunta anterior pode se pro Ramon ele que vi intercolar a dele q parece que e um 229 td, como vc ira fazer pra intercolar ele? vai mudar a saida do coletor e colocar a turbina do lado ou vai tenta desse jeito com a turbina na frente?
Opá!!
No meu caso o turbo continua na frente do motor, mas em vez da saida da turbina ficar virada para baixo, fica para cima e sai pra esquerda pro intercooler, dai volta pelo lado da admissao (saida do radiador) e vai para o coletor, esse precisou tampar a entrada original q era na frente e fazer uma boca do lado... Agora o enjambre maior foi fazer a curva da saida do turbo, ja que essa tinha um flange bem diferente do convencional pode-se assim dizer... Fiz de uma curva de cano de agua de 2 1/2``, mas precisou fechar um pouco...
Waldir Carlos
26/09/2012, 07:21
Waldir a sua f-1000 e a 229 turbo de fabrica? Gostaria de saber como vc fez pra intercoalr se ela eh turbo de fabirca a sua vinha com a turbina ali na frente do motor? Eu comprei o intercoler pra minha e a minha e turbo de fabrica e turbina na frente e agora nao quero mudar os coletor e coloca a turbina de lado pois axo bonita a turbina na frente...
Ôpa, TGABIRU! A minha é 4.3L [originalmente, 4.10T]. Detalhes, na minha assinatura e no tópico; na Área Frota 4x4.
[]s
Ramom, vc poderia postar fotos pra mim ter uma ideia e mostrar para meu mecanico? E outra duvida melhorou com o intercoler pq aki onde eu moro os mecanicos nao gostam muito de fazer adaptacao e ficam falando q nao da muita diferenca q nao compensa e eu ja gastei pra manda fazer o intercoler sobre medida na supercoler e gostaria de instala mas gostaria de saber de quem ja interculou um TD 229. Brigado
Ramon Pires
27/09/2012, 00:01
Espera mais uns dias nao peguei ainda, mas fim de semana axo q ta na mao... mas concerteza da muita diferença, só que nao é muito bom arrocha demais por que pode quebra, mas algo em torno de 150cv creio eu que nao tem problema.
Ramon Pires
27/09/2012, 00:08
Quanto a adaptaçao no meu caso usei os 2 radiadores do cargo 815 e apenas virei o intercooler e mudei as bocas do radiador de agua, e no quadro da camionete, no caso o modelo 94 tem um recorte que encaixou bem certo sem precisar cortar, mas depende do modelo, mas pelo que vi e li, deve ser um radiador meio grande devido a vazao do ar, tipo o da s10 seria meio pequeno, tem q ser de motores maiores...
opala66joao@hotmail.com
27/09/2012, 20:10
Já que estao falando de motor,alguem sabe onde posso achar um MWM sprint 6 cil + cambio ?
Joao a sua F1000 era uma 229 turbo de fabrica ou turbinada? Ou era um X10 se for um 229 td pra vc intercolar vc mudou as saidas dos coletor e colocou a turbina de la??
opala66joao@hotmail.com
28/09/2012, 16:20
Joao a sua F1000 era uma 229 turbo de fabrica ou turbinada? Ou era um X10 se for um 229 td pra vc intercolar vc mudou as saidas dos coletor e colocou a turbina de la??
Era um MWM 229,turbo adaptado,a turbina ficava na lateral do motor. Ali joguei a boca dela pra baixo e a wastgate pra cima,pra facilitar os canos do intercooler.
Vc sentiu diferenca nela interculada?
opala66joao@hotmail.com
28/09/2012, 19:58
Olha... quando coloquei o intercooler,já troquei a turbina,mandei regular a bomba,kit super lda e essas coisas tudo... Deu uma diferença medonha,não sei se só pelo intercooler,mas que percebe,percebe!
Brigado pelas repostas....
Waldir Carlos
28/09/2012, 22:19
TGABIRU, instala logo o INTERCOOLER. O "ganho" é certo. Sem dúvidas!
[]s
Waldir ate quero instala, so que a minha eh aqueles 229 td com o turbo na frente ainda nao axei alguem pra faze certo o servico, pq fui em um lugar eh o cara queria tira a turbina na frente e coloca de lado, mais nao queria pq axo bonito a turbina ali na frente mais to a procura de ideias e sugestoes pra instala ele.. Brigado
Waldir Carlos
30/09/2012, 06:38
Waldir ate quero instala, so que a minha eh aqueles 229 td com o turbo na frente ainda nao axei alguem pra faze certo o servico, pq fui em um lugar eh o cara queria tira a turbina na frente e coloca de lado, mais nao queria pq axo bonito a turbina ali na frente mais to a procura de ideias e sugestoes pra instala ele.. Brigado
Tindi. TGABIRU, coloca umas fotinhas do motor.
