PDA

Ver Versão Completa : Agrale Marruá elétrico??



Rodrigo Branchini
15/06/2012, 13:35
Boa tarde Galera!
Estava vendo a reportagem, achei interessante e gostaria de compartilha-lá..


" A fabricante brasileira Agrale, especialista em caminhões e utilitários, apresentará nesta próxima terça-feira (13) na Conferência AmbientalRio+20, o projeto AM 50. Trata-se de uma versão ainda experimental do rústico jipe Marruá equipado com motorização 100% elétrica e o primeiro estudo do gênero na indústria nacional.O veículo, cuja criação ainda tem a participação da Usina Itaipu Binacional e a Stola do Brasil(fabricante de componentes veiculares), conta com motor elétrico alimentado por bateria recicláveis de chumbo-ácido e transmissão com tração 4x4.Segundo a Agrale, o Marruá elétrico desenvolve o equivalente a 54 cavalos de potência e torque máximo de 13,3 kgfm. Já a capacidade de suas baterias confere ao jipe uma autonomia de até 100 km. “O modelo poderá ser utilizado em áreas de preservação, pois não polui e tem baixíssimo nível de ruído e não causa reflexos ou danos ao ecossistema. Ele é ideal para atividades de caráter ambiental”, explica Pedro Soares, diretor técnico da fabricante.O Marruá original, oferecido em diversas opções de carroceria para uso civil e militar, é equipado com motor 3.0 turbodiesel da MWM e câmbio manual de 5 marchas com tração nas quatro rodas e caixa de redução. Um de seus concorrentes é o Troller T4 (http://carros.ig.com.br/modelo/t4/200.html), também de fabricação nacional.

fonte: Agrale mostra jipe elétrico na Rio+20 - Carros - iG (http://carros.ig.com.br/noticias/agrale+mostra+jipe+eletrico+na+rio+20/4826.html)

Será que prospera? :shock::shock::shock::shock:

AndréAngra
16/06/2012, 19:21
Esse lance de carro elétrico aqui no Brasil está ruim de vingar!
O governo é constantemente açoitado pelos saláfrarios de plantão, sobrando pouca verba para dar insentivos para as industrias implementarem de vez essa melhoria......daí as verbas disponíveis sobram apenas para o bolso de quem a gente já sabe......:chorandoderir:.....seria comico se não fosse trágico!!!

paulobarbosa
03/07/2012, 14:43
Esse lance de carro elétrico aqui no Brasil está ruim de vingar!
O governo é constantemente açoitado pelos saláfrarios de plantão, sobrando pouca verba para dar insentivos para as industrias implementarem de vez essa melhoria......daí as verbas disponíveis sobram apenas para o bolso de quem a gente já sabe......:chorandoderir:.....seria comico se não fosse trágico!!!



Motor de 54 CV não é para um Marruá com o peso deste. É para um carro com metade do peso talvez. Para o AM-50 ficar viável deveria ter pelo menos 100CV. Pelo menos é o que eu acho.

PB

MaGao
03/07/2012, 18:36
Para potencia baixa existe relação.. tem q saber o giro dele ehehe

ABraços,

haundrich
16/08/2012, 19:59
Pelo que ando estudando, acredito que o engesa precisa entre 30 a 40CV para se manter a 100km/h.
Um fiat uno deve precisar de 15 CV para se manter a 100km/h
Perceba em seu carro, a 100 km/h, que vc apoia o aceleredor levemente.

Quanto tempo demora para chegar lá, são outros quinhentos.

Já o torque do motor elétrico, de 13 kgf, se tiver uma redução 3:1 na entrada do câmbio (se tiver câmbio!), já pula para 39 kgfm. Já começa a ficar interessante, não?
Para isso, basta fazer o motorzinho girar a 9000 RPM, coisa não muito difícil de fazer...

O limite ainda são as baterias !

haundrich
16/08/2012, 21:34
outra coisa: Em termos de desempenho, aceleração, um carro com motor a combustão precisa ser quase duas vezes mais potente para alcançar um motor elétrico.

Vídeo do Marruá Elétrico, olha que beleza
Agrale Marruá Eletrico - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JWmrwKhqb4Y)

Kim
16/08/2012, 22:20
Outro dia, tinha um engesa FI elétrico em Maringá-Pr.

haundrich
17/08/2012, 09:10
ptz, gostaria de ter visto

MaGao
17/08/2012, 20:55
Motor elétrico alcança uma rotação muitoooo superior.. então da pra ter uma redução de 20:1 e ele andar a 20mil rpm hehehe vai arrancar mais rapido e ter mais força que um 4.0 turbo diesel kkkk

Abraços,

haundrich
18/08/2012, 10:24
É por ai a lógica. Um motor de 200CV com 20kRPM fica do tamanho de um balde de água.
Há muitas limitações para atingir 20 kRPM.

A maioria dos projetos que vi fica entre 9.000 RPM. Os melhorzinhos estão pegando 12.000RPM, até 15.000RPM
Existe até um F1 elétrico com 50.000RPM, um motor para cada roda traseira.

Vejam o daihatsu white zumbi, a moto kill a cicle, Tesla Roadster, o japonês ELIKA.
Na história, os primeiros auto "móbil", 1870, era elétricos.
carros que batem recordes eram a grande maioria elétricos.
O primeiro carro a romper 100km/h era elétrico.
Apenas ficou uma mancha escura do petróleo na década de 60 a 80.

O carro mais rápido do mundo, no deserto de Bonnewille, é elétrico.
Só perde para os carros movido a foguete... por enquanto..

Mauricio Rotta
18/08/2012, 11:27
Muito legal o projeto, coisa bem feita e com seriedade. Tem tudo pra ser uma coisa boa, eu teria um? Sim!

JRenato
18/08/2012, 20:56
Tudo isso já existe a muito tempo, na verdade essá tecnologia já está ficando velha de tanto tempo trancada nos países donos do mundo.A verdade é que querem explorar o velho petroleo até a extinção. Se houvesse interesse de verdade o motor a explosão só seria visto em museu.E o Brasil acha que descobriu muita coisa com o Pré-Sal. É como o cara aperfeisoar o avião quando o disco voador for uma realidade.

haundrich
29/08/2012, 09:56
pode ser...
Eu acredito mais na questão econômica da coisa. O povo opta pelo mais barato, ou melhor relação custo x benefício do momento.
Em 1910, havia três vezes mais carros elétricos do que a combustão, em Nova York.
Quando popularizaram o querosene e a gasolina, preço e facilidade de distribuição, em 1912, já empatou a frota elétricos x combustão.

Imagine que era mais fácil levar galões de gasolina para o interior do que ter energia elétrica no interior do país, NAQUELA ÉPOCA.
Em 1916, junto com a invenção do sr. Robert Bosch, ironicamente o invento do motor elétrico de arranque, sacramentou a viabilidade. Os carros a combustão já passaram a ser o dobro do número dos elétricos....

Hoje existem painéis solares fotovoltaicos, e poucos compram, pois o custo é muito caro. Demoram mais de 10 anos para se pagar. Assim que os combustíveis passarem de R$ 6,00 o litro, e a energia elétrica passar de R$ 4,00 / kW, ai que o pessoal vai começar a cobrir o telhado da casa com FV e dizer que fez um negócio da china.

haundrich
29/08/2012, 10:36
ah..... fora o custo do carbono, que ninguém lembra de incluir na conta, e prefere pagar seguro agricultura, seguro enchente, seguro deserto...

valmirzuge
12/09/2012, 22:51
...durante a semana deixa carregando no painel solar/gerador eolico, sabado(bateria cheia) vai pra trilha!!!hehehe.