[]s
Ramon Pires
01/10/2012, 22:48
Ta no lugar o motor só falta fazer a instalação dos canos do intercooler...
373247373250373251373252373248
Amigo Waldir meu motor e igual ao do Ramom, Ramon meu motor e igual ao seu entao meu problema ta so sendo em instala essas manguerira do intercoller, irei bater umas foto dos meu intercoller e irei postar pra vc ve como ele, preciso da um jeito pra instala o meu, mais to sofrendo aki com mao de obra qualificada, mais se deus quise vou consegui por... Brigado ai
Ramon Pires
01/10/2012, 23:24
Tem que modificar o coletor de admissao, no meu caso foi tampado a entrada original e aberto uma boca na lateral, e a turbina fica virada pro lado do motor, e dai sai o cano q vai pro intercooler, pois pra cima do motor vai ter mais espaço que na frente, pq o capo é muito baixo, e pra nao aquecer vai ser envolvido com termotape...
Ramom eu estive olhando a sua turbina e de F250 ou de u X-10??? Ela da mais pressao q a a q vem original no Td??
Ramon Pires
05/10/2012, 01:02
Ramom eu estive olhando a sua turbina e de F250 ou de u X-10??? Ela da mais pressao q a a q vem original no Td??
O turbo é o do onibus Volare, que no caso o motor é um MWM 4.3, e ele tem 150cv, na F1000 o cara regulo pra 1,5kg de pressão, nao adianta força muito por que pode quebra biela ou virabrequim, mas se desenvolve 150cv pra mim ta loco de bom, pq a camionete vai roda vazia, e com 122cv ja nao era muito lerda, se aumenta 30vc vai da uma diferença muito boa...
Vi que vc é de Dourados, uma vez q eu tive por ai fui la no Clube do Laço e enchi de cavalo de pau aquela pista de rodeio!!! Pensa o tamanho do balaço que tava!!
Edintruder
05/10/2012, 23:07
Ramon, a minha F1000 está com 1,8Bar de pressão há 2 anos, e em velocidade acima de 140km/h a pressão acaba encostando em 2bar. Quebrar esse motor não é assim tão fácil como alguns mecânicos pregam.
Ramon Pires
06/10/2012, 07:51
É que o cara que ta fazendo o motor pra mim tem uma 84 cabina dupla, e ele fez o motor dele, colocou uma bomba rotativa, turbinou ela, e pelas contas dele ela tava com mais ou menos 160cv, pela dosagem de diesel, e foi da uma viajada, numa altura começou a bater, dai ando mais uns 40 km, quando acelerava nao fazia barulho, carrego num caminhao e levou p casa, abrio o motor e tava aparado o vira... mas se fizer a comparaçao de um motor 84 pra um 94, pode ser que o mais novo aguente mais... que as peças sejam melhores... sei la... vo amacia o motor e vo ve... qualquer coisa o cara me disse que é só torce uns parafuso que tem na bomba que muda tudo!!!
Mais provalvelmentea dele era macarico e turbinou esse motor turbo de fabrica guenta mais um poko, e tem q ve como tava a situacao ja do motor dele tbm, mais creio eu q esse turbo de fabrica guente bem mais q uma turbinada, a minha mesma era motor turbinada e a onde ia todo mundo falava q nao adiantava mexe muito nele pq ele nao ia da muita coisa mesmo ai fui ate comprar um Td pra mim....
Imperador!
06/10/2012, 21:57
Acredito que uma maçarico turbinada, com os kits da turbo original, é tão durável quanto a turbo original... talvez o mecânico não tenha trocado os kits, aí o motor não suportou a pressão exercida pela turbina...
Ramon Pires
06/10/2012, 22:26
É, e vai sabe o uso desse motor antes... quanto golpe e soco pode ter levado, as vezes até pode ser que ouvesse uma fissura no virabrequim, a vantagem, se tiver sorte de nao afetar o bloco, é que esses motores MWM tem peças baratas, não deve sai mais de 1200 um vira novo...
Ramon Pires
06/10/2012, 22:35
Paraçe que ta pronta a camionete, nao deu tempo de liga pro mecanico mas meu avo passou la e diz que ta pronto... no fim deu quase 9500, mas se durar uns 12 ano ta bom... coloquei os bancos de couro, ficou padrao, pelo menos eu axei... agora quando pegar ela vo troca a ponteira da direçao, e as buchas dos semi eixo, e axo que nao tem mais nada p faze, derrepente da uma examinada nos rolamentos dianteiro.
Waldir Carlos
26/11/2012, 16:38
Amigo Waldir meu motor e igual ao do Ramom, Ramon meu motor e igual ao seu entao meu problema ta so sendo em instala essas manguerira do intercoller, irei bater umas foto dos meu intercoller e irei postar pra vc ve como ele, preciso da um jeito pra instala o meu, mais to sofrendo aki com mao de obra qualificada, mais se deus quise vou consegui por... Brigado ai
TGABIRU, conte-nos as tuas "impressões", após a instalação do INTERCOOLER.
[]s
Ramon Pires
02/01/2013, 23:00
Beleza pessoal!!
Ta feito o motor da Ford 1000!!!
Ja fiz a troca dos 1000 km, na minha impressão ficou andando bem, e ainda mais que ta com o motor novo, só que ficou um pouquinho gastadeira, não fiz bem ao certo a média, mas pode-se dizer que ta na casa dos 6,5 a 7 por litro... mas ta beleza...
387795387799387800
387796387798
lfschmitz
03/01/2013, 12:44
Posso estar falando uma grande bobagem, mas... a tubulação que sai do turbocompressor e a que sai do intercooler não ficaram meio finas e com curvas muito fechadas? Isso não prejudica o fluxo de ar?
Ramon Pires
03/01/2013, 17:32
Posso estar falando uma grande bobagem, mas... a tubulação que sai do turbocompressor e a que sai do intercooler não ficaram meio finas e com curvas muito fechadas? Isso não prejudica o fluxo de ar?
Opa...
Eu achei que faria diferença mas o turbo enche normalmente, ta regulado p 1 kg e chega em 1 kg facilmente, mas depois do radiador ai sim nao pode ter restrições... se ver pela lógica, o diametro do cano é o mesmo da saida da turbina, entao nao interfere muito..
Opa...
Eu achei que faria diferença mas o turbo enche normalmente, ta regulado p 1 kg e chega em 1 kg facilmente, mas depois do radiador ai sim nao pode ter restrições... se ver pela lógica, o diametro do cano é o mesmo da saida da turbina, entao nao interfere muito..
Ramon!
Interfere sim!
Restrição por arrasto na parede!
É o atrito gerado na parede do tubo, que restringe o fluxo que passa pelo tubo.
Repense sobre o diâmetro.
Abraços.
Kim.
Opa...
Ramon!
Interfere sim!
Restrição por arrasto na parede!
É o atrito gerado na parede do tubo, que restringe o fluxo que passa pelo tubo.
Repense sobre o diâmetro.
Abraços.
Kim.
lfschmitz
03/01/2013, 18:21
Pois é, pensei nisso até por conta do consumo, que não está baixo - ao considerar-se que ainda deve estar amaciando depois da retífica.
Esses "cotovelos" na tubulação geram uma turbulência anorme no ar, provocando severo arrasto. Será que o 1bar na saída da turbina chega em 1bar na entrada do coletor de admissão? E, se a tomada de pressão do manômetro é junto do coletor de admissão, será que essa pressão não poderia ser de 1,2 ou 1,3bar?
Note que logo na saída da turbina, ainda que a curva não tenha dobras vincadas e seja suave - como tem de ser - parece haver um estreitamento, como um "pescoço". E, na saída do intercooler, no lado esquerdo do carro, há um "cotovelo" que certamente prejudica o fluxo laminar do ar.
Evidentemente, é perfeccionismo. Mas é comperfeccionismo que se ganham alguns HP e se economiza combustível.
Pode não haver diferença entre a saída e chegada, porém, é o tempo da saída e chegada.
Para chegar a pressão desejada na chegada, o o turbo trabalha um pouco mais.
Ramon Pires
03/01/2013, 20:56
A mangueira do manometro é no coletor de admissão, mais pra frente eu vo experimenta aumenta um pouco a pressão do turbo, p ve o q acontece, mas pelo desempenho até que nem precisa...
http://www.youtube.com/watch?v=0SqDdhvBAl8
Aqui tava em uma subida... E acelelera bem até...
Ramon Pires
03/01/2013, 21:00
Aqui filmado o contagiro, o velocimetro nao ta marcando direito...
http://www.youtube.com/watch?v=K8vlYo3hEng
Boa tarde.
Alguém sabe de um Coletor de Escape da F1000 TD229?